18ª Edição - Revista Celebrar

Page 1

C A PA

1

Franzolin Engenharia conta sobre sua tra jetรณria de sucesso e planos para Dourados


2

Juliana Saraiva (67) 9 9907-4083

Arquiteta e Designer de Interiores

(67) 9 9971-4119

Visite nosso showroom de esquadrias e vidros!


3


NOVOS PASSOS EM DIREÇÃO AO SUCESSO A ARQUITETA JULIANA SARAIVA vem, há 12 anos, construindo uma carreira profissional sólida. Tem como objetivo entregar o melhor de si para seus clientes através de seus projetos, sejam eles de construção, reforma ou decoração, residenciais, corporativos ou comerciais. A jovem arquiteta, que sempre esteve em busca de novidades dentro de seu segmento, com o objetivo de trazer as melhores soluções para Dourados, dá novos e importantes passos em sua carreira, com a renovação de sua identidade visual e expansão de seu atendimento. O escritório de arquitetura e interiores passou, este ano, por um processo de renovação na sua identidade visual. Está, agora, de “cara” nova e optou por manter a cor amarela, sua grande referência. Além dessa renovação no visual da marca, o escritório expandiu seu atendimento, alcançando um nível mundial, com projetos realizados em outros seis países (Inglaterra, Alemanha, França, Angola, EUA e Paraguai) e oito Estados brasileiros. Juliana Saraiva também anuncia a abertura de sua nova sede em Três Lagoas, com o Team Juliana Saraiva, que conta com uma equipe de excelência. Com dedicação, inovação e, principalmente, amor pela profissão, a arquiteta vem conquistando seu espaço e deixando sua marca.


BOLD STUDIO

67 3423-4119 | 67 99971-4119 @julianasaraivaarquitetura www.julianasaraivaarquitetura.com.br escritoriojulianasaraiva@gmail.com Rua Dr. Nelson de Araújo, 149 - sala 4 - 79804-040 | Centro • Dourados MS


Seu filho pode continuar se desenvolvendo em casa.

6


Com o Estudo no Lar, os alunos do Kumon continuam se desenvolvendo em casa. Isso só é possível porque o nosso material didático é autoinstrutivo e incentiva o aprendizado autodidata. Além disso, os alunos contam com o suporte individualizado dos nossos orientadores, de maneira remota. Tudo isso vai passar. Conte com a gente!

MATEMÁTICA . PORTUGUÊS . INGLÊS

MATRÍCULAS ABERTAS 7

UNIDADE PROGRESSO Tel.: (67) 98424-6949


ÍNDICE

Coluna

Coluna

Coluna

Celebrar com a Cheff by Daniele Francisconi

16

by Drª Isabela Pezzini

18

32

Celebrar seu Lar organizado by Tati Godoy

Coluna

33

Coluna

37

Celebrar com Valore Arquitetura

38

Celebrar com SFT Imobiliária by Por André Terra

Coluna

42

44

Celebrar em Forma by James Morais

Coluna

Celebrar com Saúde e Beleza by Luiz Pablo

Coluna

47

48

Celebrar a Maternidade

Coluna

by Miriam Névola

Celebrar com Mel Ramos Designer de Festa 69

Coluna

Coluna

Celebrar Nosso Direito by Mara Silvia Piccinelle

74

Celebrar com Verde Limão by Waldirene Marques

Coluna

Celebrar com Estilo by Laís Torres

75

Celebrar Nossa Cultura by Ricardo Câmara

Coluna

Seu Pet também Celebra by Kyara Marques 77

Coluna

Celebrar com Ogg Igrahim

49

70

Coluna

Celebrar o Agro by Ângelo Ximenes

46

Coluna

Bita Celebra

Coluna

66

39

Coluna

Alimente-se com Estilo by Acássia Butarello

34

Coluna

Coluna

by Companhia dos Livros

Celebrar com Saúde e Beleza by Camila Armstrong

Celebrou

Celebrar uma boa Leitura

26

Coluna

Coluna

Reinauguração Supermercado Chama

Celebrar com Saúde e Beleza by Jessyka Matiussi

Coluna

Celebrar com Saúde e e Beleza

Coluna

Celebrar o Bem

76

Coluna

78

Celebrar com Saúde e Beleza by Dr. Antonio Passoni

80

Coluna

Celebrar Fit by Joanne Demamann

Matérias

81

Especiais Mesa Detalhe

17

Respirar pelo nariz é essencial 35

Profissionais se reinventam durante a quarentena

56

Comdovel comemora 35 anos com ações 22 solidárias

O Desafio de usar flores na decoração sem “carregar” o ambiente 41

Celebrar Shop

60

Envelhecer não precisa resumir-se a assistir à passagem do tempo 28

Dourados e região agora contam com o Instituto 43 dos Olhos Dourados,

#RevistaCelebrar

86


Matéria

Especial de Capa

RESIDENCIAL

ETHOS HALL

É SUCESSO DESDE O LANÇAMENTO

Pág.

52

EXPEDIENTE DA

EDITORIAL NOVOS TEMPOS, NOVAS CONEXÕES, ELOS MAIS FORTES Pág.

10

C A PA

Franzolin Engenharia conta sobre sua tra jetória de sucesso e planos para Dourados

COLUNA CELEBRIDADE

MARIZA FÁTIMA GONÇALVES

Pág.

82

Nome: Revista Celebrar Ano: 04- Edição: 18ª CNPJ: 23.559.491/0001 – 00 Capa: FRANZOLIN ENGENHARIA Tema: “Novos tempos, novas conexões, elos mais fortes” Periodicidade: Trimestral – AGOSTO/ SETEMBRO/OUTUBRO Tiragem: 5.000 exemplares (Gratuito) Distribuição: Gratuita + Assinantes Circulação: Dourados, Maracaju, Naviraí, Ponta Porã Editora- chefe: Evânia Ribeiro Gerente comercial: Cristiano Almeida Jornalista responsável: Miriam Névola, DRT 660/MS Marketing digital: Tarciso Lauro Diagramação: Agência Zoom7 Revisora ortográfica: Veranice Dalvesco Jurídico: Mara Silvia Piccinelle, OAB/MS 6622 Fotógrafo: Charles Aparecido Comercial: Acássia Butarello

Matérias e anúncios: (67) 9 9614 – 2298/ (67) 9 9812 – 0371 * As informações contidas em textos publicitários, imagens, artigos, colunas, matérias especiais e fichas técnicas de eventos são de inteira responsabilidade de seus autores e/ou responsáveis pela assessoria do evento.


NOVOS TEMPOS, NOVAS CONEXÕES, ELOS MAIS FORTES

EDITORIAL

O QUE TEMOS DE MAIS VALOR NESSE NOVO NORMAL? Meus amigos, chegamos à nossa 18ª edição enfrentando muitos desafios e indagações. O tema abordado nesta edição tão desafiadora é: “Novos tempos, novas conexões, elos mais fortes”.

elo, essa é a hora de se posicionar, de estar presente na vida das pessoas que importam para você.

Chegamos a esse tema proposto por nossa capa, a Franzolin Engenharia, que tem como slogan “Mais valor para a sua vida” o que nos levou a refletir sobre o que temos de mais valor nesse novo “normal”. Chegamos à conclusão de que, mesmo nesse novo tempo, conseguimos criar conexões, por meio de reuniões remotas, tanto de trabalho como com a própria família, devido ao distanciamento social a que fomos obrigados a nos submeter. Tudo que estamos fazendo está sendo cada vez mais no formato online. Lazer, shows em formato de lives, escola, faculdade, cursos e, principalmente, compras; afinal, de acordo com o Instituto Compre&Confie*, o e-commerce teve aumento de 81% em relação ao mesmo período do ano passado.

Pensando nisso, a Celebrar, sempre preocupada e atenta ao mercado, acaba de lançar uma ferramenta para aproximar empresas e consumidores nessa era digital: a Celebrarshop, um sales place que reúne as melhores ofertas da cidade em um só lugar. (Leia matéria completa nesta edição).

Enfim, estamos em um novo mundo, em um novo tempo, em um novo normal e sabemos que, mesmo depois que a pandemia se for, nossas vidas não voltarão a ser as mesmas. A digitalização, que avançou consideravelmente nesse novo mundo, não retrocederá; muito pelo contrário, continuará avançando cada vez mais.

Enfim, meus amigos, sejam bem-vindos à nossa 18ª edição! Deliciem-se com o conteúdo feito especialmente para vocês, por nossa equipe, colunistas e clientes que, afinal, estão atentos ao novo e, através da Celebrar, mantêm o elo com quem é mais importante nesse novo normal: VOCÊ!

Mas, voltando à reflexão inicial, o que temos de mais valor nesse novo normal? Chegamos à conclusão de que, mesmo diante de tanto avanço tecnológico, o que temos de mais valor nesse novo normal ainda é o elo com as pessoas à nossa volta. As conexões podem ser em outro formato, e devemos tê-las, devemos sim nos adaptar; mas manter o elo com nossa família, nossos clientes, nossos colegas de trabalho, com pessoas, é fundamental sobrevivermos 10 para nesse novo tempo. Por isso a Franzolin Engenharia instalouse em Dourados e continuará por aqui investindo e mantendo o elo com seus clientes e colaboradores. O que temos de mais valor nesse novo normal? O elo com as pessoas que amamos! Por isso convido você, leitor amigo, a refletir e, principalmente, a buscar esse elo caso o tenha perdido. Busque o melhor formato para manter esse

Cristiano e Evânia– Revista Celebrar


E S TA M O S J U N TO S E M Q UA LQ U E R C ON DI ÇÃO.

JEEP COMPASS E JEEP RENEGADE COM DESCONTO EXCLUSIVO PARA PRODUTOR RURAL.

E M BRE V E E M N OVO E N DE REÇ O !

11

Av. Marcelino Pires, em frente ao Atacadão.

Telefone: (67) 3033-9393

“No trânsito, dê sentido a vida”


12


13


14


15


COM A CHEFF BY DANIELE FRANCISCONI

REINVENÇÃO À MESA Vivenciamos, no primeiro semestre de 2020, um período único para os negócios, derivado da pandemia do novo Coronavírus. A crise sanitária trouxe uma nova realidade para o mundo, ocasionando mudanças na forma de relacionamento com os clientes. Muitas empresas implementaram estratégias mais humanizadas nos negócios, inserindo estratégias nas quais o cliente se torna o centro das atenções, demonstrando que o importante estava no que cada indivíduo sentia e buscava naquele momento.

16

A área gastronômica foi impactada, assim como todos os setores da economia; porém, há um universo de possibilidades para os restaurantes e afins se reinventarem e, principalmente, buscarem maneiras de resgatar com o cliente uma relação primária de confiança e prazer. Isso significa transformar a forma como entregam comida, claro, em propostas mais arrojadas e inventivas de delivery; mas, sobretudo, a maneira que se relacionam com seus clientes. Entrar na casa deles pode ter um sentido mais pessoal e afetivo do que simplesmente elaborar um prato de comida, como no caso de produzir alimentos que possam ser usados e consumidos para cozinhar — e não necessariamente entregues prontos para comer.

Hoje, toda experiência com o consumidor precisa ser personalizada. Essa atitude faz com que os clientes passem adiante essas percepções de apoio, agregando valor e ampliando a confiabilidade e reputação das empresas no mercado em que atuam. Ou seja, a necessidade do cliente é única e só dele. Cada vez mais, os locais de alimentação vão deixar de ser considerados lugares em si, mas marcas com as quais o cliente pode criar elos para sua alimentação, inclusive dentro de casa.

O relacionamento com o cliente vai além de ele estar ou não no estabelecimento. Ele busca um momento que se torne único, que jamais será esquecido; então, temos que nos envolver com nosso cliente, tratando- o como se fosse uma visita que está indo jantar em nossa casa e, para ele, temos que preparar uma experiência gastronômica inexplicável. A reinvenção à mesa atingiu todos os empreendimentos da alimentação; porém, devemos ser a solução para as necessidades do cliente, sendo capazes de entregar o que ele espera quando precisa.

R. João Rosa Góes, 958 - Centro, Dourados - MS, 79804-020 Fone (67) 3038-5008 restaurantefeitoamao

(67) 9 9972-9277


17


O BEM EMPRESAS E ENTIDADES DE DOURADOS SE UNEM PARA PRODUZIR MÁSCARAS DE PROTEÇÃO CORONAVIDAS MOSTRA QUE, JUNTAS, AS PESSOAS PODEM FAZER O BEM DURANTE A PANDEMIA Fotos: Gleiber Nascimento

Quantos desafios o mundo tem enfrentado em meio à pandemia, não é mesmo? Mas é nas dificuldades que o ser humano tem oportunidade de mostrar o que há de melhor dentro de cada um. Nesses tempos, temos visto inúmeras ações beneficentes. Podemos enxergar que há esperança. Por isso, a coluna Celebrar o Bem traz, nesta edição, uma das iniciativas que tem feito a diferença em Dourados. A segunda maior cidade do Estado registra centenas de casos de Covid-19 e a proteção é o passo mais importante no combate à transmissão. Um dos equipamentos mais recomendados é a máscara, também conhecida como “face shields”. Foi aí que surgiu a ideia do CoronaVidas.

