Notas Ecológicas 10

Page 1

ECOS DA TERRA LIVRE NOTAS ECOLร GICAS 10, 14 de julho de 2019

1- HOMO CIMENTUS

Fonte: Miguel Franco, Ecologia, nยบ 24 abril-jun 1983


2- O MONSTRO ABORTOU?

Como há pessoas que não são de confiar, acreditamos que voltarão à carga. Assim, continue a assinar e a divulgar a petição seguinte: PELA NÃO CONSTRUÇÃO DE UM HOTEL DE 568 CAMAS NA PRAIA DO DEGREDO EM VILA FRANCA DO CAMPO Para: Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores Em Junho de 2018, foi autorizada - através da Resolução do Conselho do Governo nº 76/2018 de 21 de Junho de 2018 - a construção de um hotel, com uma capacidade prevista de 568 camas, junto à Praia do Degredo, na freguesia de Água d’ Alto, concelho de Vila Franca do Campo. Tal construção só é possível, porque o Decreto Legislativo Regional nº 13/2010/A suspendeu, parcialmente, o Plano de Ordenamento Turístico da Região Autónoma dos Açores (POTRAA) de 2008. Esta suspensão permite que, na ilha de São Miguel, possa ser autorizada a construção de novos hotéis, com mais de 150 camas, mediante resolução do Governo Regional (renegando, assim, o referido Plano). Considerando que este projecto, pela sua dimensão e localização não se adequa à realidade da ilha de São Miguel, porque: 1. O impacto ambiental da sua construção e operação numa zona costeira e sensível será demasiado para ser aceite. 2. Atenta contra a sustentabilidade do sector do turismo ao apostar na sua massificação, algo que todos os responsáveis políticos e empresariais, hoje dizem não querer, mas que ainda assim, cada vez mais se torna a realidade de São Miguel.


3. Não fora a Resolução do Governo sobre a suspensão do POTRAA de 2008, e este não permitiria aquela capacidade prevista. 4. Não poderia ser aprovado no âmbito do novo POTRAA, que esteve recentemente em consulta pública. Os peticionários solicitam à Assembleia Legislativa da Região Autónomas dos Açores e ao Governo da Região Autónoma dos Açores que actuem no sentido de não permitir a construção deste hotel com aquela capacidade, junto à Praia do Degredo. Assine aqui: https://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT93664&fbclid=IwAR1DhUBwUMrUP4FrF2XY9XX5_EsFxZjR7OFhuYqlK0JjTJMcQKxTWNq2lg

3- DEPUTADOS DO PS E DO PSD ENVERGONHAM OS AÇORES

Fonte: https://protouro.wordpress.com/2019/07/12/carlos-cesar-vaiado-no-campo-pequeno/

Carlos César (PS), António Ventura (PSD) e João Castro são três deputados que envergonham todos os açorianos decentes. Se pouco sabemos sobre a paixão pela tortura de animais por parte do último, o segundo é conhecido pelas suas declarações em defesa das touradas e, portanto, contra o bem-estar e os direitos dos animais.

Carlos César, por seu lado, não engana ninguém. Depois de um percurso de vida que todos conhecem, isto é, sem nunca ter tido uma profissão e de ter estado envolvido na questão imoral do recebimento de passagens aéreas, tal como outros, no que diz respeito


às touradas está do lado da defesa da tortura. Com efeito, não nos podemos esquecer que foi ele o porta-voz e o primeiro signatário de uma proposta para baixar o IVA das touradas.

4- CRUZEIROS E POLUIÇÃO

Fonte: Correio dos Açores, 8 de junho de 2019

CAES- Coletivo Açoriano de Ecologia Social https://www.facebook.com/Terra-Livre-435187105376/


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.