4 minute read

ExpoPrint & ConverExpo 2022

Texto: Tânia Galluzzi

Em sua 5ª edição, a ExpoPrint & ConverExpo Latin America 2022, realizada entre 5 e 9 de abril, em São Paulo, atraiu 40.168 visitantes, em clima de retomada.

Advertisement

Uma feira para ficar na memória

ExpoPrint & ConverExpo Latin America já seria um evento marcante por si só. Realizada a cada quatro anos, está posicionada como um dos maiores encontros do setor no mundo, reunindo os principais fornecedores de equipamentos, insumos e soluções para o universo da impressão. Mas a edição deste ano revestiu-se de um colorido todo especial. Passada a fase mais aguda da pandemia de Covid-19, todos celebravam a oportunidade do reencontro presencial. Esse clima festivo foi ampliado pelo câmbio favorável. No primeiro trimestre de 2022, o real teve uma valorização em torno de 15% frente ao dólar, o que certamente apimentou as negociações. Os organizadores — Afeigraf, Abflexo/ FTA-Brasil e APS — divulgaram que os negócios gerados, de acordo com relatos dos expositores, alcançaram R$ 1 bilhão. Em 2018 esse montante foi de R$ 900 milhões, sendo que há quatro anos a feira contou com 326 expositores e agora, com 161.

Essa também foi uma feira dos resilientes, considerando o contexto nacional e internacional, marcado pelas feridas abertas pela pandemia e a guerra na Ucrânia. É preciso reconhecer e saudar o esforço conjunto da APS, Afeigraf, Abflexo e de todos os expositores, que conseguiram levar equipamentos, até de grande porte, para o Expo Center Norte, enriquecendo a experiência dos 40.168 profissionais que lá estiveram. Em 2018, a ExpoPrint recebeu 50.216 pessoas e, quatro anos antes, 48.866.

“O mundo da impressão e conversão aguardava ansioso pela feira exatamente porque havia muita tecnologia que ainda não havia tido a oportunidade de ser apresentada ao público. Por outro lado, os visitantes esperavam esse

momento para fazer negócio”, avaliou Ismael Guarnelli, presidente da APS Eventos Corporativos. Miguel Troccoli, presidente da Abflexo/FTA-Brasil, também comemorou: “O mercado esperava por essa feira e comprovamos o quanto nossa indústria evoluiu, especialmente na área de embalagens. É uma enorme satisfação ver esse sucesso, resultado de um árduo trabalho para levar uma experiência de ponta ao profissional do setor”.

A avaliação dos visitantes foi igualmente positiva. “Foi muito bom voltar a visitar feiras presenciais e novamente ter acesso a máquinas, tecnologias e networking. A ExpoPrint & ConverExpo foi interessante, diversa e trouxe soluções práticas mostradas ao vivo”, comentou Felipe Toledo, diretor executivo da Camargo Embalagens. A qualidade do que foi exposto agradou também a Eraldo dos Santos, da D’Santos Personalizados, de Minas Gerais: “participei pela primeira vez da ExpoPrint & ConverExpo. Estou gostando muito da experiência, muitas novidades, produtos interessantes, ótimas palestras e espero estar presente nas próximas edições”. Daniel Sunderland, COO e CFO da Serigrafica Industrial y Comercial, do México, enfatizou a importância do evento para o mercado latino-americano. “Falta tecnologia em nossos países. Temos de ser mais produtivos e com a melhor qualidade. E é o que provoca eventos como esse.”

A estimativa de geração de negócios vai ao encontro, por exemplo, do balanço divulgado pela Heidelberg, presente com o maior estande. “Os resultados foram bem acima das nossas expectativas. Começamos o ano fiscal (abril) com 63 castelos de impressão já negociados e em linha de produção e durante a feira vendemos mais de 50”, afirmou Silvia Montes, presidente da Heidelberg do Brasil. A principal atração do estande foi a impressora offset plana Speedmaster CX 104. Em quatro demonstrações diárias, os visitantes puderam acompanhar ao vivo a produção navegada, guiada pela Inteligência Artificial.

A outra offset de última geração em funcionamento na feira estava exposta no estande da Koenig & Bauer, a bela Rapida 105-4-L, máquina adquirida e cedida pela Forma Pack para ser mostrada na feira. Além do design premiado, a impressora incorpora os conceitos de automação da indústria 4.0, agilizando a integração dos processos. “Estamos bem felizes com os resultados, os pedidos e projetos que entraram. A Rapida 105, considerada o design mais inteligente de toda a indústria alemã, causou impacto muito positivo para todo o mercado brasileiro e da América Latina”, afirmou Paulo Faria, diretor da Koenig & Bauer Brasil.

Na seara da flexografia, a PTC levou a impressora modular banda estreita da Mark Andy E3, máquina de entrada que incorpora as características das top de linha, como dois servomotores por unidade de impressão. A novidade na feira ficou por conta do porta-bobina com troca automática, que evita a parada da máquina durante a produção, com um custo competitivo.

Outra tecnologia com potencial para congestionar corredores foi o xRService, da HP. Trata-se de um serviço de assistência técnica remota, que acontece via óculos de realidade mista. Tecnologia desenvolvida junto com a Microsoft, a solução é compatível com todas as impressoras industriais da HP, e foi demonstrada nos estandes da Comprint e da Alphaprint.

Não faltaram soluções em impressão digital, como os mais de 30 equipamentos para os segmentos de comunicação visual, têxtil, fotografia e rótulos expostos pela Epson. “A ExpoPrint & ConverExpo para a Epson em termos de negócio foi muito boa, como sempre. É uma feira que consegue trazer um público bastante diversificado, por isso investimos em um estande tão grande com um portfólio diferenciado para cada segmento”, comentou Evelin Wanke, diretora de vendas da Epson do Brasil.

Na linha dos grandes formatos, impressionou a Jeti Tauro H3300 USH LED, da Agfa, para impressão em papelão ondulado, cartonado e caixas para embalagem secundária, trabalhando com formato até 3,3 m. Duas já foram vendidas para a América Latina, sendo uma antes do evento para um cliente brasileiro e a outra negociada na ExpoPrint, de acordo com Eduardo Sousa, gerente de marketing.

A sexta edição da ExpoPrint & ConverExpo já está programada e será realizada em abril de 2026 novamente no Expo Center Norte, em São Paulo.

This article is from: