INFORMATIVO ELETRÔNICO DO MANDATO

Page 1

Ano 04 Edição 20 - Setembro/2014

Waldemir propõe ações para limpeza e conservação dos igarapés da cidade

Pág. 03

“Adiar o reajuste da tarifa não é suficiente. Temos que abrir a caixa preta do transporte ”, disse Waldemir José

Pág. 02

AÇOES DO MANDATO fiscalização no sistema de saúde pública na zona leste e norte de manaus

Pág. 04


Informativo vereador Waldemir José

“Adiar o reajuste da tarifa não é suficiente. Temos que abrir a caixa preta do transporte ”, disse Waldemir José

“Precisamos abrir a caixa preta do sistema de transporte da cidade”, disse o vereador Waldemir José (PT) a respeito do pronunciamento do Prefeito Artur Neto (PSDB) de que não aumentará até maio do ano que vem a tarifa do transporte. De acordo com o parlamentar, não basta apenas adiar o reajuste das passagens, é preciso investigar as empresas e exigir um serviço de qualidade à população.

Durante o Pequeno Expediente da Câmara Municipal de Manaus (CMM) na última quarta-feira (27), Waldemir solicitou, ainda, que a Prefeitura faça fiscalizações no sistema de transporte e aplique multas às empresas que não estão cumprindo o contrato de concessão. muito pouco. No meu entendimento, a ‘caixa preta’ do “A meu ver, essa reação do Prefeito é um teatro. transporte tem que ser aberta, para sabermos o custo Afirmar que só concederá aumento no próximo ano é real da tarifa e praticarmos o preço justo da passagem”, afirmou Waldemir ao relatar que investigações realizadas em algumas cidades brasileiras apontaram que o preço da tarifa estava acima do que deveria ser cobrado e que em Manaus, provavelmente, acontece o mesmo. Ele lembrou que durante a fiscalização realizada no sistema de transporte, detectou que as empresas não cumprem o contrato de concessão e, além disso, ouviu de vários usuários inúmeras reclamações acerca da situação precária do transporte público, dentre elas; atrasos de ônibus, carros com pneus carecas, veículos sem elevadores e sem portas e, principalmente, superlotação.

“A Prefeitura abdicou de fazer a fiscalização das empresas de ônibus e por conta disso, elas fazem o que querem e, a cada dia, o número de reclamações aumenta ainda mais e quem paga por isso é a população”. EXPEDIENTE Jane Coelho Azevedo , Cila Reis (assessoria de comunicação) Fale conosco: (92) 3303-2842 ou 3303-2843 email:assessoria.waldemirjose@gmail.com blog: vereadorwaldemir.blogspot.com/ facebook: http://www.facebook.com/vereador.jose

2


CAPA

Informativo vereador Waldemir José

Waldemir propõe ações para limpeza e conservação dos igarapés da cidade Durante o Pequeno Expediente da Câmara Municipal de Manaus (CMM) da última terça-feira (26), o vereador Waldemir José (PT) fez exposição da fiscalização realizada por ele nos igarapés do São Raimundo, do Franco, de Educandos e da Manaus Moderna para avaliar o tratamento dado pela Prefeitura aos resíduos sólidos que são despejados nas águas fluviais. Propôs, ainda, várias ações para conservação dos igarapés que fazem parte da cidade. De acordo com Waldemir José, a atual metodologia utilizada pela Prefeitura para limpeza dos igarapés não está sendo eficiente porque o foco dessa ação é apenas a retirada do lixo. Não há nenhuma politica de revitalização, de reciclagem e de conscientização dos cidadãos para destinação do lixo doméstico. “Nosso planeta não tem a capacidade de produzir tanta matéria prima, portanto temos o dever de promover a reciclagem em nosso ambiente. Do ponto de vista, ambiental, social e econômico nós estamos perdendo esses recursos por falta de politicas públicas adequadas”, disse o parlamentar. Além disso, ele ressaltou a importância do papel dos catadores de resíduos sólidos que fazem a função da Prefeitura, uma vez que coletam materiais em toda a cidade para reciclagem e não são remunerados. “Esses trabalhadores cumprem uma função social importante em nossa sociedade, mas infelizmente a Prefeitura não reconhece esses profissionais”, afirmou Waldemir José, que cobrou a aplicabilidade do Plano Diretor dos Resíduos Sólidos, que não é efetivado desde 1998.

