Z Magazine - Edição 153 - Junho 2019

Page 1

João Pimenta Sustentabilidade Sustentabilidade e moda sem gênero

Entrevista exclusiva

K-beauty

A técnica de skin care das coreanas

Trapos & Fiapos

Moda em função da mulher de Piauí

EDIÇÃO 153 ANO 16 JUNHO 2019




17 e 18

AGOSTO

EDIÇÃO ÚNICA EM 2019

ramático: g o r P o d ú Conte o

lístic exto jorna t e a t u a da P ad de mo le o d o ã ç - Produ linguagem a d o ã ç u pa - Constr adas de ca m a h c e d - Criação s o de fonte - Apuraçã e marcas d o ã ç a iz r - Auto os e conteúd

&

CURSO DE EXTENSÃO

JORNALISMO

DE MODA para Mídias Digitais e Revistas

O know-how de uma revista de moda, com a base acadêmica do jornalismo

VAGAS LIMITADAS

INSCRIÇÕES ABERTAS puc-campinas.edu.br/extensao | (19)3343-7663

Saiba mais: (19)97403-3551 | zmagazine.com.br


PAGAMENTO EM

ATร 6X

15% off

alunos, ex-alunos e funcionรกrios conveniados


Nossa Capa

Certo ou avesso? A moda unilateral e sem gênero de João Pimenta

Fotos: Divulgação

“E

u olho para uma cortina e vejo um vestido, olho para um tapete e vejo uma calça”. Um quê de Scarlett O’Hara, de “E o Vento Levou”, parece habitar a mente criativa de João Pimenta, um dos principais designers de moda do país. Assim como a protagonista do filme, que dá vida a um vestido a partir de uma cortina, o estilista reaproveita elementos para criar uma moda conceitual e nada clichê, que traz questões de sustentabilidade muito antes de ser a pauta do momento. Na última edição da SPFW, João colocou modelos com a cabeça coberta por sacos plásticos e bocas tapadas para trabalhar a questão do escapismo e da fuga do silêncio. Em tom de busca pela liberdade, a passarela contou com uma moda fluida e sem gênero, que busca remendar aquilo que segrega. Com uma entrevista exclusiva para a Z Magazine, não poderia deixar de ser a capa da edição!

6 ZMAGAZINE

A colecão

Diante dessa reflexão, João traz produções que carregam camuflados, casacos e tecidos pesados, ora acompanhados de vestidos e saias fluidas, ora com bordados pesados em um contraponto entre silêncio e liberdade de expressão. O patchwork foi inspirado na técnica oriental de remendar cerâmica quebrada com ouro, que nasce do pressuposto de que aquilo que se parte poderá nunca mais ser o mesmo, mas se tornará ainda mais precioso. O xadrez e o floral também aparecem nessa mistura de elementos, texturas e cores que são características do DNA do estilista.


Trend alert

. A Sobreposição da pa la vr a de or de m be ca e pr ve z é “s em ôs op pr mais um”! João te de um mix interessan qu e pe ça s ov er si ze d, on ia qu eb ra a m on ot pa ou -r de um gu ar da o lin tipicamente mascu ou feminino.

Detalhe protagonista

Se m dú vid as, o co tur no . A bo ta, qu e surgiu no cenário militar exclusivamente para homens e hoje tem grande apelo fashion, também car reg a a mensagem de censura e, ao mesmo tempo, força no caminhar. O toque de no vidade fica por conta do dourado, que fez parte do design do coturno.

ZMAGAZINE 7


Editorial Moda

crisgracioli

Por Cristiane

z_magazine_

Gracioli

Sem avesso

C

hegamos no meio do ano e, consequentemente, na metade de edições de 2019. Entre desfiles, entrevistas, tendências e dicas, escolhemos a revista deste mês para falar sobre um assunto que não sai mais de pauta: sustentabilidade e moda sem gênero. E ninguém melhor do que João Pimenta para estampar nossa capa, certo? Vire algumas páginas e acompanhe uma entrevista exclusiva com um dos principais designers de moda do Brasil. Mas, não é só. Conhecemos o trabalho social da Trapos e Fiapos e nos encantamos de tal forma que também mereceu uma grande entrevista nas nossas páginas. No time de colaboradores, Ana Vaz dá o start com uma estampa que, apesar de clássica, ainda gera dúvidas de como usar de forma criativa. Depois, vamos ao hemisfério norte do plano com Edis Lima, que traz uma exposição concorrida de moda em Paris, Bia Frata e o destaque do street style de milão, o tênis, e Raquel Guimarães conta sobre as funções de um consultor de imagem. Que time! Mas, não acabou. Consuelo Blocker relembra sua ida a Florença e conta detalhes de como é morar por lá (isso inclui vantagens e desvantagens!). Gonca Kaya, direto da Turquia, mostra um dos pontos turísticos mais visitados na temporada, um palácio de arrancar suspiros por seu acervo lúdico. E mais, já que é verão na Europa, Estevam propõe um mergulho nas águas da Grécia, com um roteiro mais do que convidativo. Vamos de mais moda? Nossa redação separou itens inspirados no clássico da Disney Aladdin, e as técnicas incríveis de skin care das coreanas, que já habitam solo nacional. Agora, uma pausa especial para uma novidade da Z: lançamos mais um curso com a PUC-Campinas! Sim, a universidade abriu suas portas para, juntos, realizarmos a primeira edição do curso de extensão em Jornalismo de Moda para Mídias Digitais e Revistas. Acompanhe a entrevista com Andreia Meneguete, que explica o cenário e as frentes de atuação desse profissional. Antes de fechar, passe pela editoria Express, que reúne pílulas sobre o universo fashion, uma matéria sobre os acessórios de cabelo que não saem do look das fashionistas e uma entrevista com as gurus da malhação, Betina Dantas e Cau Saad. Finalize com a costumeira numerologia de Aparecida Liberato, que sempre nos abre os olhos para novas oportunidades.

Fotos: Divulgação

Te vejo por aí, no site e nas redes sociais!

Um beijo

8 ZMAGAZINE



Em pauta 46 Entrevista

Jornalismo de Moda: PUC-Campinas e Z Magazine trazem curso exclusivo para a cidade

48 Art Decor PÁG. 18 Favoritos

Moda cor: referências de Iris Apfel na decoração

50 Homem

Febre Sneaker: a cultura que não se restringe ao esporte

52 Fashion for men PÁG. 14 Consultoria

PÁG. 30 Via Milano

TRAVEL

Enquadre-se! Aposte no xadrez na temporada de inverno

18 Favoritos

28 Via Portugal

14 Ana Vaz

Arabic inspired: looks inspirados no live-action do clássico Aladdin

20 Entrevista João Pimenta: a moda nua e crua de um dos principais nomes do país

Fotos: Divulgação

24 Nécessaire Hello, K-beauty! Dicas de skincare para uma pele sem filtro no Insta

10 ZMAGAZINE

Os encantos da Quinta dOs Murças

30 Via Milano

Pé no chão: de Stella McCartney a Nike, os sneakers dominam as fashionistas

32 Via Turquia

Palácio Topkapi: acervo mágico do museu mais visitado em Istambul

34 Travel

Ilhas Gregas: roteiro para contemplar os mais belos tons de azul

54 Express

FASHION NEWS GURUS da malhaçÃO fashionismo na cabeça

26 Via Paris

“Back Side, dos à la mode” no Galliera: Exposição reúne 100 silhuetas e acessórios do século XVIII para o verão de Paris

Hits para eles: destaques da passarela masculina

36 Conexão Glam Green look: as marcas brasileiras que nasceram na sustentabilidade

38 Blog Consuelo

Morar em FlorenÇa: minhas curiosidades sobre a típica vida italiana

60 Cinema

Confira os principais filmes em cartaz

61 Bookstore

4 dicas para a sua leitura

62 Numerologia

A sua energia para o mês de julho de 2019

40 Moda Europa

Consultoria de imagem, moda e estilo: campos de atuação do profissional da área

42 Fashion

Entre Trapos e Fiapos: a empresa que tece sustentabilidade e cuidado com a mulher

NOSSA CAPA Desfile João Pimenta SPFW N47, modelo Katie (MAP MODEL), foto Agência Fotosite


IGUATEMI CAMPINAS PARQUE D. PEDRO GALLERIA SHOPPING SE BEBER, Nร O DIRIJA. Imagem ilustrativa. Venda e consumo de bebidas alcoรณlicas proibidos para menores de 18 anos.


Colaboradores ZMAGAZINE EDIÇÃO 153 JUNHO 2019

Guia turística de Istambul

ESTEVAM|TRAVEL

ANA VAZ MODA anavaz_imagem

estevampelomundo

Gonca Kaya VIA TURQUIA

Um dos principais blogueiros de viagem do Brasil

guiaturca Sempre imersa na história de seu país, a Guia Turca estampou as páginas da Z com o Palácio Topkapi, um dos lugares que mais frequentados durante o verão. Ele foi cede do Império Otomano durante quase 400 anos e possui um acervo mágico.

Nosso blogueiro viajante que comanda a plataforma Estevam pelo Mundo mergulhou nas águas cristalinas da Grécia. Ele traçou um roteiro perfeito para quem quer conhecer mais de uma ilha.

Fashion Stylist pelo Istituto Marangoni

BIA FRATA VIA MILANO

RAÍSSA ZOGBI CONEXÃO GLAM A jornalista especializada em moda trouxe cinco marcas brasileiras que abraçaram a sustentabilidade e surpreendem no cenário fashion. Da moda infantil a acessórios, conheça o propósito de cada uma delas.

raissazogbi Jornalista de moda pela FAAP

CONSUELO BLOCKER Digital influencer de moda e lifestyle, Consuelo relembrou sua trajetória desde que se mudou para a Itália e contou detalhes e curiosidades da vida em Florença!

biafrata Nossa stylist oficial, formada pelo Istituto Marangoni, em Milão, traz a tendência absoluta do street style, que reina a alguns tempos entre as fashionistas: o tênis. Confira as marcas que inovam no segmento!

Via Portugal crisgracioli Nossa editora selecionou um roteiro clássico da capital por tuguesa. Conheça os pontos turísticos indispensáveis na sua visita à Lisboa

consueloblocker

Um mergulho na história do xadrez pautou a coluna da nossa consultora de moda, que traçou um verdadeiro dicionário fashion sobre as variações dessa estampa e as formas diferentonas de incluí-la nas produções do dia a dia.

APARECIDA LIBERATO

NUMEROLOGIA aparecidaliberato

Nossa numeróloga nos ensina a calcular a energia do mês de acordo com o seu aniversário. Cada mês, uma nova oportunidade! Drible as adversidades e abrace o que há de bom!

RAQUEL GUIMARÃES MODA EUROPA fashionschool_portugal

EDIS LIMA VIA PARIS beminparis

Ícone de estilo e digital influencer de lifestyle e moda

Cris Gracioli

Consultora de Moda

A guia conferencista da Bem in Paris visitou e nos trouxe detalhes da exposição “Back Side, dos à la mode”, do Palais Galliera, o museu de moda da cidade, que reúne 100 silhuetas e acessórios do século XVIII de nomes do estilismo.

