Studiobox 40

Page 1

000 40 9 772176 249026

Empresários de destaque

Conheça a história e a estratégia de dez empresários que se destacaram no último ano





SUÉCIA GRÉCIA EMIRADOS ÁRABES INDIA ESPANHA FRANÇA CHINA JAPÃO BRASIL


Carta do Editor

“Imagine se você tivesse depositado na sua conta do banco todos os dias 86.400 reais, e que o valor deveria ser gasto até o fim do dia, quando a conta seria zerada e, no dia seguinte, 86.400 reais seriam depositados. Todos nós somos clientes desse banco, e esse banco chama-se TEMPO. Deus nos dá 86.400 segundos todos os dias para serem vividos da melhor maneira possível: amando, aprendendo, ensinando, caindo, levantando... Vivendo. Para saber o valor de um ano, pergunte a um garoto que repetiu de ano. Para saber o valor de um mês, pergunte a uma mulher que teve um filho prematuro. Para saber o valor de uma semana, pergunte a um editor de um jornal semanal. Para saber o valor de um dia, pergunte às pessoas que têm tarefas árduas para serem feitas nesse dia. Para saber o valor de uma hora, pergunte aos amantes que não vêem a hora de se encontrar. Para saber o valor de um minuto, pergunte a quem perdeu um avião. Para saber o valor de um segundo, pergunte a quem conseguiu evitar um acidente de trânsito. Para saber o valor de um milésimo de segundo, pergunte a um atleta que ganhou a medalha de prata nas Olimpíadas. Por isso, não desperdice o seu tempo. Ele é o seu bem mais precioso. É ele que você vai compartilhar com as pessoas que você mais ama: seus filhos, sua esposa, seu marido, seu namorado, sua namorada, seus avós... E a gente só se dá conta quando a gente perde: “Poxa, eu tinha tantos beijos para dar, eu tinha tantos abraços...”. A gente tem que viver o agora! O ontem é uma história, o amanhã é um mistério e o hoje é uma dádiva e por isso chamamos de presente!”

(O banco da vida - Nelson Freitas)

P

or tudo que ouço de pessoas ao meu redor, 2014 foi um ano que passou deixando muitas marcas. Algumas delas positivas e outras nem tanto, mas, se tivermos um minuto de sabedoria para refletir sobre aquilo que julgamos não ter sido tão bom, certamente teremos como resultado um grande ensinamento. Costumo dizer que Deus não castiga, ele ensina. Vai depender apenas da sua interpretação e do seu olhar para o acontecido. Tentar olhar para a atitude alheia e lembrar que ali mora uma história, e que essa história pode ser o fator determinante daquela ação, será o primeiro passo para perdoar e sorrir. As maiores armas que temos nas mãos para combater todo e qualquer mal são: amor, esperança, fé e determinação. Some esses quatro ingredientes, fixe os pés no chão e traga seu sonho para a realidade. Tudo é possível, só basta querer. Um maravilhoso 2015 para todos nós. Boa leitura,

Maycow Montemor @maycowmontemor

Editor-chefe





VISTA-SE COM

AS CORES E

A ENERGIA

DA ESTAÇÃO

Coleção Primavera/Verão GiveMe 5


oficinadeidéias

SHOPPING PRAIAMAR . LOJA 255 . PISO 1 . TEL.: (13) 3227.5231

www.giveme5.com.br


Expediente Maycow Montemor Diretor

José Carlos dos Santos Tesoureiro

Léya Santana

A revista mais queridinha da cidade também pode ser lida por dispositivos móveis gratuitamente. Basta baixar o aplicativo para IOS ou Android nas respectivas App Stores.

Logística

Jaqueline Soares Mariana Rio Jornalistas

“ É com muito prazer que parabenizo pela escolha do entrevistado, Armenio Mendes. Realmente faz juz por sua biografia; homem de garra e perseverança, passando ênfase até em palavras. Poderia ser um dos gestor da cidade, digo, dentro da política.

Juliana Justino Revisora

Rafael Vaz Walter Cabrera

Fotografia Coluna Social

Juliana Reis

Projeto Gráfico

Capa Rafael Vaz Fotografia

André Calafiori (LOBBO) Montagem

Opnião do leitor

Fotografia

Ao pegar essa revista no Personal Bus em São Paulo, não tive outra atitude que não trazer para casa (SC) e ter um pedacinho de minha cidade aqui comigo. É com muito entusiamo que escrevo, por sua determinação, sonho realizado e foco em entrevista. Pena que foi pouco! Que Deus lhes abençoe e resplandeça vossas mentes, para mais outras brilhantes histórias de conquistas, como desse imigrante. E que seja exemplo para muitos que foram morar em Vicente de Carvalho. Revista de peso em conteúdo e anúncios, rápida e objetiva, excelente para uma viagem...”

Alessandra Dantas

FALE CONOSCO M. Montemor Editora M.Montemor dos Santos Editora - ME CNPJ 09.400.313/0001-01 IE 633.675.615.111 Av. Conselheiro Nébias, 703 conj.1810 Vila Rica - Santos/SP www.mmontemor.com.br contato@mmontemor.com.br (13)3028.1530

Nós queremos muito saber o que vocês acham de cada nova edição lançada, evento promovido e post publicado. Então, curta, comente, compartilhe ou nos envie um e-mail e ajude a deixar a Studiobox cada vez mais com a sua cara.

contato@revistastudiobox.com.br

facebook.com/studiobox

@revista_studiobox

@studiobox


•Amor aos Pedaços

•Haru

•Rizzo

•Bom D+

•Hirado

•Roasted Potato

•Burger King

•Liliana Pasta & Pizza

•Rockabilly

•Cacau Show

•Mafia di Pasta

•Sabores do Mar

•Café Paris

•Mania de Churrasco

•Saluá Esfihas

•Caracol Chocolates

•Mania de Churrasco Prime Steak House

•Spoleto

•Chocolates Brasil Cacau

•Mc Donald´s

•Starbucks

•Desfrutti

•Patroni Premium

•Subway

•Divino Fogão

•Planeta Café

•Sweet Salt

•Giraffas

•Praiamar Café

•Tottene

•Kopenhagen

•Rei do Mate

•Vivenda do Camarão

EGO

Massa italiana, sushi japonês, churrasco brasileiro, chocolate belga, não importa: o mundo da gastronomia é mais fashion no Praiamar.





Outono - Inverno

2015


Índice .: StudioBox #40 :.

30

Reflexão

38

Terrazas

44

Olhos nos olhos

46

Divã

48

Educação

50

Filosofando

54

Consultoria de Imagem

56

Moda Feminina

58

Moda Masculina

60

Beleza

62

So Spa

64

Oftamologia

66

Odontologia

68

Dermatologia

70

Nutrição

72

Fisiologia

74

Destaques 2015

Por Eduardo Virtuoso Por Mariana Rio Por Clara Monforte Por Márcia Atik Por Regina Claudia Fuschinni Por Darrell Champin Ana Hirigoyen Por Mariana Camargo Por Renata Bala Por Juliana Góes Por Jaqueline Soares Por Dr. Guilherme Colombo Por Dra. Renata Cavassa Por Dra. Roseli Andrade Por dra. Karina Abbud Por Rodrigo Ramos Por Jaqueline Soares

86

Hashtag

88

Coach

90

Política Regional

92

Direito e Cidadania

94

Turismo

100

Etiqueta

102

Bebidas

104

Gastronomia

106

Mochileiro

108

Coluna Social

112

Aqui em Santos tem

Por Diego Martins Por Lara Mattos Por Rogério Conde Por Christiane Fatalla Por Mariana Rio Por Fernanda Ventura Por Claudia Oliveira Por Beth Teani Por Eduardo Virtuoso Por Renata Pierry Por Daniela Muniz


Santos| 3289-5060 SĂŁo Vicente| 3561-3939

Peça pela internet

chinainbox.com.br






Backstage .: Colaboradores :.

Ana Hirigoyen Consultora de imagem

Beth Teani Gastrônoma e apresentadora de TV

Christiane Fatalla Advogada

Clara Monforte Advogada, colunista social e escritora

Claudia G. Oliveira Someliére

Daniella Muniz Advogada e blogueira

Darrell Champlin Antropólogo

Diego Martins Gestor de redes sociais e palestrante

Eduardo Virtuoso Radialista e fotógrafo

Fernanda Ventura Consultora de etiqueta

Dr. Guilherme Colombo - CRM 124474 Médico oftalmologista

Juliana Góes Jornalista e blogueira de beleza

.: 26 :.


Dra. Karina Abbud - CRN 19444 Nutricionista

Lara Mattos Master Coach

Márcia Atik Psicóloga

Mariana Camargo Consultora de estilo e blogueira

Renata Bala Blogueira de moda e fashion lover

Dra. Renata Cavassa - CRO 55068 Dentista

Regina Claudia Fuschini Pedagoga

Renata Pierri Jornalista e organizadora de eventos

Rogério Conde Empresário

Dra. Roseli Andrade - CRM 91690 Médica dermatologista

Rodrigo Ramos Personal trainer .: 27 :.






foto: @maycowmontemor

Reflexão .: Imagem & Poesia :.

“ Determinação, coragem e auto confiança são fatores decisivos para o sucesso. Se estamos possuídos por uma inabalável determinação conseguiremos superar. Independentemente das circunstâncias, devemos ser sempre humildes, recatados e despidos de orgulho. ” Dalai Lama

.: 34 :.









Consumo

Terrazas

Por Mariana Rio

Residence

Conheça um dos imóveis de alto padrão mais comentados de Santos

O

boom imobiliário em Santos continua em evidência e, cada vez mais, novos empreendimentos são construídos, principalmente no segmento de alto padrão. Com a valorização dos imóveis, os santistas têm a possibilidade de desfrutar de uma gama ainda maior na hora da compra e escolher o melhor. .: 38 :.

Aos que buscam conforto e modernidade, o Terrazas Residence é uma ótima opção. Com localização privilegiada no bairro da Ponta da Praia, o prédio de luxo oferece infraestrutura e espaços de conveniência e lazer. Com a rotina maçante, muitos priorizam residenciais que ofereçam atrativos extras, onde o morador não precisa sair do estabelecimento para buscar descanso e/ou diversão.


O morador não precisa sair do condomínio para buscar descanso e diversão

.: 47 :.


Neste caso não é diferente. No quesito entretenimento não faltam opções no condomínio, entre elas: salão de festas com varandas e bar, sala de estar, salão de jogos, espaço teen, lan house, espaço kids, espaço gourmet, fitness, spa relax com sauna úmida e seca, lounges externos, piscinas para adultos e crianças, quadra poliesportiva e playground no pavimento térreo. Outro ponto importante é que o empreendimento já vem pronto para morar, todo mobiliado e decorado. Além disso, possui diferenciais, como os apartamentos com varanda e churrasqueira. Vale ressaltar que todos eles têm fachadas revestidas com pastilhas de porcelana com desenhos e dimensões confeccionados exclusivamente para este imóvel. Outro destaque são os granitos utilizados nas escadarias, que, assim como os porcelanatos na sala, banheiros, área de serviço, cozinha e varandas, fazem toda diferença e trazem sofisticação. .: 40 :.


Com um design clean e ambientes sofisticados, o imóvel conta com uma área de 3.249,70 m² de terreno, 24 pavimentos com seis apartamentos por andar que possuem duas ou três suítes e vagas demarcadas na garagem. Já as penthouses (coberturas, em inglês), possuem quatro suítes e quatro vagas na garagem também demarcadas. O cliente ainda dispõe de cinco elevadores, sendo três sociais e dois de serviço. O Terrazas Residence é a nova joia do Grupo Mendes, que inova em mais uma obra. Atuando há mais de

30 anos no ramo da construção e comercialização de imóveis no litoral paulista, a Miramar Empreendimentos Imobiliários Ltda. tornou-se sinônimo de qualidade, confiança e satisfação dos seus clientes. Além disso, a Miramar é pioneira tanto na concepção dos seus projetos, como também no padrão de atendimento. Foi a primeira a criar um departamento para agilizar a liberação do FGTS. Em toda a sua trajetória, a Miramar ergueu prédios inovadores, como o primeiro com elevador panorâmico de Santos.




Reflexão .: Olhos nos Olhos :.

Por Clara Monforte

Imagine uma mesa retangular com sete pessoas - o casal mais cinco filhos – que recebe o almoço dominical com uma macarronada com cheirinho de manjericão e uma calórica sobremesa. Para o filho único, essa não é a imagem de família. Para nós, ela vai se agregando com o tempo, são os que amamos, aqueles cuja companhia nos acrescenta e que secam nossas lágrimas, aqueles com quem convivemos.

