Cartilha FENAM 2.0

Page 1

#NÚMEROS

CARTILHA DAS REDES SOCIAIS para webmilitantes

médicos

No brasil 1ª maior base de usuários de MSN do mundo; 2ª maior base de usuários do YOUTUBE do mundo; 2ª maior base de GMAIL do mundo; 1ª maior base de usuários de ORKUT do mundo; 2ª maior base de usuários de TWITTER do mundo; e a 3ª maior base de usuários de FACEBOOK do mundo.


O brasileiro fica, em média,

45 horas conectadas por mês,

3 bilhões de vídeos online por mês e gasta a maior parte do tempo nas redes sociais (67% dos conectados). Desde que começaram a usar a Internet, 93% dos brasileiros se consideram mais informados, 47% mais consumistas e 88% mais instruídos. assiste quase

Fonte: Censo IBGE 2010 / IBOPE NetRatings / IDG Now / FNazca / FRadar / ComScore - 2010


Comunicação WEB

Infográfico criado por: Blog - O Jornalista


Praticamente

• Links

A mesmA,

mas com algumas

diferenças: • Reportagem lateral

Não fique só no texto, expanda sua história! A web oferece a flexibilidade para agregar valor a sua notícia. Quais imagens eu posso utilizar para enriquecer a minha história? Existe algum vídeo interessante que fundamente o tema abordado? Posso produzir um gráfico que ilustre melhor a matéria? Mapas? Para quais sites posso linkar partes da história para que o leitor obtenha mais informações sobre o assunto? Links para matérias anteriores? Documentos ou arquivos em PDF? Enquetes e fóruns de discussão sobre o foco da notícia?

• O que atrai o leitor? Título / Subtítulo / Lead / Links / Palavras-chaves O segredo é darmos condições aos usuários e escrever de forma criativa, com organização de links, facilitando o acesso do leitor ao conteúdo, para decidirem o quão curta ou extensa será a leitura, de acordo com os interesses.

• Saber lidar com críticas

Muito importante! Uma vez que a maioria dos sites são abertos a comentários que podem ou não concordar com a informação e o ponto de vista do comunicador. Cabe a ele transformar a crítica em oportunidade de melhorar seu relacionamento com sua audiência.

“News doesn’t always have to be a finished story. In some cases, a launching point might be even more intriguing and engaging.”

Amy Garhan

Assuma o papel de curador de conteúdo ao utilizar o poder dos links em suas notícias, apontando aos leitores a melhor direção a seguir e a melhor informação disponível sobre o tema. Dentre as centenas de links que tenho para utilizar, quais os dois ou três mais didáticos, claros e atualizados que posso oferecer ao meu leitor? Direcione o leitor através de links que passem por diferentes áreas do seu próprio portal/website.

• Audiência

A audiência virá buscar informações de diferentes lugares. Quando um comunicador compila um conjunto de fatos, dados e informações para escrever uma história na internet, ou um conjunto de histórias, qual o arranjo ou justaposição destes elementos será realmente eficiente em prover uma boa e satisfatória experiência para esta audiência? Ouça sempre os seus leitores, eles responderão a essa pergunta.

PENSE: Comunidades/Grupos = Nichos de interesse. LEMBRE-SE: Notícia = Conversação • Comunicador do futuro

O comunicador precisa mudar seu pensamento! Ao lidar com conteúdo online o jornalista que escreve para esse meio deve entender a Convergência Midíática (utilização de diferentes mídias). Deve estar preparado para cobrir eventos em tempo real nas mídias sociais, via telefone celular, Twitter, Facebook e utilizar diferentes plataformas como áudio e vídeo, para compor e qualificar sua informação (Reportagem Lateral).


• URL (Uniform Resource Locator)

Traduzindo, é o endereço de uma página na internet, de um website, de um portal, de um vídeo, de uma notícia, etc. Qual a URL do TST? http://www.tst.gov.br ou simplesmente www.tst.gov.br.

• CATEGORIAS (editorias)

São temas criados com o objetivo de agrupar vários conteúdos, organizadamente, em torno de um determinado assunto. Relacionando cada conteúdo publicado a uma ou mais categorias, facilitando a busca e a organização das informações dentro de um website (política / saúde / jurisprudência / resolução / etc).

• TAGS (palavras-chave)

A associação de várias palavras-chave a um conteúdo publicado, potencializa o encontro da informação pelos motores tradicionais de busca, uma vez que, uma palavra procurada dentro destes sites (Google, Yahoo) pode ser exatamente igual a palavra-chave que você associou ao conteúdo publicado. Quanto mais palavras-chave relacionadas a um conteúdo, maior a probabilidade do seu conteúdo ser encontrado na web. TST = trabalho, carteira de trabalho, processo, decisões, trabalhador, trabalhista, tribunal, judiciário, jurisprudência...

GLOssário DA WEB

• BOLDFACE (negrito)

Para o leitor encontrar as palavras com maior valor informacional dentro de um texto não utilize o negrito em frases inteiras, pois isto dilui o efeito da fonte negritada, principalmente se as mesmas forem links para outras fontes, histórias anteriores, vídeos.

• FEED

URL tags HTML SEO categorias...

É um formato de disponibilizar conteúdos que mudam muito e com frequência, para que os leitores não tenham que entrar em vários websites de notícias que são atualizados todos os dias. O dono do site cria um feed para o seu conteúdo, que será lido pelo leitor através de um agregador de conteúdos (RSS).

• RSS (Really Simple Syndication)

É uma ferramenta que junta, em um só lugar, conteúdos de feeds de diferentes websites, para que o leitor não precise abrir várias páginas ao mesmo tempo para ter acesso ao conteúdo publicado e atualizado.


• SHARE (compartilhar)

Mecanismo presente dentro das principais redes sociais com o objetivo de amplificar a mensagem publicada, permitindo que o leitor divulgue o conteúdo de seu interesse para sua rede de contatos. Normalmente, a funcionalidade “compartilhar” vem acompanhada do conteúdo publicado, no formato de link ou botão.

• COMENTÁRIO

Espaço destinado ao leitor para postar a opinião dele em relação a determinado conteúdo publicado, sempre respeitando as regras de participação do ambiente (página, comunidade, blog). Todo comentário deve ser respondido!

