2 minute read

Flexo & Labels 2022

Texto: Tânia Galluzzi

Flexo banda estreita se encontra em São Paulo

Advertisement

De 24 a 27 de maio, o segmento de rótulos e etiquetas autoadesivos se reuniu no centro de eventos Pro Magno, na capital paulista, em torno na Flexo & Labels 2022.

Em sua segunda edição, a Flexo & Labels 2022 reuniu mais de seis mil pessoas, interessadas nas soluções de 87 expositores e 120 marcas. A primeira Flexo & Labels aconteceu em março de 2019, com 65 fornecedores e pouco mais de quatro mil visitantes. O encontro seguinte havia sido marcado para o mesmo mês em 2021 e adiado em função da pandemia.

Em clima de retomada, a Flexo & Labels gerou, segundo a Inmotion, organizadora da feira, cerca de R$ 50 milhões em negócios. Entre as empresas que contribuíram para esse resultado está a Etirama, que ocupou o maior estande. No primeiro dia, a companhia fechou a venda de três equipamentos e a expectativa, segundo o diretor Norberto Wiederkehr era encerrar a semana com 18 máquinas comercializadas. A marca levou duas soluções para o evento, com destaque para a impressora flexo SPS2, lançada em 2021, o primeiro equipamento da Etirama que possibilita a assistência técnica remota. Voltada para tiragens médias e grandes, acima de 20 mil metros lineares, a SPS2 atinge velocidade de 160 m/min.

Ainda na seara da impressão, a Bobst participou da Flexo & Labels com um pequeno estande que serviu de ponto de apoio para o seu objetivo no evento: levar os visitantes à fábrica em Itatiba para conhecerem a Mouvent, impressora digital desenhada para a produção de rótulos. A máquina trabalha com tintas UV, seis cores mais o branco, secagem LED e cabeçotes Fujisamba. Com velocidade de até 100 metros por minuto, a Mouvent foi lançada há dois anos e começou a ser vendida no Brasil em janeiro deste ano; dela, 55 máquinas já foram instaladas e por aqui alguns projetos estão em andamento, que devem ser concluídos ainda em 2022.

No estande da Furnax foi apresentada a impressora flexográfica modular banda estreita e média ZJR. O diferencial do equipamento, que alcança 180 m/min, é o sistema de controle fabricado na Alemanha. Cada unidade de impressão é acionada por um motor servo independente. São 23 servomotores no total para oito cores, garantindo a precisão no registro.

Com foco na produção de etiquetas, a Epson levou algumas impressoras digitais de mesa para a feira, entre elas a ColorWorks TM C7500G. A máquina conta com cabeçote fixo de impressão, que possibilita a velocidade de 18 metros por minuto. São quatro cabeçotes, CMYK, com resolução de 1.200 dpi. A máquina trabalha com bobina, papel comum, papel fino, filme PET ou sintético e consegue fazer até 80 mil etiquetas com a mesma carga de tinta.

Além da produção em si, quem foi à feira viu várias soluções em substratos e sistemas auxiliares, oferta que deve se expandir na próxima Flexo & Labels, programada para 2024. Marcia Romano, diretora da Inmotion, antecipou que a terceira edição deve contar com um espaço maior. Antes, está programado para maio do ano que vem o Flexo & Labels Summit, dois dias de palestras que acomodarão também a entrega do Prêmio Abiea e o primeiro Prêmio Ícones da Flexografia, criado com a missão de homenagear personalidades do setor. 29

This article is from: