Ed 1079

Page 1


Jornal Tempo Novo - MESTRE ÁLVARO

27/06 a 04/07/2014

PÁGINA 02

O Nó da Gravata

jornalistacnascimento@gmail.com

Abraço de afogado O PMDB deve enfrentar problemas para fechar a chapa de deputado estadual. Isso porque o partido tem nada menos que sete deputados na Assembleia Legislativa (Marcelo Santos, Esmael Almeida, Luzia Toledo, José Esmeraldo, Dr. Hércules, Paulo Roberto e Solange Lube) e enfrenta a resistência de outras legendas para coligações. A alternativa para os peemedebistas seria firmar costuras com o Democratas, que também traz raposas como Teodorico Ferraço ( este ainda não se declara candidato), Elcio Álvares e Ataíde Armani.

Estrela ascendente Dois dos principais protagonistas nesse início de processo eleitoral são da Serra, o que mostra a força do município nesse contexto. Um é o ex-prefeito Sérgio Vidigal, que na condição de presidente regional do PDT tornou-se uma das lideranças mais solicitadas e desejadas por todos os três postulantes a ocuparem a principal cadeira do Palácio Anchieta. O outro é o deputado estadual Roberto Carlos, que até duas semanas atrás era forte candidato à reeleição e que nos desdobramentos internos do PT, acabou por ser indicado pelo partido a governador, cuja candidatura deverá ser sacramentada na convenção petista neste fim de semana. Vidigal disputa a eleição para deputado federal, mas na condição de presidente estadual do PDT, cabe a ele sentar na mesa dirigir o partido para uma coligação em chapa proporcional (deputado federal e estadual) que traga melhores resultados para os candidatos. O PDT tem sido insistentemente assediado pelo PSB de Renato Casagrande e também pelo PMDB de Paulo Hartung, ambos candidatos a governador do Estado. Esse assédio devese ao tempo de televisão que o PDT tem direito no horário da propaganda política, que é de pouco mais de um minuto. Parece pouco, mas em política isso é muito. A corrida atrás do PDT deve-se também a boa estrutura do partido no Estado. É a sigla que mais tem filiados, tem uma boa bancada de deputados estaduais (quatro), tem representação na Câmara Federal, tem seis prefeitos, dezenas de vereadores, uma militância atuante e a liderança de Vidigal, que hoje é um nome conhecido em todos os municípios do Espírito Santo. Apesar das investidas e das atraentes propostas de coligação vindas tanto do PSB

quanto do PMDB, o PDT está preferindo coligar-se com o PT. Vidigal deixa claro que a preocupação da sigla nesse pleito é eleger deputados estaduais e federais e, para isso, o quadro de candidatos do PT oferece boas chances para os pedetistas. Os dois partidos juntos somam nove deputados estaduais e dois federais. A coligação com o PT é também uma recomendação da direção nacional do partido, como forma de fortalecer o palanque para a reeleição da presidente Dilma Rousseff, do PT, uma vez que o PDT é aliado dos petistas no plano nacional, ocupando inclusive o Ministério do Trabalho. O deputado Roberto Carlos vinha apenas sendo coadjuvante no processo eleitoral, trabalhando a sua candidatura à reeleição, sem vislumbrar nenhuma outra oportunidade. Participava das discussões para a formação das alianças e da chapa de deputado estadual, sem perder de vista qual o melhor palanque poderia ser montado no Estado em favor da candidatura à reeleição de Dilma Rousseff. Rumo petista Com o fim das conversações entre socialistas e petistas e o fato de não ter avançado a tentativa de aliança com o PMDB de Hartung, o PT se viu com a necessidade de ter um palanque próprio para essa eleição e assim defender a candidatura de Dilma. Roberto Carlos levou a melhor sobre a deputada federal Iriny Lopes. Roberto Carlos trocou uma situação mais cômoda e viável, que era a busca pela reeleição. Trocou tal cenário por uma candidatura a governador, decidida de última hora, sem nenhum planejamento, com poucos aliados e fadada a enfrentar a fúria do eleitor capixaba contra o PT e Dilma.

Fúria causada em parte pelo desgaste de um grupo que está há 12 anos no poder, mas principalmente pela falta de obras estruturantes no Estado e pelas perdas financeiras do Fundap e a tentativa de redistribuição dos royalties de petróleo, situações que a opinião pública coloca na conta de quem esta no poder. Roberto Carlos vem para uma batalha de Davi contra Golias. Deve enfrentar Casagrande, que busca a reeleição, apoiado por um amplo leque de legendas. Pode enfrentar também o estrategista Paulo Hartung (PMDB) e o senador Magno Malta (PR). Oportunidade Nesse período de campanha, Roberto Carlos ganhará uma exposição na mídia que ele não ganharia se fosse candidato a deputado estadual. Estará nos principais debates políticos, vai poder mostrar e levar para a opinião pública os seus pensamentos sobre políticas públicas de forma clara e se tornará uma referência na política local. Em 2016 é inegável que ele estará muito mais forte para disputar a eleição. Estará mais conhecido e mais preparado para enfrentar o prefeito Audifax Barcelos (PSB), que deverá buscar a reeleição e, quem sabe, enfrentar também o ex-prefeito Sérgio Vidigal (PDT) ou outro pedetista que tenha a ‘bênção’ de Vidigal. Portanto Vidigal dá um passo à atrás agora para dar dois à frente no futuro. O PT agradece a sua disposição, a Serra ganha em qualidade política e se fortalece no cenário estadual, e a vice-prefeita Lourência Riani ganha uma oportunidade de ouro de ser candidata a deputada estadual, uma vez que não há ninguém melhor que ela dentro do partido, nesse momento, para ocupar a lacuna aberta com a saída de Roberto Carlos.

No colo Caso seja confirmada a candidatura de Roberto Carlos ao Governo do Estado, os nomes cotados para a corrida rumo à Assembleia Legislativa representado a Serra são Lourencia Riani, que vem a ser vice-prefeita da Serra, ou Gilmar Carlos, vereador em primeiro mandato. No caso de a viceprefeita ser eleita, a função passa para a presidente da Câmara, Neidia Maura, que assumiria durante ausências do prefeito Audifax Barcelos (PSB). Preferidos Presidente estadual da legenda, João Coser confirma a preferência do partido pelos nomes na disputa pelas vagas de deputado estadual. “A tendência é que ambos disputem, e a viceprefeita continua refletindo sobre a proposta, mas tem

disposição para a disputa. Moqueca.... O maior ‘legado’ que a Copa deixou para o ES foi a péssima imagem da moqueca, por causa da proibição do consumo da iguaria aos jogadores australianos, considerada insalubre. O problema foi a publicização do fato com todos os holofotes do mundo sobre o Estado, a despeito de décadas de esforço do trading turístico em vender o prato como um dos principais atrativos do ES” ....nem capixaba Faltou os articuladores locais da vinda dos australianos combinar com eles que não falassem algo tão negativo. Ninguém ouviu, por exemplo, alemães e croatas que treinaram na Bahia falando mal do vatapá, xinxim e acarajé, pratos típicos da Boa Terra.

Condolências A coluna lamenta o falecimento do Senhor Agostinho Casagrande, pai do governador do Estado, Renato Casagrande (PSB). O velório aconteceu na noite desta quartafeira (25) e reuniu lideranças políticas de todo o território capixaba, que foram prestar condolências ao chefe do Executivo.

TEMPO NOVO JORNAL TEMPO NOVO LTDA ME CNPJ: 01.543.441/0001-00 Inscrição Estadual: Isento Inscrição Municipal: 017.199-0 Diretor Geral Eci Scardini Exemplares de arquivo R$ 4,00 Periodicidade: Semanal Endereço 2ª Avenida, 485 - Ed. Lemos Salles, 2ª andar, sl. 202 - P.R. Laranjeiras Serra/ES - CEP: 29165-390 Tel.: (27) 3082-0242 E-mail: jornaltemponovo@gmail.com jornaltemponovo@hotmail.com Empresa filiada ao:

Impressão: Parque Gráfico A Gazeta 3321-8482

Jornal Tempo Novo Ltda ME. www.jornaltemponovo.com.br

Registro nº 200.707.86.283 na Junta Comercial do Estado do Espírito Santo, em 25 de setembro de 2007 Tiragem: 6.500 exemplares Editor-Chefe Bruno Lyra Poltronieri MTB 1836-ES brunolyra.jtn@gmail.com Edição finalizada às 17h Os artigos e matérias assinadas são da responsabilidade única e exclusiva de seus autores, devidamente nominados no próprio texto, pois podem não representar a opinião do Tempo Novo a respeito do tema abordado. As pessoas que desejarem ver publicadas suas cartas na Coluna do Leitor devem enviar, junto ao material, xerox da Carteira de Identidade e CNPJ. As cartas a serem publicadas serão de livre escolha do próprio jornal, que não se obriga a devolver as que não forem veiculadas.


