Leia a edição 1.108 desta sexta-feira (14) na íntegra

Page 1

Câmara derruba orçamento da Prefeitura [5]

Foto: Fábio Barcelos

Secretária prevê ano mais tranquilo para a administração

[3]

Jardim Tropical pena com unidade de Saúde [17]

Super vovós e vovôs mandam no esporte e corridas [6]

tEmpo novo

Turistas lotam hotéis e casas de veraneio

Foto: Fábio Barcelos

seRRa (es) | 16 a 23 de JaneiRo de 2015 | nº 1.108 - ano XXXi | Fundado em dezemBRo de 1984

[14]

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Gabriel, o lutador: na raça para retornar ao MMA [18] Foto: Fábio Barcelos

Tem japonesas no samba da Tradição Serrana [11]

Festança em Nova Almeida com o pagodeiro Thiaguinho [10]

Viveiro oferece gratuitamente mudas de árvores [15]


P2 | TN | SERRA (ES),16 a 23 de de janeiro de 2015 | opinião

O nó da gravata

Mestre álvaro

jornalistacnascimento@gmail.com

Câmara x Prefeitura

Sob o argumento de infringência nos artigos do Regimento Interno da Câmara da Serra, a presidente Neidia Maura Pimentel fez a publicação no Diário Oficial de uma portaria anulando a sessão do dia 31/12, quando foi votado o orçamento preparado pela Prefeitura e o repasse orçamentário para o Legislativo municipal. Na prática, isso significa que o orçamento terá que ser votado novamente e os vereadores voltarão ao trabalho após 15 dias de recesso. A Lei Orgânica da Serra disciplina que se não foi votada a peça orçamentária do município, não existe fundamento para o recesso.

Novo espaço e tempo de PH Esses quinze primeiros dias de governo já foram suficientes para Paulo Hartung (PMDB) perceber que este mandato será bem diferente dos seus dois primeiros. Doze anos atrás, quando assumiu o governo pela primeira vez, Hartung pegou um Estado tido como ‘terra arrasada’, mas em um período onde a população cobrava menos, a natureza era mais gentil e chovia mais. Período em que havia menos veículos nas ruas e avenidas, e o risco no trânsito era menor. Quando andar de Transcol era mais seguro. Hartung chegou dia 1º e já pipocaram dezenas de problemas. Um dos mais graves é a falta de água em Guarapari, município administrado por um aliado seu, que já deixou claro que ‘não quer farofeiro’ na cidade durante o verão. A situação de abastecimento de água pela Cesan é tão caótica no balneário mais famoso do Estado, que centenas de residências ficam até 15 dias sem uma gota de água. Isso vem ditando o sono da Cesan. Ainda bem que a Companhia Siderurgica de Ubu – CSU, pilotada pela

Vale, em Anchieta, não foi viabilizada, apesar dos esforços do governo Hartung na época. A siderúrgica captaria água do Rio Beneventes e a situação seria ainda mais dramática. O que o novo governo Hartung já percebeu é que o povo hoje vai para as ruas por qualquer insatisfação coletiva. Como vem sendo constatado em Vila Velha, onde crianças têm sido atropeladas e mortas na Rodovia do Sol - que apesar de ser administrada pela concessionária Rodosol falta sinalização, iluminação e segurança suficientes para os pedestres. O ônus político dessa precariedade vai para a conta do governo. As autoridades já perceberam, andar de Transcol está se tornando um risco. Em cinco dias três ônibus foram parados, abordados por bandidos atirando contra outros supostos bandidos. De quebra, atingindo outras pessoas. Essa é uma tendência assustadora, que coloca cara a cara bandidos e pessoas de bem, separadas centímetros de distância do bico de revólveres e de pistolas.

O que o novo governo Hartung já percebeu é que o povo hoje vai para as ruas por qualquer insatisfação coletiva.

Nova cara e poder do povo A comunicação de hoje é muito mais rápida do que a de quatro anos atrás. As pessoas dispõem de muitas alternativas; uma pequena frase e o apertar de uma única tecla, um recado com qualquer conteúdo pode chegar a dezenas e centenas de pessoas. Pode ser uma mensagem evangélica, de autoajuda, e até conteúdo criminoso. As pessoas estão mais informadas e menos tolerantes. Quando não vão protestar nas as ruas, guardam dentro de si as insatisfações e no momento do voto trocam aquele governante com o qual não estão satisfeitos por outro. O ex-prefeito Sérgio Vidigal (PDT) perdeu a eleição para Audifax há dois

tempo novo www.portaltemponovo.com.br Edição finalizada em 15 de janeiro de 2015, às 17h30

anos porque não atendeu às expectativas da população. Vidigal andava nas ruas; o povo o abraçava, beijava, cumprimentava, sorria e o respeitava, mas nas urnas, sem estardalhaço mostrou a sua insatisfação. O ex-governador Renato Casagrande (PSB) ficou quatro anos no poder e foi trocado por Paulo Hartung. Se o grau de satisfação para com ele fosse maior, certamente teria sido reeleito. Foi um governadorpopularedefácilacesso,masoseu governo não agradou o suficiente. No plano nacional, a guerra suja para garantir a reeleição de Dilma Roussef (PT). Golpes baixos, nunca vistos no país e a um alto custo para a população. É uma

daquelas vitórias que não se comemora. São exemplos de que parece que o governante está bem e não está; que as pesquisas mostram um bom percentual, mas que não o suficiente para garantir uma nova vitória. O povo quer respostas rápidas; quer obras; quer bons serviços públicos; quer se sentir seguro de fato. O povo não quer saber se o país, estado ou município está em crise, se falta dinheiro, isso não é problema dele. O povo não pediu a ninguém para se candidatar; quem se candidatou foi por conta própria. O povo não tem a obrigação de ser complacente, tem é o direito de cobrar e, se for o caso, trocar o seu governante.

Na mira do delegado

Em entrevista a uma emissora de rádio do Estado, o diretor geral do Detran, Fabiano Contarato, afirmou que vai verificar entre os 43 mil nomes divulgados pelo órgão com Carteiras de Habilitação suspensas ou cassadas aqueles que ocupam cargos comissionados no órgão. A ordem é exonerar os infratores comissionados do Detran.

assumiu interinamente a prefeitura da cidade, com o afastamento do prefeito Audifax Barcelos (PSB). A Câmara de Vereadores segue sua agenda sob o pulso firme da presidenta Neidia Maura (SD). Enquanto isso, o Fórum do município tem como diretora geral a juíza Telmelita Guimarães.

Foto na parede

Por falar em Neidia Maura, a presidente da Câmara de Vereadores postou mensagem em uma rede social na qual comemorava a afixação da sua foto na galeria dos presidentes da Casa. “Muito feliz!!! Hoje entrei na galeria dos presidentes da Câmara da Serra, como única mulher, pelas mãos de Deus!! Obrigado meu Pai!!”, disse a parlamentar.

Adir de volta Caneta sem tinta

Tem secretário do Governo de Paulo Hartung (PMDB) reclamando que tem nas mãos a caneta da pasta, porém sem tinta. Com 15 dias de administração, há queixa de não haver poder para deliberar sobre questões ligadas às respectivas secretarias.

Poderosas

A semana foi produtiva para as mulheres da Serra. A vice -prefeita Lourência Riani (PT)

Quem está voltando para a Câmara é o ex-vereador Adir Paiva, que já atuou como presidente da Casa entre os anos de 2005 e 2006. Ele foi convocado para a função comissionada de exercer o cargo de Agente desde dia 08/01/2015.

Gabinetes

Deputados se reuniram na última segunda-feira (12) para deliberar sobre a escolha dos gabinetes que utilizarão na próxima legislatura. Deputados reeleitos permanecem na mesma sala. Já os 16 novatos ocuparão as salas daqueles que não se reelegeram. Foi realizado um sorteio sobre os gabinetes disponíveis.

Rede insana

Boatos na internet. Na manhã desta quarta-feira (14) circularam boatos de que o prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia (PP), teria sofrido um atentado a balas. A informação não foi confirmada pela Polícia Militar.

jornal tempo novo ltda me | cnpj: 01.543.441/0001-00 | insc. estadual: isento | insc. municipal: 017.199-0 | Registro nº 200.707.86.283 na Junta Comercial do Estado do Espírito Santo, em 25 de setembro de 2007.| endereço: Rua Euclides da Cunha, 394 - Sl. 104 - P. R. Laranjeiras, Serra - ES. CEP 29165-310 | Telefone: 27- 3082-0242 | email: jornaltemponovo@gmail.com | DIRETOR GERAL: Eci Scardini | Editor-Chefe: Bruno Lyra brunolyra.jtn@gmail.com | Editor adjunto: Conceição Nascimento e Ana Paula Bonelli | diretor de marketing: Yuri Scardini | GERENTE COMERCIAL: Karla Alvarenga | diretor de conteúdo: Fabrício Ribeiro | Impressão: Gráfica Metro | Tiragem: 8000 exemplares

empresa filiada ao


| SERRA (ES),16 a 23 de de janeiro de 2015 | TN | P3

entrevista |

marinelly magalhães | Secretária de Planejamento Estratégico da Serra desde o início da gestão Audifax Barcelos

“O ano será mais confortável e com uma certa normalidade” Foto: Bruno Lyra

bruno lyra

O

custeio da máquina pública, novos investimentos em obras e aumento para servidores, entre outros, são planos da administração municipal para 2015. A secretária de Planejamento da Serra, Marinely Magalhães, revela onde o município vai investir neste terceiro ano da gestão Audifax Barcelos (PSB) após o arrocho em 2013 e 2014.

Se o aumento vier, será em qual mês? Maio é o mês de referência. Se até lá a receita se comportar conforme a previsão, aí sim será possível o reajuste. O fato do Governador Hartung ter caminhado com o maior adversário político de Audifax, o deputado federal eleito Sérgio Vidigal (PDT), poderá gerar alguma dificuldade para a Serra? Não vou falar sobre esse aspecto. O que tenho dito é que o governador vai chegar, tomar pé da situação, ver os recursos que estão disponíveis. Ainda não tem o orçamento do estado disponível. Não vou me aventurar.

[TN] O prefeito Audifax disse que os

dois primeiros anos do mandato dele foram de ajustes e contenção de gastos. Como isso se refletiu nos orçamentos municipais de 2013 e 14?