18

A rede CoronaVidas nasceu em Feira de Santana, Bahia, idealizada pelos professores Antônio Cordeiro, Fábio Barreto, Leandro Brito e pela jornalista Fernanda Vasques Ferreira e já se expandiu para diversas cidades, alcançando os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Amazonas, Paraná e Mato Grosso do Sul. A implantação do HUB MS/Dourados da rede CoronaVidas iniciouse em abril de 2020, por iniciativa da jornalista Fernanda Vasques Ferreira, filha de douradenses. Conta com a atuação de um grupo de trabalho, que tem a Coordenação Geral da Defensora Pública, Mariza Gonçalves, da empresária Ely Oliveira, Coordenadora da Comissão de negócios da BPW Dourados e Diretora da Associação Leilodom, e da médica Cristiane Iguma, Coordenadora da Comissão de Saúde da BPW Dourados. A Coordenação Técnica fica a cargo da Pesquisadora Ana Guerrero, da FioCruz MS, do Professor Fabiano Nagamatsu, da Unigran, e do Professor Ivandro Faleiros, do Instituto Federal de MS. A Coordenação de Comunicação está a cargo da publicitária Maria Antônia Ribeiro e da jornalista Irma Lupinetti.

A rede de solidariedade CoronaVidas, em Mato Grosso do Sul, é composta por mais de 20 instituições e empresas parceiras, que trabalham de forma colaborativa, com o objetivo de produzir e doar mais de 35 mil face shiels, a profissionais da saúde que atuam na “linha de frente”, e também a outros setores de amplo contato com o público ou de maior risco de contaminação, em todo o Estado do Mato Grosso do Sul.


A união de esforços que possibilitou que os milhares de face shields fossem produzidos foi possível através de uma parceria produtiva com a Indústria douradense Quimiplast e com as instituições e empresas: Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais - BPW Dourados, Associação Leilodom, Unigran, Fiocruz MS, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) – Campus Dourados, Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), Associação das Defensoras e Defensores Públicos de Mato Grosso do Sul (ADEP), Adecoagro, Cooperativa Sicredi, Associação Sul-Mato-Grossense de Suinocultores do MS (Asumas), Imobiliária Continental, Usina Laguna, Inflex Indústria e Comércio de Embalagens, São Bento Incorporadora, Centro Medicina do Trabalho (CMT) de Dourados,

Ambientec Dourados e JBAPec - Jarbas Barbosa Agricultura e Pecuária. Além de contar com o apoio dos deputados estaduais do MS através da União dos Legisladores de Legislativos Estaduais (UNALE), da Secretaria Estadual de Saúde e do Governo do Estado de MS. Com o acompanhamento da Defensoria Pública de MS, que incentivou, colaborou e apoiou a implantação da rede no Mato Grosso do Sul, A BPW Dourados e a Associação Leilodom abraçaram esta causa desde o princípio, sendo as entidades responsáveis pela captação, gerenciamento e prestação de contas dos recursos destinados pelos parceiros. Sensibilizado com o projeto, o empresário Wilson Marchesin, proprietário da Quimiplast, está produzindo, através da injeção de plástico, as milhares de peças, os arcos de fixação e dos suportes inferiores, necessários para a confecção dos face shields.

A empresária Cecília Zauith, mantenedora da Unigran, também abraçou o projeto, e a instituição é responsável pelo corte e perfuração do material transparente (Pet) das viseiras dos face shields, impressão dos manuais de utilização e embalagem dos protetores faciais. A Fiocruz MS e o Instituto Federal de MS, junto com a Unigran, realizam o suporte técnico- científico do projeto, sendo que os face shields produzidos respeitam todas as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e têm o parecer técnico favorável da Vigilância Sanitária do Estado de Mato Grosso do Sul. A Assomasul foi fundamental para o projeto tendo fornecido todo o material transparente (pet) para a produção das viseiras dos primeiros 20 mil protetores faciais, além de apoiar na logística e na distribuição.

19

Os protetores faciais são equipamentos de proteção individual (EPIs), importantes para os profissionais de saúde da linha de frente. O uso associado às máscaras faciais, aumenta de forma significativa a eficácia da proteção contra o novo coronavírus. A expansão do uso dos protetores faciais para outros segmentos, como a área da segurança pública e outros setores de atendimento, também pode impactar na redução da transmissão comunitária.


HECTARESDOURADOS.COM.BR

20 IMAGEM ÁEREA DO EMPREENDIMENTO - JULHO 2020

SUA QUALIDADE DE VIDA VAI GANHAR UMA NOVA MEDIDA DE GRANDEZA.

SEGURANÇA E TECNOLOGIA

PARQUE LINEAR PRIVATIVO

RESORT DE LUXO

PROFISSIONAIS RENOMADOS

Guarita blindada, vigilância por câmera, ronda 24 horas, energia subterrânea e cabeamento de fibra óptica.

7 hectares de parque com pista de caminhada e ciclismo de 7,5 km e praças contemplativas.

4 hectares com atrações especiais: tênis, piscina com borda de vidro sobre o lago, academia, squash e spa.

São Bento Incorporadora e assinado por autores de reputação internacional.


21

C OCNOF N I RFAI ROA AONADNAD MAEM N ETN OTD OAD S AOSBO RB AR SAS INFRAESTRUTURA INFRAESTRUTURA

CAFÉ & CAFÉ BRINQUEDOTECA & BRINQUEDOTECA

PORTARIA PORTARIA E ADMINISTRATIVO E ADMINISTRATIVO

SALÃOSALÃO DE FESTAS DE FESTAS

SQUASH SQUASH & GOURMET & GOURMET

ESPAÇO ESPAÇO SAÚDESAÚDE

BAR DA BAR PISCINA DA PISCINA

GOURMET GOURMET ESPORTE ESPORTE

93%93% 55%55%

30%30% 33%33%

30%30% 40%40% 10%10% 25%25%


MATÉRIA ESPECIAL

COMDOVEL COMEMORA 35 ANOS COM AÇÕES SOLIDÁRIAS

O plano era fazer uma grande festa para comemorar os 35 anos da Comdovel, em Dourados. Mas chegou a quarentena. Então, poderiam adiar os planos, só que a empresa sempre teve uma atenção especial com o aspecto social e é ativa em projetos filantrópicos. Foi aí que surgiu uma nova ideia. Carol Yaginuma, diretora de marketing da Comdovel, conta que, logo no início da pandemia, a família e a empresa começaram a arrecadar cestas básicas para fazer doação. “No começo, muita gente ajudou. De tudo que era doado, a Comdovel dobrava a quantidade. Mas o tempo foi passando e o público deixou de doar; porém 22 as pessoas não deixaram de comer, pelo contrário, cada vez mais gente precisava mais. Então pensei: temos orçamento para festa, mas a festa não vai acontecer e, ao mesmo tempo, não faz sentido fazer festa nesse momento. Não faz sentido guardar dinheiro para festejar depois, enquanto tem tanta gente passando fome, passando frio”. Carol fez uma proposta para o pai que, na mesma hora, aceitou: usar a verba da comemoração para, todo mês, ajudar três projetos com doação de cestas básicas para famílias carentes. “Minha família trabalhou muito, lutou muito para chegar aonde chegou. Meu avô começou do zero, passou dificuldades. Essa experiência de vida fez a gente

perceber que não é hora de comemorar. Enquanto tem gente passando fome, o bolo da comemoração pode esperar, é hora de unir forças para, no futuro, estarmos mais fortes”, enfatiza Carol. A história da Comdovel está diretamente ligada à história da família Yaginuma. Tudo começou quando o finado Keitaro Yaginuma veio, ainda bebê, do Japão para o Brasil. Quem o trouxe foi a mãe, viúva, que trabalhava na roça. Keitaro sempre foi estudioso. Aprendeu português lendo gibi, comprava os livrinhos com dinheiro da passagem de ônibus, pois preferia ir para a escola andando para pode ter dinheiro para comprar os gibis. Com muito esforço, formou-se em Engenharia pela USP e, em São Paulo, abriu uma empresa de construção.

Parte do time atual da Comdovel


Algum tempo depois, veio a oportunidade de abrir a empresa em Dourados, então Walter mudou-se com a família para o interior de Mato Grosso do Sul, onde estão até hoje. Atualmente, a Comdovel, em Dourados, é a única empresa sob o comando de Walter e há dois anos iniciou uma nova fase. A Comdovel deixou de ser concessionária Volkswagen e se tornou uma revendedora multimarcas de veículos seminovos. Keitaro Yaginuma, fundador da empresa, Conceição e Walter Yaginuma no recebimento do ISO 9002 da Comdovel.

Walter Yaginuma conta que o pai tinha espírito de empreendedor e estava sempre atento às regiões do Brasil que tinham potencial de crescimento. “Em 1979, após a morte da minha mãe, passamos por uma fase muito difícil. Mas foi nesse momento que meu pai resolveu expandir. Eu fazia faculdade de Arquitetura e já estagiava na empresa, enquanto ele estava expandindo e a empresa de construção ia crescendo”, lembra Walter. Rondônia chamou atenção de Keitaro. Ele percebeu que as cidades do interior do Estado estavam crescendo em ritmo acelerado; então montou a empresa lá. “Um dia, meu pai estava correndo na rua, pois praticava atividade física constantemente, e percebeu que não tinha na cidade uma loja Volkswagen, que teria o tipo de carro ideal para a região. Então, foi atrás e abriu uma revendedora, chamada Comdovel; e aí, na época, eu já estava formado, ele me mandou pra lá para tocar a empresa. Eu me encontrei no ramo de veículos e resolvi deixar a Arquitetura e tocar a Comdovel”, conta Walter.

Conceição Yaginuma e Carol Yaginuma em frente à antiga loja da Comdovel da Marcelino Pires em 1992.

23 “Essa mudança nos trouxe muito mais liberdade, em termos criativos, para trabalhar com nossa cara, com nosso jeito e também liberdade de preço. Podemos negociar melhor com os clientes. Também estamos inovando, investindo mais em tecnologia e especializando cada vez mais em humanização no atendimento. Queremos que nossos clientes sejam atendidos de igual para igual. No final das contas, conseguimos enxergar que, por toda nossa história, não haveria jeito melhor de comemorar os 35 anos do que este: ajudando pessoas da nossa cidade, a

Carol e Walter Yaginuma

cidade que tanto amamos”, ressalta Carol.


Ó T I

24

C A


25


COM SAÚDE & BELEZA BY JESSYKA MATIUSSI MENDONÇA

COMO FORTALECER OS LAÇOS NO SEU RELACIONAMENTO CONJUGAL

Dicas para melhorar a relação entre você e seu cônjuge: ▶ Manter a harmonia; ▶ Calma; ▶ Pensar com a razão; ▶ Ser a diferença; ▶ Não

fazer

cobranças

excessivas; ▶ Relevar A família tem como função a proteção, ajudando a manter a saúde física e mental do indivíduo. A convivência familiar trouxe à tona lacunas que sempre estiveram presentes, mas que nunca foram tão expostas como agora. Muitos casais têm se deparado com conflitos internos no relacionamento; o maior convívio familiar expôs problemas que estavam ocultos. 26

Entretanto, sempre há a possibilidade de mudar a perspectiva, aproveitando este momento para melhorar e fortalecer os laços conjugais. O primeiro ponto é entender que não temos controle sobre tudo, mesmo apresentando uma falsa crença sobre isso. Outro ponto importante é a comunicação; ela é fundamental para tornar saudável o relacionamento, pois exige de ambos um esforço diário para o cultivo e a construção da relação.

conflitos

desnecessários. Lembre-se do que fez vocês se

casarem,

cumplicidade

para

dividir

sonhos

lutas,

conversas,

abraços

aquecedores, a confiança para mergulhar de olhos fechados e o respeito para expor sua ideia. Essa é a chave para um relacionamento feliz, seja ele qual for. Mantenha a leveza neste momento, até os gestos mais simples podem fazer a diferença e tornar a convivência ainda mais agradável.

Jessyka Matiussi Mendonça Psicóloga Clínica - CRP: 14/06316-3

e

Pós-graduada em Neuropsicopedagogia Pós-graduada em Psicologia Infantil e Adolescente


67) 99894-1809 Av. Weimar Gonรงalves Torres, n. 2100A, Centro, Dourados/MS


MATÉRIA ESPECIAL

ENVELHECER NÃO PRECISA RESUMIR-SE A ASSISTIR À PASSAGEM DO TEMPO O envelhecimento bem-sucedido envolve um trabalho

beleza dos 20 leva ao excesso de procedimentos

ativo com escolhas durante toda a vida, sendo que

estéticos com resultados que beiram a deformidade.

muitas delas devem ser feitas ainda na juventude.

Atualmente, a tendência é associar tecnologias

É claro que nem tudo depende de nós: o fator

e substâncias — como radiofrequência, MMP®,

genético influencia o modo como envelhecemos.

microagulhamento,

Mas o ambiente em que se vive e o estilo de vida são

colágeno, preenchedores, toxina botulínica — para

pontos importantíssimos para se tornar um idoso

melhorar a qualidade da pele, deixando-a mais firme,

saudável.

com tom mais uniforme e mais luminosa.