Somos muitos...

Mas é o contrário: faz com que tenhamos vontade de dividir afeto com quem cruza nossas vidas, uma vez que não fizemos isso com irmãos.

Qual o sentido de família para quem não tem irmãos? Vasculhei meu interior e não encontrei resposta, mas tirei uma conclusão: o filho único tem um foco diferenciado para enxergar a família. Para ele, no início da vida, duas pessoas podem constituir um grande núcleo familiar.

Os ‘julgadores de plantão’ diriam que o filho único é carente. Ora, se é ele o receptor de tudo o que os pais, tios, avós e padrinhos têm para dar, o sentimento mais impossível é o da necessidade de algo mais. E aquela história de que em família grande as crianças não são mimadas, de que só os filhos únicos são? Coisa nenhuma! Filho único é cobrado. Tem que ser obediente, educado, não sujar a roupa, ser estudioso... Ser o melhor!

Sou filho único, tenho minha casa pra olhar...”. A música de Adoniran Barbosa é um clássico. É só falar em ‘família’ que lembro-me desta canção. O motivo é claro... sou filha única!

O fato de não termos pares para dividir, segundo muitos, nos torna egoístas. .: 44 :.

Não são todos os pais que têm a felicidade de ter com os filhos um relacionamento de amor puro, cúmplice, sem mágoas nem discórdias.

O filho único tem um foco diferenciado para enxergar a família Muitos brigam, chegam em disputas nos tribunais e nem se cumprimentam. Alguns irmãos enfrentam-se como inimigos. No entanto, são ‘família’. São exceções, mas são reais e constantes. Expresso aqui o meu sentido de família, para demonstrar o quanto é possível abrimos nossas perspectivas e vermos como é rica a a família que nos rodeia. E na mesa sempre haverá lugar para mais um.



Reflexão .: Divã :.

Por Márcia Atik

casal fundador de uma nova família, seguindo regras e hábitos que não necessariamente seriam de escolha deles.

Família,

casal e cozinha

S

em dúvida, o instinto sexual é um dos mais fortes no ser humano. Mas, em contrapartida, ele é facilmente abalado, neutralizado por qualquer ventinho, por mais leve que seja a brisa. É necessário então que se fale um pouco da psicohigiene da família, isso é, mantê-la presente e amorosa, mas não promíscua. Falar de família não é fácil, pois caímos facilmente na crítica e no maniqueísmo do certo e errado. A família é um sistema ativo em transformação, tem vida própria e, por isso, não pode ser padronizada. .: 46 :.

Além disso, é complexa. Porque com o passar do tempo, para assegurar a continuidade e o crescimento da família como unidade, é preciso ter espaço para a diferenciação de seus membros que, aos poucos, ganham independência. Não quero discutir o tão batido assunto sogras e noras, mas esse também é o tema dessa reflexão. Estar próximo sem se intrometer não é tarefa fácil e, mesmo no afã de auxiliar e facilitar, muitas vezes o casal acaba sendo engolido pela família, sem ter chance de deliberar enquanto

Por outro lado, os filhos também abalam o equilíbrio familiar. Lembremos, sem pudor, de que tudo fica mais difícil quando os filhos chegam, provocando um distanciamento do homem e da mulher enquanto casal, já que assumem o papel de pais. Isso os engole, o homem e a mulher desejosos, tirando o espaço para algo que alimenta, estimula e fortalece a união do gozo do prazer.

Os filhos também abalam o equilíbrio familiar Cada vez mais, vemos casamentos fragilizados, por falta de cumplicidade. Apesar de se falar tanto disso, a facilidade de desconstruir um casal é tão grande, com o ataque vindo de tantos lados, que nem mesmo o casal se dá conta disso. Até que um dia a casa cai. Prevenir é melhor do que remediar e, portanto, ter atenção a pequenos detalhes, como dançar de rosto colado, beijar na boca, dar risada dos erros e defeitos, abraçar e tocar - não só no quarto mas na cozinha também – pode fazer toda a diferença.



Reflexão .: Educação :.

Por Regina Claudia Fuschini

pois por meio de formas pedagógicas consegue inserir jogos e brincadeiras na educação de seus alunos, fazendo com que o conhecimento da criança evolua espontaneamente. Na Educação Infantil, o ‘brincar’ ocupa lugar de destaque. É justamente por meio dessa ‘brincadeira’ diferenciada que a criança consegue aprender e se desenvolver.

Educação Infantil pode ser mais importante do que o curso superior?

S

im. Porque é quando a criança experimenta o prazer pelo aprender e começa a gostar desta atividade. A escola aguça a curiosidade da criança e diz a ela: olha que interessante é a vida! As crianças desde o nascimento estão em constante interação com os adultos, e é com eles que começam a construir o conhecimento. A família, primeiro espaço de convivência do ser humano, é um ponto de referência fundamental para elas. Assim, a Educação Infantil torna-se fundamental à medida que complementa a educação recebida da família. Cabe à escola assumir um lugar onde a criança se desenvolva, .: 48 :.

proporcionando apoio e estímulos indispensáveis a cada fase da vida. A Educação Infantil é um espaço lúdico, onde as crianças aprendem da forma mais interessante e estimulante, já que dos dois aos cinco anos ela não tem a possibilidade de concentração de uma criança de outra faixa etária. É mais dispersa e muda constantemente de atividade. Por isso, precisa estar em um ambiente favorável ao seu crescimento e aprendizado. O professor se torna, na maioria das vezes, alguém da família e o trabalho desenvolvido por ele em sala de aula vai muito além de apenas cuidar,

A possibilidade de, desde muito cedo, efetuarem escolhas e assumirem pequenas responsabilidades favorece o desenvolvimento da autoestima, essencial para que as crianças se sintam confiantes e felizes.

Dos dois aos cinco anos ela não tem a possibilidade de concentração de uma criança de outra faixa etária O seu filho precisa estar em um local com profissionais especializados que promovam rotinas baseadas em propostas pedagógicas muito bem fundamentadas. A Escola Infantil não vive de improvisos e não é um parque de diversões. É o pedaço mais precioso da vida, porque é quando está se formando a identidade da criança.



Reflexão .: Filosofando :.

Por Darrell Champlim

a felicidade das pessoas, a gratidão está sempre lá em cima, dentre os três primeiros, se não for o primeiro”, disse em entrevista à revista Live Science.

Gratidão,

remédio para a vida

I

r à igreja para agradecer por uma bênção recebida, dizer obrigado a um amigo que lhe deu um presente ou dar graças por mais um dia de sol não são só jeitos de expressar sua felicidade por algo momentâneo, mas uma forma de promover boa saúde e bem-estar pessoais. Estudos demonstram que a gratidão pode melhorar o bem-estar, ajudar as pessoas a reduzirem sua depressão e ansiedade, diminuirem seus níveis de colesterol e passar até a dormir melhor. Pessoas que sentem gratidão fazem mais exercícios, têm dietas melhores, são menos propensas a fumar e a

.: 50 :.

consumir bebidas alcoólicas em excesso. Gratidão é agradecer pelas coisas boas da vida e exige reconhecimento de que são presentes que vem de fora para dentro. Dizer ‘obrigado’ a alguém pode fazer o agradecido se sentir bem, mas evidências sugerem que expressar gratidão faz bem para as pessoas de formas mais concretas. Segundo o psicólogo Phillip Watkins, estudos mostram que pessoas que são gratas tendem a ser mais felizes. “Quando você analisa os traços da personalidade ou virtudes que se correlacionam mais fortemente com

Outros estudos demonstraram que a gratidão melhora a qualidade e a duração do sono. Um deles, publicado no Journal of Psychosomatic Research, revelou que pessoas que mostraram mais gratidão adormecem mais facilmente, em parte porque foram consumidas por menos pensamentos negativos ao longo do dia e tiveram pensamentos mais agradáveis ao adormecer. Não surpreende, então, que a privação do sono também deixe as pessoas mal-humoradas e ingratas.

Estudos demonstram que a gratidão pode melhorar o bem-estar Um truque simples é manter um diário das coisas pelas quais está grato, ou listar três coisas boas que observar durante o dia. Outra técnica simples é focar nas instâncias da vida diária em que se depende de alguém para fazer coisas que jamais poderia fazer por si mesmo. Fica claro, então, que gratidão é um santo remédio.


Casa Grande Hotel Resort & Spa

Chique como todo luxo, simples como todo prazer.

RESERVAS E INFORMAÇÕES

0800 11 65 62 | www.casagrandehotel.com.br Av. Miguel Stéfano, 1.001 . Praia da Enseada . Guarujá-SP Consulte seu agente de viagens




Vaidade .: Consultoria :.

Por Ana Hirigoyen

estilo. Entretanto, estes resultados são discutíveis, afinal ninguém tem um estilo só. Ninguém é apenas clássica ou romântica, ou qualquer outro estilo isolado. Ao contrário, o interessante é descobrir o seu próprio estilo! Unir elementos de vários estilos que tem a ver com seus gostos, preferências e lifestyle, misturar tudo e criar uma imagem única, não uma imagem estereotipada em um estilo como sugerem os testes.

Guias e manuais de estilo:

sim ou não?

E

xistem hoje centenas de edições destes guias e manuais que trazem soluções imperativas para questões relacionadas ao estilo pessoal. Mas consultorias de Imagem e de Estilo não são ciências exatas. Dependem de sensibilidade e de um olhar interpretativo livre de fórmulas prontas e preconceitos. Mas não é isso que os manuais de estilo ensinam, não é mesmo? De uma forma geral, eles engessam e padronizam. Como recomendar que todas as mulheres com corpo oval valorizem as pernas com peças mais curtas? Existem

.: 54 :.

mulheres ovais altas, ovais baixas, gordas, magras... Além disso, como recomendar que se valorize as pernas sem saber se esta mulher gosta de suas pernas? Se é uma parte do corpo que ela quer destacar ou esconder? Deve-se também levar em conta que nem toda mulher se veste buscando proporcionalidade e equilíbrio de formas. Geralmente se busca o equilíbrio, mas isto não é regra. Vocês já devem ter visto o teste ‘descubra seu estilo’ em alguma revista de moda. Eles funcionam assim: você responde um questionário de múltipla escolha e ao final do teste descobre seu

Não sou totalmente contra guias e manuais. Sem dúvida, eles contêm informações interessantes que ajudam e instruem o leitor que quer saber mais sobre moda e estilo, mas o problema é quando se ensina uma verdade absoluta - apenas um jeito certo.

Consultorias de Imagem e de Estilo não são ciências exatas Orientar é importante. Mas o papel do consultor não é o de impor ou padronizar, e sim de ensinar e ajudar o cliente a se sentir bem, confiante e satisfeito com o que transmite por meio de sua imagem. Se as pessoas são extremamente subjetivas, como podemos padronizá-las?


#ellusdenim


Vaidade .: Feminina :.

Por Renata Bala

diversos desfiles, mostrando que a sensualidade será a marca da estação, com charme e elegância. Transparência Mais sensualidade. Ela aparece para mostrar o corpo com muita classe, evidenciando bordados.

Top tendências

para as próximas estações Candy colors A cartela de tons doces, ou pastéis, aparece em diversos desfiles e são tendência tanto para roupas quanto para acessórios. All white O look todo branco também aparece com muita força nas passarelas. Os looks claros são elegantes e trazem o frescor das estações quentes.

futurista às passarelas com peças metalizadas, como blusas, jaquetas e vestidos. Elas podem ser prata, douradas ou coloridas. Floral A estampa floral esteve presente nas mais diversas formas, dimensões e cores nessa edição do SPFW. Use sem medo!

Laranja O laranja e os tons terrosos se destacaram em diversos desfiles e são uma grande aposta para o verão.

Lady-like Está em alta, acompanhando a feminilidade das estampas florais. Suas principais características são a cintura marcada, as saias lápis e rodadas e o comprimento midi.

Metalizados Diversas marcas trouxeram um toque

Fendas, Decotes e Recortes Apareceram de forma inusitada em

.: 56 :.

Telas e Tramas Crochês, tricôs e rendas foram muito valorizados em diversas coleções e são ideais para mostrar a sensualidade da mulher brasileira. Franjas As franjas apareceram dando movimento e charme às peças, entre roupas e acessórios. E não apenas no estilo boho, mas em versões diferentes e originais. Couro Ficou no passado a história de usar couro apenas no inverno. O material ganhou espaço em apliques, acessórios em camurça e cortes mais esportivos. Cores únicas Os looks de uma cor só continuam fazendo sucesso no verão. A combinação torna o corpo longilíneo e evidencia texturas e acessórios. Consegue imaginar estes diferentes estilos no seu guarda-roupa? Mantenha o olhar atento para as próximas vitrines e lançamentos.


