Revista da Riviera - Julho 2019

Page 1

Ano 17 Número 29 | Inverno de 2019

SEMPRE ATUAL

Inspiradora ou controversa, Barbie completa 60 anos acompanhando as conquistas femininas

Barbie Andy Warhol: cabelo platinado, roupas monocromáticas e óculos escuros para homenagear o artista.



SÃO PAULO | RIO DE JANEIRO | SALVADOR CAMPINAS | SÃO JOSÉ DOS CAMPOS | PANAMÁ BREVE EM BRASÍLIA | BRETON CORPORATIVO

@BRETONOFICIAL WWW.BRETON.COM.BR



SÃO PAULO | RIO DE JANEIRO | SALVADOR CAMPINAS | SÃO JOSÉ DOS CAMPOS | PANAMÁ BREVE EM BRASÍLIA | BRETON CORPORATIVO

@BRETONOFICIAL WWW.BRETON.COM.BR


EDITORIAL

nossa opinião

RIVIERA DE SÃO LOURENÇO = DIVERSÃO + INVESTIMENTOS A Riviera é linda e nós a amamos. Ela é bem cuidada, a Associação dos Amigos trabalha com eficiência, a Sobloco investe na sua melhoria e todos os moradores compartilham do zelo e carinho na sua manutenção. Por isso, o empreendimento mantém, há 19 anos, a certificação ISO 14001 para seu Sistema de Gestão Ambiental. O primeiro certificado de gestão integrada em todo o mundo! Um orgulho para nós! Sabemos que a Riviera é uma referência nacional de sustentabilidade, e um de seus maio-

Diretor de marketing: Luiz Augusto Pereira de Almeida Editora executiva: Beatriz Pereira de Almeida www.sobloco.com.br

res pilares é seu sistema de saneamento, como você verá na matéria Água Nossa de Cada Dia, que mostra o caminho da água consumida pelos moradores, com qualidade, 365 dias por ano. Se água pura é fonte de saúde, manter a mente sã e o corpo ativo é total qualidade de vida. Que o digam executivos e profissionais que levam vidas estressantes em seus trabalhos e que encontraram motivação e alívio em outras incríveis atividades fora do ambiente profissional.

Produção editorial: Fullcase Editora Jornalista responsável: Juliana Klein MTb 48.542

A matéria Adrenalina para relaxar mostra como quatro desses profissionais se dedicam com

Redação: Veridiana Morais e Michella Guijt

determinação e disciplina em atividades físicas ou musicais para não só aliviar o estresse do

Colaboração: Keila Seidel

dia a dia como também para superar seus próprios limites.

Revisão: Adriana Giusti

Por falar em orgulho da Riviera, outro motivo para admirá-la são as marcas que nasceram ou cresceram por aqui. A matéria Uma vitrine chamada Riviera mostra o potencial comercial do nosso bairro e conta cinco histórias diferentes de empresários que investiram no bairro e aproveitaram a visibilidade que o empreendimento deu às suas marcas para crescer, alavancando seus negócios. Nossa revista sempre gostou de tratar das inovações tecnológicas para as cidades ou mesmo seus habitantes. Nesta edição, fazemos um passeio no tempo com Jetsons Reloaded. Você

Arte: Angel Fragallo Foto de Capa: Divulgação/Mattel Fotografia: Fabio H. Mendes/E6 Fotografia, Mar Franz/Fotonativa, Rodrigo R. Matias e Viviane Oggiano Impressão: Oceano Indústria Gráfica e Editora Ltda.

acha que os utensílios e meios de transporte ficaram confinados nos desenhos? Mostramos aqui muitos objetos que saíram do papel e hoje são realidade, e mais, falamos sobre nossa vida no futuro, nossas relações, mobilidade e relacionamentos. Vamos embarcar nessa viagem? E por falar em viagem, levamos você a outro túnel do tempo: os 60 anos da boneca Barbie, talvez a mais conhecida do mundo e que segue se adaptando aos novos tempos, às mulheres e suas novas funções. Vale lembrar o quanto ela já mudou e como a empresa que a fabrica, a Mattel,

Publicidade Fullcase Editora (11) 3713-8525 publicidade@fullcase.com.br www.fullcase.com.br

impulsiona por meio de campanhas as meninas a acreditarem em seus sonhos. Sempre ligado em tendências de desenvolvimento urbano e cidades inovadoras, Luiz Augusto Pereira de Almeida explica por que nossas cidades enfrentam tantos problemas para serem mais inteligentes e sustentáveis. E não poderia faltar, para você curtir junto com amigos neste inverno, a gastronomia privilegiando os vegetais – legumes e verduras – para fazer pratos que nos encantam pelo visual e o paladar. Há até mesmo fondue vegano. Boa leitura!

