17ª Edição - Revista Celebrar

Page 1

1


HOPE DOURADOS Av. Weimar Gonรงalves Torres, n. 2.100-A , Centro - Dourados/MS. Telefone: (67) 3038-4882 | WhatsApp: (67) 99894-1809


TO D O C A R I N H O , C O N F O R TO E A M O R PA R A S U A M Ã E !


4


5


6

O
maior
Showroom
de
pisos
e acabamentos
de
alto
padrão
de
Dourados
e
região. @primeiraacabamentos @primeiralinhams primeiralinhams.com.br/

Av.
Weimar
Gonçalves
Torres,
2329 Centro,
Dourados
‑
MS,
79800‑022


7


8


9

»ÄÉÄ Â¶Ç¸ÄÈ ÃºËºÈ »ÄÉļǶIJ¶


10


11


12


13


São tantas coisas que gostaria de dizer a vocês neste momento, que nem sei por onde começar! Quando iniciamos, há três meses, a criação desta edição, não tínhamos ideia de quanta coisa aconteceria nesse curto espaço de tempo. E esta é uma edição especial, temos uma capa especial, com um tema especial, VOCÊ VALE OURO! Creio que esse tema não poderia ter vindo em melhor momento, pois, como sabem, devido aos últimos acontecimentos no mundo, em razão da COVID-19, estamos vivendo momentos de transformação e insegurança. Mas, o que não devemos esquecer, de jeito nenhum, são nossos valores. O mundo pode se transformar, podemos viver momentos de insegurança e até sentir medo; mas, quando permanecemos seguros quanto aos nossos valores, quando lembramos o que somos, nada nem ninguém pode nos tirar a paz. Trouxemos, nesta edição, valores simbolizados pelo OURO. A capa traz alianças, que simbolizam o compromisso e a união. O ouro representa a pureza, os valores da virtude. Buscamos, através da aliança, representar a virtude e a perseverança, que são os grandes diferenciais das pessoas de sucesso. Virtude e perseverança são alianças que, assim como o ouro, têm um grande valor que nunca se perde. Pessoas com essas características são as que podemos dizer: valem ouro! Nessa edição, você vai ler histórias de pessoas que alcançaram o sucesso devido a esses valores. E, quer saber? Neste momento, em que tudo nos leva a ter baixa autoestima, precisamos de histórias que nos inspirem e que nos façam lembrar de nossas virtudes. 14Por isso, agradeço a Deus por chegar ao nosso aniversário de 4 anos, sem muita celebração desta vez, mas com o sentimento de estarmos trazendo uma edição tão especial que, se inspirar uma única pessoa que seja, já terá cumprido nossa missão. Não podemos deixar de agradecer também, e agora falo em meu nome e do meu marido e sócio Cristiano Almeida, a toda nossa equipe, que nos acompanha nesses 4 anos de muita perseverança e compromisso. E quero dizer que, mesmo diante desses momentos tão difíceis, jamais passou por nossas cabeças desistir! Muito pelo contrário, nosso sentimento é que devemos continuar com nosso compromisso, e que não usaríamos qualquer dificuldade como escudo para desculpas. Tomamos todas as medidas necessárias para evitar a disseminação do vírus da COVID-19, como entregar os

exemplares embalados a vácuo e com o sachê de álcool em gel para que você, leitor, possa higienizar suas mãos, antes de abrir a embalagem. E, se preferir, você também pode lê-la no formato digital em nosso site, www.revistacelebrarms.com.br Não sabia como começar esse texto, mas sei exatamente como quero terminar, e não poderia ser de outra forma, senão agradecendo a você, amigo leitor, por esses 4 anos nos acompanhando. Agradeço novamente à nossa equipe, tão indispensável para o sucesso da Celebrar. Agradeço imensamente aos nossos anunciantes, que confiam em nosso veículo para transmitir suas mensagens. Para nós, é um enorme prazer entregá-las a vocês, amigos leitores. Que venha a próxima edição!


15


16


17


VEM AÍ...

LEILÃO VIRTUAL

solidário Em prol

18

REALIZAÇÃO

APOIO


A AApoiadores A AApoiadores Dourados Dourados realizará realizará nosnos dias dias

29,29, 3030 E 31 E 31 DEDE MAIO MAIO o Leilão o Leilão Virtual Virtual Solidário Solidário emem prolprol do do Hospital Hospital de Amor. de Amor. TodoTodo valorvalor arrecadado arrecadado será será destinado destinado à matriz à matriz do hospital. do hospital.

VIDAS! VIDAS!

19

MAISMAIS INFORMAÇÕES INFORMAÇÕES

PARA PARA DOAR DOAR entre entre em contato em contato por por mensagem, mensagem, através através do WhatsApp: do WhatsApp:

(67)(67) 99807-3464 99807-3464

https://leilaovirtualsolidario.wordpress.com/ https://leilaovirtualsolidario.wordpress.com/

AGÊNCIA

SALVANDO SALVANDO

AGÊNCIA

NESSE NESSE MOMENTO MOMENTO DEDE PANDEMIA PANDEMIA DO DO NOVO NOVO CORONAVÍRUS, CORONAVÍRUS, AJUDE AJUDE OO HOSPITAL HOSPITAL DEDE AMOR AMOR AA CONTINUAR CONTINUAR


Coluna

Dicas da Jaque by Jaque Dierings

NÃO É FÚTIL FALAR DE MODA A pandemia da COVID-19, declarada pela Organização Mundial da Saúde – OMS, provocou impactos importantes sobre os pequenos negócios, em especial nas vendas de roupas, que muitas pessoas consideram como algo supérfluo. Eu digo que não é fútil falar de moda, não é insensível querer vender; por mais que seja um momento delicado, muita gente precisa desse ciclo para sobreviver. Devemos sim contribuir para que a economia continue girando e que todos tenham comida à mesa. Li uma frase, nos últimos dias, que diz tudo “... talvez seja preciso lembrar que, por trás de uma blusa ou de um tênis, existem trabalhadores e ideias e que não são apenas coisas...” Além disso, a moda contribui muito para nossa autoestima e distração. Não é porque estamos em casa que não queremos ver coisas bonitas na internet ou que não devemos nos cuidar, não é mesmo? Em casa, estamos com quem mais amamos; então devemos sim apostar em looks arrumados e confortáveis. Para isso, nada melhor que uma roupa de bom corte e qualidade que nos deixe linda. E por que não investir naquela peça bacana que você pode ter para sempre no closet? Por aqui não paramos de mostrar coisas bonitas para alegrar nossas clientes e de incentivá-las a ficar mais lindas.

Jaque Dierings Rua Ponta Porã, 1540 - Dourados. M.S

Fone: (67) 3411 - 8242 (67) 99611 - 4002 @jaquedierings_


Matéria Especial

Q UAI S O S B E N E F Í C I O S D E U SAR C O S M É T I C O S NAT U R AI S / O R G ÂN I C O S? por Rose Balbuena

Por possuírem ingredientes seguros e saudáveis, os cosméticos naturais acabam sendo a melhor escolha. O uso de químicos sintéticos no organismo, a longo prazo, pode trazer doenças muito sérias como o câncer. Além disso, os produtos convencionais poluem o meio ambiente, tanto em suas produções quanto na eliminação através da água do banho, por exemplo. A razão disso é que eles possuem uma concentração de químicos, como os derivados do petróleo, que não são biodegradáveis. Já os cosméticos orgânicos têm uma produção sustentável em todas as etapas e, como resultado de serem compostos de elementos da natureza, voltam para ela sem qualquer poluição. Conseguiu

entender

melhor

os

cosméticos naturais? Eles são, ao mesmo tempo, uma ótima opção para o seu corpo e para o meio ambiente, e seria muito bom que todos se conscientizassem disso.

Rose Balbuena 999618590

30383008

Rua Toshinobu Katayama, 1634 - Vila planalto


Matéria Especial

SAÚDE ANIMAL COMPLETA 20 ANOS DE HISTÓRIA COM GRANDES PROJETOS PARA O FUTURO CLÍNICA VETERINÁRIA SE CONSOLIDOU COMO REFERÊNCIA EM DOURADOS E REGIÃO A Saúde Animal está entre as mais completas de Mato Grosso do Sul. Oferece diversos serviços como cirurgias, vacinação, consultas, ultrassom, exames laboratoriais, hotel, petshop, banho e tosa. É a única clínica de Dourados que oferece tratamentos homeopáticos para animais. “Temos muita procura e bons resultados para tratamentos em casos de ansiedade, problemas na pele, sistema imunológico”, explica a veterinária, que é especializada em homeopatia. O Centro Cirúrgico da Saúde Animal é equipado com o que há de mais moderno na atualidade. Possui respiradores, monitores de parâmetro e anestesia inalatória. Tudo começou na faculdade; logo no primeiro mês de aula do curso de Medicina Veterinária, Juliano e Ana Carolina se conheceram. Em comum, a paixão pelos animais. Namoraram, casaram e também se tornaram parceiros nos negócios.

Assim surgiu a clínica

veterinária Saúde Animal, que completou 20 anos de atividade. “Somos loucos por animais. Apaixonados por bichos

22 desde sempre. É mais do que nossa profissão. Amamos tanto, que temos 10 gatos e cachorros em casa. Algumas pessoas falam: ‘Já trabalham o dia todo com bicho e ainda têm em casa’. Pois é, amor pelo que faz é assim”, conta Ana Carolina Moccellin Lopes. Desde que foi inaugurada, o movimento na clínica sempre foi intenso. E a cada ano cresce ainda mais. Há clientes que estão desde o início. Em muitos casos, um bichinho já morreu, mas o cliente continua porque quem ama animal sempre acaba tendo outro e aí a clínica segue a mesma. “Temos clientes fiéis. Criamos vínculo com o dono e com os bichos. Conhecemos cada um pelo nome, conhecemos suas histórias”, declara Ana Carolina.


Para 2021, a Saúde Animal tem grandes planos. Vai ser inaugurada uma nova sede, que promete ser a mais moderna, ampla e equipada do Estado. “Vamos ser a única clínica de MS a oferecer tomografia para animais. Os projetos para a nova sede estão em andamento e vamos oferecer aos clientes um novo conceito em medicina veterinária. Vamos ter aqui, em Dourados, o que se vê em grandes centros do país”, adianta Juliano Soares Lopes, veterinário.

23

Av. Weimar Gonçalves Torres, 901 - Jardim Central - Dourados Fone: (67) 3422-8998 Emergência: (67) 98404-6021


Coluna

o Agro by Ângelo Ximenes

O IMPACTO DO CORONAVÍRUS NO AGRONEGÓCIO

24

Desde o início do ano, o mundo assiste ao avanço em massa de uma infecção respiratória causada por um vírus: o novo Coronavírus, também chamado de SarsCov-2. Surgida e disseminada na China, a doença – identificada como Covid-19 – logo se alastrou para outros países, o que fez com que a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarasse que estamos diante de uma pandemia, ou seja, em disseminação global e generalizada. Paralelamente aos efeitos diretamente relacionados à saúde, os surtos da doença também provocaram impacto na economia mundial. A incerteza causada pela Covid-19 deve custar US$1 trilhão de dólares à economia global em 2020, prevê a conferência das Nações Unidas sobre comércio e desenvolvimento (Unctad). Segundo o diretor da divisão em globalização e desenvolvimento estratégico da agência, Richard Kozul-Wright, a economia deve desacelerar e crescer menos de 2%.

redução drástica na compra destes produtos em razão da

Com a disseminação do vírus, há sinalização de impactos negativos, como queda do consumo, oscilação no comércio exterior e dificuldades de o produtor se preparar para a próxima safra. Apesar de que commodities agrícolas serão os menos afetados em meio ao pânico, os contratos futuros de soja e milho estão em queda na bolsa de Chicago, refletindo o corte brusco no valor do barril de petróleo, em meio à guerra de preços contra Arábia Saudita e Rússia. O analista de mercado voltado ao agronegócio, Carlos Cogo, afirma que subprodutos destes grãos (óleo e etanol) concorreram diretamente com o petróleo e por isso a desvalorização.

de trabalhadores transportados no ônibus, ampliação de

suspensão de eventos. Devido ao cenário, está havendo uma forte demanda por ovos diariamente, aumentando seu valor no mercado; no entanto, os pecuaristas têm se preocupado com os custos de ração. Atualmente a ração é feita de 30% farelos de soja e 70% farelos de milho, o que provoca um aumento de preço devido às valorizações do milho e da soja internos e a valorização do dólar. Outro ponto que causa preocupação é a garantia de respaldo aos pequenos e médios produtores no período mais agudo da crise. Em razão disso, Serigati defende a atuação forte do Governo Federal e do Banco Central, no sentido de garantir crédito. As colheitas do café e da cana de açúcar se iniciarão em breve e os setores já estão adotando medidas para evitar a contaminação por Covid-19, como a redução do número horário de funcionamento dos refeitórios e orientações sobre higienização individual e frequente. Em contrapartida, o que temos é que o cenário de pandemia da Covid-19 ainda é recente e que não dá para estimar os impactos que haverá em cada setor da economia. Tudo dependerá do comportamento da pandemia em nível mundial, o quanto isso poderá perdurar, ou se agravar, ou se surgirá uma condição de tratamento da doença, que diminua o risco de as pessoas se infectarem.

Haverá impactos na produção e vendas de frutas e hortaliças, setores mais prejudicados pela crise, já que o fechamento de restaurantes, bares e feiras livres reduziu expressivamente a demanda por esses produtos. Já o setor de flores e plantas ornamentais, que gera aproximadamente 1,01 milhão de empregos diretos e indiretos, também foi afetado devido à

Ângelo Ximenes Engenheiro Agrônomo e sócio proprietário da Coperplan Vice-Presidente do Sindicato Rural de Dourados Diretor-Administrativo da Mútua/MS


25


Coluna

Bita

TRÊS SERIADOS COM MUITA HISTÓRIA

Mad Men: minha favorita! A vida

Downton Abbey: uma série

Peaky Blinders: ainda estou

efervescente dos publicitários

que não pode ficar de fora

assistindo

da Madison Avenue, em 1960.

de uma lista que evidencia

quando acabar, será minha

produções com grande apelo

nova série preferida. Peaky

de moda é Downton Abbey. O

Blinders conta a história de

Acontecimentos ilustram

as

históricos temporadas,

o que as torna ainda mais

26

interessantes. Os personagens

drama retrata a vida de uma

é

família aristocrata inglesa,

impossível não se identificar

e o figurino impressiona. A

um pouco com cada um deles,

propósito, várias peças são

e o figurino é impecável. A

originais da década de 1920.

são

muito

humanos,

transição dos looks da década de 1960 para 1970 é demais!

A trama também reúne fatos

e

acho

que,

uma família de gângsteres na Inglaterra, no fim de 1910. Gostei da primeira temporada, mas a série me ganhou mesmo na segunda, quando entra de vez em 1920 e os figurinos ganham

históricos importantes – o

destaque conforme a família

que eu amo, porque sempre

vai conquistando mais poder.

feminismo ficam cada vez mais

aprendemos algo – e para

A ambientação, os diálogos

importantes e em evidência

quem não sabe, virou filme

e a trilha sonora também

com o passar dos episódios.

no ano passado.

são sensacionais!

