UV NEWS - Ed. 1 - 21/10

Page 1

EDIÇÃO 01 21 DE OUTUBRO DE 2021

CERIMÔNIA DE ABERTURA

CLIQUE AQU PARA VER MAIS FOTOS DA ABERTURA

A noite de 21 de outubro foi palco da cerimônia de abertura do 65º Congresso Brasileiro de Oftalmologia. Os presidentes da Comissão Executiva do congresso, Alexandre Henrique Bezerra Gomes, Marco Antônio Rey de Faria e Paulo Augusto de Arruda Mello, afirmaram que mais do que o reencontro da especialidade, o CBO 2021 marca o desejo dos profissionais de enfrentar e vencer os desafios que se apresentam, e enfatizaram o empenho da Comissão Científica para oferecer um evento de alta qualidade de conhecimento. Rey de Faria comentou que ao final do século 20, no mesmo Centro de Convenções, acontecia um Congresso Brasileiro de Oftalmologia. “Passada a pandemia temos a missão de realizar o congresso da volta com um programa científico que foi cuidadosamente preparado”, disse. O oftalmologista ainda ressaltou que o apoio da indústria foi fundamental para realizar este evento. “Serão três dias intensos em novos conhecimentos e sedimentação do aprendizado”, finalizou.

Programe-se! Amanhã acontecem os seguintes simpósios

SIMPÓSIO SATÉLITE ADAPT 12h30 às 14hs| sala 12

SIMPÓSIO SATÉLITE GENOM 12h30 às 14hs| sala 10

SIMPÓSIO SATÉLITE ZEISS 12h30 às 14hs | sala 03

SIMPÓSIO SATÉLITE ALCON 12h30 às 14hs | sala 01 SIMPÓSIO SATÉLITE J&J VISION 12h30 às 14hs | sala 13


Já Mello revelou que realizar um congresso com mais de 600 palestrantes, com cerca de 3 mil colegas, só foi possível graças a um grupo exemplar de colaboradores. “Todos não mediram esforços para termos aproveitamento ímpar do evento”, enfatizou. O médico também comentou que o conhecimento da humanidade duplicava a cada século, passou a duplicar a cada 50 anos e hoje isso acontece a cada 17 meses. “Com este congresso devemos resgatar a posição do oftalmologista na prática da medicina e valorizar a relação médico paciente que ficou tão desgastada nos últimos tempos”, apontou. Ainda durante a cerimônia, Gomes falou que a oftalmologia, mais uma vez, coloca-se na vanguarda. “Recebemos com muita honra um grande desafio, a retomada. É um grande marco não só para a oftalmologia brasileira, mas para todas as especialidades médicas. Através da nossa experiência será retomado um novo ciclo presencial de congressos, promovido pelos nossos relatos e experiência”, enalteceu. José Beniz Neto, presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, destacou que a atual gestão do CBO tinha pouco mais de 2 meses quando tudo ficou diferente por causa da pandemia. “Rapidamente tivemos de alterar os planos. Precisamos desenvolver outros formatos para levar serviços aos oftalmologistas brasileiros, foi necessário oferecer orientação e apoio na retomada das atividades e ainda preparar um congresso virtual. Entramos cada vez mais no mundo digital e passamos a interagir com milhares de pessoas nas lives quinzenais. Além disso, reinventamos a forma de fazer mutirões. Somos uma entidade altiva que enfrentou os vários desafios com resiliência”, enumerou. Foram várias as celebrações da noite. Entre elas, foram homenageados com a medalha de Honra ao Mérito do CBO Adalmir Morterá Dantas, de Niterói (RJ); Carlos Augusto Moreira, de Curitiba (PR); Cyro de Barros Rezende (in memoriam); Hiran Manuel Gonçalves da Silva, de Tefé (AM); e Moacyr Eyk Álvaro (in memoriam). A medalha Centenário de Ensino em Oftalmologia no Brasil foi para a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina da Bahia (UFBA), Faculdade de Medicina da Universidade do Rio de Janeiro – Fundão, e Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. E foi dada a largada para o primeiro Congresso Brasileiro de Oftalmologia pós-pandemia.


OPTY NEWS OPTY LIDERA TENDÊNCIAS ATRAVÉS DE UMA SÓLIDA PLATAFORMA NA OFTALMOLOGIA A Opty se consolidou rapidamente no mercado oftalmológico desde que foi criada, em 2016, mantendo um crescimento exponencial, com grandes conquistas. Segundo Amaury Guerrero, presidente do Grupo Opty, nestes cinco anos de Opty, a companhia já somou 12 milhões de atendimentos, agregando 23 empresas oftalmológicas e 66 unidades de atendimento, em importantes capitais e mais de 20 cidades no país. AMAURY GUERREIRO “São mais de 3.500 médicos, colaboradores, técnicos e enfermeiros, que promovem o acesso ao cuidado oftalmológico de pacientes em todas as regiões do Brasil”, enfatiza Guerrero. Abaixo, publicamos um bate-papo com o presidente do Grupo Opty, que fala sobre os principais pilares da empresa e a trajetória de sucesso da empresa, que é, atualmente, o maior grupo de oftalmologia da América Latina. Guerrero – É um modelo de crescimento através de uma prática médica de qualidade e cuidado integral aos pacientes. O principal indício de que estamos no caminho correto é o engajamento e o indicador de experiência e satisfação de nossos pacientes. Nosso NPS (Net Promoter Score) é de 95, um número bem acima do mercado.

E QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS PILARES QUE SUSTENTAM ISSO?

Guerrero – São quatro pilares: 1. Atração de oftalmologistas de qualidade e líderes em suas cidades/regiões; 2. Consolidação da gestão compartilhada, modelo comprovado que mantém a cultura de excelência médica, agregando gestão e excelência corporativa; 3. Atração de experientes profissionais da saúde oxigenados por novos talentos que consolidam visão estratégica e inovação; 4. Plataforma de serviços consolidadas, Plug & Play.

NO QUE CONSISTE ESSA PLATAFORMA?

Guerrero – Além do modelo associativo através do M&A clássico, a integração dessas empresas é fundamental e exige uma plataforma de serviços consolidada. E por que Plug & Play? Porque recebemos nossos novos associados sem nenhuma disrupção nos atendimentos por meio de quatro pilares: tecnologia; sistemas; processos especificamente desenhados na busca constante de efi ciência; e geração de valor aos médicos e pacientes.

E COMO A OPTY SE DIFERENCIA NO MERCADO?

Guerrero – Lançando o Opty X, uma plataforma com soluções inovadoras que colabora para todo o ecossistema da saúde, proporcionando novas soluções e promovendo acesso à saúde ocular de qualidade.

E PARA VOCÊ, COMO É ESTAR À FRENTE DE UMA EMPRESA TÃO RECONHECIDA NO MERCADO OFTALMOLÓGICO?

Guerrero - Eu tenho 35 anos dedicados à oftalmologia, portanto, participar dessa missão junto aos oftalmologistas, de cuidar da visão dos pacientes, sempre foi um privilégio para mim. Sair de casa todos os dias e contribuir para mais uma jornada no cuidado à saúde ocular da população é muito gratificante, essa é a cultura de todos os colaboradores da Opty.

POR ÚLTIMO, QUEREMOS QUE DEIXE ALGUMAS MENSAGENS DA SUA VIDA

Guerrero – Para leitura indico o livro “Sonho Grande”, de Cristiane Correa; para assistir, recomendo o filme “La Vita è Bella”, de Roberto Benigni; e minha mensagem final é esta: Never Give Up!!!!

informe publicitário

CONTE UM POUCO SOBRE O MODELO DE NEGÓCIOS DA OPTY.


TRILHA PARA A QUALIDADE Depois de muita expectativa pelo reencontro da especialidade, começou hoje pela manhã, em Natal (RN), o 65º Congresso Brasileiro de Oftalmologia. O primeiro grande congresso oftalmológico presencial depois da paralização causada pela Covid-19 está com uma programação intensa. Uma das palestras da manhã desta quinta-feira foi durante o Simpósio da Sociedade Brasileira de Administração em Oftalmologia (SBAO) e tratou sobre “Acreditação: vale para todos?”. Ministrada por Ricardo Valente, oftalmologista do Rio de Janeiro, com MBA em gestão pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O médico abordou os aspectos positivos e negativos da acreditação. “Se me perguntarem se isso é para todo mundo minha resposta será sim. Mas dependerá da individualidade de cada um, de como quer se posicionar no mercado e onde quer estar”, afirmou. O processo de acreditação é um selo de qualidade que avalia as melhores práticas da instituição e envolve uma mudança organizacional, visando a melhoria contínua. “É um sistema de avaliação periódica e voluntária que acontece de dentro para fora. No Brasil, apenas 5% dos hospitais têm esse selo. Quanto às clínicas, esse índice não atinge 1%”, revelou.

BOOM DA TECNOLOGIA A pandemia da Covid-19 acelerou todos os processos digitais. Quem ainda estava postergando para entrar neste universo teve de fazê-lo às pressas. Foi sobre “Tendências digitais e suas aplicações na oftalmologia” a palestra de Guilherme Faria, do Instituto de Oftalmologia Marco Rey (IOMR), durante o CBO 2021. De acordo com ele, muitos processos que vinham sendo desenvolvidos tiveram de ser acelerados. “Surgiram várias ferramentas digitais, com suas particularidades arquitetônicas e transacionais”, apontou. Antes de investir em sistemas de tecnologia, Faria ressaltou a importância da instituição de saúde entender a sua real necessidade e, a partir daí, procurar um profissional ou parceiro que crie as ferramentas de acordo com aquilo que precisa. “Uma das tendências digitais é o desenvolvimento de softwares. Já há vários deles no mercado, mas muitos são engessados, tornando mais difícil a tarefa de encontrar um que atenda a necessidades específicas”, aconselhou.