ENVELHECIMENTO DA PELE

A ideia é estar bem sem parecer que fez um

Por volta dos 25 anos de idade, os primeiros sinais de envelhecimento começam a ficar aparentes na superfície da pele. Primeiro surgem as linhas finas e, com o tempo, as rugas, a perda de volume e de densidade começam a ficar visíveis.

bioestimuladores

de

procedimento. Minimizar os sinais do tempo, não tentar eliminá-los. Nessa associação de tratamentos, nem sempre o efeito é imediato: o resultado de alguns procedimentos aparece meses depois. A ajuda de um dermatologista para fazer uma análise

A nossa pele envelhece por diversas razões. Nem todas elas são inevitáveis e não podem ser alteradas. Há outras que podem ser controladas até certo ponto, com uma abordagem abrangente. Compreender como fatores internos e externos podem afetar a estrutura e função da pele ajuda a esclarecer as escolhas sobre prevenção e tratamento. “O conceito atual de beleza é estar bem para a idade que você tem.” Como usufruir dos avanços recentes da tecnologia na

28 dermatologia sem perder a mão? Uma pele firme, sem rugas, boca desenhada e testa lisinha, quem não quer? Mas a realidade é que, na busca da beleza ideal ou da juventude eterna, exageros e procedimentos equivocados deixaram

lasers,

muitas

mulheres

esticadas, sem expressão e irreconhecíveis.

Estar

com 50 anos e buscar a

do estágio do envelhecimento é imprescindível antes de definir possíveis tratamentos. Os excessos estão em baixa. A moda agora é buscar o seu melhor e ter orgulho da sua idade.


29




COM SAÚDE & BELEZA BY DRª ISABELA PEZZINI VOLPATO BOHM

“CIÊNCIA COMPROVA O PAPEL DA RELIGIÃO NA CURA” O PAPEL DA ESPIRITUALIDADE NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES

Em maio de 2019, estudos científicos demonstraram a influência da espiritualidade, religião e religiosidade, tanto nos processos de saúde como no adoecimento e na cura. A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) provou que a religiosidade e a espiritualidade são mecanismos importantes para os pacientes lidarem com a doença e o sofrimento. Além de beneficiar o paciente, o sistema de saúde que compreende a importância de prover um suporte espiritual e religioso adequado, também consegue beneficiar os profissionais de saúde envolvidos e, consequentemente, todo o sistema de saúde. A espiritualidade abordada é aquela em que se acredita na conexão com algo superior, algo além da vida humana. Assim, engloba religião e outras visões universais de relações com a natureza, valores humanos, compaixão, tolerância e cooperação. A redução da mortalidade foi comprovada em estudos realizados com pacientes saudáveis e que possuíam espiritualidade/religiosidade. Outro estudo acompanhou, durante oito anos, mulheres que frequentavam ritos religiosos pelo menos uma vez por semana. Identificou-se, então, uma redução de 30% na mortalidade por todas as causas, incluindo doenças oncológicas e cardiovasculares quando comparadas com aquelas que não frequentavam nenhum ritual. Outro fator que deve ser lembrado é a redução nas taxas de suicídio.

32

De acordo com os estudiosos do Grupo de Estudos em Espiritualidade e Medicina Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia, “do ponto de vista emocional, a comunhão religiosa traz melhor psicologia positiva e apoio social bem como o enfrentamento espiritual positivo pode proporcionar mais esperança, perdão, conforto, amor e outros benefícios”. Dessa forma, nesta época em que estamos vivendo, é de extrema importância manter-nos conectados com algo maior e nunca perder a fé de que dias melhores virão. Valorizar as pessoas que estão ao nosso lado e os pequenos momentos em família. Deus abençoe a todos! Referências: Azevedum Jr A, Moriguchi EH, Nobre F, Lucchese FA, Griz HB, Magalhães LBNC et al. Diretriz de Prevenção Espiritualidade e Saúde da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Arq Bras Cardiol. Grupo GEMCA. 2019.

Isabela Pezzini Volpato Bohm Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Curitiba/PR Residência em Clínica Médica - Hospital Universitário da UFGD Residência em Cardiologia - Hospital Regional do Mato Grosso do Sul Rosa Predossian CRM 8202 // RQE 6215 // RQE 6214


SEU LAR ORGANIZADO BY TATI GODOY

EU VEJO FLORES EM VOCÊ “Os olhos são o espelho da alma”. “Um copo pela metade pode comunicar que está quase vazio ou quase cheio, depende quem o vê”. Assim são as pessoas, os relacionamentos, os bens materiais e emocionais. Medimos tudo de acordo com o conteúdo, que somos nós. A organização me levou a enxergar o subjetivo material; a desordem não está nas coisas... é um reflexo da alma. Organizar nosso armário e continuar com os mesmos padrões de comportamento é tempo perdido. De que adianta dobrar uma camiseta se ainda não conseguimos dobrar aquele mau hábito que tanto nos trava a vida? Nossa casa precisa ser um lugar aconchegante, onde podemos tirar nossas máscaras (literalmente). Nossa casa é o lugar ao qual amamos voltar. É um santuário do Amor. Casa com copo sujo em cima da pia, brinquedo no chão, é sinal de vida. Parece-me que o efêmero ganhou uma certa intensidade. Onde estão as horas? Tudo passando rápido demais. O copo? Nem o vemos mais, se anda quase cheio ou vazio. Anda bagunçada a casa? E a vida? E o coração? A primavera está logo ali, louquinha para ser vista. Aproveite as sementes do agora e plante flores. Felicidade é ter um lar, é ter tapetes torcidos pelo chão. Organize uma gaveta por semana, é o suficiente. Muitas vezes o seu eu infeliz está no inútil guardado, desde raiva ou até aquele vestido que usou em 1910. Que tal fazer uma almofada do tecido dele? E quanto à raiva? Aprende quando Shakespeare diz: “guardar ressentimentos é como tomar veneno e esperar que o outro morra”. Decida-se. Prefere uma almofada linda no seu sofá, ou um amontoado empoeirado? Prefere um coração novo ou os sentimentos estragados? Já dizia o autor, “a vida é fugaz, tão veloz”. A gente sofre por bobagens, por besteiras. Tudo um dia se desfaz. Importa é viver em paz. Pois quando olhamos para trás, lá se foi a vida inteira. Tati Godoy

Tati Godoy - Arquiteta, especialista no mercado institucional de higiene e limpeza, personal organizer e membro Goldem circle da NAPO (national association of professional organizer) sediada nos EUA, autora literária, livro “Diario de uma organizadora compulsiva e Diario de uma organizadora” palestrante e instrutora de cursos na área de Organizaçāo. Ja formou mais de 2.500 Personal Organizer pelo Brasil.

33


COM SAÚDE & BELEZA VSALDANHA

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR DA

DIETA FLEXÍVEL

(IIFYM- IF IT FIT YOUR MACROS)?

No período de quarentena e isolamento devido ao Covid 19, muitas pessoas mudaram seu estilo de vida, alterando seu hábito alimentar, diminuindo a atividade física e, algumas vezes, passando por momentos de preocupação, descontaram sua ansiedade na comida ou na bebida alcóolica. Os momentos de estresse aumentam os níveis de cortisol no nosso corpo; esse hormônio estimula o apetite e desejos mais elevados por alimentos calóricos.

e a calça social por conjuntos confortáveis de

De acordo com um estudo observacional recentemente publicado na revista "Obesity", os lockdowns podem aumentar o risco de obesidade.

tanto para emagrecimento como para o ganho

No Brasil, o leite condensado teve um aumento de 50% nas vendas durante a quarentena e a busca por guloseimas (doces, bolos, açaís e sorvetes) também cresceram nos aplicativos delivery, segundo dados do iFood.

moletom, o que as fez não se preocuparem tanto com o aumento de peso. Mas, que tal voltar à dieta? Mas... uma DIETA FLEXÍVEL! Nos EUA, é chamada de IIFYM- If it fit your macros, traduzindo: “se isso couber nos seus macros”. Nessa dieta, calculamos a quantidade de proteínas, gorduras, carboidratos e fibras que uma pessoa poderá ingerir por dia. É usada, de massa muscular; mas, com a vantagem se de ser flexível e dar liberdade para escolher o tipo de carboidrato ou gordura, por exemplo, libertandose de fobias nutricionais desnecessárias, levando em conta o contexto total da dieta. Por exemplo, a pessoa pode comer uma sobremesa ou uma massa, desde que esteja dentro do cálculo de macros do dia do seu plano alimentar. Considero

34

Não só o estilo de vida se modificou, como a maneira de se vestir também. Muitas pessoas, em home office, substituíram a blusa mais justa

Camila Armstrong Saldanha Nutricionista Clínica - CRN 3 48935 Pós graduada em Oncologia pelo Albert Einstein Pós Graduanda em Nutrigênomica e Nutrigenética na Prática Clínica

uma excelente estratégia nutricional para esse momento que vivemos, pois não é propício sermos radicais e nos estressar ainda mais.

Consultório - Oncoclínica 67 3421-0606 - 9 9615-2626 Rua Firmino Vieira de Matos, 1434


Matéria Especial

R E S P I R AR P E L O NAR I Z É E S S E N C I AL Respirar é uma função fisiológica tão importante, que o mínimo obstáculo que dificulte o fluxo do ar pelas vias aéreas superiores provoca enorme desconforto. O nariz é a primeira porta de entrada do ar que será levado para os pulmões. Ele tem a função de umidificar, aquecer e filtrar o ar inalado. A obstrução nasal pode ser provocada por processos infecciosos virais ou bacterianos, como a gripe, a sinusite aguda ou rinite alérgica, que tendem a ser momentâneos, ou por distúrbios estruturais, por exemplo, o desvio do septo, aumento da adenoide ou das conchas nasais, presença de pólipos ou tumores no nariz. A obstrução nasal, que conhecemos como nariz trancado, pode acometer tanto adultos como crianças. Nas crianças são mais comuns a hipertrofia adenoamigdaliana, que pode ocasionar o ronco, deformidades no crescimento orofacial (dentes para frente, face alongada), distúrbio no aprendizado e até alterações cardíacas. Nos adultos, geralmente a obstrução nasal se deve a desvio de septo e aumento das conchas nasais, levando a sintomas como dores de cabeça, sinusites de repetições, irritabilidade, ronco, sonolência diurna, dificuldade em realizar atividades físicas devido ao aumento do cansaço. O tratamento é individualizado e pode ser clínico, com alguns medicamentos específicos para cada caso, ou cirúrgico.

35

Não importa qual seja a causa, a congestão nasal é desconfortável e, muitas vezes, pode se tornar um obstáculo à sua qualidade de vida. Procure um otorrinolaringologista e respire melhor.

Dra. Ana Claudia Alves Zangirolami CRM9500 - Médica Otorrinolaringologista Graduada na Universidade do Oeste Paulista Presidente Prudente- SP Residência de Otorrinolaringologia, na Policlínica de Botofogo -Rio de Janeiro- RJ Membro titular da Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cervico-facial

Consultórios: Clínica Santa Inês- Serviço de Otorrinolaringologia Rua João Cândido da Câmara, 853 Telefones: 3421-8067, 3423-2033, 99905-5569 Climed Rua Hayel Bon Faker, 255 Telefone: 3425-6202 Facebook: Dra. Ana Claudia Zangirolami Intagram: @dra.anaclaudiaotorrino


36


REINAUGURAÇÃO

COLUNA

Celebrou

SUPERMERCADO CHAMA Em Dourados, o tradicional Supermercado Chama celebrou sua reinauguração na quartafeira,15/07. A nova unidade está em novo endereço e apresenta acessibilidade, conforto e comodidade para seus clientes; além, é claro, de diversas ofertas especiais. Faça uma visita com tranquilidade, pois o mercado segue todas as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Confira a cobertura completa. Cobertura Social: Revista Celebrar

37


COM VALORE ARQUITETURA

QUERO CONSTRUIR, MAS NÃO SEI QUANTO VOU GASTAR

Todos que pensam em construir ou reformar já se viram nesta situação: “Quero construir, mas não sei quanto vou gastar! ” O que geralmente ocorre é utilizar uma tabela de custos de referência, na qual se obtém um valor prédefinido por m² de construção, conforme o padrão de acabamento. Entretanto, esse tipo de recurso deve ser utilizado apenas para uma ideia inicial, antes da elaboração do projeto arquitetônico, a fim de estimar o tamanho do imóvel em função do recurso disponível.

38

Os projetos, arquitetônico, iluminação, estrutural, elétrico e hidrossanitário fornecem todas as informações e permitem quantificar os materiais necessários para a construção do imóvel proposto, garantindo juntamente com um acompanhamento técnico, qualidade dos serviços executados e segurança do custo real da construção. Para se obter esse custo real, é necessário realizar orçamentos de todos os materiais, serviços de empresas terceirizadas e da mão de obra, considerando o padrão de acabamento desejado.

