Trabalho Colaborativo

Page 17

Capítulo I INTRODUÇÃO

Neste primeiro capítulo pretendo introduzir aspectos que considero essenciais, caracterizadores da investigação realizada. Para tal, inicio com uma breve contextualização do estudo, enunciando de seguida o problema e as questões que se lhe encontram associadas. Por fim, apresento a organização da dissertação.

I. 1. Contextualização do Estudo

Numa sociedade em constante mudança, assistem-se a vastas e crescentes influências advindas da multiplicidade de realidades étnicas e culturais que nela coexistem, as quais se manifestam numa crescente multiculturalidade e que se reflecte na actual população escolar, bem como à ocorrência, de forma bastante acelerada, da difusão de informação e a apropriação de conhecimento, resultantes da existência de grandes avanços nos sectores científico e tecnológico. Neste contexto, assiste-se à emergência de diversas transformações sociais, bem como de novos desafios com que nos deparamos no nosso dia-a-dia, pelo que os processos de aprendizagem e desenvolvimento de um indivíduo têm revelado novas necessidades e desafios à prática pedagógica, invocando por uma reflexão sobre os mesmos. Perante esta realidade, a Escola não poderá continuar a manter-se à margem, pelo que deverá acompanhar a evolução da sociedade em que se encontra inserida, indo ao encontro das suas necessidades e exigências, de modo a preparar os jovens para o exercício de uma cidadania plena. Neste sentido, compete à escola e aos educadores assumirem “ (…) um papel mais interventivo e mais claro na formação dos alunos” (Teles, 2005), enquanto cidadãos activos, críticos e participativos na sociedade, promovendo o desenvolvimento pleno de todos.

1


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.