Guia conferencista e diretora da Bem in Paris

A colunista da terrinha devendou algumas frentes de atuação de sua profissão, consultoria de imagem, e de que forma ela pode estar na sua rotina sem mesmo perceber.

Na Saraiva você encontra livros, CDs, Blu-Ray, informática e acessórios, eletrônicos, tablets, games, papelaria, brinquedos e muito mais. Saraiva Iguatemi (19) 3252-0223 - Saraiva Galleria (19) 3207-4525



Consultoria

anavaz_imagem

Enquadre-se! Aposte no xadrez na temporada de inverno

por Ana Vaz

O

xadrez iniciou sua vida há muitos séculos, na verdade milênios, como parte da vestimenta Celta – vale lembrar que os celtas viveram espalhados pelo oeste da Europa desde dois mil anos antes de Cristo. O xadrez começou sua vida como um padrão, desenhado durante a trama dos fios que formariam então o tecido, mas hoje é também uma estampa, impresso após a finalização do tecido. Neste inverno, o xadrez em destaque é o tartan, mas também seguem em alta o pied-de-coq, e o Príncipe de Gales. Então, lá vamos nós falar dessas belezuras que podem ser ótimos investimentos, pois são padrões tradicionais e que mesmo quando não estão em alta, são apostas sensatas e interessantes.

Tartan

Fotos: Divulgação

O padrão de origem escocesa é composto por linhas em sentidos distintos e com variedade de cores. Começaram sua vida como padrões que remetiam a regiões da Escócia (com cores populares naquela região), e só no século XVII é que começaram a representar clãs escoceses. O mais popular de todos tem fundo vermelho e é facilmente encontrado nesta estação. É ao mesmo tempo atrevido, por suas misturas de cores contrastantes, mas é tradicional e sofisticado, por seu vermelho sólido e potente. Vai muito bem em modelagens de alfaiataria e fica sensacional usado com tricôs e até t-shirts para reforçar seu lado mais atrevido. Para quem gosta de dose extra de ousadia, os de fundo amarelo são uma ótima aposta! 14 ZMAGAZINE


Pied-de-Coq

Fotos: Divulgação

Popularizado com o nome francês que significa pé de galo (pied-de-coq) ou pé de passarinho (pied-de-poule) quando é menorzinho, este padrão também tem origem escocesa (viva os Celtas!) e por lá é chamado de Houndstooth ou Dosgstooth (dente de cachorro). Caiu no gosto da aristocracia britânica e foi muito utilizado nos séculos XIX e XX – Chanel foi uma das responsáveis por sua popularização na moda feminina. Feito originalmente em preto e branco, contraste potente, fica bastante equilibrado com cores também potentes, como o vermelho, o amarelo e o pink. Aposte nessa combinação se você quer elegância e ousadia. Neste inverno, vale garimpar também os que já substituem o preto e branco por outras combinações.

ZMAGAZINE 15


Consultoria Príncipe de Gales

Fotos: Divulgação

O padrão é um tipo de tartan e foi usado originalmente para caracterizar a guarda-caça da Condessa Seafield. De origem escocesa, é conhecido por lá como Glen Check, já que nasceu na região do vale Glenurquhart. Caiu nas graças de Eduardo VII, Príncipe de Gales, e acabou se popularizando mundo a fora com o nome de seu título. Discreto, rende looks clássicos quando coordenado com peças lisas e de tons neutros. Mas, pode e deve se unir a peças jovens e despojadas, como camisetas e jeans rasgados, ou até com outras estampas, para uma imagem mais moderna e criativa.

Agora conqutaal o pra mim, rido?! seu prefe 16 ZMAGAZINE



Entrevista

Fotos: Divulgação

João Pimenta

A moda nua e crua de um dos principais nomes do país Por Raíssa Zogbi e Carolina Altarejo

M

oda, sustentabilidade e propósito. Se faltava algum ingrediente nessa fórmula, a pimenta arrematou. Seu nome (ou melhor, sobrenome) trouxe o tempero que dá gosto a um movimento em busca de diversidade, igualdade e consciência. Ele bate cartão na SPFW, tem mais de 30 anos de carreira e flerta com segmentos de arte e cultura. Seu nome é João Pimenta. Com simpatia, no backstage da montagem da exposição “O Processo Criativo de João Pimenta nas Passarelas”, que fica até dia 29 de junho no Senac Campinas, ele contou sobre sua trajetória.

Conheça!

18 ZMAGAZINE


Como você entrou no universo da moda? Sou de Ribeirão Preto e comecei meus trabalhos na Casas Pernambucanas, e lá eu conheci os tecidos e me apaixonei por eles. O que mais me emociona na moda são os materiais. Comecei a montar as vitrines da loja, manequins e, quando vi, já estava fazendo roupas do meu jeito.

1

Você começou com coleções femininas e migrou para o masculino, certo? Comecei na Casa de Criadores com uma coleção feminina e, logo depois, abri uma loja de rua em São Paulo. Mas, percebia que os meninos entravam para procurar peças que servissem para eles. Aí, tive um insight de que o mercado masculino tinha espaço para criação e desenvolvimento. Então, em 2009, migrei, mas com atenção para a questão da modelagem e escolhas de tecido. Na época, a questão de gênero ainda não era tão importante quanto é hoje, mas pra mim não tem a ver com sexualidade, e sim uma questão técnica. O homem tem formas, mas a indústria faz roupas chapadas, quadradas.

2

Depois voltou para o feminino? Resolvi abrir de novo para o feminino porque a minha cliente nunca deixou de existir. Eu imaginava que eu não precisaria mais trabalhar essa questão de gênero, mas aí chega a ministra dizendo as cores que as pessoas deveriam usar. Então, voltei a fazer coleções juntas, femininas e masculinas.

3

Foi o que você fez nessa última coleção? Sim. É engraçado, porque se for existir mesmo essa moda sem gênero, ela virá do guarda-roupa do homem para o da mulher, nunca o contrário. Achei pertinente colocar os homens vestindo bordado e as mulheres de terno, para voltar a falar sobre essa questão de liberdade de se vestir.

4

Em que momento a sustentabilidade se mistura com sua história e marca? Desde o início. Eu venho de uma família humilde e nunca tive acesso às matérias primas. Então, desde o meu primeiro trabalho, reutilizo materiais. Eu olho para uma cortina e vejo um vestido, olho para um tapete e vejo uma calça. No começo, isso parecia algo negativo porque você não tem como investir, só que na verdade, para o criativo, quando você não tem acesso a matéria prima, você ganha um espaço incrível para transformar.

5

ZMAGAZINE 19


Entrevista Como você vê a sustentabilidade no Brasil? O brasileiro tem a visão de que se já foi usado, não tem mais valor. Vamos precisar de projetos que mostrem os benefícios para as pessoas. Além disso, os processos são caros. Então, ter uma roupa sustentável é um investimento alto. Temos dificuldade em fazer esses dois pesos se encaixarem.

6

Quanto se gasta para montar um look sustentável João Pimenta? Eu venho de uma família humilde, já tive que ter um processo grande com autoestima para poder acreditar no meu trabalho. Então, implantar um valor muito alto nas minhas roupas vai contra o conceito da marca. Não supervalorizamos o design. Hoje, as nossas roupas têm preço de uma magazine. Uma camiseta vai de R$ 80 a R$ 160, uma calça custa no máximo, se for uma alfaiataria R$ 300. Temos preço competitivo, mas somos uma marca pequena e não industrializada, sem processos poluentes porque não temos estamparias, não temos lavanderia e a gente faz um trabalho com as mesmas costureiras há mais de 15 anos.

7

E é legal que tem um caráter de exclusividade. Sim. Sem contar que os nossos clientes circulam por um mesmo lugar. Então, são pessoas normalmente do meio de artes e tem uma mentalidade um pouco mais aberta, que gostam de experimentar.

8

Já temos algum spoiller da próxima coleção? Uma coleção tem puxado a outra, eu tento criar uma narrativa. Vamos continuar com a questão de gênero, de liberdade. Mas, vou focar nas mulheres. Tenho muita vontade de entender as necessidades das mulheres, das gays. Então, montamos um grupo de estudo com algumas mulheres para captar os desejos.

9

peças do acervo de joão pimenta em exposição no senac campinas

Jornalista da z magazine, raíssa zogbi, entrevistando joão pimenta

20 ZMAGAZINE


Favoritos

O

ZMAGAZINE 21

Fotos: Divulgação

Riachuelo

Miley Cyrus

Riachuelo

MAC

sucesso não é só nas bilheterias. O remake do clássico da Disney, lançado pela primeira vez em 1992, inspira um mergulho na cultura árabe, capaz de atualizar nosso guarda-roupa com pitadas de magia e suntuosidade. Com cenários na cidade fictícia de Agrabah, as construções, os mercados e palácios trazem referências nada clichês para montar o look ideal. Seja com marcas que assinam coleções com os personagens, ou com as produções de influencers que cruzam o oceano, suba no nosso tapete e inspire-se!

Vivara

21 ZMAGAZINE

Vivara

Looks inspirados no live-action do clássico Aladdin

MAC

Vivara Emilio Pucci

Pinterest

Thassia Naves Riachuelo

Arabic inspired


Nécessaire

Hello, K-beauty! Dicas de skincare para uma pele sem filtro no Insta Por Mariana Arruda

N

Fotos: Arquivo pessoal/Divulgação

ão é de hoje que a maquiagem divide o espaço da nécessaire com produtos de cuidados com a pele. E vamos combinar: depois que a Coreia desembarcou no Brasil com todas as técnicas

22 ZMAGAZINE

e máscaras faciais, nenhuma beauty lover ficou imune à rotina de skincare. Conversamos com a fundadora da EM Academy e influencer, Erica Miguelia, que deu dicas de como ter uma pele digna de stories sem filtros no Instagram. Confira:


Rotina skincare Erica conta que o segredo para uma pele hidratada é a água. “Tomo muita água, e noto que quando tomo menos, isso reflete muito na minha pele de forma negativa”, explica. Outra coisa que a influencer nunca abre mão é do protetor solar: “Eu sou vítima de melasma por não me proteger durante anos, já que a tela dos celulares prejudica a pele. O uso do protetor deveria ser obrigação, assim como escovar os dentes”.

Erica Miguelia

We love Coreia A influencer diz que acabou de voltar do país da K-beauty, onde aprimorou os seus conhecimentos sobre o assunto. “Aproveitei a oportunidade para trazer diversas máscaras faciais. Eu sempre faço uma vez por semana e intercalo hidratação, lipídios e colagenose”, conta. sendo que cada uma traz um benefício, como hidratação e colágeno”, explica Erica.

Alô, colágeno! Apesar de todos os produtos milagrosos, nada é melhor que uma boa alimentação. “Antes de qualquer tratamento, tente comer mais ovos, carnes, gelatinas e frutas cítricas para estimular a produção de colágeno”, recomenda Erica.

ZMAGAZINE 23


Fotos: Arquivo pessoal/Divulgação

Nature glow Para quem procura algo mais rápido, a influencer indica a técnica coreana BBGlow, um procedimento que ela realiza em sua clínica e é voltada para pessoas que querem melhorar o aspecto da pele, como manchinhas e marcas de expressão. “Nós utilizamos cinco ampolas, sendo que cada uma traz um benefício, como hidratação e colágeno”, explica Erica.

