SUCESSÃO NAS EMPRESAS | Boletim #21

Page 1

#21 boletim

19 julho 2015

Empresas Familiares 2020: Que futuro?

Associação Empresarial de Portugal, Gabinete de Projetos Especiais Tel. (+351) 229 981 546 Fax (+351) 229 981 771

projectos.especiais@aeportugal.com sucessaoempresarial.aeportugal.pt

As empresas familiares têm neste horizonte uma excelente oportunidade para se afirmarem mais assertiva e sofisticadamente no mercado global. A transferência para novos ciclos de liderança, sustentados num processo mais planeado, com interlocutores mais informados e mais conscientes da importância de um processo de transmissão intergeracional para a continuidade e crescimento do negócio, são fatores que certamente irão contribuir para uma maior taxa de sobrevivência e crescimento das empresas familiares. Levando à frente a dimensão Empresa, se as empresas familiares conseguirem abordar serenamente a questão familiar, estarão melhor posicionadas do que nunca para tomarem decisões importantes e terem total controlo sobre os assuntos que enfrentam. Atenção, não basta ser família, é necessário “profissionalizar” a família, tornando-a uma “Família Empresária”. Uma nota importante: a preservação dos valores da família irá certamente ajudar neste processo. A “profissionalização” da família assegurará que a família será sempre o dono efetivo (e não somente afetivo), independentemente de estar ou não ativamente envolvida na gestão da empresa. Uma família comprometida com o negócio. A profissionalização dos negócios fará com que as empresas familiares consigam inovar mais e melhor, diversificar com eficácia, exportar mais, crescer mais rapidamente e com mais retorno. Abrirá novas oportunidades comerciais e mais opções de venda, a longo prazo, caso seja essa a decisão da família, pois a empresa tornar-se-á mais atrativa e competitiva. Os conteúdos, os eventos de partilha de conhecimento, as ações de formação dedicadas ao tema, os crescentes testemunhos de sucedidos e sucessores, os instrumentos de apoio ao processo de sucessão e outras atividades que a AEP – Associação Empresarial de Portugal

tem desenvolvido com o apoio de fundos comunitários, estão a contribuir, de forma real, para o sucesso do processo de sucessão nas empresas. No Portugal 2020, as empresas familiares, nomeadamente as PME, poderão enquadrar investimento para apoio especializado ao seu processo de sucessão.

“A profissionalização dos negócios fará com que as empresas familiares consigam inovar mais e melhor, diversificar com eficácia, exportar mais, crescer mais rapidamente e com mais retorno.”

Mais informações em sucessaoempresarial.aeportugal.pt


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.