[marinely magalhães] O orça-

mento de 2013, estimado em 1,11 bilhão, recebemos da gestão anterior. Não foi nossa equipe que elaborou. A previsão de receita foi superestimada, não tratou da perda do ICMS Fundap, logo não dava para aplicar. Foi um ano onde tivemos que fazer o esforço de ajustar as despesas e enxugar contratos. Naquele ano herdamos uma dívida de curto prazo de mais R$ 100 milhões, com fornecedores batendo à nossa porta. Em 2014 o orçamento de R$ 1,15 bilhão foi feito numa base mais realista de receita, tanto que está se confirmando, embora a Fazenda ainda não tenha fechado; foi um ano de transição.

nos passou para o orçamento de 2015 é prever reajuste de servidores com base nas perdas inflacionárias. Para acontecer ou não esse reajuste para servidores, vai depender da arrecadação.

A secretária destacou que as principais obras serão a dragagem do rio Jacaraípe, a orla de Castelândia e o corredor para ônibus

dia e a retomada das obras do Hospital Materno Infantil; na habitação, programas de regularização fundiária, entrega de unidades habitacionais (o prefeito tem anunciado cerca de 2 mil até o final de 2016) e reforma das praças dos municípios.

E para 2015? Em 2015 já temos um conhecimento maior, onde fizemos investidas a fim de incrementar a arrecadação; fizemos corte nos contratos, custeios, ajustes na folha. 2015 é um ano mais confortável em que teremos uma certa normalidade. A Serra tem grande potencial arrecadatório, mas ainda não é tudo que precisamos. No orçamento do município para 2015 quanto será para investimentos? O valor global do orçamento é estimado em 1,4 bilhão. Para investimentos estão previstos R$ 368 milhões; para custeio da máquina, R$ 417 milhões; folha de pagamento, R$ 432 milhões; repasse de R$ 27 milhões para a Câmara e mais de R$ 100 milhões para o IPS (Instituto de Previdência dos Servidores).

“Reajuste para servidores vai depender da arrecadação ”

Quais são as prioridades desses investimentos de R$ 368 milhões? Esse montante é uma composição de recursos com os governos Federal, Estadual e recursos próprios. Destacaria obras de drenagem e pavimen-

tação, a conclusão da dragagem do rio Jacaraípe, a orla de Castelândia, o corredor exclusivo para ônibus e a rotatória no Dório Silva, os 13 CMEIS (Centros Municipais de Educação Infantil). Na saúde, a UPA de Castelân-

Há outros destaques? Sim. Investimentos na iluminação pública nos 12 bairros com maior vulnerabilidade social: Bairro das Laranjeiras, Feu Rosa, Vila Nova de Colares, Jardim Carapina, Planalto Serrano, Central Carapina, Jardim Tropical, Novo Horizonte, Jardim Limoeiro, Balneário de Carapebus, Nova Carapina I, Nova Carapina II. Em recente declaração, o prefeito Audifax disse esperar recursos do Estado para reforma na praça Encontro das Águas e urbanização da orla de Bicanga.... Quando você faz o orçamento, faz previsão de receber repasses de convênios. Esses projetos e tantos outros já vêm em entendimento com o governo do estado bastante avançados. E já temos a rubrica orçamentária para isto.

Não se sabe se o governo fará esses repasses;seeledecidirfazer,nósjáestamos preparados para receber e executar. Quantos servidores a Prefeitura tem? São cerca de 11 mil servidores. Desses 6,7mil são efetivos, 630 são comissionados e os demais vínculos como celetistas, cedidos e estagiários contabilizam 3, 67 mil. Como estão os gastos com a folha de pagamento em relação à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), cujo limite máximo é de 54%? Em agosto último o comprometimento estava em cerca de 49%. Ainda não temos o dado de dezembro, mas também deve ficar em torno de 49%. A LRF estabelece três limites: 54% máximo, o limite de alerta que é 49% e o prudencial que é 51%. Temos que ficar atentos com esses limites para chamar novos servidores. Nos últimos anos os servidores da Serra vêm sofrendo perdas salariais. Há previsão de aumento em 2015? Uma das diretrizes que o prefeito

A vitória de Neidia Pimentel depois de um processo eleitoral turbulento na Câmara pode criar dificuldades para a administração Audifax? O prefeito não faz nada sem a Câmara. É importante ter uma relação cordial, de aproximação. O parâmetro tem que ser as melhorias que a população da Serra precisa, esse é o limite entre qualquer disputa política. Quando a população da Serra chegará a meio milhão de habitantes? Nós trabalhamos com a projeção do IBGE, que aponta crescimento anual de mais de 3% ao ano. Isso é estimativa. Se confirmada essa tendência, chegaremos a 500 mil moradores em 2016. Se a taxa se comportar como em 2014, no final de 2015 teremos 492 mil moradores.

“ A Serra tem grande potencial arrecadatório. ”


P4 | TN | SERRA (ES), 16 a 23 de de janeiro de 2015 | política

política

Foto: Arquivo TN

Vereador derruba orçamentomunicipal

impassE.Os vereadores estão insatisfeitos com o repasse previsto para a Câmara e querem uma revisão do valor da verba

coNceiÇÃo NasciMeNTo

A

pós ser aprovado na Câmara de Vereadores em sessão realizada no último dia 31 de dezembro, o orçamento municipal 2015 voltará para a pauta do Legislativo. Por meio de decreto, a presidente da Câmara, Neidia Maura (SD) anulou a sessão que deliberou sobre a lei orçamentária da Serra para o exercício 2015. Vereadores não chegam a um acordo sobre o valor do repasse para a própria Câmara previsto na peça orçamentária para o ano atual. Enquanto o impasse não for solucionado, a ad-

ministração municipal mantém a máquina com 1/12 do orçamento 2014. Um documento elaborado pela Procuradoria da Câmara detalha que a prefeitura deve enviar nova proposta orçamentária em prazo regimental, do contrário, os vereadores têm autonomia para elaborar sua proposta orçamentária, cujo valor aprovado no dia 31 foi de 26,6 milhões. “O orçamento deve ser votado de acordo com a Lei Orgânica, já que é um dos mais importantes projetos votados na nossa instituição. Prazos são regimentais, e alguns erros foram observados na peça orçamentá-

ria que deixam claro que ele foi manipulado. A sessão foi derrubada por não respeitar os princípios legais”, disse o vereador Aldair Xavier (PTB), que preside a Comissão de Finanças e Orçamento da Casa. Procurado pela reportagem, o ex-presidente da Câmara, Guto Lorenzoni (PP) não atendeu ao celular. A Procuradoria da Câmara da Serra também foi procurada, mas não retornou ao contato. Segundo informações da assessoria do prefeito, a administração não vai se pronunciar, pois até o momento não recebeu o processo referente ao orçamento 2015, pela Câmara.

PROIBIDOS DE DIRIGIR Fotos: Arquivo TN

políticos da cidadE - Sérgio Vidigal (PDT); Sueli Vidigal (PDT); Carlos Manato (SD), Bruno Lamas (PSB) e o vereador Antônio Boy do INSS (PSB) estão com os registros da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensos por atingirem 20 pontos ou mais em números de infrações. Caso forem �lagrados dirigindo sofrerão punição administrativa com multa de R$ 957,69.

Lourência Riani é prefeita até domingo Com um ritmo acelerado de trabalho nessa semana, a prefeita em exercício, Lourência Riani (PT), visitou a redação do Jornal Tempo Novo na manhã dessa quinta-feira (15) para falar sobre sua movimentação à frente da prefeitura da Serra. A semana foi de reuniões com entidades, com o Governo do Estado, visita à instituições hospitalares, obras e outras agendas. Ela, que assumiu na sexta-feira (9), permanece no cargo até o próximo domingo (18), durante a licença médica do prefeito Audifax Barcelos (PSB). “Realizamos reuniões com entidades que atuam na Serra com projetos sociais, verificando avanços que podem ser alcançados nessa parceria. Tivemos audiência com o secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano, João Coser (PT), para discutir projetos já conveniados e cujas obras estão em execução, que são quatro, dentre elas a revitalização de Laranjeiras, e aproximadamente oito já bem encaminhadas, em análise na secretaria, além da revitalização de Carapina Grande. Coser sinalizou que teremos recursos para dar continuidade às obras”, contou.

A prefeita interina acrescentou que está dialogando na expectativa de trazer para o município um projeto habitacional via Instituto de Desenvolvimento Urbano (Idurb). “O secretario João Coser ficou de avaliar os nossos pleitos e voltar a dialogar em breve”. Foto: Thiago Albuquerque

lourÊncia discutiu a revitalização de Laranjeiras com Coser

política & atitudE odmar périclEs nascimEnto | odmarnas@gmail.com

O desafio de Audifax No retorno dos dias de folga que aproveitou para recuperar-se da pequena intervenção cirúrgica que fez, o prefeito Audifax Barcelos pisará forte no acelerador da máquina pública municipal da Serra. Seu penoso primeiro ano de governo desafiou seu instinto de sobrevivência, e no segundo, o de superação. Também respondeu aos críticos duvidosos que o comparavam com o período 2005-08, quando administrou (como dizem) em “céu de brigadeiro”. Experimentado economista, o prefeito ingressa nesta segunda metade do mandato com números e projeções na ponta dos dedos. Sabe que precisa recuperar a velocidade dos investimentos que estiveram lentos, face a dura realidade econômica e, principalmente, financeira da PMS quando assumiu. Confiante, mas cauteloso, trabalhará em consonância com seus indicativos de superação de receitas,

ajustes na máquina e controle dos gastos. E reconhece que será um ano com dificuldades para captar recursos externos. Ano de crise no governo federal e de indefinições no plano estadual. Contudo, hora mesmo de avançar. A Serra é a cidade responsável pela pulsação do Estado. A mais populosa, a que mais e melhor emprega, a mais diversificada com vetores em diversas direções, melhor logística para instalação de negócios, receptividade e bom estoque de terras e terrenos, que lhe garante linha ascendente de desenvolvimento econômico e social. Então, parafraseando o prefeito: “Vamos pra frente. É pra frente que se anda”.


política | SERRA (ES), 16 a 23 de de janeiro de 2015 | TN | P5

Câmara rescinde contrato e prepara mais cortes Ainda visando a redução orçamentária, a presidenta Neidia admite redução de cargos comissionados Anderson Soares

A

pós ter devolvido os 24 carros oficiais, a presidenta linha dura da Câmara da Serra, Neidia Maura Pimentel (SD), suspendeu o contrato com uma empresa que prestava serviços de limpeza ao Legislativo serrano. Depois da rescisão do contrato, vários funcionários, a maioria de indicação dos demais vereadores, foram demitidos. A justificativa da presidenta é que o contrato foi suspenso por interesse público. Ela informou que com a redução do orçamento se chegou ao limite de gastos e, por uma programação de gestão, havia também uma necessidade de apurar os preços de mercado para prestação desse serviço. Um princípio de manifestação

por parte dos funcionários demitidos contra a atitude da vereadora foi registrado em frente à Casa. Neidia garantiu que o serviço de limpeza da Câmara não será prejudicado. Segundo ela, uma equipe vai estudar a melhor maneira de adequar os serviços a essa nova situação. A presidente afirmou que a necessidade de outros cortes está sendo devidamente analisada. Com a redução orçamentária, e visando cumprir a lei de responsabilidade fiscal, Neidia não descartou a possibilidade de ter que reduzir também os cargos comissionados ligados aos gabinetes dos vereadores. Ela disse que ainda não sabe o número, mas se houver essa necessidade, será feita uma reunião com os colegas para discutir as planilhas e o ato.