Miramar Shopping - 13 32848310


Vaidade .: Masculina :.

Por Mariana Camargo

gravata. O segredo é usar com peças monocromáticas, dando destaque à tendência.

Homens

na moda

É

hora de dar as boas vindas para a estação mais deliciosa do ano. Mesmo com dias mais quentes, os homens podem manter o estilo. Foi-se o tempo em que a moda masculina tinha apenas looks extremamentes tradicionais e óbvios. Confiram algumas tendências masculinas – umas inusitadas, outras nem tanto – para o verão 2015.

em jeans – promete ganhar força nesta estação, combinado com tecidos inusitados ou patchwork.

O azul continua sendo destaque entre os fashionistas, em looks monocromáticos ou peças-chave. O overjeans – look inteiro com peças

Uma aposta de look inusitado, já aprovado por Ermenegildo Zegna e Salvatore Ferragamo, é a combinação de mesma estampa na camisa e na

.: 58 :.

O sportswear, inspirado nos tecidos esportivos e frescos como o nylon, promete bombar como nunca. Com ele, dá para ficar antenado sem passar tanto calor. Golas grandes, capuz e detalhes descolados se mesclam com peças finas de alfaitaria.

O color blocking, combinação de peças com cores inusitadas, continua com tudo no verão. Alguns homens têm dificuldade em apostar nessa tendência, mas o tempo traz a coragem para ousar. Nesta estação, ele traz tanto combinações com cores mais fortes, quanto com cores mais claras. Outra forte tendência é o tropicalismo. Não há nada que combine mais com o clima quente do que estampas florais. Dê ênfase para o maxi floral, que dá um ar especial para os looks de veraneio. O linho continua bombando no verão 2015, mas com cores mais fortes. Lembre-se que o ‘amassado’ que o tecido ganha ao longo do dia é o charme deste tecido super estiloso. Para os pés, aposte em sandálias com tiras. Além de superconfortáveis, dão um estilo singular à roupa. Para os menos ousados, o tênis esportivo continua em alta. Quanto aos acessórios, continue usando as pulseiras de couro com uma ou várias voltas. Aposte também nos chapéus, que trazem elegância ao look.


opticacto

opticacto


Vaidade .: Beleza :.

Por Juliana Góes

barato e são vendidas individualmente ou em packs de 10, 50 e 100 unidades. As orientais usam máscara facial quase todo dia, com as mais variadas finalidades. 3.Esfoliar, esfregar, polir

Cinco segredos de beleza

infalíveis das asiáticas

R

esponsável por boa parte das inovações do mercado da beleza, a Ásia é referência quando se fala em cosméticos de extrema qualidade e custo-benefício. As asiáticas se aproveitam disso e figuram como as mulheres com a rotina de beleza mais completa do mundo. Após um mês viajando pela Coreia do Sul e Japão, reuni cinco segredos de beleza das asiáticas: 1.Dupla limpeza: óleo + espuma As orientais, no geral, tem a pele mista/ oleosa com poros aparentes. O óleo .: 60 :.

de limpeza é o primeiro passo para remoção de maquiagem, resíduos, oleosidade da pele e qualquer tipo de sujeira resistente. Aplica-se com as mãos secas no rosto seco, com massagens por 30 segundos. Para remover basta enxaguar um pouco e, em seguida, lavar com a espuma. 2.Máscaras com ativos exóticos Pense nos ativos mais exóticos e os encontrará nas máscaras faciais asiáticas: baba de caracol, veneno de cobra, extrato de caviar e pó de pérolas são apenas alguns exemplos. No mercado, as máscaras custam muito

Os banhos públicos são uma excelente oportunidade de entender a complexidade do esfrega-esfrega das orientais. Os banhos levam muito vapor, água quente, esponja, escovas e toalhas que limpam, removem as células mortas, estimulam a circulação e renovam a pele. 4.Maquiagem inteligente Maquiagem na Ásia é também tratamento. Um exemplo é o BB Cream, que reúne maquiagem e, em média, cinco efeitos cosméticos. O objetivo é otimizar sua rotina de beleza com produtos que, além de corrigir e embelezar, cuidam da sua pele enquanto você usa. 5.Proteção solar O mercado japonês tem o que há de mais avançado em proteção solar: textura, durabilidade, proteção e custobenefício. Faça chuva ou faça sol, as asiáticas mal expõe suas mãos à luz, quanto mais o rosto. Assim, previnem o envelhecimento cutâneo, queimaduras, câncer de pele e formação de manchas.



Qualidade de Vida

So Spa

N

o deslumbre da Praia de Pernambuco, em Guarujá, onde fica o Sofitel Jequitimar, é possível viver momentos incríveis de lazer e relaxamento no So Spa. A empresária Fabiana Carduz Conde e a blogueira Thays Correa Santini desfrutaram deste espaço sofisticado e contam para a gente como foi a experiência. O So Spa não é apenas um lugar para repor as energias e revigorar o bem-estar, mas um conceito único que está presente em 28 endereços Sofitel espalhados pelo mundo. A tradições mundiais rejuvenescedoras foram provadas pelos visitantes, muito bem recebidos desde a sua chegada pela equipe do empreendimento. “Chegamos por volta de meio dia e fomos super bem recepcionados pela equipe do spa, que nos mostrou toda a estrutura. Em seguida, fomos para os tratamentos. Fizemos o ‘Mata Atlântica’, que une esfoliação corporal e uma massagem incrível”, descreve Thays. .: 62 :.

Por Jaqueline Soares Fotos: Rafael Vaz

E não são apenas tratamentos corporais que o spa dispõe em sua lista de possibilidades. A alimentação também é um fator predominante para que o cliente se sinta completamente relaxado e leve. “Fomos recebidos com muita atenção pela equipe do So Spa. Tivemos um almoço agradável e saudável, com vista para o mar”, relembra Fabiana. A receptividade faz parte do deleite de realizar as atividades disponíveis com o Oceano Atlântico como cenário, complementando tudo que o spa tem de melhor.


Desde sua inauguração, em julho de 2009, o So Spa vem expandindo e conquistando o gosto dos clientes com incríveis terapias desenvolvidas com o requinte da França. Para tanto, as marcas que o Sofitel trouxe para introduzir estes tratamentos diferenciados na América Latina vieram de Carita e Cinq Mondes, ambas reconhecidas no mercado francês no que diz respeito a tratamentos corporais e faciais. E como em um menu de restaurante sofisticado, os tratamentos são disponibilizados na sequência de entradas, pratos principais e sobremesas. A imersão no ambiente do So Spa é uma experiência que só pode ser explicada por quem a vive. “O dia foi maravilhoso, escolhemos o cardápio

detox e almoçamos ao ar livre. Eu cuido muito bem do meu corpo, mas nunca tenho tempo de relaxar de verdade. O So Spa me proporcionou um relaxamento que eu não tinha há muito tempo. Além de estar na companhia de ótimos amigos. Eu adorei!”, comenta Thays. Já para Fabiana, o dia foi ideal por desacelerar a correria do dia a dia. “Foi um dia incrível. O lugar, além de ser muito bonito, tem um clima calmo, silencioso, ideal para quem quer fugir da rotina e agitação do dia a dia e relaxar. Indiquei para várias amigas, também por causa da ótima localização, próxima a Santos. Os tratamentos são ótimos, a comida é deliciosa e as profissionais são muito

competentes”, comenta animada com a experiência e já querendo mais. “Voltarei com certeza, pois vi no ‘menu’ das massagens várias que ainda tenho vontade de fazer. Fiz uma hidratação maravilhosa com argila. Além dos tratamentos, o local ainda conta com uma academia muito bem equipada e uma piscina ótima”, completa. Com tantas boas referências e estrutura impecável, é difícil não relaxar e alcançar paz de espírito. Os adornos, os ambientes e até o olhar da equipe que atende aos clientes são tão acolhedores que, ao entrar no spa, o cliente acha que está a caminho de um mundo paralelo. E a proposta é justamente essa: proporcionar momentos únicos e incomparáveis para cada um.


Saúde .: Oftamologia :.

Por Dr. Guilherme Colombo CRM 124474

da visão, podendo ser congênita ou adquirida. Seu tratamento é cirúrgico. Após o procedimento, dona Dirce saiu do centro cirúrgico enxergando do olho direito. Uma das primeiras imagens que viu foi a filha Rosemeire Oliveira. Um momento de muita emoção, até para nós, médicos.

A emoção de

enxergar novamente

A

história de dona Dirce Cutinhola Prado, 93 anos, moradora de Santos, mostra que nunca é tarde para ser feliz. Cega por conta de catarata, doença que atinge metade da população brasileira acima dos 65 anos, ela voltou a enxergar após uma cirurgia realizada no seu aniversário. O procedimento que deu uma vida nova à dona Dirce é a cirurgia de catarata a laser. Ela foi operada com a equipe do Hospital Oftalmológico Visão Laser, em Santos, que já dispõe da técnica consagrada nos Estados Unidos e consolidada no Brasil. .: 64 :.

Como perdeu a visão do olho esquerdo por causa de uma complicação após uma antiga cirurgia de catarata, dona Dirce ficou com medo de fazer uma nova tentativa. Esse receio é muito comum entre as pessoas da terceira idade. Infelizmente, as pessoas perdem a visão e a independência por esse temor da cirurgia, que está cada vez mais segura e precisa. A catarata consiste na opacidade total ou parcial do cristalino, lente natural do globo ocular que é responsável pela focalização da visão para perto e para longe. É a diminuição progressiva

O laser criou uma nova modalidade cirúrgica, que alia as técnicas da cirurgia de catarata tradicional às técnicas refrativas de última geração. A tecnologia permite ao médico automatizar etapas do procedimento cirúrgico que até então eram realizadas manualmente com bisturi. Como não há cortes, não tem pontos. É feita com anestesia local e sem a necessidade de internação hospitalar. Todo o pósoperatório é feito com colírios.

A catarata consiste na opacidade total ou parcial do cristalino D. Dirce se beneficiou dessa tecnologia. Com precisão e segurança e teve sua visão recuperada após anos de escuridão. Tudo graças a sua coragem de tentar novamente e acreditar que tudopode dar certo. Um exemplo de vida para todos nós.



Saúde .: Odontologia :.

Por Dra. Renata Cavassa CRO 55086

sessão de aplicação, respeitando um intervalo mínimo de três meses, conforme recomendação do Ministério da Saúde. Reações sistêmicas são raras, porém podem surgir pequenos hematomas no local de aplicação.

Toxina botulínica e preenchimento facial na Odontologia

P

opularizada nos últimos 20 anos pela medicina estética, a toxina botulínica impede que os músculos recebam estímulos para contrair. Quando aplicada nas linhas horizontais da testa, entre as sobrancelhas e ao redor dos olhos, seu efeito é rejuvenescedor. A novidade é o uso na odontologia, que vem ganhando cada vez mais adeptos na medida que seus benefícios se tornam mais conhecidos. Diversas indicações levam o cirurgiãodentista a usar a toxina no consultório. Desde o tratamento do ranger dos dentes, passando pelo alívio de .: 66 :.

dores orofaciais, até o tratamento do sorriso alto. Por exemplo, quando aplicada no músculo masseter é eficaz para eliminar o apertamento e pode ser indicada para prevenir o excesso de força nos primeiros meses em pacientes reabilitados com implantes, aumentando a segurança e melhorando o prognóstico desses tratamentos. A frequência das aplicações também merece atenção, evitando que o organismo produza anticorpos e seu efeito se torne mais fraco. É fundamental administrar a toxina em todos os músculos desejados na mesma

O tempo de tratamento depende de vários fatores, como o grau de atividade muscular e a intensidade do metabolismo do paciente, tendo duração média de seis meses. Profissionais da odontologia têm muita sensibilidade, grande conhecimento anatômico e uma habilidade especial com a aplicação de injeções. Isso faz de nós ótimos candidatos a proporcionar efeitos extraordinários a nossos pacientes, resolvendo muitos dos problemas orofaciais que os afligem por meio dessa terapia conservadora e minimamente invasiva.

Diversas indicações levam o cirurgião-dentista a usar a toxina no consultório Este ano, o Conselho Federal de Odontologia autorizou o uso da toxina botulínica e do ácido hialurônico, usado em preenchimentos faciais, pelos dentistas. Está regulamentado, portanto consulte seu dentista sobre essas novas técnicas.



