webques "Maria a bonita"

Page 1

Webquest para alunos de 5º ano: comemorando os 100 anos de Maria Gomes de Oliveira.

MARIA, A BONITA! “Acorda Maria Bonita” Acorda Maria Bonita Acorda vai fazer o café O dia já vem raiando E a Policia já tá de pé Se eu soubesse que chorando Empato a tua viagem Meus olhos eram dois rios Que não lhe davam passagem Cabelos pretos anelados Olhos castanhos, delicados Quem não ama a cor morena Morre cego e não vê nada

(Antonio dos Santos)


INTRODUÇÃO

TAREFAS

PROCESSO

AVALIAÇÃO

CONCLUSÃO

CRÉDITOS

INTRODUÇÃO Há cem anos, acordava Maria Bonita, mas não como bem dizia o compositor Antônio dos Santos, “para fazer o café”, mas para marcar a história da mulher brasileira: valente, determinada, feminina. O que muitos não sabem, é que Maria Gomes de Oliveira era uma mulher comum, com sonhos, desejos, sentimentos. E foi justamente por sentir amor que ela deixou seus pais e acompanhou o maior nome da história do cangaço Nordestino: Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião. Maria Bonita de Lampião No dia internacional da mulher Coincidência nasceu Maria Gomes de Oliveira Mulher que rompeu barreiras Desafiou a sociedade machista De prendada dona do lar Deixou casa, família, marido E com outro homem Foi viver amancebada Cheia de encantos Sua fibra e coragem Amoleceu o coração Do sanguinário Lampião Passou a se chamar Maria Bonita Primeira mulher no cangaço A companheira do imperador do sertão

Sua grande resistência física Ajudou-a no meio da caatinga E debaixo de um umbuzeiro Deu a luz a uma menina A sua única filha Que veio a se chamar Expedita Fruto com o seu grande amor bandido O lendário Lampião

(Fabiana Cruz)


Conheça o lado feminino da primeira mulher cangaceira do Brasil. Além disso, você poderá homenageá-la em seus 100 anos de vida completos no dia 11 de março deste ano. E sabe como? Clicando no link TAREFAS! Lá você poderá realizar várias produções referentes à aniversariante do ano. Divirta-se e capriche!


INTRODUÇÃO

TAREFAS

PROCESSO

AVALIAÇÃO

CONCLUSÃO

CRÉDITOS

TAREFAS Maria Bonita completa, neste ano, uma centena de vida, mas, o convidado especial desta comemoração tão grandiosa é você. Formem duplas e preparem uma homenagem para esta mulher tão valente que marcou a história do Brasil. As produções, a medida que forem feitas, serão salvas e arquivadas para serem apresentadas ao público no mês de novembro, em um projeto literário da escola: o PROJETO GIROLETRAS. Para realizar cada produção, você utilizará várias habilidades diferentes e seguirá os seguintes passos: I.

LEVANTANDO HIPÓTESES: QUEM ERA MARIA BONITA? Registrar, no Word, suas hipóteses a respeito da figura de Maria Bonita. Quem foi Maria Bonita? ; II. CONHECENDO UM POUCO MAIS SOBRE MARIA BONITA: pesquisar, nos sites indicados no processo, um pouco da história de Maria Bonita; III. REGISTANDO AS DESCOBERTAS: após a pesquisa, escrever um resumo com informações recém-descobertas acerca de Maria Bonita. Esse registro também deverá ser feito no Word. IV. TELESPECTADORES MIRINS: assistir a um vídeo sobre a biografia de Maria bonita (indicado no processo); V. “LITERARIANDO”: ler o livro “O amor de Maria, a bonita”. Essa leitura será feita em sala de aula pela professora da turma. VI. PRODUZINDO TEATRO: confeccionar, no Word, um texto teatral a partir do trabalho com o gênero realizado nas aulas de Português. Esse texto terá como tema a biografia de Maria Bonita. VII. COLETANDO OUTROS GÊNEROS DE TEXTOS: MARIA BONITA EM DIFERENTES ABORDAGENS: coletar e trazer para a escola textos dos mais variados gêneros que falem de Maria Bonita: cordéis, contos, crônicas, etc.