BB Glow

MONTE SUA ROTINA! Entre as rotinas de skincare, existem sete passos que você não pode se esquecer. Confira as dicas de produtos e como aplicar na sua pele. Dica: antes de começar, consulte seu dermatologista!

Demaquilante

5 Máscaras Faciais

1 à base de óleo Retira a maquiagem. Dica: Clinique Take The Day Off Cleansing

R$ 179

2 Espuma de Limpeza à Base de Água

As sheet masks hidrata a pele. Dica: Sephora Collection

6 Hidratante Repõem os níveis de água da pele e finaliza os passos anteriores. Dica: Vinosource Sorbet Caudalie R$ 179

R$ 35

Uma espuminha para limpeza. Dica: The Body Shop Aloe

R$ 72

4 Tônico 3 Esfoliante Retira do rosto as células mortas e prepara a pele para as próximas etapas. Dica: The Body Shop Seaweed Pore-Cleansing

R$ 65 24 ZMAGAZINE

Regula o PH da pele, deixa macia e prepara para os próximos produtos. Dica: Vinopure Caudalie R$ 160

7 Protetor Solar

Previne o envelhecimento precoce da face e doenças como o câncer de pele. Dica: Anthelios Airlicium

R$ 89,90


CulturA saĂşde comportamento turismo gastronomia bem-estar lazer.

25 ANOS

com conteĂşdo na cidade. Tudo isso agora no portal!

Acesse

campinascafe.

com.br Desde 1994, apostando nas boas notĂ­cias!

campinascafe

campinascaferevista


beminparis

“Back Side, dos à la mode”

no Galliera

Exposição reúne 100 silhuetas e acessórios do século XVIII para o verão de Paris

O

Fotos: Divulgação

Por Edis Lima

Palais Galliera, museu da moda de Paris, realiza exposições temáticas abordando décadas, grandes nomes do estilismo e figuras da moda, influências e evolução do vestuário. As exposições acontecem duas vezes por ano, quando o Galliera apresenta uma parte de suas inestimáveis e frágeis coleções que testemunham da genialidade criativa da moda do século XVIII aos dias de hoje. Pela fragilidade de seus arquivos compostos por roupas masculinas e femininas e

26 ZMAGAZINE

acessórios como bolsas, sapatos, rendas, leques, xáles, sombrinhas, o Museu Galliera é aberto ao público unicamente durante as exposições temporárias. Enquanto o Galliera permanece fechado para reforma até janeiro de 2020, parte de suas coleções serão exibidas a partir de 5 de julho, no Museu Bourdelle, antigo atelier do escultor Bourdelle, no coração do bairro de Montparnasse. A exposição “Back Side, dos à la mode”, literalmente traduzido como “Lado de trás, as costas na moda”, aborda a perspectiva da roupa vista pelas

costas, numa sociedade obcecada pela imagem do rosto. O tema, original e inusitado, levanta uma reflexão sobre a relação do corpo e a roupa do ponto de vista social e psicológico. A proposta da exposição é a de levar o visitante a uma reflexão sobre como vemos nosso corpo pelas costas e como enxergamos o outro.

AZZEDINE Alaia PE SS 1986

Sieff Hilde

Via Paris


Sieff Kim 1997

Zara PE SS 2016

Gilet d’habit Ö la franáaise 1770-1775

espartilho último quartel do século xix

Sieff Astrid 1964

Givenchy PE SS 2018

A exposição propõe um circuito temático em torno de mais de 100 silhuetas e de acessórios do século XVIII aos nossos dias. O percurso é finalizado com a exibição de trechos de filmes e de fotografias. Os modelos apresentados estabelecem um diálogo entre moda e a escultura de Bourdelle em perfeita harmonia com as criações do grande escultor francês.

Quando?

De 5 de julho a 17 de novembro de 2019 Exposição de moda “Back Side, dos à la mode”, MUSÉE BOURDELLE 18, rue Antoine-Bourdelle, Paris 15e Tél : + 33 (0)1 49 54 73 73 Métro Montparnasse-Bienvenüe * Edis Lima é especialista em roteiros personalizados na França e escreve o BLOG www.beminparisblog.com

ZMAGAZINE 27


Via Portugal

Lisboa clássica Ande por ruas típicas da capital portuguesa por CRISTIANE GRACIOLI

P

Fotos: Divulgação

ortugal se tornou um destino premiado e de desejo para turistas do mundo todo. Os brasileiros também alimentam essa estatística, porque a cidade é mesmo encantadora e oferece atrações para pessoas de todas as idades. Seja pela gastronomia, história, cultura e ainda as boas compras, garanto que Lisboa tem tudo para agradar, mas vamos começar pelo começo: a Baixa Pombalina. O lugar com mais turistas por m2 de Lisboa foi completamente reconstruído após o terrível terremoto que assolou a cidade em 1755. Esta foi a zona que beneficiou da inter venção do vanguardista Marquês de Pombal, que projetou edifícios antissísmicos num estilo urbanístico único. A Baixa, como é conhecida, contém praças majestosas, que se encontram interligadas por avenidas retas preenchidas com obras arquitetônicas do século XVIII. Uma cidade fervilhante, bem estruturada e que encanta pessoas de todas as partes do mundo. A lista de lugares históricos é longa, anote!

28 ZMAGAZINE

Praça do Comércio: Em frente ao Arco da Augusta, a charmosa esplanada é a parada obrigatória e perfeita para um descanso e uma bela taça de vinho após um passeio pelas ruas estritas da Baixa. No restaurante MUSEU da CERVEJA, experimente o famoso bolinho de bacalhau recheado com queijo da Serra da Estrela. www.museudacerveja.pt

Rua Augusta e Arco da Augusta: a rua é cheia de restaurantes e lojinhas. Desde 2013, é possível subir ao Arco e admirar de perto as esculturas e vista privilegiada dessa região. Através de um elevador e dois lances de escada em caracol, você chega ao topo. A visita ao arco custa 3€ e gratuito para crianças até cinco anos. O horário de visita é diariamente das 9h às 20h, sendo às 19h45 a última entrada.


Castelo de São Jorge Bairro do Avillez - Chiado

Castelo de São Jorge + Sé É um marco na cidade, um castelo emblemático datado a partir de 1A.C e com muitas reconstruções e diferentes nomes e povos. O Castelo está inserido em uma das colinas de Lisboa, a mais antiga delas. Isso significa que você conseguirá vê-lo de vários pontos da cidade e terá uma panorâmica espetacular a partir de suas muralhas. Aberto sete dias da semana a partir das 9h. Nesse mesmo caminho, aproveite para conhecer a Sé de Lisboa, uma obra arquitetônica que começou a ser construída em 1147. Tanto fachada quanto interior respeitam o estilo romântico da época, embora os ornamentos remetam ao estilo gótico.

Sé de Lisboa

Restaurantes Bairro do AvilLez (CHIADO)

uma Avenida da Liberdade é. Um a

Um endereço que funciona com três restaurantes, todos muito especiais e comandados pelo chef José Avillez, em um ambiente descontraído e charmoso. São eles:

ade das principais artérias da cid Champsnse versão lisboeta da parisie coberta de Elysées. Muito arborizada e praças dos calçada portuguesa entre as de Pombal, Restauradores e Marques ontram as é nessa avenida que se enc começam grandes lojas de luxo, que na Rua Castilho.

TABERNA E MERCEARIA PÁTEO BECO - CABARET GOURMET Fica no coração do Chiado, fácil de encontrar, mas precisa reservar. Visite o site e entenda melhor. www.bairrodoavillez.pt

Casa do Alentejo De segunda a domingo, das 12h às 23h Rua das Portas de Santo Antão, 58 www.casadoalentejo.com.pt ZMAGAZINE 29


biafrata

Oscar de la Renta Verão 2019

Pé no chão De Stella McCartney a Nike, os sneakers dominam as fashionistas por BIA FRATA

E

Ada Kokosar

m meio a tantas novas tendências, acessórios desejo e febres que surgem a cada nova temporada, parece difícil que algum modelo se mantenha como queridinho das fashionistas. Mas ele existe, e você provavelmente já tem no armário. Nem saltos vertiginosos, nem bicos finos ou botas ricas em detalhes: os tênis continuam dominando os olhares do público, mantendo seu posto de sapato que mais chamam atenção e despertam desejo por toda a temporada. Seja para o trabalho ou fins de semana, e até praticar esportes, nos dias de hoje o tênis é sempre uma escolha de calçado totalmente aceitável.

30 ZMAGAZINE

Viki Divat

Fotos: Divulgação

Esporte Chic Quando se trata de tênis que você pode realmente se exercitar, há uma variedade de opções para se certificar de que você olha tão bem pra academia como você faz na rua. Marcas como Adidas Originals e Nike continuam a ser esportivas, mas o recém-chegado APL Athletic Propulsion Labs também é um forte concorrente, produzindo designs inovadores e tecnicamente refinados. Combine com roupas esportivas de Stella McCartney, P.E Nation e The Upside.

Getty Images Street Style 2019

Via Milano


Estilo e elegância

Em sua evolução da academia ao utilitário, os tênis se tornaram mais experimentais em formas e cores, como os de plataforma, projetando a maneira mais fácil e confortável de melhorar seu status de estilo (e sua altura). Experimente os coloridos Flashtreks e enfeitados da Gucci, os designs Triple S e Track da Balenciaga, ou os multicoloridos da Calvin Klein, que você pode afirmar usando com tudo, de alfaiataria superdimensionada a vestidos maxi. Se a sutileza for mais seu estilo, invista nos modelos branco Chissé, da marca Sonnie, ou nos tênis Travis inspirados nos anos 90 da Saint Laurent.

Enquanto o Converse Chuck Taylors e o Fila Originals já podem estar presentes no seu guarda-roupa, designs como Veja, Eytys e Golden Goose fazem um look esportivo de luxo facilmente fashion. A beleza desta tendência é o design clássico e sua versatilidade; usar com vestidos, calças masculinas ou simplesmente ir para a abordagem jeans e camiseta. Se as normas de vestimenta do seu escritório forem um pouco mais rigorosas, agregue um blazer feito sob medida, acompanhado de uma saia midi e os elegantes tênis Tournament da Common Projects, para um look casual super elegante.

Getty Images Street Style 2019

Karoline Dall

Candela Pelizza

Doroteja Drungilaite

Fashionista

ZMAGAZINE 31


Via Turquia

guiaturca

Palácio Topkapi O acervo mágico do museu mais visitado em Istambul por Gonca Kaya

Fotos: Divulgação

Q

ueridas leitoras, aqui em Istambul já estamos com dias bem quentes. Sim, o verão começou forte! E um dos museus mais visitados por aqui, o Palácio Topkapi, sem dúvida é um dos lugares que mais frequento com meus clientes durante essa temporada. Além de ser um enorme complexo que foi a cede do Império Otomano durante quase 400 anos, ele possui um acervo muito grande de cerâmicas e porcelanas chinesas, armas e armaduras, relógios de grande valor, joias inigualáveis, trajes e kaftans imperiais e as famosas “sagradas relíquias”.