A revista Riviera é uma publicação produzida pela Fullcase Editora, sob encomenda da Sobloco Construtora S.A. Os textos assinados na revista são de responsabilidade exclusiva de seus autores.

Tiragem: 15 mil exemplares, auditada por:

Beatriz Almeida, beatriz@sobloco.com.br

6 . R E V I S TA D A R I V I E R A D E S Ã O L O U R E N Ç O

w w w.r i v ier ade s aolour enc o.c om



SUMÁRIO

Revista da Riviera de São Lourenço ano 17 número 29

inverno

10

Registros Conheça um pouco da história que envolve o dia 21 de novembro de 1992 e a Bandeira Brasileira que tremula bem no coração da Riviera.

Riviera Digital Confira os posts mais curtidos e comentados dos nossos canais digitais pela internet.

18 22 24

Bem-estar

36

SIV

Warm up Novidades que surpreendem e mostram um pouco do novo futuro que estamos construindo.

44

Aconteceu

A ciência prova que quem pratica atividades esportivas ou culturais é mais disposto e motivado para a vida e para o trabalho. Conheça pessoas que potencializam suas habilidades cultivando hobbies.

Os melhores negócios, as grandes oportunidades em imóveis na Riviera estão no SIV - Sistema Integrado de Vendas. Encontre o seu e seja bem-vindo!

Tecnologia

A Riviera é um organismo vivo e não para nunca! Veja um resumo do que aconteceu por aqui no primeiro semestre deste ano.

© WARNER BROS / GETTYIMAGES

14

32

Riviera No Filter As belezas da Riviera que nos encantam pelos clicks de nossos moradores – amadores e profissionais.

Convidamos você para uma viagem no tempo junto com a família que inspirou criações que hoje são realidade. Como viveriam os Jetsons daqui a 40 anos se fossem criados hoje?

Comportamento

50

Gastronomia

56

Negócios

60

Infraestrutura

62

Gente

66

Compras

68

Guia

A Riviera é uma vitrine que já potencializou o crescimento de muitas marcas. Conheça alguns desses cases de sucesso!

O sistema de água da Riviera é um grande diferencial do empreendimento e assegura o abastecimento com potabilidade 365 dias por ano.

A energia positiva da Riviera proporciona sorrisos vibrantes por todos os lugares.

As lojas do Riviera Shopping estão sempre ligadas nas tendências e antecipam as novidades da estação.

Endereços úteis e muitas dicas que você não pode perder!

ARTIGOS

42

Barbie chega aos 60 anos adaptando-se aos novos tempos, aos espaços conquistados pelas mulheres e empenhada em fazer garotas acreditarem em seus sonhos mais ambiciosos.

8 . R E V I S TA D A R I V I E R A D E S Ã O L O U R E N Ç O

© DIVULGAÇÃO

© DIVULGAÇÃO / MATTEL

Luiz Augusto Pereira de Almeida

Mostramos como pratos vegetarianos – e até mesmo veganos – romperam o nicho dos pequenos restaurantes e hoje podem ser encontrados em restaurantes estrelados no Brasil e no exterior.

Somente políticas públicas sérias podem gerar cidades inteligentes.

70

Georgeta Gonçalves O desafio da mudança requer coragem para, tempos depois, ganhar novas prioridades!


D E F I N I N D O O D E S I G N D O I N Í C I O AO F I M REFORMAS EM GERAL • MARCENARIA • MÁRMORES • PAPEL DE PAREDE • PERSIANAS

WWW.R-SOLUCOES.COM R-SOLUCOES@HOTMAIL.COM

(13) 9.9651.9001

@RSOLUCOESINTERIORES


D I G I TA L

A Riviera com você, onde você estiver

SINCRONIZADO COM A RIVIERA A melhor forma de manter-se up to date com o que acontece na Riviera é seguindo as páginas oficiais, tanto no Facebook como no Instagram, que somados já formam um universo com mais de 200 mil fãs! Selecionamos aqui alguns dos posts mais populares do último semestre. Confira! VÍDEO COM MAIOR ENGAJAMENTO CARNAVAL 2019 Alcance: 8.658 Engajamento: 30,7%