27/06 a 04/07/2014

Jornal Tempo Novo - POLÍTICA

PÁGINA 03

Roberto Carlos

“Abro mão de uma segurança por um projeto maior” Foto: Divulgação

O professor e deputado estadual Roberto Carlos (PT) foi escolhido pelo partido para disputar as eleições ao cargo de governador do Estado. Ele pode ter seu nome homologado na próxima segunda (30), na convenção petista, quando serão escolhidos os candidatos do partido ao pleito de 2014. Nesta entrevista, Roberto Carlos fala sobre a decisão de colocar seu nome na corrida rumo ao Palácio Anchieta. CONCEIÇÃO NASCIMENTO

Como foram os debates que resultaram no seu nome para disputar as eleições para governador? O partido tomou a decisão de candidatura própria, já que as condições que estávamos colocando para uma aliança no Estado não foram viáveis: palanque para Dilma (Rousseff, presidente da República, candidata à reeleição) e candidatura ao Senado. Então o partido amadureceu o debate sobre candidatura própria e apareceram quatro nomes, que eram o meu, o de Perly Cipriano, Iriny e Givaldo. Perly retirou seu nome, e no último domingo, após quase três horas de debate na reunião executiva ampliada, as candidaturas de Givaldo e Iriny foram retiradas para a construção de uma unidade partidária. Alguma questão especial levou à escolha do seu nome? Existem alguns atributos. Embora estejamos no primeiro mandato, nós participamos de duas Mesas Diretoras nesta legislatura. É uma candidatura que tem facilidade de dialogar com a juventude e outros setores da sociedade. Sou morador da Serra, um dos maiores colégios eleitorais do Estado. Estas foram as condições que confluíram para o nosso nome no debate, que contou com a solidariedade

Roberto Carlos é morador de Parque Residencial Laranjeiras

de Perly, Iriny e Givaldo retirando a candidatura deles. No caso de uma candidatura própria, com quem o PT comporia chapa? Estamos conversando com o PDT, com PCdoB e também temos interesse de conversar com o PR, mas estas conversas são desenvolvidas pelo presidente do partido. Eu conversei com o ex-prefeito Sérgio Vidigal (PDT), porque tivemos uma disputa em 2012 e é natural que eu como pré candidato a governador fizesse este gesto de conversar com o ex-prefeito. Vidigal já adiantou que não veta nenhum nome do PT. Mas informou que deve aguardar até o final, já que na compreensão dele podem ocorrer mudanças. Ainda existe possibilidade de o PT fechar aliança com o PSB, que tem como candidato ao governo Renato Casagrande, ou o PMDB, que aposta no nome de Paulo Hartung? Como estamos a poucos dias para o fim das con-

venções e ainda não temos o posicionamento de alguns partidos, a exemplo do PR, o próprio PSDB, é natural que tenhamos cautela para afirmar que este quadro está fechado. No que depender de mim o PT terá candidatura própria. Mas isso não depende apenas da minha vontade, mas de uma série de fatores. A decisão que o partido tomar vou acompanhar.

O antipetismo aumentou nos últimos anos

Já conversaram sobre o vice? Estamos aguardando outros partidos nesta conversa, e a composição da vice será fechada no Cartório, pois existe a possibilidade do PT, até para atrair determinados partidos,

oferecer a vice e até a primeira suplência (Senado). Não que isso esteja posto como uma condição, mas temos disposição de fazer a abertura, tanto da vaga de vice como da primeira suplência até para tornar nossa candidatura mais competitiva. Por que abriu mão de uma candidatura competitiva na Assembleia Legislativa para disputar a vaga ao Governo do Estado? Sou filiado ao PT desde 1987 e fui candidato pela primeira vez em 2004. Fiquei 17 anos filiado, sem disputar nenhuma eleição. Na minha reeleição ao cargo de vereador, coloquei meu nome à disposição para ser pré-candidato a prefeito, mas naquele momento o partido caminhou para outra aliança. Fui eleito deputado estadual. Acho que no momento em que o PT não conseguiu aliados, os principais quadros do partido têm que se colocar à disposição. Me coloquei para defender o nosso legado do projeto nacional, porque nos últimos 12 anos, com Lula e Dilma, o partido avançou e tem que avançar mais. Temos que fazer uma defesa do partido. O antipetismo aumentou nos últimos anos. Tenho uma trajetória no partido e posso contribuir tanto com a candidatura a governador do Estado representando uma proposta alternativa, como para o próprio partido, mostrando que há pessoas que abrem mão de uma segurança em prol de um projeto maior. Quem seria o nome para substituí-lo na Assembleia? Como pré-candidato a governador, se isso se confirmar, vou apoiar todos os candidatos do meu partido e da coligação. O único candidato que posso afirmar é o candidato ao Senado, João Coser. Ao longo dos seus mandatos, tem pautado segurança, educação e outros assuntos relevantes. Já pensa em pontos do seu programa de governo? O PT realizou cinco encontros regionais, onde levantou diretrizes de um plano de governo, mas ainda em um cenário onde não tínhamos candidaturas a governador. Era ba-

sicamente para orientar nossa atuação parlamentar e também entregaríamos ao palanque onde estivéssemos. O nosso programa será trabalhado a partir dessas diretrizes; estamos recebendo colaboração de alguns nomes da universidade, de partidos que têm interesse em fazer aliança com a gente e, ao mesmo tempo, esse programa será registrado em momento oportuno. Ou seja, não vamos fazer um programa fictício nem fora da realidade, mas dentro das receitas do Espírito Santo, com foco na educação.

Sérgio Vidigal adiantou que não veta nenhum nome do PT

Educação é sua principal bandeira, já que atuou como professor por muitos anos... Não tem chance de uma candidatura como a nossa, que tem a raiz no magistério, não priorizar a educação. Vamos avançar na gestão democrática, na formação continuada, no fortalecimento da educação infantil. Defendemos que o Governo do Estado tenha um regime de colaboração maior com os municípios, para expandir as vagas na educação infantil. Recuperação da rede fisica, o que está sendo feito, mas vamos avançar. Não será difícil convencer a sociedade, porque quando o PT administrou Vitória, com Vitor Buaiz ou com João Coser, avançou nessa área. No Governo Federal investiu na expansão das vagas na Universidade, criou o Prouni, estabeleceu o regime de cotas na universidade, criou o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Ciência sem Fronteiras. O Minha Casa Minha Vida reduziu o déficit habitacional; o Bolsa Família, que está conseguindo erradicar a extrema miséria. São programas que têm foco no social.


27/06 a 04/07/2014

Jornal Tempo Novo - POLÍTICA

PÁGINA 04

Toque de recolher nos bares

Eleições 2014

Vereadores defendem mudanças no projeto de lei

PSB e PSDB fecham aliança

De autoria do Executivo, ainda não há prazo para a votação do projeto de lei que limita horário para casas noturnas e bares CONCEIÇÃO NASCIMENTO

Foi protocolado na Câmara da Serra no dia 22 de maio último o projeto de lei que determina o toque de recolher em bares da Serra (PL 125/2014).

De autoria do Executivo, a medida é defendida como uma tentativa de combater a violência. Mas os comerciantes estão indignados com a iniciativa e acusam o poder público de transferir a responsabilidade por não conseguir conter a violência. O vereador Basílio da Saúde (Pros) disse que o projeto não deverá ser colocado em pauta antes que seja amplamente discutido com a sociedade e os empresários do setor em audiências públicas. Já Nacib Haddad (PDT) defende que caso a lei seja aprovada, a sua aplicação deve ser direcionada apenas nas regiões onde o problema da violência é mais intenso. Pelo projeto, os estabelecimentos identificados como “boates e casas de shows” só poderão funcionar após 01 hora se adotarem acesso para

portadores de necessidades especiais, tratamento acústico, instalação de câmeras de videomonitoramento e contratação de segurança privada. Para os bares, as mesmas regras: para poder funcionar após 01h, deverão contratar segurança privada, instalar de câmeras de videomonitoramento e ter controle acústico. Os estabelecimentos terão 30 dias para se adequarem às regras da Lei, caso seja aprovada. A exceção é o controle acústico, cuja tolerância será de 90 dias. A fiscalização ficará a cargo da Secretaria de Defesa Social (Sedes). As penalidades previstas pelo não cumprimento da lei são: multa de R$ 10 mil e interdição do estabelecimento, com afixação de obstáculos físicos (tapume, correntes, cadeado e alvenaria).

Comerciantes consideram a lei absurda Procurado pela reportagem, o presidente do Sindicato dos Restaurantes, Bares e Similares do Espírito Santo (Sindbares), Vilson Vettorazzo, avalia o projeto como “um absurdo completo. Disse ainda que representantes do sindicato se reunirão com a equipe da prefeitura nesta sexta (27) para discutir do assunto. “Vamos usar todos os recursos possíveis para evitar esse crime contra a categoria. A população tem direito ao lazer e, caso seja aprovado o projeto, a Serra vai se tornar um dormitório. Considero uma insanidade tamanha que não vejo como foi possível elaborar uma proposta como essa”, reclamou o sindicalista. Já o proprietário do Bar do Nico, Antônio Rabi Morati, aponta que a vida noturna é curta, e as pessoas chegam aos bares por volta das 22h30. “Em relação à violência, ela acontece diariamente e em qualquer lugar. Clientes que freqüen-

POLÍTICA, CULTURA & ATITUDE A eleição chegou e a reforma não veio. E aí nos deparamos com isso que a mídia especializada apelidou de “suruba eleitoral”. Ainda que pejorativo, o termo procura explicar aquilo

No apagar das luzes desta quinta-feira, por volta das 18 horas, novos fatos sacudiram a política capixaba. Fontes do PSB no Estado informaram que as direções nacionais dos socialistas e dos tucanos (PSDB) fecharam um acordo político que envolvem os estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Pelo acordo, o PSB adere à campanha do candidato do PSDB mineiro ao Governo, Pimenta da Veiga, enquanto no Estado, o palanque dos tucanos é o do PSB, que busca a reeleição de Renato Casagrande (PSB). Uma fonte socialista deixou claro que o compromisso é entre o PSB e o PSDB e não inclui o PMDB ou outro partido que ainda não se definiu quanto ao pleito eleitoral, como o PR. Para o socia-

Convenções partidárias até a próxima segunda

tam o bar não têm esse pensamento”. De acordo com o coordenador de Governo do prefeito Audifax Barcelos (PSB), Silas Maza, a proposta pode passar por mudanças e o tema será debatido em

audiências públicas com a população. “É preciso estabelecer os critérios para o fechamento com o Sindbares, pois existem situações a serem estudadas para autorização”, contou Maza.