32 ZMAGAZINE

As cozinhas recentemente passaram por um amplo restauro e faz pouco que inauguraram para a visita do público. O Palácio Topkapi possui a terceira maior coleção do mundo de porcelanas chinesas. Ela abrange quatro dinastias: Sung, Yüan, Ming e Ching. Na coleção das armas e armaduras podemos contemplar exemplos de espadas ricamente ornamentadas, arcos e flechas, escudos decorados com madre pérola, coral, marfim e todo tipo de material requintado. Uma das peças muito especiais é uma armadura de sultão cheio de diamantes que merece ser visto. Na coleção

dos trajes imperiais tem uns lindíssimos kaftans de seda com bordados minuciosos, tem kaftans de inverno que estão forrados com as melhores peles que existiam na época, tudo para que os soberanos e a família dele não passassem frio nos meses de inverno. Nas salas do tesouro tem joias que, com certeza, deixariam muitas mulheres sem sono de tão suntuosas que são. Entre elas, um diamante de 86 quilates sobre qual reza a lenda de que foi descoberto no século XVII, no meio do lixo de um bairro humilde em Istambul, e que foi adquirido por um negociante por apenas três colheres.


Entrada do palácio

Outra peça que se destaca nas salas do tesouro é a adaga decorada com esmeraldas enormes, do tamanho de um ovo, e muitos diamantes, encomendada aos joalheiros do próprio sultão como um presente pro Xá da Pérsia, porém ele morreu antes que a peça ficasse pronta e ficou no acervo do Palácio. Nas salas das sagradas relíquias têm muitos vestígios que tem a ver com a religião muçulmana, como uma pegada do pé do profeta Maomé, um pedacinho da barba dele (considerado muito sagrado) e o tesouro

mais sagrado, o manto do profeta. Além disso, lá ficam várias relíquias do mundo Cristão como um pedaço do crânio de São João Batista e o cajado de Moisés. No quarto pátio do Palácio Topkapi, existe um terraço com uma paisagem muito linda para o Bósforo e para o lado asiático de Istambul. Não se esqueçam de tirar uma foto com essa vista única! Nesse terraço está localizado um renomado restaurante com a típica comida turca, chamado Konyali, caso você coincida estar no Palácio na hora do almoço!

Arquitetura preciosa do interior do palácio


Travel

Ilhas Gregas

por LUCAS Estevam

Fotos: Estevam/Divulgação

Roteiro para contemplar os mais belos tons de azul

Q

uais cidades visitar na Grécia e quando ir? Sem dúvidas, essas são as duas perguntas que mais recebo no meu Instagram quando falo sobre a Grécia. Antes de falar meu trajeto, queria te pedir um grande favor. Passe pelo menos duas noites em Atenas. A capital é linda e cheia de história.

Meu roteiro de quase 20 dias foi basicamente o seguinte: duas noites em Atenas no hotel Grand Hyatt, quatro noites em Santorini no Esperas e Nostos Apartments, quatro noites em Mykonos no Kouros Hotel e oito noites em Creta nos hotéis Abaton Island, Out of the Blue Capsis Resort e Rimondi.

QUAIS ILHAS VISITAR?

QUANDO VISITAR? de maio

A melhor época é final e começo de junho ou setembro. Nestas datas, os valores também cheg am a ser muito menores do que julho e agosto. Mas, o melhor de tudo é que já está calor, tudo lindo, dias longos e sem lotação!

SANTORINI: A maioria das pessoas ficam hospedadas em Óia (lê-se IA) ou Fira. Eu optei por ficar em Óia que, mesmo sendo mais caro, é onde você encontra a Santorini de cartão postal. Fiquei no Esperas, um hotel 5 estrelas que vale muito a pena pelo serviço, privacidade e café-da-manhã servido na cama ou na varanda. Santorini é uma ilha pra ir com sua alma gêmea, para curtir a calma em boa companhia, tomar um sorvete e caminhar pelas ruas branquinhas com produtos superfaturados. Ver o sol se por e tomar um vinho é obrigatório na ilha. Dizem que lá está o mais lindo pôr do sol do mundo. Com certeza está entre os cinco mais bonitos que já vi! Logo depois, fiquei no Nostos Apartments, um hotel no estilo flat, bem intimista e com preços bem bons para Óia. Você pode até mesmo cozinhar lá e o café é incrível. *Lucas Estevam Professional Traveler & Lifestyle Blogger 34 ZMAGAZINE

@estevampelomundo

LucasEstevam1

EstevamPeloMundoTV


MYKONOS: A ilha das festas e dos beach clubs. Essa é, mas também não é, a definição de Mykonos. Apesar de todo o agito, existem hotéis e praias supertranquilas. Eu optei pelo Kouros Hotel

Boutique. Ficava a cinco minutos caminhando do centro e ainda era lindo, branquinho, uma paz só! Beach clubs eu recomendo o Scorpios (chegue por volta das 18 horas), o Nammos e, se quiser um

agito bem descontraído, o Tropicana Beach Club (o mais legal). Tem vários bares e baladas que funcionam na ilha durante todo o verão e o que mais gostei foi o SKandinavian Bar, além dos vários

por Little Venice, uma região super charmosa. Se você for gay, Mykonos é uma ótima opção para noitada também, com bares, shows e baladas dedicados apenas ao público LGBT+.

CRETA: A maior e mais polêmica de todas: ir ou não? Eu resolvi não apenas ir, como ficar quase 10 dias por lá. Visitei a cidade de Hersonissos, onde me hospedei no hotel Abaton Island. Este é um hotel novo onde você nem precisa sair de lá, pois tem tudo. Restaurantes, praias privativas, piscinas, lojas. Porém, sugiro sair e conhecer a região, que tem uma orla linda e um povo acolhedor. Depois fui a Heraklion, visitei o templo de Knossos (onde o Minotauro morava em seu labirinto) e finalizei em Alia Pelagia meu dia, no hotel Out of The Blue

Capsis Resort. O Hotel fica em uma península privativa e é imenso, imenso, porém um pouco antigo. O vilarejo é bem parado, por isso aconselho alugar um carro. Aliás, não tem como passear por creta de taxi ou transporte público. Simplesmente não tem! Por fim, visitamos a cidade de Rethymnon, colonizada pelos habitantes de Veneza que parece DEMAIS a Itália! Sério, é a cara de Veneza! Me hospedei no hotel Rimondi, de uma tradicional família e membro do Small Luxury Hotels of the World (um selo para pequenos hotéis 5 estrelas). No

dia seguinte, visitei Chania, uma cidade linda que fica próxima a Rethymnon (cerca de uma hora de carro). Perca-se pelas ruas e depois vá até Balos ver

a praia mais linda de toda a ilha. Ah! Mas, cuidado com o horário! Quando fui, cheguei tarde demais e não deu tempo de curtir a praia.

Escadarias e o pôr do sol de Santorini

Piscina do Esperas Hotel Santorini ZMAGAZINE 35


Conexão Glam

raissazogbi

Green look As marcas brasileiras que nasceram na sustentabilidade

N

Por Raíssa zogbi

unca se ouviu tanto falar sobre sustentabilidade. No segmento da moda, o tema não é mais um diferencial. Ele vai (e deve!) selecionar as marcas sobreviventes a uma era em que o esgotamento de recursos e a poluição ambiental não saem mais de pauta. Afinal, quando se fala em indústria da moda, os números são alarmantes. Ela responde por cerca de 10% das emissões globais de

gases-estufa (isso é mais do que a aviação e o transporte marítimo juntos, gente!). Sem falar que é o segundo setor da economia que mais consome água e um dos que mais polui os oceanos, já que libera 500 mil toneladas de microfibras sintéticas todos os anos. Diante desse cenário, marcas com propósitos eco friendly ganham espaço. Por isso, resolvi trazer cinco delas para mostrar como é possível ser fashion e amiga da natureza. Vamos de green look?

Manui Brasil

Insecta Dona estampas brasileiríssimas, a Insecta vende calçados, bolsas e acessórios veganos e ecológicos. Sem abrir mão da estética, a marca utiliza materiais como garrafas PET recicladas, algodão reciclado, borracha reaproveitada, peças de roupas usadas, tecidos de reuso e resíduos de produção que seriam jogados fora como matéria-prima para um novo produto. Em 2018, ela foi responsável por reciclar 6640,16 garrafas plásticas, 391,69 m² de roupas e tecidos e 2120,70kg de borracha.

A partir do slogan “Semear uma nova possibilidade”, a Manui é uma defensora do slow fashion e minimalista no seu DNA. Ela produz peças versáteis, atemporais e únicas, estampadas manualmente com tingimento vegetal e uso de fibras naturais. Além disso, cada peça carrega a história do processo de produção ético e sustentável até o consumidor final.

Pantys Com fibras naturais e anti-bactérias, as calcinhas e biquínis da Pantys foram pensados para a redução dos impactos causados pelos absorventes descartáveis. A marca patenteou uma tecnologia com camadas de tecido laváveis, reutilizáveis e de secagem rápida, que absorve todo tipo de líquido! 36 ZMAGAZINE


Timirim Brasil

Yes I am Jeans Focada no conforto e na praticidade, a marca brasileira de jeans eco-friendly tem fábricas em São Paulo e Minas Gerais e utiliza o mínimo de produtos químicos, já que trabalha com uma cartela neutra de cores, que evita o uso de lavanderias para não agredir o meio ambiente. Defensora do slow fashion, produz peças atemporais para longa durabilidade.

Mais do que vestir os pequenos, a marca busca um futuro melhor para eles. Dedicada a produzir roupas para recém-nascidos, a Timirim é sustentável do fio à embalagem. Com peças feitas a partir de algodão orgânico de fornecedores selecionados, a marca trabalha com peças sem gênero e o embrulho é de papel reciclado com sementes de manjericão para ser plantado depois de presentear!


Blog Consuelo

consueloblocker

www.consueloblog.com

Morar em FlorenCa Florença Minhas curiosidades sobre a típica vida italiana Por Consuelo Blocker*

H

oje vamos falar sobre como

1

Uma coisa que me enlouquecia na cultura italiana: as lojas fecham na hora do almoço. Há, também, alguns dias ou períodos que elas não

é morar em Florença, onde

funcionam, seja no verão ou no inverno. No início, eu achava uma loucura,

vivo há 29 anos. Quan-

mas hoje em dia eu digo “isso é saber viver”.

do eu cheguei, não tinha

internet. Por isso, morar aqui significava morar aqui. Todo mundo pensava igual. Eu lembro que usava echarpes amarradinhas no pescoço e uma vez, uma menina falou para mim: “A gente não usa assim aqui”. Eu fiquei “hãm?”. Imagina, eu que sempre quis cidade, metrópole, São Paulo, Nova York e vim aqui por amor, para casar, me senti isolada, porque não havia mix de culturas. Então, todo mundo era italiano. Minha mãe fala que se Fotos divulgação

você olha o perfil dos imperadores de uma moeda antiga e de pessoas andando nas ruas, eles se parecem. Vamos, então, a algumas curiosidades de se morar em Florença!

