Z Magazine - Edição 166

Page 1

setembro, 2021 EDIÇÃO 166 ANO 17

Moda Nacional

Propósitos e valores socioambientais em pauta




Fotografia / Rodrigo Bueno @buenorodrigo |Stylist / Márcio Banfi @marciobanfi | Beauty / Vale Saig @valesaig |Direção criativa Vinicius Santana @vinisantan_a Patrick fortuna @patrickfortuna

Fotos: Rodrigo Bueno @buenorodrigo

São inúmeras artesãs que entregam um trabalho muito lindo e hoje vivem em níveis de extrema pobreza por falta da valorização dos olhares para essa arte. O propósito da marca hoje é criar um coletivo de mulheres, mães e solteiras, que consigam sobreviver da sua arte, pregando a sustentabilidade pois nossa matéria-prima é totalmente sustentável, 100% algodão


#coach

#coachforever2

#coachny


Nossa Capa

Olhe para dentro!

Fotos: Rodrigo Bueno @buenorodrigo

O

c e n á r i o pandêmico potencializou questões que já estavam em debate e colocou a moda nacional para repensar propósitos, revisitar ideais e traçar novos rumos, mais conscientes e humanos. Nesse contexto, surge a marca soteropolitana Ateliê Mão de Mãe, que estreou na edição N51 da SPFW por meio do projeto Sankofa e trouxe toda sua beleza para a capa desse mês da Z, com uma entrevista exclusiva e uma aula de valorização da cultura nacional através da ressignificação do artesanato. Esse mercado, apesar de movimentar cerca de 50 bilhões por ano no país e ser fonte de renda para aproximadamente 10 milhões de pessoas, que de acordo com dados IBGE de 2019, ainda sofre com a desvalorização. E enquanto alguns fechavam as portas, Vinicius Santana encontrou a oportunidade de unir sua paixão por arte, fotografia e moda, ao talento de sua mãe, Luciene, artesã desde os 14 anos, para dar vida ao Atêlie Mão de Mãe, marca que repaginou o uso do crochê. “O nome surgiu com a intenção de valorizar o trabalho da minha mãe que sempre foi desmerecido e também ficou como uma homenagem a todas as mães artesãs”, conta o fundador da marca. Acompanhe a entrevista!

6 ZMAGAZINE

ATÊLIE MÃO DE MÃE RESSIGNIFICA ARTESANATO E ENDOSSA A MODA NACIONAL COM PROPOSTA CONTEMPORÂNEA DO CROCHÊ

Mão que cria, mente que inspira Dona Luciene, mãe solteira de três filhos que sempre sustentou a família com seu artesanato, teve sua fonte de renda interrompida com o avanço da pandemia, as lojas fechadas e as ruas vazias. “Ela trabalhava não apenas com crochê, mas sim com toda forma de artesanato e sempre carregou como filosofia de vida que não trabalharia para o sistema. Mas, durante a pandemia ela se viu sem dinheiro para se alimentar e veio morar comigo e minhas duas irmãs. Até que chegou um momento que eu fui demitido”, relembra Vinicius. Foi nesse momento que surgiu a ideia da marca, trabalhada inicialmente por meio do Instagram. “Precisava valorizar o artesanato da minha mãe, que precisava vender sua arte por 20 ou 30 reais para sustentar a família, mas quando chegava na loja, a mesma peça era vendida por 50 ou 100 reais”. O crochê então ganhou protagonismo e deu vida a criações de peças, que hoje são feitas por dona Luciene, Vinicius e o sócio, Patrick Fortuna e trazem referências da ancestralidade deles de forma mais sustentável e consciente. “O crochê da minha mãe sempre foi diferenciado, e ela começou a adicionar miçangas, palhas, búzios, combinações de cores fora do óbvio, o que contribuiu para criar uma identidade muito forte e autêntica”, conta.


Crochê O Ateliê Mão de Mãe traz, justamente, a ideia de ressignificar o crochê e elevá-lo a novos horizontes. “Não tem uma forma exata para produzir o crochê, cada crocheteira tem o seu seg redo e habilidade. A ideia é usar tudo o que está ao nosso redor, que o próprio mundo nos traz, sem

precisar de máquinas ou ferramentas. Nós queremos colocar o crochê em todos os ambientes, criar peças que a pessoa possa usar para ir ao trabalho, para um casamento, um bar, a praia e em todos os lugares. Queremos incluir o crochê totalmente no mundo da moda em todos os sentidos e em todos os ambientes”, afirma Vinicius. De acordo com ele, por ser também uma proposta consciente, com uso de fios 100% algodão, o crochê passa a ser uma grande aposta para sustentabilidade, especialmente no cenário atual.

SPFW

A marca se apresentou pela primeira vez no SPFW esse ano, através do Projeto Sankofa, que busca racializar o evento. “Fomos convidados a participar do projeto, que consiste em incluir oito marcas afro-indígenas dentro do mercado da moda. Pequenas marcas que não tinham oportunidade, já que quase toda a grade da SPFW é de empreendedores brancos, então o projeto entra para incluir estilistas negros e afro-indígenas dentro do mercado da moda”, conta. A coleção, inspirada na ancestralidade da família e na história da mãe, trouxe o crochê de forma mais sofisticada e contemporânea, alinhado a camisas oversized, como macaquinho e tops.“Nos inspiramos na nossa religião de matriz africana, o candomblé e nos inspiramos em um orixá chamado Omulu. Trouxemos duas princesas africanas filhas desse orixá, que é o pai da saúde, da doença e da luz”, explica.

Futuro

A marca já tem data para se apresentar novamente na SPFW, em novembro de 2021, e agora de forma presencial. “Teremos como inspiração o mar e a poluição que é gerada ao meio ambiente, trazendo sempre nosso DNA ancestral e sustentável”. Além disso, o fundador conta que já tem projeto de crescimento para trazer mais crocheteiras e procurar investidores. “Para o futuro nós queremos ter um coletivo de mulheres, abrir nossa loja física e fazer com que a marca seja respeitada no Brasil. Um dos objetivos do Ateliê Mão de Mãe é mostrar que aqui no Brasil também é possível produzir moda muito bem feita”, finaliza.

São inúmeras artesãs que entregam um trabalho muito lindo e hoje vivem em níveis de extrema pobreza por falta da valorização dos olhares para essa arte. No interior da Bahia, existem milhares de mulheres bordadeiras que recebem pouquíssimo pelo seu serviço e a nossa ideia principal é quebrar o tabu da mão de obra escrava dos artesões. O propósito da marca hoje é criar um coletivo de mulheres, mães e solteiras, que consigam sobreviver da sua arte, pregando a sustentabilidade pois nossa matéria-prima é totalmente sustentável, 100% algodão

ZMAGAZINE 7


Set

2021

Em pauta

16

NOSSA CAPA Atêlie Mão de Mãe (@ateliemaodemae), SPFW N51, fotos de Rodrigo Bueno (@buenorodrigo)

16 Filme 22

SPFW

SPFW N51: New times are coming.

A RELAÇÃO DA MODA NO MUNDO DE CRUELLA: Figurino do filme mostra a moda londrina do final dos anos 70 com referências punk/rock.

20

Fotos: Divulgação

30

8 ZMAGAZINE

24

Bridal

26

Consultoria

ALTA-COSTURA NO UNIVERSO DAS NOIVAS: Tendências das grifes para os casamentos pós-pandemia. MODA E BELEZA COM PROPÓSITO: É POSSÍVEL?! Pode até parecer que não, mas é perfeitamente possível!

42


28 Via Milano 30

42 Alta-Costura 48

32

54

Via Paris

MODA E FOTOGRAFIA NA FONDATION ALAÏA. CARDIGANS: Seja simples ou chique, extragrande ou exagerado, o cardigã é um item chave para um guarda-roupa trans-sazonal.

34 36

Moda Europa

ROUPAS DIGITAIS E CONSULTORIA DE IMAGEM: Como esses profissionais poderão atuar em um novo cenário da moda?

Conexão Glam

“QUEM SE IMPORTA COM MODA?” Diante de um cenário pandêmico, há espaço para pensar e falar sobre ela?

Fashion

NEUTRO PORÉM COM COR: Tons neutros costumam ser queridinhos e podem ser sim criativos!

Consultoria

38 40

A ROUPA E TODAS SUAS POTÊNCIAS DE SIGNIFICADOS: Vestir o corpo por meio da construção de linguagem é uma forma de conseguir levar para a realidade aquilo que se é ou almeja ser.

Follow me

CONHEÇA O CHARME DE CELEBRATION: A cidade construída pela Disney e uma das mais alegres da Terra!

48

Fashion

RESORT 2022: Pronto para vestir e, em breve, sair! ALTA-COSTURA FALL 2021: Tendências, significados e mensagens das apresentações da semana mais luxuosa do mundo.

Beleza

PARA ALÉM DA ESTÉTICA! Conheça as novas modalidades que auxiliam no pós-operatório de cirurgias plásticas.

55 56 Fashion Nécessaire 58 Decor 60 Travel 62

INSPIRAÇÃO DE MAKES DIRETO DA PASSARELA: Novas técnicas e cores que mudaram as tendências da maquiagem de festa. DESCOMPLICANDO O LOOK. NÉCESSAIRE CONSCIENTE: Lançamentos de produtos e cosméticos para usar sem medo! DOBRADINHA FASHION: As tendências que se repetem na passarela e na decoração. O MELHOR HOTEL DO MUNDO! O Colline de France fica em Gramado (RS) e foi considerado o melhor hotel do mundo pelo TripAdvisor.

64 Numerologia

SUA ENERGIA PARA ESTE MÊS

62

ZMAGAZINE 9


Editorial

e l a p m a d o o da M O cenário da pandemia ressignificou a moda e acelerou assuntos importantes que estavam em pauta. E a internet, como frente oficial de contato com o consumidor, abriu espaço para conectar marcas, estimular ações, levantar bandeiras socioambientais e democratizar conteúdo. A seriedade do período impulsionou reflexões sobre a forma de se consumir moda e colocou luz em um lado desse segmento que vai muito além de tendências e looks. A moda como sociedade, como cultura, como mola propulsora da economia e como reflexo da sociedade. Essa moda importa (e muito)! E depois de quase dois anos de obstáculos e mudanças, uma possível retomada habita o coração dos designers e traz o fio condutor de desfiles, alguns ainda em ambiente virtual, outros já em formato presencial, com protocolos de segurança e hábitos de saúde que já passaram a fazer parte da rotina a algum tempo. Nessa edição, o foco está todo

pra eles e para as mensagens que carregam por meio das produções. SPFW N51, Resort 2022, Alta-Costura Fall 2021 estão estampados em nossas páginas para mostrar a complexidade envolvida no desenvolvimento de uma coleção e como elas estão conectadas com o sentimento que habita na sociedade. Ao folhear, você também encontrará o reflexo desses desfiles no universo da beleza e como elas chegam em forma de tendência até você, assim como as conexões criativas com o universo da decoração. Nas páginas dos nossos colaboradores, que vem de Paris, Milão, Porto, Campinas, Orlando e de diversas outras partes do mundo, você encontra visões e novidades para uma visão macro da moda, que agora está mais conectada do que nunca. E, por falar em conexão, temos uma análise profunda do filme Cruella, um remake de um dos maiores clássicos da Disney, que traz a moda como plano de fundo. Com certeza, você vai querer assistir ao filme de novo para reparar em todos os detalhes. Por fim, nossa apaixonante capa, que endossa a moda nacional com um dos trabalhos manuais mais representativos do Brasil: o crochê, ainda não valorizado como deveria. E são marcas como o Ateliê Mão de Mãe que reforçam a importância desse segmento e valorizam o artesanato não só como moda, mas como oportunidade.