As convenções partidárias terminam na segunda-feira (30). Entretanto, os partidos políticos têm até o dia cinco de julho para apresentar as listas oficiais de candidatos ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). É o fôlego extra para os últimos ajustes nas composições de chapa e costuras de coligações. Lideranças políticas evitam se pronunciar sobre os arranjos envolvendo suas legendas. Neste fim de semana, muitos partidos realizarão suas convenções, mas é na porta do Cartório Eleitoral que são firmados acordos importantes, como indicação de vice e senador nas chapas majoritárias. A convenção do PSB será realizada amanhã (28), a partir das 9h, no Centro de Convenções de Vitória. Na ocasião, o nome do governador Renato Casagrande será homologado para disputar a reeleição. No mesmo horário, o PMDB realiza sua convenção no sábado, no Cerimonial Espaço Vitória, em Itararé. O partido tem o nome do ex-governador Paulo Hartung como alternativa ao Governo do Estado.

que os eleitores levarão algum tempo pra entender: as alianças eleitorais dos partidos políticos Brasil afora é a expressão do dito popular: “estamos juntos e misturados”. Os chamados principais palanques eleitorais nacionais, representados pela candidatura à reeleição da presidenta Dilma Roussef (PT), e de seus competidores diretos, o ex-governador Eduardo Campos (PSB) e o senador Aécio Neves (PSDB), buscaram alianças as mais estapafúrdias, extravagantes e improváveis. O PMDB, por exemplo, aprovou aliança com o PT na-

cional e indicou seu presidente, Michel Temer, para continuar na condição de vice-presidente da República na chapa presidencial. No entanto liberou para que as alianças nos estados se deem com quaisquer partidos ou candidatos. E sem compromisso com a aliança nacional PT/PMDB. O próprio PT trouxe o PP de Paulo Maluf pra coligação de governo em São Paulo, mas nega compromisso com a chapa de Dilma. De modo igual os tucanos costuram apoios venham de onde vierem. No Rio de Janeiro o candidato do DEM ao Senado, ex-prefeito Cesar Maia, selou

união com o candidato Pezão, do PMDB, que busca a reeleição pra governador. O primeiro é aecista o segundo dilmista. No outro palanque estão o senador Lindberg (PT) disputando o governo e Romário (PSB), ao Senado. Juntos na eleição estadual e separados na nacional. O primeiro com Dilma e o segundo com Eduardo. Já o PSB procura compensar a ausência de âncoras eleitorais na disputa de governos de alguns estados, participando dessas chapas alternativas: candidatos a senador no Rio Grande do Sul, na Paraíba e no Rio Grande do

Foto: Samuel Dias

O coordenador de Governo, Silas Maza defende a realização de audiências públicas para debater o projeto

lista, os dois partidos discutirão agora a inserção tucana na chapa majoritária e nas chapas para deputados estaduais e federais. Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) vem defendendo a coligação entre os dois partidos há mais de um mês, tendo inclusive lançado o seu nome para ocupar a vaga de candidato ao Senado. O deputado federal César Colnago vem defendendo a coligação do PSDB com o PMDB, tendo Paulo Hartung como candidato a governador. Essa fonte socialista disse que a questão Paulo Hartung será tratada paralelamente. Entretanto, não soube prever o que poderá acontecer e destacou a necessidade de aguardar os próximos dias para ver o desfecho dessas conversas.

PR, PDT e PT A convenção do PR será em Vila Velha, berço do partido no Espírito Santo. Lá poderá ser homologada a candidatura do senador Magno Malta ao Governo do Estado. A reunião acontecerá no Centro de Convenções do município, a partir das 9h. Segundo o presidente municipal da legenda, Gideão Svensson, o PR está conversando com outros partidos e coligações, mas exige a presença do delegado Fabiano Contarato na disputa pelo Senado. “Podemos fechar com alguma via, desde que atenda a estas condições”, disse. No domingo é a vez do PDT realizar a convenção. Será às 9h, na Assembleia Legislativa. Também no domingo, no mesmo local, o PRP escolhe sua lista de candidatos. A convenção da sigla começa às 14 horas, na Assembleia Legislativa, em Vitória. O PT deixou para o último momento sua convenção. Será na segunda-feira (30), 18h30, na Assembleia Legislativa. O partido pode ter candidatura própria ao Governo do Estado. Norte, pedirão votos pra Eduardo Campos presidente independente dos candidatos locais aos governos. Ou como aqui no ES, onde o palanque socialista de Casagrande e Eduardo aguardam a adesão do tucano Vellozo Lucas, que desenvolverá a campanha de Aécio a presidente. Com uma campanha que promete ser “uma corrida de cem metros”, haverá eleitor que mesmo depois de votar, se perguntado, terá dificuldades de explicar o voto. E a culpa não será dele. Odmar Péricles é sociólogo e analista político



Jornal Tempo Novo - MEIO AMBIENTE

27/06 a 04/07/2014 Foto: Divulgação

PÁGINA 06

Ativista diz que dragagem de rio está embargada As obras de dragagem do rio Jacaraípe estavam paradas na última quinta (26). Segundo o ativista da região e presidente do Instituto Brasileiro de Fauna e Flora (Ibraff), Claudiney Rocha, o serviço teria sido embargado por afetar sítios arquelógico entre o rio e a lagoa Juara. A decisão do embargo teria sido do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Segundo Claudiney, um técnico do Iphan visitou as obras na última quarta (25) a convite de ambientalistas e lideranças comunitárias da região que têm questionado a metodologia e os impactos gerados pela dragagem, que está sendo conduzida ao custo de R$ 10 milhões pela prefeitura com

Postos de gasolina estão entre as atividades que já podem requerer o serviço no Iema

recursos do Ministério das Cidades. “Este técnico constatou a destruição de um sambaqui (sítio arqueológico indígena). E constatou também que não havia um arqueólogo acompanhando as obras, o que estava previsto em condicionante. Então ele resolveu embargar”, relatou Claudiney. A reportagem ligou na tarde de ontem (26) para a superintendência do Iphan mas ninguém atendeu ao telefone. E na última quarta (27) acionou a assessoria da Prefeitura para falar sobre o assunto, mas não teve retorno. No início da noite de ontem (28) ainda tentou falar com o secretário municipal de Meio Ambiente, João Nardotto, que não atendeu o telefone. Foto: Bruno Lyra

Licenças ambientais já podem ser pedidas pela web Estado inicia serviço e município deve adotar já nesta semana O Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) lançou no último dia 12 de junho o Sistema de Licenciamento Ambiental online. Com esse novo sistema, os empreendedores não precisam ir até o órgão ambiental para solicitar a licença. O pedido poderá ser feito através do site www. meioambiente.es.gov.br, e só valem Licenças Simplificadas e Licenças Únicas, que são referentes a empreendimentos de pequeno porte. Além das licenças, também já é possível obter via web Certidões de Débitos Ambientais (CNDA) e dispensas de licenciamento.

Para saber se o empreendimento se enquadra nos tipos que podem ser solicitados no site, o responsável deve acessar um link na própria página contendo a lista. Há também, uma relação de consultores técnicos cadastrados junto ao Iema, profissionais que poderão assessorar o empresário no processo de licenciamento. A ferramenta possibilita ainda a realização de consultas e o acompanhamento dos processos. Cadastro Para que os usuários possam ter acesso aos serviços, é necessário fazer um cadastro para obter login e senha. No site, clicando no link ‘Iema_online’ a página será direcionada para o portal de licenciamento onde será feito

o cadastro informando o CPF ou CNPJ, nome, email, senha, cargo e registro profissional. Daí em diante o sistema dará todas as instruções de uso. Além de ser um avanço para o órgão ambiental, a modernização traz agilidade para os empreendedores e profissionais do Iema, otimização do tempo para recebimento e análise de toda documentação e diminuição da produção de papel. Médio e grande porte Segundo a assessoria de comunicação do Iema existe a previsão de que ainda em licenças de médio e grande porte também sejam incluídas no serviço online. O contrato para implementar o sistema foi de aproximadamente R$ 2,8 milhões, segundo a assessoria.

Município também terá o serviço A Secretaria de Meio Ambiente (Semma) da Serra também vai adotar licenciamento online. Segundo a assessoria de imprensa, o servi-

ço já deverá estar disponível a partir da próxima terça (1) e valerá para atividades cujo licenciamento transcorra via Semma.

A promessa é que o acompanhamento de processos também ocorra via web. O sistema vai funcionar no site: www.serra. sislam.com.br.

COMUNICADO Sra. LORENA FERREIRA LEITE SILVA, a empresa PRUDENTE REFEIÇÕES LTDA convoca vossa senhoria a comparecer ao seu posto de trabalho no prazo de até 48 horas.

A dragagem aniquilou as matas ciliares e manguezais do rio


27/06 a 04/07/2014

Jornal Tempo Novo - ECONOMIA

PÁGINA 07

Foto: Divulgação

Heliomara Mulullo heliomara@gmail.com

Abertura O Parque Residencial Laranjeiras tem atraído investimentos na área gastronômica. Desde o dia 23 o bairro conta com uma filial do Bar Abertura, o mesmo que faz sucesso na Praia do Canto, Jardim da Penha e Vila Velha. A nova casa está localizada na Avenida Central, 155. A inauguração aconteceu bem no dia do jogo do Brasil e Camarões. O bar ficou cheio e atendeu as expectativas de quem escolheu o lugar para assistir o jogo. Foto: Divulgação

O centro de distribuição da empresa fica no Civit II e emprega 304 moradores da Serra

E-commerce de vinho

Uma das maiores do mundo está na Serra Sediada no bairro Civit II, a Wine.com.br ocupa o terceiro lugar no ranking mundial, de acordo com pesquisa do Internet Retailer de 2013 CAMILA FREGONA FREELANCER

Com a proposta de descomplicar e democratizar o mundo do vinho, Rogerio Salume e Anselmo Endlich lançaram em novembro de 2008 um portal na internet que conquistou o Brasil. Desde então, a Wine. com.br ganhou cada vez mais adeptos e alcançou números expressivos, que a consolidaram como a terceira maior empresa e-commerce de vinho do planeta, segundo pesquisa do Internet Retailer 2013. A empresa possui mais de

140 mil clientes ativos em todo o país e mantém uma média mensal de mais de 80 mil pedidos e 200 mil garrafas entregues. Somente no ano passado, a Wine faturou R$ 125 milhões, com um total de 3,5 milhões de garrafas vendidas. Todo esse sucesso tem relação direta com o município da Serra, escolhido para sediar o Centro de Distribuição Wine (CDW) a partir de maio de 2012. De acordo com o presidente da empresa, a mudança do Tocantins para o Espírito Santo facilitou a logística da distribuição. “A manutenção da operação de distribuição em Palmas contava com apenas três voos diários, o que poderia afetar a qualidade no serviço de entrega, uma vez que a empresa apresenta um constante crescimento. No Espírito Santo são 20 voos diários com essa função”, explicou Rogério Salume, CEO da Wine.

Para Salume, outro aspecto positivo da mudança foi o fato de o processo de distribuição ter vindo para uma cidade mais próxima do local onde mora. “Antes mesmo da mudança do CDW para a Serra eu já residia em Vitória. Sou da Bahia, mas moro há mais de 10 anos na região. Pratico esportes na praia, sempre frequento restaurantes e considero o Estado um dos melhores para se viver”, contou. Localizado no bairro Civit II, o Centro de Distribuição Wine (CDW) conta com 6 mil m² climatizados, construídos com o que tem de mais moderno para estocagem e manuseio dos vinhos. “O novo espaço melhorou a logística da Wine e permitiu um controle maior de estoque com o sistema verticalizado, que otimiza o trabalho”, disse. Hoje, a empresa conta com 310 Wineanos (como são chamados os colaboradores da Wine) e destes 304 estão na Serra.

Faça Fácil O governador Renato Casagrande (PSB) veio a Serra autorizar a construção da unidade da Rede Faça Fácil. O local concentrará mais de 400 serviços para a população e o cidadão serrano poderá fazer pagamento de boletos, solicitar emissão de segunda via de documentos, emissão de Carteira e Identidade, CPF, Carteira de Trabalho, atendimento ao consumidor, transferência de propriedade, alistamento militar e telecentro. A previsão é de que sejam realizados mais de cinco mil atendimentos/dia na unidade, que será construída em Laranjeiras, atrás do Terminal Rodoviário. Segundo o secretário Estadual de Gestão e Recursos Humanos, Pablo Rodnitzky, o investimento será de R$ 22 milhões. Agricultura familiar Nos próximos dias 4, 5 e 6 de julho será realizado no estacionamento da Praça do Papa, a 10ª Feira da Agricultura Familiar e Reforma Agrária do Espírito Santo (FEAFES). Este ano a Feira abordará o Ano Internacional da Agricultura Familiar Campesina e Indígena (AIAF/CI). No ano passado cerca de 50 mil pessoas visitaram os stands. A realização é da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado do Espírito Santo (FETAES) e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais (STRs). NX Zero em Carapina Movimentando a econo-

mia do entretenimento, a casa de espetáculos Cenário Hall traz nesta sexta feira (27) mais uma atração nacional. Quem sobe ao palco é a banda NX Zero, que retorna, após três anos, com novo álbum “Em Comum”. Os ingressos estão à venda no site da blueticket / loja Lotus (Shopping Vitória, 2o piso) / loja Lotus (shopping Boulevard da Praia, térreo) / loja Vivo (Av. Central de Laranjeiras, 765). Mais do mesmo José Lino Sepulcri vai comandar de novo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES). A sua posse aconteceu no último dia 23, na sede da entidade, em Santa Lúcia, Vitória. Sepulcri irá conduzir a Federação do Comércio ao lado do primeiro e segundo vice-presidente, João Elvécio Faé e Idalberto Luiz Moro. Queda O Espírito Santo, que já foi o sétimo maior estado importador do País, caiu para a 10ª posição no ranking, segundo dados recentes divulgados pelo Sindicato do Comércio de Exportação e Importação do Estado (Sindiex) para os meses de janeiro a maio. Para o presidente do Sindiex, Marcilio R. Machado, isso significa que o Estado ainda está abaixo do seu desempenho e que é necessário uma melhoria na competitividade local.


27/06 a 04/07/2014

Jornal Tempo Novo - CULTURA & LAZER

Foto: Divulgação

PÁGINA 08

Laranjeiras recebe Quinta Cult no dia 03 de julho ANA PAULA BONELLI

‘Mestre Álvaro – Expedição.Doc’ tem previsão de lançamento para dezembro

Lendas, belezas e destruição do Mestre Álvaro no cinema Dirigido por Roberta Taufner, documentário sobre o mais importante símbolo do município deve ser lançado em dezembro. A imponência do Mestre Álvaro, o mais famoso símbolo ambiental e paisagístico da Serra, com seus 833 metros de altitude emergindo da planície litorânea, virou tema de documentário. Trata-se do ‘Mestre Álvaro – Expedição.Doc’, dirigido pela ambientalista Roberta Taufner. A produção tem como foco a educação ambiental e já começou a ser gravada. Uma

equipe de oito pessoas subiu uma das trilhas do morro para captação de imagens. A equipe entrou na mata no último dia 3 de junho e percorreu a trilha que leva às Três Marias, pedras que ficam no extremo sul do Mestre. Durante todo o trajeto foram feitas captações que mostram a situação da mata e as consequências das intervenções humanas na região. Há registros da vegetação, animais silvestres e também do lixo deixado por frequentadores menos conscientes. A previsão de lançamento é em dezembro e o objetivo é apresentar o Mestre Álvaro ao capixaba com suas lendas e belezas naturais que precisam ser preservadas. A diretora Roberta Taufner explica que o documentário está sendo produzido para ser exibido em escolas e festivais de cinema do Estado e do Brasil. “Queremos mostrar a riqueza natural e histórica que o monte possui para que as pessoas criem um laço de emoção e ajudem na preservação”, frisa. Já a produtora do documentário, Simone Patrocínio,

explica que a experiência tem sido enriquecedora para todos da equipe. “Só conhecer as lendas do Mestre Álvaro já é muito bacana. Mas a experiência de desbravar as trilhas conhecendo as lendas, vendo e tocando em construções antigas é indescritível”, destaca. Recompensa Simone acrescenta ainda que mesmo o cansaço sendo muito grande, a recompensa vem com a vista de um lugar onde se pode enxergar diversos pontos da Grande Vitória, como o Moxuara, em Cariacica, o Convento da Penha e o Morro do Moreno, em Vila Velha. A equipe técnica do ‘Mestre Álvaro – Expedição.Doc’ é formada por Roberta Taufner, diretora/mestre em Educação Ambiental; Juliano Serafim, câmera/mestre em TV Digital; Fábio Machado, diretor de fotografia/fotógrafo; Simone Patrocínio, produtora executiva/ mestre em História e Luiz Eduardo Neves, redator, som direto e documentarista.

Cariocas serão jurados do carnaval capixaba em 2015 No último dia 20, aconteceu uma reunião na Liga das Escolas de Samba do Espírito Santo – Lieses com os representantes das escolas de samba capixabas. O objetivo foi aprovar o regulamento do desfile e a mudança no corpo de jurados oficial para 2015 do Grupo Especial(1ª divisão). Estiveram presentes representantes da Mug, Piedade, Jucutuquara e Novo Império.

Com exceção da escola de samba Boa Vista - campeã em 2014 - cujo presidente não compareceu e não enviou representante, mas justificou - foi aprovado o regulamento e o novo corpo de jurados, que, segundo decisão da diretoria, será composto por profissionais do Rio de Janeiro, após as análises de currículos pela Lieses. Os regulamentos dos gru-

pos B e de Acesso (respectivamente, 2ª e 3ª divisões) serão votados posteriormente pelos seus respectivos presidentes. A Serra tem duas escolas de samba: Tradição Serrana e Rosas de Ouro, ambas no grupo de Acesso ( ambas na 3ª divisão). As informações são do diretor de Comunicação e Coordenação de Jurados da Lieses Adiel Carteiro Poeta.

No próximo dia 03 de julho tem Quinta Cult no Shopping MontSerrat em Laranjeiras. O evento é na Praça de Alimentação do estabelecimento, e deve reunir artistas da Serra e de outros municípios capixabas. Para esta edição estão escalados o serrano Teodorico Boa Morte, que além de poeta, toca violão e canta. De volta a terras capixabas depois de longa temporada na Europa, a violonista, cantora e compositora Andréa Montanha também deve marcar presença. Ela, que tem gravou o álbum ‘Um dia antes’ trará a experiência de trinta anos de estrada. “Tenho meu estilo que é cativante e simples de cantar. Gosto que a plateia interaja, por isso acho que será uma experiência muito bacana” revela.

Andréa já esteve ao lado de grandes nomes do radialismo capixaba como Jairo Maia e Luiz Carlos Peixoto. Logo depois de Andréa, sobe ao palco Édio Gerald e Kézia Cristina, que farão apresentação de música clássica. Édio é multinstrumentista, professor de música e maestro. Ele mora na Serra desde 1989. Em Nova Almeida, possui uma escola de música e já participou de diversos projetos em escolas municipais, ofertando oficinas musicais para crianças e adolescentes. Na agenda da Quinta Cult haverá entrega da Comenda Mestre Álvaro a personalidades da Serra. E ainda, desfile de quinze modelos da equipe de Tom Paparazzy Models com o tema “Verde Amarelo, a Copa na Passarela”. O evento também terá sarau poético. Foto: TN

Edio Gerald, Andréa Montanha e Teodorico Boa Morte Exposição em Laranjeiras – A artista plástica Bethânia Ramos exibe seu trabalho na mostra ‘Identidade It’, que fica até o dia 06 de julho no Shopping Montserrat, em Laranjeiras. Trata-se de uma exposição com retratos pintados. Dona de um estilo particular, Bethânia adota uma estética que transcende a mera reprodução de imagens para viajar por traços que revelam um olhar muito diferente do convencional. Quem quiser visitar, a mostra está aberta de segunda a sábado de 10h às 22h, domingos e feriados de 15h às 21h. A entrada é gratuita, e a exposição está próxima à entrada principal. Foto: Divulgação

Artur Nogueira e Banda AR3 (foto) – Os serranos estarão no bar Os Donos do Bar, em Campo Grande (Cariacica), a partir das 20h30 desta sexta-feira (27). No repertório muita música popular brasileira e pop rock. Marcos CP e Brothers - Sexta-feira (27) a banda estará no Bar Brasil, em Solar de Laranjeiras, a partir das 21, apresentando o melhor da música popular brasileira e pop rock nacional. Os músicos também tocam canções que fazem parte do primeiro disco ‘Passar o rodo’ que acaba de sair do forno. Entre as canções está ‘Brasil Campeão’, hit feito em alusão a Seleção Brasileira.