A JORNADA DO PACIENTE Durante o 65º Congresso Brasileiro de Oftalmologia, Alice Selles diretora de comunicação da Sociedade Brasileira de Administração em Oftalmologia (SBAO), apresentou a palestra “Afinal quando termina o atendimento ao paciente?”. Segundo ela, é preciso que o profissional médico seja capaz de conquistar a confiança de seus pacientes. “Hoje se fala muito na jornada do paciente e os momentos da verdade têm de ser valorizados: desde o momento em que ele busca o seu nome no Google até o momento da alta”, ressaltou. Alice comentou que é preciso se atentar a todas as oportunidades de reforçar a assertividade da escolha do paciente. Isso vai desde o agendamento, passando pela recepção - que deve ser acolhedora, as instalações da sala de espera – afinal é lá que o paciente ficará aguardando pela consulta, a consulta, preparação para a cirurgia, a cirurgia, o pós-cirurgia, o depois da alta.

CATARATA E CIRURGIA REFRATIVA No primeiro dia do 65º Congresso Brasileiro de Oftalmologia aconteceu o Dia Especial, em que são expostos e debatidos os avanços ocorridos em grandes áreas da especialidade, além de apresentar as tendências para cada uma delas. Na sala 3, destinada à Catarata e Refrativa, uma das apresentações foi de Rafael Kobayashi que falou sobre “Modulando a córnea do paciente fora do alvo com LIOS para presbiopia”. Ele comentou que quando um paciente com lente multifocal é operado o objetivo é deixá-lo dentro do alvo, mas nem sempre isso é possível. Cerca de 10% a 15% dessas pessoas terão desvio refracional e poderão precisar de excimer laser ou outra conduta. “Se a ceratometria do paciente está fora dos valores comuns, por exemplo, tem de fazer a biometria com muito cuidado e avisar que pode ser que tenha desvio biométrico e poderá precisar de tratamento a laser pós-cirurgia com multifocal”, disse. Já Ana Luisa Hölfling-Lima, professora titular do departamento da Escola Paulista de Medicina, abordou o tema “Correção de astigmatismo em transplante de córnea”. A oftalmologista ressaltou que os astigmatismos irregulares são muito frequentes após transplantes de córnea penetrante, transplante lamelar anterior e endotelial. “O astigmatismo topoguiado pode ser corrigido em duas etapas, sendo que na primeira corrigimos inicialmente as irregularidades e depois a ametropia esférica ou astigmatismo residual. Também podemos fazer a correção com PRK com base apenas na refração quando houver coincidência do eixo e grau de astigmatismo”, explicou.


CORREDORES

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS FOTOS

ALCON LANÇA ACRYSOF IQ VIVITY A Alcon acaba de lançar no país a primeira lente intraocular de correção de presbiopia (PC-IOL) com tecnologia de modulação de frente de onda – a AcrySof® IQ VivityTM IOL (Vivity). Disponível, a partir de agora, para os oftalmologistas brasileiros, Vivity® é mais uma opção para cirurgias de catarata, principal causa de perda de visão em todo o mundo. Vivity é a primeira e única lente intraocular de foco estendido e tecnologia X-WAVE® da Alcon, que alonga e desloca a luz, sem dividi-la. Vivity oferece visão nítida à distância, excelente visão intermediária (ao comprimento do braço) e visão funcional de perto, além de uma taxa de distúrbios visuais excepcionalmente baixa, comprovada clinicamente. Vivity expande o crescente portfólio de LIOs da Alcon para atender às necessidades dos pacientes com catarata interessados em recuperar o desempenho visual e melhorar seu estilo de vida.


ZEISS LANÇA VISUREF 150 Entre as novidades no stand da ZEISS durante o CBO 2021, destaca-se o VISUREF 150. O equipamento atua como autorrefrator e ceratômetro, instrumentos básicos para diagnóstico, mas que fornecem resultados ágeis de refração e ceratometria, permitindo uma avaliação aprofundada da condição do paciente. Os recursos de manuseio intuitivos deste produto também permitem realizar as medições mais importantes em um único dispositivo, incluindo a curva da base da lente de contato e as avaliações de diâmetro da pupila e da íris. O VISUREF 150 possibilita ainda realizar medições de refração em pacientes com LIOs (lentes intraoculares) implantadas. Por fim, outra vantagem é que o embaçamento automático incorpora uma cena infinita para reduzir os efeitos da acomodação.

GENOM OFTALMOLOGIA A Genom abre sua participação no CBO 2021 com um stand repleto de atividades para comemorar seus 18 anos na Oftalmologia, com uma ampla área, tomando todos os cuidados e seguindo os protocolos de segurança. Visite o stand e conheça em primeira mão o Lançamento de um produto inédito na Oftalmologia. Também vale destacar as novas embalagens de toda linha de colírios, afinal 18 anos de mercado merecem um diferencial à altura. Conheça ainda o Projeto Cão Guia - um projeto social que a Genom apoia junto ao instituto Magnus aproveite para tirar uma foto com nossa celebridade, o Pupilo!

ACOMPANHE PELAS REDES SOCIAIS EXPEDIENTE

www.doiseditorial.com

Edição: Marina Almeida – MTB 45725/SP Reportagem: Christye Cantero e Flávia Lo Bello Projeto gráfico e edição de arte: Suelen Magalhães Marketing e comercial: Jéssica Borges Fotografia: Douglas Daniel *Este material é destinado a classe médica


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.