Saúde .: Dermatologia :.

Por Dra. Roseli Andrade CRM 91690

Este novo filtro solar tem em sua composição um polímero ultraleve derivado da sílica gel, conhecido como aerogel, usado de forma pioneira pela NASA para capturar poeira interestelar. Este polímero é uma microesfera imperceptível na pele que é capaz de absorver a oleosidade produzida pela pele ao longo do dia, nos deixando com a sensação de pele limpa por mais tempo, além de protegida do sol.

Calor, sol, alegria e muito cuidado

E

com eles sempre retorna a dúvida. Qual a melhor maneira de se proteger na estação mais quente ?

Em 2014, tivemos muitas inovações na área de fotoproteção. A indústria farmacêutica e a indústria têxtil investiram bastante e nos beneficiaram com muitas novidades que prometem cuidar da nossa pele no verão! Elas capricharam nas texturas dos filtros, para diversos tipos de pele. Lançaram filtros solares em sérum, que têm ótima espalhabilidade, melhor .: 68 :.

absorção, efeito matte e podem ser usados sob a maquiagem. Por isso, não tem mais desculpa para sair por aí sem proteção solar. Filtros solares antioleosidade fazem muito sucesso. Então, uma empresa francesa desenvolveu um fotoprotetor para a pele brasileira. Não apenas para os adolescentes com acne, mas também para homens e mulheres que ficam com a pele oleosa ao longo do dia. Além de proteger contra os efeitos nocivos do sol, o produto ainda ajuda a manter a pele sem aquele ‘brilho’ causado pela oleosidade.

Os filtros solares atuais devem ter a inscrição no rótulo de proteção UVA e UVB, necessários para evitar as queimaduras solares e prevenir os danos celulares na pele.

Filtros solares antioleosidade fazem muito sucesso. E se não bastasse tudo isto, ainda temos os protetores solares para cabelos. Eles possuem ativos que evitam a perda da coloração do fio, protegem contra os efeitos causados pelo excesso de sal e cloro, têm filtro antifotodegradação e devem ser aplicados como leave-in nos cabelos úmidos ou secos, antes da exposição ao sol na praia e na piscina. Com tanta informação e opção, vale a pena investir na saúde da pele e dos cabelos e aproveitar muito esta temporada de luz e cor!


ph3

Para nós, treinar é muito bom. Mas ajudar no seu treino é melhor ainda.

Comprar na loja oficial das marcas tem suas vantagens e resultados. Melhor preço, procedência garantida, variedade e qualidade. Essas são algumas das vantagens de comprar seus suplementos na importadora oficial das melhores marcas do mundo. Seu treino sempre bem acompanhado.

Saúde é tudo. Rua Mato Grosso, 418 - Boqueirão - Santos - (13) 3284.5929 | 3286.1447 www.vitshop.com.br - Entregamos em todo Brasil. Entre em contato.


Saúde .: Nutrição :.

Por Dra. Karina Abbud CRN 19444

do hormônio T4 e sua conversão em sua forma ativa, o T3. Já o sal, ao contrário do que se pensa, possui baixa biodisponibilidade de iodo devido à alta concentração de cloro.

Equilíbrio tireoideano

Q

uando falamos sobre ‘cuidar da saúde’, pensamos logo em dignósticos médicos. Queremos saber qual o problema e como curá-lo. Mas por que estamos doentes? Um dos princípios da Nutrição Funcional é manter o foco no paciente, e não na doença. Muitas vezes, identificar a patologia e associar ao melhor tratamento farmacológico traz apenas soluções de curto prazo e efeitos colaterais. Depositar a responsabilidade da perda de peso em uma única glândula seria como exigir que o jogador de um .: 70 :.

time de futebol ganhe o jogo sozinho. O bom funcionamento endócrino depende do equilíbrio de outros sitemas fisiológicos e, além de tudo, a obesidade e o sobrepeso são desordens nutri-neuro-imune-endocrinometabólicas. As células da tireoide possuem uma necessidade maior de iodo, zinco e selênio, além das vitaminas A, B2, B6 e B12 e de ferro. Um cardápio rico em algas marinhas, peixes de águas frias (como pescadinha e sardinha), ovos e oleaginosas (avelã, nozes e amêndoas) dá suporte ao sistema endócrino e fornece os nutrientes para a formação

Vale também refletir sobre a carga tóxica a qual estamos expostos na água, no ar, nos plásticos, produtos de limpeza e higiene ou mesmo nos alimentos, contaminados com agrotóxicos e hormônios. Além disso, substâncias naturais que muitas vezes são consideradas saudáveis podem não fazer tão bem assim para pessoas com problemas na tireóide. O glúten também pode estar relacionado ao desenvolvimento de doenças autoimunes, como a tireoidite de Hashimoto.

Obesidade e sobrepeso são desordens nutri-neuro-imune-endocrino-metabólicas. Além de direcionar os fatores alimentares, outras estratégias podem ajudar no equilíbrio da tireoide, como exposição solar adequada, água e ar de qualidade e regulação do ciclo biológico de sono. Procure um profissional capacitado para direcionar suas individualidades bioquímicas com alimentação saudável e atividade física adequada.



Saúde .: Fisiologia :.

Por Rodrigo Ramos

Alterações hormonais no overtraining Na fisiologia do exercício, estudos sobre a relação entre a liberação hormonal e desempenho envolvem principalmente o cortisol, a testosterona e as catecolaminas.

Como evitar o overtraining

O

treino de musculação promove aumento da força muscular e do consumo máximo de oxigênio e modulação da atividade das enzimas do metabolismo anaeróbio. Estas adaptações fisiológicas estão associadas à menor prevalência de doenças crônicas como diabetes, hipertensão arterial e hipercolesterolemia. Mas, quando o treino é realizado em excesso pode levar à síndrome do overtraining, um conjunto de sintomas que surgem em resposta a um planejamento inadequado do treino. Esta síndrome é frequente em atletas .: 72 :.

que cumprem um programa de treino mal planejado, com grandes volumes e/ ou altas intensidades sem um período de recuperação adequado, podendo ser potencializada por horas de sono insuficientes e dieta inadequada. O principal sintoma do excesso de treino é a queda da força e perda de massa muscular, mesmo após um período de treino leve ou de descanso total. O desequilíbrio entre o treino e a recuperação pode levar à fadiga crônica, dores musculares, perda de peso, sono inadequado, alterações no humor e doenças frequentes, principalmente infecções do trato respiratório.

O aluno em overtraining tem elevação dos níveis de cortisol no sangue e redução da testosterona. Como a testosterona desempenha um papel importante nos processos anabólicos, sua redução é catastrófica para a hipertrofia muscular. Já o cortisol aumenta o catabolismo muscular e

O principal sintoma do excesso de treino é a queda da força e perda de massa muscular dificulta mais a conquista de resultados. Evitar o overtraining é fundamental para ganhar massa muscular e força. Ele geralmente aparece em alunos com mais de seis meses de treino que tentam realizar programas de treino de atletas profissionais. Para que isso não aconteça, utilize de 12 a 15 séries para os grupos musculares grandes (peito, costas, pernas) e 6 a 8 para os pequenos, pois esses já foram estimulados nos exercícios para peito e costas.


R. Azevedo Sodré, 48 Boqueirão - Santos/SP

3222.7474

Info: 13 Acesse: lifeclubsantos.com.br


MatĂŠria de capa .: Destaques 2015 :.

.: 74 :.


Empresários de

destaque

Conheça a história e a estratégia de dez empresários que se destacaram no último ano

O

último ano não foi dos mais fáceis. A Copa do Mundo, apesar de ser um evento que trouxe muitas expectativas e possibilidades para a economia brasileira, acabou por desacelerar o país e fazer com que muitos empreendedores e empresas passassem por situações difíceis. Mas alguns, apesar de tudo, souberam contornar a situação com estratégias inovadoras e muito pensamento positivo. Dessa forma, a StudioBox começa o ano com a seleção de empreendedores que se destacaram e não perderam o brilho nesse período complicado. Alguns deles aproveitaram a fase complicada para desenvolver novas ideias, melhorar conceitos e até inovar a proposta do negócio. Essa perspectiva coloca estes empresários em um panorama de destaque, o que é evidentemente merecido pela atuação brilhante em 2014. Dentre as pessoas escolhidas, estão empreendedores que praticamente iniciaram o seu negócio no último ano e que galgaram uma posição especial por segurarem as pontas logo no início do empreendimento e em um ano difícil. São dez pessoas brilhantes que além de terem se saído muito bem, carregam também uma bela história para contar. Essas narrativas explicam a boa fase vivida por todos eles nos dias de hoje e constatam que antes de se fazer uma bela trajetória, regada a sucesso e realizações, é necessário foco e comprometimento no momento em que a pessoa se intitula empreendedora. Colocar uma empresa para funcionar pode ser fácil, mas atingir e manter o seu bom andamento é que é o segredo. Eles revelam o motivo de merecerem tamanho reconhecimento e contam porque possuem excelentes possibilidades para esse ano cheio de expectativas que é 2015. .: 75 :.


Diego Righetto A

obstinação sempre acompanhou Diego, que se formou no ano de 2004 em Educação Física já sabendo que queria algo muito além das salas de musculação. Começou como estagiário de uma grande academia em Santos - onde conheceu sua atual sócia, Fabiana Carduz - até chegar ao cargo de coordenador. Mas seu foco era ser personal trainer, por não gostar muito da rotina da musculação. “Sempre pensei ‘fora da caixa’ e fui em busca de treinamentos alternativos e diferentes. Fui o primeiro a ter treinamento de TRX em Santos, que é voltado para suspensão. Sempre gostei do que foge do comum nas academias”, declara. Ele conta que descobriu o Crossfit no final de 2011 e que tudo começou dentro de sua sala de TRX. “Eu tinha meu espaço, dava aula para mais ou menos 8 pessoas, e um dia estava com três amigos e fiz a proposta de treinarmos na praia, com algo parecido com o Crossfit e começamos como uma brincadeira. Eu fui postando na internet, e fomos juntando gente. Chegou uma hora que eu já tinha nove pessoas e não tinha mais material para atender. Tinha muita gente querendo entrar e pagar, mas eu não cobrava, pois era algo entre amigos”, relembra. “Eu fui impedido de entrar em muitas academias por conta das minhas ideias. Eu sempre procurei buscar o que é tendência lá fora, e isso não era bem aceito aqui”.

Quando se viu em um momento complicado de não atender a demanda, e tendo muitas dificuldades de levar os materiais para a praia, Diego resolveu alugar um espaço para dar essas aulas, que ainda não eram denominadas Crossfit. “Em 2012 eu me formei no curso e em 2013 eu providenciei a minha filiação ao Crossfit e criei a Crossfit Santista, sendo head coach dela”, recorda. A partir daí o sucesso foi contínuo e o Crossfit virou uma verdadeira febre, fator que levou a empresa a ter filas de espera durante o ano de 2014. “Não sentimos uma crise em 2014, muito pelo contrário. Quando abrimos o box, que é o local onde ocorrem as aulas, esperávamos por 100 alunos e depois de três meses tínhamos mais de 200. Então tivemos uma crescente, e o pessoal não deixou as aulas para ver o jogo da Copa”, brinca. “O Crossfit não é como uma academia comum, ele é mais livre. O aluno está ali para treinar, ele vai respeitar o treinador e é aí que a gente desenvolve bem o trabalho. E o resultado está aí”, completa. .: 76 :.


Fábia Indes D

e Trancoso, na Bahia, Fábia Indes concede entrevista em clima de férias. Para ela, 2014 foi um ano desafiador, mas o destaque reflete um período de muito trabalho e mudanças de estratégias.