POST COM MAIOR ALCANCE E MAIS VISUALIZAÇÕES RÉVEILLON 2018/2019 Alcance: 220.685 Visualizações: 55.072

POST ESTÁTICO COM MAIOR ENGAJAMENTO A RIVIERA É ÚNICA SUSTENTABILIDADE Alcance: 7.259 Engajamento: 12,79%

Facebook www.facebook.com/ RivieradeSaoLourencoOficial

POST COM MAIS VISUALIZAÇÕES ESPAÇO VILA NA PRAIA Alcance: 7.540 / Visualizações: 3.552

YouTube www.youtube.com/user/ RivieraSaoLourenco

Site institucional www.rivieradesaolourenco.com

A BANDEIRA QUE TREMULA NO CÉU DA RIVIERA

Fatos que fizeram história

© FOTOS: ACERVO SOBLOCO

REGISTROS

10 . R E V I S T A D A R I V I E R A D E S Ã O L O U R E N Ç O

POST COM MAIOR ALCANCE E MAIOR ENVOLVIMENTO RIVIERA NO FILTER Alcance: 10.166 / Interações: 1.169

Desde o dia 21 de novembro de 1992, a Bandeira Brasileira tremula bem no coração da Riviera de São Lourenço. No mastro de 25 metros de altura – doado à municipalidade pelas empresas Sobloco, Praias Paulistas e Cia Fazenda Acaraú – a bandeira nacional subiu pela primeira vez em um grande evento organizado pela Sobloco em comemoração ao Dia da Bandeira. A construtora promoveu um concurso junto às escolas de Bertioga sobre a Bandeira Nacional que culminou no evento com a entrega dos prêmios aos vencedores e cheques para suas respectivas Associações de Pais e Mestres. A Banda Musical do CPA/I-6 executou o Hino Nacional enquanto o pavilhão drapejava ao vento, sob o

Instagram @rivieradesaolourencooficial

olhar de mais de 1.700 estudantes de todo o município com seus professores e coordenadores. Estavam presentes representantes da Sobloco, Associação dos Amigos da Riviera e diversas autoridades municipais, estaduais e do exército, como o prefeito eleito de Bertioga José Mauro Orlandini e o então secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Michel Temmer. O evento comemorativo ao Dia da Bandeira se tornou uma tradição na Riviera, repetindo-se anualmente com a presença dos estudantes – hoje concentrados nas escolas que atuam no bairro. O evento é organizado pelo Programa Clorofila de Educação Ambiental da Sobloco e conta com o apoio da Associação dos Amigos da Riviera. A educação cívica foi sempre uma prioridade para os empreendedores da Riviera.

Extrato do livro Riviera de São Lourenço, ontem, hoje... registros


PROPORCIONANDO QUALIDADE PARA AS SACADAS DA RIVIERA

Atendimento exclusivo:

(11) 3854-1122 /

(11) 95372-0072

www.sanglass.com.br

/sanglass

@sanglass_br


Jรณia Bergamo


Léo Shehtman

Marcelo Diniz

Gustavo Paschoalim

Patrícia Hagobian

Daniela Colnaghi

Mauro Contesini

Weiss Arquitetura

Ricardo Abreu

Paula Magnani

Patrizia Genovese e Andrea Camasnie

Anete Weber e Rafaella Marques

2019

2019

EMPRESA FORNECEDORA

Ticiane Lima


WARM UP O SONHO DE ÍCARO Ela é uma motocicleta, mas tem o desenho que lembra um pássaro – e não é à toa –, pois foi desenhada para ganhar os céus. O projeto original da Recreational Speeder visava apenas ao uso governamental, militar ou comercial, porém ele foi adaptado também para o uso recreativo. A moto decola e pousa de maneira vertical, como um helicóptero, e tem o tamanho de um jet ski. © DIVULGAÇÃO

Stunning! Design, modernidade e prazer para um mundo mais bonito e sustentável

De acordo com a fabricante Jetpack Aviation, o plano é fazer duas versões da moto voadora: uma ultralight e uma mais robusta. O proprietário da versão mais leve – com velocidade máxima perto de 100 km/h – não precisará tirar licença de piloto, bastará ser treinado pela fábrica, na Califórnia (EUA). Já a outra versão vai exigir licença especial e chegará a incríveis 240 km/h! A partir de US$ 380 mil você já pode encomendar a sua e garantir seu espaço nos céus.