VIII. PONDO A MÃO NA MASSA: Conhecer a vegetação da caatinga nordestina, bem como montar um canteiro na horta com plantações típicas da caatinga nordestina. Essa atividade ocorrerá na horta da escola com a intervenção de tio Oliveiros; IX. INTERAGINDO COM AS FAMÍLIAS: Confeccionar uma boneca de pano que represente Maria bonita. Essa confecção deverá ser feita em casa, com a ajuda dos familiares; X. FAZENDO ARTE: Fazer desenhos de Maria Bonita e Lampião (o casal) com carvão em cartolina. Essa atividade ocorrerá na aula de Artes, com a intervenção de tio Renato; XI. XAXANDO AQUI; XAXANDO ACOLÁ: aprender um pouco sobre o estilo musical típico da caatinga nordestina.Essa pesquisa deverá ser feita no site indicado no processo. O próximo passo será a elaboração de uma coreografia com a música “Acorda Maria Bonita”, de Antonio dos Santos. Para isso, você contará com a ajuda da professora de dança da escola, visto que ela já participou de um grupo de xaxado da cidade, “Tropeiros da Borborema”; XII. DE PRODUTORES A ATORES: encenar a literatura “O amor de Maria, a bonita”. Essa encenação será apresentada no dia da culminância do projeto literário da escola, PROJETO GIROLETRAS; XIII. BLOGUEANDO”: criar um blog no wordpress para a turma onde serão registrados todos os percursos pelos quais os alunos irão passar no processo de ensino-aprendizagem acerca da temática sugerida; XIV. EDITANDO VÍDEO: coletar as fotos de Maria Bonita presentes na webquest e montar um vídeo utilizando o Movie Maker com a música de Antônio dos Santos, “Acorda Maria Bonita”.


INTRODUÇÃO

TAREFAS

PROCESSO

AVALIAÇÃO

CONCLUSÃO

CRÉDITOS

PROCESSO I.

LEVANTANDO HIPÓTESES: QUEM ERA MARIA BONITA? Registrar as hipóteses das crianças a respeito da figura de Maria Bonita; II. CONHECENDO UM POUCO MAIS SOBRE MARIA BONITA: pesquisar em sites, a história de Maria Bonita; III. REGISTANDO AS DESCOBERTAS: escrever um resumo com as novas informações acerca de Maria Bonita. IV. TELESPECTADORES MIRINS: assistir a um vídeo sobre a biografia de Maria bonita; V. “LITERARIANDO”: ler o livro “O amor de Maria, a bonita”. VI. PRODUZINDO TEATRO: confeccionar de um texto teatral a partir do trabalho com o gênero realizado nas aulas de Português. Esse texto terá como tema a biografia de Maria Bonita. VII. COLETANDO OUTROS GÊNEROS DE TEXTOS: MARIA BONITA EM DIFERENTES ABORDAGENS: coletar e trazer impressos textos dos mais variados gêneros que falem de Maria Bonita: cordéis, contos, crônicas, etc. VIII. PONDO A MÃO NA MASSA: Conhecer a vegetação da caatinga nordestina, bem como montar um canteiro na horta com plantações típicas da caatinga nordestina; IX. INTERAGINDO COM AS FAMÍLIAS: Confeccionar Maria bonita – boneca de pano; X. FAZENDO ARTE: Fazer desenhos de Maria Bonita e Lampião (o casal) com carvão em cartolina; XI. XAXANDO AQUI; XAXANDO ACOLÁ: aprender um pouco sobre o estilo musical típico da caatinga nordestina, bem como elaborar uma coreografia com a música “Acorda Maria Bonita”, de Antonio dos Santos.


XII. DE PRODUTORES A ATORES: encenar a literatura “O amor de Maria, a bonita”; XIII. “BLOGUEANDO”: criar um blog para a turma onde serão registrados todos os percursos pelos quais os alunos irão passar no processo de ensino-aprendizagem acerca da temática sugerida. A cada semana, uma dupla será responsável por fazer a postagem em nome da turma; XIV. EDITANDO VÍDEO: coletar as fotos de Maria Bonita presentes na webquest e montar um vídeo com a música de Antonio dos Santos, “Acorda Maria Bonita”.

