Viva! outubro 2013

Page 68

A M B I E N T E

AdDP realizou, em 2012, 33.070 análises nos pontos de entrega aos seus clientes, recorrendo a laboratórios acreditados e técnicos certificados, com os resultados obtidos a serem verificados pela ERSAR. As determinações efetuadas na água tratada – que superaram largamente o número exigido pela legislação: naquele ano de 10.950 – reconheceram-na como “uma das melhores águas do país”. “No caso da Águas do Douro e Paiva, com o indicador de água segura (indicador de água controlada e de boa qualidade) a atingir os 99,96%, podemos garantir aos nossos consumidores que podem beber água da torneira com confiança”, assegurou o presidente do Conselho de Administração da empresa. Apesar de ainda existir o mito de que a água canalizada é de inferior qualidade, a ERSAR realça que, nas duas últimas décadas, têm sido enormes os progressos conseguidos ao nível da qualidade da água e do desempenho dos sistemas de abastecimento de água em Portugal. Aliás, no seu último relatório anual sobre o “Controlo da Qualidade da Água para Consumo Humano” revelou que o resultado do esforço desenvolvido pelos intervenientes do setor fez com que a qualidade da água evoluísse de 50 para 98%, de 1993 até 2011.

QUALIDADE, ACESSIBILIDADE E PREÇO SÃO AS GRANDES MAIS VALIAS Com o objetivo de dar a conhecer à população o esforço que tem sido feito na melhoria das infraestruturas da empresa e, consequentemente, do produto final entregue para consumo, a AdDP lançou, em 2008, uma campanha de sensibilização para o consumo humano de Água da Torneira. “Temos vindo a passar a mensagem do trabalho realizado através de uma campanha de comunicação multimeios assente em três principais pilares: a Água da Torneira é um produto de confiança que garante o respeito pelos melhores procedimentos e rigorosas medidas de controlo (qualidade), é acessível para consumo imediato (acessibilidade), sem restrições de quantidade, em casa dos consumidores, nos seus empregos, nos restaurantes, bares e cafés e é a escolha mais económica (preço)”, sublinhou o responsável. Esta campanha pretende atingir todos os cidadãos, dos 8 aos 80 anos. “Assim, assume não só várias linguagens, de acordo com a faixa etária, como se serve também de diferentes meios, indo ao encontro das pessoas, em ações de rua

e marketing direto de contacto com a população”, referiu Álvaro Castello-Branco. A comunicação e a aproximação aos clientes foram, desde sempre, uma das preocupações assumidas pela empresa. “A AdDP adotou, desde sempre, uma postura de transparência em termos de comunicação com os seus clientes, fornecedores, colaboradores e demais partes interessadas, desde o reporte dos resultados anuais efetuados através do Relatório e Contas, à publicação, desde 2006, de Relatórios de Sustentabilidade, através dos quais partilha a política empresarial, os objetivos estabelecidos e o desempenho atingido nas três vertentes do desenvolvimento sustentável: económica, social e ambiental”, acrescentou. Além disso, a entidade decidiu também reforçar a sua comunicação com os clientes através do seu site (http://www.addp.pt/pt/home. php), disponibilizando dados dos caudais fornecidos e das pressões por ponto de entrega de cada município, que são atualizados com uma frequência de 30 minutos. Esta informação permite detetar, em colaboração com os municípios, ruturas na rede em baixa o que constitui um contributo importante para o controlo de perdas nas redes municipais.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.