• HTML (HyperText Markup Language)

É a linguagem da web. O HTML é responsável pelo conteúdo, o layout e o formato com que a página vai aparecer no navegador. Negrito em HTML <b>texto que ficará em negrito</b>;

Itálico em HTML

<i>texto que ficará em itálico</i>; Link para o TST em HTML <a href=”http://www.tst.gov.br”>Clique aqui</a>

• FAQ (Frequent Asked Questions)

Uma lista de perguntas e respostas mais frequentes, que podem ajudar e orientar o leitor a encontrar soluções e informações sem precisar enviar um e-mail ou ligar para o responsável pelo site.

• PÁGINA

Qualquer documento web carregado no navegador. Sinônimo de website. Página do TST na internet: http://www.tst.gov.br; página de jurisprudências do TST: http://www.tst.gov.br/jurisprudencia/index_ acordao.html.

• PERFIL

Normalmente utilizado para se referir a página pessoal ou de alguma instituição/empresa dentro de uma rede social. Meu perfil no Facebook significa a mesma coisa que a minha página pessoal no Facebook.

• CANAL DE VÍDEO

Somente em sites de compartilhamento de vídeos. É a página que reúne todos os vídeos publicados por uma pessoa, empresa ou instituição. Quando divulgamos nosso Canal de Vídeos, normalmente divulgamos o endereço dessa página (URL). Canal de Vídeos do TST no YouTube: http://www.youtube.com/tst.

• BLOG

Blog é um tipo de website com publicações periódicas de conteúdo, chamados “posts”, que permitem comentários de seus leitores. Suas publicações são mostradas em ordem cronológica, do mais atual para o mais antigo, mas sempre carregadas de uma visão pessoal, sob uma ótica subjetiva do autor. Um típico blog combina texto, imagens, links para outros blogs e websites.

• MICROBLOG

Um microblog difere de um tradicional blog através do tamanho do conteúdo publicado. Microblogs permitem que seus usuários troquem pequenos elementos de conteúdo como curtas sentenças, imagens pessoais, pequenos vídeos e links.

• REDE SOCIAL

São estruturas sociais, virtuais ou não, feitas de indivíduos ou organizações, conectadas por um ou mais tipos específicos de interdependência tais como amizade, interesses comuns, crenças, conhecimento e fama.

• MÍDIA SOCIAL

É a utilização de tecnologias web e mobile, objetivando transformar a comunicação em um diálogo interativo. A mídia social se aproveita de ambientes como as redes sociais para desenvolver e potencializar ações criativas.


• WIDGET (pequeno aplicativo)

Pequeno aplicativo com limitadas funcionalidades de um determinado site, blog ou rede social, que se acopla a outros ambientes, sites, blogs ou redes sociais. O Twitter fornece um widget dos últimos tweets publicados para colocar em outro site ou blog, que é atualizado em tempo real, ou seja, o que um usuário veria no twitter, vê dentro de outro site, simultaneamente.

• TWEET

Mensagem publicada dentro do Twitter.

• TWITTER

Microblog que funciona como rede social.

• RETWEET

Mensagem reencaminhada por um usuário, de autoria de outro usuário.

• HASHTAGS

São palavras-chave dentro dos tweets, precedidas do símbolo #, que são utilizadas para agrupar vários tweets dentro do Twitter e assim, localizar facilmente um determinado assunto (Ex.: mais informações sobre #carteiradetrabalho no site do TST link).

• DMs (Direct Messages)

São mensagens privadas trocadas dentro do Twitter.

• MENTION (menções)

Quando fazemos uma menção a um determinado usuário dentro de nosso tweet. Deve vir sempre precedido de @ (Ex.: @tst_oficial).

• FOLLOWERS (seguidores)

São as pessoas que seguem o seu perfil, sua conta no Twitter.

• FOLLOWINGS (seguidos)

São as pessoas que você decide seguir no Twitter.

• TTs (Trending Topics)

São as palavras ou as hashtags mais publicadas no Twitter naquele dia. Podemos ver as TTs mundias, somente do Brasil ou de outros países, individualmente.

• LISTAS

Organização estratégica de contatos no Twitter, por interesse comum, por privacidade ou por qualquer classificação definida pelo usuário. Outros usuários podem criar listas e incluir o seu perfil dentro delas.

• GRUPOS

Organização estratégica de amigos no Facebook, por interesse comum, por privacidade ou por qualquer classificação definida pelo usuário. Outros usuários podem criar grupos e incluir o seu perfil dentro deles.

• FACEBOOK

Rede social na internet que conecta pessoas, empresas, instituições, marcas, produtos e serviços.

• POSTS

Equivalente a mensagens e tweets. Qualquer conteúdo publicado em uma rede social, em um site ou blog.

• .JPG, .BMP, .GIF e .PNG

Principais formatos (extensões) de arquivo para publicação de imagem na internet.

• .WMV, .AVI, .MPG, .MOV e .FLV

Principais formatos (extensões) de arquivo para publicação de vídeo na internet.


Dicas Melhores práticas aplicativos de apoio O quê fazer? como fazer? Vantagens Métricas

www.facebook.com


O que posso fazer no Facebook? Publicar conteúdo da internet e do celular; Interagir com pessoas, amigos ou não, e com empresas, intituições, marcas e produtos; Instalar aplicativos de apoio e jogos; Integrar com meu site e outras redes socias na internet; Divulgar e promover conteúdo; Networking; Pesquisa de opinião e satisfação; Gerenciamento de crise; Acompanhar e analisar tendências.

QUAL TIPO DE CONTEÚDO POSSO PUBLICAR NO FACEBOOK?

vídeoS

TEXTOS IMAGENS

fotos LINKS

enquetes


COMO INTERAGIR?

12 3

1

2

3

(1) É uma espécie de rolo virtual, onde são mostradas as atualizações dos seus amigos (fotos, textos, vídeos, interações). Você opta por exibir as Mais recentes ou as Principais notícias (mais comentadas e curtidas). Você não clica no Feed de Notícias para acessá-lo, ele abre automaticamente quando acessamos nossa Página Principal. (2) O Mural é a parte do seu perfil em que você e seus amigos publicam o que querem (textos, fotos, links, vídeos, enquetes). Para interagir com seus amigos, você pode escrever diretamente nos murais deles. Se citá-los em seu mural, o que escrever também aparecerá lá. (3) Sempre deixe clicado nas Mais recentes para acompanhar o que está sendo publicado naquele momento pelos seus amigos. Se quiser saber quais as publicações mais comentadas ou curtidas, clique para ordenar pelas Principais notícias.