Meu bairro

* Consuelo Blocker é digital influencer, brasileira que vive na Itália, apaixonada por comportamento, life style e moda 38 ZMAGAZINE


4

Aqui não tem cidades grandes, só Milão que cresceu bastante nos últimos cinco ou seis anos, e é a única que a gente pode considerar um pouco

mais sofisticada e metropolitana. Roma até pode ser maior, mas na verdade todas as cidades italianas são um pouco provinciais.

5 2

O italiano senta na mesa para comer e isso eu acho muito bacana. Eles têm uma cultura onde a família é muito importante. A avó ainda serve

Eles têm um mês de férias durante

como suporte também econômico para os filhos, porque ela acaba tomando

o ano, e se você casa, tem direito

conta dos netinhos, mas isso já começou a mudar.

a mais duas semanas. Então, eu acho que a melhor palavra que descreve o italiano e a vida aqui é hedonismo, quer

6

dizer o prazer do bem e do bonito. Eles

Eles também têm um

apreciam o sol, uma pessoa bonita, mu-

festival de música uma

lheres bonitas, cantam, se vestem bem,

vez por ano e elas tocam

buscam a elegância. E, uma coisa que

sempre no mesmo ritmo:

meu pai me ensinou é que se você vive

começam baixo e depois

no bonito, você cria bonito.

vão aumentando o volume até estarem berrando.

Aqui não tem filme em língua ori-

É um povo que gosta de

ginal, quase todos são dublados. Eu

falar, que mexe com as

ouvi falar que essa é uma das razões de

mãos, que fala alto, que

falarem inglês tão mal, porque eles só

transmite a emoção no

aprendem na escola, algumas horas por

rosto, e não esconde o

semana, durante alguns anos da vida.

que sente.

3

7

O homem italiano é elegante, usa

gravata. Se no Brasil as mulheres saem de salto a noite, aqui os homens usam gravata até para ir em uma festa na casa de um amigo, se a ocasião for um pouco formal. As mulheres, em geral, não fazem muita plástica e nem botox.

ZMAGAZINE 39


Moda Europa

fashionschool_portugal

Consultoria de imagem, moda e estilo

Campos de atuação do profissional da área Por RAQUEL GUIMARÃES

R

esponsável por auxiliar na identificação de estilo, valorização de formatos de corpo, harmonização de cores, sempre pautado pela essência do cliente, a consultoria de imagem, moda e estilo vai além do atendimento pessoal. Apesar dos consumidores comuns não terem essa percepção, muitos são os campos de atuação desse profissional. Resolvi apresentar alguns deles pra você! Acompanhe.

40 ZMAGAZINE

Saiba o vestido ideal para tipo de corpo

ombro a ombro

Sereia ombro a ombro

baile

31

30

29

28

27

26

25

24

23

22

21

20

19

17

16

14

13

15

linha a

Vestido e acessórios alta e magra

ampulheta

Sereia

18

Noivas e noivoscom-

Este é um mercado vasto e plexo, onde o trabalho de um consultor pode contribuir tanto com os noivos, quanto com seus pais, madrinhas, padrinhos, etc. Hoje, para se ter ideia, um casamento pode reunir mais de 40 serviços e ter um profissional da consultoria contribui para facilitar a escolha do vestido ideal, véu, cores, acessórios, bem como na linguagem corporal do dia do evento.

12

11

10

Fotos: Divulgação

1


arial Mercado empresresa passa

2

A comunicação de uma emp obrigatoriamente pela imagem dos seus funcionários. A construção de uma iden de o tidade institucional deve estar a carg um profissional como o consultor de s imagem, que vai analisar os objetivo não ação e público para uma comunic -verbal eficaz.

Equipe multidisciplinar 3

Já pensou como é importante trabalhar mos em conjunto com um psicó? logo, nutricionista, cirurgião plástico Eles tratam do corpo, nós tratamos do . resgate e recuperação da auto imagem um é oria sult Por isso, falamos que a con serviço 360º, que permite uma análise completa do indivíduo.

4

visual merchandising para lojas e vitrines

Lojas de roupaor pode ser

linha a

cintura império

linha a

linha a

cintura império

baile

cintura império

ZMAGAZINE 41

53

52

51

50

49

48

47

46

45

44 CORPO pêra

baile

CORPO retangular

linha a

43

42

41

40

38

37

36

35

34

33

39

cintura império

baixa

ombro a ombro

CORPO maçã

32

A atuação de um consult pertinente também na escolha de uma coleção de uma loja ou marca, trei no de equipes ou na org anização de workshops para as suas clientes, que revertem em vendas e na boa comunicação com o público.


Fashion

Entre Trapos & Fiapos A empresa que tece sustentabilidade e cuidado com a mulher

ARTESã Ana célia gomes de moura

O

Por RAÍSSA ZOGBI

s fios que se misturam e entrelaçam não tecem apenas tapetes e redes, mas a história do povoado de Santa Rita, no Piauí. Tudo começou há 35 anos, com a médica sanitarista Tereza do Carmo Melo, que mergulhou na rotina das pessoas em situação de extrema vulnerabilidade social e trouxe uma nova possibilidade a elas. O tear, que estava parado, voltou a girar em um ritmo muito mais harmônico, com propósito e como fonte de subsistência da região. Eis que nasce, em 1984, por meio de um viés social e cultural, a Trapos & Fiapos, uma cooperativa, em que os produtos fabricados poderiam ser comercializados em escala maior. “A Trapos & Fiapos é um lugar onde cabe o sonho de 42 ZMAGAZINE

muito mais gente. Vi que, quando o indivíduo ganha autonomia, a sua autoestima melhora e consequentemente a sua saúde revigora. Acredito que, como apoiadora dessa iniciativa, consegui alcançar o que eu sempre quis como médica: ajudar a melhorar a saúde dessas pessoas, porque saúde é uma conquista”, conta Tereza. O resgate da tecelagem foi feito quando a médica comprou os antigos teares semelhantes aos usados pelos moradores de Santa Rita, vendidos por necessidade, os reformou e os devolveu para aquela comunidade. “Nossa matéria-prima sempre foi o ser humano. O tapete nasceu como estratégia, pois a meta sempre foi a melhoria de vida das pessoas locais”, conta Tereza.


Hoje, são 15 famílias da comunidade envolvidas no processo, com pessoas de 20 a 30 anos de casa, o que cria um laço de fraternidade dentro da marca. “Eu assisto os seus filhos sendo criados, indo para a escola, para a universidade. Beneficia não só no aspecto financeiro, mas também o social”. É o caso de Eliane Souza do Nascimento, de 44 anos, que trabalha no urdimento dos teares, com acabamento das peças e preparação dos cordões. “Antes, eu estudava e ajudava minha mãe nos afazeres de casa. Hoje, tudo mudou. Sinto uma grande satisfação e confiança em trabalhar para a marca porque, mesmo diante dos problemas da vida, quando me envolvo com as linhas, eu me distraio. E é onde eu me sustento e sustento a minha família”, relata.

Acompanhe a entrevista com a idealizadora da marca. Tereza do Carmo Melo

ZMAGAZINE 43


Moda Como surgiu a Trapos & Fiapos há 35 anos e seu propósito? Quando fui morar no Piauí, as famílias estavam se separando: as mulheres ficavam com os filhos e os homens buscavam trabalho fora. Eu trabalhava na Universidade do Piauí no Programa de Desenvolvimento Rural e, para a minha satisfação pessoal, era necessário fazer um trabalho de saúde pública. Além disso, participei de uma novena de Natal em que o tema era “Saúde para Todos”, onde discutíamos o que era saúde. Chegamos à conclusão que não bastava ter médico e remédio, necessitava de alimentação, moradia, lazer, escola, transporte e, para ter isso, precisava ter um trabalho para gerar esses bens de consumo. Então, surgiu a possibilidade de resgatar os teares, que já era uma atividade própria dos afazeres domésticos ancestrais dessas pessoas: bisavós, avós e pais plantavam algodão, fiavam o fio e teciam as redes. O propósito maior da Trapos é buscar a melhoria da qualidade de vida das pessoas dessa comunidade. como funciona o processo de cria2 Hoje, ção dos tapetes por tear manual? A criação dos tapetes, dos desenhos e traços vem do cotidiano, do que eu vejo na natureza e nas pessoas. O nosso tapete tem um aspecto muito peculiar porque, em geral, o urdume dessa peça fica escondido nas tramas. O do nosso é exposto, faz parte do design. A gente urde com fio de algodão e na hora de tampar (fazer os desenhos), usamos duas fibras naturais: a taboa (capim de lagoa) ou algodão cru e tinto, que é tingido fora daqui. funciona o processo com a fibra 3 Como natural da taboa, retirada da lagoa e fiada com algodão? A taboa é utilizada de forma natural ou em trança. Ela vem de cinco famílias no litoral do Piauí, Carnaubal, que trançam a taboa para ser utilizada nas tramas do tapete. Ela é um capim que asfixia o que está embaixo dela e não serve de alimentação para os animais. Colhemos a taboa sem retirar as raízes e, em oito meses, ela está pronta novamente para ser coletada. Respeitamos esse tempo para preservar a matéria-prima em seu habitat.

1

44 ZMAGAZINE

ARTESã ELIANE DO NASCIMENTO E SUA FILHA MARIA BEATRIZ DO NASCIMENTO



Entrevista

Jornalismo de Moda

PUC-Campinas e Z Magazine trazem curso iNÉDITO para A CIDADE

D

iante da necessidade de se apresentar o universo do jornalismo especializado de moda com os novos formatos de profissional e as diferentes frentes de atuação, a PUC-Campinas e a Z Magazine se unem para oferecer o primeiro curso de extensão da cidade voltado para a área. No dia 17 e 18 de agosto, os alunos poderão se familiarizar com parte das funções de um jornalista de moda, como apuração de fontes, identificação do perfil da revista e seu público-alvo,

criação de pautas, análise de desfiles, escolha da linguagem para revista e mídias digitais, bem como conhecer a redação e rotina da Z Magazine. O curso de 16 horas per mite compreender a moda como fenômeno social importante na contemporaneidade. Conversamos com a jornalista especializada em Estética e Gestão de Moda pela USP, Andreia Meneguete, que já foi editora de Beleza, Fitness e Saúde da Revista Glamour Brasil, freelancer da Vogue Brasil e é responsável por ministrar o curso. Acompanhe.

1 Qual o papel do jornalista de moda? O jornalista de moda deve ter a mesma responsabilidade com a notícia e informação do que um profissional que cobre hard news. Tem que ter um olhar apurado para a sociedade e interpretá-la por meio da perspectiva do consumo: seja na passarela, nas criações, nas novas formas de fazer moda, nas necessidades do cidadão-consumidor. Há sempre algo que a rua diz, por meio da moda, sobre o que é a sociedade. 46 ZMAGAZINE

jornalista andreia meneguete


2 Quais as frentes de atuação possíveis no mercado? Hoje passamos por uma transformação nas redações de revistas impressas e sites especializados. Com isso, surge um novo espaço nas plataformas proprietárias de marcas do segmento para o jornalista de moda atuar como produtor de conteúdo. Sem contar que as mídias digitais é o que há de mais quente quando o assunto é informação de moda. 3

Quais as características de uma jornalista de moda e de uma digital influencer? A digital influencer tem um compromisso em seguir suas escolhas e crenças quando o assunto é moda. Elas têm um papel fundamental na disseminação de conteúdo, mas sempre em torno do que é do seu universo, uma perspectiva mais particular da moda. Já o jornalista não tem que expor o seu gosto ou opinião pessoal, adjetivar textos. Ele tem que praticar - ou pelo menos deveria - aquilo que manda a cartilha do bom jornalismo: apurar, escutar dois lados de uma história e expor a verdade. O jornalista de moda segue a linha editorial de uma revista, traz aquilo que é notícia, o que é de interesse para um grande público. Embora viva num universo que é lúdico e envolve magia, um lugar bem comum da moda, o jornalista tem que entender até onde vai o seu envolvimento com a cena e o fato, pois isso pode comprometer o desempenho do seu trabalho.