Outra coisa maravilhosa de Mad Men é que as mulheres e o


SEGURANÇA E HIGIENE EM PRIMEIRO LUGAR

Conheça o Seu Spa 27

Venha conhecer nossos tratamentos como peeling, limpeza de pele, spa dos pés, laser CO2 entre outros para que possamos te proporcionar bem-estar e elevar o seu autoestima!!! Qualidade de quem se valoriza, se contenta com seu modo de ser e demonstra, consequentemente, confiança em seus atos e julgamentos, por isso estamos aqui. Instituto Corpus - Meu Spa - 3038.6044


PREPARAR PARA LANÇAMENTO!!! Foi iniciado mais um semestre na inFlux Dourados. Os astros e estrelas se alinharam para formar um universo de perspectivas que se abrem com o domínio do inglês e espanhol. A unidade de Dourados, que faz parte do universo inFlux, recebeu seus alunos com muito entusiasmo para o início dessa nova jornada. Confira as fotos da Volta às Aulas:

28

5... 4... 3... 2... 1...


29


Coluna

com Estilo

by Laís Torres - Consultora de Estilo

UM NOVO OLHAR PARA CONSULTORIA DE IMAGEM

Para quem não me conhece, sou esposa, sou mãe, sou consultora de imagem e também sou cristã. Sou apaixona por JESUS e, através desta matéria, venho apresentar a nossa instituição, The Holy Chic, formada pela presidente Lici Tomkiw AICI CIP, que mora em NY; Flavia Soares, que mora no Texas; Patricia Herman, do Rio Grande Sul, e eu, aqui da nossa cidade, DOURADOS.

a autoestima de mulheres por meio de serviços, palestras e cursos de consultoria de imagem e estilo com base na fé. As mulheres são colunas de sustentação e força nas suas famílias. Na nossa sociedade atual, muitas mulheres negligenciam a si próprias para serem esta fundação de suporte e força. Queremos ajudá-las a serem psicologicamente fortes, mantendo-se femininas e amorosas como foram criadas para ser. E que, assim, possam ajudar suas famílias a continuarem fortes e unidas. Esta empresa é uma startup que depende do trabalho voluntário de mulheres que não podem arcar com as despesas de abrir uma empresa. Portanto, buscamos financiamento coletivo de pessoas que compartilham desta visão social e que possam participar com capital inicial fazendo com que seja possível que nossos esforços sejam focados em nossa missão social.

30 Somos todas consultoras de imagem, espalhadas pelo mundo, mas unidas pelo mesmo propósito. A The Holy Chic tem o objetivo de ser uma empresa sem fins lucrativos que gere impacto positivo em comunidades e famílias cristãs ao restaurar e elevar

AS MULHERES SÃO COLUNAS DE SUSTENTAÇÃO E FORÇA NAS SUAS FAMÍLIAS.

Se você deseja conhecer nossa instituição, siga nas nossas redes sociais @the_holy_chic; temos dois perfis, um em português outro em inglês. Fiquem atentas, vamos transformar a imagem de mulheres através desse propósito. Se você tem um grupo de mulheres, em igrejas, escolas e deseja uma palestra da The Holy Chick, entre em contato, estamos à disposição para levar a consultoria de imagem para todas as mulheres. Um forte abraço, com muita essência.

@laistorresconsultoradeestilo

@LaisTorresStylist


31


Coluna

com Saúde e Beleza by Jessyka Matiussi Mendonça

É N O C A O S Q U E PAR AM O S E E N X E R G AM O S A S P E Q U E NA S C O I SA S Q U E DÃ O S E N T I D O À V I DA

O isolamento social já é uma realidade em muitos países. Para lidar com a situação, é preciso cuidar da saúde mental também. Somos seres humanos e, por mais que nos esqueçamos na maior parte do tempo, somos frágeis.

as brincadeiras realizadas nesse momento de

Aqui no Brasil, muito antes de o Coronavírus desembarcar, já havia dados da Organização Mundial da Saúde apontando que somos o país mais ansioso do mundo. Muito se tem falado sobre as consequências da quarentena. Além de prejudicar diretamente a economia, há também o fator humano.

que dá esperança, aquilo que nos dá alegria. Ser

Toda esta situação tem o poder afetar a saúde mental das pessoas, aumentando os níveis de ansiedade e de estresse mental, pois fatores desconhecidos e incertos fazem com que todos se sintam inseguros, principalmente em casos como esse, de nível mundial. Mas, como se adaptar ao isolamento social e cuidar da sua saúde emocional?

32

O que nós podemos fazer é buscar amenizar os sintomas de ansiedade e tentar viver de maneira saudável, refletindo sobre os aprendizados que podemos ter com toda essa realidade. Este é o momento de pararmos para uma reflexão, buscar o que tem de bom em toda essa crise. Há quanto tempo não tínhamos um momento em família? Vivemos buscando conquistas materiais, muitas vezes, acreditando que ali está nossa felicidade, mas você já reparou no sorriso do seu filho durante

Jessyka Matiussi Mendonça Psicóloga Clínica - CRP: 14/06316-3

reclusão social? A alegria dos pais em ter os filhos mais próximos? Este é o momento de trazermos à mente aquilo feliz não é ter uma vida perfeita, sem problemas,

estresses. Pelo contrário, eles sempre estarão presentes, como este que estamos vivenciando. Mas a capacidade de se reinventar em meio ao caos precisa estar firme, pois isso fará toda a diferença. Muitos se perguntam, mas e depois? Depois você terá o restante do ano para se reestabelecer, para tentar novamente. Não esqueça, somos seres almejantes, que sonham. Portanto, passado todo esse caos, você vai tentar sem medo de errar. Não deixe que os fantasmas da mente o enganem, não desista e dê uma chance a si mesmo.

Pós-graduada em Neuropsicopedagogia Pós-graduada em Psicologia Infantil e Adolescente


33


Coluna

com Sergio Ribeiro

ARMAS DE FOGO, EM MÃOS DE PESSOAS DE BEM, NÃO PRECISAM ATIRAR!

A violência é bandeira obrigatória de qualquer partido político que deseje ocupar algum cargo eletivo; no entanto, embora seja um tema tão importante, pouco se fez até pouco tempo atrás para mudar o panorama. Políticos, de maneira geral, usam o tema como trampolim para ganhar popularidade, mas se recusam a tomar medidas efetivas

Eleito presidente em 2018, Jair Bolsonaro tratou de decretar a tão polêmica flexibilização das armas logo em sua primeira semana de mandato em 2019, incendiando ainda mais os debates e, é claro, provocando aquecimento no mercado armamentista brasileiro. E o resultado logo começou a aparecer. Já no mês seguinte ao primeiro decreto, houve queda de quase 40% no número de homicídios no país em relação ao mesmo mês de 2018, comprovando a eficácia das estatísticas de diversos países que atestam que qualquer sociedade tende a ser mais segura quanto maior for o acesso às armas por parte de seus cidadãos. O Brasil fechou 2019 registrando 22% menos homicídios em relação ao ano anterior. Os brasileiros se informaram, compraram mais armas, procuraram clubes de tiro, registraram-se no Exército e Polícia Federal e a violência foi reduzida sem que nem um tiro a mais fosse dado. A polícia recebeu suporte político para agir, provocando acuação automática de marginais, que passaram a pensar duas vezes antes de roubar ou assassinar. Ainda estamos longe do ideal, mas parece que o país está, aos poucos, reencontrando o caminho da pacificação. Muitas vidas ainda serão perdidas; mas, a cada indivíduo salvo, já teremos motivos para comemorar.

contra bandidos pois, via de regra, tais medidas são impopulares. Até meados de 2019, o Brasil apresentava um crescimento médio de sua taxa de homicídios equivalente a 1,5% ao ano, tendo chegado próximo a 30 mortes violentas para cada 100 mil habitantes, equivalente aos países mais violentos do mundo, como ditaduras socialistas da América Central e a tão conturbada Venezuela. Em meio à análise destes números, a pvopulação segue polarizada em relação à flexibilização do uso de armas, suscitando debates acalorados, enquanto milhares de inocentes perdem suas vidas no país.

Informe-se sobre as estatísticas que envolvem armas de fogo. Atualmente, há esportes de tiro capazes de lhe deixar mais bem preparado que muitos atiradores de elite. Procure um clube de tiro e aproxime-se das pessoas que o frequentam. Você verá que são pessoas de bem, pacíficas, que se preocupam com o próximo e que, principalmente, estão sempre bem preparadas para defender seu patrimônio, sua vida e sua família. Dourados conta com o maior complexo de tiro esportivo e defensivo do país, o C-TED Brasil, no centro da cidade, à rua Mato Grosso, 1587, fone (67) 99971-3790. Visite o estande de tiro, a loja de armas e todas as opções de entretenimento que o clube oferece a todas as idades.

Sérgio Ribeiro - Atirador Esportivo Diretor Operacional do C-TED Brasil Clube de Tiro Instrutor de Armamento e Tiro Credenciado à Polícia Federal


Aberto a todo cidadĂŁo do bem!

Muito mais que um Clube!

35


Coluna

com Verde Limão by Waldirene Marques

CURIOSIDADES DA MODA Terno OU Costume?

Mula Manca OU Nula Manga?

Você sabia que a maioria dos homens brasileiros nunca usou terno? É verdade, o que normalmente se usa é o costume! Muitos confundem o terno com o costume; eles acham que ambos são a mesma coisa, mas não é bem assim. O terno é composto por três peças: paletó, colete e calça; então, quando essas três peças estão juntas, elas formam o clássico terno. Até porque a palavra terno é sinônimo de trio, ou seja, as três peças do traje. Para que seja um terno, é preciso que haja, além do paletó e da calça, um colete. É fácil lembrar, a palavra terno vem de três, três peças da mesma cor e tecido. Como no Brasil faz muito calor, a maioria dos homens não usa colete, a não ser em ocasiões mais formais como casamentos. Portanto, o conjunto calça e paletó é chamado costume.

Um dos meus modelos preferidos! O modelo de um ombro só, também conhecido como “mula manca”, nunca sai de moda. Inspirado nas vestes das deusas gregas, no qual um ombro fica de fora, esse modelo faz sucesso nas passarelas e no gosto das mulheres. É um ícone de elegância e estilo, muito usado no verão com um toque de frescor e sensualidade. Mas, de onde saiu a “mula manca”? Pois é, você se lembra daquela brincadeira “telefone sem fio”? É mais ou menos assim: o nome “nula manga” foi abrasileirando e se tornou “mula manca”. Mas, agora que você aprendeu, não vamos mais errar! Nula manga, também podemos chamar de “ombro só” ou “ombro grego”, este último acho super chique.

36

TERNO

COSTUME

NULA MANGA

Waldirene Marques - Empresária Bacharel em Ciências Contábeis Cursos: Consultoria de Imagem - Coloração Pessoal-Método Sazonal Expandido - Fashion Branding

Verde Limão Loja 1 Loja de Roupa Av. Marcelino Pires, 2374 (67) 3422-0905

Verde Limão Loja 02 Loja de Roupa Av. Marcelino Pires, 4440 (67) 3424-5910


37


Coluna

com Gisele Além

QUEM VOCÊ QUER SER DEPOIS DA QUARENTENA?

A maneira como você está encarando o momento vai comandar seu estado depois que esse tempo passar. Em tempos de crise, existem três tipos de pessoas:

▶ Os pessimistas - acham que tudo vai dar errado, que morreremos todos de COVID-19 ou de fome;

▶ Os "Deixa a vida me levar" – são aqueles que estão parados, esperando para ver o que vai dar, para depois ir de acordo com a onda, de acordo com o que o momento decidir, nunca fazem suas próprias escolhas;

▶ Líderes - esses encabeçam grandes mudanças, criam novas formas de trabalho, fazem acontecer apesar do momento.

Se você se encaixou em um dos dois primeiros, quero lhe passar aqui algumas ações para que passe a liderar sua vida e seja o protagonista da história: 1. Monte uma rotina de sucesso, inclua estudo, leitura, atividade física; 2. Invista tempo para aprender algo novo, algo que você não saiba; isso vai abrir sua mente para novos projetos; 3. Pense em como ser solução para as pessoas neste momento; se você é empreendedor, pense como um “resolvedor”; 4. Não saia das redes sociais, mostre seu produto ou serviço e não se deixe esquecer pelo seu cliente;

Conseguiu identificar qual desses é você?

5. Seja positivo, saia dos noticiários e invista em livros que o/a ajudem a enxergar o lado positivo de todas as situações. Seguindo essa receita, não tem erro. Você sairá disso tudo mais forte, como profissional e como pessoa.

38

Quer ter acesso a mais conteúdos como esse? Acesso o grupo: Metanóia Inteligência Empreendedora, no Telegram. Espero vocês! GISELE ALÉM é formada em Professional and Self Coaching, pelo Instituto Brasileiro de Coaching IBC/2016 – Campo Grande - MS, Business and Executive coaching, pelo Instituto Brasileiro de Coaching IBC/2017 – Brasília-DF. Atuou como empresária por 15 anos. Atualmente, atua como Coach Executivo e palestrante, atendendo empresas, profissionais e equipes na cidade de Dourados e região. É professora do curso MBA Liderança e Coaching EAD Unigran, além de ministrar cursos na área do empreendedorismo e empoderamento feminino. Criadora do método We Can - Coaching em grupo para mulheres. Contatos:

@giselealem www.giselealem.com.br

@giselealem

(67) 9 9619-9797


Matéria Especial

Cada paciente é um novo ciclo, uma nova história. Sinto-me imensamente honrado por vocês compartilharem suas histórias de vida comigo; passo a entender suas lutas e turbulências – para alguns falta alegria na alma; outros lutam para sobreviver; outros são ricos e abastados, mas mendigam o pão da tranquilidade e da felicidade. Que pão falta na sua vida? Seja qual for sua tribulação, só lhe resta fazer uma coisa: amar a vida e ter coragem para vivê-la, mesmo que, em algum período, você esteja cansado e transtornado. Cuide carinhosamente dela e lembre-se de que estou à disposição para ajudar no que for possível. Nunca se esqueça, você vale ouro! “Porque o Senhor será a tua segurança e guardará os teus pés de serem presos.” Prov. 3:26

Evaldo Palacio. Massoterapia e Quiropraxia

Contatos: (67) 3426-1861 (67) 98199-9848

Tratamento para alívio da dor e para o bem-estar Rua Osman Ahmad Gebara, 07 Parque Alvorada – Dourados/MS

Redes Sociais Instagram: @centroterapeuticoevaldopalacio Faceboock: Massoterapia Evaldo Palacio


Coluna

em Forma

by James Morais

COMO SE MANTER ATIVO DURANTE O ISOLAMENTO GERADO PELA PANDEMIA DA COVID-19?