Ainda, devem-se considerar as taxas com prefeitura, concessionárias de água e luz, bancos, cartórios, condomínio, Receita Federal e incluir uma margem de segurança para possíveis custos imprevistos. Empresas que trabalham com projetos e construções oferecem planilhas financeiras reais, quantificadas e orçadas com valores de mercado e não com valores genéricos de tabelas. Contratar uma empresa é a melhor maneira de eliminar essa dúvida, ter segurança e tranquilidade para começar com o pé no chão, sabendo até onde seu bolso pode ir. Com uma planilha completa em mãos, é importante utilizá-la como guia, comparando os valores previstos com os realizados durante a obra; caso contrário, ter uma planilha orçamentária não terá sentido algum. Não seja aventureiro na construção! Conte sempre com uma equipe técnica que o oriente do início do projeto ao final da obra. Valore Arquitetura! Ao seu lado, cuidando de cada detalhe!

Felipe Amaral - Arquiteto CAU: A 117888-1 67 9 8465-4969

Mirella Rocha – Arquiteta CAU: A 66373-5 67. 9 9673-4969

contato@valorearquitetura.com.br www.valorearquitetura.com.br


INVESTIMENTO EM IMÓVEIS: A HORA É AGORA POR ANDRÉ TERRA – SFT IMOBILIÁRIA

Diante da pandemia da Covid-19, do novo coronavírus, parece um contrassenso falar em investimentos; mas dados de um estudo desenvolvido pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias – Abrainc mostram que agora é a hora de investir em imóveis. Embora o foco das mídias esteja na pandemia e na sua repercussão no Brasil e no mundo, não somos alheios a essa realidade ao mostrarmos que esse é momento de adquirir um imóvel, seja para moradia ou para um investimento a longo prazo. Conforme um estudo desenvolvido pela Abrainc e, mesmo com base no senso comum, sabemos que ativos imobiliários oferecem boa taxa de retorno com possibilidades menores de risco.

OS IMPACTOS DA PANDEMIA SÃO VISÍVEIS, MAS O ESTUDO MOSTROU QUE, MESMO DURANTE A CRISE COVID-19, ESTE TEM SIDO O MOMENTO PARA INVESTIMENTOS IMOBILIÁRIOS BEM PENSADOS.

Seja como complemento de renda, por meio de aluguel, ou visando à valorização do imóvel, investimentos em ativos imobiliários desde sempre representaram um bom negócio, salvo algumas poucas exceções. No entanto, é muito importante entender o mercado imobiliário de cada região do país (ou cidade de seu Estado) e traçar estratégias de aquisição.

Créditos: Foto de PhotoMIX Company no Pexels

Compor um patrimônio é uma decisão acertada, e fazer isso com o suporte de empresas que tenham credibilidade e transparência nas negociações deve ser um ponto relevante na escolha da construtora, incorporadora e/ou imobiliária. Os impactos da pandemia são visíveis, mas o estudo mostrou que, mesmo durante a crise Covid-19, este tem sido o momento para investimentos imobiliários bem pensados, pois o mercado imobiliário não avançou como era previsto para 2020, mas mostrou crescimento em torno de 20%, dados estes que evidenciam que não houve estagnação.

Diante disso, uma aquisição de imóvel, tanto para obtenção da casa própria quanto para investimento a longo prazo, representa uma boa opção para complementar renda ou aumentar seus rendimentos para outros fins. A valorização patrimonial é um dos pontos que faz da aquisição de imóveis um investimento com boa taxa de retorno e baixo risco. Embora a pandemia tenha inúmeros pontos negativos, fato é que ela tem feito muitas famílias reavaliarem suas decisões relacionadas ao emprego de seus recursos financeiros, pois houve queda na taxa de juros de financiamentos – o que tem resultado em mais acessibilidade à aquisição de imóveis. Independentemente de status social – um imóvel pode simbolizar patrimônio, segurança e moradia, ou seja, representa um bom negócio. Vale a pena procurar apoio profissional e estudar essa oportunidade de investir em imóveis. A SFT Imobiliária, em parceria com a Corpal Incorporadora, tem profissionais especialistas, que podem oferecer suporte para essa tomada de decisão. Invista em imóveis! Compor um patrimônio requer decisões inteligentes – portanto, caro leitor, estamos cientes de que você vai fazer isso muito bem. Até a próxima edição!

R. Toshinobu Katayama, 1190 – Vila Planalto Dourados – MS, 79826-110 (67) 3038-7038 ou (67) 99234-1157 contato@sftimobiliaria.com.br

39


MATÉRIA CLEW NEW

40

Rua Toshinobu Katayama - 464, Dourados /MS @elisamorimmoda

(67)3038-9939


MATÉRIA ESPECIAL

O DESAFIO DE USAR FLORES NA DECORAÇÃO SEM “CARREGAR” O AMBIENTE Fotos: Felipe Lima

A dúvida de sempre... Como criar ambientes harmônicos usando flores!? Quem nunca teve uma dúvida sobre onde colocar um arranjo? As flores são um atrativo enorme em qualquer ambiente. Além de trazer beleza e boas energias, elas ainda transformam a vibração do ambiente, deixando a decoração ainda mais charmosa e agradável. Hoje, o mercado proporciona uma imensa variedade de plantas e flores permanentes, o que oferece diversas opções a serem escolhidas, para todos os gostos e estilos. As plantas, além de alegrar o ambiente, ainda proporcionam a sensação de bemestar com suas cores e formas, porém é essencial manter o ambiente harmônico e aconchegante. Na hora da escolha, o importante é não fugir do contexto do ambiente, ou seja, os tons dos arranjos devem sempre dialogar com os móveis e a pintura da casa. É importante ter certo cuidado com as cores das flores para que o ambiente não fique muito carregado. Quem gosta de casa colorida pode optar por vasos com cores contrastantes, mas com cautela. É importante saber o sentido que a flor e/ ou planta traz, já que o tom e a espécie, muitas vezes, remetem a sensações, ajudando-o a direcionar o ambiente onde quer colocá-la.

ANOTE ALGUMAS DICAS Flores de pétalas brancas, como lírios da paz, rosas, margaridas, coposde-leite, flores do campo e orquídeas, transmitem sensação de paz e frescor. Já as pétalas de cores quentes (vermelho, laranja e amarelo), como rosas, gérberas, girassóis, tulipas, lírios, astromelias e crisântemos, transmitem alegria, vitalidade e receptividade. As flores de tons claros, como rosa e lilás (hortênsias, orquídeas, violetas), traduzem a sensação de tranquilidade e equilíbrio. Elas podem ser incrementadas com folhas e galhos dando uma originalidade ao arranjo. Dos arranjos mais sofisticados aos mais singelos, a decoração de ambientes com flores muda completamente o clima. Alguns cuidados são necessários na hora de definir onde colocar e como decorar cada cômodo da casa. O segredo é escolher as plantas corretas para cada tipo de ambiente que você tem em casa ou no apartamento. Sabendo escolher a espécie, é possível trazer flores belíssimas para dentro de casa.

Rua Ponta Porã, 2445, esquina com a Rua Hilda Bergo Duarte Vila Planalto - Dourados MS CEP: 79826-080 Telefone: (067) 3427-2429 @regalos_decor

@regalosdourados

67 9 9981-7427

41


UMA BOA LEITURA BY COMPANHIA DOS LIVROS

VIVER, A QUE SE DESTINA? De um dia pro outro, fomos lançados a novas rotinas, questionamos todos os nossos planos, desejos e até alguns valores. No meio de tudo isso, uma vontade ferrenha de manter-nos vivos. E há situações sociais tão inesperadas, que nos fazem perguntar: “dizer para quê?” Neste livro, dois dos maiores pensadores contemporâneos do Brasil, Karnal e Cortella, encontram-se para refletir sobre questões profundas no momento pelo qual passamos: qual o sentido da vida? Por que aqui estamos? Será destino? Será escolha? Essas perguntas fascinam e intrigam a humanidade. A ciência, a filosofia, a religião e a arte oferecem possibilidades de resposta.

42

Pode ser aterrador imaginar que não há um destino, algo que explique a nossa existência. Mas, por outro lado, a ausência de sentido nos deixa livres para viver conforme desejamos, o que implica em muitas responsabilidades. Somos mesmo livres? A vida é um drama que vamos tecendo? É uma tragédia anunciada? Procurar um propósito que torne existência significativa é normal, e o que explica que algumas pessoas têm mais sucesso do que outras? É dom, vocação, dedicação? Os dois professores conversam e expõem ideias, fundamentos, motivos em 128 páginas de leitura leve e saborosa.

Qual o sentido da vida? Por que aqui estamos? Será destino? Será escolha? Neste livro, Mario Sergio Cortella e Leandro Karnal, dois dos maiores pensadores contemporâneos no Brasil, se encontram para refletir sobre essas questões que há séculos fascinam e intrigam a humanidade. A ciência, a filosofia, a religião e a arte têm oferecido algumas possibilidades de resposta que os autores discutem aqui. Afinal, pode ser aterrador imaginar que não há um destino, algo que explique a nossa existência. Por outro lado, a ausência de sentido nos deixa livres para ser e viver conforme desejarmos - embora isso implique também responsabilidade. Mas somos mesmo livres? Seja escolha ou destino, seja a vida um drama que vamos tecendo ou uma tragédia anunciada, fato é que estamos sempre a procurar algum propósito que torne a existência mais significativa. Mas o que explica que algumas pessoas tenham mais sucesso do que outras no que fazem? Seria dom, vocação ou resultado de um esforço? Como os autores apontam, talvez a vida seja menos inspiração e mais transpiração.

Rua Hayel Bon Faker, 3646 Fone: 67 99606-8261


MATÉRIA ESPECIAL

DOURADOS E REGIÃO AGORA CONTAM COM O INSTITUTO DOS OLHOS DOURADOS, UM CENTRO DE DIAGNÓSTICOS RÁPIDO, PRECISO E ACESSÍVEL

Dourados ganhou, em maio deste ano, um novo centro de atendimento acessível e especializado para a realização de exames e consultas oftalmológicas! É o IOD (Instituto dos Olhos Dourados),

que

conta

com

médicos altamente qualificados, com credibilidade e especializados em diversas áreas. A equipe, preparada atendimento

para

oferecer

humanizado

está

pronta para atender as famílias de Dourados e região. Diversidade de exames garante atendimento rápido e preciso

Os exames oferecidos atualmente pelo instituto são: Tonometria, Biometria, Paquimetria, Topografia de Córnea, Mapeamento de retina e Gonioscopia. A inauguração do espaço, que ocorreu em maio, foi realizada durante

uma

cerimônia

intimista, que contou somente com a presença dos sócios, colaboradores e do Padre Crispim

Guimarães,

que

proferiu a bênção sobre o centro de atendimento. O Instituto dos Olhos Dourados está localizado na Rua Mato Grosso, 320, Jardim Água Boa, esquina com a Rua Profª. Antônia Cândido de Melo (W3). Informações e agendamentos de consultas podem ser solicitadas através do telefone (67) 3033-9200.

43


ALIMENTE-SE COM ESTILO BY ACÁSSIA BUTARELLO

TUNA COM PURÊ DE WASABI

Ingredientes

 150g de filé de atum  10g de gergelim preto  10g de gergelim branco  Sal e pimenta a gosto  Azeite extravirgem a gosto Purê de Wasabi

 120g

de

Atum da Boutique do Peixe

batata

espremida

 1 colher de sopa de manteiga

 ½ xícara de chá de creme de leite

 Wasabi e sal a gosto  Salsa picada a gosto

44

Modo de preparo Atum 1- Tempere o filé de atum e depois empane no gergelim preto e branco misturados. 2- Aqueça o azeite numa frigideira e frite o atum até apenas dourar os quatro lados do filé. Purê de Wasabi 1- Misture todos os ingredientes em uma panela. 2- Sirva-o junto com o peixe cortado ao seu modo.

Em tempos de adversidades, estamos vivendo

se sintam mais bem atendidos, seja no Delivery,

novos elos e novas conexões.

ou no Atendimento Presencial. Com essas ações,

Nós, da Boutique do Peixe, vimos que é necessário atender de forma personalizada e diferenciada nas

criam-se conexões. Esse olho no olho tem encantado o atendimento de forma natural, surpreendendo o cliente com produtos de qualidade, textura e sabor.

Redes Sociais. Já que temos clientes com perfis tão

Cria-se, assim, uma linguagem clara e verdadeira,

diferentes, procuramos a todo instante reinventar e

que proporciona experiências e satisfação ao

corresponder da forma que eles desejam, para que

cliente.

“O Senhor está comigo; não temerei.” Salmos 118:6 ESCANEIE O QR CODE

Acássia Butarello Proprietária da Boutique do Peixe Vice Presidente da Comissão de Direito da Mulher BPW Bacharel em contábeis e Produção Publicitária Pós Graduada em Gestão de Negócios e Contabilidade Gerencial Endereço: Rua Oliveira Marques,1761 - Dourados/MS

(67) 9 9880-8089 (67) 3021-5888 @botique_do_peixe_oficial Boutique do Peixe


45

(67) 3038 - 3008

(67)9 9961 - 8590

RUA TOSHINOBU KATAYAMA, 1634 - DOURADOS/ MS


EM FORMA BY JAMES MORAIS

DICAS BÁSICAS DE COMO MELHORAR SEUS RESULTADOS Essas dicas básicas servem para ajudar você a treinar, manter o foco, junto com uma boa constância e disciplina.