Filha de comerciante, ela herdou o dom de divulgar, comunicar e negociar de seu pai, que a deixou há pouco mais de um ano. “Meu pai foi o maior incentivador de tudo o que eu fiz na Leipzig. Mesmo sendo mais velho, sempre teve a cabeça aberta, sempre aceitou as minhas sugestões e gostava de se aventurar comigo. A falta dele é enorme, ele era o cabeça. Já tem um ano que ele foi, mas sentimos a presença dele e ficamos pensando se ele estaria gostando do que estamos fazendo. Ainda é difícil falar disso, eu até fujo um pouco”, confessa Fabia. “Ele sempre me dizia que independentemente do que você tenha, você entra em qualquer lugar pela honra que seu nome carrega, e é importante manter isso. Eu me pego em algumas situações perguntando se ele aprovaria o que estou fazendo. E eu acredito que sim”. Com uma grande responsabilidade nas mãos, a empreendedora começou 2014 sofrendo a perda do pai, mas seguindo os propósitos deixados por ele. Cheia de projetos novos, mudanças e perspectivas para o negócio, ela conseguiu tocar a Lepzig sem deixar que os entraves gerados por conta da economia estagnada se tornassem um problema. “2014 não foi um ano fácil para ninguém, por conta da Copa, porque movimentou o país de forma diferente. Aí vieram as eleições e o país desacelerou. Não foi um ano tão próspero, mas, em contrapartida, foi um ano em que eu ousei mais e em que eu tive novas ideias para colher os frutos em 2015. Foi um ano difícil, mas de muitos desafios”, reflete. Fábia possui uma forma peculiar de atrair, manter e lidar com os clientes. “Eu me considero uma boa vendedora, sei explanar bem sobre meus produtos e gosto do que eu vendo. A forma como lido com os meus clientes é uma forma de me espelhar no estilo do meu pai. Aprendi a me tornar amiga e próxima dos clientes, não os convido para vender um produto, mas sim para um café”, comenta. Com espírito criativo e ousado, Fábia norteou a Leipzig trazendo um novo cenário de produtos e serviços, com a proposta de agregar decoração e finalização dos apartamentos com os produtos da loja. “Estou em Trancoso, mas vendo itens diferentes para levar. Coisas fofas, pitorescas, que podem servir para essa nova fase. Eu não paro, mas isso é muito gostoso”, finaliza. .: 77 :.


Fernando Almeida U

ma padaria com contexto gastronômico diferenciado. Assim surgiu a Santo Trigo, em Santos. Fernando Almeida comprou a propriedade onde hoje funciona a padaria e, após uma boa reformulação, o negócio se tornou realidade. O proprietário herdou de seu pai o dom de administrar no ramo da panificação. “Meu pai sempre esteve ligado a esta área, desde quando chegou de Portugal. Nós morávamos em São Paulo, na capital, quando surgiu a oportunidade de negócio aqui em Santos. Nos mudamos para cá e desde criança acompanho a rotina de uma padaria. Meu pai faleceu em 1998 e como único filho homem assumi os negócios durante 18 anos. Surgiu então a vontade de ter um negócio meu com a minha esposa”, relembra. A determinação é uma das características predominantes na personalidade de Fernando, que em 2014 se viu com um negócio aberto recentemente e tendo que enfrentar os entraves de um ano cheio difícil e cheio de complicações. Mas sempre mantendo o foco e com muita perseverança. “Uma coisa que não me faltou foi garra esse ano, que foi de muitas mudanças e dificuldades. Abrimos a Santo Trigo em março. O cenário de 2014 foi diferenciado por conta de muitas coisas acontecendo em sequência e com impacto imprevisível no mercado. Mas tivemos muita força de vontade em conquistar o nosso espaço e deu certo”, determina. E se é de garra que se faz bons negócios, Fernando está no caminho certo e pretende alavancar o sucesso da instalação com diversos projetos. “A Santo Trigo está no comecinho ainda, com apenas dez meses de funcionamento, e ainda há muito trabalho para se fazer nela. Nos próximos dois anos, o plano é trabalhar muito para consolidar a marca e assim poder expandir os negócios”, reflete. Mesmo com pouco tempo de vida, o estabelecimento possui o reconhecimento do empenho que foi empregado desde a sua inauguração. No local, são produzidas iguarias com sabor e visual únicos, além dos produtos comuns da padaria. “Profissionalmente, me sinto muito feliz e realizado. Mas ainda existe muito a conquistar e desenvolver na Santo Trigo. E estamos nos empenhando nisso sempre”, finaliza. .: 78 :.


Juliana Colaço U

ma das maiores franqueadoras de uma das mais reconhecidas escolas de idiomas do país, Juliana Colaço tem a educação como referência para sua atuação empresarial. “Comecei trabalhando com minha mãe Ana Lúcia Colaço Faria. Ela veio do ramo de educação, assim como a minha avó. Psicóloga e pedagoga, ela foi a minha inspiração, pois aprendi tudo que sei com os ensinamentos dela”, recorda. “Comecei muito nova, ajudando na Wizard dela. Aprendi a liderar pessoas, ser exigente com o ensino que entregamos e a administrar uma empresa. Sou apaixonada pela Wizard, e fica muito mais fácil trabalhar bem quando temos o melhor produto do mercado para oferecer”, pontua. Depois de aprender e absorver tudo o que podia ajudando a mãe a administrar os negócios, Juliana decidiu abrir sua primeira unidade quando tinha 22 anos. E ela não parou. Hoje são duas unidades em Santos e mais duas em São Vicente, somando 3500 alunos e 200 funcionários. “Iniciei com muita coragem e o pouco dinheiro que tinha guardado sozinha, mas com o apoio dos meus pais. Sempre tive espírito empreendedor e vontade de inovar. Por isso estou no oitavo lugar no ranking mundial da Wizard e nossas unidades ganharam o prêmio de excelência de franquia em toda Baixada Santista”, comemora. Sobre o ano passado, ela aponta algo que vai muito além da crise e dos resultados do fraco planejamento econômico no Brasil. “2014 foi um ano de menor crescimento em relação a outros anos, mas vejo que o brasileiro está percebendo a importância da qualificação e aprendendo a valorizar a educação”, reflete. E como o espírito empreendedor é marca registrada de Juliana, ela inicia 2015 voltando sua capacidade de administração para outro ramo. “Esse ano abrimos também um novo conceito de academia, voltado para a qualidade de vida. Pensei em um lugar no qual me sentisse bem recebida e tivesse um atendimento personalizado de acordo com as minhas necessidades. Abrimos de domingo a domingo, pois o santista tem essa necessidade hoje. Além de aulas diferenciadas que eu não encontrava aqui, aliamos a parte de estética no mesmo lugar. Quando temos um ano mais complicado, precisamos nos diferenciar dos demais. E o santista esta cada vez mais exigente, principalmente o público que atingimos com a The One na Ponta da Praia”, revela. .: 79 :.


Karla Lellis A

proposta de fazer uma loja que atendesse ao público feminino e masculino em um único lugar surgiu nos projetos de Karla Lellis quando ela percebeu que era algo que não era comum na região. Diferenciada, a loja aproveita todo o espaço disponível nos seus dois andares. “Minha ideia era ter uma loja multimarcas, com grifes consagradas no mercado, e somar isso a um atendimento diferenciado ao cliente e uma disposição de loja com dois andares, um masculino e um feminino, um conceito ainda inédito nos shoppings de Santos. Assim surgiu a Give me 5”, explica. Outra questão que é predominante é o treinamento constante que Karla oferece aos vendedores da loja, possibilitando o atendimento diferenciado e a motivação contínua dos profissionais que lidam com os clientes. “Não basta entender de moda se você não entende de pessoas”, reflete. Para tocar o negócio, a empreendedora reuniu características importantes para o bom andamento da loja. “É muito difícil fazer uma análise de nossas próprias características. Mas, o entusiasmo, o foco e a persistência são características que nunca me faltam. Trabalho todos os dias com alto astral, até porque trabalho com o que gosto, e estou sempre lutando para alcançar as metas e objetivos traçados, tentando me abalar o mínimo possível com as dificuldades que surgem no dia a dia”, pontua. Esse alto astral pode ser percebido por quem entra na loja, onde os clientes são sempre recebidos de forma acolhedora por um sorriso e um café para uma boa consultoria sobre as tendências mais atuais da moda. A empresária pontua que no ano passado alguns pormenores foram agravantes. “O ano de 2014 foi um ano atípico. O carnaval muito tarde, Copa do Mundo no Brasil e ano de eleição presidencial. Assim, a impressão que tive era de que o ano ‘não começava’. Acredito que 2014 foi um ano complicado para todos os seguimentos de mercado”, pontua. “Mas continuamos a fazer um bom trabalho e 2015, sem dúvida, será diferente. Queremos continuar a fazer a diferença”, completa.

.: 80 :.


Tatiane Rocha I

maginar que uma loja tão completa saiu da mente de uma criança é acreditar que os sonhos mais puros podem se tornar realidade. Desde pequena, Tatiane Rocha já era apaixonada por moda e aos 15 anos decidiu ter uma loja feminina, apesar das dificuldades. “Comecei a trabalhar em lojas femininas, masculinas e de calcados, onde permaneci até os 21 anos”, relembra. “Em 2011, o crescimento tecnológico permitiu que fossem desenvolvidos acessórios para tablets e smartphones, criando um segmento de mercado para isso. Me veio então a ideia de trazer para Santos um quiosque de cases e acessórios personalizados”. Ela uniu a experiência adquirida no varejo, o amor pela moda e o que aprendeu no curso de Design de Interiores que fez para ajudar o marido Alex. “Assim realizamos o nosso projeto e surgiu a Fashion Mobile, no Praiamar. Além das filiais em Praia Grande e Guarujá”, diz Tatiane. “Investimos todo o dinheiro que tínhamos no quiosque e tivemos ótimo retorno, trazendo recursos financeiros para o meu antigo sonho, a Fashion Republic”. E assim o sonho de menina se tornou realidade. A empreendedora tirou o que tinha na imaginação e colocou seus projetos em prática. “O momento certo surgiu quando eu comecei a sentir falta de uma loja mais completa voltada para mulheres em Santos. Uma loja onde a mulher encontrasse moda praia, fitness, calçados, acessórios... Ou seja, tudo o que precisa”, revela. “Foi quando me senti mais forte para realização do meu projeto. Se eu, como consumidora, estava sentindo falta de uma loja com esse perfil, outras mulheres com certeza estavam sentindo o mesmo que eu”. A Fashion Republic nasceu em 2013, feita não só de sonhos, mas de planejamento e experiência. “Penso que para um projeto dar certo precisa ser bem planejado e ser feito com calma. Tudo tem seu tempo e momento certos para acontecer. Esperei 14 anos e o sonho de menina se transformou em projeto de mulher”. A realidade dos projetos de Tatiane não poderia ser melhor. Mais um empreendimento que, mesmo recém instalado, atravessou as dificuldades de 2014 com maestria e destreza. “Foi praticamente o ano de nascimento da Fashion Republic. Um ano de realização, crescimento, aprendizado, erros e acertos. Independente do ano, sempre vamos encontrar obstáculos pelo caminho, e o segredo é não esperar que algo aconteça e estarmos preparados sempre. Independentemente da área, planejamento é fundamental”, enfatiza. .: 81 :.


Samira Indes M

ãe de um filho e proprietária de um empreendimento que é referência em acessórios de praia na região, Samira está a frente de uma empresa com 60 anos de existência. “Minha entrada na empresa aconteceu naturalmente. Afinal, os negócios da família já vinham de gerações e o gosto e carinho pela empresa são consequências da rotina familiar”, relata. Hoje, a empresa já expande o fornecimento de produtos em âmbito nacional, sempre com qualidade e atendimento excelente. O espírito comercial é algo latente na família Indes, pois, assim como a irmã, Samira teve um direcionamento espontâneo para os negócios da família. “Apesar de ser advogada especializada em direito desportivo, carreira na qual atuei durante algum tempo, o tato comercial aflorou e me fez optar pela entrada nessa empreitada empresarial familiar”, revela. Sobre o ano passado, Samira mostra o que pensa a respeito do seu empreendimento. “Acredito que 2014 foi atípico para a maioria dos brasileiros, devido a Copa do Mundo e Eleições. Houve uma estagnação econômica, e para nós não foi muito diferente”, explica. Apesar das dificuldades, Samira teve pulso firme e determinação para seguir em frente e superar os obstáculos. “No final de 2013, tivemos a nossa maior perda, o falecimento do meu pai Josef Indes, nos forçando a uma adaptação difícil e dolorosa. Mas optamos por dar continuidade aos projetos que meu pai havia iniciado, investindo em tecnologia e infraestrutura na fábrica, ampliando as áreas de produção e de vendas. Já no início deste ano, estamos colhendo bons frutos deste investimento”, esclarece. Tanta determinação nasceu, além da herança familiar, de uma personalidade forte e expansiva. “Como uma típica geminiana, a comunicação é o meu forte nos negócios, estou em movimento e a procura de novidades para a empresa o tempo todo, como aprimoramento dos negócios e parcerias que nos diferenciem da concorrência. Me adapto facilmente a situações diversas, prezando a responsabilidade e fidelidade na relação com meus clientes. Acima de qualquer característica de personalidade, a dedicação é o segredo do sucesso”, determina. .: 82 :.