Para que possamos voltar às nossas rotinas o mais breve possível, o isolamento social é o principal foco no momento. Naturalmente, essa mudança traz uma alteração significativa na nossa atividade física diária e em todas as atividades que realizamos diariamente e que nos demandam algum gasto calórico. O deslocamento realizado através de um transporte público, andar até o seu posto de trabalho, ir almoçar em um restaurante, permanecer em pé durante certos períodos e voltar para casa novamente (entre outros). Ficando em casa, o aumento do comportamento sedentário é natural, como aumentar o período assistindo TV, permanecer durante muitas horas na posição sentada ao realizar o “home office” em frente ao computador e dormir um período maior de tempo. Assimilando todas essas mudanças, podemos adotar algumas práticas que auxiliem na manutenção e melhora do nosso estado de saúde durante esse período.

1- O principal objetivo, no momento, é manter-se fisicamente ativo. Treinos intensos (de longa duração e uma percepção de esforço muito alta) visando a um aumento na progressão de treinamento devem ser evitados. Isso pode piorar a sua imunidade, sendo a última coisa que queremos; 2-

Procure

a

orientação

de

um

profissional de Educação Física. Ele saberá prescrever a melhor estratégia de treinos de acordo com o seu nível de condicionamento e suas limitações; 3- Manter o corpo ativo, realizando exercícios que você já realiza/realizou na sua rotina de treino é a melhor

Veja alguns exemplos de atividades que podemos utilizar nesse momento: - Dança; - Agachamentos; - Abdominais; - Caminhada pela casa; - Subida de escadas; - Pular corda; - Yoga; - Alongamento; - Jogos ativos com sua família; - Tarefas domésticas (jardinagem, limpeza, arrumações); - Jogos eletrônicos com realidade virtual. Procure se movimentar minimamente. Levante-se enquanto estiver assistindo TV, dê uma volta pela casa, faça uma tarefa ativa!

estratégia. Nada de “invencionices”; 4- Prepare-se para realizar a sua série de exercícios em casa como se estivesse indo para um dia de aula. Hidrate-se, utilize roupas leves e tenha

40

É muito importante manter-se fisicamente ativo para nossa saúde física e mental. O exercício físico atua de maneira determinante em muitas patologias (exemplo: hipertensão arterial e diabetes), auxiliando no tratamento e no não desenvolvimento de novas doenças. Além disso, ajuda na melhora da imunidade, na regulação da ansiedade e diminuição de sintomas depressivos, fatores que podem ser prejudicados durante o período de isolamento. De acordo com tal situação, é necessário reforçar estratégias que podem ser utilizadas para que possamos nos adaptar e ajustar o nosso nível de atividade física diária pelo tempo que permanecermos em casa.

uma alimentação saudável, através do consumo de alimentos in natura e minimamente

processados.

Valorize

a aquisição através dos pequenos produtores; 5- A recomendação ideal para que possamos nos beneficiar dos efeitos do exercício é: 150min por semana (cerca

de

30min

por

dia),

em

intensidade moderada. A atividade irá gerar alterações na sua respiração, frequência cardíaca e transpiração, mas esse esforço não será muito difícil de manter. Se você está realizando em uma intensidade mais baixa ou em uma quantidade menor, lembre que

Pensando nisso, atenção às cinco dicas importantes para esse período de pandemia da Covid-19:

qualquer tempo dedicado é melhor do que nenhum exercício. Movimente-se!

Fonte: Guia de orientações em relação à alimentação e exercício físico diante da Covid-19, elaborado pela Coordenação de Saúde do Trabalhador da Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas da Fundação Oswaldo Cruz (CST/Cogepe/Fiocruz) e disponível entre os anexos do Plano de Contingência da instituição

Personal James Morais

@jamesmorais40


Coluna

com Saúde e Beleza by Camila Armstrong Saldanha

EQUILÍBRIO DO SISTEMA IMUNE O alimento, a cada dia, ganha sua vez na prevenção e no tratamento de doenças, principalmente das doenças crônicas, e no fortalecimento da IMUNIDADE. Devido ao cenário atual, vou falar um pouco sobre a IMUNIDADE. Depois que foi publicado um estudo no Norte da Itália, pela Universidade de Turim, cientistas afirmam que a vitamina D pode ser uma grande ajuda no combate à pandemia do Coronavírus. A pesquisa relata uma deficiência deste nutriente entre os pacientes com diagnóstico positivo de COVID-19 na Itália. (Calma, está propondo uma suposta PREVENÇÃO e não a cura). Mas, a notícia ganhou evidência nos veículos de comunicação. Não é novidade, para nós, nutricionistas. A literatura científica está cheia de relações semelhantes, demonstrando vantagens contra infecções respiratórias e benefícios ao sistema imune, sem falar na saúde óssea, pois é um pré-hormônio e apresenta um papel crucial na regulação do cálcio no organismo. Sua deficiência se relaciona ao raquitismo em crianças e à osteomalacia em adultos. Vocês se lembram daquele suplemento rico em vitamina D, que nossa mãe nos dava quando crianças? A famosa Emulsão de Scott, conhecida como óleo de fígado de bacalhau com gostinho “ma-ra-vilho-so”. Foi um suplemento famoso, que marcou a infância de muitos, principalmente a minha, Rsrsrs. Camila Armstrong Saldanha Nutricionista Clínica - CRN 3 48935 Pós graduada em Oncologia pelo Albert Einstein Pós Graduanda em Nutrigênomica e Nutrigenética na Prática Clínica

Existem dois tipos de vitamina D: D2(Ergocalciferol), encontrado nos cogumelos (shitake, shimeji) e D3 (Colecalciferol), encontrado no óleo de fígado de bacalhau, peixe, atum, ovos, leite e na luz do sol. Existe uma recomendação mínima de aporte diário em diferentes momentos da vida. A suplementação pode ser em gotas, pílulas, injetável (dependendo do caso, se absorção precisa ser imediata ou se há dificuldade de absorção por via oral). Nunca se automedique ou interrompa o uso de um medicamento. Procure um nutricionista ou médico para não correr o risco de intoxicação e, principalmente, devido à biodisponibilidade dos nutrientes. Uma vitamina ou um tipo de nutriente pode atrapalhar a absorção de outra vitamina. Por esses motivos, não gosto de complexos vitamínicos de A a Z, existem nutrientes que possuem o mesmo sítio de transporte e competem entre si. É necessária uma harmonização de NUTRIENTES. A união desses nutrientes pode potencializar os valores de qualquer alimento. No caso da vitamina D, é necessário que o seu parceiro magnésio, lhe auxilie nas suas funções. Inicie tomando de 15 a 20 minutos de sol por dia. Medite (vamos abaixar os níveis de cortisol), pratique exercícios físicos, siga uma dieta balanceada, específica para você e durma, durma bem. Assim já estará garantindo um equilíbrio do seu sistema imune. Consultório - Oncoclínica 67 3421-0606 - 9 9615-2626 Rua Firmino Vieira de Matos, 1434

41


42


43


44


Coluna

com a Cheff by Daniele Francisconi

I M U N I DAD E : P R O T E Ç Ã O Q U E VAL E O U R O

O sistema imunológico humano é composto por células, tecidos e órgãos que atuam na defesa do organismo contra o ataque de invasores externos. Para que a imunidade atue de maneira efetiva, é fundamental respeitar seus quatro pilares: praticar exercícios, reduzir o estresse, dormir bem, ter uma alimentação balanceada e, ainda, manter uma boa hidratação, consumir sucos de frutas naturais, chás e vitaminas.

Alimentos amarelos e laranja são ricos em vitamina C, betacaroteno e luteína, que agem no sistema nervoso e influenciam no sistema linfático.

Grão-de-bico: rico em zinco e auxilia o corpo a combater grande parte das doenças do sistema imunológico.

Oleaginosas: além de zinco, as nozes, castanhas, amêndoas e óleos vegetais (de girassol, gérmen de trigo, milho e canola) são ricos em vitamina E. Agem no combate à diminuição da atividade imunológica por conta da idade – idosos.

Inhame: é um excelente tubérculo para limpeza do sangue e fortalece os gânglios linfáticos (defesa do corpo).

Alho: protege o coração e melhora o sistema imunológico, pois, ao ser consumido, libera citosinas anti-inflamatórias.

Vegetais de cor escura ou folhosos: são ótimas fontes de ácido fólico, potássio, magnésio, vitamina K e auxiliam na produção de glóbulos brancos.

Por meio de algumas receitas, é possível aumentar a imunidade de nosso corpo. Vejam esta:

Consumir todos os tipos de alimentos auxilia no bom funcionamento do corpo; porém, alguns não podem ficar fora do cardápio, por exemplo: •

H AM B Ú R G U E R D E G R ÃO -D E-B I C O : 2. Descartar a água do molho e fazer 3 três trocas. 3. Escorrer o grão-de-bico. 4. Cozinhar na pressão por 30 minutos. 5. Escorrer o grão-de-bico. 6. Refogar a cebola. 7.

Acrescentar o grão-de-bico.

8. Acrescentar a cúrcuma e o sal.

• • • • • •

4 xícaras de grão-de-bico; 1 cebola média; 1 xícara de aveia em flocos triturada no liquidificador; água filtrada; azeite, sal e cúrcuma a gosto; coentro, cebolinha a gosto.

MODO DE PREPARO 1.

Colocar o grão-de-bico de molho em água fervente por, pelo menos, 3 horas.

9. Triturar grão-de-bico. 10. Esperar esfriar. 11. Acrescentar a aveia, até dar o ponto. 12. Preparar os hambúrgueres utilizando forma própria. Embalar e armazenar em freezer. 13. Aquecer imediatamente em hamburgueira ou no forno convencional. Bom apetite!

45


46


Coluna

com Mel Ramos Designer de Festa

DECORAÇÃO DE FESTAS EXCLUSIVA VOCÊ JÁ PENSOU EM FAZER UMA FESTA PERSONALIZADA E TEMÁTICA, MAS NÃO CONSEGUIU AINDA? ¿

Opção pela mobília ideal;

¿

Doces, forminhas;

¿

Bolos fakes e verdadeiros;

¿

Itens de papelaria;

¿

Peças temáticas desenvolvidas exclusivamente para o tema criado;

¿

Arranjos florais.

Esse é o tema de que vamos falar nesta edição: “Decoração de festas exclusiva”. Para ser considerada exclusiva, a decoração tem que ser criada em projeto único para cada cliente, afinal cada um tem um sonho particular. É possível desenvolver qualquer temática e tema lúdicos. É muito comum os temas lúdicos serem os preferidos em uma primeira reunião com o cliente. Logo depois, definimos as paletas de cores; um momento muito importante, no qual o sonho temático ganha vida e sensações. Após definições temáticas e paletas de cores, vamos, então, visualizar sua festa através do projeto. O “desenho” do projeto passa para escolha de fornecedores, e temos então:

Cada projeto será desenvolvido do “zero” e variando conforme cada produção em particular exige. É extremamente prazeroso e gratificante para nós, decoradores, ver a criação de cada projeto. O legal é que esse tipo de festa acaba sendo o de maior valor agregado, pois a cada evento é notável a inovação e a exclusividade na criação. Vale muito a pena! O resultado final é único, realmente o sonho do cliente, a sua festa exclusiva, temática e perfeita, nos mínimos detalhes. E aí, já escolheu o seu tema?

@MELRAMOSPD R. Major Capilé, 2228 - Dourados/MS

(67) 9 9971-4200

47


48


Coluna

a Saúde do Coração by Drª Isabela Pezzini Volpato Bohm - Cardiologista

CARDIOPATIA E GESTAÇÃO E S T O U G E S TAN T E E T E N H O P R O B L E M A N O C O R A Ç Ã O. E A G O R A ?

De acordo com Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), as doenças cardiológicas são algumas das causas de morte materna indireta, isto é, a morte que ocorre entre o início da gestação e o 42º dia no pós-parto, resultante de doenças preexistentes à gravidez ou que se desenvolveram durante este período e que não foram provocadas por causas obstétricas diretas. As queixas cardiológicas como inchaço, falta de ar, tonturas, nem sempre são fáceis de distinguir das queixas comuns desse período. Entretanto, deve-se atentar para a presença de palpitações, falta de ar progressiva, tosse seca noturna, dor torácica que piora ao esforço físico e desmaios. Habitualmente, alguns sopros podem ser funcionais. No entanto, devem-se valorizar os sopros diastólicos, que geralmente estão ligados às lesões estruturais do coração. Na suspeita de cardiopatias, o obstetra geralmente encaminha para o cardiologista, o qual solicita exames complementares de acordo com a investigação e a idade gestacional em que a paciente se encontra. O Eletrocardiograma (ECG) e o Ecocardiograma Transtorácico (ECO TT) são exames seguros e podem nos dar informações valiosas, muitas vezes, reduzindo a necessidade de realização de exames mais invasivos. O Holter de 24 horas, popularmente conhecido como ECG de longa duração, pode ser lançado mão para investigação de arritmias cardíacas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardíacas com maiores riscos

de complicações e de morte materna são doenças valvares como Estenose Mitral Grave, Estenose Aórtica Grave Sintomática, Disfunção Grave do Ventrículo Esquerdo (representada por fração de ejeção (FE) menor que 30%), Histórico prévio de Cardiopatia Periparto com FE reduzida, Coarctação da Aorta, Hipertensão Arterial Pulmonar, Taquicardia Ventricular, Disfunção Ventricular Direita, entre outras específicas. A assistência pré-natal à grávida cardiopata deve ocorrer de maneira rotineira, e a equipe deve ser composta por obstetras, cardiologistas, anestesiologistas e pediatras. É mandatória a pesquisa das causas de descompensação, como: distúrbios eletrolíticos, anemia, infecção, distúrbios da glândula tireoidiana, a fim de evitar complicações. A SBC preconiza que as consultas sejam feitas, simultâneas, ao cardiologista e ao obstetra: uma vez por mês na primeira metade da gestação, de 15 em 15 dias após a 21ª semana e semanais da última semana. Em alguns casos específicos e mais delicados, a internação prolongada pode ser necessária. Uma vez que o ideal é ponderar os riscos e benefícios de uma gestação para as pacientes cardiopatas, o correto é, antes de engravidar, realizar o planejamento familiar com abordagem multidisciplinar: através da avaliação médica e de outros profissionais da área da saúde. Um grande abraço a todos.