46

Um bom treino, aliado a uma boa dieta, faz toda a diferença nos resultados.

Treine sempre próximo da falhavv muscular, certamente vai conseguir melhorar ainda mais seus resultados.

Não adianta treinar com cargas altas e péssima execução do exercício e pouca amplitude, vale também para pesinhos coloridos e cargas baixas.

Treine sempre com uma boa técnica e postura durante a execução do exercício.

A qualidade do treino é infinitamente melhor que o volume; treinar duas sem intensidade, não quer dizer nada;

Se seu objetivo é ganhar massa muscular, treine com intensidade.

Ficar horas correndo na esteira não é o melhor método para queima de gordura.

Cuide dos intervalos entre suas séries; o descanso correto entre as séries é um aliado para conseguir chegar à falha muscular.

O erro mais comum é perder horas na academia e não fazer uma reeducação alimentar. Não adianta fazer tudo certo na academia se sua dieta está toda errada.

Suplementos não vão te proporcionar maiores resultados. Se há a necessidade de suprir algum nutriente em sua dieta, busque sempre a orientação de um nutricionista.

Não busque orientação do seu amigo maromba, de sua musa fitness ou do balconista da farmácia.

Tenha uma boa orientação na montagem de seu treino e dieta; faz toda diferença em seus resultados.

Esqueça a balança. Perder peso não quer dizer que você perdeu gordura.

E, lembrando sempre: DOR não é sinônimo de hipertrofia e SUOR, de emagrecimento.

Procure sempre bons profissionais. BOM TREINO

Personal James Morais

@jamesmorais40


COM SAÚDE & BELEZA BY LUIZ PABLO FISIOTERAPEUTA

A FISIOTERAPIA COMO TRATAMENTO E PREVENÇÃO DE LESÕES

Sabe aquelas dores que parecem piorar com o estresse e a correria do dia a dia? O tratamento de fisioterapia pode ajudar nisso. Meu nome é Luiz Pablos e sou fisioterapeuta. A fisioterapia é uma das formas mais eficazes de tratamento e prevenção das lesões dos sistemas muscular e esquelético. Cada tratamento é personalizado para as necessidades de cada paciente, permitindo que ele tenha uma melhor qualidade de vida. Alguns dos tratamentos que faço incluem técnicas como One Body, Musculação Terapêutica, Ventosaterapia, Quiropraxia e, em alguns casos, atendimento Home Care. Os tratamentos que faço podem dar alívio imediato a pacientes que sofrem com as dores de cefaleia (dor de cabeça), lombalgia, dores de coluna, hérnias de disco, dores no pescoço, e várias outras patologias. Também trato atletas, com a fisioterapia desportiva. Esse tratamento prepara os atletas para competições, previne lesões e dores em pessoas que praticam atividades físicas e recupera as contusões ocasionadas pelo esporte. Luiz Pablos - Fisioterapeuta (67) - 9 9302 - 2176 @luizpablosfisio

Antes de tudo, essa é uma técnica que busca prevenir e recuperar os acidentes ligados à prática de esportes, além de potencializar a resistência muscular e a força de um indivíduo, dando total atenção às lesões e à melhora do condicionamento físico. Quando um paciente agenda uma consulta comigo, ele passa por 47 uma avaliação e, assim, analiso seu caso e suas necessidades, buscando o melhor tratamento para, já no primeiro atendimento, aliviar dores e incômodos que ele esteja sentindo. Meu tratamento aumenta a amplitude de movimento em meus pacientes, trazendo mais mobilidade, segurança e equilíbrio nas tarefas do dia a dia. A fisioterapia consegue ajudar a relaxar os músculos, a acabar com dores na coluna e até mesmo contribuir para a reabilitação após lesões, para a melhor recuperação do paciente. Tenha mais saúde, energia, disposição e qualidade de vida com a fisioterapia!

Pró Fitness Academia Av.: Weimar Gonçalves Torres, 1345 - sala 01


BITA

APPS PARA CURTIR COM A FAMÍLIA

iniciaram competições internas com jogos de cartas, checaram álbuns de fotos antigas e ticaram todos os seriados e filmes que estavam na lista para serem assistidos.

Em agosto, completamos cinco meses vivendo o “novo normal”. A essa altura, estamos mais adaptados e resgatamos coisas que estavam de lado, afundadas na rotina. Uma delas, com certeza, é o tempo de qualidade com a família.

Nesta edição, quero listar três aplicativos que completam esses momentos especiais, feitos de coisas simples, ao lado das pessoas que amamos.

Conseguimos fortalecer laços e até criar novas tradições. Muitos se arriscaram na cozinha,

48

Sabe quando queremos ver um filme, mas não sabemos em qual plataforma ele está disponível? O Just Watch resolve esse problema indicando onde você pode encontrar o título e onde está a melhor oferta. Você também pode fazer uma lista com os filmes a que deseja assistir para evitar aquele outro problema: passar mais tempo procurando que assistindo!

Um aplicativo para quem gosta de cozinhar ou quer aprender. O Kitchen Stories é quase uma rede social gastronômica, onde você pode salvar, curtir e compartilhar fotos e vídeos de receitas. Para sair da mesmice nas

refeições

cozinhando.

e

se

divertir

Sim! Existe um aplicativo desse clássico dos anos 2000. Ele foi lançado pelo SBT, em 2016, e conta com todas as opções que existiam no programa: pular a pergunta, ajuda dos universitários e das placas e cartas. A versão Pro custa R$ 9,99/mês e libera algumas funções, como responder perguntas sobre temas específicos como esportes, música e celebridades.


COM VERDE LIMÃO BY WALDIRENE MARQUES

PRETINHO BÁSICO Qual a peça clássica que toda mulher necessariamente dever ter em seu guarda-roupa?

Hepburn no filme Bonequinha

- Claro! O “pretinho básico”!

combinando com um lindo par de

Mas, onde surgiu esse ícone da moda?

então, o modelo foi adquirindo

No ano de 1926, a revista norteamericana Vogue comparou um vestido de Coco Chanel ilustrado em suas páginas com um “Modelo T” da “Ford”, descrevendo o “pretinho básico” como o “Ford” da Chanel.

de Luxo (Breakfast at Tiffany’s), sendo mais longo e curvilíneo, luvas como acessório. A partir de nova roupagem e seguindo a tendência de estilo a cada ciclo da moda. A simplicidade é tudo de que o “pretinho básico” precisa; é dessa maneira que o estilo perdura com o passar dos tempos. Geralmente, essa peça do vestuário, tão presente nos guarda-roupas, é usada de forma que o modelo se molde bem à cintura e siga a simetria do corpo da mulher, ficando na altura dos joelhos, ou um pouco mais curto, e nunca abrindo mão da qualidade e caimento do tecido. O “pretinho básico” é uma peça

importantíssima,

pois combina com tudo e com todas as ocasiões, tornando a silhueta mais reta e elegante. O vestido preto

básico

versátil,

é

muito

podendo

ser

usado no dia a dia, ou combinado com acessórios 49 para eventos mais exigentes, ou até sobreposto por um blazer em ocasiões mais formais.

1926

Foi a própria Coco Chanel quem o chamou de “pretinho básico”, definindo como modelo padrão

E, aí, quantos “pretinhos básicos” você tem? Ou pretende adquirir? Use e abuse, com uma peça dessas você não vai errar, nunca!

para qualquer ocasião. Ela dizia que a roupa deveria se moldar ao corpo, e não ao contrário, criando um vestidinho preto com linhas modernas e retas. Elegante sem

ser

extravagante.

Em

1961, o vestido foi imortalizado e

reestilizado

por

Audrey

Waldirene Marques - Empresária

Bacharel em Ciências Contábeis Cursos: Consultoria de Imagem - Coloração Pessoal-Método Sazonal Expandido Fashion Branding

Verde Limão Loja 1 Loja de Roupa Av. Marcelino Pires, 2374 (67) 3422-0905

Verde Limão Loja 02 Loja de Roupa Av. Marcelino Pires, 4440 (67) 3424-5910


50


51


MATÉRIA ESPECIAL DE CAPA

RESIDENCIAL ETHOS HALL É SUCESSO DESDE O LANÇAMENTO Na paisagem da Avenida Presidente Vargas, em Dourados, uma torre se destaca conforme avançam as obras do Ethos Hall, empreendimento lançado com muito sucesso pela Franzolin Engenharia. O ponto nobre e o projeto clássico foram decisivos para a receptividade do mercado.

de crescimento da região: “Queremos estar nas cidades que representam

O CEO da Franzolin Engenharia, Luiz Augusto Franzolin, demonstra empolgação com as perspectivas

investindo na cidade: firmou parceria com as melhores imobiliárias da

a força da economia do país e por isso decidimos investir em Dourados com um projeto inovador para atender a um público exclusivo”. Com essa proposta, a construtora adquiriu o terreno em uma região com facilidades de acesso e proximidade com serviços como escolas, supermercados e lazer. Aspectos valorizados por pessoas em busca de conforto e segurança, que optam por um estilo de vida mais prático. Desde o lançamento, a Franzolin Engenharia demonstra que pretende continuar cidade e inaugurou uma filial em Dourados para se manter mais próxima dos clientes e da comunidade.

“Quando iniciamos o plano de expansão, Dourados logo se destacou pela pujança da economia e posição de destaque regional. Nossos planos futuros certamente incluem permanecer aqui, com novos empreendimentos na cidade.” Luiz Augusto Franzolin, CEO da Franzolin Engenharia

Arquitetos projetos

52

renomados

assinam

os

Na concepção do Ethos Hall, a Franzolin Engenharia trabalhou com profissionais renomados, que atuam em parceria com a equipe de engenheiros para entregar um empreendimento exclusivo, com um conceito definido como “Estilo contemporâneo com alma clássica”. Os arquitetos Fernando Perin e Homero Esteves, da Perin & Esteves Arquitetura, assinam o projeto arquitetônico. A planta privilegia a usabilidade, em ambientes amplos, com muita iluminação natural visando proporcionar conforto e bemestar. Os traços da fachada foram


desenhados para marcar a paisagem, e o toque de classe já se nota no imponente hall de entrada, com pé direito duplo. Os apartamentos, com 3 suítes e 124 m2, foram projetados para proporcionar conforto e praticidade, privilegiando a amplidão dos espaços. O Ethos Hall possui uma área completa de lazer, com piscinas, academia, sala de jogos, brinquedoteca, playground, salão de jogos, área gourmet e salão de festas. Outro diferencial que impacta o projeto do Ethos Hall é a arquitetura de interiores, com autoria de Maurício Costa e Edward Albiero. Arquitetos premiados, eles transformam os espaços de uso comum em ambientes aconchegantes, onde conforto e modernidade se aliam para favorecer a convivência e o relaxamento. Nos empreendimentos da Franzolin Engenharia, as áreas de uso comum são entregues mobiliadas, decoradas e equipadas com todos os itens definidos pelos arquitetos. Desde a entrada até os espaços de lazer, os moradores são acolhidos por jardins projetados para oferecer todo o bem-estar da natureza. Ambientes harmoniosos e relaxantes foram planejados pelos arquitetos Eduardo Fernandes Dias e Cristina Kaori Matsumae, do Núcleo Arquitetura da Paisagem. Enfim, tudo é cuidadosamente planejado com equipes e parceiros muito qualificados, porque a Concepção é um dos pilares da Franzolin Engenharia. A construtora

53


acredita que morar bem é mais que viver em metros quadrados e idealiza seus projetos com a visão de que o morador já vive nos espaços antes mesmo de se mudar para lá. Como resultado, as entregas são sempre surpreendentes para quem entra pela primeira vez em um empreendimento com a assinatura de qualidade da Franzolin Engenharia.

