Jci inf n 1

Page 1

Informativo Dezembro 2012 | Rio do Sul | Edição 1 | Ano 1

Entidade relata projetos sociais

Este informativo traz um resumo das ações sociais realizadas pela JCI Rio do Sul em 2012 através do Projeto Parceria.

Projeto Lixo Eletrônico arrecada 20 toneladas de lixo em 10 dias

Qualify traz a Rio do Sul o mundo mágico da Disney

Página 6

Página 5

www.jciriodosul.org.br

Crianças do bairro Santa Rita participam de palestras Página 7


JCI E AÇÕES

Relatório recebe um novo formato Poder apresentar os bons resultados atingidos por nossos projetos é sem dúvida uma importante missão. Para facilitar a compreensão de todos e sintetizar as informações sobre nossas ações, transformamos o Relatório do Projeto Parceria em Iinformativo. Este material traz resumidamente cada um dos projetos desenvolvidos em 2012 pela JCI Rio do Sul, junto com o material de divulgação e a veiculação dos projetos pela mídia regional. O objetivo deste informativo é demonstrar a importância das ações sociais desenvolvidas pela entidade com o auxílio das empresas e instituições parceiras. Em 2012 os valores arrecadados foram aplicados em projetos como o Saúde da Criança, Oratória nas Escolas, Qualify, Caju Chopp e o Projeto Lixo Eletrônico, que de forma pioneira mobilizou a sociedade para o descarte consciente de materiais eletrônicos. Aproveitamos para agradecer a todos os envolvidos neste projeto. Saibam que os valores arrecadados foram aplicados no bem coletivo, na capacitação social e no desenvolvimento humanitário da nossa região. A todos vocês o nosso muito obrigado. Para auxiliá-lo a JCI ainda disponibiliza este informativo de forma online através do site www.jciriodosul.org.br no campo de Downloads, assim como as fotos dos eventos realizados este ano.

EXPEDIENTE

Camara Junior de Rio do Sul Rua Camara Junior, n 44 CEP 89160-000, Rio do Sul, Santa Catarina Fone: 47 8816 9771- Marco José Poffo Coordenador do Projeto Parceria 2012 - JCI Rio do Sul

Página 2

A Câmara Junior e seus projetos sociais A JCI (Câmara Júnior) de Rio do Sul é uma organização Internacional de Jovens de 18 a 40 anos de idade, que buscam no aprimoramento individual, as bases para o desenvolvimento de suas comunidades. Organização sem restrição racial, religiosa ou política e tem sido definida como “organização educacional suplementar” na quais jovens de uma comunidade podem se associar dentro de um espírito de companheirismo e compreensão para desenvolver uma consciência cívica em seus membros, através de uma participação ativa em projetos construtivos que

beneficiam a comunidade. A JCI Rio do Sul focada no desenvolvimento de lideranças e sempre mantendo seu espírito inovador, com intuito de contribuir com a comunidade e dar oportunidade a seus membros aplicarem seus conhecimentos, realiza anualmente atividades convenientes a comunidade e que aprimoram a personalidade de seus membros. Hoje são desenvolvidos cinco projetos principais: Oratória nas Escolas, Qualify JCI, Projeto Saúde da Criança, Cajú Chopp e o Projeto Lixo Eletrônico.

As cópias das mídias podem ser acessadas pelos links: Lixo Eletrônico: https://picasaweb.google.com/103180590994636373123/JCILixoEletronico# Oratória nas Escolas: https://picasaweb.google.com/103180590994636373123/JCIOratoriaNasEscolas# Caju Chopp: https://picasaweb.google.com/103180590994636373123/JCICajuChopp# Saúde da Criança: https://picasaweb.google.com/103180590994636373123/JCISaudeDaCrianca# Qualify JCI: https://picasaweb.google.com/103180590994636373123/JCIQualify#

JCI - Junior Chamber International Redação e Edição: Adove Comunicação e Imprensa

Projeto Gráfico: Clarissa Bechtold Pamplona Impressão: Gráfica Telles Tiragem: 1000 exemplares / Distribuição gratuita


ORATÓRIA NAS ESCOLAS

O que é

Projeto Oratória nas Escolas é realizado pela JCI Neste ano, a JCI realizou o Projeto Oratória nas Escolas com o objetivo de oferecer aos estudantes a oportunidade de refletir e conscientizar sobre o tema proposto, além de praticar a fala em público, que auxilia na vida pessoal e profissional. O tema da 7ª edição do Projeto é ODM's (Objetivos do Milênio) e JCI: Um mundo melhor é possível. Depois das

eliminatórias, a grande final ocorreu no Cine Teatro Dom Bosco, no dia 21 de maio de 2012. Isadora Bertoldi, com 14 anos, representando o colégio Dom Bosco foi a vencedora. Logo após, Isadora esteve presente no Encontro Regional da JCI, que aconteceu em São Bento do Sul, nos dias 7 e 8 de julho, fazendo a apresentação de seus discurso.