Isabela Pezzini Volpato Bohm Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Curitiba/PR Residência em Clínica Médica - Hospital Universitário da UFGD Residência em Cardiologia - Hospital Regional do Mato Grosso do Sul Rosa Predossian CRM MS 8202 // RQE 6215 // RQE 6214

49


50


51


52

Kumon_douradosprogresso Dourados

Kumon_douradosprogresso Dourados

Kumon_douradosprogresso Dourados

Kumon_douradosprogresso Dourados

Kumon_douradosprogresso Dourados

Kumon_douradosprogresso Dourados

Kumon_douradosprogresso Dourados

Kumon_douradosprogresso Dourados

Kumon_douradosprogresso Dourados

Kumon_douradosprogresso Dourados

Kumon_douradosprogresso Dourados

Kumon_douradosprogresso Dourados

Kumon_douradosprogresso Dourados

Kumon_douradosprogresso Dourados

Kumon_douradosprogresso Dourados


Kumon_douradosprogresso Kumon_douradosprogresso Dourados Dourados

Kumon_douradosprogresso Kumon_douradosprogresso Dourados Dourados

Kumon_douradosprogresso Kumon_douradosprogresso Dourados Dourados

Kumon_douradosprogresso Kumon_douradosprogresso Dourados Dourados

Kumon_douradosprogresso Kumon_douradosprogresso Dourados Dourados

Kumon_douradosprogresso Kumon_douradosprogresso Dourados Dourados

Kumon_douradosprogresso Kumon_douradosprogresso Dourados Dourados

Kumon_douradosprogresso Kumon_douradosprogresso Dourados Dourados

Kumon_douradosprogresso Kumon_douradosprogresso Dourados Dourados

Kumon_douradosprogresso Kumon_douradosprogresso Dourados Dourados

Kumon_douradosprogresso Kumon_douradosprogresso Dourados Dourados

Kumon_douradosprogresso Kumon_douradosprogresso Dourados Dourados

Kumon_douradosprogresso Kumon_douradosprogresso Dourados Dourados

Kumon_douradosprogresso Kumon_douradosprogresso Dourados Dourados

Kumon_douradosprogresso Kumon_douradosprogresso Dourados Dourados

Kumon_douradosprogresso Kumon_douradosprogresso Dourados Dourados

Kumon_douradosprogresso Kumon_douradosprogresso Dourados Dourados

Kumon_douradosprogresso Kumon_douradosprogresso Dourados Dourados

53


54


55


Matéria Especial

ESPECIAL COVID-19: COMO SUPERAR A CRISE? Talvez muitos leitores não saibam; mas, para que a revista chegue a cada trimestre até você, são meses antes de preparo. Estamos fazendo esta reportagem no início de abril. Em pleno momento de incertezas. Enfrentando uma pandemia mundial, causada pelo COVID-19. Não sabemos como estará a situação no dia em que a Celebrar vai chegar até você. Esperamos, do fundo do coração, que tudo esteja melhor. Pensando no futuro, entrevistamos dois profissionais que podem nos auxiliar oferecendo conselhos e orientações. Como poderemos superar, emocional e profissionalmente, tudo que estamos vivendo?

J E S S Y K A M AT I U S S I M E N D O N Ç A, P S I C Ó L O G A Celebrar: O que podemos fazer para amenizar essas consequências? Jessyca: “Como estamos passando por um processo de isolamento social, uma dica importante para diminuir o estresse psicológico é nos mantermos perto de quem amamos. Fique em contato e mantenha sua rede de amigos e conhecidos, seja por aplicativos de mensagens, ligações ou chamadas de vídeo. Durante esse período, esteja atento a seus sentimentos e demandas internas, mantenha tudo em perspectiva. Uma enxurrada constante de notícias sobre o surto pode levar qualquer um à ansiedade e ao estresse. Siga as notícias confiáveis e evite boatos e “fake news”, que vão somente causar mais desconforto e dissabor.”

Celebrar: Quais orientações quanto a práticas e exercícios que podem ser feitos durante a crise?

Celebrar:

Quais

consequências

psicológicas a população pode

56 enfrentar durante a crise? Jessyca: “Estamos atravessando uma fase de incertezas, mediante todo

esse

cenário

pelo

COVID-19.

Os

provocado riscos

Jessyca: “Durante esse período, ainda que isolado, tente ao máximo manter sua rotina e crie novas. Se você tem crianças em casa, aproveite para ter um tempo de qualidade com elas. Desenhos para colorir e jogos, como xadrez, dominó, por exemplo, podem ajudar a passar o tempo. Coloque em dia aqueles filmes e séries que você tanto queria ver, aproveite e dedique um tempo para a leitura. Se possível, faça exercícios para manter uma qualidade de vida melhor e uma mente saudável.”

de

contaminação e a obrigação de isolamento social podem agravar ou gerar consequências psicológicas, como: ansiedade elevada, estresse, pânico. O excesso de informações, muitas vezes falsas, pode levar as pessoas a terem esses sintomas.”

Celebrar: Passada a crise, como as pessoas devem se comportar? Quais posturas vão fazer toda a diferença para as pessoas se reerguerem? Jessyca: “Adotar a prática da ressignificação na vida é algo de extrema importância para todos nós, uma vez que a nossa jornada é e sempre será repleta de desafios a serem superados. Nesse sentido, o que vai


nos diferenciar dos demais e nos tornar

de diferente daqui para frente, para que das

verdadeiros vencedores no final será a

próximas vezes haja mais acertos do que

forma como vamos nos posicionar diante

erros. Procure extrair de cada situação as

dos problemas: se é nos lamentando e

coisas boas, aprendizados e ensinamentos

reclamando pelos cantos, sempre que algo de

que lhe trouxeram. Afinal, elas lhe deixaram

ruim acontece, ou se é levantando a cabeça

mais forte e o/a transformaram na pessoa

e tentando enxergar o que pode ser feito

que você é hoje.”

R O N N E I P E T E R S O N DAN TA S DA L U Z , E M P R E S ÁR I O N O R AM O D E T R E I N AM E N T O S C O R P O R AT I VO S E D E D E S E N VO LV I M E N T O D E S O F T WAR E S

Ronnei: “Analisar quais custos podem ser cortados ou reduzidos, verificar quais serviços podem ser executados de forma online ou remota e a análise de quais despesas realmente devem ser pagas nesse momento e quais devem ser negociadas para pagamento futuro; priorizar o pagamento de funcionários e parceiros para diminuir o impacto social e econômico.”

Celebrar: Qual postura o empreendedor deve ter neste momento? O que de prático ele pode fazer? Ronnei: “Primeiro: não se desesperar, manter uma mentalidade positiva e entender que todos estão passando por isso. Segundo: analisar seu fluxo de caixa projetado, aproveitar o momento com baixo movimento para voltar o olhar mais para a gestão do seu negócio e tomada de decisão de forma mais 57 estratégica.”

Celebrar: De quais formas as empresas podem sentir os efeitos negativos dessa crise que estamos enfrentando? Ronnei: “Diminuição de seu capital de giro ou até mesmo o endividamento proveniente da paralisação das atividades nas empresas que não puderam transferir seus serviços para online.” Celebrar: Durante a crise, quais medidas podem ser tomadas pelas empresas a fim de evitar estragos maiores?

Celebrar: Após a crise, quais empresas, ou quais tipos de empresas, têm mais chances de continuar alcançando sucesso? Ronnei: “As empresas que foram consideradas essenciais e que nesse período de crise continuaram com seu faturamento. As demais empresas vão precisar se reinventar, repensar seu fluxo de caixa, repensar seu modelo de canais de venda para, em momentos semelhantes, não serem pegas de surpresa e colocarem o negócio em risco.”


Coluna

Nosso Direito by Mara Silvia Piccinelle

REFLEXOS DA COVID-19 O ano de 2020 ficará marcado, não só aqui no Brasil, mas no mundo. Muitos duvidaram que a COVID-19, doença causada pelo novo Coronavírus, chegaria ao Brasil; mas chegou e está sendo preocupante. Com isso, abriram-se dois debates. Um lado afirmou que o isolamento social causaria impacto grande na economia; o outro lado defendeu o isolamento, preocupados com o número de infectados. A celeuma gerou uma confusão política com desentendimentos entre o Governo Federal e o dos Estados. Parte dos descontentamentos se deu em razão de política partidária, mas isso pouco importou porque a COVID19 ceifou vidas, empresas baixaram as portas, alavancou o desemprego. Os empreendedores, atentos às mudanças, mantiveram-se cautelosos nos investimentos. O mercado reduziu as expectativas de crescimento para o PIB, da inflação, dos juros e o crescimento do país, com reflexos nas relações de trabalho, nas relações de consumo e nos contratos em geral e, só no mês de março, a bolsa de valores foi interrompida várias vezes, o que não se via há mais de uma década.

E, com 15 dias de isolamento, desencadeou consequências financeiras. As empresas que já estavam saindo da crise econômica instalada há alguns anos, os informais, liberais e outros sem reservas financeira estão começando a ruir novamente. Sem faturamento, não se pagam contas, funcionários, impostos, financiamentos, etc. Foi, então, que o Governo Federal, quase que tardiamente, lançou medidas para amenizar os impactos econômicos, abriu linhas de financiamento, prorrogou pagamentos de tributos e contribuições, flexibilizou as leis trabalhistas a fim de evitar desemprego e reforçou a Bolsa Família, mas vamos precisar de muito mais para colocar a casa em ordem.

O mercado atual é de extrema fragilidade para as empresas e todos estão sendo afetados; no entanto, os microempresários, autônomos, 58 ambulantes e diaristas são os mais atingidos.

Mas as ações de isolamento coordenadas entre o setor publico e o privado auxiliaram o abastecimento interno (não houve desabastecimento) e principalmente o externo, porque as perspectivas são boas nos grãos e nas carnes e o dinheiro do agronegócio vai ajudar na retomada da economia brasileira.

A pandemia colocou países inteiros em quarentena, restringiu a circulação de pessoas e de mercadorias, de tal modo que o desaquecimento das atividades no comércio, nos serviços e nos transportes é uma realidade.

A crise gerada pelo Coronavírus já está instalada, a recessão é global e não se sabe quando as atividades retornarão ao normal em nosso país; mas por óbvio que a recuperação da economia depende das ações de contenção da pandemia, ou seja, reduz-se a pandemia e retoma-se a economia.

Mara Silvia Piccinelle OAB/MS 6622


59


Coluna

com Milfer’s Centro de Beleza By Patrícia Andreatta

CORONAVÍRUS + CRISE NA ECONOMIA = ESTRESSE E O MEU CABELO, COMO FICA? substância que dificulta enfraquece os fios.

a

nutrição

capilar,

Mas, diante de tudo isso, o meu cabelo, como fica? Alguns hábitos e cuidados podem ajudar a minimizar os danos nos fios e no couro cabeludo. São eles:

Uns dos principais responsáveis por doenças no couro cabeludo é o estresse; ele pode causar diferentes patologias como: Queda dos fios: viver em tensão constante influencia nos hormônios e também na circulação do sangue. Com um fluxo menor em determinadas regiões, os fios encontram dificuldades para se fixar devido à deficiência metabólica. Cabelo branco: o estresse pode inibir a produção de células responsáveis pela tonalidade dos cabelos. Fique esperto (a) porque uma vez branco, sempre branco.

60 Couro cabeludo ressecado: a tensão também pode

interferir na produção de óleo do couro cabeludo. Surgem, então, vermelhidão, irritação na raiz, descamação e caspas secas. Inibição de crescimento capilar: a ação do estresse no corpo interfere no ciclo capilar, acelerando a queda e interrompendo o crescimento, porque ele inibe o desenvolvimento e aumenta a inflamação, comprometendo a circulação sanguínea e dificultando a permanência dos fios no couro cabeludo. Ressecamento da fibra capilar: o aumento do estriol, PATRICIA ANDREATTA Tricologista e terapeuta capilar ABTM 1088-19

Melhore sua alimentação. Carnes, ovos, leite e derivados são proteínas que ajudam os fios a crescer mais fortes e bonitos. O baixo consumo deles pode deixar o cabelo sem brilho, sujeito à quebra e à queda;

Para diminuir a oleosidade dos fios, tente usar produtos específicos para combater esse problema;

Passe condicionador e produtos hidratantes apenas no comprimento do cabelo. Aplicá-los na raiz pode deixar o couro cabeludo oleoso;

Enxágue muito bem os fios. Os resíduos acumulados no couro cabeludo podem causar caspa;

Evite prender os cabelos ainda úmidos. Espere secar naturalmente ou use um secador. Mas não se esqueça de passar um protetor térmico antes para blindar os fios nas altas temperaturas;

Se for preciso, tente evitar tinturas e alisamentos enquanto a caspa não some.

Tenha em casa uma máscara para tratamento rica em lipídeos e aminoácidos, e visite um cabeleireiro tricologista regularmente.

E, para tratar o estresse, é preciso buscar médicos especialistas no assunto: “O tratamento da queda do cabelo precisa ser feito baseado no diagnóstico de um tricologista. Sendo estresse a causa, o paciente precisa buscar ajuda não só de um dermatologista, mas também de um psicólogo que possa ajudar na questão do estresse”. Nesse caso, é necessário entrar com um tratamento multidisciplinar.

MILFER’S CENTRO DE BELEZA 3423-8362/99299-1813 João Vicente Ferreira, 2225 (esquina com Camilo Hemerlindo da Silva) Instagram: @milferscentrodebeleza


61


Coluna

o Direito Empresarial by Daniely Toledo

COMO MINIMIZAR O IMPACTO DA COVID-19 NA SUA EMPRESA então, é momento de diminuir os custos, postergar pagamentos, renegociar vencimentos e, se necessário, buscar financiamentos liberados pelo Governo Federal, previstos na Medida Provisória nº 944, de 03/04/2020, que faculta às pequenas e médias empresas buscarem linha de crédito emergencial para pagar a folha dos funcionários.

Em razão da COVID-19, houve necessidade de paralisação das atividades comerciais, impactando drasticamente na saúde econômico-financeira das empresas. Os empresários devem buscar medidas que visem minimizar o desgaste. Contando com uma equipe multidisciplinar de trabalho, composta por colaboradores que ocupam cargos gerenciais, administradores, contador e advogado, poderá antecipar cenários e definir protocolos de comunicação, de ação e de capacitação das pessoas.

62

Uma das estratégias que pode ser usada no gerenciamento da crise é a contida na Medida Provisória nº 936, de 01 de abril de 2020, que dispõe sobre o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda para enfrentamento do estado de calamidade pública, que flexibilizou ao empresário reduzir a jornada de trabalho e de salário ou, ainda, a suspensão do contrato de trabalho do colaborador.

O FGTS foi suspenso nos meses de março, abril e maio. Essa medida pode ser adotada por todas as empresas, independentemente do seu número de empregados, regime de tributação, adesão prévia e ramo de atividade econômica, cujos valores poderão ser parcelados em até seis vezes a partir de julho. Além de ações imediatas, é importante que a empresa esteja preparada até mesmo para um eventual agravamento futuro da crise, tendo em seu planejamento a possibilidade de trabalho remoto e ainda criação de e-commerce. Por conseguinte, a equipe de gestão de riscos deve acompanhar a COVID-19, porque dados sólidos serão essenciais para alterar, justificar e fundamentar as ações e as decisões a serem tomadas a curto, médio e longo prazo.