Jornal Tempo Novo - GERAL

27/06 a 04/07/2014

Modelo da Serra brilha na Itália Foto: Divulgação

Em Milão há quase dois meses, o modelo Igor Costalonga vem fazendo trabalho (e sucesso) junto a marcas e estilistas de um dos principais pólos mundiais da moda

PÁGINA 10

Jacaraípe festeja São Pedro no fim de semana Tradição, fé e shows musicais. Toda essa riqueza traduz a Festa de São Pedro, que acontece anualmente em Jacaraípe e reúne milhares de pessoas. A agenda faz parte do calendário oficial de eventos da Serra, teve início na última quinta (26) e se estenderá até domingo (29). Nesta sexta (27), acontece missa na Igreja de São Pedro, em Castelândia, às 19h30. Logo após, tem show com a dupla Lucas e Tiago às 21h. No sábado (28), haverá programação religiosa já pela manhã. A partir das 9h será realizada missa com os pescadores, na praia, próximo às Cas-

tanheiras – antes da ponte. Às 19h30, haverá apresentação de quadrilha e logo depois show de Roberson Rodrigues. Por lá, o padre Renato Paganini celebra a missa com bênçãos aos devotos de Pedro e suas redes. A festa se encerra no domingo (29), às 9 horas, com procissão. O cortejo sai da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, na Rua Teresina, segue pela Avenida Abdo Saad, rumo à Matriz de São Pedro, onde será celebrada a Missa Solene com benção das chaves, seguido de almoço comunitário. Mais informações 3243-1765. Foto: Ana Paula Bonelli/2009

ANA PAULA BONELLI

Dono de lindos olhos verdes e com 1 metro e 86 de altura, o serrano Igor Costalonga está arrancando suspiros de estrangeiros e brasileiros com sua beleza. O morador de Laranjeiras Velha, de apenas 18 anos, está em Milão, na Itália, onde trabalha como modelo fotográfico e de passarela. Igor possui a carreira administrada pela agência capixaba Andy Models. Em Milão pertence à renomada agência italiana Elite Model Management. “Minha agência-mãe é de Vila Velha, e hoje possuo algumas representações pelo mundo como aqui em Milão, já em Nova York a Soul Artist, em Paris é a Major e na Alemanha é a MGM”, diz Igor. No currículo do serrano, que possui apenas seis meses de carreira, diversos trabalhos. Destaque para a grife italiana La Perla, em Milão, e a Az Jeans, no Brasil. Também estampa as páginas da revista Hype em seu primeiro editorial de moda no Brasil. Além disso participou do fitting da Giorgio Armani (uma prova de roupas que acontece antes de um desfile). “O legal é que eu conheço muitas pessoas famosas, neste fitting, foi o próprio Giorgio Armani quem ajeitou a roupa em mim”, relata. Quem descobriu o modelo foi o design Estephan Côrtes, amigo do proprietário da agência à qual Igor pertence. “Eu fazia curso técnico e na minha

Sábado tem bênção dos barcos na Praça Encontro das Águas

Igor é morador de Laranjeiras Velha e está na Europa há 2 meses

escola tinha um fotógrafo. Ele perguntou se eu já era modelo e se já tinha me interessado. Daí me indicou para a agência”, conta Igor, que afirma ter total apoio dos pais para seguir a carreira de modelo. “É uma carreira com o tempo bem corrido, e um curto período em cada mercado, e estou adorando a experiência. Essa é a minha primeira viagem e já está valendo muito a pena, pois tenho a oportunidade de conhecer outros lugares que jamais pensaria em um dia estar e, o melhor de tudo, aprendendo outros idiomas. Nem imaginava ser modelo, entrei porque apareceu a oportunidade, a minha agência explicou como tudo funcionava

COMUNICADO BSM ENGENHARIA S.A, CNPJ 34.078.154/0003-80, torna público que está REQUERENDO da SEMMA a Licença Municipal de Regularização (LMR) para atividade de pátio de estocagem, armazém ou depósito para cargas gerais (exceto produtos/resíduos químicos e/ou perigosos e/ou alimentícios e/ou combustíveis), e materiais não considerados em enquadramento específico, inclusive para armazenamento e ensacamento de carvão vegetal, sem atividades de manutenção, lavagem de equipamentos e unidade de abastecimento de veículos, situado na rua arara azul, n° 227, Bairro Novo Horizonte - Serra/ES.

e as possibilidades que poderiam acontecer e agarrei logo de cara. Neste ano comecei a faculdade de Engenharia, mas optei por trancar e me joguei na nova carreira profissional de modelo. O legal é que acabo conhecendo pessoas de todas as partes do mundo. Estou aprendendo muita coisa por aqui nestes meses”. Na Itália, Igor tem uma rotina pesada. De manhã e de tarde o modelo participa de seleções (castings) e à noite fica livre. “É quando vou para o Parque malhar”. Além disso, o belo também evita comer alimentos que engordam. “A noite evito carboidrato e mantenho uma alimentação regrada com proteínas e frutas”, completa. Jardim Bela Vista - Localizado em Jardim Bela Vista, bairro da região da Serra-sede, o beco 18 ganhou pavimentação e rede de drenagem. Foi melhorado um trecho de 120 metros. 25 famílias foram beneficiadas. O custo da obra, executada pela PMS, foi de R$ 45 mil. As informações são da assessoria de imprensa da prefeitura.

Escola incentiva alimentação saudável Com o objetivo de incentivar a prática da alimentação equilibrada entre crianças, uma escola privada da Serra implementou o projeto Alimentação Saudável. No programa, alunos da educação infantil aprendem na teoria e na prática sobre os alimentos que podem trazer benefícios para a saúde dos pequenos. O projeto acontece nas três unidades de ensino da Rede Alternativo – Laranjeiras, Barcelona e Jacaraípe. Com o lema ‘Porque comer bem faz toda diferença’, a proposta busca conscientizar os alunos sobre a importância do assunto. Inicialmente, é desenvolvido com as turmas o reconhecimento de

equipamentos adequados à higiene, como touca, luva e avental, itens usados por cada estudante nas aulas. Em conjunto com os educadores, eles preparam as receitas e participam de outros momentos, como palestra com nutricionista. Para reforçar são promovidas aulas de campo, como visitas ao supermercado e à feira livre. A integração da família também é priorizada pela instituição. A escola também planeja para o próximo ano a implementação do projeto em suas cantinas. As informações são da assessoria de imprensa do Alternativo.


Jornal Tempo Novo - GERAL

27/06 a 04/07/2014

PÁGINA 11

Foto: Bruno Lyra

Igreja Reis Magos

A hora do “sim” sob as bênçãos da história ANA PAULA BONELLI

Trecho próximo ao conjunto Magistrado no bairro São Francisco, em Jacaraípe

Contorno de Jacaraípe começa a sair do papel Cerca de 10% da obra já foi executada. Nova via pode ser decisiva para a vinda do Aeroporto Internacional de Cargas para a Serra CAMILA FREGONA FREELANCER

Iniciada no segundo semestre de 2013, a obra da rodovia ES 115, ligação alternativa à ES 010 entre Jacaraípe e Nova Almeida, está em andamento. De acordo com a assessoria da Secretaria de Obras do Governo do Estado (Setop), segue a fase da terraplenagem e drenagem da área, o que significa que 10% do projeto foi executado até o momento. A nova rodovia, também chamada de Rodovia do Sol Norte, vai beneficiar diretamente os moradores do muni-

cípio da Serra, especialmente os que residem em Jacaraípe e Nova Almeida, desafogando o trânsito da Avenida Abdo Saad, sobretudo no verão, onde são comuns os congestionamentos. De acordo com a Setop, o investimento para a criação da nova rodovia será de aproximadamente R$ 90 milhões e, desse total, R$ 6 milhões já foram investidos. O consórcio Contek/A. Madeira é o responsável pela obra, cuja previsão de entrega é julho de 2015, caso as áreas a serem desapropriadas forem liberadas em tempo hábil, informa a Secretaria. Ciclovias O projeto do Contorno de Jacaraípe prevê a construção de 8,5 quilômetros de via no município da Serra, desde a Avenida Minas Gerais, em Jacaraípe, até a região de Nova Almeida. Serão construídas pistas com três faixas de rolamento por sentido, somando 12 metros de largura de cada lado, sendo

10,5 metros de faixa de rolamento e 1,5 metro de faixa de segurança. O projeto também contempla a construção de um canteiro central e de seis viadutos ao longo da via. Ciclistas e pedestres terão seu espaço garantido no Contorno de Jacaraípe. Toda a extensão vai receber ciclovias, com 2,5 metros de largura, e calçadas laterais, com dois metros de largura. Aeroporto de Cargas A expectativa é que o contorno de Jacaraípe também produza uma nova frente de expansão urbana em torno de si. E esta nova via pode viabilizar a construção do Aeroporto Internacional de Cargas do Espírito Santo, previsto para ser implantado entre Nova Almeida e Jacaraípe. O prefeito Audifax Barcelos (PSB) confirmou que o município está se articulando para receber este empreendimento, que ainda carece de um projeto específico.