Foto: Divuilgação leitor

manifestação. Os funcionários da empresa de limpeza que teve contrato cancelado fizeram protesto na frente da Câmara na manhã da quarta (14)

Aprovação de construções e Habite-se com nova regra No último dia (08) foi publicada a lei que altera o Código de Obras do município. O objetivo é simplificar os procedimentos relacionados a aprovações de projetos e alvarás de construção de Habite-se, bem como definições de cálculos para aplicação de multa. Com isso a expectativa é que o trâmite de análise de projetos e expedição de Habite-se seja desburocratizado. As obras devem ser analisadas considerando apenas os índices urbanísticos como afastamentos, pavimentos, vagas de garagem. Além disso, passará a ser dos autores do projeto e responsável técnico o atendimento a toda legislação necessária à aprovação. Outra lei que está sendo estudada é sobre a regularização do maior número de obras estabelecendo uma contrapartida financeira por índices urbanísticos infringidos.


P6 | TN | SERRA (ES), 16 a 23 de de janeiro de 2015 | geral

Geral

Foto: Fábio Barcelos

Gêmeos de 62 anos fazem sucesso nas corridas Também na Serra mora outro corredor que supera expectativas. Amarílio Braga, morador de Bairro de Fátima, e seu irmão gêmeo Deolindo Braga, morador de Cariacica dão show em dose dupla. Com 62 anos, eles têm inúmeros títulos na carreira, treinam quatro vezes por semana, cerca de 18 km por dia. Apesar de concorrentes, a disputa é saudável. Deolindo garante que um ajuda o outro. Na Meia Maratona de Shopping a Shopping, disputada em

Vitória no ano passado, eles conquistaram o 2º e 3º lugar. Também correram a São Silvestre de 2014 e completaram a prova em 1h15min. Sucesso por onde passam, os gêmeos corredores veem no esporte uma fonte de saúde incalculável e pretendem espalhar o bom exemplo a todos que puderem. “Não tem dia nem hora para começar. Tanto crianças como os mais velhos podem desfrutar dessa grande maravilha que é correr”, lembra Deolindo. Foto: Divulgação

Praticar esporte também é coisa para vovó e vovô Ademar e maria das Graças aproveitam a academia popular do Parque da Cidade para ficarem com a saúde tinindo

Para os mais velhos a prática esportiva é uma revolução positiva na vida ayanne karoline anderson soares

P

raticar corrida não é fácil. É necessário resistência, força muscular, desgaste físico e muita disposição. Agora, imagine tudo isso para um atleta com idade entre 60 e 70 anos. É um desafio, mas praticado com muito gosto por alguns moradores mais vividos da Serra. Esbanjando vitalidade, esses “vovôs” deixam muitos jovens para trás. Um deles é o morador de Jacaraípe Ademar Tristão Filho, de 70 anos. No currículo, todas as meias maratonas do Rio de Janeiro, todas as Voltas da Pampulha e 11 corridas de São Silvestre, inclusive a de 2014. Já correu em Nova York, Lisboa, Buenos Aires e Chile. Atualmente, é vice-presidente da Federação Capixaba de Atletismo. No esporte desde 1976, ele confessa que sua vida mudou com a prática. “É um conjunto de benefícios para o corpo e mente. Me traz bem estar, vi-

da saudável e melhor relacionamento com família e esposa”, conta. Para manter o corpo e o rendimento nas provas, ele corre cinco vezes na semana, cerca de 15 km por dia. Além disso, faz uma hora e meia de academia. “Me sinto com a responsabilidade de servir de exemplo para os mais jovens, levando motivação a quem vive ao meu redor”, diz. Disposição também não falta para a aposentada Maria das Graças Bittencourt, de 67 anos, moradora de Laranjeiras. Desafiando qualquer olhar duvidoso, ela tem orgulho de dizer que é uma ultramaratonista e das boas. Em sua modalidade, ela corre em corridas de grandes distâncias e que, geralmente, levam mais

de 24 horas para serem concluídas. Em 2014 ela ficou em terceiro lugar geral no feminino, concorrendo com várias idades, numa prova em que correu cerca de 238 km, durante 24 horas sem descanso. Também já foi campeã em provas parecidas no ano passado, onde correu distâncias em torno de 150km. A atleta garante que não há segredo e diz que a idade não é problema. “Eu comecei tarde, com 53 anos, e mudei minha vida. Meus exames são normais e minha alimentação é saudável. Nunca tive uma lesão”, afirma. Ela conta que a disciplina ajuda a manter o rendimento. “Corro com responsabilidade e respeitando meus limites”.

vida melhor “Eu comecei tarde, com 53 anos, mudei minha vida e tenho orgulho disso”. Maria das Graças Bittencourt, ultramaratonista de 67 anos

amarílio e Deolindo . A genética de gêmeos combinou também para o gosto com as corridas, nas quais, são concorrentes e parceiros

esposa mais feliz “O esporte me trouxe até um melhor relacionamento com minha esposa”. Ademar Tristão Filho, corredor de 70 anos

Como todos, idosos precisam de avaliação para prática esportiva O professor de Educação Física, Henrique Cuzzuol, diz que idosos praticarem atividade física é antes de tudo um ganho para a saúde e que exercícios como a musculação fortalecem os ossos e evitam ou estabilizam os quadros de osteoporose. Segundo o professor, quase não existem restrições do que eles po-

dem fazer. “Com o passar do tempo, a cartilagem vai se desgastando. Os exercícios servem para fortalecer as articulações”, explica. Mas é preciso que o idoso fique atento. “Como qualquer praticante, ele precisa passar por um médico para avaliar seu quadro clínico e receber orientação do tipo de atividade que pode fazer”, concluiu o professor


geral | SERRA (ES), 16 a 23 de de janeiro de 2015 | TN | P7

Dicas de cuidados com a pele durante o verão

Dentre os cuidados necessários, um é o horário de exposição ao sol, até as 10h e após as 16h clarice poltronieri Anderson Soares

A

cada verão o sol fica ainda mais intenso por conta das mudanças climáticas que têm ocorrido. Com isso, os cuidados com a pele, especialmente nesta estação, devem ser ainda maiores. A dermatologista Patrícia Gaspar reforça essa informação e dá dicas de como curtir as férias com saúde. “O verão está cada vez mais quente e com o acesso às informações, não há desculpa para não se cuidar neste período. É preciso ter responsabilidade na hora de aproveitar as férias”, reforça Patrícia. Dentre os cuidados necessários, um dos principais é o horário de exposição ao sol, que é até as 10h e após as 16h. “Vejo muitos pais chegarem tarde na praia com os filhos. É preciso também ter bom senso e se lembrar

de que estamos em horário de verão e que a exposição ao sol depende também de sua intensidade”, lembra. A médica relembra outros cuidados importantes para proteger sua pele: o uso de protetor solar com FPS acima de 30, que deve ser reaplicado de hora em hora, caso haja suor intenso, e a cada retorno do mar ou piscina; o de chapéus e bonés, óculos de sol, sombrinhas e roupas leves, de preferência de algodão. Outra opção são as roupas confeccionadas com o tecido UV-line, que estão na moda e filtram os raios UVs. Mas mesmo com seu uso, não se deve dispensar o protetor.

Foto: Fábio Barcelos

micoses e alergias Neste período, é comum ainda o aparecimento de micoses e alergias. Para evitar esses problemas, é preciso também atenção. Não se deve usar perfumes e ir à praia, nem tocar em limões ou frutas cítricas, pois isso pode causar coceiras ou manchas. “É preciso ainda estar atento à balneabilidade de praias, rios ou lagoas, e só frequentar piscinas onde haja exigência de laudo dermatológico, além de não pisar descalço nas poças de água parada. Nas praias, nunca sentar diretamente na areia ou nos bancos, sempre usar uma canga ou toalha. Por fim, principalmente as mulheres, usar roupas íntimas de algodão e soltas, nada apertado. E não ficar muito tempo com a roupa molhada”, concluiu a dermatologista.

mais calor

na praia de manguinhos. Por conta da exposição ao sol, Patricia Freitas utiliza o filtro solar na filha Izabela várias vezes, conforme a criança entra na água

Nos últimos dias o céu claro e o sol forte predominaram em praticamente todo o Estado. No Sul, houve registro de máxima de até 39°. Na Serra o calor intenso levou as pessoas para as praias e a diversão foi garantida. Os termômetros chegaram a registrar máxima de 32°, nessa quinta-feira (15). Segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a previsão para os próximos dias é de céu com poucas nuvens e não deve chover.


P8 | TN | SERRA (ES), 16 a 23 de de janeiro de 2015 | geRal Foto: Fábio Barcelos

olhar fEminino ohana nEry | ohana@ohananery.com

Lições da natureza

Demolição provoca revoltademoradores laranjEiras ii.Para muitos moradores a presença do trailer e de ambulantes ajuda a inibir a criminalidade na região

clarice PolTroNieri

A

anunciada demolição de um trailer que funciona há quase 20 anos revolta moradores de Laranjeiras II. A população não quer a demolição do trailer pela Prefeitura, que está tirando ambulantes das calçadas. Segundo Ivani da Silva, proprietária do trailer há 14 anos, ela sempre trabalhou regularizada, mas há cerca de 4 anos procura a Prefeitura para renovar sua licença e não consegue atendimento. “Desde outubro passado eles têm notificado sobre a retirada do trailer por causa do projeto Calçada Limpa. Recorri à justiça no dia 3

de dezembro e consegui adiar o desmonte até hoje (15), enquanto o processo é julgado. Mas por causa do recesso, ainda não consegui a liminar”, conta Ivanir. Ela acrescenta que outros ambulantes foram retirados. “Ontem (15) pela manhã os fiscais chegaram e sem nenhuma ordem judicial me deram um prazo até o final da tarde para sair”, contou. Outra ambulante que tem um carrinho de churrasco, Eliete Delfino, também foi notificada. A moradora da região, Rosana Batista, é da mesma opinião: “Todo mundo é contra a retirada do trailer, pois como tem sempre movimento,

ele ajuda a evitar assaltos. Ontem (15), mesmo com o movimento, uma moça foi assaltada no ponto de ônibus quando chegava”, relata. “Nossa responsabilidade é dentro do condomínio, mas recebemos muitas reclamações de moradores pois a calçada é feita de banheiro, e creio que eles possam ter procurado a prefeitura e incentivado a ação a acontecer logo. Isso também ocorreu na Avenida Belo Horizonte”, conta Kezia Amorim, da administração do condomínio Copilares que fica em frente ao local. Até o fechamento desta edição a fiscalização não havia voltado ao local. A assessoria da prefeitura foi procurada, mas não retornou ao contato.

Sempre fico pensando sobre como os antigos adquiriram a sua sabedoria. Eles não tinham acesso à internet, nem aviões para fazer viagens rápidas. Tudo o que eles tinham era o céu limpo para observar, sem prédios e poluição, e bastante respeito pela natureza dedicando grande parte do tempo a observar. Hoje a sabedoria ainda é a mesma, basta um pouco de simplicidade para observar algumas lições da natureza. A primeira é a disciplina. O sol nasce todas as manhãs e se põe todas as noites. Até o céu tem horários, então quem somos nós para dispensar a disciplina? Há também a lição da colheita: para mudar os frutos, é ne-

cessário mudar a semente que você plantou. Toda mudança se inicia de dentro para fora. A terceira grande lição é a bondade: a natureza beneficia a todos. Uma árvore não vai questionar o passado de quem colhe os seus frutos, muito menos um rio irá negar a sua água para quem tem sede. Há uma quarta lição que é a da produção. Não existe inutilidade ou preguiça na natureza. Simplesmente não existe essa opção. Até mesmo enquanto descansa a natureza está trabalhando, respeitando seus ciclos com paciência, mas sempre constante. E finalmente, a lição da beleza. O autor canadense T. Harv Eker disse: Se um carvalho tivesse a mente de um ser humano só cresceria 30 cm, porque suas dúvidas, medo e inseguranças não o deixariam crescer mais. Uma árvore não questiona se merece ser bela, colorida, alta; ela simplesmente cresce e produz. Não existe preocupação com a opinião alheia na natureza, não existe medo, existe apenas o instinto de crescer com beleza e servir. Mas tudo isso porque a natureza aceita com dignidade o tempo necessário para as mudanças. Uma árvore pode ser pequena hoje, mas seu destino é grandioso. Você como ser humano faz parte das mesmas leis da natureza. A diferença é que a natureza sempre irá cumprir seu destino, mas o ser humano é o único que tem a opção de desistir. Mas há esperança: podemos recomeçar.

COMUNICADO “GIRO AUTO POSTO LTDA” torna público que obteve da SEMMA, através do processo n°67438/2014, as Licenças: LMP Nº 039/2014 e LMI nº 036/2014, para atividade Posto Revendedor de Combustível, localizado Av. Paulo Pereira Gomes, s/n, Morada de Laranjeiras- Serra - ES.


| SERRA (ES), 16 a 23 de de janeiro de 2015 | TN | P9


P10 | TN | SERRA (ES),16 a 23 de de janeiro de 2015 | cultura e lazer

Cultura e Lazer Festança em Nova Almeida tem até o cantor Thiaguinho Foto: Divulgação

Na agenda da Festa de São Sebastião e São Benedito shows musicais, missas, congo e puxada e fincada do mastro. Na terça-feira (20) a estrela é o Thiaguinho, do extinto Exaltasamba clarice poltronieri

N

este domingo a comunidade de Nova Almeida estará em festa. É que o balneário rende homenagens ao seu padroeiro São Sebastião com direito a fincada e puxada do mastro, missas e shows musicais, incluindo o astro do pagode Thiaguinho que estará no local no dia 20. São Benedito, protetor da Serra também pega carona nos festejos. As comemorações para os santos começam no domingo (18) às 19h30 com missa na Igreja dos Reis Magos.

Em seguida, há shows com a banda Santero, às 21h, que toca sucessos dos anos 80 e 90, e a banda Cheiro da Cor, local, que sobe ao palco às 22h30 para mostrar a energia de seu axé. Na segunda-feira (19), o agito ficará por conta de Leley do Cavaco às 21h, que agitará com muito samba e pagode, e da banda capixaba Casaca, às 22h30, que mistura rock com congo e estourou no Brasil com canções como “Sereia”, “Anjo Samile” e “Garças de Jacarenema”. Já na terça-feira (20), a programação religiosa trará missa na igreja às 8h. O

cortejo das bandas de congo pelas ruas do bairro começará às 18h, seguindo até a Igreja dos Reis Magos onde culmina com o encontro das bandas. Em seguida haverá show com o grupo Sem Limites, às 20h30, com muito pagode, seguido da fincada do mastro com show pirotécnico. Para encerrar com chave de ouro, às 22h, o pagodeiro Thiaguinho, vocalista do extinto Exaltasamba, sobe ao palco para alegria do público. Ele cantará sucessos de sua carreira como “Ainda bem”, “Caraca muleke” e “Será que é amor”.

pagodeiro. Thiaguinho estará no balneário na terça-feira fechando os festejos

Agenda da semana Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Adega Tira Teima. Na delicatessen que fica na rua Euclides da Cunha tem sertanejo universitário com a dupla Wendell e Eric na sexta-feira (16) e country com a cantora Tatyana Arantes, no sábado (17).

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Mercearia. No bar que fica na rua Carlos Gomes, o som rola com Marcos CP e Brothers na sexta-feira (16). No repertório MPB, reggae, forró e canções próprias da banda. Já no sábado (17) é a vez da voz marcante de Viviane Miranda cantar no local.

Usina Club. A boate que fica em Laranjeiras promove música sertaneja na sexta-feira (16) com Rômulo Arantes e Dj George Santos nos intervalos. Já no sábado (17), é a vez de Alan Venturin e Dj George Santos nos intervalos. O som rola a partir das 22h. Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Exposição de quadros. Até o dia 30 deste mês a Igreja dos Reis Magos está recebendo a exposição da artista plástica Simonia Boldrini. No total, 13 quadros abstratos estão expostos no local que fica em Nova Almeida. A visitação acontece todos os dias durante o verão, das 9 às 19 horas.

Bar do Nico. Em Morada de Laranjeiras, a agenda do local na sexta (16) é com a dupla Milena Moreira (foto) e Marcelo Viola. No sábado (17) é a vez de Wendell e Eric. Na filial de Jacaraípe, anexo ao Inter Hotel, tem música ao vivo com a banda Galaxy na sexta-feira e Marcos CP e Brothers, no sábado.

Ponto de Equilíbrio e Mato Seco. As duas bandas estarão nesta sexta-feira (16) no IlhaShows, em Vitória com a turnê “Bob Marley 70 anos”. Além deles, os DJ’s Mr. Dedus, Bombril e Mark Dias completam o time de atrações da noite. Quem traz as feras para o Estado são os serranos das Prospecta Produções. Os ingressos estão à venda no Bicho Guloso, Zepellin, Lojas Bahamas e site da Blueticket.


Tem japonesas no samba da Tradição Serrana

Na avenida, Kokomayzaque e Sayuri Kame vêm direto do Japão para participar do carnaval da escola de samba do município.

Foto: Divulgação

ana paula bonelli

O

carnaval da Serra vai entrar na avenida do Sambão do Povo, em Vitória, cheio de novidades. E elas vêm direto da Ásia, mais precisamente do Japão, para sambar com a Tradição Serrana. Além disso, doze passistas da escola de samba carioca São Clemente também marcarão presença. Uma das orientais é Koko Mayazaki, que irá reinar à frente da bateria da Tradição. Já Sayuri Kame será uma das porta-bandeiras. Ela desfila ao lado de Eduardo Belo, responsável pela introdução das japonesas no mundo do samba. As japonesas vêm ao estado exclusivamente para participar do carnaval capixaba. Daqui seguem para o Rio de Janeiro, onde vão desfilar pela São Clemente. Em Tókio, Koko e Sayuri defendem a escola de samba Bárbaros, que tem como seu embaixador o brasileiro Eduardo Belo. A Tradição Serrana desfila pelo Grupo Especial B no dia 6 de fevereiro (sexta-feira) com enredo “Entra no ar e na avenida: a rádio Tradição em sintonia com os radialistas e o povão”. A letra é de Anilson Ferreira. A agremiação serrana será a última escola a entrar na avenida. Antes dela, desfilam Pega no Samba, Imperatriz do Forte, São Torquato e Barreiros.

Vai encarar? Quem quiser desfilar com a Tradição, as fantasias já estão prontas e à venda. O valor varia de R$ 100 a 200. O telefone é o 99839-6704.

Verão e agitos pocam nas praias da cidade O verão está bombando e as praias da Serra estão lotadas, principalmente nos finais de semana. Além de curtir um banho refrescante, quem escolher os balneários de Jacaraípe e Manguinhos terá uma diversão a mais: shows musicais à noite e diversas atrações durante o dia para ‘pocar’ a estação, na melhor gíria capixaba. Em Jacaraípe, na Praça Encontro das Águas, todas as sextas e sábados haverá aulas de zumba, às 18 horas. Nesta sexta (16), após as aulas de zumba, por volta das 20h, tem show com o cantor sertanejo Breno Nogueira. Logo depois se apresenta a dupla Donato e Eduardo. Já a banda Black Sete é a atração do sábado (17) no mesmo horário. No mesmo dia toca a dupla sertaneja Lucas e Tiago. Ainda em Jacaraípe no sábado (17) será realizado o Circuito de Verão Serra. Das 8 às 17 horas será

montada uma tenda na areia da praia com diversas atrações. Entre as atividades previstas estão relojão, circuito de corrida, vôlei com tecido, basquete de areia, corrida do saco, xadrez, judô, entre outras. Manguinhos Já na bucólica vila de pescadores de Manguinhos a programação acontece no sábado (17) na principal praça do balneário. Às 18h, tem show “Afroguitar” com a banda Café com Leite, cuja apresentação faz parte do projeto Circulação Cultural do governo do Estado. Por volta das 20h tem show de MPB com Jotas. Logo depois, tem rock and roll com a banda Máquina do Tempo. Na sexta-feira a batucada de Manguinhos dá o tom da festa no balneário. O batuque rola a partir das 21h. Foto: Divulgação

black sete. A banda é uma das atrações de do sábado (17) em Jacaraípe

Sayury e koko s ão as beldades da terra do sol nascente no Sambão do Povo

Para esquentar os tamborins, toda segunda-feira a escola está ensaiando em Carapina, no espaço da Churrascaria Usina Nove, às 20h. É só chegar e sambar, a entrada é gratuita. Já neste sábado (17) os serranos estarão no Botequim do Ferreira, às 10h. Na segunda-feira, dia 19, às 19h, acontece o ensaio técnico do grêmio recreativo no Sambão do Povo, em Vitória.

rosas na fita a escola de Serra Dourada III, a Rosas de Ouro, desfila na quinta (05) pelo grupo de Acesso. Será a segunda a entrar na avenida com o enredo “Do quilombo da Rosas de Ouro, africanidade no Sambão do Povo”. Ao contrário de rumores que rondam os bastidores, diretores da agremiação garantem que entraram na avenida. Pelo acesso, desfilam ainda Andaraí, Chegou o que Faltava e Chega Mais.

Blocos

Já é carnaval nos bairros com ensaios Os tambores estão rufando, as cuícas estão gemendo e a bateria dos blocos já sinalizam que o Carnaval está chegando. Em Laranjeiras, a bateria da Mocidade Unidade Laranjeiras (MUL)

cultura e lazer | SERRA (ES), 16 a 23 de de janeiro de 2015 | TN | P11

ensaia todas as quartas e sextasfeiras, na praça Miguel Ângelo, às 19h. Já em Jacaraípe, é o bloco Ratazanas que dá o tom do samba. Por lá, os ritmistas se reúnem todos os sá-

bados, no Primos Bar, às 20h. Já o bloco Pega no Badalo ensaia todas as segundas no espaço da Churrascaria Usina Nove, às 20h, em Carapina, mesmo local onde a Tradição Serrana ensaia.

Congo e puxada do mastro em Manguinhos Os festejos em homenagem a São Benedito também acontecem em Manguinhos neste fim de semana e terá com muito congo. Os cortejos foram antecipados para os dias 17 e 18 (sábado e domingo), pois o dia do santo cai na terça-feira (20). No sábado (17), às 19h30, haverá missa na Igreja de Sant’Anna. Às 21h, segue a puxada do mastro no barco com as bandas de congo Jovens de Manguinhos e a banda de congo mirim de Manguinhos. Já no domingo (18), a missa será às 18h30, seguida da procissão que culmina com a fincada do mastro de São

Benedito, às 20h. Neste dia participam a banda de congo Jovens de Manguinhos e a banda de congo São Benedito, de Campinho da Serra II. Em ItaÚnas e Fundão Também neste fim de semana, sábado e domingo (17 e 18) a banda de congo folclórico São Benedito participa da Festa de São Sebastião, em Itaúnas. No domingo (18) é a vez de Fundão receber as bandas de congo Santo Expedito, São Benedito de Santiago da Serra e banda de congo Konschaça.

COMUNICADO SEBASTIÃO DALTO ZUCCHI torna público que requereu à SEMMA as Licenças Prévia e de Instalação (LMP e LMI) sob proc. nº 92485/2014 para a atividade de “Condomínios residenciais, comerciais ou mistos”, situado na Rua Kaffa Saad, nº 944, Distrito de Nova Almeida, Bairro Costa Dourada, Serra-ES.


P12 | TN | SERRA (ES),16 a 23 de de janeiro de 2015 | cultuRa e lazeR

cidade ativa

FáBio BaRcelos

jornaltemponovo@gmail.com

Foto: Nenem Monteiro

Verão é alegria!

A estação mais esperada do ano está atraindo turistas e muitas pessoas da região para as praias, clubes e lagoas da Serra. As pousadas, hotéis, restaurantes, clubes e locais de entretenimento comemoram os lucros. Carapebus, Bicanga, Manguinhos, Jacaraípe e Nova Almeida estão muito frequentadas pelo público que busca nossas belezas naturais e nossos pratos típicos, em especial a Moqueca Capixaba! Outra excelente opção de lazer é o agroturismo da Serra.

maria luiza, Guilherme, André, Karla, Erica, Bruno e Lorena curtindo a mil o verão capixaba

a modElo daianE alvEs é mais uma descoberta da Tom Paparazzy Produções.

Rei Momo

vitor silvarEs, Betinho Sartório e Silas Maza em recente solenidade na Câmara da Serra

Feliz aniversário

Para o modelo Igor Costalonga que vem fazendo sucesso nas passarelas da Europa. Ele completa dezenove anos neste sábado (17). Sucesso para o serrano!

visita ao tn. O diretor do jornal Tempo Novo, Yuri Scardini, recebendo a prefeita em exercício. a petista Lourência Riani.

Jojó Borges

thiaGo araújo comemorando mais ano de vida com sua esposa Fernanda Canesso e seu filho Heitor. Felicidades a família!

Na próxima sexta (23) o músico de Nova Almeida Jojó Borges fará show às 14h no palco do Circuito Verão em Praia Grande. Na sequência, comemora seu aniversário com os amigos no Sítio Paraíso, em Nova Almeida. Parabéns!

Até sexta-feira que vem – dia 23 - estão abertas as inscrições para os candidatos aos postos de Rei Momo, Rainha e Princesas do Carnaval da Serra. Os interessados devem procurar o Departamento de Cultura, localizado no 3º andar da sede da Prefeitura da Serra, que fica na Rua Maestro Antônio Cícero, 111, em Caçaroca, de segunda a sexta-feira, das 9 às 18h. as amiGas Aryane e Ana Paula curtindo uma praia em Jacaraípe


Obra parada entre Eldorado e Nova Carapina Foto: Fábio Barcelos

clarice poltronieri

geral | SERRA (ES), 16 a 23 de de janeiro de 2015 | TN | P13

Abrigo de ônibus cai na praia da Baleia

Lixo, entulho e até um abrigo de ônibus que desabou e ficou abandonado. Não houve informações de vitimas ou feridos. Essa era a situação de Jacaraípe, na região conhecida como Praia da Baleia na manhã dessa terça-feira (13). A Prefeitura da Serra, por meio de sua assessoria, disse que a estrutura metálica do abrigo foi retirada hoje mesmo (13). O município avalia a possibilidade de substituir o abrigo no local.

Já o serviço de limpeza foi reforçado na orla. Foram instaladas cerca de 200 novas papeleiras nas praias da cidade. Para a Praia da Baleia, o recolhimento da poda de árvores está agendado para esta quinta-feira (15). A capina será realizada nos próximos dias. E a retirada de entulho é realizada frequentemente e será feita, novamente, na próxima semana. As informações são da assessoria de comunicação. Foto: Ana Paula Bonellçi

O

s moradores de Eldorado e Nova Carapina I continuarão dando a volta para se deslocarem entre os dois bairros por tempo indeterminado. É que a obra da via ligando os bairros está parada desde julho e não há previsão de retomada da mesma. O morador Osmar Marquadt, há 20 anos na região, confirma: “Esse desejo de ligar os dois bairros existe desde que vim para cá. Há cerca de dois anos vimos finalmente a Prefeitura se mexer para realizar a obra, mas já parou e não sabemos quando voltará” Segundo o presidente da associação de moradores de Eldorado, Diego Mancini, a obra é aguardada com muita ansiedade pela população. “Nas gestões anteriores foram aprovadas duas ordens de serviço para início da obra, mas só no ano passado foi aprovada. A obra começou em maio, mas em julho parou sob a alega-

excesso de corrosão.Foi responsável pelo desabamento da estrutura metálica que foi recolhida na última terça-feira (13) pela Prefeitura presidente da associação D iego Mancini (centro) e moradores mostram o local do início da estrada que acabou virando um lixão a céu aberto

ção de umidade no terreno que precisaria de um novo estudo. Queremos uma posição da prefeitura. Já tentei várias vezes ver o projeto e conversar com o secretário de obras, mas nunca

sou recebido”, relata. A assessoria da prefeitura informou que não há previsão para retomada das obras e que projeto está passando por adequações.


P14 | TN | SERRA (ES), 16 a 23 de de janeiro de 2015 | geRal

Turistas enchem hotéis e casas de veraneio nas praias ayaNNe karoliNe

Foto: Fábio Barcelos

O

mercado de hospedagens na Serra está a todo vapor nesta estação mais quente do ano e o que não falta na cidade são belas praias. A taxa de ocupação do setor supera os 100%. A Prefeitura estima que a cidade recebe 60 mil turistas neste verão. No total, 12 empresas de hospedagem estão registradas, oferecendo cerca de 730 suítes. O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Espírito Santo (ABIH/ES) e gerente geral de hotéis da Bristol Hotels, Renato Luiz Ojeda, explica que a alta demanda começa após o Natal, tendo seu ápice no Réveillon e se estende até o Carnaval. “A grande concentração de turistas acontece no período do recesso escolar, quando os pais coincidem suas férias com a dos filhos”, explica Ojeda, acrescentando que o fluxo de hóspedes a serviço de empresas é reduzido nesse período. Nos hotéis e pousadas a média de permanência, segundo a ABIH-ES, é de três a cinco dias. Porém, o maior tem-

NÚMEROS DO VERÃO De r$ 300 A r$ 1000 é o valor de aluguel de casas

60 mil TurisTAs

passam pela cidade durante verão

12 emPresAs tem registro no ramo de hospedagem Fonte: PMS/ABIH-ES/CRECI-ES

amar é o Bicho ana paula BonElli | jornaltemponovo@gmail.com

Feira de adoção

Neste sábado (17), das 10 às 20h, tem feira de adoção de gatos e cachorros na Petshop Mon Petit Ami, no subsolo do Shopping Vitória. A feira será realizada pela ong Amizade é um Luxo e todos os animais disponíveis para adoção serão entregues vacinados. No local, haverá uma cesta para quem quiser doar ração, medicamentos veterinários e patês. Tudo que for arrecadado será doado para animais resgatados. e ser feliz. É muito meiga, tranquila e carinhosa. Se acostuma fácil em apartamento. Ela está em Porto Canoa e a castração a baixo custo é garantida. Contato via Facebook com Fanny Matos.

Vai viajar no Carnaval? Vitória para adoção

Esta linda cachorra se chama Vitória (foto) e está a procura de um lar cheio de amor. Ela é de porte grande, castrada, vacinada e vermifugada. Extremamente dócil, sociável com outros animais, carinhosa e tranquila. Contato no email patascarentes@gmail. com. o casal dE turistas minEiros Wagner Rodrigues e Renata dos Santos curte o verão na sacada do Inter Hotel, na orla de Jacaraípe

po de permanência é em casas alugadas para temporada ou residências particulares. Na Serra, as opções estão concentradas, em sua maior parte, nos balneários, como Manguinhos, Jacaraípe, Carapebus e Nova Almeida. O aluguel nessas regiões varia de acordo com o perfil do imóvel. Segundo o gerente comercial Alfredo Odilon, que trabalha no ramo de imobiliária na Serra, a diária varia entre R$ 300 e R$ 1.000. “O que faz o preço variar muito é o número de quartos, a proximidade da praia e itens extras,

como piscina e área de churrasqueira”, cita. Para evitar surpresas é preciso estar atento ao alugar uma casa. “A dica é procurar um profissional ou imobiliária qualificada, para dar todas as garantias e cuidar de toda a preparação do imóvel antes e depois do contrato. Desta forma, ganha o proprietário e ganha o turista”, orienta o presidente do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis do Espírito Santo (Creci-ES), Aurélio Capua Dallapicula.