É importante manter uma boa comunicação utilizandose das redes sociais para se comunicar com o público alvo, informando, por exemplo, os horários e como sua empresa funcionará durante esse período. O controle financeiro é essencial, uma vez que fatalmente a geração de receitas será afetada;

Daniely Heloise Toledo OAB/MS 11.848B danielytoledo.com.br


Matéria Especial

SORRIR UM SONHO Frequentemente, ouve-se falar do poder positivo de um sorriso. Na Avila Odontologia, fazemos questão de dar poder ao seu. Nem sempre os dentes estão como você gostaria que estivessem e isso pode prejudicar o seu lado positivo de sorrir. Por isso é necessário ir ao seu dentista para que o ajude a ter o sorriso que você tanto sonhou. Cada pessoa tem sonhos, sejam os fáceis de realizar ou aqueles que exigem um maior esforço para serem conquistados; porém, o mais importante é o que fazemos para que esses sonhos se tornem reais, pois todos merecem conquistar aquilo que sonharam. Na Avila Odontologia, você tem profissional qualificado para atendêlo e ajudá-lo a realizar seus sonhos, estimulando sua vontade de voltar a sorrir. Nosso propósito é levar segurança e bem-estar para todos, transformando cada sorriso em algo tão precioso quanto os momentos que ele ajuda a tornar inesquecíveis. Sorrir é mais que uma expressão, é um estado de espírito. Assim, venha cuidar do seu sorriso conosco, pois, para nós, você vale ouro.

Naara Avila CRO-MS 6766 Rua Toshinobu Katayama, 1250, Vila Planalto Dourados / MS E-mail: naara_araan@hotmail.com

63


64


65


66


67


68


69


Matéria Especial

Reportagem: Miriam Névola

Q UAL O S E G R E D O PAR A U M A E M P R E SA VAL E R O U R O? A C E L E B R AR F O I AT R Á S D E E X E M P L O S D E N E G Ó C I O S D E D O U R AD O S Q U E C O M E Ç AR AM P E Q U E N O S E H O J E S ÃO S U C E S S O

Um loteamento. Uma pessoa. Essa era a São Bento Incorporadora, em 2005. Quando iniciou os trabalhos, em Naviraí, a empresa estreou com poucos lotes e Pineca, o proprietário, era quem exercia todas as funções. Atualmente, os números da São Bento aumentaram num ritmo surpreendente. A incorporadora foi responsável por 33 loteamentos em oito cidade, sete em Mato Grosso do Sul e uma em Mato Grosso, gerando milhares de empregos diretos e indiretos. São mais de 16 mil lotes urbanizados, 8,5 milhões de metros quadrados. Para ter ideia da dimensão, é o equivalente a uma cidade com 60 mil habitantes. Qual o segredo para uma empresa que começou pequena chegar a este patamar? A Celebrar foi em busca de respostas. “Acredito que um dos diferenciais da São Bento é o que a gente chama de ‘barriga no balcão’. Todas as funções que qualquer funcionário exerce hoje o Pineca já fez. Então ele entende do próprio negócio. Nós estamos sempre presentes. Imprimimos a nossa identidade em qualquer produto que oferecemos. Temos nosso padrão de qualidade”, revela Victor Messias, sócio-diretor.

70

Para Victor, outro ponto fundamental é ter sempre a visão de como aquele produto vai mudar a vida do cliente. “Uma das bases do sucesso é pensar no produto a partir da entrega. Invertemos o processo. Avaliamos tudo a partir da perspectiva do cliente. Como aquilo vai agregar e mudar a vida do cliente?”.


Outro

exemplo

de

quem

começou

pequeno e hoje colhe frutos do trabalho é a Mammy Center, loja de roupas e acessórios para bebês e gestantes. A loja foi inaugurada em 2016, num pequeno espaço na Rua Presidente Vargas,

em

Dourados.

Alessandra

Barbosa Peracchia trabalhava como psicóloga em uma empresa. Tornouse mãe e teve muita dificuldade em encontrar alguns tipos de produtos, precisava pedir pela internet. Quando o filho fez 11 meses, foi demitida do emprego. “Foi aí que um sonho que eu sempre tive floresceu. Eu queria ter meu próprio negócio. Numa noite, rezei para Deus me dar uma direção. Acordei com o nome da loja na cabeça, falei pro meu marido, fomos os dois de carro para São Paulo fazer compras. Investimos o dinheiro do meu acerto no aluguel do ponto e na compra de produtos”, lembra Alessandra.

71


O marido, Thiago, também não estava muito satisfeito no emprego; então os dois resolveram se dedicar à loja. Os primeiros meses não foram fáceis. “A gente não tinha funcionária, era só eu e ele. Teve mês que pensamos que não íamos conseguir, que íamos fechar, mas a gente pensava em tentar mais um, mais um pouco… Quando a loja completou um ano, contratamos a primeira funcionária”. Hoje, a Mammy Center tem quatro funcionários e recentemente mudou de ponto. Foi para uma loja bem maior, num ponto muito melhor. “A loja ficou conhecida, sempre investi muito em rede social, com isso alcancei o público da região. As clientes vêm de Maracaju, Amambai, Itaporã... vêm até aqui para comprar na nossa loja. O espaço que a gente tinha foi ficando pequeno. Eu sempre tive o sonho de uma loja maior; nem acreditei quando vi que realizaria esse sonho”. Mais uma vez, a Celebrar perguntou

72

qual o segredo para este sucesso? “Em primeiro lugar é Deus. Sempre tive muita fé, sempre rezei muito e coloquei Ele em primeiro lugar. É muito forte isso. Em segundo lugar, eu acho que são as redes sociais. Não passo um dia sem postar. Isso chama atenção e dá resultado. Tanto que estamos preparando um site para investir ainda mais em vendas on-line”, explica a empresária.


73


Matéria Especial

C E L E B R AR É P R E C I S O SOMOS MOVIDOS POR FESTAS. NÃO APENAS NO SENTIDO FIGURATIVO, MAS COMO PROTOCOLO DA VIDA. MARCAMOS MOMENTOS IMPORTANTES COMEMORANDO. Mas quem está por trás de tudo isso?

por 15 conselheiros, entre empresários e autônomos. Foi elaborada uma carta que compõe sete pilares. Esses

Eu sou assessor e cerimonialista, responsável pela organização de festas e eventos e, permita-me responder a você, leitor. Quem está por trás de tudo isso é um trabalhador.

sete itens ajudaram o poder público a identificar nossas necessidades emergenciais. Neste momento em que você lê este texto, aqui na Revista Celebrar, importante veículo de comunicação, saiba que

Se você decidiu comemorar um fato importante da sua

tem um batalhão de profissionais do MOPE, trabalhando.

vida ou da existência da sua família, existirá um prestador

Comissões de atividades foram criadas para ajudar.

de serviço do segmento de festas e eventos para servir,

São profissionais e empresas sérias, que colocaram suas

para elaborar o seu projeto, para atender. Uma cadeia

estruturas de forma voluntária à disposição do Movimento.

produtiva

gigantesca

que

envolve

organizadores,

cerimonialistas, buffets, decoradores, floristas, garçons,

Existem

manobristas, copeiras, cozinheiras, seguranças e outras

eletricistas e outras dezenas de trabalhadores neste

dezenas de profissionais, como músicos, djs, técnicos de som e luz. Em muitos casos, esses trabalhadores são autônomos, mas um grande número deles são registrados em empresas, com recolhimento de impostos, obrigações trabalhistas e muitas, válidas, exigências governamentais.

garçons,

garçonetes,

copeiras,

cozinheiras,

momento passando por dificuldades. O MOPE se organizou da seguinte forma: temos, no momento, além dos 15 conselheiros, a Comissão de Secretariado, a Comissão de Comunicação e a Comissão de Assistência social. Esta última comissão está focada na

É nesse momento, e obedecendo a uma determinação da

ajuda humanitária para arrecadar alimentos, medicamentos

OMS – Organização Mundial de Saúde, que toda essa

e produtos específicos para bebês. Muitos profissionais são

cadeia de prestadores de serviços está parada. Um vírus

trabalhadores temporários, sem registro em carteira de

identificado como Coronavírus, que provoca uma doença

trabalho, por opção, ou por falta de vaga nas empresas.

chamada COVID-19, fez todos nós voltarmos para casa e

Para melhor atendimento, vamos exemplificar com case

esperar.

numa empresa de buffet. Para o dia a dia do trabalho dos

74 Você, leitor, que provavelmente cancelou ou foi obrigado a remarcar aquela comemoração, impactou, por uma justa

buffets, contrata-se um número x de trabalhadores; mas, para executar uma festa, um casamento, por exemplo, o

causa, o nosso mercado. Festas e eventos são sinônimos de

mesmo buffet vai precisar de uma quantidade grande de

aglomeração, e isso, neste momento, está proibido. E todos

garçons, copeiras, cozinheiras e garçonetes.

os profissionais são conscientes e obedientes. Paramos.

de obra, os chamados freelancers, trabalham por horas

Essa mão

determinadas, recebem como diaristas e, neste momento Para minimizar esse impacto e estudar o futuro do

de isolamento social, estão sem trabalho e precisando de

segmento, foi criado o MOPE MS – Movimento Organizado

assistência, além da atenção dada pelas empresas onde

de Profissionais em Eventos de Mato Grosso do Sul. Uma

trabalham como temporários.

união emergencial de empresas e prestadores de serviços de Dourados e Campo Grande. O MOPE é dirigido

É para essas pessoas que também estamos trabalhando.

MOPE MS Instagram: @mopems2020 Fone: (67) 9.8472 – 6727 (67) 9.9262 – 8602

Sérgio Carvalho Assessor e Cerimonialista


Matéria Especial

Reportagem: Miriam Névola

C E L E B R AR C O M E M O R A 4 AN O S C O N H E Ç A A H I S T Ó R I A D E V I DA DA C R I AD O R A DA R E V I S TA Preciso começar este texto na primeira pessoa. Eu sou a Miriam Névola, jornalista responsável pela Revista Celebrar. Na reunião de pauta que fazemos antes de começar cada edição falamos que, em maio, a revista comemora 4 anos; portanto precisaríamos de uma reportagem especial. Sempre tentamos trabalhar as reportagens em torno do tema da edição, que, neste caso, é: Você vale ouro! Estamos mostrando exemplos de pessoas que batalharam para alcançar o sucesso.

Aí eu falei: “Evânia, não vejo forma melhor de comemorar o aniversário da Celebrar do que contando sua história”. Ela resistiu. Então argumentei, argumentei e, com jeitinho, consegui convencer a “chefa”. Portanto, aqui estamos. Para conhecer a história da Revista Celebrar, você precisa saber da história da criadora da Celebrar. Apresento a você:

E VÂN I A , A M E N I NA Q U E NA S C E U N O S Í T I O “As pessoas falam que eu sou chique, elegante... Mas, sinceramente, eu acho graça nisso!

Acordava às 5h da manhã, dormia à meia-noite. “Muitas vezes passava o dia comendo apenas uma marmita que era dividida com uma colega de trabalho. Me sentia sozinha, mas tinha uma voz dentro de mim que sempre falava para continuar”. Passou na faculdade e iniciou o curso de Economia, na UFMS.

Quando penso em mim, a imagem que vem é dessa foto. Uma menina simples do interior do interior”, declara aos risos. Evânia Aparecida Dias Ribeiro nasceu em Angélica, cidade pequena do interior de Mato Grosso Sul. Nasceu no sítio, com ajuda de parteira. A mãe se dividia entre cuidar dos três filhos, serviços da casa e do sítio. O pai cuidava do sítio que era do avô de Vânia (apelido dela na família). “Era como se a gente vivesse em colônia, meu avô faleceu e no sítio moravam meus tios e primos. A gente brincava de subir na árvore, de ir no pasto. Até os 10 anos, morei nesse sítio. Depois meu pai foi contratado para ser funcionário de outro sítio; aí nos mudamos. Lá a gente ajudava o pai na roça, a tirar leite, cortar pasto, e plantar na horta...” Quando Evânia fez 14 anos, o dono vendeu o sítio e a família teria que tentar novos ares. Com algumas economias, o pai comprou um bar em Nova Andradina. “Ele percebeu a oportunidade de levar a gente pra cidade, pois teríamos uma melhor oportunidade de estudar”.

Evânia com seus irmãos no sítio de Angélica

Evânia ficou em Nova Andradina até terminar o Ensino Médio. De lá foi para Campo Grande fazer cursinho. “Eu não conhecia ninguém. O dinheiro que me pai enviava era contado, era difícil; mas, ao mesmo tempo, estava descobrindo um novo mundo. Andar de ônibus pela cidade era uma aventura, achava coisa de cidade grande”. Até que prestou vestibular para Direito, mas não passou. O pai disse que teria que voltar, pois não poderia continuar pagando. “Aí falei que não, que eu iria arrumar serviço e continuar tentando”. Mudou o horário do cursinho, começou a trabalhar como secretária.

No caminho para a faculdade, o ônibus passava em frente a uma grande empresa, com fachada bonita. Ela olhava da janela e pensava: eu tenho que trabalhar aí, as pessoas devem ganhar bem, eu tenho que mudar de vida”. Um dia, resolveu descer em outra parada do ônibus. Desceu em frente àquela empresa. Era a REDE MS Integração de Rádio e TV. “Pensei: vou entregar currículo, mas vai ficar lá num canto, eu tenho que falar com o dono. Então bolei um plano. Falei pra recepcionista que era dona de loja e queria comprar espaço para comercial na TV. Ela falou que iria me passar para um Contato (como chamam vendedor de comercial). Eu disse que não. Que só fecharia se falasse direto com o dono. Levei um chá de cadeira. Mas já tinha faltado na aula, já tinha mentido, não ia sair dali. A recepcionista avisou o dono que eu continuava lá esperando. Ele me chamou”.

75


Quando sentou na cadeira, na frente do dono, ela falou: “Eu menti. Na verdade preciso de uma oportunidade de emprego. Passou uma semana me ligaram, consegui a vaga de Programadora Comercial de Rádio. Não sabia do que se tratava, mas aceitei. Tive que aprender tudo sozinha em 30 dias; senão perderia a vaga. Também tive que abrir mão da faculdade, porque os horários não davam certo. Mas fiz uma escolha baseada na voz que continuava falando comigo”. Seis meses após, ela continuava no emprego mas viu que existiam outras funções que pareciam ganhar melhor. “Comecei a perguntar para os Contatos o que eles faziam, como trabalhavam. Eles falaram que era vendendo comerciais, que não tinha horário fixo, que ganham comissão. Pensei: é isso que quero. Pedi uma chance. O dono da Rede me perguntou se eu sabia vender, eu disse que não, mas ia aprender”. E lá foi ela, com um sapato bom, a pé, em cada loja, em cada empresa. “Os contatos tinham carro, eu não tinha, então olhava a lista telefônica, traçava um trajeto de ônibus, descia num ponto e ia a pé de loja em loja. Em um ano, meu único sapato bom furou. Mas aí eu já tinha condições de comprar um carro”. Logo se tornou o Contato com maior carteira de clientes da Rádio Cidade de Campo Grande. Tudo estava muito bem, experimentando uma qualidade de vida melhor. Começou a fazer faculdade de Administração. Só que surge um novo desafio. “O Noninho, dono da Rede, disse que precisava de alguém bom em Dourados para assumir a gerência da rádio lá. Eu pensei: Puxa, não conheço nada lá, vou ter que começar do zero, sem nenhum cliente.... Mas a voz mais uma vez me disse; vai! Eu fui”.