© LKUNL / ISTOCKPHOTO.COM

© DIVULGAÇÃO

JETPACKAVIATION.COM

BALÕES SOBRE A HISTÓRIA Conhecer a antiga Birmânia, no sul da Ásia, já é uma aventura. Praticamente 50% do território é coberto por florestas nativas, com flora e fauna abundantes. Mianmar é famosa pelos antigos templos budistas, especialmente na região de Bagan – capital do antigo Império da Birmânia. Um jeito especial de conhecer a Zona Arqueológica, de 41 km², é a bordo de um balão de ar quente. O passeio começa ao nascer do sol, quando as lonas coloridas começam a ser infladas pelos instrutores, e continua com o sobrevoo suave sobre construções dos séculos XI ao XIII. Ao final, já em terra firme, os passageiros ganham um agradável brunch. Quem faz o passeio é a Ballons Over Bagan, que tem ainda outros dois roteiros. A partir de US$350 por pessoa.

BALLOONSOVERBAGAN.COM

14 . R E V I S T A D A R I V I E R A D E S Ã O L O U R E N Ç O

HARMONIA ORGÂNICA A maison Hermès chega a 2019 cheia de novidades para casa. Além de fazer parte dos mais estilosos guarda-roupas, a grife também tem linhas de papéis de parede, tecidos, louças e vasos. Fiel ao motivo equestre – assinatura da marca –, o cavalo aparece mais contemporâneo nas peças de porcelana, enquanto motivos angulares e cores fortes dominam as propostas para as paredes e pisos. Já no serviço de mesa, a paleta é mais suave, como na coleção A Walk in the Garden (Um Passeio no Jardim), com elementos da natureza – como folhagens – distribuídos de maneira mais simétrica em bowls, xícaras e pratos. Um frescor do campo que se leva à mesa.

HERMES.COM


© GRZEGORZ CZAPSKI / SHUTTERSTOCK.COM

FORA DA CAIXA Um dos aparelhos domésticos que tiveram uma rápida evolução nos últimos 20 anos, sem dúvida, foram as televisões. Porém, mesmo com tantos avanços, ela continua a ocupar um espaço considerável nas áreas de estar. Para piorar, quando estão desligadas, não passam de grandes quadros pretos. Para tentar resolver essa questão, os profissionais da movelaria suíça Vitra,

televisão que se parece com uma instalação de arte lúdica. Com

FRAGRÂNCIAS DO TEMPO

estrutura de madeira, o aparelho desligado se parece mesmo

Na sua próxima viagem a Paris coloque no

com uma vitrine, onde através de uma tela de vidro translúcida

roteiro o Museu do Perfume, da maison

pode ser visto qualquer objeto posicionado na parte de trás.

Fragonard. Ele fica no mesmo quarteirão da

Porém, quando ligada, a tela OLED (Organic Light-Emitting

Ópera Garnier e empresta mais um pouco de

Decidiu aderir ao pedal? Então coloque

Diode) de altíssima qualidade se apresenta! Ao que tudo indica,

charme à cidade luz. Faça uma visita monitorada

um pouco de tecnologia nos seus passeios,

em breve os televisores passarão a agradar geeks e decoradores.

gratuita e descubra os segredos de fabricação

© DIVULGAÇÃO

o designer Daniel Rybakken e a Panasonic apresentaram no Salão do Móvel de Milão deste ano a Vitrine, um protótipo de

PEDALADAS PRECISAS sejam eles somente para distrair ou mesmo

dos perfumes e histórias extraordinárias que

PANASONIC.NET/DESIGN/WORKS/MILAN2019

para treinar. O gadget é o SmartHalo 2,

os envolve, da antiguidade até os dias atuais.

dispositivo que ajuda na navegação –

A exposição é apresentada de maneira didática

graças à geolocalização –, marca o seu

para que os visitantes entendam todas as etapas

ritmo, a distância do percurso e pode

de fabricação do perfume, apresentando desde

ser sincronizado com seu app de fitness

matérias-primas até o grande segredo dos

predileto. À prova d'água, ele leva semanas

perfumistas: a definição das notas. Na segunda

entre as cargas e pode ser facilmente

parte do museu há uma coleção de vidros e

personalizado para mostrar as informações

embalagens antigas que traçam a história do

mais importantes para você. Ah! Seu potente

perfume desde o Antigo Egito até o século XX.

alarme também pode evitar que sua bike seja

Ao final, uma paradinha na loja com perfumes © DIVULGAÇÃO

levada por algum espertinho de plantão.