A sua Página inicial centraliza as principais informações que chegam dos seus amigos em um Feed de notícias. Tudo o que você ou eles publicarem será organizado em ordem decrescente de publicações Mais recentes ou de Principais notícias.

DICA: Se perdeu dentro do Facebook? Clique na Página Inicial! Você será redirecionado para o seu Feed de notícias.


456 7

8

(5) Esta é a central de mensagens privadas. A maneira de se comunicar diretamente com seus amigos, sem que ninguém mais veja o que escrevem, similar ao e-mail. Quando o amigo para quem você quer enviar uma mensagem privada está online, o Facebook abre a janela de chat (bate-papo) para que você não perca tempo! (6) Este “globinho” concentra as principais atualizações (Feed de notícias) de seus contatos que dizem respeito a você: publicações em que foi citado, fotos em que foi marcado, comentários, publicações curtidas, entre outros.

456

7 8

(4) Aqui você visualiza as solicitações de amizade, quem deseja adicioná-lo como amigo. Pode-se confirmar ou deixar para depois.

(7) A barra de procura no Facebook é a maneira mais fácil de encontrar amigos e aplicativos. O recurso de auto-completar e a precisão da busca tornam a ferramenta irrepreensível. Quanto mais informações sobre nós colocarmos em nosso perfil, mais fácil será a busca. (8) Nesta opção, você tem controle sobre as configurações da sua conta no Facebook: edita amigos e mexe nas orientações de privacidade. É este também o caminho para deslogar.

DICA: Se não sabe onde encontrar o

que procura no Facebook, (um amigo, uma página ou um aplicativo) sempre utilize a barra de procura!


(9) Para mudar a foto, é só clicar sobre ela, escolher outra (do computador ou fazer na hora, com a webcam) e publicar.

9 10 1211 13 14 15 16

9 12 13

(10) Clicar no seu nome levará você ao seu perfil. Página parecida com a inicial, mas que contém apenas as suas publicações. O que seus amigos escrevem sobre você também está lá, citando-o ou diretamente. (11) Aqui você edita as informações do seu perfil, como status de relacionamento e dados gerais. Cuidado! As alterações vão parar na página dos seus amigos!

10 11

(12) Nesta parte da página estão os seus eventos, são festas, atividades profissionais e espetáculos, normalmente para os quais você foi convidado. Aqui também é fácil criar o seu próprio evento e convidar seus amigos do Facebook, que podem confirmar presença. (13) Nesta área você gerencia seus amigos, procura novos contatos e aceita ou recusa novas solicitações. O número que aparece ao lado é a quantidade de solicitações pendentes. O mesmo acontece para eventos em andamento e mensagens privadas.


14 15

(14) Esta parte da página concentra os grupos dos quais você faz parte. Diferentemente do Orkut, no Facebook não há comunidades; os grupos são mais fechados e só entra com convite, o que garante que eles realmente possam trazer discussões de seu interesse. Você pode criar um grupo! (15) Neste ponto ficam as solicitações de aplicativos e jogos, sugestões de contatos que experimentaram essas atividades e acharam que você também vai gostar delas. Cuidado! Leia bem sobre a funcionalidade do aplicativo antes de instalar para evitar publicações indesejáveis no seu mural. (16) Procure seus amigos que estão online para um bate-papo. As fotos são dos amigos que bateram papo ou interagiram com você recentemente ;)

17

16

18 19 20


(17) Nesta parte da página estão os seus eventos. São festas, atividades profissionais, espetáculos, normalmente para os quais você foi convidado. Aqui também é fácil criar o seu próprio evento e convidar seus amigos do Facebook, que podem confirmar presença.

17

(18) As sugestões de amizade ficam reunidas nesta parte de sua página inicial. Aqui você enxerga os pedidos de amizades, sugestões de amigos, pedidos de jogos, dicas de páginas enviadas por amigos etc.

18

(19) No pé da página fica o bate-papo, que mostra seus amigos online. Para interagir, é só clicar nos nomes de cada um e a caixa da conversa (chat) se abre embaixo. (20) Talvez a opção (link) mais importante. Você já parou para pensar a quantidade de horas que várias pessoas gastaram para desenvolver a parte de ajuda de uma ferramenta? Organizando tudo em tópicos bem explicativos e em uma sequência lógica? Bem, antes de ir ao Google ou perguntar para um amigo, acesse este link e, com certeza, você encontrará o que procura!

19 20


19

TRUQUEs

Rápidos Uma seleção de dicas para se comunicar melhor, ganhar tempo e se irritar menos com o Facebook!

1

PARCERIA COM O TWITTER A dobradinha entre Facebook e Twitter pode rolar em duas mãos. Acesse http://apps.facebook.com/twitter e decida se quer mesclar as duas contas compartilhando o mesmo conteúdo em ambas ou se apenas quer receber as informações do microblog no Facebook. Dá até para usar a mesma foto nas duas.

2

FAZENDINHA NUNCA MAIS Quem joga no Facebook adora distribuir convites. Quem não joga se irrita com essa insistência. Se você pertence a essa segunda categoria acesse Conta > Configurações de conta e clique na aba Notificações. No final da lista desmarque os joguinhos da categoria Outros Aplicativos. Se persistir, acesse Conta > Configurações de privacidade > Listas de bloqueio > Bloquear convites para aplicativos.

3

FOTOS PELO E-MAIL Para publicar uma foto no Facebook você nem precisa acessar o site. Todo perfil tem um e-mail próprio, personalizado, pelo qual é possível enviar imagens diretamente. Para descobrir qual é o seu digite Facebook Móvel na barra de procura e confira o resultado na parte de baixo, a direita da página carregada.


4

DÊ NOME AOS BOIS Vai citar o nome de algum amigo em alguma mensagem e publicar no seu mural? Digite o sinal de @ antes de começar a digitar. Isto vai criar um link para o perfil dele e avisá-lo através de uma notificação. Ou, ao digitar a mensagem, a função autocompletar do Facebook irá sugerir o amigo que se está fazendo menção. Clique no nome dele e pronto!

5

NUNCA FALE COM ESTRANHOS Até quando você não quer, o Facebook mostra suas atividades para gente que nem é lá tão próxima. Esse é o padrão do site. Para proteger melhor sua identidade, acesse Conta > Configurações de privacidade > Conexões do Facebook > Ver Conexões. Aparecerá quem pode vê-lo. Você pode restringir as informações somente aos Amigos, ou Amigos dos Amigos, por exemplo.