76

Ficou 13 anos na gerência da FM CIDADE 101. Tornou-se referência na região. E, em 2017, mais uma proposta: assumir a gerência regional da TV MS RECORD, que pertence ao mesmo grupo de comunicação. Lá foi ela, conhecer um novo meio de comunicação. Desbravar novamente. Parou por aí? Que nada! Em 2018, foi convidada por um grupo de mulheres para ser presidente da BPW, uma associação internacional de mulheres de negócios e profissionais.


Ah, precisamos voltar um pouquinho nessa história. Em 2016, nas férias no Guarujá, algo importante aconteceu. Conheceu um surfista caiçara, cheio de bom papo. Apaixonaram-se! Cristiano não pensou duas vezes e mudou-se para Dourados. Moraram juntos e pensavam em fazer uma viagem e quando voltassem estariam casados. Mas o Cris resolveu fazer uma surpresa. Reuniu a família e a pediu em casamento. “Eu vi todos tão alegres por nós, comemorando, que percebi que seria egoísmo casar só nós dois, sem família e amigos por perto. Assim, decidimos que queríamos fazer uma grande festa, mas… um detalhe, não tinha dinheiro para convidar todos e fazer do jeito que eu tinha pensado”. Evânia foi dormir pensando em como iria arranjar dinheiro para pagar a festa. De madrugada, acordou com uma ideia. “Vou fazer uma revista, a revista vai ser assim, assim e assado. Comecei a anotar. Foi algo muito claro e muito forte. Não tinha como escapar. No outro dia, comecei a colocar em prática e falei pro Cris, pede as contas do emprego que vamos montar nosso próprio negócio”. Foi assim que surgiu a Revista Celebrar, em maio de 2016.

No início, a ideia era focar em festas; mas, já na segunda edição, ela foi ganhando um novo formato. “Quando fui apresentar o projeto para Dona Adiles, do jornal O Progresso, ela previu que a revista iria mais longe, ela disse que iria abranger também o setor empresarial”. Hoje estamos aqui, celebrando, na 17ª edição, 04 anos da Revista Celebrar. Nossos leitores e clientes esperam ansiosamente por cada novo exemplar. Quando chega na Banca do Jaime, rapidamente se esgota. Tornou-se uma revista referencial em Mato Grosso do Sul. Voltando a falar da Evânia, ela não parou. Também resolveu sair dos bastidores da TV e aceitou o desafio de apresentar seu próprio programa na TV MS RECORD, o Cidade Mais. “Minha vida inteira foi assim, uma voz me acompanhando e dizendo o que eu teria que fazer. Uns chamam de intuição, outros de Deus. Eu creio que meu Deus estava ao meu lado o tempo todo. Também tive o apoio da minha família. Minha mãe, meu pai e meus irmãos também seguraram a maior barra e sempre me deram força; não me deixaram desistir. Uma vez, quando ainda estudante em Campo Grande, passei pela data do meu aniversário longe da família e dos amigos e não tinha sequer um bolo pra comemorar, mas a voz me dizia: um dia você vai rir de tudo isso. Por isso hoje Celebro, Celebro todo instante da minha vida”.

77


78


79


Matéria Especial

I N S T I T U I Ç Õ E S L AN Ç AM C AM PAN H A “ E P I S D O B E M” PAR A A J U DAR NA C O N F E C Ç Ã O D E E Q U I PAM E N T O S D E P R O T E Ç Ã O Equipamentos serão doados a profissionais que atuam no SUS funcionários para a produção dos aventais. “Como empresária, inserida na sociedade, é o mínimo que poderia fazer neste momento de união e solidariedade. Como presidente da Associação Leilodom, é nossa missão, somos um time de mulheres, comprometidas com ações sociais e buscando sempre fazer a nossa parte para o bem-estar da sociedade. Com a campanha, ajudamos a proteger os profissionais da saúde e assim contribuímos para que não falte profissional para atender à comunidade”, relatou Gisele Pedrozo. No dia 16 de abril, aconteceu a entrega da primeira remessa de aventais para a FUNSAUD e Hospital Universitário. Diretoras da BPW Dourados e Leilodom, defensora Mariza Gonçalves e representantes da FUNSAUD.

O

diretor-administrativo

da

Fundação

de Saúde de Dourados, Mateus Tavares Fernandes, recebeu em mãos e agradeceu

Com o objetivo de unir pessoas que desejam ajudar as instituições de saúde durante a

a ação. A defensora pública do Estado,

pandemia da Covid-19, a Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais - BPW

Mariza Fátima Gonçalves, acompanhou a

Dourados, através de suas comissões de Saúde, de Direitos da Mulher e de Negócios, a

entrega. “A defensoria vê a importância de a

Associação Leilodom e UNIGRAN, com o apoio da Defensoria Pública de Mato Grosso do

sociedade se mobilizar nesse momento para

Sul, estão realizando a Campanha EPIs do Bem, com o suporte técnico-científico da Dra. Ana

que não faltem equipamentos de segurança

Tereza Gomes Guerrero, Pesquisadora em Saúde Pública da Fiocruz/MS.

para os profissionais da saúde. A gente tem

A ação tem como finalidade arrecadar recursos para a confecção e doação de Equipamentos

visto no restante do mundo e tem aprendido

de Proteção Individual às unidades que realizam atendimento pelo Sistema Único de Saúde - SUS na macrorregião de Dourados, para distribuição desses equipamentos inicialmente ao Hospital Universitário da UFGD e à Fundação de Saúde de Dourados – FUNSAUD.

com a experiência que é necessário que se equipem os hospitais, tanto os profissionais de saúde como colaboradores, policiais, pessoas que lidam diretamente com possíveis

Serão produzidos, através de empresas de confecção parceiras, aventais descartáveis de TNT (gramaturas a partir de 80), capotes de napa, além de protetores faciais – Face Shields, em

80

parceria com a UNIGRAN, através de impressoras 3D. Também serão produzidas, para a

infectados. E, assim, essa campanha vem fortalecer o combate à Covid-19”, ressaltou Mariza.

comunidade, máscaras descartáveis e de tecido. “Enfrentamos tempos difíceis, e os mais atingidos são os que estão na linha de frente, trabalhando no atendimento hospitalar. Preocupada com essa situação, a Comissão de Saúde desenvolveu esta campanha para arrecadação e confecção de EPIs para doação a esses profissionais”. A campanha nasceu do nosso sentimento de querermos ajudar esses profissionais e a comunidade, e foi ganhando força com a união de outras instituições, relata a presidente da BPW Dourados, Evânia Ribeiro. A Comissão de Saúde, coordenada pela médica Cristiane Iguma e pela odontóloga Sandra de Oliveira, conta com a participação e colaboração de diversas profissionais da área da saúde e tem procurado desenvolver ações que auxiliam na saúde da comunidade, também neste momento em que se enfrenta a pandemia do novo Coronavírus

No HU, os aventais foram entregues ao chefe do setor de suprimentos do hospital, Carlos Alexandre Dias, e à engenheira de segurança do trabalho, Marcella Machado Moura. “É um momento em que a gente precisa muito agradecer esse apoio da sociedade. Muito obrigada, em nome do HU", declarou Marcella. A população pode participar doando qualquer valor (contas ao lado), ou ainda participando do grupo de mobilização

"Somos mais de 100 mulheres nas duas associações e o nosso objetivo é arrecadar acima de

para ajudar na divulgação da campanha.

40 mil reais para ajudarmos mais pessoas e instituições", relata Ely Oliveira Semmelroth, que

“A ajuda de todos é bem-vinda e

é uma das tesoureiras da campanha, junto com Irma Lupinetti. A empresária Gisele Pedrozo está disponibilizando a estrutura de sua confecção e seus

necessária”, ressalta a presidente da BPW em Dourados, Evânia Ribeiro.


81


82


83


Matéria Especial

ASSOCIAÇÃO DE MULHERES VAI AUXILIAR VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA EM DOURADOS CONHEÇA OS PROJETOS DA COMISSÃO DOS DIREITOS DA MULHER DA BPW A Associação de Mulheres BPW, que reúne profissionais liberais e empresárias de Dourados, está repleta de projetos. A intenção é dar, cada vez mais, espaço e informação para as mulheres de Dourados. Uma das novidades deste ano é a criação da Comissão de Direito da Mulher, que traz diversas propostas e projetos para impactar positivamente na vida da sociedade. A Celebrar conversou com Mara Regina Goulart Bosco, presidente da comissão, e com Acássia Butarello, vice-presidente. Confira nosso bate-papo. Celebrar: Quando a comissão foi criada? “Foi instituída em Dourados, no dia 11/03/2020, durante o evento Março é Mulher, no restaurante Feito a Mão.” Celebrar: O que a Comissão propõe? “A Comissão nasce com o propósito de fazer a diferença na sociedade e impactar positivamente a vida das mulheres que se sentem lesadas em seus direitos, os quais, de acordo com a Organização das Nações Unidas, são: direito à vida; direito à liberdade e à segurança pessoal; direito à igualdade e a estar livre de todas as formas de discriminação; direito à liberdade de pensamento; direito à informação e à educação; direito à privacidade; direito à saúde e à proteção desta; direito a construir relacionamento conjugal e a planejar sua família; direito a decidir ter ou não ter filhos e quando tê-los; direito aos benefícios do progresso científico; direito à liberdade de reunião e participação política; direito a não ser submetida a tortura e maus-tratos.” Celebrar: Quantas mulheres participam da BPW e dessa comissão? “Participam da BPW aproximadamente 65 mulheres e, nesta Comissão, inicialmente oito mulheres. Além de nós, compõem a Comissão, as associadas: Jailaine Lima, Thaisa Noronha, Daniele Francisconi, Analiz Esteves, Solange Lopes e Juliane Ruiz.”

84

Celebrar: Quais atividades estão previstas? “Estão previstas diversas atividades relacionadas com os direitos das mulheres. Pretendemos realizar eventos sobre: igualdade salarial, violência doméstica, câncer de mama e de colo de útero, prevenção ao suicídio e participação das mulheres na política. Alguns eventos serão realizados em parceria com as Comissões: Jurídica, de Negócios e da Saúde.” Mara Regina Goulart Bosco Presidente da Comissão de Direitos da Mulher da BPW Advogada e Coach de Inteligência Emocional

Acássia Butarello Vice Presidente da Comissão de Direitos da Mulher da BPW Proprietária da Boutique do Peixe e Executiva de Contas da Revista Celebrar

Celebrar: Qual o principal problema enfrentado e de que forma a comissão pretende contribuir? “O principal problema enfrentado hoje no país, no tocante aos direitos das mulheres, é o aumento da violência doméstica. E, diante dessa realidade, a Comissão criou o projeto ROMPENDO O SILÊNCIO, que visa levar para as empresas, através de palestras com as colaboradoras, informações sobre os tipos de violências domésticas. A partir desta ação, criar uma rede de apoio, com atendimentos psicológicos e jurídicos iniciais, para dessa forma, ajudar as mulheres em situação de risco a vencerem este problema.”


Coluna

Alimente-se com estilo by Acássia Butarello

BACALHOADA 13 Benefícios de Comer Peixe, para Saúde e Boa Forma Todos sabemos que o peixe está entre os alimentos mais saudáveis que existem. Ele contém diversos nutrientes indispensáveis para a nossa saúde, como alto teor de proteínas e de vitamina D, além de ser uma ótima fonte de ácidos graxos essenciais do tipo ômega 3, que têm grande importância para o bom funcionamento do corpo e do cérebro.

Ingredientes 1,5 kg de bacalhau dessalgado Boutique do Peixe (Gadus Morhua); 800 g e batatas descascadas e fatiadas; 1 pimentão verde cortado em tiras; 1 pimentão vermelho cortado em tiras; 2 cebolas grandes fatiadas; 2 dentes de alho picadinhos; 2 tomates maduros (sem pele e sem semente cortados em pedaços grandes); Salsa picada (a gosto); 100 g de azeitonas pretas sem caroço; 1 pitada de pimenta-do-reino; 3 ovos cozidos; Azeite para regar; Sal a gosto. Modo de Preparo 1- Corte em cubos o bacalhau e reserve. 2- Em uma panela grande, coloque as batatas, cubra com água e cozinhe por

cerca de 20 minutos, com a panela tampada. Escorra, corte as batatas em rodelas finas e reserve. 3- Em um refratário retangular untado com azeite, faça camadas, começando com os tomates, depois a cebola, as batatas, o bacalhau, as ervilhas, os pimentões, as azeitonas e o cheiroverde. 4- Tempere com 1 colher (chá) de sal e regue com o azeite. Repita o processo e finalize com os ingredientes que restarem. 5- Finalmente, distribua sobre a superfície as rodelas de ovo cozido, regue novamente com o azeite de oliva e leve ao forno baixo (150°), préaquecido, por cerca de 1 hora ou até que os ingredientes estejam "al dente". Sirva em seguida. 6- Sirva com arroz branco, salada verde e o vinho da sua preferência. Se sobrar, sirva frio no dia seguinte. É uma delícia também.

Os peixes também apresentam outros tipos de vitaminas e minerais como a vitamina A e vitaminas do complexo B, além de cálcio, ferro, magnésio, manganês, fósforo e potássio. Não é à toa que a recomendação é fazer ingestão de peixe pelo menos duas vezes por semana. 1.

Nutrição

2.

Saúde do sistema cardiovascular

3.

Perda de peso

4.

Saúde do cérebro desenvolvimento humano

5.

Aumento de massa cinzenta no cérebro

6.

Prevenção e tratamento depressão e ansiedade

7.

Boa fonte de vitamina d

8.

Redução de risco de desenvolver doenças autoimunes

9.

Combate às espinhas e promoção da saúde da pele

10. Prevenção de asma em crianças 11. Qualidade do sono 12. Saúde ocular 13. Redução de inflamações

B O U T I Q U E D O P E I X E C E L E B R A 1 AN O D E S U C E S S O “ O Senhor fez grandes coisas por nós, e por isso estamos alegres.” (Salmos 126:3)

®

Acássia Butarello Proprietária da Boutique do Peixe Bacharel em contábeis e Produção Publicitária Pós Graduada em Gestão de Negócios e Contabilidade Gerencial Endereço: Rua Oliveira Marques,1761 - Dourados/MS

(67) 9 9880-8089 (67) 3021-5888 @boutique_do_peixe_dds /Boutique do Peixe

e

de

85


Matéria Especial

AR M ADA S E E M P O D E R ADA S A

Empresária

e

Digital

Influencer

Solange

Lopes, presidente do Clube de Tiro Raiz - CTR e representante do Instituto de Defesa no Estado do Mato Grosso do Sul, é uma das precursoras na cidade de Dourados-MS no empoderamento feminino, tendo o tiro como uma paixão e uma terapia. Solange Lopes é bacharel em Direito, formada em Publicidade e Marketing e Membro da Comissão dos Direitos das Mulheres da BPW, e faz questão de orientar as pessoas quanto à diferença entre o porte de arma e a posse de armas. A diretoria do CTR tem como missão desenvolver e fortalecer a atividade esportiva de tiro no Estado do Mato Grosso do Sul, onde ela, como única mulher, representa o Clube na função de presidente. Declaradamente armamentista, ela sai à frente levantando bandeiras e quebrando os tabus no sentido de que armas geram violência. Para a empresária, é necessário trabalhar a força da mulher, sua beleza e seu valor e acreditar que armas são sinônimos de liberdade, esporte, segurança e defesa; para isso, é necessário, cada vez mais, ramificar a mulher no mercado de trabalho e na ocupação de cargos de chefia e de alta responsabilidade.