Lago do bairro São Raimundo

Para a criação de políticas públicas de limpeza e conservação dos igarapés, Waldemir propôs a realização de Audiência Pública para discutir a efetivação do Plano Diretor de Resíduos Sólidos; solicitou cópias dos Planos Setoriais, onde os igarapés deveriam estar inclusos e informações sobre a Coleta Seletiva da Prefeitura; fez, ainda, indicação ao Executivo Municipal para que instale Centros de Coletas; solicitou, também, informações acerca das lixeiras viciadas e informações sobre a aplicação da Lei de Reciclagem do PET e, por último, ele fará indicação para que seja instalada uma Agência Reguladora Municipal dos Resíduos Sólidos com a participação da sociedade civil.

Waldemir busca mais quatro assinaturas para aprovar a CPI do transporte

3


Informativo vereador Waldemir José

Waldemir quer inclusão dos catadores de resíduos sólidos na politica de saneamento básico do município

Para tratar do serviço de coleta de resíduos sólidos da cidade de Manaus e, também, a inclusão dos catadores na politica de saneamento básico do município, o vereador Waldemir José (PT) esteve na manhã da última quinta-feira (28), em reunião com os representantes das cooperativas de catadores de Manaus e com o engenheiro de planejamento urbano e consultor independente sobre resíduos sólidos, Jeroen Ijgosse. Durante a reunião realizada em seu gabinete, Waldemir José fez exposição da fiscalização realizada nos igarapés do São Raimundo, do Franco, de Educandos e da Manaus Moderna e apresentou as fotos do descaso da Prefeitura com os resíduos sólidos que são despejados nas águas desses igarapés. Ele lembrou, também, que a Lei Federal nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), sancionada em 2010, pelo então presidente da República Luís Inácio Lula da Silva, e que prevê a prevenção e a redução na geração de resíduos sólidos propiciando o aumento da reciclagem, já deveria ter sido

implantada em Manaus. Além disso, Waldemir entende que a Prefeitura tem tratado de forma diferenciada os catadores em comparação às empresas coletoras de lixo da cidade, por isso defende que esses trabalhadores estão executando um papel importante para a sociedade e para o meio ambiente. “Esse profissionais fazem um trabalho ecologicamente correto. O poder público deveria incentivar o desenvolvimento desse tipo de trabalho em nossa capital. A prefeitura paga milhões para empresas de coletoras de lixo, por que não pagar também para esses profissionais?”, questiona o parlamentar. “A inclusão dos catadores de materiais recicláveis na política de saneamento básico do município é promover justiça social. Seria justo para esses trabalhadores, que prestam um enorme serviço para a cidade, se eles fossem remunerados por seu trabalho”, enfatizou Waldemir, ressaltando a importâncias dessa categoria para o meio ambiente.

O vereador Waldemir Jose esta dando continuidade nas reunioes com as comunidades do bairro de Petropolis, para apresentar o trabalho desenvolvido na fiscalizacao do Sistema de Saude. A comunidade do Vale do Amanhecer esta reunida com o vereador hoje para definir suas prioridades para apresenta-

rem ao Secretario de Saude na AUDIENCIA PUBLICA do dia 09.09 as 14h na Camara Municipal de Manaus. Fiscalização no Sistema de Saúde na Zona )Norte e Leste de Manaus na última sexta-feira (29/08).

ações do mandato

SAÚDE

4


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.