SMARTHALO.BIKE

da maison é irresistível!

MUSEE-PARFUM-PARIS.FRAGONARD.COM

do passado. O primeiro modelo a entrar na onda

em direção à mobilidade urbana mais limpa e

foi o Fiat 500 Jolly. Mantendo seu estilo único, o

sustentável, sem deixar de celebrar a “cultura

novo Jolly Icon-e foi modificado e modernizado,

do carro”, dando nova vida aos grandes ícones

ganhou um painel de instrumentos digital

do passado. A criatividade vem da Garage Italia,

com interface gráfica personalizada, e o motor

um centro de customização automotiva sediado

a combustão foi substituído por um elétrico,

em Milão, que vive o presente – consciente das

conectado diretamente ao câmbio original. Além

tendências globais –, sem perder de vista as

da oficina, o local ainda abriga um bar super­-

tradições. Prova disso é o Icon-e, um ecológico

-moderno – com temática de carros, claro!

projeto que prevê um retrofit veicular de clássicos

GARAGE-ITALIA.COM

© DIVULGAÇÃO

Um movimento reflete a nova atitude mundial

© DIVULGAÇÃO

DE VOLTA PARA O FUTURO

GELO PREMIUM Curiosamente os esquimós possuem mais de 100 palavras

tempo – além de melhorar sua apresentação, claro! O

diferentes para designar diversos tipos de gelo e neve. A

gelo premium do Tuaq é alcançado graças a uma fôrma

origem da palavra Tuaq vem deste dialeto e significa "gelo

específica – a Anuaq – que também pode ser utilizada

velho que se transforma em gelo novo". De certa forma,

em qualquer congelador ou freezer comum, diretamente

é isso mesmo. O Tuaq é uma prensa de alumínio puro

no copo. Seja em formato de esfera, diamante, pitanga

que absorve o calor do gelo e, com a força da gravidade,

ou até mesmo com o logotipo da sua empresa, um gelo de

modela-o em formas perfeitas e cristalinas, o que prolonga

qualidade faz toda a diferença na hora de preparar um bom

o tempo de diluição e mantém o drink gelado por mais

coquetel. Preços a partir de R$1,4 mil.

TUAQ.COM.BR

R E V I S TA D A R I V I E R A D E S Ã O L O U R E N Ç O .

15


PREMIUM M O T O R T U R B O i FLEX “ H I G H P E R F O R M A N C E ” CÂMBIO AUTOMÁTICO DUPLA EMBREAGEM “DUAL CLUTCH”

ADVANCED TECHNOLOGY

4 CÂMERAS (FRONTAL, LATERAIS E DE RÉ) COM VISÃO TRIDIMENSIONAL DE 360º.

TELA DE 9 POLEGADAS TOUCHSCREEN COM ESPELHAMENTO DO CELULAR E APPLE CARPLAY.

0800-772 4379 WWW.D21MOTORS.COM.BR

BANCOS ELÉTRICOS EM COURO COM AQUECIMENTO, REGULAGEM ELETRÔNICA E AJUSTE LOMBAR PARA O MOTORISTA.

AR-CONDICIONADO DIGITAL “DUAL-ZONE” COM SAÍDA PARA O BANCO DOS PASSAGEIROS.

AMPLO ESPAÇO INTERNO PARA MOTORISTA E PASSAGEIROS. AMPLO PORTA-MALAS.


O ART E ESTA D O DA

DO CON FORTO, DA TECNO LO GI A, DA BE LE ZA E DA SO FI STI CAÇÃO.

DIRECIONE A CÂMERA DO SEU CELULAR E SAIBA MAIS SOBRE O TIGGO 7

SISTEMA DE MONITORAMENTO DE PRESSÃO E TEMPERATURA DOS PNEUS.

FREIO ELÉTRICO AUTOMÁTICO COM “AUTO HOLD” E ASSISTENTE DE PARTIDA EM RAMPA. ASSISTENTE DE DESCIDA.

SENSOR DE CHUVA COM REGULAGEM AUTOMÁTICA DE VELOCIDADE DOS LIMPADORES.