6

QUERO TRABALHAR! Embora seja útil, o bate-papo do Facebook também pode ser fonte de chateação. Muitas vezes, você entra rapidinho só para dar uma olhada no seu Feed de Notícias e já aparece alguém querendo bater papo. Clique na opção Lista de Amigos > Criar uma nova lista. Depois de dar um nome para essa nova lista, passe o mouse sobre ela e clique em Editar. Digite o nome de seus amigos e Salvar lista. Ao lado de cada lista haverá um botão que decide se você irá ou não aparecer para eles.

7

PRIVACIDADE MÁXIMA Depois de receber inúmeras críticas por expor demais a vida de seus usuários, o Facebook caprichou nas opções de privacidade. Além de bloquear seu perfil para estranhos, você pode escolher qual o nível de acesso cada um de seus contatos terá. Clique em Conta > Configurações de Privacidade > Personalizar Configurações. Aparecerá uma lista de eventos e dos grupos de usuários que poderão vê-lo. Clique no botão com ícone de cadeado e escolha o item Personalizar. Assim, o bloqueio pode esconder suas mensagens e detalhes do perfil, apenas para algumas pessoas.

8

BACKUP DE TUDO Quer guardar todas as suas mensagens, fotos e configurações do Facebook? Basta acessar Conta > Configurações de Conta > Download de suas informações. Você deverá informar sua senha de acesso e solicitar um link para baixar o arquivo de backup. Esse link é enviado por e-mail e demora alguns minutos para chegar. Depois é só acessar e baixar!

9

FÃS BEM TRATADOS Uma maneira de deixar uma “fun page” movimentada é associá-la a uma conta do Twitter. A interação é feita através de RSS. Clique sobre a aba Notas e depois em Editar configurações de importação. Basta informar o endereço do seu feed RSS.


10

LEVE O CURTIR PARA O SEU SITE Acesse http://developers.facebook.com/docs/ reference/plugins/like. Informe a URL do endereço do seu site, ou de uma única notícia, por exemplo. Aí, é só escolher se o botão vai trazer um contador, fotos de quem curtiu, qual o tamanho e as cores.

11

FACEBOOK SEM FACEBOOK Com o Digsby http://www.digsby.com você pode ver o conteúdo da rede social ao mesmo tempo em que troca mensagens pelo MSN Messenger, Gtalk e Twitter.

12

PUBLICAÇÕES PROGRAMADAS Bom amigo de quem gerencia várias contas no Twitter, o HootSuite http://www.hootsuite. com também serve para programar postagens no Facebook. Após cadastrar uma conta no serviço, basta escrever o conteúdo, clicar no ícone calendário e agendar o dia e a hora da publicação.

13

POSSO PERGUNTAR? Mania entre os usuários do Facebook, os questionários são cativantes e fáceis de criar. Se você quiser utilizar a própria ferramenta do Facebook, agora existe uma opção chamada Enquete no seu mural, ao lado de Status, Vídeos e Links. Uma outra opção é o aplicativo Quiz Planet http://www.quizplanet.com.

14

PARA QUEM QUER MUDAR O MUNDO As redes sociais são perfeitas para mobilizar pessoas em torno de uma boa causa. Pensando nisso, foi criado o aplicativo Causes http://www.causes.com, que traz uma solução gratuita e completa para criar abaixoassinados, recolher doações e espalhar campanhas entre os grupos de usuários do Facebook.

15

SUBA ÁLBUNS DO PICASA Se você usa o Picasa, não precisa sair dele para publicar suas fotos no Facebook. Instale o Picasa Uploader http://picasa.google.com e configure o programa de edição e gerenciamento de imagens do Google para exibir o botão Facebook. Depois é só selecionar as fotos que deseja mandar para o seu perfil e clicar nesse botão. O plug-in mostrará as fotos selecionadas. Pressione Start Upload. Quando concluir o processo o programa perguntará se você quer incluir as imagens em um álbum existente ou criar um novo. Depois, você só terá que aprovar a publicação das fotos no Facebook.

16

REUNIÕES SECRETAS Uma saída para compartilhar informações sigilosas. Os grupos reúnem usuários selecionados para trocar mensagens e até compartilhar a mesma janela de bate-papo. Clique no link Criar Grupo, que fica abaixo da sua foto do perfil. Depois é só escolher os participantes e clicar no item Secreto, no campo Privacidade.


17

ENCONTRE O JOSÉ DA SILVA Para economizar tempo, é possível aprimorar os resultados do buscador interno do Facebook através de operadores especiais. Para encontrar alguém com o nome muito comum, como José da Silva, use os operadores y1 e y2, que definem a idade mínima e a idade máxima da pessoa. A pesquisa ficaria assim: name:José da Silva y1:22 y2:28.

18

DESTINO: FUN PAGE! Não basta encher a “fun page” com conteúdo legal e interessante. Essas informações precisam estar no lugar certo. Para começar, defina uma URL simples para espalhar sua página oficial http://www.facebook.com/username e escolher um nome disponível. Outra dica é definir a “landing page” certa, ou seja, garantir que a página mais importante seja exibida primeiro. Acesse sua “fun page”, clique na aba Mural e depois em Opções > Configurações . Para finalizar, escolha a aba que será sua “landind page” no campo Guia de destino padrão para todas as outras pessoas.

19

COMO VAI O SEU IBOPE? Para ter acesso as informações e métricas de uma “fun page” no Facebook, basta acessar http://www.facebook.com/insights/ e clicar em Ver informações, abaixo do nome da página. Você terá acesso a dados de usuários ativos, quantos compartilharam, quantos curtiram, quantos visualizaram e repercussão.

Dicas Melhores práticas aplicativos de apoio O quê fazer? como fazer? Vantagens Métricas

www.TWITTER.com


O que posso fazer no TWITTER? Publicar conteúdo da internet e do celular; Interagir com pessoas, amigos ou não, e com empresas, intituições, marcas e produtos; Integrar com meu site e outras redes socias na internet; Divulgar e promover conteúdo; Networking; Gerenciamento de crise; Acompanhar e analisar tendências.

QUAL TIPO DE CONTEÚDO POSSO PUBLICAR NO TWITTER? TEXTOS

até 140 caracteres

fotos IMAGENS

LINKS

vídeoS



COMO INTERAGIR?