O projeto consiste no estímulo ao estudo e reflexão sobre temas de preocupação mundial, tais como segurança, saúde, respeito, cidadania, paz , justiça, economia, meio ambiente e educação entre outros. Acredita-se que se com esta iniciativa jovens estudantes poderão formar uma consciência crítica em relação a estes temas. Também será possível estimular a prática de falar em público, competência necessária para diferenciar-se no mercado de trabalho atualmente. O eixo do projeto é baseado na realização de concursos de oratória em diversas etapas abordando um tema específico determinado pela JCI Brasil. O objetivo geral deste projeto é oferecer a jovens estudantes a oportunidade de conhecimento, reflexão e conscientização sobre a responsabilidade e compromisso de cada indivíduo em relação aos problemas sociais, ambientais e educacionais a nível local, regional, nacional e mundial.

Divulgação

www.jciriodosul.org.br

Página 3


CAJÚ CHOPP

O que é O Cajú Chopp é o maior evento da tradição germânica do Alto Vale do Itajaí. Um evento que possui grande prestígio na comunidade pois mantém nível com relação aos padrões de qualidade, desde a distribuição dos canecos, marca do chopp, contratação de bandas até a segurança do público participante. O objetivo da festa é promover a integração e capacitação dos membros da JCI Rio do Sul; buscar parcerias; a divulgação das entidades parceiras.

Caju Chopp é sucesso em Rio do Sul A tradicional festa riossulense, Caju Chopp, trouxe em sua edição de 2012 muitas novidades. Música boa, diversão e a confraternização entre todos marcaram a festa, que nesta edição, trouxe também a conscientização ambiental. O 23º Caju Chopp, idealizado pela JCI de Rio do Sul, aconteceu no dia 29 de setembro, no Centro de Eventos Hermann Purnhagen. Além de música alemã e chopp gelado, outra característica do evento foi o companheirismo dos membros da entidade.

A edição teve como atrativo principal a Banda Cavalinho e do DJ Leandro Conci, que apresentou o que há de mais animado em bandinhas alemãs para a festa típica. Todos os anos a renda da festa é destinada a alguma entidade beneficente. Em 2012 o Hospital Regional Alto Vale foi o beneficiado. No dia da festa também, foram distribuídas mudas de árvores nativas da Mata Atlântica. O objetivo era a compensação de emissão de Gás Carbônico produzido durante o evento.

Divulgação

Página 4


AÇÕES SOCIAIS

Hemeroteca Durante seis meses os membros da JCI de Rio do Sul organizaram na Escola de Educação Básica Paulo Cordeiro a criação de uma hemeroteca. O projeto que envolveu toda entidade fez a doação de livros, jornais e revistas à escola. A hemeroteca visa contribuir e incentivar a educação de qualidade no município através de leitura diferenciada.

Lar das Meninas O dia 22 de setembro foi especial no Lar das Meninas em Rio do Sul. A doação de brinquedos e as atividades recreativas alegram as crianças da instituição. Cada um deles recebeu um brinquedo e o carinho de mais de 30 pessoas que estiveram envolvidas na ação. A acão foi realizada em parceria com a Farmácia Farmais Bonfante e o Grupo CAIICY.