Tendo no Santo José de Anchieta um de seus idealizadores, a Igreja de Reis Magos, em Nova Almeida, tem atraído cada vez mais casais para a romântica troca de alianças, inclusive gente de fora do país. Símbolo histórico, paisagístico e religioso do Brasil, a igreja foi erguida há 400 anos. Segundo o Frei José Diniz dos Reis, todo esse simbolismo da Reis Magos é o grande atrativo. “A bela paisagem, o acolhimento da comunidade, o aconchego e a simplicidade do templo e das pessoas que moram no balneário influenciam muito na escolha”, explica Diniz. Há cerca de vinte dias, exatamente em 07 de junho, a Igreja de Reis Magos, foi palco do enlace de um casal que veio da Inglaterra só para fazer o ritual na Serra. A noiva é uma capixaba e o noivo, um

irlandês. “Eles trouxeram uma comitiva com parentes, filho e amigos. Pessoas de Dubai, da Inglaterra e de outros locais vieram prestigiar. Foi muito lindo. Deu para sentir a emoção de todos e vislumbrar que davam muito valor para amizade”, relatou o Frei José, que dirigiu o casório. Frei Diniz, que está à frente da Paróquia Epifania do Senhor aos Reis Magos desde o início de 2013, disse que este é o segundo matrimônio internacional que ele coordena. “No ano passado, veio um casal que mora nos Estados Unidos, uma capixaba e um goiano”, relatou. E não para por aí. A agenda de casamentos marcados para acontecer na Igreja de Reis é intensa. Segundo o Frei, mais de 100 já estão agendados. Quem escolher a Igreja de Reis Magos para dizer o ‘sim’ pode entrar em contato direto com a Paróquia por meio do telefone 3253-1171. Foto: Bruno Lyra

O simbolismo e a beleza do templo têm atraído casais COMUNICADO Maria Helena Plaster ME, CNPJ 17.513.500/0001-20, torna publico que requereu da SEMMA, através do processo nº 47676/2014, a Licença Ambiental Simplificada, para a atividade de Pátio de estocagem, armazém ou depósito para cargas gerais, sito à Rua Piranema sn. Serra ES.

Brasil x Chile

Bares serranos preparados para receber os torcedores Haja coração! Agora é vencer ou vencer. A seleção brasileira joga amanhã (28) pelas Oitavas de Final às 13h, contra o Chile, no estádio Mineirão, em Minas Gerais. Se comércio, empresas e órgãos públicos pararam para ver o Brasil em campo na primeira etapa da Copa do Mundo, neste final de semana, a situação não será diferente. Os serranos que não forem

assistir em casa com os amigos terão boas opções para torcer pela seleção nos bares da cidade. Em Manguinhos, a Aquarela Beach Bar estará aberta às 12h. O local possui uma paisagem paradisíaca de frente para a praia com estacionamento privativo. A casa transmitirá o jogo num telão. Quatro Dj´s vão animar os torcedores antes da partida, durante o intervalo e após o confronto.

Em Morada de Laranjeiras, o Bar do Nico oferece três televisores de 42 polegadas. O bar abrirá às 12h e conta com um atrativo a mais: cada porção pedida pelo cliente dará de brinde uma cerveja da marca que o cliente quiser. Em Solar de Laranjeiras, o Bar Brasil abre as portas no mesmo horário. Por lá, haverá sorteio de camisas personalizadas

e transmissão do jogo no telão e em uma TV de 50 polegadas. Já em Valparaíso, a bola da vez é o Open Bar. As atividades do local começam às 11h. Jogo em telão de 84 polegadas, além de dois televisores de 42 e 32 polegadas. O bar oferecerá feijoada no quilo para seus clientes. A Chopperia do Cambu da Serra-sede, também preparou programação especial para o embate

a partir das 11h. Cerveja gelada, além de tira-gosto e transmissão em dois telões de 200 polegadas. Após o jogo, tem show sertanejo para animar os serranos. Em Jacaraípe, o Bar do Nico, que fica anexo ao Inter Hotel, estará aberto para receber os torcedores, às 12h. O jogo será transmitido no telão. Lá quem pede porção também ganha uma cerveja da marca de sua escolha.


27/06 a 04/07/2014

Jornal Tempo Novo - GERAL

PÁGINA 12

Equoterapia em Campinho da Serra II

A esperança vem a cavalo Foto: Bruno Lyra

Montando e aprendendo a amar os animais, a equoterapia tem sido indicada não apenas como terapia complementar, mas como principal método para tratar diversos problemas de saúde BRUNO LYRA

Domesticados há seis mil anos, os cavalos vem acompanhando os passos da humanidade. Aos pés do Mestre Álvaro, em Campinho da Serra II, esses animais estão ajudando pessoas a ter uma vida melhor através da equoterapia, onde o paciente é tratado física e emocionalmente ao montar esses bichos. O trabalho é feito no Centro de Equoterapia Mestre Álvaro, criado e dirigido por Fernanda Moscon, uma médica veterinária serrana que se especializou em equoterapia e agora estuda psicologia. “Descobri os benefícios desse tratamento quando, na condição de veterinária, trabalhei no Regimento de Cavalaria da Polícia Militar”, conta. Segundo Fernanda, a equoterapia começou a ser descoberta há pouco pelos médicos brasileiros, que tem reconhecido a eficiência e indicado o tratamento para diversas situações, de paralisia cerebral, passando por down, alergias, seqüelas de AVC, alzheimer, autismo, depressão, hiperatividade, até a recuperação de pessoas

A menina Mônica Moreira, de sete anos, tem tido uma evolução surpreendente, segundo a mãe Aurelina Gomes

com sequelas decorrentes de acidentes. Atualmente o local atende 12 pacientes, todos particulares, já que não há nenhum convênio com instituições públicas para atender pacientes do SUS. “Em outros estados há parcerias de prefeituras e governos estaduais com centro de equoterapia. Estamos abertos e já até tentamos a parceria, espero que um dia haja sensibilização dos gestores públicos. Por enquanto temos convênio com a Amaes

(Associação dos Amigos dos Autistas) e parceria com a Apae”, detalha. Evolução Um dos pacientes é Davi Gomes Bento de 05 anos. Ele tem atraso na coordenação motora por conta de paralisa cerebral e faz equoterapia há dois anos. Segundo sua mãe, Eliana Lima Jona, Davi está tendo grande evolução. “Ele está ganhando mais firmeza e já está conseguindo erguer o

tórax quando está de bruços. É uma vitória para nós”, conta emocionada. Quem também está surpreendendo a família é Carlos Eduardo, 30, portador de down e autismo. Quando ele chegou aqui não queria ficar nem perto do cavalo. Hoje ajuda a escovar e alimentar o animal. Carlos passou a ter mais equilíbrio e se comunicar com as pessoas nesses nove meses de tratamento”, relata sua mãe, Terezinha da Penha Leão.

Surpreendente também são os ganhos na saúde da menina Mônica Moreira, de 07 anos. De acordo com sua mãe, Aurelina Gomes, Mônica tem paralisia cerebral e sequer sentava antes de iniciar o tratamento há um ano e quatro meses. “Com seis meses de equoterapia já era visível a evolução. Hoje minha filha já consegue sentar e fica firme o tempo todo na sela. Cheguei aqui sem esperança. Hoje voltamos a ter esperança”, conclui.

Atividade exige preparação adequada A terapia acontece uma vez por semana por um período de 30 minutos. Segundo a equoterapeuta Fernanda Moscon é preciso uma preparação dos profissionais, dos animais e do local para a montaria. “O cavalo tem que ser castrado, adestrado, e passar periodicamente por novos adesA equoterapeuta Fernanda com o paciente Davi

tramentos. A pista para montaria tem que ser de areia sobre terra batida ou grama, para trabalhar adequadamente os movimentos no paciente que está sobre o animal. Além da gente só há outros dois locais adequados no Estado, um em Bairro de Fátima, e outro em Boa Vista, no Regimento da Cavalaria da PM”, revela.

Fernanda alertou também para os riscos de fazer o tratamento em locais que não seguem esses requisitos. Além dela, atualmente o centro conta com uma equipe multidisciplinar com instrutor de equitação, auxiliar guia, fisioterapeuta e psicólogo. O centro tem dois animais preparados em atividade.


