Boletim Adunifesp-SSind #02 - gestão 2019/21 (novembro/2019)

Page 1

Boletim Adunifesp Boletim Adunifesp-SSind #02 - gestão 201 9/21 - 1 9 de novembro de 201 9 - São Paulo/SP

2

A

I ENCONTRO DE PLANEJAMENTO ADUNIFESP-SSIND No dia 26 de outubro de 201 9 foi realizado o I Encontro de Planejamento da Adunifesp com o objetivo de definir estratégias e táticas para enfrentar os grandes desafios do próximo período.

4

Associação dos

Docentes da Unifesp (gestão 2019/21) apresenta mais uma edição do Boletim Adunifesp-SSind com

3

ASSEMBLEIA GERAL DOS DOCENTES DA UNIFESP No dia 06 de novembro de 201 9 foi realizada Assembleia Geral dos Docentes da Unifesp pautando o atual contexto político, a posse do Conselho de representantes, ações jurídicas e o Congresso do ANDES-SN.

OBSERVATÓRIOS DA UNIFESP As Pró-Reitorias de Extensão e Cultura e de Planejamento expressando as preocupações e demandas dos docentes, estudantes, TAEs e representantes da comunidade engajados com os temas sociais viabilizou uma Política de Observatórios na Unifesp.

Diretoria da

destaque às atividades dos meses de outubro e novembro de 2019, com o objetivo de ampliar o diálogo com a categoria nesse momento de grande necessidade de união e mobilização em defesa da educação superior pública e da universidade. Desejamos uma ótima leitura!


I E N CO N TR O D E P L A N E J A M E N TO D A AD U N I F E SP -SSI N D

R

eunidos no dia 26 de outubro de 201 9 para um primeiro esforço de planejamento, os docentes iniciaram um exercício de contextualização e reflexão da atuação da entidade e da organização da Universidade, necessário na reorganização do trabalho político da Adunifesp-SSind, incluindo a relação com seus filhados e na indução de diretrizes que derivem em políticas universitárias e públicas, baseadas na ciência e na educação. Seguem os destaques: 1 ) A direção nacional do Andes representa parcialmente os interesses dos docentes; 2) Há necessidade de um aprimoramento na política sindical da Adunifesp-SSind, para evitar situações que fragilizam o trabalho da entidade, incluindo o baixo número de associados, e a ocupação da presidência da associação, por docentes recém contratados ou em estágio provatório. Isto quebra algumas linhas de transmissão e articulação do trabalho sindical; 3) Falta articulação local, para traçar estratégias resolutivas dos problemas locais que afetam os docentes e a vida acadêmica, incluindo articulação com outras categorias. Aqui, já foi identificada há necessidade de minimizar as atividades fragmentadas e resgatar e reforçar o papel aglutinador que sempre teve a Adunifesp; 4) Há necessidade de sair de uma posição reativa para uma situação proativa. Neste sentido, foi destacado que o planejamento poderia ser essencial no reordenamento político da entidade, viabilizando ações de formação que garantam atuações mais orgânicas.

2 3 /1 1 - 9 h - Se g u n d o E n co n tro d e Pla n j a m e n to d a Ad u n i fe sp P a rt i c i p e !

Após essas reflexões houve um segundo momento, denominado “mapa cognitivo”, exercício coordenado e mediado pelo professor Shimbo (UFSCAR) em que foi definido e sistematizado três grades eixos estratégicos para atuação da Adunifesp: 1 ) Política sindical - Engajamento (a - Ampliação e fortalecimento de adesões e engajamentos de docentes; b - Integração universitária; c - Renovação e aperfeiçoamento da comunicação da Adunifesp); 2. Política universitária - Atuação na Unifesp (a Incidência em tomadas de decisões da Unifesp; b Incidência na eleição de novas direções; c - Incidência na eleição para conselhos; d - Disputa de visões e posicionamentos no debate político sobre a universidade); 3. Reinvenção (a - Redefinição da política e atuação sindical; b) Debate sobre os sentidos e papéis da universidade e docentes no contexto atual). No dia 23 de novembro será realizada a segunda rodada de planejamento em que serão detalhados esses eixos estratégicos, definidas ações, prazos e responsáveis. Participe! juntos podemos mais! (9h na sede da Adunifesp, R. Napoleão de Barros, 841 ).

2


A S S E M B L E I A G E R A L D O S D O CE N TE S D A U N I F E SP O s docentes da Unifesp reuniram-se em Assembleia Geral no dia 06 de novembro de 201 9 para tratar da seguinte pauta: 1 ) Informes: encontro de planejamento; 2) Future-se; reforma administrativa e mobilizações; 3) Posse do Conselho de Representantes da Adunifesp; Referendo da ação civil das funções gratificadas; e 4) Congresso do ANDES-SN.

Com a mesa formada por Fábio Venturini, presidente da Adunifesp e Raúl Bonne, diretor de comunicação a atividade foi iniciada com os informes, nesse momento a plenária pediu inclusão de mais um ponto de pauta, relativo a situação dos afastamentos docentes. Sobre o encontro de planejamento foi feito uma síntese da atividade realizada em 26/1 0 (na íntegra na primeira matéria deste boletim) e o convite para segunda rodada em 23/1 1 às 9h na sede da entidade, oportunidade para detalhar os eixos estratégicos e táticos de atuação da entidade junto aos docentes e definir ações, prazos e responsáveis. A partir da exposição das dificuldades dos docentes em conseguir a consideração de seus pedidos de afastamento e ao parecer do procurador da Unifesp a favor da suspensão dos pedidos conforme Decreto nº 9.991 /1 9, foi encaminhado a elaboração de documento público manifestando a preocupação dos docentes pois a suspensão dos afastamentos afeta diretamente a atividade de pesquisa (documento na íntegra no site da Adunifesp: https://adunifesp.org.br/decreto-9-991 -1 9-eafastamento-docente/ ), uma reunião e parecer jurídico com assessoria da Adunifesp (reunião que será realizada na próxima quinta-feira dia 21 /1 1 às 1 4h na sede da entidade), além de buscar informações junto ao ANDES e outras entidades parceiras. Sobre a ação civil questionando a extinção das funções gratificadas foi aprovado por unanimidade sua realização por meio da assessoria jurídica da Adunifesp (liminar já deferida, suspendendo a extinção das FGs na Unifesp, acompanhe em nosso site ).