Vivian Brum A

proprietária da franquia do restaurante China in Box em Santos, Vivian Brun, é exemplo de superação e força de vontade. Natural de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, veio para São Paulo cheia de objetivos e sem medo de trabalhar em qualquer lugar que fosse. “Eu comecei a atuar na parte administrativa do China in Box em 2000 no Ibirapuera, em São Paulo”, relembra. Depois de um tempo, ela foi convidada por Robinson Chiba, que preside o grupo Trendfoods. Ele também é uma espécie de olheiro de empreendedores, e enxergou em Vivian um grande potencial para empreender. “Ele acompanhava o meu trabalho e me convidou para assumir a unidade de Moema, sendo gerente franqueada. Eu administrava a loja, participava das decisões e também tinha uma participação nos lucros”, explica Vivian. Após alguns questionamentos pessoais, veio uma época difícil e ela decidiu mudar de ares. “Procurei por unidades da franquia China in Box da cidade de onde vim até Palmas e Tocantis. Mas foi aqui em Santos que encontrei o meu lugar. Havia uma unidade que queria uma sócio operadora. Era uma época promissora e eu aceitei”, relembra. “Depois de três meses, o meu sócio quis deixar a sociedade e eu consegui que meu tio fosse sócio investidor. Desde então eu tomo todas as decisões e tem sido um sucesso”, enfatiza. Em 2014, Vivian conta que perspectivas foram mudadas e projetos adiados, já que a economia ficou comprometida em decorrência da Copa do Mundo. “Estávamos avaliando a abertura de uma nova unidade em Santos, mas vamos pesquisar um pouco mais e avaliar possibilidades. Mas, as vendas continuaram muito bem. Elaboramos algumas estratégias, entre elas uma promoção com o nosso carro chefe, que é o yakisoba”, comenta. Enquanto isso, a proposta é dar continuidade ao sucesso da franquia na região. “O nosso maior desafio é a mão de obra. Não é fácil manter um padrão de qualidade, porque está difícil encontrar boa mão de obra. Mas, graças a Deus, tenho excelentes pessoas que me ajudam a fazer com que o China in Box continue muito bem”, declara. “E esse ano, no dia 5 de dezembro, vamos fazer 20 anos na cidade de Santos, no mesmo dia em que a StudioBox completa dez anos. Vamos comemorar juntos, sem dúvida, todo esse sucesso”, conta divertida. .: 83 :.


Tatiana Alves C

om perfil arrojado e a combinação de perfeccionismo e seriedade, Tatiana Alves é a profissional com a agenda mais lotada de Santos. “Minha mãe tinha um salão de beleza e eu ajudava fazendo de tudo um pouco. Comecei com a maquiagem definitiva quando eu tinha 20 anos, porque muita gente procurava por isso na época. Como sempre tive a mão firme para desenhar e um gosto especial pela estética, fiz um curso especializado. Aluguei uma sala e fiquei muito tempo fazendo maquiagem definitiva, porque achava que tatuagem era a coisa mais difícil do mundo”, lembra. “Sou formada em Design de Moda e em 2008 abri uma loja com confecção também, com bolsas e acessórios de tecido”. Saindo de uma área completamente diferente, Tatiana começou no ramo de tatuagens de maneira inusitada. “Uma amiga insistia muito para fazer uma tatuagem, mas ela queria fazer de graça. De tanto que ela me encheu, acabei fazendo e gostei. As amigas dela começaram a me procurar e resolvi fazer um curso de tatuagem para utilizar a máquina, que é diferente da utilizada em maquiagem definitiva. Comecei a tatuar e, pelo boca a boca, passei a ser conhecida. Parei com a loja e a confecção e decidi fazer só tatuagem”, declara. Foi então que seus traços delicados e firmes passaram a fazer um sucesso sem tamanho, fazendo com que sua agenda ficasse muito lotada. “Eu recebo muitos e-mails, mas, como alguns desenhos sou eu quem crio, acabo por não ter muito tempo. Mas uma hora eu respondo. Faço questão de atender cada um com carinho”, explica. Sobre ser uma empreendedora de destaque na região, Tatiana explica que não sentiu dificuldades em 2014, ano que ela encerrou com horários disponíveis apenas para março de 2015. “Ninguém deixou de tatuar por algum eventual motivo no ano passado. Eu sempre digo que quando uma pessoa decide ter uma tatuagem, ela quer para ontem. Então eu não senti muito a crise”, destaca. E é com esse espírito que o ano atual começa para ela, com a agenda lotada, mas fazendo grande esforço para atender e continuar espalhando a sua arte.

.: 84 :.


Fernando Rangel F

ernando tem uma longa trajetória profissional e hoje conta com negócios que chegaram ao seu gosto depois de muito aprendizado e experiências em outros lugares. “Desde jovem, a ideia de ter o próprio negócio já me determinava a ser um empreendedor, como se diz nos dias de hoje, voltado para a área de comércio de varejo. Aos 19 anos, tive a oportunidade de trabalhar como auxiliar em uma empresa de transporte coletivo. Pouco tempo depois de entrar nessa empresa eu já estava atuando no setor de vendas”, recorda-se. Ao sair desta empresa, Fernando iniciou uma busca por estratégias para iniciar o seu próprio negócio. “Várias tentativas se sucederam, até que veio um convite de um colega de faculdade para atuar no ramo de vendas de veículos utilitários, que perdurou por quase 16 anos de altos e baixos”, relata. A sede por buscar ter o próprio negócio não chegava ao fim e lhe deu a oportunidade de aprender ainda mais, apesar das circunstâncias. “No ano de 2007, após o falecimento do meu sogro e proprietário da Churrascaria Tertúlia, Luiz Stefanello, passei a colaborar com a minha esposa, Patrícia Stefanello, na condução da casa. A partir daí eu me realizei como administrador de empresas, pois conseguimos manter uma gestão mais voltada para os recursos humanos, no sentido de entendimento dos colaboradores”, reflete. Em 2009, o empreendedor se interessou por uma franquia de revestimentos cerâmicos e porcelanatos da marca Portobello, na Praia Grande. Depois de quatro anos atuando com a boutique de revestimentos da marca e notando a necessidade da personalização de serviços no mercado da construção e reforma, surgiu a oportunidade de abertura de uma segunda loja”, comenta. “Vim para a cidade de Santos com a Metallo Boutique do Banho, representada com marcas de altíssimo padrão”. E foi com esta garra em crescer e buscar o melhor que Fernando atravessou 2014 focado em não desistir, apesar dos agravantes econômicos. “Posso afirmar que a palavra de ordem de 2014, nos três negócios que administro, foi ‘engajamento’. Sabíamos que em um ano eleitoral com política conturbada e um evento de grande porte mundial seria muito difícil obter resultados financeiros saudáveis. O engajamento foi o de colocar o trabalho e a dedicação nas empresas de maneira efetiva, o que foi primordial”, expõe. Agora, a ideia de Fernando para o ano que entra é de aplicar inteligência, força e humildade como pilares para todos os seus empreendimentos. .: 85 :.


Mercado .: Hashtag :.

Por Diego Martins

como organizador de tarefas familiar, desde o dinheiro para a cantina escolar até o aviso para passear com o cachorro. Justfamily.com: é o Instagram das redes sociais familiares, permitindo criar e organizar álbuns familiares com privacidade.

Família e redes sociais

combinam?

A

primeira organização de pessoas que temos contato em nossas vidas é a família e não há rede social mais importante como alicerce da sociedade. No entanto, nem sempre enxergamos isso e nossas redes, ao invés de aproximar, acabam nos afastando da insubstituível rede das redes, a família. É comum os mais novos reclamarem dos mais velhos no Facebook, mas existem opções para manter o alicerce familiar ativo no mundo virtual sem prejudicar a boa convivência nas redes. Entenda algumas redes criadas especialmente manter o contato entre familiares: .: 86 :.

FamilyLeaf: é o mais próximo do Facebook, pois é possível compartilhar fotos e status. Os ciclos familiares ficam organizados e a família mantém contato mesmo quando alguém falta no almoço de domingo. FamilyWall: funciona bem para relacionamento entre pais e filhos. Permite o envio de mensagens, calendário sincronizado e o check-in. Dessa forma, o filho quando chega na casa de um amigo pode avisar aos pais com um simples check-in. eFamily.com: além de organizar sua árvore genealógica, pode ser usado

Dentre as redes mais famosas, a que melhor se adapta aos círculos familiares é o Google+, que, pela configuração em círculos, permite que as funções sejam compartilhadas apenas com a família, bastando organizar, fotos, vídeos, agenda, arquivos e todas as funcionalidades que o Google oferece.

Entenda algumas redes criadas especialmente manter o contato entre familiares Para quem prefere manter as relações familiares nas redes comuns, o conselho é o uso inteligente e a exploração das configurações de privacidade. Não é preciso sair do Facebook, Instagram e Twitter, mas evite expor seus filhos, sobrinhos e netos. Há muitos casos de golpes, sequestros e roubos que acontecem por causa das informações que publicamos nas redes. Apesar de estarmos de boa-fé, muitas pessoas por lá não estão.


Porto Seguro Consórcio Porque o plano é ser feliz. Se você quer mais do que um imóvel, precisa conhecer o Porto Seguro Consórcio. Com ele, você realiza os seus projetos, não paga juros e ainda participa de contemplações mensais por lance ou sorteio. Quem faz planos com o Porto Seguro Consórcio, tem o tempo certo para alcançar o que deseja.

Consórcio de Imóvel:

Lance embutido: Utilize até 30% do crédito como lance.

• Créditos de R$ 55 mil a R$ 500 mil. • Parcelas a partir de R$ 346,081 sem juros. • Até 200 meses para pagar. • Possibilidade de utilização do FGTS2. • Contemplações mensais por meio de lance ou sorteio.

Lance diluído: Ao ser contemplado, reduz o valor das parcelas. Oferte 40% do valor do crédito e participe de um sorteio mensal com os consorciados que ofertaram o mesmo lance.

Com ele, você pode adquirir seu primeiro imóvel utilizando o seu FGTS2 ou conquistar um outro maior, novo, usado, residencial, comercial, de praia ou campo. Você também pode reformar ou construir seu imóvel ou comprar um terreno.

Veja alguns planos Crédito

Parcela

Crédito

Parcela

R$ 55.000,00

R$ 346,08

R$ 250.000,00

R$ 1.533,26

R$ 100.000,00

R$ 629,24

R$ 300.000,00

R$ 1.839,92

R$ 150.000,00

R$ 943,85

R$ 400.000,00

R$ 2.453,22

R$ 200.000,00

R$ 1.258,47

R$ 500.000,00

R$ 3.066,53

C

ra outros valores de créditos e planos disponíveis.

Wagner Reis

Corretor de Seguros

(13) 3022-6074 (13) 99700-6626 wareis740@gmail.com

Imóvel: Taxa de administração total de 20% para créditos de R$ 55 mil a R$ 250 mil. Taxa de administração total de 17% para créditos de R$ 250 mil a 500 mil. Correção anual de acordo com o INCC. Consulte-nos sobre créditos acima de R$ 500 mil. Taxa de adesão de 2% no ato da venda. | 1. Parcela inclui seguro de vida de 0,031% sobre saldo devedor. Fundo de reserva de 0,5%. | 2. Em conformidade com as normas do FGTS.


Mercado .: Couch :.

Por Lara Mattos

Eu acredito

na família

Nós moramos na casa da linguagem’. Esta frase diz muito sobre nós. Em linhas gerais, falamos sobre aquilo que pensamos e acreditamos. Nós somos o que acreditamos ser. Vivemos dentro de nossas crenças, que estão carregadas com nossos valores. E aquilo no que acreditamos é fruto da nossa interpretação dos fatos. Sendo assim, crenças não são verdades. Elas apenas parecem ser verdades. As crenças ora são limitadoras, ora são impulsionadoras. Quando acreditamos em algo e agimos em sua direção, falamos de crenças que nos impulsionam à ação. Muitas vezes,

.: 88 :.

‘travamos’ e ficamos sem dar um passo sequer em torno de algo desejado. É neste ponto que encontramos as crenças que limitam a nossa atuação e a expansão da nossa capacidade de ação. Todo comportamento é fruto de uma crença. E o contexto familiar é um grande gerador de crenças, pois elas derivam de nossas experiências e têm grande influência do ambiente em que vivemos. A chamada ‘educação informal’ é aquela que se aprende ‘dentro de casa’. São os valores repassados a nós por nossos pais e avós, por exemplo. Expressa através de gentilezas nas menores coisas, na cordialidade entre

os pares... E que quando percebida dizemos: ‘Nossa! Que pessoa educada’! Infelizmente, nos dias atuais, ela encontra-se em extinção. Justamente pelo fato de vivermos uma crise de valores sociais. E é na educação informal, influenciada pela atuação de nossos pais e familiares, que construímos os nossos valores e, consequentemente, nossas crenças. Caso estas sejam limitadoras – que podem ser a maioria delas, já que a concepção familiar tem traços autocráticos que cerceiam a liberdade na criação – e afetem o nosso comportamento poderemos ter problemas futuros.