É a moda pela moda. A moda pelo país! Boa leitura e obrigada pela companhia de hoje e desses 17 anos!

10 ZMAGAZINE



Colaboradores

Z MAGAZINE EDIÇÃO166

2021 SETEMBRO JULIA MOUTRAN

ERIKA PAIVA

Fashion Influencer Developer (FLORIDA, USA) Owner Danpol Development LLC

Fashion Consultora de Imagem especializada em coloração pessoal, marketing de moda na Lisbon School of Design e representante da Style Neuf.

julia_moutran

erikapaiva_consultoria

ANA VAZ Consultoria Consultora de Imagem, palestrante, docente e autora de “Pequeno Livro de Estilo” e “Pequeno Livro de Etiqueta”.

RAQUEL GUIMARÃES Moda Europa Consultora de imagem, Personal Shopper, diretora e docente da Fashion School, no Porto

anavaz_imagem

fashionschool_portugal

ANDREA MENEGUETE Consultoria Jornalista pós-graduada em Cultura Material & Consumo (USP); Estética e Gestão da Moda (USP); em Branding (Business School São Paulo), com especialização em Fashion Business & Brand Management pelo Istituto Marangoni de Londres. ameneguete

APARECIDA LIBERATO Numerologia Numeróloga com especialidade em autoconhecimento, estudos de nome e data de nascimento, assinatura, nome profissional e empresarial.

LUCAS ESTEVAM Travel Digital influencer de roteiros de viagem e fundador do blog “Estevam Pelo Mundo”. estevampelomundo

12 ZMAGAZINE

aparecidaliberato


Desde 2008 nas primeiras colocações do ENEM dentre todas as escolas de Campinas.

Conheça nossa estrutura

Agende uma visita. colegioprogresso.com.br progressobilingue

@progressobilingue

A EVOLUÇÃO DA CULTURA BILÍNGUE.


Colaboradores SONIA PALADINI

BIA FRATA

Z Beauty Fisioterapeuta e esteticista credenciada pelo Método Renata França

Via Milano Fashion Stylist pelo Istituto Marangoni e Coordenadora de Styling da “Vogue Italia”. BIAFRATA

dra.soniapaladini_fisio 19 99108-1661

Atendimento externo e em domicílio

EDIS LIMA Via Paris Guia conferencista com roteiros personalizados e diretora da Bem in Paris beminparis

JACKE BARBOSA

KAMILA CARVALHO Z Beauty CK Artist no Salão do Mestre Cabeleireiro Celso Kamura em Campinas.

CKAMURA EXPRESS CAMBUÍ @cKAMURAEXPRESS_CAMBUICAMPINAS @ck.mila

RAÍSSA ZOGBI Conexão Glam Jornalista especializada em Economia Criativa e pós-graduanda em Gestão e Estética da Moda pela USP. raissazogbi 14 ZMAGAZINE

Z Beauty Maquiadora, hair stylist, lash designer e micropigmentadora @jackebarbosamakeup 19 99287-3415 Atendimento externo e em domicílio


Foto: Matheus Campos/_matheuscampos_ Foto: Divulgação

Adriana Barros é arquiteta e designer de interiores com mais de 10 anos de mercado e aposta na sustentabilidade como fonte de inspiração de seus projetos. Atua em Campinas e é referência na área, com participação em mostras renomadas como Casa Cor Campinas e Mostra Mais Sustentável. Ambiente “Ateliê” premiado da Mostra + Sustentável 2019 das arquitetas Adriana Barros e Maria Cristina Martins.

Rua Maria Monteiro, 477 - Cambuí, Campinas (SP) - (19) 99242.9956 - adrianabarrosatelie@gmail.com


SPFW

SPFW A SPFW N51: new times are coming

OS DESFILES ESCAPISTAS E PÓSAPOCALÍPTICOS DA TEMPORADA

POR RAÍSSA ZOGBI

Fotos: Divulgação

A

edição N51 do São Paulo Fashion Week, que aconteceu entre os dias 23 e 27 de junho, não economizou na vibe otimista e um tanto quanto escapista para tratar das tendências das próximas temporadas, apesar de 100% digital, ainda com as restrições de prevenção da Covid-19. Ao todo, 43 marcas colocaram sua criatividade para jogo e participaram do evento que, trouxe marcas veteranas, estreantes e os designers participantes do Projeto Sankofa, grupo de estilistas racializados que levou oito grifes para desfilarem suas coleções. O formato mais democrático do digital, com intervenções interativas e live streaming, potencializou o significado de “ready-to-wear” e trouxe peças que, de fato, estão prontas para serem vestidas, sem precisar que se compreenda conceitos ou desmistifique ideias. Let’s check?

16 ZMAGAZINE

AZ Marias

Com propósito socioambiental, estilo streetwear e moda afro, AZ Maria chega no mercado já com um novo processo de fazer roupas. Em 2015, Cíntia Maria Felix decidiu criar a empresa a partir de insatisfações com a indústria da moda, que não desenvolve modelagens para o corpo da “mulher real”, sobretudo da mulher negra. Além disso, a designer buscava uma moda com redução dos descartes de resíduos sólidos poluentes e a não utilização de mão de obra análoga à escravidão.

Ateliê Mão de Mãe

Nascida em Salvador durante a pandemia, a marca fundada por Vinicius Santana, capa de nossa edição, contou com as mãos de sua mãe, Luciene, que começou a produzir suas próprias confecções.


AS ESTREANTES

W N51 51 43 marcas colocaram sua criatividade para jogo e participaram do evento que, trouxe marcas veteranas, estreantes e os designers participantes do Projeto Sankofa, grupo de estilistas racializados

Mile Lab

Dentro do segmento streetwear, a Mile Lab é uma marca de moda marginal fundada em 2017 por Milena do Nascimento Lime. A marca ativista busca representar o reconhecimento dos corpos periféricos e da sua estética, por meio de uma moda vista como ferramenta de manifestação de lutas e poder.

Meninos Rei

Mais uma marca baiana que estreia na 51ª edição do SPFW. Há seis anos, a marca que nasceu com camisas masculinas, Meninos Rei, foi criada pelos irmãos Júnior e Céu Rocha. Com inspiração na cultura negra e em tecidos africanos, os irmãos confeccionam uma alfaiataria de alta qualidade, acessórios, vestido de festa, moda praia e entre outros.

ZMAGAZINE 17


Naya Violeta

Criada em 2007, a marca leva o nome artístico de sua fundadora. Naya Violeta é designer e cresceu em quintal de tias costureiras, mas sentia falta da representatividade da moda preta. A estilista sempre confeccionou as próprias roupas e vendia entre amigas, até perceber que essa busca poderia virar um négocio amoroso e artesanal.

Ta Studios

Santa Resistência

Fotos: Divulgação

Marca de slow fahsion com propósito que nasceu há seis anos, quando, Monica Sampaio, aos 45 decidiu largar a carreira de engenheira e seguir seu sonho de ter uma marca de roupas. Como itens mais vendidos estão os vestidos e túnicas em estamparia que remetem à rica cultura da África.

18 ZMAGAZINE

Marca sem gênero fundada em 2019 pela designer carioca Gi Caldas, com o propósito de criar roupas que abraçam e protejam de qualquer mal. A estilista, que também é astróloga, chama suas peças de amuleto, e traz a espiritualidade e representatividade como os principais pilares da marca.

AS ESTREANTES

SPFW

Silvério

Marca do Cofundador do VAMO (Vetor Afro-Indígena na Moda), Rafael Silvério é o estilista por trás da grife. Foi após um episódio de ansiedade por não encontrar emprego depois de terminar a faculdade que nasceu a ‘Silvério’. A coleção desfilada no SPFW foi nomeada “Obscura” e é quase inteira tingida de preto.


another place

esfer

LED

flavia aranha

LED

renata buzzo

as nv

ca

aluf

A paleta oficial do SPFW N51 foi composta por tons terrosos, que se conectam com o universo da natureza e reforçam a naturalidade como beleza maior. O contraste com cores vivas ficou por conta do vermelho, amarelo e tonalidades de azul e verde, esta última cor sendo bem usada em tom militar e bandeira.

cio

misci

ro

Cor de terra

neriage

APTO 03

anie mayer

DESTAQUES DA TEMPORADA

ZMAGAZINE 19


carol bassi

SPFW

Consciência em tecidos

O desejo por tempos melhores e pelo término da pandemia se mostrou em looks sofisticados, que contrastam com o império dos looks confortáveis dos últimos meses. O desejo de estar nas ruas, seja qual for o compromisso, se mostrará em produções nada simples e, muito menos, clichê. Mas, o conforto deve prevalecer como máxima.

20 ZMAGAZINE

anace

another place

samuel cirsnanck

Fotos: Divulgação

Escapismo já!

alg

esfer

weider silveiro

Flávia Aranha

alg

A natureza também se fez presente por meio de tecidos naturais, com peças artesanais, como o tricô e o crochê. Além disso, o patchwork chega em jaquetas e calças como proposta de aproveitamento de resíduos e de uma moda mais consciente. A LED, por exemplo, usa técnicas de upcycling e customização para a criação de suas peças, enquanto Lilly Sarti aposta em matérias primas naturais e materiais ecologicamente responsáveis, como a mistura de fibras naturais e fios reciclados de garrafas PET.


isabela capeto

É sobre o lado político e social que a moda se apoia para abraçar causas e levantar bandeiras de relevância. Por isso, nomes como: LED, Isaac Silva, Ponto Firme, Walério Araújo levaram modelos gordos e LGBTQIA+ para apresentar suas coleções de primavera/verão 2022. Além disso, as marcas do Projeto Sankofa, retraram toda a identidade dos povos pretos em religiões e aspectos culturais de matrizes africanas. Entre as mensagens que iam para além dos looks, vale destacar a da Santa Resistência, que homenageou a princesa de Toro, na Uganda, Elizabeth de Toro, primeira africana a ser aceita na Ordem dos Advogados da Inglaterra.

walerio araujo

O universo esportivo, que tem permanecido em alta nas temporadas de desfiles, surgiu dessa vez conectado com o dia a dia, de forma sutil, harmônica e natural. ÀLG e Another Place reforçaram a ideia de ready-to-wear e trouxeram peças bem literais da proposta, enquanto Isabela Capeto, Wilson Ranieri e Juliana Jabour, trouxeram ideias criativas e abordaram a tendência na moda festa.

soulbasico

Esporte é vida

walerio araujo

wilson ranieri

igor da dona

isaac silva

isaac silva

igor da dona

Diversidade e representatividade, por favor!