VOLANTE MULTIFUNCIONAL EM COURO, COM COMANDOS DE TELEFONE, SOM E PILOTO AUTOMÁTICO.

CAOA CHERY ASSISTANCE – 1 ANO GRÁTIS ASSISTÊNCIA 24 HORAS

7 DIAS POR SEMANA

EM TODO O TERRITÓRIO NACIONAL

LIGUE 0800-772 4379

8 AIRBAGS: FRONTAIS, LATERAIS E DE CORTINA.


ACONTECEU A temporada de verão inaugura o ano na Riviera, mas o empreendimento não para. Eventos repletos de atrações, gastronomia, programas socioambientais e de qualidade continuada, esportes e muitas novidades marcaram o primeiro semestre. Confira!

© FOTOS: MAR FRANZ / FOTONATIVA

RIVIERA DE SÃO LOURENÇO RECEBE GRUPO DA ADIT BRASIL

Vila na Praia 2019

VERÃO 2019 Quem passou o verão na Riviera não se arrependeu: alto astral, diversão, gente alegre e uma boa infraestrutura. O empreendimento, mais uma vez, deu um show na qualidade dos serviços, organização e na oferta de atrações. Segundo a Associação dos Amigos, a média de frequência entre o período do natal até final de janeiro foi de 60 mil pessoas. Só no dia do réveillon, a Riviera contabilizou 85 mil pessoas. Mesmo com tanta gente, a Riviera não decepcionou. Praia limpa todo dia, mar puro, abastecimento constante de água potável, tratamento de esgoto, ruas limpas, jardins bem cuidados, segurança e uma infinidade de opções de arte, cultura, esportes, lazer, compras e gastronomia deram o tom de sofisticação e estilo à temporada de férias no empreendimento. Pelo terceiro ano consecutivo o Espaço Vila na Praia consagrou-se como o maior hit do verão. Cerca de 250 mil pessoas frequentaram o evento montado na área do Viveiro de Mudas, entre os dias 19 de dezembro e 26 de janeiro. O Ice Park trouxe pelo 9º ano consecutivo sua pista de patinação no gelo, que funcionou de 26 de dezembro a 27 de janeiro e fez a alegria da garotada. O Espaço Viva Bem no Verão, em seu segundo ano, trouxe atividades para toda a família com treinos funcionais, piscina de ondas, talks e atividades esportivas. Riviera Ice Park

18 . R E V I S T A D A R I V I E R A D E S Ã O L O U R E N Ç O

Viva bem o verão

A Riviera de São Lourenço é um laboratório vivo para aprendizagem sobre urbanismo, além de gestão urbana e ambiental. Por isso, recebe regularmente visitas de técnicos, universitários e profissionais públicos e privados para ver de perto a experiência bem-sucedida do empreendimento. No dia 22 de março, a Riviera recebeu um grupo da ADIT Brasil durante a primeira missão técnica do ano de 2019 da entidade. Fundada em 2006, a ADIT Brasil - Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil é uma entidade sem fins lucrativos, com sede em Maceió, que tem como objetivo o desenvolvimento dos mercados imobiliário, turístico e urbanístico dentro das melhores práticas nacionais e internacionais. Todos os anos a associação promove missões técnicas com o intuito de explorar empreendimentos do Brasil e do mundo para ampliar o conhecimento e gerar network entre os participantes. Participam profissionais do segmento imobiliário como arquitetos, urbanistas, incorporadores, engenheiros, paisagistas, corretores, investidores e proprietários de terrenos. A Missão, realizada do dia 20 ao dia 22 de março, era composta por pessoas de diversas regiões do Brasil e teve como foco a visita a bairros e comunidades planejados de todo o estado de São Paulo, sendo a Riviera de São Lourenço um dos locais escolhidos pela entidade.

