UV NEWS - Especial CBO

Page 1

Cerimônia de abertura

Aconteceu hoje, no horário do almoço, a cerimônia de abertura do CBO. Os presidentes do congresso e do CBO, além de darem as boas-vindas aos participantes do evento, enalteceram o trabalho das equipes envolvidas na organização do evento e prestaram homenagens a personalidades que se destacaram na defesa da oftalmologia brasileira.

Acompanhe a cobertura completa pelo nosso Instagram

1
23 de agosto de 2023 Leia +

A programação científica está maravilhosa e vai cobrir desde o primeiro ano de residência até o que há de mais recente e inovador nas subespecialidades. O que mais me emocionou no CBO 2023 foi a possibilidade de realizar o projeto “Pequenos Olhares” em Fortaleza, atendendo a crianças que passam por grandes necessidades e que terão a oportunidade de passar pelo exame oftalmológico. Isso só me dá a certeza de que a oftalmologia brasileira está preparada para abraçar a saúde ocular do País.

É uma grande responsabilidade organizar um congresso da pujança que o CBO exige. E isso não seria possível se nossos pares não tivessem confiança e vontade de fazer de Fortaleza o lugar que recebe o maior congresso de oftalmologia da América Latina. Gostaria que todos os participantes do congresso, não só os oftalmologistas, saiam daqui com a reflexão sobre qual o papel de cada um na oftalmologia brasileira. Transmito a vocês o brilho no olhar dos colegas ao receber este congresso em Fortaleza. O Ceará os recebe de braços abertos!

Ver e enxergar são ações distintas porque envolvem áreas diferentes do cérebro. Ver é aprofundar, enquanto enxergar é superficial. Vivemos em um país em que falta acesso a consulta, a óculos, sem contar que somos mais de 16 milhões de analfabetos. Pessoas que enxergam sem ver. Daí a importância da nossa responsabilidade pela saúde ocular. Todos juntos temos responsabilidade social e somos parte da solução de ver e enxergar dos brasileiros.

Aprendi e cresci muito com a experiência no CBO. Tenho muito a agradecer aos mestres e a todos que criticam, apoiam e ajudam na construção de tudo isso. O caminho trilhado pelo CBO é respaldado na ética e no compromisso em prol da dignidade da nossa classe e da saúde de nossos pacientes.

2
Abrahão da Rocha Lucena presidente do 67º Congresso Brasileiro de Oftalmologia Milton Ruiz Alves presidente do 67º Congresso Brasileiro de Oftalmologia Newton Andrade Júnior presidente do 67º Congresso Brasileiro de Oftalmologia Cristiano Caixeta presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia

Dia especial

O Dia Especial das variadas especialidades da oftalmologia abre a grade científica do congresso. Na sala dedicada à catarata e cirurgia refrativa, Abrahão da Rocha Lucena, coordenador da Escola Cearense de Oftalmologia, falou sobre “Fórmula biométrica e LIO ideal na cirurgia de catarata personalizada”.

Em relação às fórmulas biométricas para cálculo da lente intraocular, ele ressaltou que para olhos curtos são indicadas Holladay 1 e Haiges; para olhos médios, Barrett Universal II; e para olhos longos, Barrett Universal II e Olsen.

leia a matéria completa

Glaucoma na gestação

Este foi um dos temas abordados na sala dedicada ao glaucoma no Dia Especial. Ana Claudia Alves Pereira, professora adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), falou sobre “Particularidades no diagnóstico e tratamento do glaucoma durante a gravidez e o puerpério”.

Segundo a médica, ao avaliar o glaucoma na gravidez, é preciso observá-lo como qualquer doença crônica já que a gestante apresentará uma série de limitações terapêuticas por causa do risco de exposição ao feto. “A mulher sofre uma série de transformações fisiológicas e hemodinâmicas e é preciso avaliar o período gestacional e a gravidade do glaucoma, sempre ponderando os riscos para a criança”, ressaltou.

leia a matéria completa

Mais de 4 mil médicos oftalmologistas inscritos para o CBO 2023. Durante os quatro dias do evento, cerca de 750 palestrantes, nacionais e internacionais, apresentarão mais de 300 horas/aula e também participarão das mais de 185 atividades programadas.

3

CORREDORES

4
Veja mais fotos

Alumni lideranças

Na tarde desta quarta-feira, a sala 7 abrigou uma das atividades do CBO durante o congresso, as sessões Alumni Lideranças. A primeira delas tratou do tema “Problemas precisando de soluções”, e a segunda abordou “Soluções precisando de pessoas” que trouxe, por exemplo, a plataforma CBO Voluntários, em que o paciente solicita uma consulta e o sistema procura por um médico próximo que o atenda de forma voluntária.

As sessões foram coordenadas por Alexandre Antonio Marques Rosa, Leiser Franco de Moraes Filho, Marcos Pereira Vianello, Márcio Henrique Mendes, Pedro Carricondo e teve entre os palestrantes e discutidores Ana Carolina Sarmento Barros Carneiro, Célia Nakanami, Fernando Korn Malerbi e Paulo Henrique de Avila Morales.

AMANHÃ CONTINUA!

SIMPÓSIOS SATÉLITES (das 12h45 às 13h45)

GENOM

Estilo de vida e superfície ocular – Sala 01

JOHNSON & JOHNSON VISION

Alterações da pupila no olho presbita e sua relação no sucesso de adaptação de lentes de contato multifocais – Sala 02

HORIZON THERAPEUTICS

Doença ocular da tireóide: fisiopatologia e necessidades não atendidas e Tepezza: um novo paradigma no tratamento da doença ocular da tireoide – Sala 03

ESSILOR

Controle da Progressão da Miopia - Sala 13

TEMA OFICIAL (das 9hs às 10hs)

“Saúde Pública Ocular: Assistência Primária e Ensino” – sala 13

ELEIÇÕES CBO (das 9hs às 15hs) stand CBO

EXPEDIENTE

Dois editorial

Edição Marina Almeida

Marketing e comercial Jéssica Borges

Reportagem Chris Lopes

Fotografia Douglas Daniel

Jovem aprendiz Julie Stamato

5
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.