ZMAGAZINE 21


Filme

A relação da moda no mundo de

Fotos: Divulgação

Cruella FIGURINO DO FILME MOSTRA A MODA LONDRINA DO FINAL DOS ANOS 70 COM REFERÊNCIAS PUNK/ROCK

22 ZMAGAZINE


Figurinos: um capítulo a

A

relação de moda e cinema já é antiga. Desde Audrey Hepburn aparecendo em “Breakfast At Tiffany’s” vestida de Givenchy, até os bastidores de uma revista de moda em “O Diabo Veste Prada”. Porém, a Disney ainda não havia explorado esse universo até recentemente, com o lançamento do liveaction de “Cruella”, que envolve drama, aventura e 277 figurinos desenvolvidos especialmente para as personagens. O filme traz a trama de uma jovem chamada Estella, interpretada por Emma Stone, que é extremamente criativa, ousada e tem o sonho de trabalhar no mundo da moda como estilista. Ela faz amizade com dois vigaristas, Horace e Jasper, que juntos acabam por formar uma família. Já adulta, Estella consegue um trabalho na loja de departamento londrina Liberty e desperta a atenção da Baronesa Von Hellma, interpretada por Emma Thompson, uma ambiciosa estilista. A trama mostra todo o contexto que faz com que Estella se torne, enfim, a Cruella De Vil.

parte Jenny Beavan, a estilista britânica responsável pela criação dos looks mais icônicos do filme, declarou que trouxe referências de estilistas renomados, como Vivienne Westwood, Alexander McQueen e John Galliano, além de muitas peças que foram garimpadas em brechós de Londres e Los Angeles para caracterizar perfeitamente a época efervescente do punk. A estilista ficou encarregada de criar as 45 roupas da protagonista Estella e da antagonista e vilã, Baronesa. As produções criadas para a antag onista foram inspiradas na moda dos anos 50 e 60 principalmente na estética do New Look de Christian Dior, que estava em ascensão na época. Com apenas 16 semanas para criar todas as peças estruturadas e cheias de detalhe, Jenny conta que esse foi seu maior desafio ao desenvolver o figurino do live-action. E as produções surpreendem. A protagonista usou um vestido de 393 metros de organza, além de uma outra peça feita com jornais que tinha aproximadamente 12 metros de calda e foi inspirada na icônica produção da italiana Elsa Schiaparelli, em 1935, que na época desenvolveu uma estampa a partir de recortes de jornais com elogios a si mesma. A versão usada por Cruella era um afronte à Baronesa, que remetia ao upcycling criado a partir de retalhos e tecidos descartados pela estilista. O live-action não deixa a desejar para os fãs de Disney e de moda, pois conta com cenas memoráveis na narrativa da linha do tempo de Cruella no passado e como ela se tornou a histórica vilã do enredo do filme infantil “101 Dálmatas”. Vale a pena assistir de novo para notar cada detalhe das produções! ZMAGAZINE 23


Bridal

Alta-Costura

no universo das noivas

Balenciaga Couture Fall 2021

TENDÊNCIAS DAS GRIFES PARA OS CASAMENTOS PÓS-PANDEMIA

Fotos: divulgação

Minimalismo sofisticado

24 ZMAGAZINE

Foto: Brand

Foto: Alessandro Lucioni Gorunway

S

eja com desfiles físicos, como Chanel e Dior, ou em ambiente digital, como Schiaparelli e Fendi, as grifes que fazem parte da semana de moda mais luxuosa do mundo sintonizam nas apostas dos vestidos de noiva para os casamentos que começam a acontecer em um cenário mais promissor da pandemia. As coleções de alta-costura de inverno 2021, que seguem rigorosos protocolos técnicos de execução, já apontam para um retorno sofisticado, que passeia entre o minimalismo e o surrealismo para contemplar todos os estilos de noivinha. Acompanhe.

Chanel Couture Fall 2021

Chanel

A embaixadora da Chanel e estrela de Once Upon a Time in Hollwyood, Margaret Qualley, encerrou a apresentação com um vestido rosa minimalista, com decote canoa, saia em “A”, e ombros marcados, típico da realeza. O chapéu e o véu trazem referências da imagem de Coco Chanel nos anos 30.

Balenciaga

O designer Demna Gvasalia criou um visual de noiva atemporal que homenageia uma das últimas criações de Monsieur Balenciaga de 54 anos atrás, com caimento pesado e sem rendas e ornamentos.


Efeito 3D Christian Dior

Fendi Couture Fall 2021

A noiva de Maria Grazia Chiuri para Dior trouxe o verde como uma opção possível para as noivinhas que querem fugir do tradicional. A proposta traz folhas aplicadas, transparência e uma gola capuz com bordado de plumas que traz um ar de magia à produção.

Foto: Gorunway

Giambattista Valli Couture Fall 2021

Giambattista Valli

Tule e volume sim senhora! Essa é a aposta de Giambattista, que rompe o romatismo do tecido clássico de casamento com uma assimetria dramática.

Fendi

A gola alta da Fendi contrasta com o efeito volumoso de plumas da saia do vestido, que ganha um volume fluido e, ao mesmo tempo, dramático.

Schiaparelli A grife aposta em um retorno colossal dos casamentos, com um volume à la princesa Diana nos 80 anos, que carrega uma calda de quase 8 metros e traz um busto todo brilhante.

Foto: Couture

Zuhair Murad Fall 2021

Zuhair Murad O modelo princesa, com ombros de fora e cheio de aplicações, já demonstra um retorno ao glamour nos próximos casamentos.

Schiaparelli Couture Fall 2021

Foto: Daniel Roseberry Brand

Foto: Niemeyer courtesy of brand

Volume à vista

Foto: Brand

Christian Dior Couture Fall 2021

ZMAGAZINE 25


Consultoria

Moda e Beleza com propósito:

é possível?!

ANA VAZ

Consultora de Moda anavaz_imagem

PODE ATÉ PARECER QUE NÃO, MAS É PERFEITAMENTE POSSÍVEL!

M

Fotos: Divulgação

POR ANA VAZ

esmo sendo duas grandes indústrias e como qualquer negócio ou mercado, terem como objetivo o lucro, muitos players (grandes e pequenos) têm repensado suas operações para que estejam mais alinhadas a um mundo que busca relações mais justas. E este mundo tem entre seus consumidores um sem-número de pessoas que genuinamente se preocupam com causas. Que causas são estas? Do cuidado com o meio ambiente ao bem-estar social, uma variedade de lutas têm sido levadas adiante por comunidades genuinamente envolvidas com seus objetivos e bandeiras. As empresas e marcas têm começado a fazer parte destas comunidades e consequentemente atuado também como agentes transformadores. Hoje vamos falar de três casos em especial, que me chamaram a atenção neste ano de pandemia, dois da área de moda e um da área de beleza. Marcas que inclusive se fortaleceram e se aproximaram ainda mais de seus consumidores neste período tão desafiados para tantas empresas.

26 ZMAGAZINE

Sallve A marca de beleza criada pela papisa dos tutoriais de maquiagem, uma das primeiras influencers digitais bem-sucedidas do país, a sabida Julia Pettit, é vegana. Nenhum de seus produtos é testado em animais, um valor importante e tido como essencial por muitos consumidores de beleza hoje em dia. A marca, no entanto, não para por aí! Promete “fórmulas incríveis inspiradas por necessidades reais”. Nascida da relação de Julia com sua comunidade, a marca já estreou com um conciso portifólio de produtos, pensado para os principais desafios apontados pelo g r u p o. D i s t a n t e d a relação da fundadora com a maquiagem, a marca aposta menos em embelezar e mais em bem-estar. É ativa na comunicação com sua comunidade e tem seus usuários como seus maiores influencers.

Julia Petit

Sallve


As empresas e marcas têm começado a fazer parte destas comunidades e consequentemente atuado também como agentes transformadores.

insecta shoes e renner

Renner

Calma São Paulo

E por falar em marcas veganas, a Renner, um dos maiores negócios de moda do país, que cada vez mais se preocupa com sua reponsabilidade social e ambiental, fez uma parceria inédita com a marca vegana de calçados Insecta. Os produtos não possuem nenhum componente animal e possuem preços acessíveis – coisa nem sempre comum em marcas veganas. Mas, a Renner não para por aí e tem em seu portifólio hoje muitas peças de roupas feitas com material reciclado e cadeia de fornecedores rastreados (calcanhar de Aquiles de muitas marcas que prometem sustentabilidade).

A pequena marca de roupas de São Paulo já nasceu com uma proposta de slow fashion e faz coleções com poucas peças, gerencia com cuidado seu estoque e se especializou em moda agênero. Suas criações são vendidas e comunicadas sem a preocupação da especificidade de gênero. Adicionalmente, a marca faz tutoriais para ensinar como usar das mais variadas formas suas peças coloridas e estampadas, mostrado que um guarda-roupa versátil vai muito além das peças neutras. Viscose e tecidos em fibras naturais fazem parte da essência da marca. Tudo costurado de forma cuidadosa. E você, que marcas com propósito têm feito parte da sua vida?

insecta shoes e renner

Manu Gavassi Calma São Paulo

ZMAGAZINE 27


via Paris

Moda e fotografia na

Fondation Alaïa POR EDIS LIMA

Fotos: Divulgação

A

Fundação Azzedine Alaïa em sua primeira exposição de 2021 homenageia dois talentos que escreveram uma página na história da fotografia e da moda. Como os encontros artísticos que uniram Richard Avedon e Christian Dior ou mesmo Yves Saint Laurent e Helmut Newton, Peter Lindbergh e Azzedine Alaïa encontraram um território comum onde cada uma de suas expressões é o reflexo um do outro. Peter Lindbergh trabalhava com a fotografia preto e branco para significar sua busca por autenticidade nos rostos que destacava. Alaïa por sua vez, extrai do monocromático, roupas atemporais, verdadeiras esculturas para o corpo.

28 ZMAGAZINE

Embora de geografias opostas, Lindbergh e Alaïa cultivaram horizontes próximos. Originalmente de Duisburg, uma cidade na Alemanha, Peter Lindbergh formou-se pela Escola de Artes Aplicadas em Krefeld. Azzedine Alaïa por sua vez, estudou na Escola de Belas Artes, no departamento de escultura em Tunis, onde o costureiro cresceu. Enquanto Lindbergh se destacou na Alemanha, principalmente graças à revista Stern, e depois montou seu estúdio em Paris em 1978, Alaïa é um estilista muito discreto, cujas técnicas sofisticadas são reservadas a uma clientela de Alta-Costura. Juntos, Peter


Alaïa é um estilista muito discreto, cujas técnicas sofisticadas são reservadas a uma clientela de Alta-Costura.

EDIS LIMA

Guia conferencista e diretora da Bem in Paris beminparis

Lindbergh e Azzedine Alaïa escreverão os mais belos capítulos da moda parisiense e francesa. Simultaneamente, Alaïa se torna o arquiteto dos corpos, os revela e os descobre, Lindbergh os enobrece dando-lhes personalidade através da fotografia. Passo a passo, eles vão dominar suas respectivas disciplinas e trabalhar em colaborações icônicas, enaltecendo top models como Linda Evangelista, Naomi Campbell, Cindy Crawford, Tatjana Patitz, ou Christy Turlington através da moda e da fotografia.