Natal Asilo Os idosos do Ancionato São Vicente de Paula de Rio do Sul tiveram um em 2012 um Natal diferente. A JCI de Rio do Sul realizou no dia 10 de novembro o Natal Solidário onde foram presenteados cada um dos internos do ancionato. Além disso, foi realizado um café colonial, chegada do Papai Noel e danças com os idosos. A ação foi realizada em parceria com o grupo CAIICY.

www.jciriodosul.org.br

Página 5


NOVIDADES

Emissão de carbono produzidos em eventos é neutralizada Através de uma parceria entre a JCI Rio do Sul e a Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi). Integrante do Programa Clima Legal, a JCI tem realizado a neutralização da emissão de gás carbônico produzido durante seus eventos com o plantio de árvores nativas. Para cada evento, foi calculado o número de árvores que deveriam ser

plantadas para fazer a neutralização. Durante o Qualify deste ano, por exemplo, foi realizado o plantio de 120 mudas. O programa Clima Legal visa promover a implantação de plantios para sequestro de carbono ajudando a amenizar os efeitos do aquecimento global. É também uma estratégia para a conservação da biodiversidade na Mata Atlântica e o fortalecimento da Apremavi.

Entidade realiza passeio ciclístico em comemoração aos 50 anos Para lembrar e comemorar os 50 anos da JCI de Rio do Sul, membros da empresa e a comunidade se

Página 6

reuniram no dia 20 de maio de 2012 para um passeio ciclístico na cidade. A saída foi em frente ao museu com chegada no parque Harry Hobus. O evento havia mais de 60 inscritos, número que aumento com as pessoas que acompanharam o passeio. Foi uma hora de pedalada, onde crianças e adultos desfrutaram de um momento de lazer. De acordo com Diorgenes Oderdenge, membro da JCI, o

evento foi um sucesso. “Foram disponibilizados brinquedos pelo Serviço Social do Comércio, Sesc, e houve a creche do Jardim Alexander, com o apoio da WB Bike Shop e Oficina de Bicilcletas. No dia houve sorteios de bicicletas e brindes para os presentes na chegada. As inscrições foram gratuitas e exigidas apenas doação de 1 KG de alimento. A arrecadação foi entregue a creche do Jardim Alexander de Rio do Sul.


NOVIDADES

Parceiros recebem palestra de Marketing e Vendas Aproximadamente 80 pessoas participaram na sede da JCI de Rio do Sul da palestra “MARKETING E VENDAS, Desafios e Tendências no Mundo Interconectado”. Oferecida aos parceiros e membros da entidade, o evento trouxe a Rio do Sul o empreendedor e marketing Luiz Fernando Marca. A capacitação, que ocorreu no dia 04 de dezembro, teve como

objetivo a de aprimorar os conhecimentos dos participantes em áreas em desenvolvimento. Com o advento da internet e as mudanças constantes propostas pela Era da Informação, os profissionais das áreas de marketing e vendas precisam estar atentos. Realizada pelas diretorias de Negócio, Capacitação e pelo Projeto Parceria a palestra foi um presente a todos.

Encontro promove geração de negócios entre parceiros e membros No dia 07 de Agosto de 2012, a JCI Rio do Sul, através da Diretoria de Negócios realizou a Rodada de Negócios, coordenada pelo diretor de Negócios, Jonathan Hackbarth. A Rodada contou com a presença de membros e parceiros da entidade. O objetivo do evento foi de integrar membros e parceiros, oportunizar a realização de negócios através da apresentação da empresa e/ou atividade profissional de cada participante. Após a rodada os participantes puderam degustar um coquetel e aproveitaram o momento para estender o contato com os demais participantes.

O que é uma rodada de negócios? A Rodada de Negócios é um evento de relacionamento em que empreendedores se conhecem, divulgam suas empresas e serviços e

trocam informações. Com a divulgação on-line dos participantes os contatos se multiplicam. As rodadas de negócios da JCI Rio do Sul são comuns e acontecem todos os anos. Para participar basta o contato com os membros da entidade.

Membros da JCI realizam visitas empresariais As visitas técnicas realizadas nas empresas da região pelos membros da JCI de Rio do Sul tem o objetivo de acompanhar e aprender sobre os mais variados métodos de gestão. Em 2012 mais algumas empresas foram visitadas como a Cerâmica Princesa e a empresa Hinor Alto Falantes. No dia 21 de Junho de 2012, um grupo de 15 integrantes JCI Rio do Sul participou da Visita Empresarial na

www.jciriodosul.org.br

Empresa NH (Hinor/Frahm), coordenada pelo Diretor de Negócios, Jonathan Hackbarth. Os integrantes do grupo foram recebidos na empresa pela gerente de marketing da empresa, Idalva Longen. Os membros acompanharam uma breve apresentação da empresa, em seguida o grupo foi conduzido em visita ao parque fabril. Já no dia 18 de outubro de 2012,

membros e senadores da JCI Rio do Sul foram recebidos na empresa Cerâmica Princesa, para uma mais uma visita empresarial. Os integrantes do grupo foram recebidos na empresa pelos diretores Hirold Engicht e Ralf Engicht. Foram apresentadas todas as etapas da produção, desde o armazenamento de matéria prima, moldagem do produto, secagem, queima e carregamento.