O que se aprende no curso de Jornalismo de Moda da PUC-Campinas? O aluno compreende a moda além do glamour que tanto se explora por aí. Embora seja um universo mágico e de sonhos, a moda fala de sociedade, manifesta os desejos e necessidades de uma época por meio de uma indústria criativa que tangibiliza tais anseios em produtos prontos para consumir. E o que isso quer dizer? Cabe ao jornalista de moda compreender todo o sistema da área, desde sua criação até chegar no corpo de alguém que usa para criar uma identidade, estilo ou expor uma causa. A moda é um instrumento que ajuda a compreender, por textos não verbais, o que se vive em cada época. Tem ainda a parte mais prática do jornalismo, na qual o aluno vai poder entender como fazer pautas, textos e explorar os melhores caminhos para a sua área de atuação.

4

Se você pudesse citar três características de um bom jornalista de moda, quais seriam elas? O jornalista de moda tem uma capacidade de análise e interpretação social muito grande somado a um olhar estético. É aquele que consegue entender seu lugar de comunicador e não de consumidor e tem uma grande paixão por pessoas, histórias e arte. Curso: 17 e 18 de agosto Inscrições no site: www.puc-campinas.edu.br/extensao

5

* Promoção de Segunda a Quarta - Válido até setembro 2019

A COR DO em qualquer BRONZEAMENTO ARTIFICIAL

20 MIN.

30 MIN.

De R$ 60,00

Por

R$ 50,00*

De R$ 80,00

Por

R$ 60,00*

Fita completa por apenas R$ 20,00 Agende sua sessão!

Duda Lader Duda Lader BRONZEAMENTO

CENTRO ALPHAVILLE I Bronzeamento (19)9.8395-3412 (19)9.8395-3412/ (19)9.98226-1650 duda_bronzeamento R. Luzitana, 1429 - Sala 02 Av. Evandro Batista Vieira, 99 - Sala 05


Art Art Decor Decor

Moda cor

Referências de Iris Apfel na decoração

R

Mas, o que poucos sabem é que sua história não teve início na moda. Iris é decoradora e sua trajetória começou ao firmar uma empresa de papéis de parede icônicos, a Old World Weavers (Tecelões do Velho Mundo), em Nova York,

Fotos: Divulgação

econhecida mundialmente por seus looks excêntricos, coloridos e com mix de estampas e texturas, mas completamente sofisticados, Iris Apfel, com 97 anos, é um ícone fashion.

Iris apfel 48 ZMAGAZINE

ocupando um nicho de mercado pouco explorado na época. Mas, por que não misturar suas referências nos dois universos? Separamos alguns ambientes em que as cores fazem um mix harmônico e pra lá de elegante. Inspire-se!


“Odeio quando as peças parecem combinadas, elas precisam parecer únicas” Iris Apfel

ZMAGAZINE 49


Homem

Febre Sneaker A cultura que não se restringe ao esporte

Por Carolina Altarejo

C

omo parte importante da cultura urbana, a admiração pelo tênis nasce nas quadras dos anos 80, passa para as vitrines e leva o streetwear para além da moda esportiva. Surgem, então, os Sneakerheads, um

Fotos: Divulgação

Nike Air Presto “Off White”

50 ZMAGAZINE

grupo que começa a se vestir pelos pés e não mede esforços para conseguir edições limitadas e exclusivas. A Z conversou com o colecionador Igor Aki, que contou sobre esse universo hype de pessoas que não tiram os tênis da cabeça (e dos pés!). Acompanhe!

1. Como o estilo hype se relaciona com a cultura sneaker? Hype é tudo aquilo que possui um valor agregado elevado. Hoje, essa imagem está muito atrelada à moda. Está muito ligado à cultura sneaker por conta disso, das tiragens baixas, de ser algo limitado, exclusivo. Saber que só você vai ter aquela peça foi o que tornou a cultura desejada.

2. Como essa cultura chega ao Brasil? Desde 2016, vi um crescimento muito grande graças ao “boom” da internet. Eu venho do Japão, um dos países mais fortes na cultura streetwear e sneaker, que compete com os Estados Unidos. O Brasil tem tido como referência esses lugares, e o que antes não era viável para o país, como as colaborações e lançamentos de marcas


Igor Aki adidas nmd

como Nike e Adidas, agora é pelo crescimento desse interesse. Com o lançamento da collab entre a Nike e a Off White (novembro de 2017), a febre ficou ainda mais forte, e eu acho que veio pra ficar.

ce 1

ir for

Nike a

5. Como democratizar essa 3. Conte-nos sobre seu acervo. cultura? Quantos tênis você possui? Existe É difícil falar em democratização quando o alguma marca predominante e produto é exclusivo e poucas pessoas terão. algum que você nunca usou? Aumentar o marketing dessas campanhas Minha coleção é relativamente pequena. Hoje, tenho cerca de 63 pares que se renovam. A marca predominante e que mais uso é a Nike, mas também tenho bastante Adidas. Dos que possuo, nunca usei o Santo Graal, chamado de Grails no universo sneaker, que são os mais raros. Eu tive um que era muito especial para mim, porque tive que inscrever até minha avó para conseguir, que foi a sorteada para realizar a compra! Eu nunca tinha usado, guardei para uma ocasião especial e acabei vendendo. Paguei R$ 899 nele e revendi por R$ 6500! Hoje, ele vale mais de R$ 14 mil!

4. Como adquirir um desses tênis exclusivos? Antes era feito por ordem de chegada, mas as pessoas começaram a pagar para outras ficarem dias na fila para comprar mais pares e revender. Às vezes, vêm cerca de 60 pares para o Brasil e são milhares de pessoas interessadas. Hoje, é feito com base no sorteio online, em que você se inscreve e, no dia seguinte, tem o resultado.

para divulgar que o produto chegou é uma forma de não ser tão “escondido”. Quanto às lojas, acredito que estejam no caminho por meio de sorteios, que não têm favoritismo.

street style

6. Quanto você estima que já gastou em calçados? Quando as pessoas ouvem que eu tenho 60 pares, sendo que alguns valem até R$ 6 mil, pensam que eu já gastei muito. Mas, esses valores são de revenda, o que eu mesmo não pago. O retail é bem mais barato, e esses são os meus, que consegui por sorteio ou indo para as filas. Acredito que se eu fosse revender minha coleção conseguiria cerca de R$ 65 mil. Alguns dos tênis, que paguei R$ 500, por exemplo, poderia revender por até R$ 5 mil! Air Jordan 1

ZMAGAZINE 51


Fashion for men

v

Hits para eles Destaques da passarela masculina

A

Saint Laurent Spring 2020

temporada de moda masculina já começou e as passarelas reafirmam a simplicidade que tem contornado esse universo. As marcas se mostram mais acessíveis e os desfiles deixam de ser espetáculos para se tornarem vitrines com referências sobre o que está por vir. Dentro dessa moda democrática, listamos os pequenos detalhes que prometem aparecer – e muito – nas ruas. Confira!

Punk

Givenchy Spring 2020

Saint Laurent Spring 2020

Direto do universo do rock, o punk aparece com o referência em pequenos detal hes que transformam o peso do visual. Aposte em spikes, correntes, tachas e muito preto !

Brilho de leve Seja pelo couro, metalizado, seda ou veludo molhado, o brilho vem disfarçado nos tecidos e se destaca no movimento do corpo, equilibrado por peças sóbrias em um mix e materiais e texturas.

Fotos: Divulgação

Saint Laurent Spring 2020 Salvatore Ferragamo Spring 2020

52 ZMAGAZINE

Bolsa pra eles Pequenas, grandes, com alça lateral ou cruzada. Elas vieram do guardaroupa feminino para emprestar muita praticidade e estilo aos homens, afinal, nada melhor do que tirar o peso das calças, né?!

PRADA Spring 2020

VERSACE Spring 2020


MSMG Spring 2020

Saint Laurent Spring 2020

PRADA Spring 2020

hat is the hit Um toque a mais para te proteger do sol! O acessório vem para quebrar o monocromático ou dar um update ao look veraneio. Nessa estação, o bucket hat é o grande hit e os clássicos bonés estão com tudo!

Meio detalhe Como coadjuvantes em cores e comprimentos, as meias apareceram para mostrar que de brega, não tem mais nada. Tente combinar os tons de mesma intensidade e dê um up nas pernas de fora!

PRADA Spring 2020

ZEGNA Spring 2020

Too sweet Com foco no rosa e azul, as candy colors saíram dos acessórios para compor um visual totalmente pastel. Experimente em um monocromático ou como quebra de tons pesados, como o mix com o preto, no desfile da Prada.

Transparência suave Em cores sóbrias, os tecidos com leve transparência cruzaram a passarela de Saint Laurent, Ferragamo e Versace para mostrar que não são sinônimos de ousadia. Combine com peças mais sérias, como alfaiataria e obtenha um visual descontraído e contemporâneo.

VERSACE Spring 2020

Saint Laurent Spring 2020

Salvatore Ferragamo Spring 2020

ZMAGAZINE 53


Por um planeta melhor Depois de abolir o uso de couro de animais exóticos e investir em uma empresa que criou um material semelhante ao plástico, mas 100% biodegradável, a Chanel dá mais um passo em direção à sustentabilidade. A Maison se tornou sócia minoritária da Evolves by Nature, uma empresa ecofriendly que desenvolveu uma alternativa natural para o uso de agentes químicos na produção de roupas com base de proteína de seda em estado líquido. Bem-vinda ao mundo verde, Chanel!

Fotos: Divulgação

Girl boss na área! Se prepare mundo da moda, pois Camila Coelho não está de brincadeira! A influencer anunciou o lançamento de sua marca própria em parceria com a Revolve, que contará com 70 peças, todas inspiradas em suas raízes brasileiras. Camila tem se tornado cada vez mais uma referência no mundo da moda, não é a toa que marcou presença no Festival de Cannes e no Met Gala deste ano. Para matar a curiosidade, basta acessar o Instagram da marca @CamilaCoelhoCollection.

54 ZMAGAZINE

Shine bright like a Diamond! A coleção de iluminadores de Khloé Kardashian e Malika Haqq desembarcou em solo brasileiro. As melhores amigas desenvolveram uma linha de beleza em parceria com a BECCA, marca referência em iluminadores. São duas paletas all in one, com acabamentos de filtro de fotos e glow natural, além dos batons nude e vermelho, que vêm em pares e são feitos com ácido hialurônico e óleo de abacate. Já o tão esperado Glow Letters, combina duas cores do iluminador BECCA em um design fofo de XOXO e formas de coração. Para a alegria de todos, a Sephora possui a coleção completa e os preços vão de R$ 119 a R$ 289.