As crenças ora são limitadoras, ora são impulsionadoras A força de uma crença não está necessariamente na sua veracidade, mas na força que ela tem para alguém. A cristalização das crenças limita as nossas possibilidades. Mas o melhor de tudo isso é que as crenças são passíveis de mudanças!



Mercado .: Política Regional :.

Por Rogério Conde

Uma saída seria aplicar o mecanismo majoritário para todos os cargos, instituindo os distritos, áreas restritas e homogêneas onde apenas um candidato seria eleito. Desta forma, os custos seriam menores, com campanhas restritas e limitadas, aproximando o eleitor de seu representante e dando ênfase aos interesses locais.

Voto distrital

E

m 2015, devemos promover o debate a respeito da reforma política. O tema ganhou força nos últimos tempos, inclusive no discurso de reeleição da presidenta Dilma. Após tentativas frustradas de concretizá-la no Brasil, a reforma política continua em evidência. Uma das dificuldade é a quantidade de propostas com interesses opostos e conflitantes. Fazendo uma análise da ultima eleição, concluímos que é preciso discutir a mudança do sistema eleitoral no País. Há dois sistemas em vigor: um visando às eleições dos cargos executivos

.: 90 :.

(presidente, governadores e prefeitos) e de senadores, que é o majoritário, no qual ganha quem conquistar mais votos. Já o proporcional é empregado para a escolha de vereadores e deputados. Este é mais complicado, e leva-se em conta a proporção de votos que cada agremiação consegue somando os votos dos canditatos e os votos de legenda. É neste ponto que ocorrem as distorções que prejudicam o processo democrático no Brasil. O principal problema envolve os chamados ‘puxadores de voto’, aqueles que, por serem ‘famosos’, conquistam mais votos e aumentam o peso e a exposição de seus partidos, ajudando a eleger candidatos de menor expressão.

Usando Santos como exemplo, seriam eleitos vereadores que realmente representariam seus bairros, os morros e a Zona Noroeste teriam mais representantes, e estes, obrigatoriamente, estariam em sintonia com seus munícipes, respondendo diretamente por seus atos e decisões.

Fazendo uma análise da ultima eleição, concluímos que é preciso discutir a mudança do sistema eleitoral no País O voto distrital, após ampla discussão, pode ser estendido também para os deputados federais, mesmo levandose em consideração os interesses nacionais. Precisamos buscar o aperfeiçoamento do processo político visando a democracia plena.



Mercado .: Direito e Cidadania :.

Por Christiane Fatalla

da Alienação Parental, verificando tamanho mal que a Alienação Parental pode causar às suas vítimas e visando coibir essa prática, foi sancionada a Lei Federal nº 12.318 de 26 de agosto de 2010, que cria instrumentos para erradicar as referidas condutas. Esta lei estabeleceu medidas coercitivas aos alienadores, desde a advertência até a alteração da guarda e a suspensão do poder familiar, cabendo ao julgador decidir quais serão aplicadas aos casos concretos.

Alienação parental

C

om o número crescente de divórcios, muitos deles litigiosos, ocorre a disputa pela guarda dos filhos. E quando o divórcio é conflituoso, gera um sentimento de vingança em um dos cônjuges. Para colocar em prática esta vingança, o cônjuge alienante usa o filho para criar uma visão negativa e denegrir a imagem do outro genitor, visando afastar a criança da convivência com o genitor alienado, não sendo necessário que a criança o repudie, mas que se afaste deste genitor. Tal ato é denominado Alienação Parental. .: 92 :.

Os atos de Alienação Parental podem levar à Síndrome da Alienação Parental (SAP). Esta síndrome é definida como um processo que consiste em programar a criança para que odeie ou recuse um de seus genitores. Quando a síndrome está presente, a própria criança contribui na campanha para desmoralizar o genitor alienado, cumprindo o objetivo do genitor alienador: acabar com a relação entre o filho e o genitor alienado. Em face da grande possibilidade de que os atos praticados na Alienação Parental a transformem em Síndrome

Vale ressaltar que na ânsia de prejudicar e atingir o genitor alienado, o cônjuge alienante acaba usando o próprio filho como ‘arma’, causando-lhe graves sequelas psicológicas que podem se tornar irreversíveis.

A própria criança contribui na campanha para desmoralizar o genitor alienado A Alienação Parental afronta os Princípios da Dignidade da Pessoa Humana e do Melhor Interesse da Criança e do Adolescente, pois atinge a integridade psíquica e emocional de um ser humano em desenvolvimento, sobretudo nos casos em que a violência moral vem daqueles que deveriam proteger seus filhos.



Turismo


MSC Cruzeiros Por Mariana Rios

Conheça o estilo italiano e a elegância dos navios

N

ada melhor do que sair da rotina maçante e conhecer pessoas e lugares novos. Não importa se a viagem é feita em casal, família ou amigos, o que vale é se divertir e aproveitar os dias de lazer em boa companhia. E que tal curtir um roteiro diferente em alto-mar? A MSC Cruzeiros oferece diversos itinerários sazonais no Norte da Europa, nas Ilhas Canárias, Caribe e Antilhas, América do Sul, Sul da África e Dubai, Emirados Árabes e Omã. A empresa está presente em 45 países e um dos diferenciais da companhia é o comprometimento com as responsabilidades sociais e ambientais em sua frota de 12 navios inspirados no estilo italiano, com destaque para o MSC Preziosa, MSC Lirica, MSC Magnifica e MSC Poesia. A técnica de administração, Maria Neide Silva Serra e o marido Aguinaldo Serra já fizeram seis viagens a bordo

da MSC Cruzeiros, tanto em roteiros a dois, como também em família e turma. O casal já conheceu os navios Musica, Orchestra, Opera, Armonia, Fantasia e Preziosa, que foi eleito o

A MSC Cruzeiros oferece diversos itinerários sazonais no Norte da Europa, nas Ilhas Canárias, Caribe e Antilhas, América do Sul, Sul da África e Dubai, Emirados Árabes e Omã preferido da dupla. “Gostamos de todas as viagens, porém, entre eles, o Preziosa se destaca pelo tamanho e pelo luxo em todos os ambientes, fazendo com que a viagem se torne

inesquecível”, diz a mulher. Maria Neide ressalta que o grande diferencial do Preziosa é o Vertigo, toboágua que percorre uma parte externa do navio, além das cabines amplas e confortáveis. E não se esquece de mencionar a beleza das escadas cravejadas de cristais Swarovski no hall principal. “Fizemos um mini cruzeiro de quatro noites. Neste roteiro de curta duração, saímos de Santos para Búzios, em seguida Ilhabela e depois retornamos à Santos”. Além disso, no MSC Preziosa, lançado em março de 2013, o turista e/ou viajante pode desfrutar de sete restaurantes, teatro, quatro piscinas e 18 decks, entre outras mordomias, como o espaço exclusivo MSC Yacht Club, com conceito seis estrelas de atendimento e hotelaria a bordo. São 69 cabines ainda mais sofisticadas, com bar, lounge, restaurante e piscina privativa, além de serviço concierge e mordomo 24 horas. Um verdadeiro iate dentro de um navio. .: 95 :.


Para quem prefere um conceito mais tradicional ou vai embarcar pela primeira vez, a sugestão é o MSC Lirica, devido ao tamanho menor. O transatlântico inaugurado em 2003 tem um itinerário bem variado, que se reflete em dois pontos de encontro a bordo: o Beverly Hills Bar, com estilo americano, e o aconchegante pub com estilo inglês Lord Nelson. Aos que estão em busca de descanso, as dicas são os tratamentos de beleza e de spa. O navio também tem opções de entretenimento, como piscinas, restaurantes, teatro, hidromassagens, solário, sala de ginástica completa, jogging, minigolfe, pista para shuffleboard, cinema e outras opções para pessoas de todas as idades. O cruzeiro só vai embora do Porto de Santos no dia 23 de março de 2015. A escala segue por Ubatuba, Ilhabela,

Ilha Grande/Angra dos Reis, Búzios, Ilhéus, Salvador, Punta Del Este e Buenos Aires.

A preferência por viagens em navios da MSC se deve ao luxo e, principalmente, ao bom atendimento ao cliente Segundo a técnica de administração, a preferência por viagens em navios da MSC se deve ao luxo e, principalmente, ao bom atendimento ao cliente. “A companhia oferece espetáculos diferenciados e várias atividades de lazer. Além disso, sou fã da madrinha da MSC, Sofia Loren, sempre elegante, linda e fina. Tudo a

ver com os navios. Não poderiam ter feito uma escolha melhor”, exalta. Por falar em elegância, o MSC Magnifica, um dos mais novos navios da armadora, é uma boa pedida para as pessoas que priorizam alta tecnologia a bordo. A embarcação, que iniciou as rotas em 2010, é a primeira da classe Musica a ter uma de suas piscinas com teto retrátil, além de boliche, sala de bilhar vintage, cinema 4D, jogging, spa, cassino e teatro. Isso sem contar a alta gastronomia presente em seus cinco restaurantes. Um deles especializado na cozinha oriental. Vale ressaltar que o transatlântico tem 80% de suas cabines externas com varanda, com um total de 1.259 acomodações. Além disso, as opções de recreação são diversificadas. Tem banhos de sol no solário, pista de cooper, sala de estar para os amantes do charuto e muito mais.


Para Aguinaldo Serra, a MSC é a melhor escolha para quem deseja viajar em alto-mar, pois, segundo ele, a empresa se preocupa sempre em enviar navios novos e de primeira linha. O funcionário público também confessa que, devido ao número de viagens realizadas, se tornou um dos membros do MSC Club. “Com isso temos uma série de vantagens que outras companhias não disponibilizam. Além disso, a MSC tem um glamour que engrandece o passeio”. E não é que a dupla já tem outra viagem marcada? Desta vez, o casal vai embarcar em uma nova aventura, a bordo do MSC Poesia. “Viajaremos no dia sete de fevereiro do ano que vem com destino a Argentina, Punta del Leste e Montevideo. Já fizemos

O MSC Poesia é a terceira embarcação da categoria ‘Musica’. Inaugurado em 2008, o cruzeiro foi construído dentro de padrões ecológicos este mesmo roteiro a bordo de outro navio da linha MSC, mas queríamos conhecer este novo”, diz Aguinaldo. O MSC Poesia é a terceira embarcação da categoria ‘Musica’. Inaugurado em 2008, o cruzeiro foi construído dentro de padrões ecológicos. Nele, os hóspedes podem se deliciar no bar

de degustação de vinhos ou relaxar no bar informal Mojito. Para quem preferir, também tem cinema ao ar livre, em uma tela imensa próxima da piscina. As crianças podem curtir uma área temática exclusiva, a Stone Age Dinosaur, e os adolescentes se divertem no Teen’s Club. O navio ainda possui piscinas, hidromassagens, quadra poliesportiva, solário, spa, bares e lounges, teatro, cassino, biblioteca e lojas. Ficou com vontade de conhecer esses e outros navios da frota da MSC Cruzeiros? Entre em contato com a Mendes Tur, agende uma visita, faça uma pesquisa sobre os serviços turísticos e programe sua viagem com antecedência. Aproveite! .: 97 :.




Giro Cultural .: Etiqueta :.

Por Fernanda Ventura

E o mal dos novos tempos é que, por melhores que sejam os empregados e escolas, as crianças acabam crescendo sem saber o que são limites e códigos de conduta, que deveriam ser passados pelos pais.

Etiqueta para

os pequenos

S

im, existem regras de etiqueta para os pequenos. E é por aí mesmo que devemos começar, desde cedo. Hoje, vemos crianças que cada vez mais escorregam nas famosas regras de boas maneiras e crescem sem parâmetros. Parece que tudo mudou e que quanto mais jovem, mais distante da boa conduta se está. Realmente, os tempos mudaram. Precisamos também entender que hoje tudo é muito rápido e que ninguém, mas ninguém mesmo, tem tempo para mais nada. Com tantas coisas para resolver, quem ‘paga o pato’ muitas vezes são os filhos, que acabam ficando .: 100 :.

com a educação prejudicada. As mulheres que trabalham fora e passam muito tempo longe de casa causaram certo desconforto na orientação das crianças. Pais e filhos não se reúnem mais à mesa para as refeições como faziam antes. Era uma hora em que a família conversava, trocava ideias e os pais percebiam o que estava acontecendo com seus filhos. Ali, ensinava-se valores e ensinamentos e trocava-se conselhos, advertências e incentivos. Ou seja, era a hora do papo que regula as relações familiares. Atualmente, as crianças passam a maior parte do tempo com empregados ou na escola, sem a orientação dos pais.