Página 7


AÇÕES SOCIAIS

Doação de Sangue Aproximadamente 20 pessoas realizaram a doação de sangue em parceria com o Hemosc de Blumenau. Os membros colaboraram com a campanha de arrecadação de sangue. Segundo eles o destaque da ação foi principalmente a alegria dos participantes em contribuir para salvar vida. A doação ocorreu entre os dias 20 de março a 28 de agosto.

Natal no Bairro Todos os anos a JCI realiza no bairro onde tem sua sede, o Jardim Alexandro, um Natal comunitário. Organizado pelos membros da entidade, o evento tem como foco contribuir com o divertimento das crianças e com o desenvolvimento das famílias do local. No dia 08 de dezembro, cerca de 20 membros fizeram a distribuição de alimentos e brinquedos.

Festa da APAE Nove membros da JCI Rio do Sul estiveram colaborando com a tradicional Festa da APAE de Rio do Sul no dia 11 de novembro. A entidade realizou a venda de cartões de filé e contribuiu com a distribuição de bebidas no local. A ação voluntária envolveu os membros da entidade e seus familiares em prol da APAE de Rio do Sul.

Festa de São João Participar das festas tradicionais da cidade colaborando para sua realização também foi uma das atividades da JCI em 2012. Durante a festa de São João da Catedral de Rio do Sul, alguns membros estiveram auxiliando na recepção do público e nas vendas de cartões de filé. A festa tem por objetivo arrecadar fundos para manutenção da Matriz e no desenvolvimento de outros projetos. Página 8

Nothing But Nets O Nothing But Nets é um projeto mundial da JCI em parceria com a ONU, que visa à redução de mortes decorrente da malária na África. O projeto atua na linha da prevenção, doando mosquiteiros para serem usados a noite na proteção contra o ataque do mosquito transmissor da malaria. Além da proteção física contra a picada do inseto, o mosquiteiro é tratado com um inseticida capaz de matar o transmissor, evitando a proliferação do mesmo. Para contribuir com a campanha, a entidade em Rio do Sul fez a apresentação do projeto para os membros, assim como para a comunidade através de seu site e e-mails.

Doação de alimentos Além do passeio ciclístico, a JCI Rio do Sul fez a doação de alimentos arrecadados durante o evento. O Centro Educacional Egidio Dalmarco recebeu a doação no dia 24 de maio. A arrecadação dos alimentos foi realizada durante o Passeio Ciclístico em comemoração aos 50 anos da entidade.

Auxílio em pedágio No sábado, 16 de junho, 88 cidades catarinenses se mobilizam pelo Pedágio da Apae. Para contribuir com a ação, os membros da JCI Rio do Sul auxiliaram no recolhimento das doações. As contribuições foram utilizadas pela Apae para investimentos em novos profissionais, equipamentos e necessidades básicas.

Visita ao Hospital Regional A doação de brinquedos a ala pediátrica do Hospital Regional Alto Vale foi realizada pela JCI em 2012. Em visita aos pacientes, os membros buscaram levar alegria e otimismo a todos. A ação ocorreu no dia 28 de novembro.


QUALIFY

O que é

Qualify JCI inova com palestra internacional O VII Qualify JCI foi um evento anual de capacitação da JCI de Rio do Sul. Realizado no dia 12 de julho de 2012, no Parque Universitário Norberto Frahm, o evento recebeu o case da empresa Dudalina e a palestra com Jim Cunningham com o tema Excelência em Serviços. A JCI traz, a cada ano, uma nova e excelente oportunidade ao público do Alto Vale. “Este ano inovando ainda mais, escolhemos um palestrante internacional com o ex-diretor da Disney, Jim Cunningham, responsável pela formação das equipes de alto desempenho para os parques da Disney e também empresas como Saab Volvo e Ford

Motors Company”, explicou o coordenador do 7º Qualify JCI, Laucir Stupp. Esta 7ª edição, atingiu um público de 1.000 pessoas. “Sentimosnos bastante satisfeitos, pois nosso público alvo, que inicialmente era empresários, executivos e jovens empreendedores, já se tornou bastante eclético, envolvendo agora praticamente toda a comunidade do Alto Vale”, disse. O Alto Vale do Itajaí é uma região que busca constantemente o aperfeiçoamento, com um povo empreendedor por natureza, e isso só aumenta a responsabilidade da JCI para os próximos eventos.

