Revista Tela Viva 208 - setembro 2010

Page 72

COBE R T U R A

( upgrade )

Fernando Lauterjung

A Broadcast&Cable, que aconteceu em agosto em São Paulo, contou com os principais lançamentos apresentados pela primeira vez na NAB 2010, em abril deste ano. Veja alguns destaques do evento.

iPrompter

D

uas soluções que transformam iPods/iPhones e iPads em teleprompters foram apresentadas na feira em São Paulo. A Tacnet apresentou o Autocue QTV SSPi. Trata-se de um teleprompter que pode ser montado em câmeras handheld e conta com adaptador especial para um iPhone/iPod Touch. A fabricante não fornece um software de teleprompter, sendo recomendado um dos aplicativos disponíveis na App Store da Apple. O equipamento pesa 1,1 kg e vem acompanhado de um case rígido. A outra solução apresentada no evento é nacional, desenvolvida pela Smart TP. Portátil, o equipamento pode ser usado com um iPod/iPhone ou um iPad. Para esta solução são necessários dois equipamentos. Enquanto um iPod/iPhone/iPad fica no teleprompter, outro é usado para controlar a velocidade com a qual o texto corre na tela. A comunicação entre os dois equipamentos pode ser feita por Bluetooth ou Wi-Fi AdHoc. O equipamento da Smart TP vem acompanhado de case rígido e anel adaptador para prender diretamente na lente da câmera. Além disso, pode ser comprado em conjunto com um par de iPods ou um iPod e um iPad, acompanhados de um carregador duplo.

Câmera sem fio

A

Videodata trouxe para a feira o sistema de câmeras wireless CMT-II, da Nucomm/Central RF. Trata-se de um conjunto de equipamentos que permite transmitir o sinal das câmeras sem a necessidade de cabos. Com um equipamento conectado no suporte para bateria das câmeras, é possível cobrir uma área equivalente a um estádio de futebol. Usando a câmera conectada a uma maleta portátil, é possível transmitir a uma distância de até 30 km. O transmissor COFDM de 100 mW envia o sinal em SD ou HD nas frequências 2 GHz, 5,8 GHz ou 6,4 GHz. O vídeo pode ser NTSC/PAL composto, SDI, ASI ou vídeo HD, através de portas SDI opcionais. O áudio pode ser analógico, AES ou integrado. A caixa conta com 16 esquemas de codificação predefinidos, eliminando o risco de sobreposição do sinal das câmeras. O atraso é de até 2,5 quadros, adequado tanto para jornalismo quanto para produção esportiva. A alimentação pode ser feita por fonte externa, ou usando a força da bateria conectada ao equipamento, que vem com montagem Anton/Bauer por padrão, podendo usar outras montagens. Com o equipamento wireless CMT-II é possível transmitir em uma área equivalente a um estádio.

72

T e l a

V i v a

FOTOS: divulgação

f e r n a n d o @ c o n v e r g e c o m . c o m . b r

Teleprompter da Tacnet pode ser montado em câmeras handheld e conta com adaptador especial para iPhone e iPod Touch.

Do celular para a TV

A

presentando a solução Fork, da Building 4 Media, a AD Digital chamou a atenção no evento com o módulo Mobile2Air. Trata-se de um módulo da solução de transição tapeless Fork que permite enviar vídeo capturado por um iPhone para a emissora. Embora a câmera do telefone da Apple não conte com recursos profissionais, ela é capaz de capturar conteúdo em alta definição (720p), no caso do iPhone 4, o que pode ser satisfatório no caso de cobertura jornalística, sobretudo em casos emergenciais ou em lugares de difícil acesso. Usando a rede 3G ou Wi-Fi, o aplicativo opera sem a necessidades de um link por microondas ou por satélite, a um custo incomparável. O tráfego deste conteúdo dentro da emissora acontece de forma rápida no sistema de gestão de conteúdo. O workflow da Fork conta ainda com gerenciador de conteúdo (MAM), clip ingest, editor, playout para conteúdo gerado ao vivo, arquivo digital e master playout.

set 2 0 1 0


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.