8 minute read

PROJETOS ESPECIAIS

Apartamento Prime

Ademanda partiu de uma definição já pré-estabelecida de planta baixa pelo casal de moradores junto a construtora. Ao escritório, coube a atribuição de definição de layout e acabamentos.

Advertisement

Optou-se pela integração de todos os cômodos com a retirada do caixilho da varanda, e a predominância de acabamentos neutros no mobiliário escolhido, com algumas pontuações específicas de cores mais vibrantes. De modo a unificar a composição do mobiliário, o escritório desenhou uma sinuosa composição de tapetes que incorporam o mobiliário e quebram com a tradicional ortogonalidade do apartamento.

GUILE AMADEU GUSTAVO FONTES RODRIGO LACERDA Coletivo de Arquitetos

Sofá ilha contribui na integração dos ambientes

FOTOS ROGÉRIO MARANHÃO

A varanda integrada a sala resulta na amplitude interna da paisagem

Paredes e forro pintados de verde destacam a varanda

A cozinha preserva a predominância dos acabamentos escolhidos no apartamento

GUILE AMADEU GUSTAVO FONTES RODRIGO LACERDA

ARQUITETOS Rua Vereador João Calazans, 53 13 de Julho - Aracaju-Se CEP 49.020-030 (79) 99902-5169 Rua General Joaquim, 703 – CJ 21 Vila Buarque - São Paulo-SP CEP 01.223-011 (11) 4112-5127 contato@coletivodearquitetos.com @coletivodearquitetos

Casa FM

Localizada em um condomínio residencial horizontal, com características de valorização a sustentabilidade e a preservação ambiental, na cidade de Goiânia - Goiás, a Casa FM se destaca na paisagem por sua implantação na parte superior de um terreno com 5125 m², 37m de declividade e mata nativa de Cerrado com inúmeras árvores de grande porte.

O terreno, de meio de quadra, possui frente para duas ruas. O acesso principal, social, se dá pela Avenida Floresta, situada junto à parte inferior do terreno, através de uma longa pista que serpenteia o terreno até o platô central, na cota média. O acesso de serviços, abastecimentos e veículos acontece pela Rua Sombreiros, junto à parte alta do terreno, através de uma plataforma em aço. A acessibilidade dos principais níveis é obtida por elevador e rampas. O programa é composto por cinco principais níveis. O mais alto composto por garagem e depósitos logo abaixo o andar com ambientes íntimos, sendo o pavimento intermediário, o pavimento social, integrado ao pavimento lazer principal e demais pavimentos.

A premissa do projeto se baseia na intensa integração entre o ambiente construído e o seu contexto natural através da eliminação de barreiras visuais, grandes áreas envidraçadas, integração entre os ambientes e a utilização de materiais naturais como pedras e madeira. Para obter o menor impacto possível na vegetação existente e na diminuição de aterros e contenções, optou-se pela utilização de estrutura em aço, ancorada em um bloco central em concreto e grandes planos de laje em balanço apoiados por enormes capitéis metálicos. A utilização da estrutura em aço possibilitou peças estruturais mais delgadas e com mais leveza visual.

FABIO ANGELO RAFAEL RENATA DAYALA VALVA RAFAEL JAKELYNE MARTINS JUDA ZAMECKI FREDERICO CÉSAR

Dayala e Rafael Arquitetos Associados

Pátio levado a 8m de altura possibilita a apreciação da paisagem do vale. A piscina com borda infinita se integra à paisagem

O lazer flutua na paisagem e a estrutura em aço se ancora no terreno em enormes capitéis

FOTOS PROJETO: LEANDRO DE ARAÚJO MOURA

O lazer se integra a paisagem por meio do jogo de transparências e a máxima integração entre os ambientes

A estrutura em aço possibilitou maior leveza formal. O jogo de transparências se revela em meio à paisagem natural existente

A localização da casa em um terreno permitiu a utilização de grandes planos envidraçados, trazendo abundante iluminação natural sem que se perdesse a privacidade

FABIO ANGELO RAFAEL RENATA DAYALA VALVA RAFAEL JAKELYNE MARTINS JUDA ZAMECKI FREDERICO CÉSAR

ARQUITETOS

Dayala e Rafael Arquitetos Associados

Rua 31-A, 105 - St. Aeroporto Goiânia -GO - CEP 74075470 (62) 3229-9921 www.dayalaerafael.com.br E-mail: dayalaerafael@hotmail.com @dayalaerafael

CABRON STUDIOS A casa C|A

Situada no Condomínio Água Cristal, em Belém do Pará, a residência com 600 m² é constituída de três pavimentos: semienterrado, semielevado e pavimento superior. No semienterrado tem a garagem com vaga para quatro carros, depósitos e sala de multimídia. No semielevado, considerado o coração da casa, constam o living, sala de jantar, cinema pra 6 pessoas, lavabo, cozinha, suíte de hospede, área gourmet, área de lazer, e ainda contempla uma pequena casa, em anexo, para apoio da família.