A exposição Azzedine Alaïa, Peter Lindbergh fica até 14 de novembro de 2021, na Fondation Azzedine Alaïa, 18, rue de la Verrerie, Paris 4ème. ZMAGAZINE 29


via Milano

Cardigans SEJA SIMPLES OU CHIQUE, EXTRAGRANDE OU EXAGERADO, O CARDIGÃ É UM ITEM CHAVE PARA UM GUARDA-ROUPA TRANS-SAZONAL POR BIA FRATA

Fotos: Divulgação

D

Etro Fall 2020

30 ZMAGAZINE

Dolce & Gabbana Fall 2020

os uniformes escolares ao armário de sua avó, os cardigans nem sempre tiveram as associações mais chiques. Mas nas últimas temporadas, o item se tornou uma parte fundamental do guarda-roupa trans-sazonal, graças ao seu apelo fácil de usar e a habilidade em camadas. Neste inverno, como passamos cada vez mais tempo em ambientes internos, o cardigã ganhou ainda mais relevância à medida que cobiçamos em torno de peças mais quentes, aconchegantes e confortáveis. Além disso, um casaco em tricot é, obviamente, ideal para a aposta do dia a dia. Enquanto nos anos 50 era muito querido por seu toque refinado e feminino, associados ao trabalho de professoras e secretárias, e popularizado com as estrelas de Hollywood como Marilyn Monroe, Grace Kelly e Audrey Hepburn,

com o passar do tempo o cardigã abraçou várias incorporações, incluindo uma vibe grunge que tocava seu lado rock and roll, algo completamente novo até então. Para opções divertidas e sublimes, olhe para os botões colegiais da Miu Miu enfeitados com laços ou as peças coloridas inspiradas no folk do Etro, enquanto Dolce & Gabbana, Fendi e Erdem oferecem alternativas mais sutis. Já Nicholas Ghesquiere, o estilista da Luis Vuitton, propõe versões de coletes e suéteres misturados com saias volumosas, criando uma silhueta totalmente nova. Como estilizar a peça de tricô nesse inverno? A dica é compor diferentes estilos da trama com looks que vão do visual festivo ao quotidiano.


Louis Vuitton Fall 2020

BIA FRATA

Marni Fall 2020

Fashion Stylist pelo Istituto Marangoni biafrata

Dolce & Gabbana Fall 2020

Chloé Fall 2020

Gucci Fall 2020

Suéter bordado

Lady Like

Estilos de malha elaborados embelezados com bordados florais ou geométricos. Para adicionar um toque ainda mais chique, você pode completálos com um broche.

Em um guarda-roupa contemporâneo que reflete o estilo chique, atemporal e autêntico, combinado com saias lápis, ou calça de alfaiataria e salto alto.

Cardigan + Cropped A maneira mais legal de usar? Como twinset, mas a parte de baixo tem que ser bem pequenininha, mais parecida com um sutiã ou um top sem alças.

Pullover O famoso colete vem se destacando entre a principal aposta da temporada. Adicione com alfaiataria extralarga, ou sobreponha com uma camisa social larga para um look retrô repaginado. ZMAGAZINE 31


Moda Europa

Roupas digitais e

consultoria de imagem

RAQUEL GUIMARÃES

Diretora e docente da Fashion School, no Porto fashionschool_portugal

COMO ESSES PROFISSIONAIS PODERÃO ATUAR EM UM NOVO CENÁRIO DA MODA? POR RAQUEL GUIMARÃES

Fotos: Divulgação

V

ocê já imaginou comprar uma roupa que só existe em ambiente virtual? Um tênis que só aparece quando você direciona a câmera do seu celular nas redes sociais? Recentemente, o mundo assistiu uma explosão dos NFTs (Tokens Não fungíveis), um tipo especial de ativos que representam algo totalmente digital ou virtual. Ou seja, um leque de possibilidade para o cliente ser dono de um produto que é exclusivamente virtual. Essa tendência, que a primeira vista pode assustar e parecer surrealista, ganhou ainda mais força em 2020, com o cenário de pandemia, e os

32 ZMAGAZINE

Louis Vuitton E jogo para celebrar 200 anos do fundador da grife criptocolecionáveis já apostam nesse gigante dentro da indústria fashion. Sim! Com o distanciamento social imposto pela pandemia, a internet cada vez mais

presente e o impacto ambiental em pauta, as roupas digitais chegam como alternativa de movimentação importante e que já prevê a moda do futuro.


vestido 100% digital foi vendido por US$9.500 (dólares).

Você está preparado para o futuro? Ele está mais próximo do que podemos imaginar.

Gucci, entrou no jogo e lançou as próprias peças de roupa digitais por preços simbólicos como um tênis assinado pela Maison por US$12 (dólares).

Em 2019, durante um leilão, um vestido 100% digital foi vendido por US$9.500 (dólares). Decorrente deste novo fenômeno, surgiram marketplaces voltados para a venda de peças de roupa e acessórios digitais/virtuais que podem ser vestidas em jogos online como o “Second Life”. A Nike e a Gucci, por exemplo, já entraram no jogo e lançaram as próprias peças de roupa digitais por preços simbólicos como um tênis assinado pela Maison por US$12 (dólares). Além de trazer um propósito mais sustentável, esses novos produtos podem democratizar a moda e deixar itens de grandes marcas de luxo mais acessíveis. A integração de marcas com o mundo dos jogos tem sido estreitada, e os japoneses já’ querem se vestir virtualmente de marcas nos seus avatares durante jogos online e afins. Esse pode ser um mercado para os Consultores de Imagem e Personal Shoppers, por exemplo. Como? Futuramente existirão clientes neste universo digital que vão querer o apoio desses profissionais para auxiliar nas compras de produtos virtuais das grandes marcas e ter consultoria para caracterizar seus avatares online com um propósito. Você está preparado para o futuro? Ele está mais próximo do que podemos imaginar.

ZMAGAZINE 33


Conexão Glam

Quem se importa

com moda? DIANTE DE UM CENÁRIO PANDÊMICO, HÁ ESPAÇO PARA PENSAR E FALAR SOBRE ELA? POR RAÍSSA ZOGBI

RAÍSSA ZOGBI

Jornalista de moda pela FAAP

Fotos: Divulgação

raissazogbi

34 ZMAGAZINE


lguns dias atrás, fui questionada em um post que fiz em uma rede social sobre a importância da moda. Na verdade, não foi bem uma pergunta, mas um insulto irônico que, por mais mal educado que tenha soado, principalmente por ter sido comentado em uma publicação em que eu celebrava o lançamento de um curso de moda, me fez refletir. E nessa reflexão acabei por descobrir ainda mais motivos pelos quais todos deveriam se importar com a moda. E foi aí que qualquer impulso de responder com a mesma grosseria sumiu e tive vontade de compartilhar dados bastante relevantes, que possivelmente irão convencer (ou pelo menos fazer refletir) sobre os impactos dessa indústria no mundo.

Sob o olhar econômico, estamos falando de um dos mercados que mais movimenta e gera empregos há 200 anos no país, isso sem contar no mundo

Deixo aqui o convite para pensar a moda para além do “look do dia”. Vamos lá? Sob o olhar econômico, estamos falando de um dos mercados que mais movimenta e gera empregos há 200 anos no país, isso sem contar no mundo. A Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecções (ABIT) divulgou dados gerais de 2020 e o setor têxtil é hoje o 2º maior empregador do Brasil, atrás apenas da indústria de alimentos e de bebidas (detalhe: juntas). Ou seja: são aproximadamente 1,5 milhão de empregados diretos e 8 milhões se adicionarmos os indiretos e efeito renda, dos quais 75% são de mão de obra feminina. No olhar ambiental, e aqui cabe também o viés jornalístico para contribuir tanto para a conscientização das pessoas quanto para as denúncias, no mundo, o equivalente a um caminhão de lixo de têxteis é jogado em aterros sanitários ou queimados a cada segundo, de acordo com o relatório “A Economia Têxtil: Redesenhando o Futuro da Moda”, da Ellen Macarthur Foundation. Essa informação é (ou deveria ser) mais que suficiente para qualquer um pensar nos impactos da moda! Aqui vale lembrar, também, de tantas iniciativas sustentáveis que tem surgido e que merecem incentivos e atenção. Hoje, por exemplo, já existem tecidos feitos a partir de resíduos

de frutas, como abacaxi, maçã e laranja, que chegam como alternativa sustentável ao couro, já de acordo com as propostas de economia circular (cradle-to-cradle) e pensando nos cuidados com o planeta. Se falarmos de sociedade, basta puxar na memória como as classes eram diferenciadas pela forma de se vestir, como forma de status social. A moda sempre acompanhou o contexto e diz muito sobre uma época. Inclusive, potencializou movimentos revolucionários e feministas com o surgimento da minissaia e até os biquínis. Além disso, o Brasil se mantém entre os cinco maiores países produtores de algodão, cujo cultivo emprega 7% da força de trabalho agrícola e movimenta US$ 12 bilhões por ano, segundo dados da ABRAPA. Enfim, moda é muito mais sobre pessoas do que sobre roupa. E quando falamos em roupa, sabemos que ela começa muito antes do que na máquina de costura. Muitas vezes, começa no campo. Falo com orgulho que sou jornalista de moda, mesmo diante do preconceito que ainda nos cerca. Seja pelo seu lado positivo ou por seus impactos negativos, a moda merece atenção!

ZMAGAZINE 35


Fashion

Neutro

ERIKA PAIVA

Consultora de Imagem erikapaiva_consultoria

PORÉM COM COR TONS NEUTROS COSTUMAM SER QUERIDINHOS E PODEM SER SIM CRIATIVOS!

Fotos: Divulgção

Foto: Pinterest

POR ERIKA PAIVA

Afinal, o neutro não tem como errar, combina com tudo. Mais o que são cores neutras e quais são elas? A resposta em massa será: cores que combinam com tudo, como: branco, preto, azul marinho, cinza, bege e marrom. Concordam? E se falasse que algumas cores citadas à cima não são neutros? E que hoje a gama de neutros cresceu? Vocês acreditariam? Primeiro vamos abordar um tema polêmico, o branco e preto não são considerados cores neutras. Para muitos, o preto nem é considerado cor. Para entendermos melhor, a cor tem origem na luz, sem ela não há

36 ZMAGAZINE

cor. A soma de todas as cores do arcoíris é branca. Já o preto é escuridão, logo é a ausência de luz. Uma das principais características do movimento impressionista, foi o estudo das cores diante da luz e grande parte de seus pintores não utilizavam o preto sem suas pinturas. A teoria é uma coisa e na prática é outra, pois sim existe esse pigmento, logo o preto é uma cor que não tem cor! Como disse, esse assunto é polêmico e extenso... O preto e branco é o maior alto contraste que existe e por isso, combinam muito bem entre si, porém são difíceis de combinar com as outras cores. Elas são consideradas cores acromáticas, ou seja, sem cor ou incapaz de distinguir cor. São elas: branco, preto e tons de cinza.


Nós podemos encontrar várias cores, como o tom de berinjela, ocre, verde militar e terracota. Na tabela abaixo estão alguns dos neutros coloridos, juntamente com as cores acromáticas, preto, branco e cinza. Lembrando que cada pessoa tem seus próprios tons neutros, tanto das cartelas de coloração pessoal, como também de estilo e de peças que tem no guarda-roupa. Para essa última situação, a sugestão é ter um olhar atento e perceber quais são as cores mais presentes no guarda-roupa, essas serão suas cores neutras.

Para quem gosta de cores neutras, uma boa notícia, elas estão em alta. Estamos vivendo um período muito turbulento e questionador. Na moda, estão sendo discutidos questões sobre a sustentabilidade e o minimalismo e as pessoas estão buscando por uma vida mais simples e com menos coisas e roupas. Logo as peças de cores neutras são atemporais e combinam com tudo. Não é coincidência que os últimos desfiles nacionais, internacionais e coleções foram marcadas pela presença dessas cores.