Foi igualmente referendada a posse do Conselho de Representantes com membros já indicados ou futuramente indicados pelos departamentos. Sobre o Congresso do ANDES, ficou aprovada um próxima assembleia a ser realizada em janeiro de 2020 para eleição dos delegados, destacando a importância da participação dado o contexto político de ataques à Universidade e da viabilidade já que será realizado em São Paulo na USP durante a primeira semana de fevereiro de 2020. A plenária discutiu a conjuntura, considerando apresentação do prof. Alberto Handfas, doente do campus Osasco e diretor da Adunifesp, sobre as mudanças do projeto Futurese e as reformas administrativas que atacam diretamente os servidores público. Nesse ponto foi encaminhado a elaboração de material informativo a ser distribuído pela categoria (acesse na íntegra no site da Adunifesp: https://adunifesp.org.br/pacotaco-economico-e-novo-futurese/ ) além de consulta das mobilizações junto ao ANDES e entidades parceiras. Em síntese o “novo” Future-se: 1 ) ataca a autonomia das universidades; 2) cria critérios abusivos de desempenho aos servidores públicos; 3) reduz salário dos docentes e TAEs. E o Pacotaço de medidas do ministro Paulo Guedes voltadas aos servidores públicos: 4) veta promoções funcionais; 5) impede reajustes salariais e reestruturação da carreira; 6) reduz jornada e salário em até 25%; 7) elimina os fundos públicos para financiamento de pesquisas. A atividade foi encerrada com reforço da necessidade de mobilização e resistência da categoria docente aos ataques à universidade pública, aos serviços e servidores públicos.

3


O B S E R V A TÓ R I O S D A U N I F E S P

F

ruto de uma construção coletiva, viabilizada pelas Pró-Reitorias de Extensão e Cultura e Planejamento da Unifesp a Política de Observatórios – espaços de articulação democrática, participativa e dialógica, capazes de contribuir para o monitoramento e a transformação da realidade, por meio de análises, reflexões, produção de dados e conhecimentos, subsídios e recomendações, visando acompanhar, dar visibilidade, problematizar e evidenciar temas, situações, problemas, políticas públicas e processos de relevância socioambiental e de garantia de direitos – inicia sua fase de implementação com edital já lançado e em andamento, com iniciativas aprovadas ainda no final de novembro e previsão de início de atividades já para 09 de dezembro de 201 9. A Adunifesp-SSind parabeniza a iniciativa e a todos e todas envolvidos. Uma política que cria espaços de interação, participação, pesquisa e comprometimento sócia dentro da universidade, especialmente nesse contexto, é fundamental para defesa e ampliação da universidade democrática.

Expediente Associação dos Docentes da Unifesp – gestão (201 9 – 2021 )

Presidente: FABIO CESAR VENTURINI (Campus Osasco – Departamento Multidisciplinar); Vice-presidente: VALERIA PETRI (Campus São Paulo – Departamento de Dermatologia); Secretário Geral: ALBERTO HANDFAS (Campus Osasco – Departamento de Economia); Primeira Secretária: ANA PAULA SANTIAGO DO NASCIMENTO (Campus São Paulo – Núcleo de Educação Infantil/Escola Paulistinha de Educação); Tesoureiro Geral: DANIEL AUGUSTO FELDMANN (Campus Osasco – Departamento de Economia); Primeira Tesoureira: VIRGINIA JUNQUEIRA (Campus Baixada Santista – Departamento de Saúde, Educação e Sociedade) [afastada temporariamente devido à cargo temporário de diretoria do campus]; Diretor de Relações Sindicais, Jurídicas e Defesa Profissional: CLELIA REJANE ANTÔNIO (Campus São Paulo – Centro de Desenvolvimento de Modelos Experimentais para Biologia e Medicina- CEDEME); Diretor de Imprensa e Comunicação: RAÚL BONNE HERNÁNDEZ (Campus Diadema – Departamento de Química); Diretor de Política Universitária: LEONARDO CARNUT DOS SANTOS (Campus São Paulo – Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde – CEDESS); Diretora Regional Campus Baixada Santista: RENATA CRISTINA GONÇALVES DOS SANTOS (Campus Baixada Santista – Departamento de Políticas Públicas e Saúde Coletiva); Diretora Regional Campus Diadema: CLAUDIA FEGADOLLI (Campus Diadema – Departamento de Ciências Farmacêuticas); Diretor Regional Campus Guarulhos: LUÍS FILIPE SILVÉRIO LIMA (Campus Guarulhos – Departamento de História); Diretor Regional Campus Osasco: FABIO LUIS BARBOSA DOS SANTOS (Campus Osasco – Departamento de Relações Internacionais); Diretora Regional Campus São Paulo: ANA LÚCIA PEREIRA (Campus São Paulo – Departamento de Medicina Preventiva); Diretor Regional Campus Zona Leste: ANDERSON KAZUO NAKANO (Campus Zona Leste – Instituto das Cidades). Registros e diagramação: Rafael Acácio de Freitas – Assessor de Comunicação e Imprensa da Adunifesp-SSind.

www.adunifesp.org.br

Adunifesp SSind

4


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.