Uma boa dica é deixar seu bichinho de estimação num pet hotel. Na Serra, tem duas opções, o Hotelzinho Love Pet, que fica em Jacaraípe, da empresária Fernanda Tinelli e o Pet Hotel Pés e Patas, que fica em Laranjeiras, da veterinária Thatiana Marques. Ambos estão com vagas em aberto para o Carnaval. Os telefones são 9 9255-8080 (Love Pet) e 3066-7547 (Pés e Patas). As exigências são as mesmas: os animais devem estar vacinados.

Resgate na Serra-sede

Um cãozinho que circula pelas ruas da Serra-sede está sofrendo muito. Ele está com o corpo coberto de sarna e precisando urgente de tratamento. Ele fica próximo à igreja Católica. Será que alguém tem um espacinho para ele?

Pretinha para adoção

Pretinha (foto) é uma cachorrinha de porte pequeno/médio e está procurando um lar para morar

Material Escolar Novo Vale Cultura

Papelaria e Livraria


meio ambiente | SERRA (ES), 16 a 23 de de janeiro de 2015

Meio Ambiente

Foto: Fábio barcelos

| TN | P15

Viveiro oferece mudas gratuitas para plantio O espaço produz mudas nativas, ornamentais e integra o Parque Botânico, na Sede, que deve receber um investimento de R$ 250 mil Clarice Poltronieri

Proibição da pesca vai afetar culinária capixaba

peixaria em jacaraípe. A partir de 17 de junho peixes frescos como cação e o badejo não poderão ser comercializados

Na lista de espécies proibidas estão peixes como o cação, garopa e o badejo e ainda arraias, guaiamuns e caranguejos ana paula bonelli

F

azer a tradicional moqueca vai ficar mais complicado. É que a partir do dia 17 de junho deste ano, mais de quatrocentas espécies de peixes terão a comercialização, a pesca, a captura, o transporte e o armazenamento proibidos. A lista contém peixes muito apreciados pela culinária capixaba, como o cação, tubarões, arraias, badejo, côngrio, lambari, bagre, pargo, mero e garopa. Outras espécies também entram na lista de proibição: guaiamum, caranguejo de rio, caranguejo amarelo e ouriço. Todos eles correm o risco de serem extintos da fauna brasileira. A medida

foi publicada pelo Ministério do Meio Ambiente e regulamentada pela portaria 445 de 17 de dezembro de 2014. A decisão gerou protestos em diversos Estados brasileiros, o que levou o Ministério do Meio Ambiente a criar um grupo de trabalho para eventualmente atualizações na lista a partir dos dados de monitoramento das espécies. Quem não obedecer à portaria estará cometendo crime ambiental e, sendo assim, ficará sujeito às penalidades previstas na lei. Para não perder a tradição O capixaba tem o peixe como principal ingrediente de alguns pratos, especialmente da moqueca. Alguns

cheffs de cozinha já pensam nas alternativas para substituir o cação e o badejo. Filho de pescador e apreciador das iguarias vindas do mar, Denilton Xavier, morador de Jacaraípe, dá a dica. “Na falta do cação, da garopa e do badejo, tem diversos peixes que podem substituí-los. A pescada, o dentão, o papa terra, o robalo e o dourado são muito saborosos e podem entrar na receita da moqueca sem que ela perca o sabor. Tem ainda a cioba grande, pouco conhecida, mas que pode cair no gosto popular. Confira a relação completa no Portal Tempo Novo (www.portaltemponovo.com.br).

Falta d´água afeta gado na área rural O sol forte e o calor intenso dos últimos dias tem castigado a cidade, inclusive a área rural. Um problema tem sido a disponibilidade de água para o gado. Com o aumento da temperatura e a falta de chuva, os reservatórios de água secam e a produção de leite e seus derivados

sofrem prejuízos. Muitos produtores rurais já sofrem com a situação. Numa tentativa de tentar minimizar os impactos, técnicos do município trabalham na criação de bebedouros de água para matar a sede dos bovinos. Na prática, uma retroescavadeira está sendo utilizada para cavar um

buraco onde a água fica acumulada. Conforme a assessoria da Prefeitura, o produtor rural que tiver interesse no serviço, pode preencher o formulário e agendar o atendimento na secretaria de Agricultura, Aquicultura e Pesca (Sesap), localizada na sede da Prefeitura.

Neste calor, nada melhor que sombra e água fresca. Mas nas cidades é cada vez mais difícil encontrar um lugar à sombra, especialmente se for de uma árvore. É com o intuito de ampliar as áreas revegetadas da cidade que o viveiro de mudas do Horto Municipal, localizado na Serra-sede, deve ser revitalizado nos seus trabalhos para ampliar o atendimento a moradores e comunidade, como ir até o local pegar mudas. E o melhor, gratuitamente. Criado em 1977 com o objetivo de criar mudas para atender às áreas verdes do município, neste ano o Horto estará em processo de revitalização, assim como o Parque Botânico. Segundo Felipe Ramos, biólogo e funcionário do local, apesar do pouco investimento que recebera nos últimos tempos, alguns projetos foram desenvolvidos. “Ano passado, mesmo com poucos funcionários, conseguimos desenvolver em parceria com escolas alguns projetos de educação ambiental com ajuda das crianças na criação e plantio de mudas”, conta. Segundo a secretária de Meio

Ambiente, Andreia Carvalho, serão investidos cerca de R$ 250 mil na revitalização do Horto Municipal e do conjunto do Parque Botânico, numa área total de 170 mil m². As melhorias estão previstas para o primeiro semestre deste ano. “Nosso objetivo é humanizar o local para uso tanto das comunidades do entorno quanto das demais. Vamos ampliar a produção de mudas, criar um bromeliário com espécies do Mestre Álvaro para reintroduzir nele e fazer uso desse espaço para trabalhar a educação ambiental”, diz Andreia. Além das melhorias no viveiro de mudas e no espaço do Parque Botânico, o serviço de distribuição de mudas à comunidade para arborização da cidade e recuperação da mata ciliar dos rios também será ampliado. “Hoje a população preenche um cadastro e pega as mudas gratuitamente. Ampliaremos esse serviço, mas sempre dando apoio técnico onde as mudas doadas serão adequadas ao local de plantio”, afirma Andreia. Quem quiser, pode se dirigir ao viveiro e preencher um formulário para pegar mudas gratuitas no local. O telefone do horto é 3251-5878. Foto: Fábio Barcelos

o servidor leonardo gusmão passa no viveiro para conferir as mudas

COMUNICADO SANDRO MÁRCIO CURTO ME, CNPJ n° 06.900.746/0001-38, torna público que REQUEREU da SEMMA, através do processo n° 46437/2008, Renovação da Licença Municipal de Regularização, para a atividade de lanternagem, funilaria, pintura de veículos automotivos, e comércio a varejo de peças e acessórios, situada à Rua Vinte e Um, n° 20, Jardim Bela Vista, Município de Serra - ES.


P16 | TN | SERRA (ES), 16 a 23 de de janeiro de 2015 | economia

economia

setor de logística é um dos mais dinâmicos da cidade Com cerca de cem empresas, concentradas no Civit I e II, ES010, Taquara e Carapina, o segmento deve crescer ainda mais

Foto: Fábio Barcelos

ayaNNe karoliNe

C

om uma localização estratégica, a Serra tem apontado grande abertura para o desenvolvimento do setor de logística, que atua com armazenamento e transporte de cargas. Atualmente a cidade conta com mais de uma centena de empresas do segmento e a expectativa é de seguir crescendo. A proximidade com o aeroporto de Vitória, a BR101, o Porto de Tubarão, a Rodovia do Contorno e a Estrada de Ferro Vitória-Minas potencializam o mercado. Com o anúncio de novas obras de infraestrutura, como o Contorno do Mestre Álvaro e de Jacaraípe, novas empresas do ramo devem mostrar interesse pelo município. As empresas estão distribuídas em vários bairros, com destaque para Civit I e II, ES010, Taquara e Carapina. O gerente administrativo do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística no ES (Transcares), Sérgio Amorim Motta, afirma

loGística. Setor atua num mix de transporte, armazenamento e entregas

que chegam na Serra cargas de todo o Brasil. “O município tem um grande polo e é receptível para receber empresas do ramo da logística. Em função da sua localização e constante desenvolvimento, muitos investidores continuarão apostando na cidade”. E novos investimentos no setor contribuirão para o desenvolvimento da economia. O secretário de Desenvolvimento Econômico da Serra, Everaldo Colodetti, destaca que a Prefeitura trabalha para dar condições e incentivos aos empresários que que-

rem investir, como a Lei de Incentivos Fiscais. As empresas de logística que avaliam o município para instalar suas unidades têm à disposição, além de outras áreas, o Terminal Intermodal da Serra (TIMS). O local pode receber multimodalidade de transportes, com integração entre rodovias, ferrovias, portos e aeroporto. “É uma boa oportunidade para os empreendedores deste ramo, que buscam áreas com infraestrutura completa e boa localização”, aponta Colodetti.

markEtinG & cia natalino molaEs | natal25_95@hotmail.com

Propaganda é a alma

Quem acredita que anunciar é gasto e não investimento, certamente não tem presença de mercado e dificilmente vai crescer. Henry Ford, um dos maiores nomes (senão o maior) da indústria automobilística ensinava: “Se eu tivesse um único dólar, investiria em propaganda”.

