Meio Ambiente e Sustentabilidade

Page 29

meio ambiente e sustentabilidade

28

________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________

gar cerca de 100.000 pessoas. Aquelas cidades, porém, diferiam bastante das de hoje em dia desempenhando funções diferenciadas, tais como as de defesa, as políticoadministrativas e as religiosas. Além disso, a maioria da população vivia em áreas não urbanas. Todavia, a partir da Revolução Industrial, ocorreu um fenômeno social que recebeu o nome de urbanização, inaugurando-se o modo de vida urbano-industrial. Embora este conceito possa ter vários significados, a urbanização da qual estamos falando aqui pode ser entendida como a proporção da população total de um território (região, país, estado ou, até mesmo, município) vivendo em aglomerações urbanas.

Fonte: http://commons.wikimedia.org/wiki/Image:New-York-Jan2005.jpg

O processo de urbanização é hoje uma tendência mundial. No mundo a proporção da população urbana em relação à população total aumenta rapidamente. As grandes cidades abrigam milhões de pessoas. Veja os números em milhões: Nova Délhi e Mumbai, ambas na Índia, 15; São Paulo, 18,3; Nova York, 18,7; Cidade do México, 19,4; Tóquio, 36! Algumas destas cidades abrigam milhares de pessoas por Km2, em Mumbai vivem 29.650 pessoas em 1 Km2, em Calcutá, também na Índia, 23.900. Como podemos imaginar esta alta concentração populacional gera também um alto impacto ambiental.

URBANIZAÇÃO NO BRASIL No Brasil este fenômeno vem acontecendo com muita intensidade desde os anos 1970. Veja os números: no início do Século XX, por volta de 1900, a maior parte da população brasileira vivia em áreas rurais (80%), em 2000, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística/IBGE (2000), a população urbana cresceu para 81%. Em apenas 100 anos houve uma inversão total no modo de vida da nossa população. São muitos os fatores que contribuíram para o acelerado crescimento urba-


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.