1 2 34

1

23 4

(1) A barra de procura no Twitter é um motor de busca, como por exemplo, o Google, mas que utiliza como sua base de pesquisa, todos os tweets publicados no Twitter. Encontre alguma palavra ou uma mensagem (tweet), aqui. Você tem a opção de salvar o resultado da busca! (2) Clicando aqui você verá a sua página pessoal, tal e qual ela aparece para quem a visita: http://www.twitter.com/seuusuariodotwitter. Se estiver logado, você terá a opção de editar os dados relacionados ao seu perfil/profile (foto, e-mail, nome, etc). (3) Quer dizer algo a alguém e não quer que os outros fiquem sabendo, mande uma Direct Message (DM) por aqui. Lembre-se que para enviar uma mensagem direta o destinatário tem que ser seu seguidor, ou seja, não basta estarmos seguindo, temos que ser seguidos pelo destinatário para utilizar este recurso.

Esta é página inicial do Twitter, sua Home. Conheça os principais elementos de interação e como tirar proveito de cada um.

(4) Uma barra de procura direcionada para encontrar pessoas, empresas, instituições, marcas e produtos, ou seja, perfis que gostaríamos de seguir no Twitter. A ferramenta também oferece sugestões de perfis populares, perfis separados por área de interesse e mecanismo de importação de contatos de nossa base de contatos de e-mail.


56

7

8 910 1112

5

6

(5) Comece a Twitar daqui mesmo. Acionando este botão, uma janela para você escrever o seu Tweet e publicá-lo aparecerá. Lembre-se, somente 140 caracteres, hein?! (6) Nesta opção, você tem controle sobre as configurações da sua conta no Twitter: edita informações pessoais, design, foto, alteração de senha, mexe nas orientações de notificação e privacidade. É este também o caminho para deslogar.

DICA: Se perdeu dentro do Twitter?

Clique na Home! Você será redirecionado para a sua Página inicial.

13 7 (7) Aqui é o espaço reservado para escrever suas mensagens, ou melhor, seus Tweets. Repare que existe uma contagem regressiva de caracteres (que não podem passar de 140). Clicando em Tweet, seu Tweet é publicado!


8

9 10 11 12

13 (8) Quer ver o que está acontecendo? Abra sua timeline. Tudo o que você tuita e o que as pessoas que você segue tuitam aparece em sua timeline em ordem decrescente. Consequentemente tudo o que você tuita também aparece na timeline de quem segue o seu perfil ;) Função semelhante ao Feed de notícias do Facebook, lembra? (9) Toda vez que fizer menção ao nome de usuário de alguém precedido do @ em algum tweet, a mensagem será encaminhada para a pessoa. Para ver as vezes que foi mencionado é só clicar aqui. (10) Se os seus tweets forem interessantes as pessoas retuitarão(RT), amplificando sua mensagem para amigos dos amigos, passando para frente. Aqui, você vê seus tweets que foram retuitados, quem da sua rede de contatos está retuitando e quais tweets foram retuitados por você. Aumente sua rede de contatos, prestando atenção em quem originou os tweets que seus amigos estão retuitando ;)

(11) Se você realizou uma busca utilizando a barra de procura do Twitter e a salvou (ver barra de busca), acesse os últimos tweets com base no parâmetro de busca utilizado de forma rápida e fácil através desta aba. (12) Com o objetivo de organizar os contatos, o Twitter permite a criação de listas, criando uma timeline customizada somente com aqueles contatos que você escolheu. Clicando aqui, aparecem as listas que você está, criadas por seus seguidores e as listas criadas por você. (13) Passe o mouse em cima de cada tweet de sua timeline para acionar as funções de Retweet e Reply. O Retweet permite repassar, aos seus seguidores, alguma mensagem que você julgar interessante. O Twitter faz isso automaticamente, mas essa opção exclui a possibilidade de você adicionar algum comentário particular em cima do tweet da pessoa (que é sempre mais divertido). Por isso, a melhor maneira de retuitar alguém é à moda antiga: copiando o que a pessoa escreveu e dando os devidos créditos, colocando na frente um RT: @nomedapessoa e a mensagem dela. O Reply é para responder ao tweet de alguém. Repare que a mensagem já vai começar automaticamente com o @ e o nome do usuário para quem você deseja encaminhar a resposta, ou seja, só as pessoas que seguem tanto você, quanto a pessoa citada, terão acesso direto ao conteúdo. Lembrando que se seus tweets forem públicos, toda vez que alguém acessar o seu perfil poderá ver tudo que você escreveu.


14 15 16

17 18 14 15

16

17 18

(14) Para se ter uma ideia de quantos tweets você já publicou e quais foram eles, clique aqui para acessar todo o conteúdo tuitado por você. (15) Acesso rápido a todos aqueles que você segue! Aproveite para deixar de seguir alguém também por aqui, ou até mesmo bloqueá-lo. (16) Acesso rápido a todos os seus fiéis seguidores! Deixe de seguir alguém também por aqui ou comece a seguir alguém que está te seguindo ;) (17) Também conhecidos como TTs, os Trending Topics são como um painel, em tempo real e online, das palavras ou #hashtags (palavras-chave precedidas do símbolo #) mais publicadas/postadas no dia. Serve de métrica e de sentimento se determinado assunto ou campanha de divulgação está tendo repercussão. Você pode escolher entre visualizar os TTs mundiais, somente do Brasil ou de outros países, individualmente. (18) Talvez a opção (link) mais importante. Você já parou para pensar a quantidade de horas que várias pessoas gastaram para desenvolver a parte de ajuda de uma ferramenta? Organizando tudo em tópicos bem explicativos e em uma sequência lógica? Bem, antes de ir ao Google ou perguntar para um amigo, acesse este link e, com certeza, você encontrará o que procura!


#21

#1

PARA TWITTAR EM EQUIPE O serviço online HootSuite http://www.hootsuite.com é uma boa opção para administrar grandes contas no Twitter e enfrentar enxurradas de posts. Entre alguns dos recursos mais interessantes estão o monitoramento de menções, o agendamento de tweets e a atribuição de tarefas entre os membros da equipe.

#2

O OUTLOOK TAMBÉM TUITA Em geral, quem usa o Outlook no trabalho precisa deixar o programa aberto o dia todo. Então, por que não aproveitar o correio eletrônico para se integrar ao Twitter? Essa é a proposta do Twinbox http://www.techhit. com/TwInbox/twitter_plugin_outlook.html. Ele permite ler e postar conteúdo de dentro do Outlook de forma prática e organiza os tweets como se fossem mensagens de e-mail.