Foto: Pinterest

Quer dar um toque a mais no Look neutro, segue 5 dicas que podem lhe ajudar:

Água de coco

Retomando a primeira pergunta do texto, cores neutras realmente são aquelas que combinam entre si e com as demais cores. Essas cores tem o pigmento cinza em sua composição. Imaginem que as cores são formadas por misturas de pigmentos. Logo, o cinza cria uma harmonia entre elas. Essas cores são conhecidas por sua opacidade, como o verde militar, o ocre entre outras. Então essas cores são consideradas neutras? Sim, são conhecidas como neutros coloridos!

Use um mix de tons neutros, por exemplo: azul marinho, cinza e bege; Use texturas diferentes, por exemplo: uma saia de couro com um tricot; Use acessórios coloridos; Procure por modelagens diferenciadas; Use um ponto de brilho.

ZMAGAZINE 37


Consultoria

Cruella De Vil: a roupa e todas suas potências de significados VESTIR O CORPO POR MEIO DA CONSTRUÇÃO DE LINGUAGEM É UMA FORMA DE CONSEGUIR LEVAR PARA A REALIDADE AQUILO QUE SE É OU ALMEJA SER

N

ANDREIA MENEGUETE

Consultora, treinamentos e palestras comunicação, varejo de moda e beleza ameneguete

POR ANDREIA MENEGUETE

Foto: Divulgação

ada mais comum que um filme de peso ser lançado para que o figurino acabe ganhando uma repercussão juntamente com o enredo e o casting. Não foi diferente com Cruella, filme lançado em maio deste ano, que foi sucesso de bilheteria e acesso de visualizações na plataforma Disney Plus. Embora seus looks sejam de tirar o fôlego por todo design, criatividade e sutileza dos detalhes. A magia mesmo está no significado por trás de cada produção fashion em cena e que faz a construção da personagem ganhar ainda mais sentido na sua jornada de vilã-heroína. Começa-se com a pequena Estella desejando se diferenciar. Se um uniforme deixa todos iguais e sem identidade, cabe a ela fazer uma intervenção no dress code escolar. A intervenção autoral vem pela meia calça, seleção de bottons empilhados no blazer e volume em excesso para o laço que faz a vez de uma gravata. Criatividade e desejo de poder no novo território que vai circular (no caso a escola), as roupas da menina rebelde mostram que ela não será como todos naquele espaço constituído por regras severas e sem tantas individualidades.

38 ZMAGAZINE


Ao imergir de vez na persona de Cruella, Estella assume papéis reveladores por meio de toda potência expressiva que a moda tem frente ao mundo e os signos que podem ser utilizados para criarem mensagens consistentes e impactantes.

Já a sua mãe Catherine De Vil, para se mostrar alinhada ao que esperam de uma “boa mulher” naquela época, aparece sempre com maquiagem bem leve e vestida de conjuntos com padronagens que combinam entre si. Saias mídi com volume, referência ao New Look de Dior, revelando a delicadeza da feminilidade construída e reverenciada no imaginário do senso comum da década de 1970. Seguindo adiante, chegamos na Estella versão adulta e com um grande sonho: ser estilista de uma grande casa de moda. Criativa, transgressora e com uma visão vanguardista, a protagonista, que vive uma britânica em sua essência, mostra ao vestir-se sempre de peças com referências do movimento punk, com doses de design e recortes bem estruturados em suas camisas e calças pretas, a sua afinidade com o universo fashion. Somam-se a isso acessórios como boina, óculos com armação grossa e botas ao estilo punk. Tudo isso gera o residual na mente do telespectador que a jovem está à frente da moda de sua época, uma mulher que já olha para o futuro e exala pelos poros o desejo pela mudança da estética de um tempo. Algo bem de acordo com a sua personagem que vive em busca de uma moda mais pulsante. Ao imergir de vez no papel de Cruella, Estella assume papéis reveladores por meio de toda potência expressiva que a moda tem frente ao mundo e os signos que podem ser utilizados para criarem mensagens consistentes e impactantes. Ao desafiar o império e poder da estilista Baronesa, Cruella utiliza a cor vermelha para provocar abalos no reinado da sua arqui-inimiga. A cor que significa poder, sedução e energia de transformação, como a guerra, é um dos tons presentes no guarda-roupa de Cruella, como forma de resistência a um sistema já estabelecido na moda e o que foi, nas entrelinhas da trama, para a sua vida – uma vez que a Baronesa é o símbolo do que causou a dor na vida de Estella. No momento que a personagem surge com um vestido feito de retalhos de peças que foram descartadas da coleção que está sendo construída pela Baronesa, Cruella traz à trama o conceito urgente de ressignificar o futuro, com um novo modelo de pensamento diante dos hábitos diante do consumo. Um verdadeiro convite à transformação, seja de ideias ou hábitos. Por fim, não menos importante, quando o poder que de fato pertence à sua história chega, Cruella por mais que tenha já mostrado peças de alfaiataria bem cortada, agora é hora de simbolizar isso da melhor forma. Não à toa, seu blazer todo detalhado em um brilho minimalista, mas visível aos olhos de quem a acompanha em cada gesto. Fazendo alusão ao que Cruella cita em cenas finais: ‘se uma saia bem cortada pode salvar vidas’, imagina, então, quando você sabe o significado e poder de cada peça que tem no guarda-roupa? Você acaba criando as narrativas que deseja para cada dia da sua jornada.

ZMAGAZINE 39


Follow me

Conheça o charme de

Celebration

JÚLIA MOUTRAN

Fashion Influencer Developer (FLORIDA, USA) Owner Danpol Development LLC julia_moutran

A CIDADE CONSTRUÍDA PELA DISNEY E UMA DAS MAIS ALEGRES DA TERRA! POR JÚLIA MOUTRAN

Fotos @lilyziembaphoto

B

asta alguns passos pelas ruas tranquilas e cinematográficas de Celebration para sentir e viver sua atmosfera charmosa. E sim, estamos falando de uma cidade completamente projetada, que fez parte de mais um dos grandiosos projetos de Walt Disney. Vou contar! Celebration foi criada nos anos 1990 originalmente pela The Walt Disney Company, com o objetivo de construir uma área de moradia especialmente para os colaboradores dos parques. No início, a ideia era projetar pequenos apartamentos, que facilitariam a chegada dos funcionários pela proximidade da Disney. Mas, o projeto ganhou novos rumos, caiu no gosto dos americanos (e, claro, dos turistas) e acabou se tornando uma área glamourosa, repleta de restaurantes, bares, lojinhas e o famoso campo de golf público, que percorre pelas casas, o Celebration Golf Club, além das fascinantes mansões que chegam a custar 12 milhões de dólares! Além dos jardins surreais e das vistas dignas de vários clicks, Celebration é o local onde as pessoas se encontram para uma caminhada, para ler, fazer piquenique, beber, contemplar a vista e andar de carruagens ou patinetes motorizados. Ah, e não há quem não pare para olhar os crocodilos na beira do lago, que vira um verdadeiro espelho no pôr-do-sol.

40 ZMAGAZINE

Celebation Lakeside Park:

Hotel charmoso localizado bem em frente ao lago com as quadras de tênis, basquete e piscinas. Hoje, é lá onde se concentra um mix de apartamentos e casas surreais, inclusive de algumas celebridades brasileiras, além de eventos badalados como Oktoberfest, Halloween e a famosa chuva de neve no Natal. Celebration é fofa em todos os detalhes. E quem visita sabe: é muito mais do que mostram as fotos. Celebration é para se viver. Para sentir!


Longmeadow Park: Saia com patchwork criativo de Viktor&Rolf.

Market street:

rua onde tudo acontece e se localizam os melhores restaurantes, Wine Room e lojinhas.

Rock in chair: Ponto

London Style:

principal de Celebration Dowtown, onde se pode ver o espetáculo de fogos 4th of July (Independência dos EUA) e New Year’s. Macacão ODDS.

Bairro de estilo londrino. Vestido Balenciaga, botas R13.

Follow me... and celebrate life!

ZMAGAZINE 41


Fashion

RESORT 2022 PRONTO PARA VESTIR E, EM BREVE, SAIR!

Fotos: Brand

42 ZMAGAZINE

CourregeResort SS22

Stella McCartney Resort 2022

Giambattista Valli Resort 2022

C

onhecidas por serem apresentadas no meio do ano, um pouco antes das férias de verão do hemisfério norte, as coleções Resort ou Cruise conquistaram espaço importante no faturamento das grifes por trazerem itens de temporada com apelo de longa duração. Em tempos sem pandemia, essas apresentações aconteciam em instalações nada óbvias, muitas vezes fora das cidades que hospedam as temporadas de desfiles, com plateias exclusivas, vide o inesquecível desfile de Chanel em Cuba ou até mesmo o marcante cenário de Christian Dior em Marrakech, no palácio El Badi, do século XVI. Desta vez, a temporada de Resort 2022 teve seu calendário mais flexível, com apresentações que começaram em maio e se prolongaram até julho, com uma gama diversificada e imprevisível de tendências, que passeavam desde as propostas de beachwear até casacos volumosos, mas carregavam juntas o sentimento de um novo e breve vestir para sair. O contexto mais promissor e que carrega a esperança do fim do tempo pandêmico já aparece nas peças, que não estão mais preocupadas em manter o conforto tão em voga nos últimos tempos. Acompanhe as entrelinhas e destaques da temporada!

Vez dos minis Depois de mais de um ano de reuniões remotas e encontros virtuais, o retorno ao presencial promete ser marcado pelo comprimento mini, pronto para mostrar as pernas! As minissaias, símbolo da efervescência cultural e o modernismo de costumes da cidade no melhor do “Swinging London”, na década de 1960, vieram acompanhadas de ternos ou jaquetas mais curtas com uma vibe otimista. Proenza Schouler, Giambattista Valli, Stella McCartey e Versace apostaram na trend.


Emilio Pucci Resort 2022 MIlan

Carolina Herrera Resort 2022

É brilho que vocês querem? Na expectativa do retorno às festas, os vestidos com paetês e muito brilho ganham destaque. E depois de longas temporadas em que o a silhueta ampla reinou para valorizar os dias de conforto em casa, a modelagem mais justa e sensual pede licença. Lantejoulas de todas as cores e tamanhos já prometem ser a aposta da virada do ano, que deve vir acompanhada de dias melhores. Emilio Pucci, Carolina Herrera e Oscar de la Renta que o digam, não é?

Givenchy Resort 22

Mulher elástica E por falar em silhueta e modelagem, alô amantes das roupas justas e bem grudadinhas no corpo. A ideia de marcar a cintura com tecidos transparentes ganhou ainda mais fôlego quando Chanel e Givenchy fizeram suas apostas e tornaram a proposta ainda mais cool.

Chanel Resort 2022

Prabal Gurung Resort 2022

balmain re22 women look 03

Oscar de la Renta Resort 2022

ZMAGAZINE 43


Leggings de luxo

Fotos: Brand

Burberry Resort 2022

Dior Resort 2022

GregAvenel

Direto das academias mais luxuosas do mundo para o dia a dia. Polêmica por sempre dividir opiniões sobre seu uso fora do ambiente esportivo, as leggings se revitalizaram e estão prontas para substituir o moletom, rei das últimas temporadas. Ricas em padrões gráficos e cores, elas aparecem debaixo de saia, vestido e sobretudo.