O valor de uma memória Já pensou em recordar lembranças através de joias? Essa foi a ideia das amigas Stephanie Wenk e Chris Barros. Elas decidiram unir o útil ao agradável e lançaram a coleção cápsula de joias, uma linha que reúne diversas referências das viagens feitas por elas. A coleção, que é uma parceria da joalheria SAUER com Chris Barros, transmite memórias afetivas. Ao todo, são 15 linhas que reúnem 30 peças, as quais foram batizadas com os nomes de amigas em comum das designers. Entre as joias está uma onça que simboliza a mulher brasileira, forte, intensa e bela. A coleção já está disponível nas lojas e no e-commerce.

União perfeita As fashionistas de São Paulo vão à loucura! A união da multimarca Mares e o Shopping Cidade Jardim resultou na CJMares, uma loja que terá mais de 70 marcas nacionais e internacionais e algumas grifes inéditas no país, como Zimmermann, Mother of Pearl, David Koma e Marion Parke. A loja promete ser fiel à essência da Mares, e disponibilizará uma seleção de acessórios e roupas para qualquer ocasião. A CJMares, que inaugurou no dia 11 junho, funciona em formato pop-up, mas em agosto a loja abrirá as portas oficialmente!


Express Betina Dantas

Gurus da malhação Betina Dantas e Cau Saad revolucionam exercícios para manter a forma física e mental

Fotos: Divulgação

M

odalidades diferentes e uma mesma paixão. Assim acontece a conexão entre Betina Dantas, criadora do Ballet Fitness, e Cau Saad, personal trainer e dona do Instituto que leva o seu nome. Em ritmos opostos, as profissionais do esporte se unem por objetivos em comum: promover a saúde física e mental. A Z conversou com elas sobre suas aulas e o benefício de praticá-las. Confira!

56 ZMAGAZINE

Betina Dantas

Como surgiu a ideia de misturar Ballet Clássico com funcional? Foi após uma contusão do tornozelo, que me forçou a parar as aulas de ballet por um tempo. Eu odiava musculação, então senti que meu corpo foi perdendo a definição. Mas, como via em mim que os movimentos e exercícios do Ballet eram eficazes, decidi usá-los ao meu favor e criei o Ballet Fitness! Como também sou educadora física, isso me ajudou na formatação das aulas.

O que diferencia o Ballet Fitness do Clássico? Minha metodologia mescla os passos técnicos do Ballet Clássico aliados a exercícios específicos de fitness, como agachamentos, abdominais

e flexões. O grande foco é o aumento no número de repetições dos passos e no tempo de isometria e sustentação muscular nos exercícios. Qual o gasto calórico médio de uma aula? Depende do ritmo, empenho e dedicação da aluna. Uma aula, para quem está no nível avançado, pode gastar até 794 calorias em meia hora! E o que você faz para manter a forma? Quando não tenho aula e ensaio, faço musculação, esportes na praia (amo stand up e tenho me arriscado no surfe!) e corro na areia com o King, meu Golden. Isso me deixa descansar da dança sem perder o ritmo. E nunca fico sem alongar, isso muda a vida! Também amo massagem e faço no mínimo uma vez na semana.


Betina Dantas

Cau Saad

A aula “Conecte-se” tem um ritmo diferente. Qual é o foco e como ela está ligada aos outros exercícios? É uma aula que conecta o corpo, alma e mente com técnicas de conscientização e conexão corporal. Com objetivo de relaxar, equilibrar e fazer integração do seu bem-estar físico e mental, trabalhamos com alongamento e mobilidades articulares, associados à prática da respiração e meditação. A atividade física faz o corpo ter movimento, o que gera o alinhamento físico e, por consequência, mental. Corpo e mente estão em sintonia o tempo todo, essa conexão é essencial para uma rotina equilibrada, com mais qualidade de vida e bem-estar.

Você criou o WorCAUt, programa de treinos online com o peso do próprio corpo. Existe diferença em relação a um treino muscular com pesos? São estímulos diferentes, um complementa o outro. No treino com peso do próprio corpo, você ganha definição, força, equilíbrio e condicionamento físico, mas o ganho de volume muscular é inferior em relação a musculação. Com pesos, além do ganho de força e definição, você tem um ganho de volume na musculatura (hipertrofia).

CAU SAAD

Qual o gasto calórico médio de uma aula Baile da Cau? Em torno de 400 a 600 calorias, de acordo com a intensidade de cada um. O que você faz para manter a forma? Medito todos os dias nove minutos, pratico alongamento e respiração duas vezes por semana, ginástica três vezes, cromoterapia com pedras e cheiros semanalmente e uma atividade para mudar o estímulo (como luta ou dança). Essa rotina é sempre mudada para não perder o entusiasmo! ZMAGAZINE 57


Express

Fashionismo

na cabeça O

Os acessórios de cabelo do momento

poder do acessório todo mundo já conhece: ele transforma qualquer look básico em algo extraordinário. Não é a toa que Blair Waldorf, a maior referência fashion de “Gossip Girl”, reina a sua turma de amigas com o poder de uma tiara. Também quer ser uma Queen B? A Z separou inspirações e dicas de acessórios, que não vão sair da sua cabeça e serão perfeitos para um bad hair day. Let’s check!

Tiaras A queridinha! Ela pode ser encontrada em cetim ou veludo, com aplicações, como bordados, estampas ou nós. Escolha a uma para chamar de sua e let’s rule!

Scrunchies Essa é uma tendência que voltou com tudo! Diretamente dos anos 80, os scrunchies são super fofos, e dão aquele up no look em um bad hair day!

Youcom R$ 39,90

Youcom R$ 15,90

Dolce & Gabbana R$ 8.296

R$ 405

Pri Schiavinato R$ 69

58 ZMAGAZINE

Farfetch Andamane

Ouvi Biju? R$ 10


Faixas Como a tiara, a faixa também é uma opção mais delicada. Ela existe de diferentes texturas e aplicações e pode ser utilizada com variadas amarrações. Choose yours!

Farm R$ 49

Amaro

Pri Schiavinato

R$ 49,90

R$ 49

Lenços What a vibe! Esse item é o mais atemporal de todos. Além de dar um toque vintage ao look, ele é um daqueles acessórios que mostra a alma fashion de longe. Faixa, turbante, detalhe no rabo de cavalo ou até mesmo à la camponesa, o lenço pode ser usado de diferentes formas e com estampas variadas.

Zattini

Farfetch Cha Val Milano

R$ 29,90

R$ 1.493

Ouvi Biju?

Farfetch Jennifer Behr

R$ 10

R$ 628

Presilhas Que tal dar um toque fun ao look? As presilhas voltaram para ficar e, melhor, com palavras superdivertidas e aplicações descoladas para conversar com sua personalidade. Mas, para quem gosta da vibe clássica, a dica é investir em modelos sofisticados, como aqueles com aplicação em pérolas. Lindas, né?

Dafiti R$ 29,90

Ouvi Biju? R$ 10


Cinema O Rei Leão Preparados? O clássico que já promete ser sucesso de bilheteria se aproxima e o público já vibra com o retorno de Simba, Mufasa, Timão, Pumba e todos os outros personagens que ficaram no imaginário da infância, depois da exibição do filme em 1994. Agora, as telonas recebem uma adaptação da animação desenvolvida pelo Walt Disney Studios, “O Rei Leão”, que traz a tona toda a nostalgia e lembrança dos tempos de criança. Estreia: 18/07

O Amor Dá Voltas Com elenco composto por Cleo Pires, Igor Angelkorte e Juliana Didone, a comédia romântica leva aos espectadores as confusões, encontros e desencontros de um jovem médico que, ao se mudar para a África, descobre que estava trocando cartas de amor com a irmã de sua namorada. Agora, de volta ao Brasil, o médico precisa reorganizar os seus sentimentos. Estreia: 25/07

As Trapaceiras O filme traz as aventuras de duas viajantes totalmente diferentes, interpretadas por Anne Hathaway e Rebel Wilson, e é uma adaptação do clássico “Os Safados”, de 1988, que trazia Steve Martin e Michael Caine como protagonistas. Com o passar o tempo, elas percebem que são mais parecidas do que imaginavam e começam a elaborar planos para extorquir a fortuna de homens ricos e machistas. O principal alvo da dupla é arrancar a fortuna de um inocente jovem prodígio do mundo da tecnologia. Estreia: 25/07

Hollywood, o Era Uma Veozpoem r Quentin Tarantino

Velozes & Furiosos: Hobbs & Shaw Depois de oito filmes, a franquia “Velozes e Furiosos” apresenta o primeiro longa focado em dois personagens icônicos, um policial e um criminoso fora da lei. Juntos, Luke Hobbs (Dwayne Johnson) e Deckard Shaw (Jason Statham) precisam elaborar planos para derrotar o anarquista Brixton, um vilão geneticamente modificado. Estreia: 01/08

Escrito e dirigid cinema, como longa traz grandes nomes do Pitt e Margot Leonardo DiCaprio, Brad diretor leva os Robbie. O nono filme do s Angeles de espectadores de volta a Lo k Dalton quer 1969, no qual o ator de TV Ric cinematográfica ser conhecido na indústria seu dublê Cliff de Hollywoord, junto com Booth. Estreia: 15/08


Bookstore Milagre na 5ª Avenida

Eu, Mãe e Pai

Após “Amor em Manhattan” e “Pôr do sol no Central Park”, Sarah Morgan volta com mais uma história que promete encantar seus fãs. Em seu novo livro, a autora conta a história de Eva Jordan, uma jovem apaixonada pela vida e principalmente pelo natal. Jordan tem a oportunidade de decorar a casa de um escritor famoso que mora na 5ª Avenida, mas ao chegar ao local, a garota encontra o misterioso dono da casa que, ao contrário dela, vive uma vida pacata e sem sentido. Ao longo do tempo, ambos descobrem que duas pessoas diferentes podem ter mais em comum do que imaginam. Harlequin. R$ 34,88.

Apresentadora do canal do YouTube “AMAR – Maternidade e Amor“, Mariana Kupfer leva aos leitores sua experiência ao engravidar através de inseminação artificial com banco de espermatozóides. O livro traz bate-papos com especialistas da área, dicas de como abordar o assunto com o filho, valores, além do conhecimento que Kupfer adquiriu desde quando tomou a decisão até depois do nascimento de sua filha Victoria. É um verdadeiro manual para as mulheres que também querem ou gostariam de se tornar mães-solo. Em entrevista exclusiva para a Z Magazine, Mariana afirma que a ideia de escrever o livro surgiu quando começou a apresentar o programa e surgiram inúmeras dúvidas das espectadoras. “Quando comecei com o programa ‘Amar’, sabia que ali havia encontrado meu propósito de vida, mas ainda faltava algo, sabe? Eram tantas mensagens que chegavam: emails, inbox nas redes sociais, de mulheres maravilhosas Brasil afora, cheias de dúvidas”. A apresentadora ainda conta que a educação é a maior dificuldade que ela enfrenta no mundo da maternidade. “Educar um filho é o maior desafio da maternidade em minha opinião. Você passa a ser um guia e uma referência para seu filho, então não se trata apenas de dialogar, exercitar limites e o ‘não’. Trata-se também em ser um bom exemplo. ” Leia a entrevista na íntegra no site. Manole. R$ 46,11

As Novas Regras do Vinho Escolher a bebida perfeita para completar e harmonizar o jantar, para algumas pessoas, pode ser um desafio. Por isso, em “As Novas Regras do Vinho”, Jon Bonné dá dicas e explica tudo que você deve saber sobre o assunto, desde valores até a opção mais apropriada para cada prato ou ocasião. Companhia de Mesa. R$ 64,90.