A JCI Rio do Sul focada no desenvolvimento de lideranças, sempre mantendo seu espírito de inovar, dar oportunidades à comunidade, capacitar e lançar desafios,promoveu o Projeto Qualify JCI, para que se torne um evento de capacitação referência para o Alto Vale do Itajaí. Este projeto tem por finalidade principal promover a capacitação da comunidade do Alto Vale do Itajaí em especial as pessoas ligadas a atividade empresarial, ao empreendedorismo e a livre iniciativa, oferecendo um evento de alto nível que só é oferecido em grandes centros.

Divulgação

www.jciriodosul.org.br

Página 9


LIXO ELETRÔNICO

O que é A JCI Rio do Sul focada no desenvolvimento de lideranças, e sempre mantendo seu espírito inovador, com intuito de contribuir com a comunidade e dar oportunidades a seus membros aplicarem seus conhecimentos, realiza anualmente atividades convenientes á comunidade e que aprimoram a personalidade de seus membros. A intenção do projeto Lixo Eletrônico é de efetuar uma grande coleta deste material eletrônico descartado pela comunidade a fim de demonstrar o quanto este lixo vem representando hoje em nossa comunidade. Este projeto tem por finalidade principal promover a conscientização de toda a comunidade de Rio do Sul a fazer o descarte de forma correta de todo o seu material eletrônico, impactando nos efeitos que poderiam causar ao meio ambiente se todo o material recolhido não fosse destinado de forma correta aos pontos de coleta.

JCI faz ação para o destino certo para o lixo eletrônico Em 2012, muitas ações foram realizadas pela JCI d Rio do Sul. Uma delas foi também o projeto com o tema “Conscientização sobre o descarte do Lixo Eletrônico”. A finalidade principal do projeto era promover a conscientização de toda a comunidade de Rio do Sul a fazer o descarte de forma correta de todo material eletrônico. Além disso, a entidade buscou demonstrar os efeitos ao meio ambiente, se todo o material recolhido não fosse destinado de forma correta aos pontos de coleta. O descarte final do lixo foi marcado no Centro de Eventos Her-

mann Purnhagen, no dia 27 de outubro, em Rio do Sul. A arrecadação do material foi realizada através da comunidade, membros da JCI junto com seus familiares, autoridades e acadêmicos. A ação arrecadou 20 toneladas em 10 dias. A JCI alcançou seus objetivos que era provar a conscientização da comunidade sobre o destino do lixo, promoveu a JCI e suas atividades para toda comunidades e destacou também o movimento júnior, mostrando a contribuição do seu trabalho em defesa do meio ambiente na qual vivemos.

Divulgação

Página 10


SAÚDE DA CRIANÇA

O que é

Diversas ações marcam o Projeto Saúde da Criança O Projeto Saúde da Criança é uma ação realizada anualmente e conta com o apoio de patrocinadores, profissionais da área de saúde, membros da JCI, parceiros e lideranças da comunidade em geral. Como objetivo principal, o projeto contribui para a redução da mortalidade infantil no país através de ações preventivas e curativas. Baseia-se nos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio da ONU. Em 2012, a 12º inserção do Projeto foi realizada nos dias 16 e 18 de agosto, no Centro de Educação Ricardo Marchi, no bairro Santa Rita em Rio do Sul. No primeiro dia, foram realizadas três palestras sobre Diretos da Criança e do Adolescente com a assistente social Claudia Fronza da Silva, para turmas do primeiro ao sétimo ano nas dependências da escola. As crianças da educação infantil assistiram um teatro proferido em parceria com a UNIMED sobre

prevenção de acidentes domésticos. No período noturno realizou-se um batepapo com a turma de Educação para Jovens e Adultos – EJA sobre empreendedorismo e motivação com o empreendedor e premiado Ricieri Ramlov. No segundo dia da ação, dia 18, foram realizadas atividades voltadas às crianças e adolescentes de 0 a 15 anos da comunidade como a palestra Educação Nutricional, avaliação Odondológica e Oftamológica e palestra sobre Saúde Bucal. Além dessas, realizaram a avaliação Fisioterápica e de IMC, palestra com Fonoaudióloga, avaliação psicológica e algumas recreações diversas. Com o resultado do Projeto, a JCI colhe frutos de crianças com melhores condições de saúde e assim, concretizam a missão gerando mudanças positivas no ambiente global e, consequentemente, melhorando as comunidades.

O Projeto Saúde da Criança tem como objetivo principal contribuir para a redução da mortalidade infantil no país através de ações preventivas e curativas se baseia nos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio da ONU. O projeto é realizado anualmente e conta com o apoio de parceiros/patrocinadores, profissionais de saúde, membros da JCI e lideranças comunitárias em geral. Como resultado desse projeto colhemos os frutos de crianças com melhores condições de saúde e assim, concretizamos nossa missão gerando mudanças positivas no ambiente global e conseqüentemente melhorando comunidades. A JCI de Rio do Sul realizou pela primeira vez o projeto Saúde da Criança no ano de 2002 em parceria com o Jardim Alexander e com a comunidade do extinto morro do Chuchu, realizou-se duas edições deste projeto em um ano com atendimento odontológico, fisioterapia, palestras educativas, cortes de cabelo além de muitas brincadeiras para todos.

Divulgação

www.jciriodosul.org.br

Página 11


Os 50 anos da entidade

JCI Rio do Sul comemora cinquentenário O ano de 2012 é especial para JCI Rio do Sul que comemorou o seu primeiro cinquentenário. No dia 22 de maio, foi realizada a reunião plenária alusiva ao aniversário na sede da entidade. O evento fez parte do projeto “50 anos da JCI Rio do Sul”, que desde fevereiro realiza atividades para reforçar o compromisso dos membros e os princípios da organização, além de fazer um resgate histórico e divulgar a JCI na comunidade. A reunião plenária contou com a presença de membros, antigos fundadores e autoridades, como o senador Rodolfo Marzall Filho (presidente 2012 do Clube do Senado e Fundador da JCI Rio do Sul), Milton Hobus (prefeito de Rio do Sul) e José Thomé (presidente da Câmara de Vereadores de Rio do Sul). Também 30 passados presidentes da JCI Rio do Sul que receberam uma lembrança por fazerem parte dessa história. O senador Fernando Müller,

Página 12

coordenador do projeto JCI Rio do Sul 50 Anos, destacou a satisfação de organizar as comemorações. “Estar à frente da comissão organizadora é gratificante e desafiador. Gratificante por estar interagindo com os membros da entidade, os fundadores, expresidentes, parceiros, imprensa e pessoas que já passaram pela JCI. Desafiador, pois é uma data histórica e exige que todas as atividades sejam feitas com muito empenho e dedicação, buscando o êxito sempre, digno da importância da JCI Rio do Sul”, afirma. Já para o presidente da gestão 2012, Cleiton Pamplona Peters, que recebeu uma homenagem durante o evento, o momento é de comemoração e de continuar formando líderes. “Comemoramos os 50 anos com a missão de continuar formando lideranças para a sociedade e líderes para diversas entidades, impactando nas comunidades onde atuam, buscando o crescimento pessoal de cada membro,

pessoas melhores e pró-ativas, que transformam sonhos em realidade. Como presidente da gestão 2012, estou tendo a oportunidade de contribuir e aprender como voluntario, sendo um ano de celebrar com a grandeza que esta entidade sempre representou para Rio do Sul, resgatando a história destes longos anos, sabendo que seria desafiador”, destaca. No dia 25 de maio, a JCI Rio do Sul reuniu mais de 200 convidados, entre eles autoridades, parceiros e empresários, membros de outros capítulos da organização em um jantar comemorativo aos 50 anos. O evento ocorreu no Parque Universitário Norberto Frahm. “Nosso objetivo real foi alcançado juntar a experiência dos ex-membros, senadores e seniores com a empolgação e entusiasmo dos mais jovens que estão dando continuidade a esse trabalho”, destaca Müller. A festa foi embalada pelo show de Joe Roberts and Friends. Fonte: Revista Sucesso


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.