Obras continuam em ritmo acelerado A cada mês, a torre do Ethos Hall ganha mais visibilidade, e quem passa por ali já consegue acompanhar a evolução e o andamento da obra, que será entregue em outubro de 2021. O extremo cuidado com o processo construtivo é um dos mais fortes diferenciais da Franzolin Engenharia, cujos sócios engenheiros acompanham as obras para garantir a qualidade em todos os detalhes. Critérios de excelência definem a aquisição de materiais de primeira linha, a contratação de equipes de obra e especialistas. Franzolin Engenharia confirma trajetória de sucesso A Franzolin sempre apostou na concepção de lugares onde o morar ganhe significados ainda mais importantes para a vida dos moradores e no elevado padrão de qualidade como um forte diferencial para os produtos. Cada novo projeto confirma essa proposta, sempre com um olhar inovador que visa corresponder às aspirações de moradia das pessoas. Com esse propósito, cada empreendimento

54

é concebido a partir das expectativas dos clientes e os projetos começam com foco na usabilidade dos espaços, acrescentando inovações que proporcionem uma vida mais otimizada, inteligente e com maior segurança. A Franzolin também acredita na proximidade e investe continuamente para manter a conexão com os clientes. Equipes de relacionamento acompanham cada etapa desde a aquisição, com relatórios mensais do andamento das obras, até a assistência pós-entrega. Mas a Franzolin sempre supera as expectativas dos clientes e oferece também a administração da locação com aluguel garantido para os investidores e a administração dos condomínios dos seus empreendimentos. A Franzolin Engenharia atua como incorporadora e construtora de empreendimentos residenciais nas cidades de Bauru (SP), Marília (SP) e Dourados (MS). A marca é reconhecida pelos clientes por sua credibilidade e qualidade excepcional de empreendimentos que se tornaram objeto de desejo e referência de morar bem. O slogan “Mais valor para a sua vida” reflete a proposta de valorizar tanto o cotidiano dos moradores como o investimento no imóvel e representa um verdadeiro mantra para toda a equipe. Para saber mais sobre a Franzolin Engenharia e seus empreendimentos, acesse o site: www. franzolin.eng.br


O A PA R TA M E N TO A S U A A LT U R A

A PA R TA M E N TO

DUPLEX

55

3 suítes 2 vagas de garagem Depósito Cozinha Lavabo Sala de estar/jantar Varanda gourmet envidraçada Área técnica para ar condicionado Área e banheiro de serviço Infraestrutura para: Ar condicionado, Automação e Aquecedor a gás

(67)3021-5552

(67)99884-3333

Rua João Vicente Ferreira, 2043 Vila Progresso, Dourados - MS

/franzolinengenharia @franzolinengenharia franzolin.eng.br


MATÉRIA ESPECIAL

Reportagem: Miriam Névola

PROFISSIONAIS SE REINVENTAM DURANTE A QUARENTENA VEJA COMO TRÊS EMPRESAS DE DOURADOS INOVARAM E CONSEGUIRAM DAR A VOLTA POR CIMA

Estamos vivendo novos tempos. Todos estão precisando repensar e muitos tiveram de se reinventar. O trabalho que gerava renda teve de ser interrompido, e aí surge a necessidade de recomeçar. Em Dourados, muitos profissionais estão encarando os novos desafios com maestria. Vamos mostrar alguns exemplos.

Totem para álcool em gel Em tempos de pandemia, qual é um dos itens mais usados? Se você respondeu álcool em gel, acertou. E foi pensando nisso que a Best Selfie se reinventou. A empresa estava atuando em ritmo acelerado, numa constante crescente desde que foi 56 inaugurada em Dourados, há 5 anos. Eles têm cabine de fotos para festas e totens temáticos. Mas aí veio a quarentena. “As festas foram canceladas. A última que fizemos em Dourados foi dia 7 de março. A empresa é nossa fonte de renda; sem festas, ficaríamos parados. No início, achamos que seria rápido e, como tínhamos uma reserva para investimentos, pensamos que daria”, explica Ana Paula Eirolico de Sousa. Um mês depois, Ana soube que, em outros Estados, estavam produzindo


totens para álcool em gel. Viu uma oportunidade. “Pesquisei, fui atrás e percebi que poderia ser a solução de que precisávamos. Primeiro pegamos pronto e, logo de cara, já tivemos encomendas. Depois achei melhor trazer só a matéria prima de fora e produzir aqui para gerar empregos. Então, atualmente a personalização, montagem e finalização são feitas em Dourados”. O dispenser de álcool em gel está fazendo sucesso. Em vários estabelecimentos comerciais e empresas, você encontra logo na entrada. “A renda é inferior do que tínhamos, mas com isso estamos conseguindo sobreviver. São adaptações que precisamos fazer conforme vai surgindo a necessidade. Não pensava em mexer com isso, foi a solução ideal”.

Professora na cozinha Nossa equipe foi recebida com mesa

posta

saborosa.

e

uma

Logo

comida

de

cara

percebemos que ali mora alguém que tem “feeling” para agradar pessoas e atrair novos clientes. Edvânia Moreno Pereira Ferraz é professora. Sempre gostou de cozinhar e fazia sucesso entre a família, amigos e vizinhos com suas lasanhas, mas nunca fez isso profissionalmente. Até que veio a quarentena e o

contrato

como

professora

temporária do Município estava instável. “Sem saber como seria essa fase da pandemia, comecei a fazer lasanhas e rondellis congelados e entregar para uns amigos para saber a opinião deles. No início, fui divulgando para

os

meus

contatos;

no

primeiro dia, vendi 30 lasanhas. Vi que poderia dar certo e, desde então, não parei mais. Foi assim que surgiu a Gosto Caseiro”, conta ela.

57


Ser professora é sua paixão, mas ela pegou amor pelo trabalho e decidiu se dividir nas duas funções. Para isso precisou de ajuda. A filha, adolescente, cuida das redes sociais e faz fotos e artes de divulgação. O marido ajuda em tudo: nas compras, na produção dos produtos e nas entregas. “ Atualmente, tem encomendas toda semana. O freezer emprestado do vizinho será devolvido assim que chegar o novo que comprou. “Me reinventei. E ainda ganhamos uma lição de vida, a lição da importância da união em família”.

Drinks em casa “O show tem que continuar”, assim diz o ditado. Então, mesmo em período de quarentena, a Malibu Bartenders deu um jeitinho de seguir em frente. Desde 2018, em Dourados, a filial crescia a cada mês. Contava com 70 bartenders, festas todos os fins de semana. A pandemia chegou e parou tudo de um dia para o outro. “Ninguém estava preparado e, quando começou, pensamos que em dois meses voltaria ao normal, mas isso não aconteceu”, lembra Lucas de Paula. Foi aí que surgiu a ideia: levar a experiência Malibu para a casa das pessoas. Eles separam os ingredientes do drink do jeito que o cliente gosta, vai tudo dentro 58 de uma caixa e um vídeo é enviado com explicação detalhada de como preparar a bebida. A iniciativa está fazendo o maior sucesso. “O Home Drink foi criado, não pensando em gerar lucro; foi pensando em levar a experiência para a casa das pessoas e manter a marca fortalecida”, explica Lucas. Para Lucas, esse é um momento único em que as pessoas têm oportunidade de aprender. “Estamos vendo a importância da empatia, de ser humano, de pensar no próximo. Quem está aproveitando pode estudar e inovar. Quanto à empresa, é hora de se posicionar; muitas serão esquecidas após a quarentena, nosso foco é manter a marca forte”, finaliza o empresário.


Pratos prĂŠ prontos, para vocĂŞ somente assar e saborear.

59

EXPERIMENTE JĂ (67) 99988-9002

@gostocaseiro_


UMA NOVA PLATAFORMA PARA OS LOJISTAS DE DOURADOS VENDEREM PELA INTERNET A Celebrar, conhecida pela credibilidade e inovação, traz uma nova ferramenta que vai dar suporte aos lojistas de Dourados para alavancar as vendas pela internet. Está no ar a “Celebrar Shop”, uma plataforma de buscas por produtos, serviços e promoções. “Sempre que visitamos comerciantes, ouvimos sobre a dificuldade que é competir com as vendas pela internet. Pensamos: mas, por que então, o lojista não anuncia pela internet? Pesquisamos e descobrimos que sai muito caro e é praticamente inviável, pois o empresário que recorrer aos sites de vendas on-line que já existem no mercado terão de colocar o produto por um preço mais baixo, terão de pagar comissão, taxa de cartão e entrega, ou seja, a conta não fecha”, explicou Evânia Ribeiro, diretora da Celebrar. Foi

assim

que

Celebrar,

os

Evânia

donos e

da

Cristiano

Almeida, começaram a pesquisar para

encontrar

uma

solução

para os lojistas de Dourados. “Sempre

viajamos

com

esse

olhar empreendedor, procurando novidade. Com a chegada da quarentena,

ficou

ainda

mais

latente a necessidade das vendas

60

on-line; por isso aceleramos o projeto e chegamos no produto que vai preencher essa lacuna que o comerciante de Dourados precisa”, relata Cristiano. Na Celebrar Shop, o empresário divulga as melhores promoções. Os clientes terão, no mesmo lugar, produtos variados, com os melhores preços. “A gente não gosta de passear no shopping e olhar as vitrines? E, quando encontramos algo que nos interessa, entramos na loja e compramos. A Celebrar Shop


oferece a mesma experiência, mas on-line”, detalha Evânia. Além disso, o cliente interessado em seu produto poderá fazer rotas automáticas para chegar até o estabelecimento. O internauta poderá encontrar seus produtos ou serviços através de filtros. Um Market Place completo, moderno e intuitivo para conectar o comerciante ao seu potencial cliente. Cada anunciante contará com uma página própria dentro da plataforma, onde poderá compartilhar e divulgar seus produtos e receber contatos de solicitações de compra através do WhatsApp ou e-mail. O cadastro da empresa na Celebrar Shop é gratuito. Os clientes terão acesso às principais informações sobre o estabelecimento, como redes sociais, telefone e endereço. A plataforma também não cobra comissão de venda. O empresário paga apenas o plano de assinatura para anunciar ofertas. “Espero que Dourados abrace esse novo projeto, assim como abraçou a Revista Celebrar. Criamos a Celebrar Shop para atender a uma necessidade do mercado, para ajudar os lojistas. Queremos resolver um problema do mercado 61 local. Desejamos que o empresário douradense usufrua, aprecie e ganhe dinheiro com a plataforma. E que o consumidor tenha a oportunidade de comprar mais barato e ainda se divirta passeando por um shopping virtual de ofertas”, enfatiza Evânia. A plataforma da Celebrar Shop já está no ar. Você pode acessar por este link: https://celebrarshop.com Em breve estará disponível também para você baixar o aplicativo em Android e IOS


62

É bom para você, para o lojista e para a economia da nossa cidade!


Acesse: celebrarshop.com

FAÇA O SEU CADASTRO GRATUITAMENTE

63


s e d a d i v o NNO CARDĂ PIO đ&#x;?•đ&#x;?•5

DA MAIOR E MAIS GOSTOSA DO BRASIL! Pensando em inovar, a Universidade da Pizza estĂĄ atualizando os sabores de pizza do seu cardĂĄpio. Sabores como Doritos1, antes muito pedida pela galera, hoje jĂĄ ĂŠ real.

đ&#x;?•đ&#x;?•3

foram lançadas (atÊ o momento): Bacon com geleia de pimenta2, uma ótima combinação para os amantes de agridoce. PHD3, pizza à moda

da

casa

que

traz

um

colorido

fantĂĄstico ao cardĂĄpio. pizza do calouro4, que promete, sem dĂşvidas, ser a queridinha do pĂşblico universitĂĄrio sendo uma combinação incrĂ­ve entre pizza e cachorro quente. incrĂ­vel alĂŠm disso, pode-se contar tambĂŠm com a đ&#x;?•đ&#x;?•2

pizza

doce

charge5,

do

professor6

(em

destaque abaixo) e frango premium7 (com catupiry original). 64

đ&#x;?•đ&#x;?•

6

#TEAM #TEAM #TEAM #TEAM #TEAM

UP UP UP UP UP


#TEAM UP #TEAM UP #TEAM UP đ&#x;?•đ&#x;?•9

acha

que

acabou?

se

sim,

achou

errado! entre tantas opçþes, o público da pizzaria pode contar tambÊm com pizzas fit e massa sem glúten! e Mesmo a massa não sendo indicada para celíacos

đ&#x;?•đ&#x;?•8

devido a contaminação cruzada que existe

no

uso

de

equipamentos

na

pr produção e montagem, prometem ser um sucesso! inclusive jå podemos provar duas dessas pizzas: FilÊ com Brócolis8, a outra, Frango Fit9. E para compor ainda mais ambas as pizzas, foram trocadas a muçarela

pelo

creme

de

đ&#x;?•đ&#x;?•4

ricota.

Adequando-se ainda mais ao pĂşblico que ela se destina. w w w. u n i v e r s i d a d e d a p i z z a . c o m . b r

unive universidadedapizza 65

Fixo: (67) 3426-3459 WhatsApp: (67) 99672-1770 đ&#x;?•đ&#x;?•1

APONTE SUA

câmera !