Como o tempo passa e voa, para uma empresa continuar numa boa é necessário investir na publicidade tradicional e também nas redes sociais. O público está consumindo várias mídias ao mesmo tempo e está cada vez mais exigente. Não adianta mais fazer comerciais e ações sem criatividade, porque os mesmos serão criticados nas mídias sociais e o investimento pode provocar o efeito contrário. Mas antes de investir em publicidade, o empresário deve arrumar a casa. Do que adianta criar uma bela campanha se o produto ou serviço não consegue atender a demanda ou não presta? Quando a empresa tem consciência do valor que vende, a propaganda só ajuda o seu crescimento. Para pequenas empresas ou em-

presas que não possuem estrutura para criar um departamento de publicidade próprio, recomenda-se a busca por agências de publicidade que consigam elaborar campanhas condizentes com os objetivos da empresa. Anunciar através de serviços profissionais nunca será um gasto; será sim, sempre um investimento. Pense bem: sua campanha será vista por milhares de pessoas e as peças vão impactar todas elas de alguma forma. E é aqui que a qualidade faz a diferença. Enquanto o amador prefere economizar o dinheiro e vai colocar o máximo de informações em um único anúncio, um bom publicitário saberá como se comunicar com eficiência e conquistar o público-alvo, fazendo jus a cada centavo investido. O bom e velho ditado “o barato sai caro” também deve ser seguido por aqui. Pois, a propaganda de qualidade continua sendo o melhor fermento para qualquer empresa crescer.

Foto: Thiago Albuquerque

Cidade Empreendedora

Realização de um sonho de criança O sonho de abrir a própria empresa geralmente está ligado à profissão do empreendedor. Com experiência na área, eles decidem que é hora de abrir o próprio negócio. Foi o que aconteceu com José Claudio Galacha, técnico em eletrônica, que viu sua vida mudar após investir no ramo que o encantava desde criança. Quem vê a Alarmes e Antenas não imagina que ele sonhava com isso desde pequeno. Enquanto as

muitas crianças da sua idade idealizavam a medicina ou o direito, ele adorava o mundo da eletrônica e, conforme foi crescendo, amadureceu a ideia e se formou na área. “Comecei atuando como técnico em eletrônica prestando serviços, mas sempre sonhei com a minha loja”. Há 12 anos, Cláudio e a esposa decidiram abrir o negócio após perceberem que havia mercado e oportunidade de crescimento. “Vimos que a Serra estava se desenvol-

vendo e decidimos apostar numa empresa que crescesse junto com a cidade. E conseguimos”, conta o empresário. Localizada em Laranjeiras, a empresa tem quatro funcionários e comercializa produtos de segurança, eletrônica, antenas e acessórios, alarmes, cercas elétricas, entre outros. E os planos de Cláudio vão mais longe. “Pretendo expandir os negócios e abrir mais uma filial em breve”, revela.

josé cláudio (no centro) com a equipe da sua loja Alarmes e Antenas


comunidade | SERRA (ES),16 a 23 de de janeiro de 2015 | TN | P17

Comunidade

Foto: Fábio Barcelos

Queixas de abandono em uma rua de Bicanga anderson soares

sirlaine nazaré denunciou que há dois anos foi diagnosticada com infecção renal mas era gravidez e acabou perdendo o filho

Jardim Tropical pena com sua unidade de saúde

Situação complicada para os moradores da rua Morada Verde em Bicanga. Poeira, lixo e buracos na rua, desníveis da via e mato cresceu. Os moradores contam que quando chove a situação fica ainda pior. É quase impossível passar pela rua sem, literalmente, enfiar o pé na lama. Tem ainda quem reclama da falta de rede de abastecimento de água da Cesan. Nesse caso, o jeito é contar com o auxílio de um poço artesiano. “Para beber água, nós moradores temos que fervê-la e deixá-la de uma forma que podemos consumir. Mas no verão quem tem água encanada sofre com a falta d’água”, afirma o morador Wagner Melo. Wagner diz ainda que teve que

arcar até com os postes de energia que ficam próximos de sua casa, pois não foram instalar. Segundo ele, gastou cerca de R$ 700,00 em cada um dos postes. O morador Jonivan Fraga diz há mais de 2 anos a equipe de limpeza da prefeitura não passa pelo local. “Se queremos a rua limpa, somos nós mesmos que fazemos todo o serviço”, afirma. O outro lado A assessoria de comunicação da Prefeitura garantiu que será feito o levantamento das ruas do de Bicanga para ser inserido no cronograma de 2015. A respeito da limpeza, informou que no dia 31 de dezembro foi iniciado o serviço de capina e retirada de entulho no bairro que durou até o dia 05. Sobre a água, a Cesan informa que os moradores devem procurar o escritório da empresa, pois não há previsão da implantação da rede de abastecimento. Foto: Anderson Soares

A comunidade reclama da qualidade do atendimento e dos sucessivos atrasos na reforma prometida no posto local clarice poltronieri

C

omunidade de Jardim Tropical reclama da saúde no bairro. É que a reforma da Unidade de Saúde, prevista para ser concluída no final de dezembro do ano passado, foi adiada por mais 90 dias. O morador e agente de saúde Vitalino Benedito conta que a população não aguenta mais esperar. “Já é a terceira vez que eles alteram a data de entrega. A comunidade não aguenta mais. Para piorar, a área de ventilação da sala de espera foi coberta com tapumes por causa da obra, e o calor está insuportável”, desabafa. Sirlaine Nazaré da Silva, moradora do bairro, diz que falta infraestrutura para atendimento às gestantes e que, mesmo assim, não é feito encaminhamento a outras unidades. “Há uns dois anos, um médico me tratou como se eu estivesse com infecção renal e era gravidez. Quando des-

cobri, estava com quatro meses, mas já tinha perdido meu filho” desabafa. Nessa quarta, a moradora chegou por volta das 6h30 na unidade com a pressão alta, mas só recebeu atendimento às 10h30. Normélia Bérgamo reclama da demora no atendimento: “O resultado de um exame preventivo leva quatro meses para chegar”. Uma servidora que trabalha na parte administrativa do posto reforça a insatisfação dos moradores. “Há tempos pediram a ampliação do posto, pois temos apenas três consultórios, e a população do bairro é muito grande e carente. Ficamos esperançosos com o início da reforma na construção ao lado do posto, mas ela logo parou e até hoje não terminou”, conta. Às 10h da manhã da quarta-feira (14), o repórter do Tempo Novo foi impedido de entrar na unidade para fazer fotos. Segundo o vigilante, a ordem veio da assessoria da Pre-

feitura. As promessas para entrega da reforma começaram em agosto passado. Chegado novembro nova data foi prometida, dessa vez para o final de dezembro. Na última sexta (09), segundo moradores, numa reunião com a comunidade o prazo de entrega foi prorrogado por mais 90 dias.

O outro lado A Assessoria de Comunicação da Prefeitura explicou que a obra atrasou por conta das chuvas e que a previsão de entrega é em março. O custo da obra é de 175 mil e prevê a instalação de mais seis consultórios quatro médicos e dois odontológicos, entre outras melhorias. Com relação à circulação de ar, na próxima semana serão instalados ventiladores no local.

O casal Vagner melo e Marilene vieira mostram a situação do piso da rua e do matagal que vem tomando conta de vários pontos da rua Morada Verde GRUPO DE DESENV. HUMANO E AMBIENTAL INST. GOIAMUM CNPJ: 06.925.386/0001-29 BALANÇO PATRIMONIAL PERÍODO DE 01/01/2012 a 31/12/2012 ATIVO Caixa Bancos Total – CIRCULANTE Imobilizado Móveis e Utensílios Máquinas e Equipamentos Veículos (-) Depreciação TOTAL DO ATIVO PASSIVO Fornecedores Honorário Diversos TOTAL CIRCULANTE SUPERÁVIT TOTAL DO PASSIVO

R$ R$ R$

960,84 8.555,41 9.516,25

R$ R$ R$ R$ R$

3.403,00 7.668,00 49.000,05 18.115,49 51.471,81

R$ R$ R$ R$ R$ R$

120,00 6.218,00 10.120,07 16.458,07 35.013,11 51.471,18

Serra, 31 de dezembro 2012 Valéria Carrusca Sassi Diretora CPF-268.015.406-10

Moises Ferreira Rodrigues Contador CRC7189/ES

GRUPO DE DESENV. HUMANO E AMBIENTAL INST. GOIAMUM CNPJ: 06.925.386/0001-29


P18 | TN | SERRA (ES), 16 a 23 de de janeiro de 2015 | esporte

Esporte Superlutador de Jacaraípe de olho no MMA

Gabriel Siqueira pratica lutas marciais há quatorze anos. Em 2014, foi campeão do Pan Americano de Kickboxing. Em 2015, o objetivo é seguir no time de lutadores do MMA do Espirito Santo.

Neste fim de semana, 17 e 18, a Toda a preparação não é à toa, equipe de handebol masculino da afinal a equipe tem agenda cheia esSerra, Gaha/AMPRL, tem um desa- se ano. Ainda no primeiro semestre, fio diferente, longe das quadras. O disputa os Jogos Abertos do Espírito time participará do circuito Han- Santo (Joabes), torneio que ficou em dBeach, prática conhecida como primeiro lugar regional e segundo handebol de areia. O evento, que geral no ano passado. “Ainda aguarcontará com equipes de todo o Es- damos uma confirmação da Secretado, acontece em Pontal do Ipiran- taria de Esportes da Serra para saga, em Linhares. ber se jogaremos representando o Para trazer mais uma taça para município”, revela Ricelli. a Serra, o Gaha treina forte, mesA equipe também disputará a mo de férias. Segundo um dos jo- Copa do Brasil de Handebol, que gadores da equipe, Rodrigo Ricelli, possivelmente será realizada em os treinamentos estão acontecen- solo serrano – Jardim Limoeiro, aindo na praia de Camburi, em Vitória. da em data a ser definida. Além desGRUPO treinos DE DESENV. HUMANO GOIAMUM “Realizamos físicos e táticosE AMBIENTAL se torneio,INST. estuda jogar o CampeoCNPJ: 06.925.386/0001-29 três vezes na semana”, conta. nato Brasileiro da categoria. BALANÇO PATRIMONIAL PERÍODO DE 01/01/2012 a 31/12/2012

Foto: Fábio Barcelos

Thiago Albuquerque

D

isciplina e vontade de crescer. Esses sentimentos movem a vida do lutador Gabriel Siqueira, morador de Jacaraípe que em dezembro de 2014 sagrou-se campeão do Pan Americano de Kickboxing, na Argentina. Enfrentando dificuldades como a distância para seus treinamentos, Gabriel segue firme no propósito de competir no estilo escolhido por ele em 2015: o MMA (Mixed Martial Arts). É que o serrano treina em Vila Velha e para chegar lá percorre todos os dias 33 quilômetros e meio de asfalto e sol quente. Ele faz parte da equipe Big G Team que é comandada por Augusto Nasses e Fabrício Gaia. Em seu currículo há passagem por diversos campeonatos, entre eles o Pan Americano de Jiu Jitsu em 2005, na Califórnia; o campeonato de Kickboxing na modalidade k1, onde foi campeão estadual; e a Copa do Brasil, onde ficou com o vice-campeonato. Boa parte da experiência no mundo da luta veio dos Estados Unidos, onde morou por cinco anos, de 2005 a 2009. Nesse período participou e ganhou etapas de campeonatos como Grappling (jiu jitsu sem kimono) e Jungle Fight, o maior evento de MMA da América Latina. Foi em terras americanas que o lutador se encantou pelo MMA. “Lutar para mim é profissão, diver-

