Trabalho Colaborativo

Page 157

Capítulo V CONSIDERAÇÕES FINAIS

Neste capítulo, irei apresentar uma síntese dos resultados e conclusões que considero mais relevantes do estudo realizado. Por fim, apresentarei ainda, uma breve reflexão sobre as implicações que poderão advir deste estudo, de forma a assinalar algumas das limitações com que me deparei ao longo desta investigação, terminando com algumas recomendações que considero importantes para um futuro próximo em termos de continuidade deste trabalho.

V. 1. Objectivo do Estudo e Questões de Investigação

Vivemos em tempos de mudança, aos quais a Escola e os seus educadores não poderão manter-se à margem, emergindo assim a necessidade de acompanharem a evolução da sociedade, de forma a ir ao encontro das suas necessidades e exigências, assumindo para tal um papel mais interventivo e mais claro na formação dos alunos, promovendo o desenvolvimento pleno de todos. Emerge assim, a necessidade e urgência em criar modos de actuação na sala de aula, no sentido de tornar os nossos alunos capazes de assumir um papel mais activo, crítico, reflexivo e participativo perante os constantes desafios que a actual sociedade lhes coloca. O trabalho colaborativo e a aprendizagem colaborativa que se espera que ocorra assumem assim, actualmente e de forma crescente, um papel importante na formação integral dos indivíduos. O trabalho colaborativo tem-se revelado como uma forma inovadora e de grandes potencialidades na promoção do sucesso dos alunos na disciplina de Matemática (César et al., 1999), o que suscitou um interesse pessoal como professora/investigadora em adoptar/estudar esta nova metodologia de trabalho na construção do saber matemático, assumindo um compromisso de coerência na sua implementação, de forma a garantir o seu sucesso.

141


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.