Foto: Chris Rhodes Couresy of Burberry

fashion

44 ZMAGAZINE


Blumarine Resort 2022

Antonio Marras Resort 2022

Diante de tantas propostas glamourosas e sedutoras, o denim chega para cumprir a função que mais conhece: deixar a proposta descontraída e, ao mesmo tempo, fashion. Com resgate dos anos 60, 70 e 80, o material apareceu em diversas partes do look, da sandália de Antonio Marras até a bandana e cintos afivelados de Carolina Herrera.

Carolina Herrera Resort 2022

Denim sim!

ZMAGAZINE 45


46 ZMAGAZINE

A sobreposição também faz parte das grandes apostas do Resort 2022, que já parece migrar da vibe de minimalismo dos moletons para um maximalismo de peças usadas juntas. Camisas sobre vestidos, suéteres amarrados na cintura e cachecóis sobre as golas são o novo normal e prometem movimentar o seu guarda-roupa.

Stella McCartney Resort 2022

De Nicolas Ghesquière, da Louis Vuitton, a Maria Grazia Chiuri, de Christian Dior, concordam que um vestido ajustável é o must have para um estilo de vida mais imprevisível e em constante mudança. Basta um elástico para aumentar ou reduzir o volume.

Um sobre o outro

foto: Filippo-Fior

Fotos: Brand

Volumosos e ajustáveis

Louis-Vuitton-Resort-2022

Phillip Lim Resort 22

Hillier Bartley Resort 2022 New York

Fashion


Courreges Resort SS22

Foto: GregAvenel

Depois da febre das bandanas e dos chapéus, agora é a hora de ter o boné em mente. O acessório que vem do universo esportivo foi combinado com quase todas as tendências citadas nessa matéria: de legging à minissaia.

Gucci 42

foto: Filippo-Fior

Louis-Vuitton-Resort-2022

Sacai Resort 2022

Hit na cabeça!

ZMAGAZINE 47


Alta-Costura

ALTA-COSTURA

Foto: Chanel divulgação

FALL 2021

48 ZMAGAZINE

TENDÊNCIAS, SIGNIFICADOS E MENSAGENS DAS APRESENTAÇÕES DA SEMANA MAIS LUXUOSA DO MUNDO POR RAÍSSA ZOGBI


Humanismo sensível Com foco no impressionismo, no cubismo e na era do jazz, Chanel também carrega o olhar e a dedicação humana nas peças. “Na jaqueta Chanel feita com fios de plumas, que consumiu mais de 2.000 horas de trabalho manual altamente especializado, e nos espaços cênicos como o Palais Galliera, inspirado no Renascimento Italiano, sabidamente período de florescimento e valorização das artes e das ciências”, salienta Clotilde.

Foto: ©ADRIEN-DIRAND

Chanel:

Dior: A coleção de Maria Grazia Chiuri explora uma cartela de cores de preto, branco, cinza e tons terrosos com foco total no tecido. São ternos, tailleurs e vestidos de contos de fadas com tom escapista. “O humanismo sensível acontece na tapeçaria panorâmica que abriga o desfile da Dior, desenhada pela artista Eva Jospin inspirada nas paredes da Sala do Bordado Indiano no Palazzo Colonna, na Itália e tecida em uma comunidade de mulheres na Índia”, lembra a especialista.

Valentino: “A ambientação do

Foto: Alessandro Lucioni GoRunway

D

a esperada estreia de Pieter Mulier, na Alaïa, ao tão aguardado de Balenciaga, com desfiles presenciais e virtuais, a temporada de inverno 2021 de alta-costura trouxe tendências e mensagens a partir das produções que traduzem e fazem referência a um cenário mais promissor da pandemia. Por meio de flertes com a arte moderna e contemporânea, essa edição da couture coloca em pauta questões já abordadas pela moda, como responsabilidade ambiental e social, feminismo, multiculturalismo, diversidade de gênero e tecnologia e aponta para um maior alinhamento ao cenário. A Professora titular de Publicidade e Semiótica da USP e fundadora da Casa Semio, Clotilde Perez, explica essa relação e identifica mensagens que dialogam com o contexto. “A retomada dos desfiles presenciais das marcas de alta-costura instalou sentidos muito próprios do nosso tempo ainda pandêmico, mostrando o quando a moda é um caminho privilegiado de entendimento e de expressão do zeitgeist (espírito do tempo). Humanismo sensível, escapismo imaginativo, melancolia sutil e o vínculo seguro são os valores expressos nas coleções Fall 2021-2022”, explica. Acompanhe.

desfile da Valentino no Arsenale, em Veneza, reconhecido espaço expressivo da pujança da cidade durante o Renascimento, é uma referência imediata do humanismo na sua face sensível e criadora. Humanismo nas roupas, tecidos e acabamentos, nos acessórios, na arquitetura e nas sonoridades e nas temáticas que nomeiam os desfiles”, explica. ZMAGAZINE 49


Schiaparelli Couture Fall 21 Foto: Alessandro Lucioni GoRunway

Schiaparelli Couture Fall 21

Foto: Daniel Roseberry Brand 50 ZMAGAZINE

Foto: Daniel Roseberry Brand

Escapismo imaginativo Armani Prive Fall 2021 Couture

Valentino Couture Fall 21

Foto: Filippo Fior GoRunway

Alta-Costura

Na esperança e sede por dias melhores, as grifes trabalharam o escapismo como forma de já prever um retorno nada discreto às festas e aos eventos. “As bijuterias corpóreas de Schiaparelli, metonímias hiperbólicas de narizes, bocas e lábios, orelhas e até pulmões, dão o tom imaginativo e sugestivo da sensibilidade, do mesmo modo que intensificam a presença pela energética e estimulante cor dourada”, conta Clotilde. O brilho e o volume, bastante marcante em Valentino, também surgem para reforçar o desejo de fugir da realidade. “Os brilhos intensos de Armani e o próprio título do desfile Shine, nos aproximam de um mundo eufórico, ainda que contido. A suspensão da realidade com o consequente distanciamento do cotidiano também está presente nos imensos volumes de saias, capas e mangas em cores nada naturais de Schiaparelli e dos vestidos de festa da Valentino. D o b r a s, s o b r e p o s i ç õ e s, babados, drapeados e cores intensas favorecem o glamour e a opulência desconcertante e fantástica”, pontua a professora.


Foto: Alessandro Lucioni GoRunway

Armani Prive Fall 21 Couture

Fonte: Brand

Fonte: Brand

Azzaro Couture Fall 21

Azzaro Couture Fall 21

Melancolia sutil

Sendo a moda o reflexo da sociedade, como não falar sobre os mais diversos sentimentos vividos durante mais de um ano de pandemia, novos hábitos e adaptações? A expressão da melancolia também teve espaço nas coleções. “Inevitáveis as expressões de sofrimento no conjunto dos desfiles da altacostura, o que sinaliza um luxo conectado com o seu tempo”. Clotilde reforça a escolha da voz de Cosima, cantora inglesa, que interpretou ao vivo Calling You na abertura do desfile da Valentino. “Inadvertidamente poderia levar às lágrimas o público”, conta. Os tons sóbrios e o monocromático também marcam essa tendência. “A austeridade da monocromia e das roupas pretas na ambiência também preta de Azzaro é outro sinal de um espírito contido. Um sentimento de incapacidade, de perda do humano, de tristeza e certo lamento também se materializaram nas cores em tons pastel de Dior e principalmente na coleção em tons suaves e neutros de Giorgio Armani”, reforça. ZMAGAZINE 51


52 ZMAGAZINE

Foto: Alessandro Lucioni Gorunway

Foto: Alessandro Lucioni Gorunway

Foto: Gorunway

Chanel Couture Fall 21

Chanel Couture Fall 21

Christian Dior Couture Fall 21

y

Alta-Costura

Vínculo seguro


Assim como em outros períodos conturbados da história, que foram marcados por um retorno ao clássico, as coleções de alta-costura inverno 2021 também demonstram esse comportamento. “O vínculo associado à busca da segurança esteve presente em múltiplas expressões. Em Chanel a moda é apresentada como uma manifestação inequívoca dos inícios da marca nos anos 20 e 30, com o predomínio de tecidos macios, que sugerem a agradabilidade do toque e do olhar, a presença marcante do tweed em suas tramas sofisticadas de tule, fitas e rendas e a delicadeza as flores nos detalhes de botões

e acabamentos nos vinculam à mente inventiva e sensível de Coco Chanel”. A segurança esteve presente na seleção dos espaços das apresentações, como a Embaixada da Itália em Paris, escolha de Armani, assim como o Palais Galliera em Chanel ou ainda o Arsenale em Veneza para Valentino. “Um certo retorno ao criador e ao local de origem das grifes produz a necessária sensação de segurança tão imprescindível em momentos de crise como a que passamos nos últimos tempos”, finaliza Clotilde Perez.

valentino veneza ZMAGAZINE 53


Beleza

Para além da

estética! CONHEÇA AS NOVAS MODALIDADES QUE AUXILIAM NO PÓS-OPERATÓRIO DE CIRURGIAS PLÁSTICAS

T

alvez você não saiba para quê serve, mas certamente já viu alguém usando essas “fitinhas” pelo corpo. Com diversas funções no tratamento fisioterapêutico, essa bandagem elástica que tem sido muito utilizada também no pós-cirúrgico, com diversos benefícios para os pacientes.

Fotos: Divulgação

O “Taping Trans Operatório” são fitinhas colocadas dentro do centro cirúrgico logo após o término da operação e utilizados também nos dias subsequentes à cirurgia. “O taping é uma bandagem elástica que tem sido muito utilizada na cirurgia plástica trazendo inúmeras vantagens para os pacientes no pós-operatório pois preserva a mobilidade do corpo e reduz eventuais chances de complicações após o procedimento cirúrgico. Seus benefícios são cientificamente comprovados e além disso, também contribuem com a prevenção da abertura dos pontos, otimização dos efeitos da cinta, tratamento de seroma, cicatriz hipertrófica e gera mais conforto e segurança aos pacientes”, comenta a fisioterapeuta e esteticista credenciada pelo Método Renata França, Sonia Paladini.

Outros de seus inúmeros benefícios é auxiliar no controle e na diminuição de edemas (inchaço) e evitar a equimose (o roxo que surge na pele após uma cirurgia). A aplicação do taping diminui o número de sessões de fisioterapia pós-operatória, além da redução do aparecimento de fibrose (cicatriz que se forma internamente após uma cirurgia). A fisioterapeuta explica que a técnica funciona por ação mecânica, com a elevação e movimentação da pele. “Não possui medicamento e realiza drenagem linfática por 24 horas, podendo ficar na pele por até 7 dias”, conta. É aplicada, inclusive antes da colocação da malha e é feita por fisioterapeutas especializados nessa técnica, capacitados para realizar a ação na qual necessita ter a tensão e o tamanho da bandagem adequados para as necessidades de cada paciente.

e a sessões d a d a h n li A em de drenag massagem ultrapassa as o taping nsalinfática, e hoje se co s ca ti té s e a e questões d ferramentas eficaz o m fo co n co rgram o segura e çã a it il b a na re acientes. tável dos p

SONIA PALADINI

Fisioterapeuta e esteticista credenciada pelo Método Renata França


Inspiração de makes direto da passarela

Foto: Divulgação

Um estilo de maquiagem diferente do comum, a pele é iluminada e bem feita, totalmente voltada para os lábios corados feitos com liptint para ser mais natural. “Esse tipo de proposta já esteve em alta e agora vai voltar. Pode ser usada para o dia a dia ou até mesmo para um evento que seja externo. Várias mulheres têm optado por combinar essa make com um penteado estilo molhado, que também é outra tendência de beleza para as festas”, afirma Jacke.

