Governação e Regime Económico das Cooperativas

Page 1

Doutorada em Direito, na área das Ciências Jurídico-Empresariais, pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

GOVERNAÇÃO E REGIME ECONÓMICO DAS COOPERATIVAS

É autora do livro O seguro de responsabilidade civil dos administradores. Entre a exposição ao risco e a delimitação da cobertura, Almedina, Coimbra, 2010, que corresponde à sua tese de doutoramento.

Não basta fazer o diagnóstico. É necessário propor novos rumos e soluções alternativas. Para esta reflexão em torno da reforma da governação cooperativa e regime económico, as autoras convocam, por um lado, soluções colhidas em experiências legislativas estrangeiras e, por outro, disposições jurídico-societárias.

É coautora dos Estudos de direito das sociedades, 11ª ed., Almedina, Coimbra, 2013.

Tomando como referente a identidade cooperativa, as autoras formulam propostas que, em sua opinião, potenciam a melhoria do ambiente legal. Em matéria de governação cooperativa, são propostas soluções tendentes a ampliar a autonomia estatutária. Em sede de regime económico, as propostas apresentadas visam promover o empreendedorismo cooperativo e a sustentabilidade financeira das cooperativas.

Universidade de Coimbra.

É autora e coautora de comentários integrados em vários volumes do Código das Sociedades Comerciais em comentário, coordenado por J. M. Coutinho de Abreu, e publicado pela Almedina. É coautora do relatório «European Social Business Initiative: Member State Legal and Regulatory Profile – Portugal» (2013), preparado para a Comissão Europeia. É investigadora do Centro de Estudos Cooperativos e da Economia Social da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

Muitas são as preocupações a serem geridas pelas cooperativas: não abdicar da identidade cooperativa, conseguir sustentabilidade, competir com agentes económicos de índole lucrativa numa economia aberta. A forma como se consegue o equilíbrio entre estes propósitos é, desde logo, um desafio lançado ao legislador no momento de repensar o regime da governação e o regime económico das cooperativas, num contexto de reforma legislativa. ISBN 978-989-768-033-5

www.vidaeconomica.pt ISBN: 978-989-768-033-5 Visite-nos em livraria.vidaeconomica.pt

9 789897 680335

GOVERNAÇÃO E REGIME ECONÓMICO DAS COOPERATIVAS

É autora de livros e de artigos publicados em revistas jurídicas nacionais e internacionais.

Está em curso a reforma do Código Cooperativo, que visa cumprir o imperativo de «desenvolvimento legislativo» constante do art. 13.º da Lei de Bases da Economia Social. Reformar o Código Cooperativo parece-nos necessário e oportuno. Enquanto ordens jurídicas que nos são culturalmente próximas têm acolhido uma liberalização controlada da governação e do regime económico, o regime jurídico-cooperativo português apresenta alguma rigidez nestas matérias.

Exerce atualmente as funções de Professora Auxiliar da Faculdade de Economia da

Deolinda Aparício Meira Maria Elisabete Ramos

Maria Elisabete Ramos

Deolinda Aparício Meira Maria Elisabete Ramos

GOVERNAÇÃO E REGIME ECONÓMICO DAS COOPERATIVAS Estado da arte e linhas de reforma

Deolinda Aparício Meira Doutorada em Direito Privado, pela Faculdade de Ciências Jurídicas e do Trabalho da Universidade de Vigo. Exerce atualmente as funções de Professora Adjunta do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto e de investigadora do CECEJ (Centro de Estudos em Ciências Empresariais e Jurídicas). É autora de livros e de artigos publicados em revistas jurídicas nacionais e internacionais. É autora do livro O regime económico das cooperativas no Direito Português: o capital social, Editora Vida Económica, Porto, 2009, que corresponde à sua tese de doutoramento. É membro do CIRIEC Portugal, codiretora da Revista Cooperativismo e Economía Social e membro do Conselho científico da CIRIEC-España, revista jurídica de economía social y cooperativa. É coordenadora geral da obra coletiva Jurisprudência Cooperativa Comentada (obra coletiva de comentários a acórdãos de jurisprudência portuguesa, brasileira e espanhola), Imprensa Nacional Casa da Moeda, Lisboa, 2012, inserida nas comemorações do Ano Internacional das Cooperativas. É coautora do relatório «European Social Business Initiative: Member State Legal and Regulatory Profile – Portugal» (2013), preparado para a Comissão Europeia. É membro efetivo do SGECOL - Study Group on European Cooperative Law.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.