TRUQUEs

Rápidos Uma seleção de dicas para se comunicar melhor, ganhar tempo e se irritar menos com o Twitter!

#3

#4

SEUS DOCUMENTOS NO MICROBLOG Quer espalhar uma planilha, uma apresentação, um PDF ou um documento de texto pelo Twitter? O cara certo para esse serviço é o SlideShare http://www.slideshare.com. BACKUP CONTRA A BALEIA Fazer backup dos seus dados é um ritual obrigatório, especialmente quando você usa um serviço gratuito como o Twitter. O site Backup My Tweets http://www.backupmytweets.com é fácil de usar. Oferece 1GB de espaço gratuito para guardar todos seus tweets.


#5

#6

#7

#8

MICROBLOG DENTRO DO BLOG Para levar um perfil do Twitter para dentro do seu site, é só acessar o link http://www.twitter. com/goodies/widgets e escolher o tipo de widget que você quer. Você pode incluir uma caixa de buscas para tweets ou exibir apenas seus posts favoritos. Depois é só recortar o código HTML gerado pelo Twitter e colar no seu site. INSTANTE DECISIVO Para postar fotos ou vídeos no twitter use o Twitpic. http://twitpic.com. Entre no site, logue com sua conta do Twitter e escolha Upload photo or vídeo. A mensagem com a foto/ vídeo será automaticamente publicada em sua timeline no Twitter e visualizada pelos seus seguidores. PAPARIQUE SEUS SEGUIDORES Com tanta gente disputando a atenção dos tuiteiros, nunca é demais tratar bem quem decide seguir seu perfil. Por isso, pode ser uma boa ideia criar uma Direct Message automática para dar boas vindas a eles. O TwitterDmer http://www.twitterdmer.com permite que você personalize o texto, citando o nome e a cidade do perfil seguidor. TWEETS PARA GUARDAR Já pensou em transformar seus tweets em livro ou em documento profissional? O Tweetbook.in pensou. É só entrar com os dados de acesso e baixar o PDF.

#9

ENCURTADORES COM ALGO MAIS Abreviar endereços de páginas para economizar espaço nos 140 caracteres virou algo trivial. Dá para usar o TinyURL.com, Goo.gl, o Ls.gd e muitos outros. Os serviços mais completos, porém, é o Bit.Ly e o Migre. me, que trazem ferramentas para monitorar o número de cliques em cada um dos links publicados. O Migre.me é brasileiro!

#10

ARQUIVO DINÂMICO Com o serviço de análise o The Archivist http:// archivist.visitmix.com você pode conferir um verdadeiro show de informações a respeito de uma palavra-chave ou hashtag. Ele mostra gráficos com os usuários que mais citam palavras e URLs associadas. Os resultados das pesquisas podem ser salvos ou exportados em Excel.

#11

CHECK-UP DA CONTA Se você quer acompanhar de perto a evolução dos seus seguidores, o TwitterCounter http:// twittercounter.com é a ferramenta. Ele cria gráficos com número de tweets/dia e analisa o número de seguidores conquistados. Dá até para criar uma contagem regressiva para atingir um certo número de followers.

#12

FALEM DE MIM Outro medidor de popularidade. O Backtweets http://backtweets.com mostra o que de bom ou de ruim estão tuitando sobre um determinado site.


#13

O RANKING DO RETWEET Uma dica para medir a popularidade nos RTs é usar o RetweetRank http://www.retweetrank. com. Basta digitar o nome de usuário e conferir qual o seu índice de influência.

#14

TUDO EM UM SÓ O Echofon é uma das extensões do Twitter para navegador mais completas, mas funciona apenas com o encutador Bit.ly.

#15

RESPOSTASxMENÇÕES Use um ponto final ou um traço antes do @ quando quiser transformar uma resposta em menção, ou seja, quando achar que a resposta deve ser enviada a todos que o seguem.

#16

VOCÊ ESTÁ DEMITIDO Lembre-se sempre: a menos que seu perfil seja fechado, qualquer pessoa pode ler o que você escreve, incluindo seu chefe e todos que trabalham com você. Por isso, nada de falar mal de qualquer tema relacionado ao trabalho, e, mesmo se for fechado, alguém pode retuitá-lo.

#17

NÃO SIGA TODO MUNDO Siga simplesmente quem publica o que é do seu interesse.

#18

RT QUEBRADO Antes de dar RT em um link, abra-o para ver se ele funciona.

#19

AGRADEÇA AS INDICAÇÕES Ao receber mensagens de Follow Friday, é educado agradecê-las, mas se forem muitas, faça isso em conjunto (e sem dar RT!!!).

CRÉDITO AOS AUTORES #20 DÊ Ao retuitar algo, não se esqueça de dar

créditos a quem produziu o conteúdo. Se você modificar o texto de uma mensagem que será retuitada, prefira a menção, com um “via @ usuário” no final.

DE INFLUÊNCIA #21 MEDIDOR O serviço Klout http://www.klout.com mede a

importância dos seus seguidores, classificando esses usuários de acordo com a assiduidade, a popularidade e o poder de influenciar outros usuários.

POPULARES #s HASHTAGS #vergonhalheia (constrangimento pelo tweet de alguém ou pelo conteúdo do tweet de alguém).

#comofaz ou #comofas (toda vez que bate uma dúvida sobre qualquer tema). #ficadica ou #fkdk (promoções, conselhos, indicações, sugestões etc). #fail (quando algo deu errado ou não funciona). #FF (Follow Friday) é uma recomendação de perfis a seguir, normalmente, as sextas-feiras.





VĂ­deos online

www.youtube.com www.videolog.com.br www.vimeo.com



Depois que seu vídeo está pronto, publicá-lo no YouTube é uma tarefa que não requer prática, nem conhecimento. Todo o processo exige poucas informações, e o tempo para sua conclusão vai depender do tamanho do vídeo que você está enviando. Para enviar o vídeo, no entanto, é necessário criar uma conta no serviço. Providencie rapidamente e aprenda aqui passo a passo.

1

2

1 (1) Quem já tem uma conta no YouTube precisa apenas clicar no botão Enviar Vídeo, para iniciar o processo de transferência do vídeo. Clique então, no botão Browse, escolha o arquivo do vídeo, clique em Abrir e aguarde o vídeo ser carregado. Caso não esteja logado, o YouTube abrirá a página de login para depois redirecioná-lo a página de envio.