Álbum de Fotos


LINKS: HISTÓRIA DE MARIA BONITA O CANGAÇO CANGACEIROS LAMPIÃO WIKIPEDIA EXPERTA MARIA BONITA

VIDEO BIOGRAFIA DE MARIA BONITA BIOGRAFIA

XAXADO – ESTILO MUSICAL NORDESTINO WIKIPEDIA


Maria, A Bonita! por RawĂŞna






INTRODUÇÃO

TAREFAS

PROCESSO

AVALIAÇÃO

CONCLUSÃO

CRÉDITOS

AVALIAÇÃO O desempenho de cada dupla será avaliado através de: A. Observação e avaliação, feita pela professora, das atividades produzidas, levando em consideração os seguintes pontos:

A

INICIANTE 1

APRENDIZ 2

MESTRE 3

Cooperação com os colegas

Tem conflitos freqüentes com os seus colegas. Pouca participação.

Raramente tem conflitos com os seus colegas de grupo. Participa das discussões.

Nunca tem conflitos com os seus colegas de grupo. É muito participativo.

Informações

Apresenta informações Apresenta informações Apresenta bastante incorretas ou

reduzidas ou

informações (todas

insuficientes.

irrelevantes para o

elas relevantes).

Não elaborou

tema.

Utilizou a

respostas pessoais,

Elaborou algumas

linguagem própria

apenas copiou

respostas pessoais,

para descrever as

copiou a maioria

informações

TOTAL


Uso da língua

Os textos possuem

Os textos possuem

Os textos não

Uso da língua

escrita

muitos erros

poucos erros

possuem erros

escrita

ortográficos ou

ortográficos ou

ortográficos nem

gramaticais.

gramaticais.

gramaticais.

Materiais mal

Materiais adequados,

Materiais

escolhidos.

mas pouco capricho.

adequados.

Criatividade

Pouco capricho.

Muito capricho.

Ilustrações não são

Ilustrações pouco

Ilustrações

coerentes com os

coerentes com o textos

sugestivas,

textos escolhidos

escolhidos

coerentes com os textos escolhidos

Pouco apelo visual.

Apelo visual bem

Excelente apelo

Não há elementos

desenvolvido.

visual e utilização

gráficos.

Os elementos gráficos

dos elementos

foram bem utilizados.

gráficos.

OBS: Nesse caso, será feita uma avaliação da dupla.


B.

Auto-avaliação seguindo os critérios abaixo: B

INICIANTE 1

APRENDIZ 2

MESTRE 3

1

2

3

1

2

3

1

2

3

1

2

3

Fiz perguntas, sempre que tive dúvidas

Ouvi sempre os meus colegas de grupo

Colaborei com os

elementos do meu grupo

Fiz o melhor que pude

SUB-TOTAL

OBS: Nesse caso, será realizada uma avaliação individual.

TOTAL


INTRODUÇÃO

TAREFAS

PROCESSO

AVALIAÇÃO

CONCLUSÃO

CRÉDITOS

CONCLUSÃO Com este trabalho, tivemos a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história da primeira mulher a fazer parte do cangaço brasileiro: Maria Gomes de Oliveira, mais conhecida como Maria Bonita. Veja o que o poeta Graça Campos diz sobre ela: E você, o que tem a dizer sobre essa mulher, agora, tão conhecida pelo grupo? Mas não pare por aqui! Continue, pesquisando, lendo e falando sobre essa figura histórica do nosso Brasil. MARIA BONITA Maria de tantas Não somente Maria Do Capitão Do cangaço Bonita

Rompeu barreiras, guerreira Jeito próprio feminino No meio da caatinga Cuidava-se em aparência Encantadora e faceira

Sabia-se amada A Lampião entregou Coração e vida

Maria Da história Nordestina do cangaço Do sertão das caatingas De Lampião De Si Mesma...

Maria Bonita Coberta de ramos brancos À sombra do imbuzeiro Deu luz à Expedita

Graça Campos / Março/2011.

E você, o que tem a dizer sobre essa mulher, agora, tão conhecida pelo grupo? Mas não pare por aqui! Continue, pesquisando, lendo e falando sobre essa figura histórica do nosso Brasil.


INTRODUÇÃO

TAREFAS

PROCESSO

AVALIAÇÃO

CONCLUSÃO

CRÉDITOS

CRÉDITOS

Criação da Atividade: Professora: Rawêna de Almeida Araújo Graduada em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba Concluindo Especialização em Língua Portuguesa, pela Universidade Estadual da Paraíba. Professora do Colégio Motiva – Campina Grande Criação da Webquest: Aluska Silmary Fernandes Moraes Graduada em Licenciatura em Computação – UEPB Coordenadora em Informática Educacional - Colégio Motiva – Campina Grande Colaboradores: Oliveiros Oliveira – Horta Renato - Artes


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.