27/06 a 04/07/2014

Jornal Tempo Novo - GERAL

PÁGINA 13

Foto: Bruno Lyra

Fogos e rojões

Todo cuidado é pouco A mistura entre Copa do Mundo e festas juninas alavancou a venda de produtos pirotécnicos e, com ela, os riscos. ANA PAULA BONELLI

Os moradores da rua Putiri e o Estádio Robertão ao fundo

Leilão do Robertão

Vizinhos do Serra podem perder suas casas Apesar de terem sido vendidos pelo clube na década de 1970, os imóveis foram incluídos na penhora de dívida trabalhista cobrada por ex-diretor do Serra BRUNO LYRA AYANNE KAROLINE FREELANCER

Moradores da rua Putiri em Caçaroca, Serra-sede, vivem um drama. Suas casas podem ser leiloadas no próximo dia 07 de julho, junto com o estádio do Serra Futebol Clube, o Robertão. O problema é que dez terrenos vizinhos ao estádio continuam no nome do Serra, embora tenham sido vendidos ainda na década de 1970. A confirmação da penhora do Robertão e imóveis vizinhos está no Diário Oficial da União. O Serra sofre ação na Justiça, proveniente de dívidas, de valor não informado pela diretoria atual, de ordem trabalhista e tributária. Segundo o advogado João Luiz Castelo, que representa seis das famílias afetadas, algumas casas têm recibo de compra e outras, escritura. “Porém, os moradores não conseguiram registrar em seus nomes por precisarem de uma certidão negativa do clube, o

que não foi possível por causa de dívidas”, explica. Para resolver o problema, Castelo entrou com um procedimento denominado embargo de terceiros, que visa impedir que essas casas sejam leiloadas. “Esses imóveis já foram vendidos anteriormente, apesar de estarem no nome do clube. Sendo assim, são impenhoráveis”, afirma. Segundo o advogado, existem hoje quatro ações na Justiça Trabalhista e duas de execução fiscal na Justiça Federal contra o Serra. O leilão dos imóveis é referente a uma ação trabalhista movida por José Soares da Silva, o Zezé. A informação está no Edital de Leilão assinado pela juíza Denise Marsico do Couto, titular da Vara do Trabalho. Segundo moradores, Zezé fez parte da diretoria do Serra na gestão do ex-presidente Jorge Euclides. Em entrevista à edição passada do Tempo Novo, o atual presidente do Serra, Carlos Henrique Cândido, afirmou que está buscando ajuda em entidades públicas e privadas para sanar o problema. Com a proximidade do leilão, a reportagem procurou o presidente para saber se algo já havia sido resolvido, mas não obtivemos reposta às tentativas. Sobre o bem De acordo com o docu-

mento publicado, irá a leilão o Estádio Roberto Siqueira Costa, localizado na Rua Rogério Nabim, nº 373, Caçaroca, Serra/ES, constituído por todos os lotes da quadra P, de 1 a 16 (estes se referem ao estádio Robertão); 10 lotes da quadra R de números 1, 3, 5, 7, 9, 11, 13, 15, 17 e 19. Toda área estaria avaliada em R$ 22 milhões. Indignação “Ficamos sabendo disso por terceiros. Aqui tem gente de idade que está muito assustada com a situação, temo que algum deles possa até passar mal e vir a falecer”, contou Simone Reali, que há 37 anos mora no local. “É uma coisa absurda. Comprei o terreno em 1974 e fiz minha casa com trabalho honesto. Tenho escritura de 1979 do imóvel”, disse o idoso Angelo Bragio. Outros moradores que estão no local há cerca de 40 anos, como Irma Vicentini, Analgiza Parpaiola, Honorato Pertel e Pedro Netto também estão indignados. Eles disseram que a área do estádio Robertão no passado foi doada ao Serra por Aurélio Massariol, ex-presidente do clube. Depois, para se capitalizar, o Serra vendeu os terreno a particulares, que acabaram erguendo o bairro Caçaroca no entorno do campo.

Junho é um mês festivo. Época de festas juninas, rojões, balões e fogos de artifício. Este ano a tradicional pirotecnia que acompanha os festejos de Santo Antônio, São João, São Pedro e São José ganhou um reforço: a Copa do Mundo. Lado a lado com a parte lúdica que envolve o uso desses artefatos, vêm também os riscos de queimaduras a acidentes. O Corpo de Bombeiros faz um alerta sobre os riscos de brincadeiras que podem acabar em tragédia. Os incêndios provocados por balões e fogos de artifício causam grandes danos à sociedade e ao meio ambiente. Além disso, a falta de chuvas e a baixa umidade do ar do período também aumentam os riscos destas atividades, pois facilita os incêndios em matas e florestas. Apesar de o índice de ocorrências de incêndios e acidentes causados por fogos e balões ser considerado pequeno, se comparado aos demais, os poucos acidentes são, em sua maioria, de grande gravidade.

Segundo o tenente coronel, Adeilton Costa Pavani, 26 ocorrências de queimadura foram atendidas pela corporação somente este ano na Grande Vitória. Em 2013, foram 9. “Não temos uma codificação específica para classificar se estas pessoas se acidentaram por conta de contato com fogos de artifícios ou rojões. Estes números são de ocorrências de pessoas que sofreram queimaduras diversas, podem ser domésticas, químicas ou com fogos e rojões”. Já os balões estão proibidos no Brasil. Vender, fabricar ou soltar este artefato é crime ambiental, com pena de um a três anos de prisão além de multa aos infratores. Vendas em alta A proprietária da loja Art Fogos, em Laranjeiras, Maria Aparecida Silva, confirma que a venda de fogos neste período do ano aumentaram. “Principalmente por conta da coincidência das festas juninas com a Copa do Mundo. Nossas vendas aumentaram em 50%”. Cida, que está no ramo há mais de 20 anos, frisa que a loja é a única da Serra especializada e credenciada a fazer este tipo de venda. “Nós temos a preocupação de orientar nossos clientes e, além disso, trabalhamos com marcas que prezam a integridade física do consumidor”, garante.

Amigo leitor, Você sabe o que o seu filho anda fazendo quando esta navegando na Internet? Uma grande preocupação dos pais modernos diz respeito ao fato de não saberem ao certo o que os seus filhos estão fazendo quando estão navegando no espaço cibernético. Para justificar ainda mais essa preocupação, uma pesquisa em escolas do ensino médio revelou que no Brasil, crianças e adolescentes brasileiros de 8 a 17 anos, passam cerca de 70 horas mensais conectados à Web. São chamados de “screenagers” (geração da tela), e o excesso da utilização do computador ou dispositivos móveis provoca alterações no sono, depressão, alimentação inadequada, queda do rendimento escolar e exposição maior aos riscos da pedofilia, que ronda a grande rede. Os pais, quando avaliados na pesquisa, acreditam que seus filhos fiquem bem menos tempo conectados, ou seja, os pais além de não terem muita noção do tempo que os filhos ficam online também não conhecem os riscos e as armadilhas que a utilização indiscriminada, excessiva e sem orientação podem causar na vida de uma criança ou adolescente. Em casos extremos, os pais precisam instalar programas de controle e monitoramento, que possibilitem o mínimo de controle durante grande parte do tempo em que o pai não estará ao alcance do equipamento utilizado pelo filho. Seguem 5 dicas para auxiliar na navegação do seu filho: I- Quanto maior for o tempo que o adolescente fica conectado na Web maior é o risco dele ser vítima de pessoas mal intencionadas, pedófilos e até mesmo de seqüestradores. II- Oriente o filho a evitar exposição desnecessária nas redes sociais, tendo bastante cautela com dados pessoais e fotos que passem informações da residência, da escola e do dia a dia de membros da família. III- Controle o tempo que ele fica conectado a internet, buscando um equilíbrio entre o tempo de estudo e o tempo que fica online. IV- Evite que seu filho tenha acesso a jogos online violentos, pois além de viciar podem influenciar na formação da sua personalidade. V- Sempre acompanhe a navegação do filho de forma amiga e discreta, procurando ficar informado sobre o que ele acessa e com quem ele se relaciona nos jogos online e nas redes sociais. Um bom final de semana a todos! Eduardo Pinheiro Monteiro – Especialista em Internet e Crimes Virtuais. Contatos para palestras: eduardo.virtual@hotmail.com


Jornal Tempo Novo - COMUNIDADE

27/06 a 04/07/2014 Foto: Karla Alvarenga

PÁGINA 14

Carapina Grande

Creche é ampliada e reformada Estava prevista para a noite de ontem (26) a entrega da reforma e ampliação do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Professora Maria Hilda Aleixo, no bairro Carapina Grande. Com a ampliação o CMEI ganhou salas para pedagogo, depósito de material didático, sala de vídeo, pátio coberto, refeitório, além de banheiros masculinos, femininos e para deficientes físicos. E foram reformadas as salas da acolhida, secretaria, diretoria, sala dos professores, depósito, salas de aula, cozinha, despensa, área de serviço, A Praça Miguel Ângelo, em Laranjeiras, é uma das que a Prefeitura promete reformar

Município reforma praças

Serviço está sendo pilotado pela prefeitura e executado pela empresa Emec. Meta é concluir a reforma de 90 praças até 2015 CAMILA FREGONA FREELANCER

A prefeitura da Serra promete reformar 90 praças da cidade até o fim do ano. Algumas já receberam as melhorias, em outras as obras estão em andamento e tem aquelas em que as reformas ainda não fo-

ram iniciadas. Todas as obras são executadas pela empresa EMEC, vencedora da licitação para prestar o serviço. Uma que deve ser entregue nos próximos dias é a praça de Novo Horizonte. Segundo Jolhiomar Massariol, secretário de Serviços da Serra, a obra será concluída até a próxima segunda (30). Só nela, afirmou Massariol, foram gastos de R$ 80 mil a R$ 90 mil. Trinta homens trabalham na reforma do espaço, que inclui a recuperação de bancos, pisos e alambrados; instalação de lâmpadas na quadra de esportes; troca da areia do playground; pintura do meio-fio e manutenção das áreas verdes; recuperação e substituição dos brinquedos e das mesas de jogos de dama e dominó. “Esta foi uma demanda da própria comunidade e entregaremos aos moradores de Novo Horizonte praticamente uma nova praça”, contou o secretário. No primeiro semestre deste ano, a prefeitura fez obras

nas praças dos bairros Feu Rosa, Planalto Serrano, Jacaraípe (Praça Encontro das Águas) e Serra-Sede (Praça Chico Prego), Central Carapina, Taquara II, Cascata, Cidade Continental Setor Europa, Diamantina e Santa Rita de Cássia. O Parque da Cidade, em Laranjeiras, também recebeu melhorias. Previsão De acordo com o secretário, estão previstas para serem executadas ainda neste ano as obras na praça Miguel Ângelo, em Laranjeiras; e na dos bairros Santiago da Serra, Colina da Serra, Porto Canoa, Lagoa de Jacaraípe, São Patrício e Vista da Serra I. “Desde o ano passado restabelecemos um calendário para reforma das 90 praças existentes no município, de acordo com as necessidades de cada bairro. Estamos trabalhando dentro da nossa capacidade orçamentária para este ano, mas em 2015 faremos a reforma de mais 15 a 20 praças do município”, adiantou Jolhiomar.