Handebol da Serra nas areias do Pontal

ATIVO Caixa Bancos Total – CIRCULANTE Imobilizado Móveis e Utensílios Máquinas e Equipamentos Veículos (-) Depreciação TOTAL DO ATIVO PASSIVO Fornecedores Honorário Diversos TOTAL CIRCULANTE SUPERÁVIT TOTAL DO PASSIVO

Foto: Divulgação

R$ R$ R$

960,84 8.555,41 9.516,25

R$ R$ R$ R$ R$

3.403,00 7.668,00 49.000,05 18.115,49 51.471,81

R$ R$ R$ R$ R$ R$

120,00 6.218,00 10.120,07 16.458,07 35.013,11 51.471,18

Serra, 31 de dezembro 2012 Valéria Carrusca Sassi Diretora

Moises Ferreira Rodrigues Contador

em ponto de bala.Os craques não veemCRC7189/ES a hora de correr na quadra da praia CPF-268.015.406-10 GRUPO DE DESENV. HUMANO E AMBIENTAL INST. GOIAMUM CNPJ: 06.925.386/0001-29 BALANÇO PATRIMONIAL PERÍODO DE 01/01/2013 a 31/12/2013

internacional. Gabriel já tem um vasto currículo dentro e fora do país

são e estilo de vida. Treino muito para alcançar meus objetivos e vou seguir em frente até conseguir chegar lá”. Desde 2001 Gabriel está no mundo do jiu jitsu. Em 2006 começou a lutar MMA. Já o kickboxing entrou na vida de Gabriel em 2012. Para lutar, Gabriel conta com o apoio da Mednutrition que fornece suporte na suplementação. Também é acompanhado pela nutricionista Anna Carolina Freitas. Já a loja Voxx Brasil apoia o atleta nas duas modalidades, tanto no Jiu Jitsu quanto no Kickboxing.

Dica de ouro Quer começar a lutar? Procure uma academia de luta e faça uma aula experimental. Independente do seu objetivo, seja ele competir, aprender uma defesa pessoal, ou simplesmente perder aquele peso extra, o importante é começar”. Gabriel Siqueira, campeão do Pan Americano de Kickboxing, em 2014, na Argentina

ATIVO Caixa Bancos Total-CIRCULANTE Imobilizado Móveis e Utensílios Máquinas e Equipamentos Veículos (-) Depreciação TOTAL DO ATIVO R$ 33.633,48 PASSIVO Fornecedores Honorário Diversos TOTAL CIRCULANTE DÉFICIT TOTAL DO PASSIVO

R$ R$ R$

167,77 3.281,56 3.449,33

R$ R$ R$ R$

3.403,00 7.668,00 49.000,05 29.886,90

R$ R$ R$ R$ R$ R$

120,00 10.286,00 27.916,17 38.322,17 4.688,69 33.633,48

Serra, 31 de dezembro 2013 Valéria Carrusca Sassi Diretora CPF-268.015.406-10

Moises Ferreira Rodrigues Contador CRC7189/ES


espoRte | SERRA (ES), 16 a 23 de de janeiro de 2015 | TN | P19 Foto: Divulgação

Plano a para o gel é se dar bem na série b

ExpEctativa.A experiência de alguns jogadores e parceria para atrair torcedores são a receita de sucesso para 2015

Craques mandam no society de balneário O pontapé inicial foi dado na Copa São Sebastião/São Benedito de Futebol 7 Society, em Nova Almeida. A primeira fase do torneio termina nesta sexta-feira (16), sendo a final no sábado (17). No total, 12 equipes participam nas categorias Principal e Master. Destaque para as torcidas que animam os jogos. No grupo A estão as equipes Nova Almeida 7, Juventus, Feras e Real. No B estão Unidos Venceremos, Red Bull, Guimarães e Amigos do Voley. De cada chave saem dois semifinalistas. Os primeiros e segundos colocados, das categorias Principal e Master, recebem troféus e medalhas. A 3ª Copa São Sebastião/São Be-

nedito tem regulamento para cada categoria. Na Principal, as oito equipes são divididas em dois grupos com quatro times cada. Na primeira fase, os times enfrentam adversários da mesma chave e os dois melhores se classificam para as semifinais, onde acontece o cruzamento das equipes (o melhor colocado do Grupo A enfrenta o segundo colocado do grupo B e o primeiro do Grupo B encara o segundo do Grupo A). Por fim, os vencedores das semifinais jogam a final. Na categoria Master, que conta apenas com quatro times, a regra é um pouco mais simples. Na primeira fase, todos jogam contra todos e os dois melhores classificados se enfrentam na final.

Giro Esportivo thiaGo alBuquErquE | thiago.jtemponovo@gmail.com

Messi 4 X 3 CR 7

O português Cristiano O Gel está treinando no campo do Tiradentes, em Carapebus, e seus Ronaldo ganhou seu jogos terão mando de casa no estádio Robertão, na Serra-sede. ayaNNe karoliNe

Ú

nico representante da Serra em competições oficiais este ano, no futebol profissional capixaba, o Grêmio Esportivo Laranjeiras (GEL) volta a treinar no próximo dia 21 e com novidades. Após um 2014 turbulento, onde amargou últimas colocações no Capixabão e Copa ES, a equipe quer recomeçar e fazer diferente. O objetivo principal é voltar à elite do futebol capixaba. A Série B do Campeonato Capixaba terá sua rodada de estreia dia 28 de fevereiro e o primeiro adversário dos serranos é o Espírito Santo Sociedade Esportiva (Esse). O jogo será no Robertão, às 15h. Até lá, a equipe vai treinar três vezes na semana

no campo do Tiradentes, em Carapebus, e nos outros dois dias fará atividades na praia e academia, de acordo com a diretoria. O presidente do clube, Hozano Pires, afirma que tem hoje cerca de 15 atletas, mas que ainda irão chegar os reforços, que são capixabas, um da Bahia e um do Rio de Janeiro. A comissão técnica já está formada e o treinador será Samuel Batista. Para esquecer o passado e ter uma boa temporada, a diretoria aposta na experiência de alguns jogadores. Para conquistar o apoio dos torcedores, o presidente assume buscar parcerias com empresários do município no intuito de vender ingressos antecipados. A ideia é que eles repassem em forma de pro-

moção ou outra estratégia, para os moradores. “Também estamos buscando apoio com a Prefeitura”, afirma Pires. PeNdÊNcias Já a Prefeitura informou que o GEL se encontra com pendências na prestação de contas com o município, o que impossibilita a disponibilização de qualquer verba no momento. Assim como o GEL, mais seis times sonham com a “Segundinha”, já que ele dá duas vagas na 1ª divisão do estadual 2016. Vão participar da disputa o Doze FC - novo clube filiado -, Vilavelhense, GEL, Tupy-ES, da Grande Vitória; Espírito Santo F.C e Cachoeiro, da Região Sul; e o Esse, da Região Noroeste.

Finalistas do amador saem no sábado Quatro equipes entram em campo neste sábado (17) para disputar as semifinais da Copa Verão na Serra de futebol amador. Os jogos acontecem em Feu Rosa e Planalto Serrano, ambos a partir das 16h. Nacional PF e Nacional AV jogam no Campo do Canarinho, em Feu Rosa. Já ABC e Anhanguera disputam a vaga no campo de Planalto Serrano. A final está prevista para acontecer no dia 24, em Feu Rosa, às 16h. O campeão do torneio receberá um troféu personalizado e medalhas. Já o

vice, também fatura um troféu. Segundo um dos organizadores, Demilson Martins, ambos também ganharão a isenção total da taxa de inscrição para o próximo torneio da liga, que deve começar ainda em janeiro, a Copa Sabadão. “É um incentivo para que eles continuem crescendo no esporte”, afirma. TABelA Após sete rodadas, a competição organizada pela Liga de Futebol Amador do Espírito Santo (Lifaes) entra na reta final. A primeira fase terminou

título na última segundafeira (12) no prêmio Bola de Ouro da FIFA. Na premiação CR7 assumiu pela primeira vez a vontade de empatar em prêmios com o argentino Messi, vencedor de 4 bolas de ouro. Time do Ano da FIFA

O time é formado pelo goleiro Manuel Neuer (Bayern de Munique). Laterais, Sérgio Ramos (Real Madrid) e Philipp Lahm (Bayern de Munique). zagueiros, Thiago Silva e David Luiz (Paris Saint-Germain). Meias, Toni Kroos (Bayern de Munique), Iniesta (Barcelona) e Angel Dí Maria (Manchester United). Atacantes, Robben (Bayern de Munique), Cristiano Ronaldo (Real Madrid) e Messi (Barcelona).

com a liderança isolada do Nacional PF, com 18 pontos, o que garantiu o passaporte para a fase decisiva e favoritismo ao título. confira a classificação completa: 1º Nacional PF 2º ABC 3º Anhanguera 4º Nacional AV 5º Águia 6º Imperial 7º Amafeu

18 pontos 13 pontos 11 pontos 7 pontos 6 pontos 3 pontos não pontuou

Bruno trocou apenas as cores do tricolor, do Fluminense para o São Paulo. Cruzeiro perdeu Ricardo Goulart para China por R$ 48 milhões. Rever saiu do Galo para o Internacional.

Cariocas tímidos

Os quatro grandes do Rio estão modestos nas contratações. Flamengo treina em Atibaia, São Paulo, e também fará jogo-treino contra o Red Bull Brasil-SP. Vasco tenta o atacante Santiago Silva. Fluminense está nos Estados Unidos fazendo pré-temporada. E o Botafogo terá o Engenhão finalmente, depois de quase dois anos parado.

Beach Soccer Chegadas e partidas

O Palmeiras é o time que mais contrata. Nos últimos sete dias contratou 14 jogadores. Entre eles, Dudu, exGrêmio, dando um chapéu nos rivais Corinthians e São Paulo. O Santos repatriou Elano e Ricardo Oliveira. O lateral

A Seleção Brasileira de Futebol de Areia está em Anchieta com o objetivo de realizar treinamentos e amistoso com time local. A equipe irá se apresentar para eliminatória em preparação para a Copa do Mundo que será em julho deste ano, em Portugal. Entre as estrelas da camisa verde e amarela, está o goleiro Mão, serrano, morador de Manguinhos.


P20 | TN | SERRA (ES), 16 a 23 de de janeiro de 2015


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.