đ&#x;?•đ&#x;?•7


A MATERNIDADE BY MIRIAM NÉVOLA

APRENDIZADOS DE MÃE NA QUARENTENA Mães, em tempos de quarentena, também precisaram se reinventar. O trabalho triplicou. As crianças estão em casa, sem aula. O entretenimento diminuiu. O serviço de casa, para muitas, aumentou. E ainda tem aquelas que continuaram trabalhando fora. Pois é... tem gente pirando. Não é por menos. Cansamos, e temos esse direito. Mas também é época de se reinventar. De olhar para dentro de nós mesmas e pensar quem somos, do que gostamos, quais são nossas limitações. Sei pedir ajuda? Sei delegar tarefas? Estamos vendo a importância da família. De curtir os filhos. De conversar mais com o parceiro. De ter cumplicidade. De validar o que realmente é necessário. Pensando nisso, vou listar alguns aprendizados que tive nessa quarentena:

1. Posso cansar. Não preciso ser forte o tempo todo. 2. Devo pedir ajuda. 3. Planejamento é fundamental. 4. Rotina ajuda todos da família. 5. Preciso ter tempo para mim, nem que seja meia hora, lendo, tomando um banho... 6. Estar presente no momento. 7. Brincar com filhos é mais importante do que ter a pia limpa. 8. Aproveitar momento com filhos e marido não tem preço. 9. Fé alimenta a alma. 10. Isso vai passar! Textos como esse, você também confere em meu instagram @maejornalista


67


68


COM MEL RAMOS DESIGNER DE FESTA

MALETA DOS SONHOS MEL RAMOS No tempo de Covid-19, não podemos fazer festas grandes, mas não podemos deixar de comemorar a vida. Hoje gostaria de apresentar a vocês a maleta dos sonhos. A maleta é uma festa que pode ser montada por nós, da Mel Ramos, ou até mesmo por você, cliente. É superprática, pois pode ser já levada com todas as peças dentro; é só abri-la e organizar as coisas nos lugares. E, no mês de festa junina, fizemos uma maleta para apresentar a vocês essa ideia legal de festejar em casa. Fotos: Carla Patricia

69

@MELRAMOSPD

(67) 9 9971-4200

R. Oliveira Marques, 1455 - Jardim Central


COM ESTILO BY LAÍS TORRES - CONSULTORA DE ESTILO

CONSULTORIA DE IMAGEM ONLINE O mundo está cada vez mais digital e, com a tecnologia a nosso favor, principalmente vivendo este momento tão delicado, não é preciso mais sair de casa para fazer sua Consultoria de Imagem e Estilo! Com a pessoas dentro de suas casas, resolvemos juntas, eu e duas amigas Consultoras de Imagem, a Flavia Soares, que mora no Texas, e a Andreia Schmtz, que mora em Orlando, e também uma personal organizer Raissa Lima, que também mora no Texas, desenvolver esse método de atendimento em grupo. Trabalhamos com os recursos mais modernos de plataformas online para um atendimento divertido e produtivo durante seu processo de consultoria, individual ou em grupo. A Consultoria de Imagem e Estilo é um processo gratificante de autoconhecimento e promove muitas descobertas sobre você mesma e seu jeito de vestir! E sim, tudo é feito online, através de atendimentos pelo aplicativo Zoom, onde você vai tirar as dúvidas que sempre teve em relação à imagem, ao estilo e à moda! Lembrando que, mesmo que você não seja ligada à moda e/ou tendências, o que está em foco aqui é você; a moda é apenas uma ferramenta que usamos dentro da consultoria de imagem. Afinal, o estilo pessoal é atemporal, e é ele quem permanece.

70 Como São os Atendimentos? São atendimentos 100% online, feitos através do Zoom (videoconferência) e fazemos modo grupo ou particular. Após o término da consultoria, oferecemos um mês de atendimento via WhatsApp para resolver todas as dúvidas na hora de comprar suas novas peças de roupa - se isso estiver dentro de seus objetivos. Fornecemos uma apostila para você tirar as dúvidas, quando tiver, e aula bônus sobre organização, como otimizar seu espaço e deixar seu guarda-roupa mais funcional. A nossa primeira turma já foi um sucesso! @laistorresconsultoradeestilo

@LaisTorresStylist


71


MÍDIA EXTERIOR - IMPRESSÃO DIGITAL

armazemdo armazemdoor mazemdoor mazemdo ARMAZÉM DOOR 72 -

OUTDOORS PAINÉIS DE RODOVIAS FRONT-LIGHT BUSDOORS IMPRESSÃO EM LONA IMPRESSÃO ADESIVO FAIXA BANNER TELA CANVAS PERFURADOS CAVALETES FACHADAS

MÍDIA EXTERIOR IMPRESSÃO DIGITAL Armazém Door, passou a atuar no setor gráfico, com soluções para a comunicação visual e promoção de marcas, equipada e preparada para atender a demanda de um público diferenciado, com equipamentos de impressão, garantindo a qualidade e durabilidade em seus materiais, buscando novas tecnologias na produção de papel, lona e adesivos seguindo os mais altos padrões exigidos pelo mercado.

! I U Q

SUA

67

3424-0937

A

armazemdoor@gmail.com | www.armazemdoor.com.br AV. PRESIDENTE VARGAS, 2837 - JD. EUROPA - CEP 79.826-535 - DOURADOS/MS

A C R MA


CHĂƒO BATIDO @chaobatidodouradosms

73


NOSSO DIREITO BY MARA SILVIA PICCINELLE

INOVAÇÕES NA CÉDULA DE PRODUTOR RURAL A CPR (Cédula de Produtor Rural), instituída pela lei n. 8.929/1994, é um instrumento de estímulo ao crédito rural, que passou a fazer parte do cotidiano do agronegócio, uma vez que representava a promessa de entrega de produtos rurais, com ou sem garantias cedularmente constituídas de produtos agrícolas ou pecuários. O artigo 2º da legislação aponta que os produtores rurais, suas associações e cooperativas estão aptos a emitir a CPR. É um título líquido e certo, que não apresenta um preço e sim descreve a quantidade e qualidade de um determinado produto, o qual será entregue pelo emitente. O crédito em oferta na garantia permanecia vinculado ao pagamento da dívida. Contudo a lei avançou.

74

Em abril de 2020, a medida provisória 897/2019 foi convertida na lei 13.986/20 e trouxe mudanças no crédito rural no tocante à garantia do crédito utilizado, à redução de taxas e de juros abusivos, bem como garantias oferecidas em operações de crédito. As mudanças oportunizam produtores que não tinham chance de operar no mercado,

possibilitando a garantia definida de frações específicas de suas áreas; no entanto, com a figura do Patrimônio de Afetação instituída na nova lei, o produtor rural deve ficar atento ao fazer a alienação do seu patrimônio, ou parte dele, na contratação do crédito. Embora o produtor rural possa submeter seu patrimônio no todo ou em parte, se vencida a dívida e não paga, seja por frustração de safra ou força maior, esse bem dado em garantia pode ser transferido para o credor. Ainda, “O patrimônio rural em afetação, ou parte dele, na medida da garantia vinculada à CIR ou à CPR, não poderá ser usado para realizar ou garantir o cumprimento de qualquer outra obrigação assumida pelo proprietário, estranha àquela à qual esteja vinculado; e é impenhorável e não poderá ser objeto de constrição judicial” (Art. 10 § 3º, Lei 13.986/20). A iniciativa trazida na lei, implementando a redução dos custos do crédito, é válida; todavia, o patrimônio de afetação poderá colocar em risco o patrimônio do produtor.’ Mara Silvia Piccinelle OAB/MS 6622


O AGRO BY ÂNGELO XIMENES

A PANDEMIA E OS CUIDADOS COM A SAÚDE Quanto vale nunca mais olhar nos olhos de quem amamos? Quanto vale a capacidade de se mover com liberdade? Quanto você aceitaria para nunca mais ver o pôrdo-sol? Você venderia a sua saúde por quanto? Parece besteira escutar essas perguntas; mas, no dia a dia, será que damos o real valor para a nossa saúde e tudo o que ela envolve? De acordo com a Organização Mundial da Saúde, saúde é “estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doenças.” Para tanto, é necessário cuidar de dentro para fora e de alguns aspectos de nossa saúde, como a física, psicoemocional e social. Nós somos aquilo que comemos e também tudo o que entramos em contato ao longo da vida, como o que estudamos, lemos, assistimos e as pessoas com as quais convivemos. Podemos dar o primeiro passo e olhar para a nossa saúde através da alimentação, escolher ingerir o que fará bem ao nosso corpo, o que o nutrirá. Essa escolha é única e exclusivamente nossa. A maior dificuldade com relação à alimentação dos nossos ancestrais era a escassez. Já nos dias atuais, lidamos com o excesso de opções e de industrializados. É importante fortalecer a nossa saúde para que os remédios não sejam necessários e que façamos do nosso alimento, o nosso remédio. Ângelo Ximenes Engenheiro Agrônomo e sócio proprietário da Coperplan Vice-Presidente do Sindicato Rural de Dourados Diretor-Administrativo da Mútua/MS

75


NOSSA CULTURA BY RICARDO CÂMARA

CONCEIÇÃO FERREIRA E O TEATRO DE MS O primeiro filme rodado em terras que seriam Mato Grosso do Sul foi Alma do Brasil, em 1929. O Cinema ainda era silencioso e em preto e branco. A direção é de Libero Luxardo e é um drama histórico sobre a Retirada da Laguna durante a Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai. As filmagens foram na região de Bela Vista e a estrela era Conceição Ferreira.

Também são rebentos seus, muitos artistas que

Apesar de estar imortalizada pela obra cinematográfica, foi no teatro sul-mato-grossense que Conceição Ferreira foi a grande pioneira. Nascida em Portugal, em 1904, a atriz começou sua carreira com vinte anos, no Rio de Janeiro. Conheceu o interior do Brasil através da Companhia Teatral Maria de Castro. Estava em Campo Grande, com sua própria Companhia, quando foi convidada para Alma do Brasil.

vida de MS, estão Emmanuel Marinho, Cristina

trabalham no Teatro local. Artistas que, apesar das grandes dificuldades, preservam viva a dramaturgia que expressa e dá luz aos anseios e dilemas deste lugar tão peculiar, onde o Brasil foi Paraguai. Entre esses talentos que representam a Matogrosso, Laís Dória, Andreia Freire, Fernando Cruz e vários grupos e coletivos como Teatral Grupo de Risco, Casa, Imaginário Maracangalha, Casa de Ensaio, Sucata Cultural, Gema e muitos outros. O Teatro Sul-mato-grossense sobrevive também graças aos cursos de graduação em Licenciatura em Teatro, da Universidade Estadual, e de Artes Cênicas, da Federal da Grande Dourados. Essas universidades dão esperança de que a dramaturgia não morra em MS. É sempre fundamental para o desenvolvimento de qualquer sociedade que os recursos intelectuais estejam vivos e saudáveis para prevalecer a sensibilidade e o senso crítico, indispensáveis

76

para a cidadania plena. O Teatro é vital para o A atriz criou uma nova trupe com os jovens atores campo-grandenses e levou para os palcos as cores e as vozes do povo do oeste brasileiro. A primeira peça desse grupo foi Cabocla Bonita, em 1932. A portuguesa Conceição Ferreira é a mãe de todos os atores e atrizes que chamamos sul-mato-grossenses. Nomes importantes nas artes cênicas nacionais, como Glauce Rocha, Rubens Corrêa e Aracy Balabanian.

autoconhecimento social. Sem ele, ficamos mais brutos, mais bárbaros, mais incivilizados. Quando

neste

cerrado-pantaneiro-

fronteiriço, Conceição Ferreira não imaginava que estava escrevendo história e gravando seu nome entre os mais importantes criadores da identidade sul-mato-grossense.

Ricardo Pieretti Câmara, Doutor em Humanidades pela Universidade Autônoma de Barcelona Presidente da Fundação Nelito Câmara

chegou


SEU PET TAMBÉM BY KYARA MARQUES

A MISSÃO DOS PETS EM TEMPOS DE PANDEMIA

Em meio a tantas mudanças nos últimos meses, fica difícil apontar quais delas nos afetaram mais. As alterações nas rotinas vêm criando diferentes hábitos, mas também tristezas e dificuldades. São inúmeras as histórias de solidão em casas e apartamentos. Como pais, filhos e avós sem poderem sequer se abraçar.

Com anos de experiência nesse mundo, nós, da Pet Ville, precisamos deixar esta mensagem. A aproximação com seus peludos pode ser a chave para atravessar esta tempestade. E, se você não tem um bichinho em casa, um companheiro nestas noites solitárias, às vezes não sabe o que está perdendo.

Quando tudo isso começou, ainda em dezembro de 2019, ninguém tinha consciência da amplitude do impacto econômico e social que estaria por vir. Atualmente, estamos tentando nos reinventar nas mais diferentes frentes, inclusive na forma de nos relacionar com o mundo.

Talvez seja esta a missão espiritual destes nossos amigos, de nos garantir amor em momentos difíceis e compartilhar alegrias que estão por vir. Nossos pets têm a capacidade de estar em conexão e comunhão conosco. Sabem quando não estamos bem. Podemos disfarçar nossos sentimentos na frente dos nossos colegas de trabalho, mas não enganamos nossos gatos e cachorros.

Não há dúvidas de que essas mudanças de comportamento nestes meses foram intensificadas pela situação de pandemia do coronavírus (Covid-19). O isolamento social forçado nos afastou repentinamente da nossa rotina e do contato direto com outras pessoas.

Muitas vezes, um animalzinho que se aproxima de nós tem o objetivo de aflorar sentimentos de compaixão e de empatia. Como disse certa vez a escritora Antonelli Frantz: “Antes de ter amado um animal, uma parte da nossa alma permanece desacordada” !!!

Se a ciência ainda não achou uma solução para esses problemas, por enquanto a saída é tentar buscar apoio no que temos por perto. O amor que envolve a relação entre humanos e animais de estimação não deve ser menosprezado e muito menos esquecido em um momento como este.