A Pequena Livraria dos Sonhd trao balha em uma biblioteca

Nina Redmon icar livros aos pública na função de ind cada perfil. Ao clientes de acordo com de fal ên cia , os ser de mi tid a po r mo tiv possibilidade de ela descobre que há a uma biblioteca transformar uma van em sai pelas ruas da com volante. Com isso, vidas através da Escócia para transformar 90. literatura. Arqueiro. R$ 30,

ZMAGAZINE 61


numerologia

Por Aparecida

A energia para o sétimo mês do ano

aparecidaliberato.com.br aparecidaliberato

A

ssim que um novo mês chega, a sua energia muda. Conhecendo os desafios e as oportunidades que essa nova vibração mensal traz, você poderá viver com mais equilíbrio, lidar melhor com as dificuldades e aproveitar positivamente cada momento.

Descubra qual é a sua energia atual fazendo o seguinte cálculo: Some o dia + o mês de nascimento + o ano do último aniversário (2018 ou 2019)

Exemplo: 19/04/2019 2+6 = 8 O tempo é de renovação. Um novo período nos negócios se inicia. Neste mês você recebe propostas de trabalho bastante interessantes e vantajosas. As pessoas reconhecem e valorizam sua maneira de ser e sua competência e você se sente forte para dar novos e ousados passos. Saiba que o destino contribui mostrando a você caminhos alternativos que poderão ser uma boa saída. A questão fundamental durante mês está relacionada com busca de soluções para equilibrar as suas finanças.

Este pode ser um ano de ouro se souber usá-lo de maneira apropriada. Julho é o mês em que as grandes oportunidades aparecem. Você tem uma enorme disposição e isso irá animar este período. Se você se sente sufocada por alguma situação ou por alguém, este é o momento para se desvencilhar. Coloque em andamento os seus projetos, programe uma viagem, tenha atitude para fazer algo em que se sinta realizada. Relações dinâmicas assinalam boas perspectivas profissionais para o futuro.

62 ZMAGAZINE

1+9+0+4+2+0+1+9 = 26

CONSULTE O Número 8 Você enfrenta neste período situações bastante tensas envolvendo as pessoas que se relacionam com você. Parcerias de trabalho e de amor podem ser dissolvidas e você tem de aceitar que algumas situações chegaram ao fim. Acontece que você está muito sensível durante este mês e os acontecimentos acabam tendo uma enorme dimensão. Aproveite a energia deste período para terminar projetos e para se interessar por assuntos diferentes, mais universais e menos pessoais. Viaje, leia, ouça música, visite exposições.

Você está em um ano em que o foco deve ser a eficiência. A organização e o planejamento devem fazer parte do seu dia-adia. Neste mês você exige mais das pessoas com quem convive porque você está tentando organizar seus relacionamentos. Talvez você tenha confiado demais em alguém e agora é melhor ficar atenta e ter mais limites. É importante ajustar suas parcerias de trabalho, é necessário ter paciência para tudo o que não depende de você. Surpresas na área da justiça poderão ocorrer.


Você está bem animada para tomar decisões que envolvem mudanças na rotina de sua vida. O mês de julho é um dos mais agitados e traz a coragem que você precisa para ousar e alterar as duras regras que você mesma se impôs. É um período em que existe a sensação de libertação de algo que já estava pesando sobre seus ombros. Vai conhecer muitas pessoas, viajar, fazer conexões de negócios. Você deseja receber amigos e familiares e reunir todos gerando um ambiente de amizade e festividade.

Este mês vem com uma energia muito diferente. Já chega agitando. As conquistas materiais e profissionais que acontecem agora são resultado de esforços feitos no passado. Pode contar com novidades positivas. Tente acomodar tantas novidades e abrir espaço para novas exigências externas. Quando passar este período turbulento você sentirá que valeu à pena. Poderá conhecer muito mais sobre você e seu potencial. Você descobre que pode lidar com o que antes não imaginava que fosse possível.

Este período traz autoconfiança e isso lhe permite enfrentar desafios sem medo. São favoráveis os encontros para fazer negociações e participação em equipes. O mês é positivo para investimentos ou assuntos de imóveis. Seu senso do que é belo está mais forte agora e você aposta no seu visual, comprando roupas, mudando o corte de cabelo. Os amigos e familiares querem a sua companhia e seu suporte. Cuide da sua casa e das pessoas que dependem de você. Sua carência de amor lhe traz a necessidade de ter a segurança de alguém ao seu lado.

Durante este mês você revê s e u o r ç a m e n t o, cuida das finanças, tenta reduzir g astos, cumpre suas obrigações. Há grande envolvimento com pessoas que a rodeiam, mas não assuma responsabilidades excessivas. O propósito deste período é que você faça do seu ambiente um lugar cheio de harmonia. Seus amigos e colegas precisam de sua força, da sua capacidade de organizar e da sua disciplina. E você também pode aprender muito com eles. Não seja exigente demais com você. Tudo tem o momento certo para acontecer

9

Durante este ano de tantos aprendizados, que lhe permitem amadurecer emocional e espiritualmente, você avalia agora como é que o destino tem seguido o seu curso. Seu comportamento, mais introspectivo, poderá parecer esquisito para os outros. Está fisicamente cansada e foge das pressões externas. Melhor não iniciar nenhum projeto novo. Pense em você, no seu bem-estar, na sua saúde. Curta mais a si mesma, procure ficar sozinha, dedique-se à leitura ou a alguma atividade em que você possa refletir e aprender mais sobre a vida.

ZMAGAZINE 63


Arte

“More is more, less is a bore”

Iris Apfel Aos 97 anos, ela é referência para o universo da moda com suas cores e formas exóticas e misturadas. Deu início em sua trajetória pela decoração e, ao lado do marido, Carl Apfel, viajaram o mundo em busca de tecidos perfeitos para projetos de celebridades. O casal atuou, inclusive, na decoração da Casa Branca durante o mandato de nove presidentes.

Sandro Del Pires Artista plástico, ilustrador e pintor com especialidade em pinturas em telas. Já pintou obras para algumas personalidades como Lázaro Ramos, Jorge Ben Jor, Seu Jorge, Alcione, Leticia Sabatella, Muricy Ramalho, Denilson, Armindo Dias e o neto do Mahatma Gandhi,¨Arun Gandhi¨. www.pintandofelicidades.com

@Sandro_Del_Pires 64 ZMAGAZINE

(19) 98168-0726


A foto

Dama de longo

Foto: Divulgação

O dramático vestido de festa no Spring 2020 de Monique Lhuillier

ZMAGAZINE 65


Onde encontrar a sua

Condomínios Residenciais

DIRETORA DE REDAÇÃO:

Cadastrados nos bairros Gramado, Notre Dame, Paineiras, Cambui, distritos de Sousas e Barão Geraldo (solicite lista de distribuição).

Cristiane Gracioli cris@gracioli.com.br JORNALISTA RESPONSÁVEL:

Raíssa Zogbi - MTB-SP 82459

Pontos de distribuição

REDAÇÃO:

200 clínicas cadastradas, Clube de Golf, Alphaville Campinas Clube, Royal Palm, Saraiva, Cia. Atlhetica, Outback, Chef Theo Medeiros, Panificadora Massa Pura, Dom Alvarez, Sonho de Verão, Panetteria Di Capri, Seo Rosa, Padaria Barão de Itapura. Consulte.

Raíssa Zogbi redacao2@gracioli.com.br Mariana Arruda redacao3@gracioli.com.br Carolina Altarejo de Oliveira redacao@gracioli.com.br DIRETOR COMERCIAL E PROJETOS ESPECIAIS:

Eduardo Gracioli eduardo@gracioli.com.br PROJETO GRÁFICO:

Gracioli Editora DESIGNERS:

Ricardo José Pontin, Marcelo Borges e Luiz Felipe Moraes DISTRIBUIÇÃO E CIRCULAÇÃO:

contato@gracioli.com.br

Moda

Varejo do futuro

e mamães fashionistas

Tecido sustentável

Minas Trend

A fruta que vira roupa

Welcome, Zara E-commerce da marca chega ao Brasil E-commerce

Fátima Scofield

Tendências da SPFW e Cruise 2020

Tiragem de 10 mil exemplares: Auditada pela Athros | ASPR Auditores Independentes www.athros.com.br.

Tendências da edição e inspirações para usá-las

Moda Borana

Estreante da SPFW N47

Brasilidade urbana e feminina

EDIÇÃO 150 ANO 16 MARÇO 2019

Direto da passarela

acima dos 50

As novas formas de vender

GRACIOLI EDITORA - DESDE 1994 AV. DR. HERMAS BRAGA, 532 NOVA CAMPINAS, CAMPINAS, SP. CEP 13092.133 - TEL: 55 19 3201.5715

EDIÇÃO 151 ANO 16 ABRIL 2019

Receba a Z Magazine na sua casa. Para assinaturas, entre em contato pelo tel: 19 3201.5715 ou pelo email: cris@gracioli.com.br /zmagazinecampinas

EDIÇÃO 152 ANO 16 MAIO 2019

A Z MAGAZINE é uma publicação da Gracioli Editora, dedicada ao segmento do luxo, fundada em 2004. Todos os direitos reservados. É proibida sua reprodução total ou parcial sem autorização.

@z_magazine_

55 19 97403 3551


CINEMARK MANIA O PROGRAMA DE VANTAGENS MAIS DIVERTIDO DO BRASIL. Apresente seu cartão Cinemark Mania e m q u a l q u e r re s t a u ra n te O u t b a c k do Brasil e ganhe um aperitivo* na compra de um prato principal.

A combinação mais gostosa que existe: Cinemark Mania e Outback. * Saiba mais em www.cinemark.com.br/cinemark-mania/regulamento. A apresentação do cartão Cinemark Mania válido assegura ao seu portador o direito a consumir, na compra de um aperitivo ou prato principal, 1 (uma) Bloomin’Onion® ou Kookaburra Wings®, que não poderá ser trocada por outro produto ou ter o seu valor utilizado como crédito para fins de desconto. A cortesia deve ser consumida no próprio restaurante. Não cumulativa com outras promoções, sendo somente admitida a utilização de 1 (um) cartão por mesa. Válida em qualquer restaurante Outback do Brasil, de 2ª a 5ª-feira (exceto feriados). Venda proibida. Promoção válida até 30 de novembro de 2019.



Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.