Tradição

Cavaleiros celebram a fé em Nova Almeida Cavalgada, churrasco, religiosidade. Tudo isto estará na agenda da tradicional Festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que acontece todo ano na paróquia de Santo Expedito, em Parque Residencial Gaivotas, bairro da região de Nova Almeida. Na agenda quatro dias de festejos. Esta é a 22ª edição da festa. A programação teve início na quinta (26) e continua até sábado com missas temáticas

às 19h, na igreja de Santo Expedito. O ponto alto dos festejos acontece no domingo quando ocorre a cavalgada e a confraternização entre fieis e cavaleiros. A concentração dos cavaleiros será às 10h, na praia de Capuba. De lá, a cavalgada segue rumo a Nova Almeida. A previsão da chegada é por volta das 12h, quando haverá recepção e bênção de cavaleiros e amazonas.

Logo após, enquanto os fieis degustam churrasco com boi no rolete, haverá apresentações musicais. O tíquete para o churrasco com feijão tropeiro e arroz custa R$ 10. Quem quiser pode se divertir ainda com a brincadeira do pau de sebo premiado. Para animar a festa, haverá shows com Renan Duran e Giuliano, Jean da Viola e Renato e Luciano Carlos e DJ Willian.

vestiário, brinquedoteca, banheiros e áreas de circulação. O serviço incluiu ainda nova pavimentação no entorno da unidade de ensino, paisagismo, estacionamento, calçada cidadã e rampa para portadores de necessidades especiais ou mobilidade reduzida. Também foi construída estrutura para cisterna, depósito e central de gás, além de pátio de entrada e circulação coberta. A obra é de responsabilidade da Prefeitura e custou cerca de R$ 2 milhões. As informações são da assessoria de imprensa da PMS.

Revitalização de Laranjeiras volta a andar CONCEIÇÃO NASCIMENTO

Fruto de um convênio entre a Prefeitura da Serra e o Governo do Estado, no valor aproximado de R$ 40 milhões, as obras de revitalização de Laranjeiras foram iniciadas em na última gestão de Sérgio Vidigal (PDT). Ainda naquela época as obras foram paralisadas, sendo retomadas agora em 2014 na gestão Audifax Barcelos (PSB). Entre as intervenções nas ruas e avenidas do bairro estão o recapeamento asfáltico, implantação de calçadas cidadãs e ampliação de algumas vias. Tem também a construção da avenida Carolina, que será paralela à avenida Civit, ligando Chico City ao trevo de Colina de Laranjeiras, na rodovia Norte x Sul. Segundo informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura da Serra, até o final de 2014 serão finalizadas as obras de reestruturação em Laranjeiras. Estão sendo beneficiadas cerca de cem ruas, entre principais e

paralelas, com desobstrução de redes pluviais e reconstrução de poços de visita dessas redes, recapeamento asfáltico e construção de calçadas. Atualmente há obras nas avenidas Central e Carolina. A primeira com recapeamento asfáltico e a segunda, terraplanagem, já que está sendo feita num local que era área verde. Também há informações da Secretaria de Comunicação sobre a construção de mais ciclovias na região. A presidente da Associação de Moradores de Laranjeiras (AMPRL), Deborah Alves, disse que está acompanhando as obras. “Fomos informados de que neste ano não haverá desapropriações, em função da situação financeira da municipalidade. A prioridade será a construção de calçadas cidadãs em todo o bairro. Vamos solicitar a sinalização viária, especialmente com faixas de pedestre”, adiantou. A presidente informou ainda que as obras estão sob a responsabilidade da empreiteira Contek.

COMUNICADO Prudente refeições LTDA, CNPJ 42947333/0018-10, torna publico que requereu da SEMMA, através do processo nº3618/2008, a renovação da Licença Ambiental Simplificada nº 137/2009, para a atividade de Restaurantes e Cozinhas industriais, sito à Av Paulo Pereira Gomes, 789. Serra ES.


27/06 a 04/07/2014

Jornal Tempo Novo - ESPORTE

PÁGINA 15

Foto: Jana Aguiar

Copa ES sub 20

Meninos do Gel estreiam domingo

Presidente Vivian Pontes, entre alguns jogadores do time

Futebol americano

Enquanto o time profissional trabalha para se estruturar, os meninos do sub-20 do GEL estreiam na Copa ES, neste domingo (29). O primeiro desafio é contra o Atlético de Itapemirim, no estádio José Olívio Soares, às 15h. O torneio dá vaga para a Copa São Paulo, um dos principais do país na categoria. O time conta com 27 jogadores, sendo que 11 deles são atletas de fora do Estado, contratados para a competição. “A expectativa é boa, visto que temos um elenco reforçado e que está treinando para alcançar bons resultados”, afirma o supervisor do

clube, Leonardo Sena. À frente da equipe está o técnico André Luiz, que comanda os treinamentos no campo do Ipiranga, em Carapina.

O capixaba Laécio Nunes, tricampeão de kickboxing, vai lançar uma linha de suplementos para atletas com preços populares. O projeto é uma parceria com a Rede de Farmácias do Trabalhador e o laboratório Oito Ervas. Entre os pontos de venda no Estado, está o município da Serra. Com a marca sugestiva “Suplementos do Bem”, os produtos estarão disponíveis em cerca de 45 lojas, espalhadas no Espírito Santo, a partir de julho.

“A ideia é tornar acessível esses produtos para a comunidade que não tem condição de pagar altos preços, normalmente cobrados. Desta forma, estamos incentivando a prática esportiva de forma saudável e adequada”, destaca Laécio. Os preços serão, em média, 30% mais baratos que os vendidos no mercado. Para identificação dos consumidores, os pontos de venda serão sinalizados com a imagem do atleta e a marca dos produtos.

Profissional O time profissional do Gel só estreia no dia 09 de agosto. Segundo a direção do clube, ainda não há definição quanto ao estádio em que o time mandará suas partidas, nem quem irá compor a comissão técnica. O Gel está no grupo A ao lado de Rio Branco, São Mateus, Real Noroeste, Linhares e Tupy. No grupo B, estão Desportiva, Vitória, Cachoeiro, Atlético-ES e Castelo.

Cabritos quer capixaba lança pular mais alto Atleta linha de suplementos Neste sábado (28) o time serrano encara o Ocelots na Terra da Garoa pelas quartas de finais na Super Copa São Paulo. AYANNE KAROLINE FREELANCER

Histórico. Nenhuma outra palavra definiria tão bem o que será esse fim de semana para os guerreiros do Rio Branco Cabritos, time de futebol americano da Serra. A equipe disputa a partida de quartas de final, contra o Ocelots, na capital paulista neste sábado (28) pela Super Copa São Paulo. Ao longo da primeira fase foram quatro vitórias e apenas uma derrota. O único tropeço, logo na estreia, foi contra o atual bicampeão Corinthians Steamrollers. Com a primeira colocação da Divisão Leste, da Conferência

Metropolitana, os “Cabritos” seguem rumo ao sonho. “Estamos fazendo nosso melhor, correndo atrás das finais. Com nosso resultado até aqui, o orgulho de representar nosso Estado tão bem é imenso”, destaca a presidente da equipe, Vivian Pontes. Mas nem sempre os ares foram leves para os gigantes do Rio Branco Cabritos. Durante o ano de 2013, a equipe perdeu todos os jogos da temporada regular, terminando em último da chave no Campeonato Brasileiro. A forma com que se levantaram impressiona. “Os jogadores usaram este lado negativo como incentivo a continuar treinando e buscando seu potencial individual que, somado à equipe, nos deu força para a recuperação”, conta Vivian. Nova vida Em 2014 a história começou diferente. A chegada de patrocinadores particulares possibilitou o reforço do time com alguns jogadores, inclusive

estrangeiros como os americanos Ryan Smith e Yolandus Pratt. O time cresceu e virou protagonista da Super Copa São Paulo, logo na primeira participação de uma equipe capixaba na competição.

Reforços Para continuar em ascensão, os “Cabritos” estão em busca de novos “lutadores”. Foram abertas 20 vagas para jogadores se juntarem ao time no segundo semestre deste ano. Os novos atletas serão integrados para a disputa do Campeonato Brasileiro. Os interessados devem fazer a inscrição no site da equipe www. cabritos.org/new e aguardar o contato da diretoria. As seletivas não requerem conhecimento prévio do esporte. Segundo a presidente do clube, Vivian Pontes, o objetivo é avaliar a aptidão física dos candidatos, como força, velocidade e agilidade. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail contato@cabritos.org.


SOCIAIS - 27/06 a 04/07/2014

Os amigos Walter Bezerra Junior, Igor Pimentel, Maycon Barcelos, Evandro Radaelli, Douglas Prando durante jogo da Copa do Mundo em Belo Horizonte.

O craque-mirim Brenno de Araújo no clima da Copa do Mundo.

A paratleta Heloisa e seu marido Reginaldo ao lado do jogador do Flamengo Leonardo Moura.

O empresário Betinho Sartório recebeu na sua fábrica na semana passada a visita dos secretários Everaldo Colodetti (Desenvolvimento Econômico), Jolhiomar Massariol (Serviços) e Bruno Negris (Finanças). Foi um momento de muita descontração, inclusive com almoço.

Selson e Nilceia, Klaus e Rose e Romar e Edilene durante encontro de casais na Churrascaria Serra Grande, em Laranjeiras.

Momento de descontração na residência dos Scardini, no dia do jogo do Brasil x Camarões: Eci (Gerereu), Ivony e os filhos Yuri e Menala receberam os convidados Pedro Tozetti (de chapéu) e Oswaldino Marinho, que foi surpreendido com bolo e velas, pela passagem de seu aniversário.

A coordenadora pedagógica do Linus Pauling, Ana Marta, comemorando junto aos alunos a grande quantidade de alimentos arrecadados durante a gincana estudantil promovida pela escola.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.