Beleza natural

Foto: Acervo

Delineado colorido

Uma tendência que ganhou força em 2021, o delineado colorido é uma aposta certeira para quem ama ousar e experimentar técnicas diferentes. “É uma proposta para quem é mais ousado. Pode ser usado em uma festa e até para um casamento dependendo do look escolhido, ou em produção de uma festa ou balada. Tem pessoas que gostam de usar no dia a dia e também não tem problema nenhum”, comenta a maquiadora.

Não é de hoje que a make natural virou a queridinha das gurus de beleza e a tendência foi parar também nas principais passarelas da semana de moda. A técnica consiste em passar produtos que não pesam e reforçam a beleza natural e se destacam no resultado da preparação da pele. “Muitas clientes procuram utilizar produtos mais leves e com acabamento suave, sem pesar. O truque da make natural é saber onde aplicar para realçar a beleza individual de cada pessoa”, completa Jacke Barbosa.

Foto: Acervo

N

as semanas de moda, o principal assunto que surge comentários são os looks e produções desfilados nas passarelas. Mas, e a beleza? O que ela representa? As tendências de make também surgem durante os fashion shows e influenciam todo um mercado de cosméticos e trends do mundo beauty, inclusive na maquiagem de festa. Nossa colunista e maquiadora especializada em produções de festa, Jacke Barbosa, deu dicas imperdíveis de makes inspiradas nas semanas de moda.

Pele glow e boca corada

aluf

NOVAS TÉCNICAS E CORES QUE MUDARAM AS TENDÊNCIAS DA MAQUIAGEM DE FESTA

JACKE BARBOSA

Maquiadora, hair stylist, lash designer e micropigmentadora

ZMAGAZINE 55


Fashion

Look Descomplicando o

1.

É neon que vocês querem?

2.

Então, é isso que o verão 2022 já te promete! E a fashion influencer Júlia Moutran aposta com força na tendência! Com foco total nos acessórios, que viajam pela paleta acesa e incandescente do neon, o look é todo pensado com o alinhamento ao vestido branco assimétrico com babados. Gostou? A Z roubou todas as referências para você aqui. Anote e inspire-se!

Fotos: Divulgação

3. 1. TWILLY eau ginger eau de parfum hermès 2. asymmetric gypsy dress (faith connexion) 3. a lec hats 4. pouch bottega veneta 5. gucci eyewear 6. amina muaddi jami e ankle wrap flat form sandals.

56 ZMAGAZINE

5. 6.

4. BY


Beleza

Brow Lamination ! A D D N O O O A MOMENT A moda que agradou as artistas e celebridades por todo o país agora é febre nos salões de beleza.

N

os anos 2000 a moda era eliminar qualquer excesso de pelos nas sobrancelhas. A tendência era deixá-las super fininhas. Com o passar do tempo, isso foi mudando, as técnicas de cuidado das sobrancelhas se transformaram em inovação e tecnologia. Hoje ter as sobrancelhas grossas, com os pelos penteadinhos para cima é uma tendência que agradou aos artistas no mundo inteiro. Anitta, Grazi Massafera e até a Beyoncé se renderam ao Brow Lamination. E essa onda invadiu feito um maremoto nos salões do mundo inteiro, inclusive aqui no Brasil.

Sobre o Brow Lamination Tendência de deixar as sobrancelhas bem marcadas e desenhadas. Porém, com aspecto super natural. É realizado uma espécie de “alisamento dos fios”, para que eles possam ser manipulados e penteados para cima. Criando uma unidade uniforme na forma das sobrancelhas. É realizada a fixação dos fios com produtos e cola hidratante. Em alguns casos, quando se tem poucos fios é necessário trazer pigmentação para tingir as áreas de falha. O Brow Lamination pode trazer um resultado suave e romântico, como também um aspecto mais selvagem e poderoso. Tudo vai da personalidade de quem faz, como também de acordo com o gosto do cliente. Se pensarmos bem, hoje as sobrancelhas de Frida Kahlo, bem cuidadas, seriam um must no mundo da moda! Invejada, copiada e admirada por todas as mulheres de personalidade. É possível aliar alguma técnica além do Brow Lamination para ficar ainda mais incrível? A resposta é: CLARO QUE SIM! Outra técnica que invadiu os salões de beleza como também as redes sociais foi o Lash lift. O Lash, assim chamado nos salões, utiliza produtos que alinham, levantam e curvam os cílios. Deixando aquele efeito de cinema da raiz até a ponta do fio. Porém este procedimento é diferente do alongamento de cílios. Aqui o foco é o cuidado dos fios que a cliente já tem. Tingindo-os para

KAMILA CARVALHO

CK Artist no Salão do Mestre Cabeleireiro Celso Kamura em Campinas. @ck.mila)

criar mais volume e suavidade. Cada procedimento cabe de diferentes formas, quantidade e tempos diferentes para cada cliente. Então é importante visitar seu salão de beleza e fazer uma análise com sua profissional. Porém, em média, o procedimento dura de 2 a 3 meses dependendo de cada cliente.

Gostou das dicas? Lá no Instagram do salão C.Kamura você encontra mais trabalhos meus com dicas e resultados que eu garanto que você vai amar. (@ Ckamuraexpress_cambuicampinas) ZMAGAZINE 57


Nécessaire Xô Manchinhas! Se você é do time que se incomoda com as manchinhas que podem surgir por conta dos raios solares ou outros diversos motivos, anote a dica! O lançamento da Be Belle, Be Fresh, conta com um blend exclusivo de ativos para combater manchas de diversas causas. O Be Fresh é um dermocosmético clareador com potente ação antioxidante. Além de manter a pele mais saudável, o produto também é amigo do meio ambiente e não pratica testagem em animais na composição.

Super Hidratação

Nécessaire consciente LANÇAMENTOS DE PRODUTOS E COSMÉTICOS PARA USAR SEM MEDO!

O novo hidratante corporal “Nutribalm Lipid Replenish” da Ada Tina Italy, previne escurecimento e envelhecimento da pele do corpo, além de proporcionar uma hidratação pesada para áreas mais ressecadas do corpo, como os cotovelos. A marca ainda é aliada do movimento cruelty free e possui ingredientes livres de parabenos.

A

importância do cuidado com a pele é, com certeza, uma pauta muito rica e cheia de aprendizados. Lavar o rosto, passar hidratante, usar protetor diariamente e tomar bastante água são alguns dos passos mais importantes para se obter uma rotina de skincare de sucesso. Mas, que tal juntar essa rotina com produtos que são 100% amigos dos animais? Isso mesmo! A Z Magazine montou uma nécessaire recheada de lançamentos que possuem esse cuidado com o planeta e os animais. Vem com a gente!

Fotos: Divulgação

Booster de Caviar

58 ZMAGAZINE

O lançamento do Pearly Booster Caviar, sérum desenvolvido pela Be Belle, traz a nanotecnologia em um formato elegante e inovador para o combate ao envelhecimento da pele. Com uma tecnologia exclusiva em formato de pérolas que auxilia no rejuvenescimento da pele, o produto também contém extrato de caviar e ácido hialurônico para combater rugas e o ressecamento natural da pele. Chique and consciente!


Travel Set

Dupla Poderosa Com foco no comportamento de consumo consciente da Geração Z, os produtos Best Skin Ever, nova linha de maquiagem da Sephora, fazem parte de uma nova era de cosméticos. O lançamento contém base e corretivo com acabamento natural, além de serem livres de ingredientes que maltratam a pele.

Para uma nécessaire de viagem mais compacta, a CURAPROX desenvolveu o Travel Set, um kit para cuidados orais ideal para ser levado na mala. O kit conta com a escova CS 5460 Ultra Soft desmontável, um creme dental vegana Be You e duas escovas interdentais. Disponível em 6 cores (amarelo, azul, rosa, vermelho, verde e laranja), a marca é conhecida pelos produtos feitos a partir de origem vegetal e livre de crueldade na composição. Perfeito para as amantes de viagens e do planeta!

ZMAGAZINE 59


AS TENDÊNCIAS QUE SE REPETEM NA PASSARELA E NA DECORAÇÃO

60 ZMAGAZINE

Foto: Pinterest

D

epois de quase dois anos de isolamento social, não é surpresa alguma que a casa tenha conquistado todos os holofotes e se tornado prioridade na lista de investimento daqueles que a habitam. Com o fortalecimento do home office, adaptar os ambientes da casa e equipá-la para manter o conforto e lazer passou a ser uma necessidade. Uma pesquisa realizada pela Criteo, plataforma de marketing para e-commerce, sobre o comportamento de compras online no Brasil mostrou que os produtos destinados à decoração tiveram crescimento de 28% nas vendas online. Além disso, o estudo registrou aumento de 188% nas vendas de itens para a sala de jantar e 161% em prateleiras. Como reflexo do momento e com o desejo de manter a casa em dia, assim como a moda, a decoração já aponta as tendências que o consumidor tem buscado. Acompanhe, então, cinco tendências que fazem sucesso nas passarelas e dentro de casa!

Cor, por favor! Se as cores são sinônimos de alegria na Alta-Costura de Valentino, na decoração de agora elas têm ainda mais sentido! Seja nas paredes vibrantes ou em móveis e objetos, colorir a casa ganhou força com a pandemia e promete deixar os ambientes com mais personalidade.

Foto: Brand

fashion

Foto: Filippo Fior GoRunway

DOBRADINHA

Valentino Couture Fall 21

Decor


Balenciaga Couture Fall 21

Comfy Assim como as peças com modelagens mais amplas e tecidos aconchegantes ganharam destaque na moda, a busca por conforto também passou a ser uma prioridade para os espaços da casa. Seja em versões rústicas ou tradicionais, o conforto pode ser sentido em texturas, tecidos, cores e iluminação.

Foto: Marijke Aerden

Natural em alta

Viktor and Rolf Couture Fall 21

A estampa mais romântica da moda invadiu o ambiente de casa para mostrar que é versátil e sabe trazer acalento. As flores, além das naturais nos jardins e vasos, passaram a habitar os espaços em forma de papel de parede ou pintura.

Os tecidos e as referências naturais desfilam nas passarelas e nos móveis de casa, também como forma de aproximar a natureza do humano e, assim, inspirar um conforto simples e minimalista.

Foto: Pinterest

Foto: Pinterest

Foto: Brand

Flores pra lá e pra cá

Foto: Pinterest

Jean Paul Gaultier Fall 21 Couture

Foto: Pinterest

À la realeza

Viktor & Rolf se inspirou na monarquia para sua coleção de alta-costura, que também parece dar match com a decor. Com referências dignas de castelos, a sofisticação aparece como elemento de escapismo.

Fendi Couture Fall 21


Travel

O melhor hotel do mundo!