DICA: O YouTube aceita vídeos de até 2GB ou 15 minutos de duração.

(2) Surge a página a qual você deverá fornecer algumas informações sobre o vídeo enquanto o YouTube se encarrega do upload. Você terá que informar o título, descrição, tags e categoria. Lembre-se: esses dados são utilizados pelos motores de busca, como o Google, por isso seja relevante e preciso ao preenchê-los. Clique em Salvar Alterações para completar o processo e aguarde o envio ser concluído.


3 (3) Depois do fim da transferência do vídeo, clique em Meus Vídeos>>. Pode ser que a miniatura do seu vídeo ainda não esteja na sua lista de vídeos. Isso acontece porque o YouTube precisa de alguns minutos para processá-lo. Quando a miniatura aparecer nesta página, significa que o seu vídeo já está no ar.

(4) Clique no título do vídeo, na sua lista de vídeos, para reproduzi-lo. O vídeo está lá! Se quiser, você poderá utilizar os recursos logo abaixo do vídeo para compartilhá-lo com seus amigos, por e-mail, Twitter e Facebook, ou até mesmo, inserí-lo em outros sites. Espalhe! Quando um vídeo é enviado ao YouTube, não significa que o trabalho de publicação esteja acabado. O Google oferece um conjunto de funcionalidades, incluindo sobreposição de balões e quadros, inserção de legendas, posicionamento no tempo e espaço (mapa) e alteração nas configurações de compartilhamento e privacidade. Basta, na sua lista de vídeos (Meus vídeos), você clicar no botão Editar, que aparece ao lado de cada vídeo da sua lista.

6 4

5


(5) Logo abaixo da janela de reprodução de vídeo, está o recurso de data, local e horário em que a filmagem foi realizada. Você pode selecionar o dia corrente, clicando no botão Hoje, ou então selecione o dia, o mês e o ano. No campo Local do Mapa, digite sua cidade e seu país (Brasília, Brasil, por exemplo), para que o serviço encontre o local no mapa. O YouTube automaticamente salva as alterações. (6) Volte sua atenção para o painel esquerdo agora, lá está a opção Miniatura do Vídeo. O YouTube disponibiliza três opções de miniatura do seu vídeo que você pode escolher para ilustrá-lo, inclusive nos resultados dos motores de busca, como por exemplo, o Google. Pode demorar alguns minutos para que a miniatura escolhida seja ativada!

(7) Os recursos de Anotações, localizado em uma aba acima da tela de edição do seu vídeo, permitem sobrepor alguns elementos gráficos ao vídeo. Para incluir um Balão de Diálogo, por exemplo, navegamos até o momento desejado do vídeo e clicamos no botão Adicionar anotação. Selecione a opção Balão de Diálogo, escreva um texto, altere a cor e acrescente um link, se for o caso. Posicione o balão no lugar desejado na tela do vídeo. Por padrão, o gráfico é mostrado por 5 segundos, mas pode ser alterado nos campos início e fim do painel. Outro tipo de anotação interessante é o de Destaque, que permite que o gráfico só apareça se o usuário passar o mouse em cima de algum ponto do vídeo.

7 8


(8) O YouTube também oferece condições para que seus membros acompanhem a popularidade de seus vídeos. Para ter acesso a essas informações acesse a tela Meus Vídeos, lembra? Então, ao lado de cada vídeo e do botão Editar existe o botão Insight. Clique nele para navegar entre as informações de popularidade de seu vídeo, dados demográficos de acesso, exibições e descobertas.

Filmagem sem erros!

Para que a filmagem seja eficiente na web é importante estar atento a alguns detalhes. Abusar do zoom e de fundos em movimento, deixam os arquivos mais pesados e as imagens menos nítidas para a apreciação dos internautas.

SEM TREMORES Uma medida importante é sempre usar um tripé. Em uma imagem tremida, o algoritmo de compressão utilizado pelo YouTube, ou qualquer outro site de publicação de vídeo, precisa mudar muitos pixels (unidades de formação de imagem digital) de um lugar para o outro. Isso pode gerar um efeito desagradável. Já em uma imagem sem tremores, as áreas fixas não geram mudanças, gerando vídeos mais nítidos. EVITE ZOOM Evite o uso excessivo de zoom. Quando utilizamos o recurso do zoom, o algoritmo de compressão do YouTube tem que recalcular a posição de cada pixel no quadro, por isso, se tiver que mudar um ângulo é melhor optar por um corte seco. Pare a filmagem, reposicione a câmera e continue. SEM PANORÂMICAS O problema do zoom se repete nas tomadas panorâmicas, ou seja, quando movemos a câmera de um lado para o outro. ELE VEIO PARA SOMAR Um site de publicação de vídeo 100% Brasileiro. O Videolog surgiu antes do YouTube e é excelente para um público-alvo efetivo só com audiência “Brazuka”. Experimente publicar uma cópia do seu vídeo também no Videolog, eu disse também!!!


FUNDO ESTÁTICO Ao gravar seu vídeo para internet, preste atenção também no fundo da imagem. Dê preferência para fundos estáticos, com poucas cores. Além de destacar os elementos principais da imagem, o fundo sem variações ajuda criar um arquivo menor para a internet. CAPRICHE NO ENQUADRAMENTO Um erro comum é posicionar o elemento principal da filmagem sempre no centro da tela. Atenção aos outros elementos de interesse! Uma composição bem equilibrada é o segredo. DE OLHO NA LUZ O ideal é gravar o filme já com a iluminação adequada. Sempre utilize luzes portáteis acopladas à câmera, dê preferência a luzes frias. Posicione o elemento principal para que ele receba também alguma luz, além da iluminação da sua câmera, que venha de trás, para que o vídeo tenha profundidade, descolando o elemento principal do fundo. QUAL O MELHOR FORMATO PARA WEB Há vários formatos de vídeo para web, cada um com suas vantagens e desvantagens. Atualmente, o melhor formato (custo-benefício) é o FLV (Flash Format 8 ou superior) da Adobe.


A nova

mochilado

web-militante

Médico

01 Notebook /NETBOOK /iPAD

02 Câmera Digital

03 gravador DIGITAL

04 UMA BOA conexão de internet (- 4 Mb)

05 tudo em um bom celular!