Kyara Marques Onda

Formação Bacharel em Administração de Empresas, Bacharel em Farmácia Generalista, pós-graduação em Oncologia Multidisciplinar

Av. Marcelino Píres, 4130- Jardim Caramuru, Dourados MS Fone: (67) 3033-1233 Kyara Marques Onishi

kyaraonishi

77


COM OGG IBRAHIM

O VÍRUS QUE DESTRUIU RELAÇÕES A pandemia mudou nossas ações, nossas vidas, nossa maneira de pensar e nossas relações. De repente, perdemos a liberdade que tínhamos de poder abraçar, de beijar, de demonstrar nosso carinho aos outros. Perdemos a liberdade de sair para qualquer lugar, a qualquer hora que desejamos e fomos obrigados a adotar regras que jamais sonhamos ter que seguir. O “Fique em casa” se tornou palavra de ordem, e nunca uma frase foi tão necessária, mas, ao mesmo, tão hipócrita. Fique em casa você que pode. Quem tem de buscar o pão de cada dia lá fora, não tem alternativa a não ser enfrentar o vírus.

78

Mas, numa coisa o momento foi crucial: mostrou que precisamos renovar a forma como nos relacionamos. Se antes os meios eletrônicos eram essenciais, agora eles se tornaram vitais. Precisamos deles, mais do que nunca, para mostrar nossa proximidade com aqueles de quem devemos manter distância. Se antes, através deles, adiantávamos uma conversa, hoje matamos a saudade. Se antes marcávamos uma reunião, hoje eles são a nossa “sala” de reuniões. Usávamos aplicativos para chegar ao trabalho e, agora, eles são ferramentas do nosso trabalho em casa. Festas de aniversário, casamento, comemorações estão apenas no mundo digital. Ogg Ibrahim, jornalista e mestre de cerimônias

E o que vai mudar daqui pra frente? Muitos dizem que esta será uma tendência sem volta, que aprendemos a usar certas ferramentas e não as dispensaremos depois por termos visto sua eficiência. Especialistas apostam no trabalho home-office com mais frequência, no delivery conquistando mais casas, nas lives e videoconferências fazendo cada vez mais parte das empresas. Concordo, mas apenas em parte. Estamos há tanto tempo nesse distanciamento, que prefiro apostar mais na vontade extrema do abraço pessoal, do olhos nos olhos, do aperto de mão, do toque e do cheiro que não temos tido. Prefiro acreditar que, quando nos libertarmos das restrições, vamos matar saudade do contato verdadeiramente humano que já estávamos perdendo até mesmo antes da pandemia. Acredito que, quando tudo terminar, correremos para aqueles que amamos e abandonaremos a tela por onde os víamos. Nada de digital, nada de virtual, longe das tecnologias e perto do coração, momento em que os sentimentos não mais chegarão pelo wi-fi mas sim pelo encontro de almas.


SABER SE COMUNICAR SEMPRE É UM BOM NEGÓCIO!

Com Ogg e Débora Ibrahim

Nossos treinamentos e mentorias:

Comunicação para negócios Treinamento de Vendas Midia Training e Oratória Produção de Lives para empresas 79 Produção de video-aulas

(algumas mentorias podem ser online)

67-99295-7015 @debibrahim

67-99105-5050 @ogg_ibrahim

@talk.br


COM SAÚDE E BELEZA BY DR. ANTONIO PASSONI

GORDURA: SERÁ MESMO APENAS VILÃ? •

Ácidos graxos insaturados: são os mocinhos da história, pois são anti-inflamatórios, aumentam o colesterol bom (HDL), protegem o nosso coração e o cérebro. FONTES: abacate, castanhas (caju, pará e amêndoas), sementes (linhaça, chia e abóbora), óleos e azeites (oliva, abacate, linhaça).

Ácidos graxos saturados: aqui nossa palavra mágica ganha mais intensidade (moderação). Essas gorduras são boas, pois apresentam benefícios como absorção das vitaminas (A, D, E e K) e participam na constituição das membranas celulares. O excesso pode aumentar o colesterol ruim (LDL) nas artérias. O excesso de LDL, associado aos hábitos de vida não saudáveis, como alcoolismo, tabagismo e sedentarismo, aumentam a chance do desenvolvimento de doenças cardíacas. FONTES: carnes gordas, leite integral, manteiga, manteiga ghee, óleo de coco, azeite de dendê, banha de porco.

Ácidos graxos trans: encontramos o bandido. Estes são obtidos através da hidrogenação dos óleos transformando-os em sólidos. Diferente dos outros, estes não oferecem benefício algum à saúde. Muito pelo contrário, estão associados a doenças cardíacas, principalmente por elevar o LDL (colesterol ruim) e baixar o HDL (colesterol bom). Aí vem a pergunta importante: para que utilizálos? Para que servem? A função deles na indústria é aumentar a validade dos alimentos e modificar a consistência dos óleos de líquido para sólido. FONTES: margarina, sorvetes, pipoca de micro- ondas, biscoito recheado, macarrão instantâneo, batatas pré-fritas congeladas, entre outros.

Hoje vamos falar sobre um assunto polêmico: gorduras. Comer ou não comer? Usar ou não usar? E quais são as ideais para a boa alimentação? Primeiramente, devemos nos lembrar de uma palavra importante: MODERAÇÃO. Mesmo as gorduras que são boas devem ser consumidas com moderação, pois são muito calóricas.

80

A gordura participa de alguns processos importantes no nosso corpo: •

FONTE DE ENERGIA para nossas atividades diárias.

Gorduras são essenciais para o nosso corpo; porém devemos saber quais e como usá-las: •

ABSORÇÃO DE VITAMINAS (A, D, E e K).

SALADAS: azeite de oliva extravirgem, óleo de coco, óleo de linhaça e óleo de abacate.

REGULAR A PRODUÇÃO HORMÔNIOS.

CARNES GRELHADAS: azeite de oliva extravirgem, óleo de coco, manteiga ghee.

ISOLANTE TÉRMICO CORPORAL.

FRITURAS: banha de porco. Contudo, oriento a não utilizar frituras na alimentação.

BOLOS: óleo de coco, manteiga ghee.

DE

As gorduras são ricas em ácidos graxos, os quais são os responsáveis por tornálas boas ou ruins para o nosso corpo. São eles:

Como podemos perceber, o assunto GORDURAS é polêmico e ainda requer muitos estudos. Por isso, o importante é: INFORMAÇÃO e MODERAÇÃO.

Se tiver alguma dúvida, entre em contato comigo pelo e-mail: ajpnutricionista@gmail.com Antonio Passoni - CRN 11585

Celular: (67) 9 8167 - 0880


FIT

BY JOANNE DEMAMANN

RECEITA DO

BRIGADEIRO TANQUINHO FIT

No liquidificador, bata 400g de leite em pó desnatado ou zero lactose + 02 xícaras de água quente + 04 colheres de sopa de adoçante culinário ou 06 colheres de sopa de xilytol + 03 colheres de sopa de cacau 50 ou 70%. Bata por cinco minutos e leve à geladeira por, no mínimo, 4 horas. Ele vai ficar mais firme; então, acrescente 1 colher de sopa de manteiga ghee ou outra de sua preferência; misture e leve ao microondas por 2 minutos. Tire, mexa e retorne ao micro por mais dois minutos (faça isso três vezes). Deixe esfriar e está pronto seu brigadeiro. Se quiser ponto de enrolar, diminua a água na hora de bater. Sugestão de granulado: callebaut 70% ou Uniqui 70%

#BRIGADEIROFIT #RECEITASFIT Olá! Sou Joane Demamann, blogger por acaso, empresária, dona de casa, mãe com muito amor; mas escolhi como profissão ser chef de cozinha, ou melhor, cozinheira mesmo! O que me levou a ter esse estilo de vida foi a paixão por musculação e alimentação, o que, consequentemente, me abriu portas para diversas parcerias, patrocínios e influências no mundo digital... E, unindo o útil ao agradável, ministro cursos de culinária fit e tenho uma produção de comidinhas e delícias saudáveis. joanedemamann

comercial

tanquinhofitalimentossaudaveis

Tanquinho Fit

81


COLUNA CELEBRIDADE

Reportagem: Miriam Névola

82

MARIZA FÁTIMA GONÇALVES CONHEÇA A HISTÓRIA DA DEFENSORA PÚBLICA QUE, DESDE CRIANÇA, QUERIA FAZER A DIFERENÇA.


Durante nossa entrevista, ela fez, pelo menos, três pausas para atender o telefone e fazer algumas ligações. Estava de plantão e, ainda mais em tempos de pandemia, o serviço não para! Era gente precisando de vaga em hospital, era gente que perdeu algum parente e não conseguia um atestado de óbito. Nossa Celebridade desta edição é uma mulher em busca de justiça. Uma mulher que está atenta a quem precisa de auxílio. É Mariza Fátima Gonçalves, defensora pública. Ela veio de família simples. Nasceu e passou a infância em um sítio que fica em um distrito de Cândido Mota, interior de São Paulo. Os pais, agricultores, tiveram três filhos. Mariza é a caçula. Desde criança amava ler e estudar. O pai contava que a menina sempre se interessou em ouvir histórias de pessoas mais necessitadas. “Se tinha gente por perto, eu estava lá ouvindo as histórias dos vizinhos, dos mais pobres e aí eu falava pro meu pai: você tem que ajudar aquele homem”, lembra Mariza. “Na época, Defensoria Pública era algo novo, foi criada em 1988, então sabíamos pouco sobre essa instituição. Mas escolhi prestar esse concurso porque a proposta da defensoria é defender aqueles que não têm condições financeiras. Eu sempre soube que queria fazer algo ligado a ajudar o próximo”.

Foi por isso que ela sempre soube que queria fazer faculdade de Direito. Estudou em escola pública, com muita dedicação. Quando chegou a época de prestar vestibular, passou, bem colocada, em duas universidades públicas concorridas, na USP e na do Paraná. “A do Paraná ficava mais perto de casa; então, por não ter dinheiro para me sustentar na capital paulista, optamos pela universidade do Paraná”. Fez a faculdade com maestria, estudava fora dos horários de aula, trabalhava e conseguiu até um diploma de honra ao mérito. Formou-se e logo prestou concurso público. Aos 23 anos, tornouse defensora pública, em Mato Grosso do Sul.

Mudou-se para Corumbá, depois passou por Inocência, Ivinhema e, em 2013, veio para Dourados, onde está até hoje. “Meu pai sempre foi meu grande exemplo e inspiração. Ele me ensinou que todos são importantes, todos têm que ser respeitados na sociedade. No meu trabalho e na minha vida eu tento 83 me lembrar disso todos os dias”.


Mesmo nova, encarou os desafios. Um deles era, muitas vezes, ser a única mulher em audiências ou júris. “O meio jurídico era dominado por homens. Passei muitas vezes por situações de ser colocada por último para falar, de ser constantemente interrompida. Mas lutei pelo meu lugar e pela igualdade”. Para Mariza, ser defensora é mais do que trabalho, é missão de vida. “Acho que um defensor tem que ter dentro de si a sede pela justiça. Tem que ter convicção de que está lutando pelo certo. A defensoria é a ponte entre a descrença e a esperança na justiça. Faz as pessoas acreditarem novamente”. Quando se fala em direito pela saúde, Mariza, se emociona. É que ela sentiu na pele o que é precisar de atendimento e não ter dinheiro para pagar um hospital privado. Quando cursava o quarto ano da faculdade, o pai ficou na UTI. “Toda vez que eu lido com um caso de saúde pública, não é ‘só’ um caso, é muito importante; eu sei como é ter alguém amado precisando ser cuidado. Às vezes as pessoas podem não entender o motivo de eu me envolver tanto nessas questões, mas uma das minhas missões é garantir o direito à saúde”.

84

Mariza é casada, mãe de Ana, de 21 anos, e Arthur de 16. Mesmo em meio a tanto trabalho, dentro e fora de casa, arruma tempo para fazer serviço social voluntário. Participa de vários projetos. Fundou, com a amiga Helena, a Associação Amigos da Vida, que busca valorizar o sistema público. Também participa dos projetos “EPIS do Bem” e CoronaVidas. “O direito está no papel. Mas temos que lutar constantemente para colocá-lo em prática. Tento fazer isso não só no trabalho, mas em toda a minha vida. Encaro como uma missão pessoal”.


PINGUE- PONGUE Defina Mariza em uma palavra: “Destemida.” Defender: “Lutar pelo justo.” Uma viagem inesquecível: “Paris.” Comida preferida: “Risoto.” No tempo livre eu: “Converso.” Três objetos sem os quais não vivo: “Celular, fones de ouvido, meu piano.” Família é: “Minha base.” Uma música marcante: “Ballade pour Adeline (Richard Claydeman).” Dou risada quando: “Estou com meus filhos e a Pucca (minha cachorrinha).” Choro quando: “Sinto saudade.” Ser mulher é: “Se reinventar.” Uma saudade: “Meu pai.” Um sonho que ainda não realizou: “Ser fitness.” Celebrar é: “Fazer cada dia valer a pena.”

85


86


87


88


89


Mais Maisque quenunca, nunca, as aspessoas pessoas estão estãofazendo fazendo do dorádio rádioaasua sua companhia companhiadiária. diária.

90

9 9101-9640 9 9101-9640

(67)(67)

FM FM Cidade Cidade 101101 @fmcidade101 @fmcidade101


CIE NA

R

D

Á

#

A

N U N

IO

Anuncie Conosco

• • AN U N C 91

IE

NA

RÁDIO


92


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.