86

A empresária vem, há alguns anos, trabalhando a imagem e a força da mulher através de suas redes sociais, motivando, incentivando e inspirando outras mulheres a buscarem sempre sua melhor versão. Segundo Solange Lopes, ela é especialista em recuperação de autoestima, em todos os sentidos, aparência e intelecto. Para ela, a mulher está cada vez mais determinada a ocupar seu espaço.

Avenida Joaquim Teixeira Alves, 2229, Dourados – MS Fone: (67) 99996-7137


87


88


Coluna

com Saúde e Beleza by Dr. Antonio Passoni

CUIDADOS EM ÉPOCA DE PANDEMIAS Se você preza por sua saúde, preste atenção aos cuidados que devemos ter em época de pandemias (ou, na verdade, em qualquer outra época). Primeiramente, lembre-se de que as principais medidas de prevenção de doenças virais, em qualquer época, são:

Obs: poderá, se necessário, enxaguar em solução de vinagre por 5 minutos, aumentando o poder limpante e não desinfetante. Este procedimento permite uma redução de insetos e larvas que ficam aderidos às folhas e minimiza o gosto de cloro resultante da desinfecção.

¾

Lavar as mãos com água e sabão com frequência;

Higienização dos produtos comprados em supermercados:

¾

Não levar as mãos à boca ou aos olhos sem antes higienizálas;

Todas as embalagens devem ser limpas e desinfetadas com álcool 70 % antes de serem guardadas.

¾

Evitar aglomerações, contato pessoal e locais muito fechados;

Dicas para controlar a ansiedade compensada com comida em épocas de estresse:

¾

Estar com a imunidade pronta para enfrentar essas doenças.

É importante manter nossa saúde física e mental. É comum, em uma situação de estresse e ansiedade, que muitos recorram à comida como forma de compensar o estado emocional. Saber como controlar a ansiedade compensada com comida não é tarefa simples nos momentos de estresse. O ideal é buscar fazer refeições de qualidade com certa regularidade e satisfazer suas vontades em certos momentos apenas.

Como melhorar nossa imunidade? Melhoramos nossa imunidade por meio da alimentação saudável, praticando exercícios físicos moderados, controlando o estresse e dormindo bem. Alimentação: Imunidade é o conjunto de fatores que atua na defesa do nosso organismo contra agentes patogênicos, substâncias ou moléculas infecciosas, ou seja, quanto melhor nossa imunidade, mais protegidos estamos. A alimentação é um dos fatores que protege nosso organismo; porém não existe um único alimento, vitamina ou suplementação que poderá nos livrar de alguma doença. Temos sempre que nos alimentar da forma mais saudável possível, melhorando nossa imunidade para que ela consiga enfrentar essas doenças. Devemos consumir proteína (carnes, ovos, laticínios magros) castanhas, frutas, vegetais, carboidratos integrais (farinhas, arroz) e gorduras boas. Devemos evitar alimentos industrializados e dietas restritivas. Procedimentos para higienização de alimentos in natura:

O que fazer para ajudar nesse processo? ¾

Mantenha as refeições nos horários estabelecidos. Evite beliscar o tempo todo.

¾

Alimentos integrais, legumes, saladas e carnes são ótimas escolhas nas refeições, pois geram mais saciedade e menor pico glicêmico.

¾

Mastigue devagar. Dê tempo para seu cérebro perceber que seu corpo está sendo alimentado.

¾

Se puder, cozinhe mais. Quanto mais natural a alimentação, melhor para a saúde.

¾

Não esqueça de se manter hidratado. Procure beber água.

Lavar os alimentos em água corrente potável, um a um ou folha a folha;

¾

¾

Se apresentam cascas mais rugosas e resistentes, esfregar com uma escovinha exclusiva para essa finalidade;

Lembre-se de orientação.

¾

¾

Deixar de molho em uma solução contendo 1 litro de água para cada colher de sopa de hipoclorito de sódio a 200 ppm (ou água sanitária sem perfume) por 15 min;

Ocupe seu tempo entre descanso e produtividade. Busque o equilíbrio.

¾

Enxaguar em água potável.

¾

Descartar as partes inadequadas para o consumo;

¾

fazer

exercícios

físicos

com

Se tiver alguma dúvida, entre em contato comigo pelo e-mail: ajpnutricionista@gmail.com

89


90


91


Coluna

Nossa Cultura by Ricardo Câmara

OS DESTINOS DE LÍDIA BAÍS Entre as personalidades que criaram a arte que chamamos sul-mato-grossense, Lídia Baís é, seguramente, a mais enigmática. Nascida em 1900, em Campo Grande, a filha de tradicional família pioneira nasceu em tempo e lugar errado. Com um instinto inventivo e criador, a artista passou a vida em busca de compreensão e expressão do mundo e da realidade.

De volta a Campo Grande, depois de uma única e elogiada exposição individual no Rio de Janeiro, Lídia Baís se recolhe, mas não deixa de se expressar. Passeia pela Literatura, Música e continua pintando. Toda sua obra acabava se destinando a si mesma. Para mudar essa realidade e transformar a provinciana situação de seu lugar, Lídia decide, nos anos de

Com inclinação para a pintura desde muito cedo, Lídia teve a oportunidade de estudar no Rio de Janeiro, Berlim e Paris. Entre seus mestres, estavam Oswaldo Teixeira e Henrique Bernadelli, nomes de muito prestígio na capital do país. Na França, ficou amiga de Ismael Nery, modernista de grande influência na arte brasileira.

92

Lídia Baís se enveredou em experiências pictóricas que a levaram a transitar entre o essencialismo e o sulrealismo, tendo sua própria pessoa como tema principal em sua obra. Essas características a deixam próxima de outra grande pintora latinoamericana, Frida Kahlo. Com a artista mexicana, Lídia comunga também o amor pela liberdade e a independência da mulher de seu tempo. O destino das duas pintoras, no entanto, seria bem diverso. Frida consegue avançar com seus estudos e coloca sua obra numa posição de destaque, tornando-se uma referência mundial. Lídia é obrigada a voltar para casa e se submeter ao autoritarismo e ao preconceito dos valores do velho Mato Grosso.

1950, criar o Museu Baís. Seria um espaço de luzes para alumiar os poucos intelectuais locais e estimular a formação de outros. Seu empenho conseguiu fazer com que a casa onde morava abrigasse sua obra e sua vida. Em um salão de 12x07m, na Rua 15 de Novembro, Lídia fez seu museu e, em suas paredes, a galeria de suas criações. Os intelectuais não vieram, as promessas não se concretizaram e o museu virou uma clausura. A pintora encaixotou seus sonhos, sua história e se recolheu. Viveu até os 85 anos trancada em seu museu e acompanhada dia e noite de sua solidão. Recebia visitas só em horas marcadas e passou a meditar o mundo e a realidade com os olhos da fé. Lídia Baís sempre soube do valor de seu trabalho e não deve ter ficado surpresa depois de sua partida, ao ver que seu nome é o que mais brilha entre os que chamamos artistas sul-mato-grossenses.

Ricardo Pieretti Câmara, Doutor em Humanidades pela Universidade Autônoma de Barcelona Presidente da Fundação Nelito Câmara


Coluna

uma Boa Leitura by Companhia dos Livros Para esta edição da Celebrar, trouxemos uma dica especial de leitura para vocês, é uma linda história para inspirar suas calmas noites de inverno, o livro “Longa Pétala de Mar”. O mais novo lançamento de Isabel Allende (autora Best Seller de: A casa dos espíritos - que virou filme com Meryl Streep; O amante japonês, e vários outros) encaixa uma fictícia história com personagens adoráveis em fatos reais acontecidos durante dois momentos sangrentos da história do século XX: A Guerra Civil Espanhola e o Golpe de Estado do Chile. Na Espanha em guerra, o jovem médico Víctor Dalmau e sua amiga, a pianista Roser Bru-guera, são obrigados a abandonar Barcelona, exilar-se e atravessar os Pirineus rumo à França. Depois embarcam no Winnipeg, navio fretado pelo poeta Pablo Neruda, que levou mais de dois mil espanhóis refugiados para Valparaíso. Eles seguem em busca da Paz e da Liberdade que não tiveram em seu país. Recebidos como heróis no Chile — essa “longa pétala de mar e neve”, nas palavras de Neruda —, os dois se integrarão na vida social do país durante várias décadas, até o golpe de Estado que derrubou Salvador Allende, com quem Víctor estava ligado por laços de amizade, graças à paixão pelo xadrez. Víctor e Roser se verão novamente desterrados, mas, como diz a autora: “quando se vive o suficiente, todos os círculos se fecham”. Uma viagem emocionante e encantadora, de mãos dadas com alguns personagens inesquecíveis que descobriram que numa única vida cabem muitas

O fascinante novo romance de Isabel Allende. Em plena Guerra Civil Espanhola, o jovem médico Víctor Dalmau e sua amiga, a pianista Roser Bru-guera, são obrigados a abandonar Barcelona, exilar-se e atravessar os Pirineus rumo à França. A bordo do Winnipeg, navio fretado pelo poeta Pablo Neruda, que levou mais de dois mil espanhóis para Valparaíso, eles embarcaram em busca da paz e da Liberdade que não tiveram em seu país. Recebidos como heróis no Chile — essa “longa pétala de mar e neve”, nas palavras do poeta chileno —, os dois se integrarão na vida social do país durante várias décadas, até o golpe de Estado que derrubou Salvador Allende, com quem Víctor estava ligado por laços de amizade, graças à paixão pelo xadrez. Víctor e Roser se verão novamente desterrados, mas, como diz a autora: “quando se vive o suficiente, todos os círculos se fecham”.Uma viagem pela história do século XX, de mãos dadas com alguns personagens inesquecíveis que descobriram que numa única vida cabem muitas outras, e às vezes o difícil não é fugir, mas voltar.

outras e, às vezes, o difícil não é fugir, mas voltar.

Rua Hayel Bon Faker, 3646 Fone: 67 99606-8261

93


Coluna

Seu Pet também by Kyara Marques

QUE CUIDADOS DEVEMOS TER COM NOSSOS PETS EM TEMPOS DE CORONAVÍRUS?

O mundo está perplexo. Como é possível um simples e miúdo organismo se propagar tão rapidamente? Como pode ignorar fronteiras, invadir casas, estacionar nossa economia e, sobretudo, interromper vidas? São tempos difíceis e temos que nos reinventar. A maior parte dessas mudanças passa pelos cuidados que temos que ter com quem amamos. Qualquer um de nós pode transportar o Coronavírus (Covid-19). Sem querer, colocamos outras pessoas em risco.

94

De acordo com a OIE (Organização Mundial da Saúde Animal), somente em casos em que o tutor estiver com o Coronavírus é recomendado evitar o

Mas, e se o que amamos incluir, além de pessoas, cães ou gatos?

contato com os pets. Medida de precaução contra um possível transporte

Esta é uma dúvida que surgiu logo no início do surto, ainda na China. Houve uma intensa discussão acompanhada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) depois que um cachorro da cidade de Hong Kong foi diagnosticado com o novo Coronavírus.

Porém, não há nada que boas práticas de higiene não resolvam contra

Calma. A hipótese foi desconsiderada rapidamente. Ficou provado que este tipo específico de vírus ataca os seres humanos e não oferece risco para cães, nem para gatos. Porém, existem certas precauções que devemos tomar para que o Coronavírus não pegue ‘carona’ em nossos pets.

Kyara Marques Onda

externo do vírus (patas, pelos e focinho).

o Coronavírus. Isso vale para sua casa, seu corpo, como para nossos cachorrinhos e gatinhos. Pensando nisso, a Pet Ville separou algumas dicas para ajudar a cuidar dos nossos pets e evitar contaminações. •

Lave as mãos antes e depois de fazer carinho, brincar e abraçar.

Limpe as patinhas do seu pet, principalmente depois de passear.

Dê banhos com mais frequência.

Se sair de casa, o tutor deve usar máscara. Ao voltar para casa, tire os sapatos, troque de roupas e lave as mãos mais uma vez.

Não é fácil. Estamos todos com o coração apertado. Abraço de toda a direção e funcionários da Pet Ville.

Formação Bacharel em Administração de Empresas, Bacharel em Farmácia Generalista, pós-graduação em Oncologia Multidisciplinar Av. Marcelino Píres, 4130- Jardim Caramuru, Dourados MS

Facebook: Kyara Marques Onishi Instagram: @kyaraonishi Fone: (67) 3033-1233


Matéria Especial

S E VO C Ê AM A O S B I C H O S A S S I M C O M O N Ó S, P O D E A J U DAR A M U I T O S, S E N D O U M A S S O C I AD O DA R E F Ú G I O D O S B I C H O S Conheça um pouco do trabalho da Associação Refúgio dos Bichos, que resgata e recupera animais vítimas de abandono A Associação Protetora dos Animais Refúgio dos Bichos é uma organização sem fins lucrativos, dedicada à defesa dos direitos dos animais e luta contra o abuso de animais num sentido amplo. A organização trabalha resgatando e recuperando animais vítimas do abandono, negligência e maus-tratos, reinserindo-os novamente na sociedade em condições dignas. Atua tentando mudar e melhorar as condições de vida dos animais por meio da educação nas escolas, informando a opinião pública, e pleiteando modificações nas leis.

DEPOIS

ANTES

DEPOIS

Não possuímos nenhum auxílio do poder público e todas as atividades são financiadas por meio de ações promovidas pelo grupo para angariar recursos financeiros. Precisamos da ajuda da população para realizar nosso trabalho e continuar mudando a realidade de centenas de animais abandonados e vítimas de violência em nosso município. Existem muitas maneiras de ajudar. Tornando-se um associado, você contribui mensalmente e ainda recebe descontos em inúmeros estabelecimentos conveniados (mais informações pelo WhatsApp 9298-4141)

ANTES

DEPOIS

ANTES

DEPOIS

95

ANTES

ANTES

DEPOIS

DEPOIS

Quer saber mais sobre nosso trabalho? Acesse nossas redes sociais: /ONGRefugioDosBichos @refugiodosbichos

DEPOIS

Contas para depósito: Banco do Brasil: Agência 0391-3 Conta Corrente: 111.122-1 Sicredi: Agência 0903 Conta Corrente: 37.466-1


3ª E D I Ç Ã O B R I D E & D E B U T – U N I G R AN 20 20 VALÉRIA TAVARES, Assessora e Cerimonialista de casamentos e festas em geral, por mais um ano, idealizou, organizou e coordenou o

evento

mais

esperado

do

ano para noivas e debutantes: BRIDE & DEBUT. Foi um sucesso espetacular! E já se tornou o melhor evento do segmento em Dourados e região. Aconteceu, nos dias 04 e 05 de março, das 16h às 22h, na Unigran.

