2 minute read

ESPAÇO CAU

DESAFIOS DA BOA PRÁTICA DA ARQUITETURA

Éo que mostra o último Censo do CAU/BR (2020), destacando a relevância que a área possui dentro da nossa profissão. Ao mesmo tempo, sabemos também das diVocê sabia que 62% dos (as) profissionais de arquitetura e ficuldades encontradas na prática do dia a urbanismo atuam na dia e na valorização desse setor. área Arquitetura de A confusão entre as atribuições das áreas de Decoração, Design de Interiores Interiores? e Arquitetura de Interiores é um dos pontos que levam à desvalorização da Arquitetura de Interiores: muitos clientes desconhecem as diferenças, complexidades e responsabilidades vinculadas ao exercício da profissão.

Advertisement

A precificação inadequada dos serviços e honorários é outro fator que dificulta a valorização profissional da Arquitetura. Essa pode ser uma questão que leva parte dos profissionais a uma prática prejudicial à nossa profissão: a chamada “reserva técnica”. Essa comissão, oferecida ou exigida, pela indicação de produtos ou serviços, é uma prática ilegal que infringe o Código de Ética e Disciplina da profissão, a Lei nº 12.378/2010 e o Código de Defesa do Consumidor (Arts. 4º e 6º Lei nº 8.078/1990). Ela compromete não só a imagem de profissionais que a pratica como a da profissão perante a sociedade.

Um dado que reforça a importância de cumprirmos com nosso papel individual e coletivo na luta pela valorização profissional é o trazido pelo Datafolha em 2022, onde aponta que somente 9% da população que reformou ou construiu naquele ano contratou um (a) profissional de arquitetura. O que demonstra a falta de acesso e conhecimento sobre nosso campo profissional.

O caminho para a valorização da Arquitetura e da Arquitetura de Interiores está:

1. Em um diálogo claro e na postura ética com nossos clientes, com a sociedade, com colegas e a profissão como um todo; 2. No esclarecimento das nossas atribuições, habilidades e competências; 3. No detalhamento minucioso em contratos e orçamentos dos serviços e produtos; e, 4. Em uma conduta que não aceita práticas que desvalorizem a profissão

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Sergipe (CAU/SE) vem realizando durante os meses de setembro e outubro a campanha Arquitetura Pela Ética, com o objetivo de exaltar profissionais responsáveis com a ética profissional e trazer dados sobre os danos consequentes da falta dessa conduta. Também no mês de setembro, foi realizada palestra com o arq. Ricardo Meira, durante o evento Café Com Egressos, sobre a precificação de serviços, importante tema para uma prática transparente e justa.

Entendemos que as arquitetas e arquitetos são protagonistas da boa arquitetura. Por isso, gostaríamos de convidar a juntarem-se ao CAU/SE pela defesa, valorização e aproximação da nossa profissão junto à sociedade!