O NOVO

web-militante Médico


CAOS NO PRONTO-SOCORRO DE CUIABÁ


DEVERES

do

webmilitante médico

no facebook

• Publique matérias do portal da FENAM/CFM/AMB com link; • Denuncie más condições de trabalho com fotos e/ ou vídeos; • Curta sempre as publicações do Fala Médico (comente sempre que possível); • Participe do grupo Dignidade Médica; • Curta as publicações do Dignidade Médica; • Comente e publique no Dignidade Médica; • Participe do Dignidade Médica do seu Estado; • Fique amigo do perfil Fala Médico no Facebook, sindicatos médicos, crm’s, entidades médicas e membros do movimento médico.

SINDICATOS no facebook Sindicato dos Médicos do Pará Sindicato dos Médicos de Sergipe Sindicato dos Médicos de Mato Grosso do Sul Sindicato dos Médicos de Pernambuco Sindicato dos Médicos de Goiás Sindicato Médico do Rio Grande do Sul Sindicato dos Médicos do Espírito Santo Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte Sindicato dos Médicos de Minas Gerais Sindicato dos Médicos de Campinas Sindicato dos Médicos de Rondônia Sindicato dos Médicos do Amazonas

GRUPOS no facebook

MOVIMENTO MÉDICO DIGNIDADE MÉDICA MÉDICOS BRASILEIROS

causas no facebook SIM AO ATO MÉDICO Carreira de estado para médicos já Salários dignos aos Médicos do Brasil Valorização do Médico! Piso Nacional de Salário Médico!


DEVERES

do

webmilitante médico

no TWITTER

• Tuitar más condições de trabalho com fotos e/ou vídeos; • Retuitar sempre o @medicinaexpress e @cfm e tweets interessantes da rede de webmilitantes médicos; • Tuitar as notícias do Portal da FENAM (com link); • Tuitar postagens do Blog “Fala Médico” (com link); • Se alguém da sua rede de contatos tiver alguma dúvida, cuja resposta esteja no portal da FENAM, mostre o caminho (ofereça o link); • Siga o @medicinaexpress, entidades médicas, sindicatos médicos, crm’s, secretarias de saúde e membros do movimento médico.

SINDICATOS no TWITTER @simers_rs @sindimed @simedpb @sindmepa @sindmedce @simego_ @sinmedcampos @simeam @simepar @sindmedes

@simedtocantins @sindmed_ma @sinmedms @simepi @imprensasimepe @sinmedrn @sindimedse @sinmedmg @sindimedcuiaba

ENTIDADES no twitter CFM – @medicina_cfm ANMR - @anmr2010 Ministério da Saúde - @minsaude Câmara Deputados - @agenciacamara Museu História da Medicina - @muhmrs Agência Senado - @agencia_senado


membros do movimento médico no TWITTER @joaobmedjoao @waldircardoso @meduardosantana @gouveia39 @marioferraripr @wellgalvao05 @edilmadalb @paraiso54 @gugaarantes @maludavid @gutembergfialho @tilmabm @alceupimentel1 @dalvelio @rodrigocirtorac @zequinhabarulho @marioLins1 @erivalder @josemariapontes @cristianomattam @padilhando - Ministro da Saúde

DEVERES

do

webmilitante médico

NO BLOG

• Comente duas vezes por semana alguma publicação do Blog Fala Médico; • Envie uma publicação para o Blog Fala Médico pelo menos uma vez por mês; • Vote no Blog Fala Médico para o prêmio Top Blog e faça campanha!

DEVERES

do

webmilitante médico

NO PORTAL

• Entre no portal da FENAM todos os dias; • Entre nas notícias e compartilhe em suas Redes Sociais; • Contribua com críticas e sugestões enviando-as para o Secretário de Comunicação (waldircardoso@gmail.com); • Comente algum conteúdo do seu interesse pelo menos duas vezes por semana;


• Assista um vídeo da FENAM TV no portal pelo me nos duas vezes por semana; • Ouça uma rádio/podcast no portal da FENAM pelo menos duas vezes por semana.

DEVERES

do

webmilitante médico

NO E-MAIL

• Passe seus e-mails e sua rede de contatos médicos para a FENAM; • Abra sempre (clique) os e-mails enviados pela Assessoria de Comunicação da FENAM; • Encaminhe os e-mails da FENAM para a sua rede de contatos e solicite (pessoalmente) que leiam o conteúdo relevante; • Passe o banco de e-mails do seu sindicato para a FENAM.

CUriosidadeS e INFO ÚTEIS


O botão de curtir, ferramenta curiosa do Facebook, revela mais do que um simples dedinho polegar para cima poderia significar. Presente em diversos sites de notícias, compras, blogs e outros, ele cuida de levar tráfego Curtir: para o Facebook. O ícone revela inocente uma das principais visões da botão? rede social: a facebookalização da internet. É assim que o site tem conseguido obter mais acessos que o Google. A busca por serviços e conteúdo partirá, na visão do Facebook, dos gostos pessoais compartilhados pelos seus amigos, ou seja, o que eles curtem.

=+

COM NOMES DIFERENTES

Facebook

Twitter

YouTube

Gostar

Curtir

Retuitar

Gostei

Compartilhar

Compartilhar

Retuitar

Compartilhar

Comentar

Comentar

Retuitar c/ comentário

Comentar

Publicar

Postar texto, vídeo, foto ou enquete

Tuitar

Publicar vídeo

Amigos

Amigos

Seguidores

Inscritos

INTEGRAÇÃO:

fluxo de

publicação Assim como o funcionamento dos grupos sanguíneos, o fluxo de publicação de conteúdo vai depender do tipo de sangue, ou melhor, do tipo de rede social. Relembrando que o tipo sanguíneo O, por exemplo, é conhecido como doador universal, ou seja, ele pode doar para todos os outros tipos, mas só recebe do tipo O. No caso das redes sociais, especificamente as abordadas em nossa cartilha, o papel do tipo sanguíneo O é assumido pelo YouTube. Já o Facebook e o Twitter, podem se encaixar no tipo sanguíneo AB, pois recebem conteúdo de todos e, ao mesmo tempo, doam, ou seja, publicam conteúdo entre si.


Obs: Estando todos devidamente integrados.

SITE

fluxo de publicação



Fontes:

Google INFO Dicas Censo IBGE 2010 IBope NetRatings ComScore O Jornalista IDG Now F/Nazca F/Radar Techenet Facebook Twitter YouTube Scup CadyWritter SambaTech Super Interessante Correio Braziliense PMY Projetos Digitais


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.