96

A abertura foi feita pela organizadora Valéria, pela mantenedora da Unigran Senhora Cecília Zauith. A oração feita por Bete Salomão finalizou a abertura com palavras de gratidão.


Quase

300

debutantes

noivas

e

tiveram

a

grande oportunidade de fechar seus contratos, em dias,

apenas com

dois

excelentes

fornecedores e valores especiais. Quase duas mil pessoas visitaram o evento, que contou com a participação de 60 expositores, 20% a mais que na edição anterior. Passou de meio milhão (R$ 620.000,00) em negócios, mais

“Não consigo mensurar a alegria que sinto

que dobrou em relação ao ano passado. Fora os que deixaram

ao observar, também nesta edição, que

para finalizar o contrato depois. Com certeza chegaremos a quase 1.000.000,00!!!!! Isto comprova a credibilidade do evento. É para celebrar mesmo!

se quebrou um paradigma de que, neste tipo de evento, não se fecha contrato. Desde que cheguei em Dourados, em 2007, percebia que aqui precisava de algo com estas características, pois nos

E, olha que interessante: a cada R$ 500,00 em compras, a

grandes centros este formato já era uma

cliente ganhava um cupom e concorria a R$ 2 mil em voucher

realidade.”

por noite para usar com qualquer fornecedor do evento.

“Para realizar um evento com este

Foram R$ 4 mil em prêmios. O ganhador da primeira noite

formato e características, visitei feiras

foi HUGO ERNANDES e, da segunda, foi ISABELE MOREIRA.

que são referências no Brasil. Estudei e investiguei até definir como seria. Em sistema de circuito, possibilita que todos os expositores sejam visitados. Eu procuro deixar bem equilibrada a quantidade de fornecedores por segmento para que as clientes tenham várias alternativas.”

97


O evento contou com o apoio da Unigran, Sicredi, Revista Celebrar, Imperial Cenografia, Armazém Door, Fernando Hister Iluminação e Jenner Iluminação. Também teve o apoio do curso de Turismo da UEMS, sob a coordenação da Professora Patrícia Cristina. Dez alunos do 1º e 2º anos atenderam de forma eficiente todas as frentes necessárias.

FICHA TÉCNICA Assessoria e Cerimonial: VALERIA TAVARES THAIS KOHLER Decoradores: IMPERIAL CENOGRAFIA EDILSON SPOLADOR ESTAÇÃO DECORAÇÕES ARMAZÉM DAS LOCAÇÕES Buffets: BUFFET LAUDIR ALECRIM BANQUETERIA BUFFET LUSLY Fotógrafos: CLAUDIO TAVARES JULIO MARX AILTON VALENCIO SINHÁ FLOR Videomakers: HALLINNO SOARES FILMES KAIROS PRODUTORA IGOR FILMES

Doces: ELIZABETH DOCES FINOS VALQUIRIA RABELO UELMA ARANTES MONIQUE LIMA BRIGADERIA GOURMET DOCINHOS DO BEM Caixas de padrinhos: LÁ VEM A NOIVA Dj: RODRIGO KNORST Sonorização: AUDIOCOM Forminhas: BIANCA MARQUES BEL FIORE DI CARLA Convites: PAPEL CONVITE PAPELERIA Música: AL FINE SANDRO NUNES PALOPOLI MARCO AURELIO LUIZ HENRIQUE

Vestidos das noivas e debutantes: MEDIDA EXATA NILDA SANTANA LISIÊ Bolos: SWEETLILLY Bartenders: MALIBU BLACKOUT Salão de beleza: STUDIO SILVANIA YASMIM FREITAS BIA GALEGO Entretenimento: BEST SELFIE CABINE DE FOTOS SAPATIZI PORORÓ Acessórios: CARLA VARGAS Lista de presentes: WORLD KASMI

Roupas femininas: CASSIANA MODAS THACI DRESS & CO LOVE DRESS Lingerie: HOPE Móveis planejados: MÓVEIS PLANEJART Joias RM JÓIAS Depilação definitiva: ESPAÇO LASER Noite de núpcias: BAHAMAS HOTEL Odontologia: ORAL PROJECT Celebrante: GIOVANA MARTINS Cookies: MYCOOKIES Colchões: ANJOS COLHÕES Chopp Artesanal: CHOPP PROVIDÊNCIA

98

Quem participou este ano, tanto noivas e debutantes quanto expositores, ficaram muito satisfeitos. E teremos muitas novidades na próxima edição. Aguardem!


99


100


Coluna

Acontece na by Ely Oliveira

40 ANOS DO MARCELO Foi no dia 21 de dezembro de 2019, no espaço do Buffet Luzly, que Marcelo Cunha Correia Assunção reuniu amigos e familiares para celebrar seus 40 anos, ao lado da sua esposa Nayara Dias Correia. O evento contou com música de Fernando Bernardes, ambientação de Edilson Spolador e culinária do Buffet Luzly. Os convidados se divertiram até a madrugada da agradável noite. Fotos: Fabricio Borges

Juliana Cunha Bortolo e Eduardo Bortolo

Marcelo Cunha Assunção e Nayara Dias Assunção

Hélio Correia Assunção e Silvio Correia

Nayara Assunção, Marcelo Cunha Assunção e Fernando Azambuja

101

Helio Correia Assunção, Nayara Assunção, Marcelo Cunha Assunção, Michel e Helio Duarte

Marcelo Cunha Assunção, Nayara Assunção, Marina Carvalho, Daiana Decian e Rafael Carvalho

Marcelo Cunha Assunção, Nayara Dias Assunção, Polyana Ferreira e José Márcio Andrade

Fernando Bernardes, Fernanda Bernardes, Nayara Assunção e Marcelo Cunha Assunção

Marcelo Cunha Assunção, Nayara Assunção, Marina Carvalho, Daiana Decian e Rafael Carvalho

Eduardo Cunha, Yeyé Cunha, Juliana Cunha Bortolo e Marcelo Cunha Assunção


Coluna

com Ogg Ibrahim

S E JA C O M O O U R O

Ouro - um metal de transição brilhante, amarelo, denso, maleável, que não reage com a maioria dos produtos químicos, mas é sensível ao cloro. À temperatura ambiente, apresenta-se no estado sólido e encontra-se normalmente em estado puro. É tão facilmente manuseável e maleável que, com apenas um grama de ouro, é possível obter um fio de três quilômetros de extensão e 0,005 milímetros de diâmetro. Ou uma lâmina quadrada de 70 centímetros de largura e espessura de 0,1 micrômetro. O ouro e as suas diversas ligas metálicas são muito empregados em joalherias, fabricação de moedas e como padrão monetário em muitos países. Devido à sua boa condutividade elétrica, resistência à corrosão e uma boa combinação de propriedades físicas e químicas, apresenta diversas aplicações industriais e é bastante estável sob pressões incrivelmente altas.

102

Tal qual o ouro, assim devemos ser. Brilhantes a ponto de realizar grandes feitos em prol da humanidade. Maleáveis para nos adaptarmos às diversas situações que nos cercam e não nos deixar afetar por substâncias que fazem mal a outros seres. Assim como o ouro, nascemos em estado puro e somo capazes de conduzir nossa energia por fios quilométricos de bondade e esperança, quando queremos. Quando nos juntamos a outras “ligas metálicas”, somos ainda mais fortes e valorosos, tornando-nos joias da humanidade. Devemos resistir às corrosões da alma, da mesma forma que o minério resiste a quase todas as substâncias e seremos altamente resistentes às pressões que nos são impostas todos os dias. Ogg Ibrahim, jornalista e mestre de cerimônias

O que exalamos em nossa essência deve ser tão admirado quanto a nobreza desse metal, que enfeita joias e moedas, todas valiosas. Mas nosso valor deve superar o do material. Deixar de ser material para ser espiritual. Por isso somos ouro.

Você vale ouro, nós valemos ouro! Chegamos puros à natureza e precisamos ser lapidados, esculpidos e tratados ao longo da vida para que atinjamos nosso maior valor. E nada melhor do que ter Deus como joalheiro dessa obra de arte em que, assim como o ouro, podemos nos tornar.


MELHORE A IMAGEM DA SUA EMPRESA Ogg Ibrahim Comunicação para Negócios Oratória para Falar Bem Mídia Training

Débora Ibrahim Gestão de Imagem Corporativa Etiqueta Empresarial Produtividade 103

67-99295-7015 @debibrahim

67-99105-5050 @ogg_ibrahim


104


MÍDIA EXTERIOR - IMPRESSÃO DIGITAL

105

AV. PRESIDENTE VARGAS, 2837 - JD. EUROPA - CEP 79.826-535 - DOURADOS/MS

armazemdoor@gmail.com | www.armazemdoor.com.br armazemdoor

67

3424-0937


Reportagem: Miriam Névola

106

RODRIGO NASCIMENTO


PÕE NA QUADRADA, RODRIGÃO! Conheça a trajetória do menino que sonhava em ser apresentador e hoje conquistou a tela de MS A mãe é cearense e trabalha em Campo Grande como diarista. O pai nasceu em Nova Andradina e viaja por todo o Estado trabalhando como caminhoneiro. Rodrigo Nascimento é filho desse casal. Poderia ser um jovem comum de 30 anos se não fosse sua determinação para alcançar um sonho. Com cinco anos, Rodrigo já sabia ler e escrever em letra cursiva. Sempre gostou de estudar. Enquanto a mãe lavava louça, ele deitava no chão e fazia caligrafia. “Essa era a brincadeira de que eu gostava. Os meninos gostavam de jogar futebol, eu gostava de ler; lia livros e apostilas”, lembra Rodrigo. Os programas de televisão sempre o encantaram. Na escola fazia trabalhos em formato de programa de rádio. Entrou na faculdade precoce, aos 15 anos, não teve dúvida de qual curso

escolheria. Fez Rádio e TV! Mas ele queria mais, queria aprender e evoluir rápido; então, ao mesmo tempo, cursou Jornalismo. Pagou as duas faculdades particulares com a ajuda da mãe, com o dinheiro das diárias e com bolsa do Prouni. Para chegar às universidades, pegava dois ônibus. “Eu sempre gostei de criar. Meus trabalhos da escola não eram normais, eu fazia panfletos, fazia proposta diferente para levar informação. Eu sempre tive algo dentro de mim que queria mostrar que era diferente”, ressalta. O primeiro emprego na área foi na BAND, fez estágio no setor de operações. O diretor achou que ele trabalharia atrás das câmeras, mas Rodrigo sabia o que queria. “Eu sabia que tinha de começar de algum lugar; então, qualquer oportunidade eu abraçava”.

EU SEMPRE TIVE ALGO DENTRO DE MIM QUE QUERIA MOSTRAR QUE ERA DIFERENTE

Após formado, enviou currículos para as emissoras de TV de Campo Grande.

107


Em 2014, foi contratado como repórter na TV MS RECORD. “Eu sempre gostei do DNA da RECORD, da liberdade que a emissora tem, então fiquei muito animado”.

“Quero ser o melhor apresentador de Mato Grosso

Passou a trabalhar bastante e, sempre que tinha oportunidade, cobria férias dos apresentadores. Até que em maio de 2016, assumiu a apresentação do Cidade Alerta MS. “Foi tudo muito louco e muito mais rápido do que pensei, até hoje olho pra trás e não acredito muito bem”.

Tenho uma equipe muito boa, muito focada, que

No comando do seu próprio programa, Rodrigo começou a mostrar sua própria identidade. Adotou o bordão “Põe na quadrada”, passou a ser chamado de Rodrigão e criou quadros especiais.

muito. Só tem meio período do fim de semana que me desligo, o resto do tempo estou trabalhando. me ajuda a chegar lá”. Para

QUERO SER O MELHOR APRESENTADOR DE MATO GROSSO DO SUL, ESSE É MEU OBJETIVO.

Em agosto de 2019, mais um novo desafio, assumiu também a apresentação do Balanço Geral. Junto com a equipe, deixou o programa mais humanizado. “No Balanço, a gente ajuda a realizar o sonho das pessoas, o BG é do povo”. Rodrigão já ganhou 12 prêmios com matérias especiais. Quadruplicou o faturamento da empresa com os dois programas e já bateu audiência do principal concorrente. Pensa que está bom pra ele?

108

do Sul, esse é meu objetivo. Por isso trabalho

Rodrigão,

o

jornalismo

sempre terá espaço na vida das pessoas. “A arte de informar é a mesma. Mas o jornalismo evoluiu, ficou

mais

dinâmico

e

mais

humano”. Rodrigão realizou também sonhos que tinha desde criança. Ligava a TV e assistia aos programas e

queria

ser

como

aqueles

apresentadores. “Eu conheci Xuxa, Gugu, Rodrigo Faro e Sabrina Sato, grandes apresentadores que me inspiram. Nem acredito, mas conheci todos eles”. Para Rodrigo, o motivo de tanto sucesso é nunca desistir dos sonhos. “Temos que aprender a respeitar o ser humano, nunca desprezar o sonho de alguém. Já ouvi que nunca daria certo na frente das câmeras, eu não acreditei nisso. Segui meu sonho, e olha onde cheguei”.


PINGUE- PONGUE – RODRIGÃO Uma reportagem inesquecível: “quando tive a oportunidade de ficar debaixo de um viaduto com moradores de rua. Pude entender o sofrimento dessas pessoas que acabam se tornando ‘invisíveis’ perante a sociedade.” Se pudesse entrevistar alguém, qualquer pessoa, entrevistaria: “Barack Obama, ex-presidente dos Estados Unidos.” Ser Jornalista é: “Informar e conversar com quem abre as portas da sua casa pra me assistir.” Faço TV porque: “Me divirto. Me entrego nos quadros que têm nos meus programas, faço com prazer, com amor, para entregarmos um produto final maravilhoso.” O que não gostaria de “Pôr na quadrada”? “Crimes de pedofilia e estupro. Violência contra mulher. Feminicídio.”

Uma viagem inesquecível: “Jericoacoara – Ceará.” Um sonho ainda não realizado: “Conhecer a Disney.” 3 objetos sem os quais não vive: “Celular, relógio e minha garrafa de água.” Uma música especial: “Quando você passa – Sandy e Junior.” Choro quando: “Um relacionamento não dá certo.” Dou risada quando: “Recebo um elogio.” Uma saudade: “Da minha infância.” Uma frase: “Nunca deixe ninguém dizer que você não é capaz de fazer algo.” Celebrar é: “Agradecer todos os dias à vida sorrindo e sendo feliz, por mais que os dias sejam difíceis.”

109


110


111


112


113


114


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.