O COLLINE DE FRANCE FICA EM GRAMADO (RS) E FOI CONSIDERADO O MELHOR HOTEL DO MUNDO PELO TRIPADVISOR POR LUCAS ESTEVAM

ESTEVAM*

Fotos divulgação

F

Um dos principais blogueiros de viagem do Brasil

ala viajantes! Tudo bem com vocês? Vim contar da minha experiência no melhor hotel do mundo. E sim: ele está no Brasil! Localizado no Rio Grande do Sul, na cidade de Gramado, o Colline de France, foi eleito o melhor do mundo pelo TripAdvisor. A plataforma de avaliações e troca de dicas de viagem realiza, anualmente, o Traveller’s Choice Awards, uma premiação que acontece a partir da opinião e experiência dos próprios usuários para eleger tanto destinos de destaque, quanto hospedagens. Na edição desse ano, o hotel de luxo foi o primeiro estabelecimento brasileiro a alcançar o primeiro lugar da lista de hotelaria mundial, à frente de hotéis super renomados até da Maldivas, Suíça, Grécia e muitos outros.

62 ZMAGAZINE


E sim, viajante, eu tive a honra de conhecer! Ao chegar, fui recebido com uma taça de espumante e já percebi que a experiência seria incrível. O café da manhã superou minhas expectativas, com um menu variado. O hotel te proporciona uma experiência europeia, com referências arquitetônicas e decoração que fazem total diferença na hospedagem. São 34 suítes com móveis estilo francês esculpidos à mão e muito luxo por todos os lados. Me senti dentro de um castelo! Em breve, será construída uma piscina aquecida para aproveitar o “verão” gaúcho. Durante a pandemia, por conta das restrições de circulação, o turismo nacional ganhou evidência e saber que o melhor hotel do mundo fica no Brasil é uma grande honra. A hospedagem em média custa R$4 mil reais por noite e vale cada centavo. Se você quer ter uma experiência europeia sem sair do país, visitar o Colline de France vai te surpreender. Fica a dia!

ZMAGAZINE 63


Numerologia

Sua energia para este mês POR APARECIDA LIBERATO

A

vida passa por ciclos que duram nove tempos. A cada aniversário começa um novo ano numerológico que vai até o próximo. O ano numerológico traz a você experiências, oportunidades, dificuldades e desafios específicos. No entanto, o ritmo do ano numerológico é alterado pela energia de cada mês. Quando muda o mês você passa a viver uma energia especial dentro da energia do seu ano. É importante saber qual é a vibração mensal para que você possa conhecer seus desafios mais imediatos e, assim, lidar melhor com as dificuldades, aproveitando ao máximo as possibilidades.

1

2

IMPULSO E VOS RUMOS NO

APARECIDA LIBERATO

Numeróloga

aparecidaliberato

A energia deste mês influencia os seus relacionamentos sejam sociais, familiares ou aparecidaliberato.com.br de trabalho. Note que, como este é seu ano 1, em que é necessário assumir o comando de sua vida, pode sentir que algumas pessoas atravessam o seu caminho e dificultam a sua movimentação. Pode haver desentendimentos, mas você está recebendo o impulso do universo para ir adiante, lidando com todos os obstáculos. Dissoluções de sociedade e separações irão trazer a você a oportunidade de dar um novo direcionamento para a sua vida, confiando em si mesmo e agindo com autonomia. Tome a iniciativa para fazer novos relacionamentos.

3

RESPONSABILIDADES E PERSEVERANÇA

São contraditórios os números do seu ano e seu mês e isso faz com que você precise dar uma freada nas atividades sociais, viagens, e em tudo o que faz com que você deixe de trabalhar ou com que você gaste seu dinheiro. US ENT IASMO Invista sua energia no trabalho, dever, responsabilidades e EALIZAÇÃO perseverança. Você se sentirá um pouco sufocada e isso ER se deve a esse antagonismo de energias mas insista Neste mês você conclui, com sucesso, em dedicar-se aos seus objetivos e cumprir suas projetos programados nos meses metas. Afaste os sonhos impossíveis, cheios de anteriores, principalmente os que foram romantismo e beleza e aprecie a sua posição desenvolvidos em parcerias. Este é um na realidade de sua vida e do dia a dia. período promissor em que você tem mais Arrume o que está abandonado em : o visibilidade e isso faz com que você seja ã ç e fora de lugar. Faça a v Obser ua soma mais popular entre as pessoas. Nos negócios, s planejamento. e caso d otal 10, t sucesso! Se você trabalha com comunicação m u n resultar mero 1, e em ou comércio este é um excelente período o nú consulte tal 11 consulte para expandir seus horizontes. O to caso de mero 2. seu entusiasmo atrai pessoas ú on e oportunidades. É possível conhecer alguém que resultará Some o dia com em um futuro relacionamento. OPORTUNIDADES o mês de nascimento e o Casamento também faz parte desta ano do último aniversário energia, assim como viagens E ADAPTAÇÃO e diversão. Disfrute este As condições estabelecidas no seu dia a dia período positivo! mudam. Você se surpreende a cada momento com novos fatos. Muitos deles tumultuam a sua vida, a sua rotina, 10/01/2021 mas não permita que isso o desestabilize. Você precisa ser versátil, aceitar a mudança e se adaptar ao novo. Lembre-se que a mudança pode 1+0+0+1+2+0+2+1 = 7 trazer interessantes oportunidades. Aproveite este momento para ser CONSULTE O Número 7 mais ousado e fazer algo inusitado que poderá trazer mais estímulo a você. Ficar somente na rotina, repetindo o que já sabe não irá contribuir para seu crescimento.

Descubra qual é a sua energia atual fazendo o seguinte cálculo :

Exemplo:

64 ZMAGAZINE

4


5

DEDICAÇÃO E NOVAS DIREÇÕES

6

Neste mês você recebe o apoio de pessoas que vão contribuir para que olhe em diferentes direções. Você poderá ter a ajuda de um amigo para conseguir um novo trabalho, ou então ser requisitado para fazer uma apresentação sobre um assunto que conheça bem. Alguém entrará em sua vida a partir da indicação de uma pessoa de sua convivência. Mas uma das características do seu ano é a instabilidade e então não espere que o que você conquistou dure para sempre. Há assuntos familiares que irão exigir dedicação de sua parte.

8 7 RTALECIMENTO O F E FOCO

ANQUILI DADE TR O N C F I E ANÇA Diminua o ritmo intenso em que você vem vivendo ultimamente. É necessário cuidar da saúde em primeiro lugar. Descanse e busque tranquilidade. Os amigos e familiares darão o apoio que você precisa. Se há projetos por terminar, não tenha pressa e não pressione a si mesmo. O destino se encarrega para que tudo aconteça no tempo certo. O importante agora é ter calma e diminuir a exigência. As noticias que receber agora podem gerar descontentamento, mas é passageiro e breve você irá perceber que o resultado foi bom.

DECISÕES E RESILIÊNCIA

Após o período de teste do mês passado, você se sente agora mais aliviado. Pode então tomar decisões com base em certezas que estão muito claras para você. Não tenha receio em definir e agir. Algumas circunstâncias difíceis e instáveis têm que chegar ao fim. Mas evite começar algo novo neste momento. Tem antes que se recuperar, tomar fôlego e arrumar tudo. Deixe de lado seus medos e com certeza sua saúde irá melhorar.

9

Você precisa confiar em si mesmo e realmente acreditar que pode modificar a sua situação. Até o mês passado parecia que nada iria dar resultado positivo e que o ¨barco iria afundar¨ mas VOS HORIZONTES neste mês você se fortalece e é capaz de encontrar saídas para NO a crise que vem atravessando. Assuma a sua realidade, faça E RENOVAÇÃO o necessário e o obrigatório. Não perca mais tempo e saia deste círculo que você mesmo construiu. Neste mês você irá ampliar seus horizontes e perceber que há Os negócios devem ser reativados e você muito a fazer. Essa é uma energia de renovação e abre possibilidades precisa voltar a ter o controle das para o seu futuro. Durante este período é possível mudança de emprego situações. Com disposição, ou de moradia. Diminua despesas e corte excessos. Neste mês você você volta a conviver começa o processo de término de uma fase de sua vida que está com as pessoas. ficando para trás por isso pode ser mais sentimental. Vá se desligando pouco a pouco do que é antigo e dispensável e ao mesmo tempo dê abertura para novos aprendizados e experiências.

ZMAGAZINE 65


Itinerário Z

Onde encontrar a sua

A distribuição dirigida via mailing da Z Magazine impressa

Condomínios Residenciais

2,5 mil exemplares

Diferente de uma revista distribuída, o nosso processo é dirigido e

DIRETORA DE REDAÇÃO:

Cristiane Gracioli cris@gracioli.com.br

autorizado pela gestão de cada condomínio. Temos um profissional credenciado e autorizado a entrar e entregar a revista em cada residência cadstrada.

DIRETOR COMERCIAL E PROJETOS ESPECIAIS:

Eduardo Gracioli eduardo@gracioli.com.br

Mailing Próprio da Revista

1,5 mil exemplares

JORNALISTA RESPONSÁVEL:

Raíssa Zogbi - MTB-SP 82459

Com perfil e interesse, a Editora Gracioli construiu, durante 25 anos, um mailing próprio para distribuição dirigida com etiquetas nominais, a partir de leitores que demonstraram interesse no conteúdo da publicação, bem como no público potencial dos anunciantes.

Pontos Comerciais / Clientes

1 mil exemplares

Com alta rotatividade, nossos pontos comerciais cadastrados foram pensados estrategicamente para alcançar um púbico diversificado

REDAÇÃO:

Raíssa Zogbi redacao2@gracioli.com.br Estagiária: Lara Biffe redacao4@gracioli.com.br PROJETO GRÁFICO:

Gracioli Editora

dentro do foco da revista.

DESIGNERS:

Marcelo Borges e Ricardo José Pontin DISTRIBUIÇÃO E CIRCULAÇÃO: agosto, 2020

dezembro, novembro, 2020

março, 2021

contato@gracioli.com.br

Tiragem 5 mil exemplares.

EDIÇÃO 163 ANO 16

Novos da moda Novorumos caminho

EDIÇÃO 164 ANO 16

Novo 2021

EDIÇÃO 165 ANO 17

Moda em movimento

Distribuição, circulação e assinaturas: (19) 3201.5715 ou contato@gracioli.com.br

66 ZMAGAZINE

/zmagazinecampinas

GRACIOLI EDITORA - DESDE 1994 AV. DR. HERMAS BRAGA, 532 NOVA CAMPINAS, CAMPINAS, SP. CEP 13092.133 - TEL: 55 19 3201.5715

A Z MAGAZINE é uma publicação da Gracioli Editora, dedicada ao segmento do luxo, fundada em 2004. Todos os direitos reservados. É proibida sua reprodução total ou parcial sem autorização.

@z_magazine_

55 19 97403 3551


“More is more, less is a bore”

100 anos de Iris Apfel Viva Iris Apfel! Neste aniversário, o maior presente quem ganhou foi a Z Magazine, que teve a honra de receber dois corações em for ma de comentário no post de homenagem ao seu aniversário no Instagram (@z_magazine_) dessa grande mulher. Referência para o universo do design e da moda com suas cores e formas exóticas, Iris comunica para o mundo sua alegria e força pela forma que se veste.

Sandro Del Pires

Artista plástico, ilustrador e pintor com especialidade em pinturas em telas. Já pintou obras para algumas personalidades como Lázaro Ramos, Jorge Ben Jor, Seu Jorge, Alcione, Leticia Sabatella, Muricy Ramalho, Denilson, Armindo Dias e o neto do Mahatma Gandhi,¨Arun Gandhi¨. www.pintandofelicidades.com

@Sandro_Del_Pires

(19) 98168-0726


Leia o QR CODE para saber mais ou acesse


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.