“A visita aqui na Riviera de São Lourenço foi muito interessante, pois o empreendimento foi precursor de várias ideias que hoje estão no mercado. É muito interessante ver essas ideias materializadas em um projeto. Estou impressionado com o empreendimento por sua complexidade e maestria quanto a gestão, manutenção e cuidado em manter o conceito inicial do projeto” LUCIANO BORGHESI FILHO, DIRETOR D A D R T Z – E S T R AT É G I A D E P R O D U T O IMOBILIÁRIO

“Estamos impressionados com essa característica visionária que os idealizadores tiveram, em planejar um empreendimento, há mais de 40 anos, enxergando a longo prazo sua implantação, através de conceitos tão atuais que vêm sendo empregados aqui. Outro fato que nos impressionou foi que muitos dos problemas que enfrentamos, atualmente, para a implantação de um empreendimento já foram previamente detectados na Riviera desde o início da sua implantação e já foram criadas soluções para tal. Sem dúvida nenhuma a visita aqui foi um rico aprendizado para todos nós” J O S É R O B E R T O , C E O D A P L A N A LT O INVEST – HOLDING DE PARTICIPAÇÕES E D E S E N V O LV I M E N T O I M O B I L I Á R I O


RIVIER A SHOPPING

RESIDENCIAL ANCHIETA

© ARQUIVO / SOBLOCO

Em junho deste ano, a Sobloco Construtora fez a entrega do edifício Residencial Anchieta. Localizado no módulo 27, próximo ao Uptown I, o empreendimento possui 84 apartamentos de um e dois dormitórios e foi concebido para oferecer uma opção de locação anual para pessoas que trabalham na Riviera ou que possuem um comércio por aqui e constantemente precisam aumentar sua equipe de apoio. Os apartamentos já estão disponíveis para locação. Os interessados deverão fazer contato pelo telefone (13) 3316-7284 ou (13) 98131 0065.

O VERÃO E O LIXO No verão, a Riviera, assim como todas as cidades litorâneas, vê sua população multiplicar por 15. São milhares de turistas que vêm curtir suas férias e aproveitar tudo de bom que o bairro oferece. Esse aumento de frequência acarreta uma maior geração de lixo. São toneladas de resíduos gerados diariamente que devem ser coletados e destinados corretamente. O trabalho da Associação dos Amigos aumenta nesse período e por isso a entidade aumenta seu quadro de colaboradores e a frequência dos tratores de coleta de recicláveis nos prédios, nos estabelecimentos comerciais e nos Postos de Entrega Voluntária – PEVS.

SEMANA DO MEIO AMBIENTE

EXPOSIÇÃO GABRIEL MEDINA

Como faz todos os anos, o Programa Clorofila de Educação Ambiental, idealizado e mantido pela construtora Sobloco, realizou uma séria de atividades com doze escolas e entidades do Município de Bertioga, para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho. Durante todo o mês de junho, foram realizadas simultaneamente nas escolas palestras, oficinas, feiras de trocas, campanhas educativas, gincanas e o Festival Infantil Chefinho Saudável, voltado para a alimentação saudável e sustentável. Atualmente, participam do Programa Clorofila cerca de 11 mil crianças e jovens de 24 escolas públicas e privadas de Bertioga. O Programa existe há 27 anos e promove a conscientização através de cursos e oficinas, lidando com crianças e jovens, incentivando a criação e manutenção de hortas, concursos com temas ambientais, aulas de culinária sustentável, reciclagem de lixo e materiais usados, feiras de meio ambiente e uma assessoria pedagógica constante. Siga o Clorofila no facebook: programa clorofila-sobloco

O Riviera Shopping recebeu de 15 a 19 de fevereiro a exposição itinerante de Gabriel Medina em uma carreta customizada com lycras, pranchas e troféus originais do maior ídolo do surf brasileiro. A iniciativa foi da Rip Curl, patrocinadora principal do atleta. Gabriel Medina é um surfista profissional brasileiro, mais conhecido por ser o bicampeão mundial de surf da ASP World Tour de 2014 e 2018, sendo o primeiro brasileiro a vencer um mundial de surf.

© FOTOS: MAR FRANZ / FOTONATIVA

De janeiro a maio deste ano o Programa coletou e destinou 2,2 t de alumínio, 27,2 t de plástico misto, 81,5 t de papelão, jornal e revista, 8,3 t de sucata metálica e 112,2 t de vidro. Vale lembrar que a receita da venda desses resíduos para empresas recicladoras é destinada para os trabalhos sociais da Fundação 10 de Agosto.

NOVIDADES O Riviera Shopping Center inaugurou no primeiro semestre do ano três novas operações. Na área gastronômica, a hamburgueria Hula Dog Burger& Fries e o Restaurante Espeto.com abriram suas portas na praça de alimentação. De frente para a Av. da Riviera, a nova loja é a Divas Cosméticos, inaugurada em fevereiro, com uma ampla variedade de produtos de beleza, higiene pessoal, perfumaria, entre outros.