O pavimento superior tem 3 suítes, entre elas a suíte master com pele de vidro para o lazer da casa, além de dois home offices. A solicitação dos clientes foi para que a casa tivesse linhas curvas e que houvesse uma total integração da sala para o lazer da casa.

Com arquitetura exuberante a casa se destaca do conjunto arquitetônico no condomínio no qual está inserida.

DANIEL TEIXEIRA E THAIS BRITO DT Arquitetos

FOTO OPE Fachada curva com inspiração nas obras de Ruy Ohtake

A entrada monumental se alinha à imponência da fachada

A Pele de vidro da casa se destaca em meio ao jardim. As piscinas remetem a forma curva da fachada

CABRON STUDIOS

Uma caixa de madeira para a suíte master

FOTO OPE

Uma caixa de madeira para o gourmet da casa

CABRON STUDIOS

Assistir filme sempre foi um hobby para os moradores, o que motivou a criação de um cinema em casa

Living com amplitude e soluções que valorizam a luz natural e composições de materiais tornam o ambiente aconchegante e sofisticado

DANIEL TEIXEIRA E THAIS BRITO

ARQUITETOS DT Arquitetos

91 98142-4297 / 98888-2210 dtarquitetos@dtarquitetos.com Instagram: @dtarquitetura

JOMAR BRAGANÇA Casa Açucena

Um lugar imerso em uma exuberante natureza de mata atlântica. Um terreno repleto de grandes árvores frondosas, folhagens, arbustos, pássaros e animais selvagens. Uma topografia desafiadora com um acentuado declive, característicos da região de Nova Lima, em Minas Gerais. Esse é o lugar onde está inserida a casa Açucena.

O projeto é uma resposta à uma leitura sensível do lugar. Em um primeiro contato com esse terreno, já fica evidente a necessidade de se manter as características naturais. O ato de olhar para cima, desde o solo até a copa das arvores, elevadas até quinze metros acima do nível do terreno, foi decisivo para a criação do conceito. Como construir em um lugar com uma topográfica tão acentuada, mantendo a natureza original? Como dar aos moradores a experiência diária de olhar para cima e ver o céu através das copas das árvores. Estas foram as questões que guiaram todas as decisões de projeto.

O entendimento inicial de que a arquitetura deveria se moldar ao terreno, e não o contrário, foi o ponto de partida. A casa eleva-se sobre o solo e a vida animal e vegetal se desenvolve sob a construção. O programa se molda ocupando os espaços vazios entre as árvores. Nenhuma árvore é retirada. A topografia não é modificada. Arte e Natureza em perfeita harmonia. A partir desse ponto, nenhuma escolha ou decisão de projeto se deu por gosto ou vontade do arquiteto. Tudo é uma resposta e tem a intenção de reforçar um conceito.

A casa, em sua cor branca, é uma surpresa para quem chega. Seus pilares negros, posicionados de forma aleatória, se confundem com os troncos. A casa parece flutuar. Sua planta fluida, resultado da ocupação do programa entre as árvores, e seus rasgos e dobras na laje, para se alcançar a vista das copas, geram a volumetria. A arquitetura está inserida de forma harmônica junto à vegetação natural, mas mantém sua presença. A surpresa e a novidade são valores inerentes à arte. A casa Açucena se apresenta como uma flor branca em meio à natureza.

CARLOS MAIA, DÉBORA MENDES E IGOR MACEDO TETRO Arquitetura

BELO HORIZONTE - MG

Vista aérea da casa. Implantação sem a retirada das árvores

Vista do escritório

Vista da fachada de fundos. Varanda social no nível superior e quarto de hóspedes no nível inferior

Vista da casa implantada em meio às árvores. Aberturas superiores com vista para a copa dás árvores

Vista da Piscina e do volume principal da casa suspenso sobre o terreno natural

Vista do volume do quarto em balanço Imagem da cozinha e da abertura com vista para copa das árvores

CARLOS MAIA, DÉBORA MENDES E IGOR MACEDO

ARQUITETOS

TETRO ARQUITETURA

Rua Arrudas, 245 - sala 1 - Santa Lúcia Belo Horizonte / MG CEP: 30360-400 (31) 3297 9419 / 99635 4910 (11) 94120 4386 tetro@tetro.com.br www.tetro.com.br