Cabe a nós, pais, procurar estar sempre por perto e tentar, mesmo com o pouco tempo disponível, estar ao lado dos filhos e passar todos os nossos valores, aqueles recebidos pelos nossos pais e que são e serão sempre os mais importantes para a formação do caráter.

Atualmente, as crianças passam a maior parte do tempo com empregados ou na escola Os limites sucumbem à correria e às atividades mais urgentes e as crianças crescem sem saber o que é certo e o que é errado, tornando-se presas fáceis para os predadores do mundo globalizado. Por isso, paciência, dedicação e persistência devem ser constantes na criação dos nossos filhos. Não podemos desistir da educação dos pequenos. E lembre-se: água mole em pedra dura tanto bate até que fura.



Giro Cultural .: Bebidas :.

Por Claudia Oliveira

Comida e vinho: um casamento perfeito

M

uitos me perguntam: qual vinho combina com tal prato? E eu logo explico que o vinho é, antes de tudo, um prazer, e, por isso, não há imposições. O gosto é subjetivo e não devemos ter preconceitos. Entretanto, existem combinações clássicas, como vinho branco com carnes brancas, peixes e frutos do mar ou vinho tinto com carnes vermelhas e de caça. Mas não tenha medo de ousar na hora de harmonizar. A história ainda resiste às inovações e à evolução. Pratos tradicionais e regionais .: 102 :.

harmonizam com vinhos locais, como a pizza com vinho Chianti, Bouillabaisse (ensopado de peixes e frutos do mar) com o Rosé da Provence e Cassoulet (espécie de feijoada branca) com vinho tinto de Madiran. Ainda há a tendência histórica de combinar molhos brancos com vinhos brancos e molhos vermelhos com vinhos tintos. Diante de tanta diversidade, o ideal é que a harmonização do vinho e da comida seja uma união dos aromas e sabores de ambos, sem concorrência, um realçando o outro e vice versa, como num casamento.

Assim, podemos trabalhar de duas formas. Vinhos que se assemelham ao prato – isso chama-se fusão – ou vinhos que sejam opostos ao que será servido com ele – chamado de contraposição. A fusão funciona assim: comida leve harmoniza com vinho leve, comida pesada com vinho encorpado e comida aromática com vinho aromático. Na contraposição, a doçura do prato atenua a acidez do vinho, a acidez cai bem com pratos gordurosos e comidas mais suculentas combinam com o tanino do vinho. Por exemplo: queijos azuis, como o roquefort são servidos com vinhos doces tipo Sauternes, filé mignon vai bem com vinho tinto encorpado estilo Bordeaux e o famoso caviar, com Champagne. Na cozinha oriental, os peixes brancos e sushis vão muito bem com vinhos brancos frescos, como os das uvas Sauvignon Blanc, Chardonnay com ou sem passagem em madeira, Pinot Grigio, Trebbiano e até mesmo Rieslings elegantes. Mas se você gosta de tintos, ouse um leve e com pouco corpo como os das uvas Pinot Noir, Dolcetto e Gammay, servidos com peixes mais gordurosos como salmão, atum e bacalhau. Tintos encorpados conferem sabor metálico e amargo na boca. Harmonizar vinho e comida deve ser voluntário, sensível e prazeroso. Até a próxima taça!



Giro Cultural .: Gastronomia :.

Por Beth Teani

A felicidade com a família

em volta da mesa

P

oucos são os momentos do dia a dia em que uma família inteira consegue se reunir e desfrutar da companhia de todos ao mesmo tempo, em um alegre encontro. E não é preciso uma ocasião especial para reuniar os familiares. Estar à mesa e fazer as refeições juntos, seja no café da manhã, no almoço ou no jantar, pode se transformar em um grande momento de confraternização e alegria para a família. Aos domingos, é comum que se faça uma macarronada, da qual .: 104 :.

os descendentes de italianos não abrem mão, ou uma bacalhoada, o equivalente para as famílias portuguesas. Muitos são os pratos que se tornaram tradição nos encontros familiares por todo o Brasil, passados de geração para geração, cada um do seu jeitinho. Muitas vezes é impossível reunir todo mundo durante a semana, por causa dos horários e compromissos. Mas, seja no sábado ou no domingo, é importante que isto ocorra. E, nestas ocasiões, o prazer de uma refeição preparada com amor e carinho pode fazer toda a diferença.

Uma forma bacana de mobilizar a família toda é o preparo comunitário, quando todos estão dispostos a colaborar e literalmente colocar a mão na massa. Dá para distribuir tarefas que envolvam desde os pequenos até os mais velhos. Aí sim estaremos diante de uma grande festa onde o almoço ou jantar é o alimento necessário para integrar a todos e fortalecer ainda mais a união da família. Esse procedimento deve ser estendido para o famoso ‘lava pratos e panelas’ que acontece depois da refeição. Isso torna todos iguais na cozinha e, o mais importante, não sobrecarrega ainda mais aquele familiar que se dispõe a ‘pilotar o fogão’ no seu dia de descanso. São estes momentos que criam um clima de união e confiança para a quebra de barreiras e troca de confidências. Assim, encontramos o carinho e a solidariedade tão necessários. São encontros inesquecíveis, que acompanharão nossa memória por toda a vida, como nossos melhores momentos com aqueles que nos amam, comendo o que nossa família preparou com as mãos e com o coração.



Giro Cultural .: Mochileiro :.

Por Eduardo Virtuoso

fotos: @edu_virtuoso

trabalho é reconhecido internacionalmente. É impressionante ver como ele transforma coisas simples em algo divertido. Seu ateliê, que é chamado de Chamego Bonzolândia, fica dentro de um ‘bondinho’ na esquina da Rua Leopoldo Fróes com a Rua Almirante Alexandrino.

Santa Teresa Rio de Janeiro

O

bairro de Santa Teresa é um pouco afastado das atrações mais badaladas e, por isso, fica fora do roteiro da maioria dos turistas que visitam o Rio de Janeiro. Porém, são tantos os motivos para visitá-lo que vale a pena tirar o dia para desbravar as subidas desse lugar único que respira arte urbana. O passeio começa pelo pé da Escadaria Selarón, que foi criada pelo artista chileno Jorge Selarón e hoje é um dos pontos turísticos mais interessantes da cidade maravilhosa. Só olhando de perto se percebe a dimensão do trabalho .: 106 :.

que o artista teve para ladrilhar todos os degraus. É impressionante o capricho e a riqueza dos detalhes da obra. Depois de subir até o topo, caminhe em direção à desativada estação de bonde de Santa Teresa. Ali por perto, você vai encontrar diversas galerias de arte com itens diferenciados como artesanato, fotografia, pintura e objetos para decoração que você só encontra lá. Uma das galerias mais interessantes é a La Vereda (lavereda.art.br), que não pode ficar de fora do passeio. Continuando a caminhada, procure pelo artesão Getúlio Damado. Ele faz brinquedos com sucata e seu incrível

Para almoçar, a dica é o já tradicional Aprazível (aprazivel.com.br), que reúne tudo de melhor que um estabelecimento pode ter: boa vista, ambiente agradável e alta gastronomia. Para beber, vale a visita no descolado Bar dos Descasados (santa-teresa-hotel.com/lounge), que fica dentro do famoso Hotel Santa Teresa (o que hospedou a cantora Amy Winehouse).

É impressionante ver como ele transforma coisas simples em algo divertido Desbravar Santa Teresa pode ser um pouco cansativo e fora de mão, mas vale a pena! A cada curva feita, um mural com grafite é encontrado. É arte e boteco para todo lado. Se cansar, é só parar em uma das simpáticas esquinas e pedir a sua gelada.



Giro Cultural .: Coluna Social :.

Baile de gala

Santos 469 anos Os 469 anos da cidade de Santos foram comemorados no Baile da Cidade 2015, realizado pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS). O evento aconteceu no último dia 24 de janeiro no Mendes Convention Center e contou com a presença da banda Jota Quest para animar a noite. O dinheiro arrecadado com a venda dos convites será revertido para a ampliação da Vila Criativa, espaço da Secretaria de Assistência Social, que dá oportunidade para quem vive em situação de vulnerabilidade social se qualificar para o mercado de trabalho.

Maria Ignez, Paulo Alexandre e Vanessa Barbosa

A praia do Gonzaga, em Santos, foi palco do encerramento da temporada 2014 da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) Itinerante, que reuniu cerca de 10 mil pessoas. A apresentação fechou com chave de ouro a programação da 20ª edição do projeto Tocando Santos


Por Renata Pierry Fotos: Walter Cabrera

Fabiana e Rogério Conde

João Bernardo Simões e Luiz Alca de Sant´anna

Ilidia e Beto Mansur


Giro Cultural .: Coluna Social :.

Eliane e Mauro Sammarco

Ligia e Beto Montoro

Andrea e Alex Mendes

Av. Floriano Peixoto, 314 PompĂŠia - Santos


Por Renata Pierry Fotos: Walter Cabrera

Lola e Walid Abdouni

O Street Chef estacionou em Santos nas férias de verão para uma temporada em parceria com o empreendimento Trinity, no terreno em que será construído o Meliá de Santos, próximo ao Canal 3. O evento foi um sucesso e recebeu milhares de visitantes.

Irani e Pablo Sanchez


Giro Cultural .: Dicas :.

Por Daniella Muniz

fotos: @aquiemsantostem

O

Cali4nia Bar and Food, um lugar decorado com estilo californiano, bem alegre e descontraído, e que desde a sua inauguração tem agitado o Canal 4. O restaurante oferece um cardápio variado com tendências asiáticas,o difícil é escolher um só entre tantas opções de entradas, pratos principais, combinados e sobremesas. Entre os mais pedidos estão o Goong – uma opção perfeita para entrada, com camarão rosa com crosta de coco e geléia de pimenta – e o Filet Mignon com Shimeji, que é de comer rezando. O brownie de Kinder Bueno é o tipo de sobremesa que vicia de tão maravilhosa. O serviço é rápido e cordial, mais um motivo para conhecer o Cali4nia Bar and Food. Uma ótima opção para o almoço e o jantar. A casa funciona de terça a quinta e domingo das 12h às 0h20 e sexta e sábado das 12h à 1h.

Avenida Siqueira Campos, 348 em Santos Tel. (13) 3041-1313

A fotos: @aquiemsantostem

Santo Trigo Padaria traz um conceito inovador, ambiente clean e moderno, com produtos diferenciados. São mais de 60 tipos de pães fabricados E expostos em caixas de madeira suspensas. É um charme! Além da parte do empório com produtos nacionais e importados, o espaço oferece almoço todos os dias, incluindo prato kids, cervejas artesanais, açaí, produtos sem glúten e sem lactose, sanduíches, omeletes, tapiocas e os famosos e deliciosos macarrons. Ainda tem bolos, doces e o kit festa, para a praticidade das mamães, inclusive com a opção de ser personalizado para o aniversariante. Vale a pena conferir as delícias da Santo Trigo Padaria na Avenida Almirante Cochrane, 105 em Santos.

.: 112 :.



P R O N T O

P A R A

M O R A R

Opção para você viver próximo ao mar e com alto padrão de qualidade de vida.

2suítes ou3

RESIDENCE

135 a 165 m² privativos

• Livings de até 29,02 m² • Varandas Gourmet de até 20,18 m² • 2 ou 3 vagas de garagem

VISITE AS 3 OPÇÕES DE DECORADOS Av. Senador César Lacerda de Vergueiro, 71 • Ponta da Praia - Santos/SP

Tels.: 13. 3261.7254 e 3261.6959

CRECI J8104

Lazer COMPLETO

COM PISCINA COBERTA E AQUECIDA

Central de Vendas: Rua Guaiaó, 55 - Santos / SP Ao lado do Praiamar Shopping

Tel.: 13.3261.6959

Acesse nosso site. Solicite informações aos nossos corretores www.construtoramiramar.com.br


EGO

Realização:

Incorporação, Construção e Vendas:

ACESSE

CORRETOR

OnLINE

www.construtoramiramar.com.br


verticesantos.com.br


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.