FESTA DE SÃO JOÃO O mês de São João foi celebrado com muita alegria no Riviera Shopping. Devido ao grande sucesso de 2018, o shopping realizou, pelo segundo ano consecutivo, o Festival de São João, com muitas delícias juninas e recreação para a criançada. A praça de alimentação ganhou operações típicas, e as crianças se divertiram com as brincadeiras do Grupo Fantasia Viva. A Capelinha de Santo Antônio, montada num cantinho de convivência no jardim, foi uma atração à parte. Visitantes podiam deixar na capela seus pedidos especiais ao Santo Casamenteiro. Durante os festejos, um sanfoneiro fazia o som ambiente deixando a atração ainda mais prazerosa.

UPTOWN No Centro Comercial Uptown quem abriu as portas foi a Todeschini, em maio deste ano. A empresa é uma das maiores fabricantes de móveis planejados da América Latina, com 80 anos de trajetória. A nova loja pretende atender ao mercado não só da Riviera como também de toda a Baixada.

R E V I S TA D A R I V I E R A D E S Ã O L O U R E N Ç O .

19


ACONTECEU CIRCUITO DE CORRIDAS O 14º Tour de corridas da Riviera começou 2019 com força total. As primeiras 4 etapas do ano já reuniram mais de 1.000 participantes, entre corredores, caminhantes e infantil. O Circuito foi idealizado como forma de incentivar a prática de esporte, alinhada à responsabilidade social, já que toda renda do evento é destinada à Fundação 10 de Agosto. Ao longo do ano, acontecem 8 etapas. Fique atento à programação no site da Riviera. Participe com seus amigos e familiares. Praticar esporte em meio a uma natureza tão exuberante como a da Riviera é um luxo.

O campo do Riviera Golf Club é um Executive Course com 18 buracos de par 3 – o menor buraco com 70 jardas e o mais longo com 224 –, um Driving Range de 320 jardas, um Chipping Green e um grande Putting Green com 18 buracos. Além dos torneios, o Riviera Golf Club também oferece periodicamente clínicas de golf gratuitas para adultos e crianças.

Em janeiro e fevereiro deste ano houve um aumento de 284% de viagens por dia no sistema, comparado ao mesmo período do ano passado. Só em janeiro deste ano foi contabilizada uma média de 371 empréstimos por dia, contra 84 no mesmo período em 2018. São resultados expressivos que demonstram a grande aceitação do público pelo Sistema Rivibike. O sistema funciona também fora da temporada. Em abril, foram 1.270 empréstimos, com uma duração média de 88 minutos por empréstimo.

CAMPANHA PRATO AMIGO O Restaurante Funchal, localizado no Módulo 2 da Riviera, foi o grande vencedor da Campanha Prato Amigo, que uniu o prazer de comer com a responsabilidade social. De 8 de março a 15 de abril, 12 restaurantes participaram da campanha que destinava 20% do valor da venda do prato para a Fundação 10 de Agosto. Durante a campanha foram

ARRAIAL DA FUNDAÇÃO 2019 Vem aí a maior e mais divertida festa julina de todo o litoral de São Paulo: O Arraial da Fundação 10 de Agosto. Uma novidade muito especial para este ano é que o arraial vai acontecer em dois finais de semana, nos dias 12, 13 e 14 e 19, 20 e 21 de julho. Uma programação incrível com shows musicais, teatro e recreação infantil, brinquedos, infláveis,

20 . R E V I S T A D A R I V I E R A D E S Ã O L O U R E N Ç O

Em dezembro do ano passado, o sistema de Compartilhamento de bikes da Riviera de São Lourenço passou a contar com uma nova tecnologia, além da substituição de todas as bicicletas e estações. O resultado das melhorias foi imediato com grande aceitação e adesão do público frequentador. © FOTOS: MAR FRANZ / FOTONATIVA

CIRCUITO DE GOLF O Riviera Golf Tour realizou três torneios neste semestre, reunindo cerca de 110 participantes. Os torneios são eventos amistosos – sem deixar de ser competitivos – realizados ao longo do ano no campo de golf da Riviera. São premiados os dois primeiros lugares da categoria Scratch e os três primeiros das categorias Handicap 0 a 18 e 19 a 36.

RIVIBIKE

vendidos 455 pratos, resultando o valor de R$ 4.550,00 para a entidade. A Fundação 10 de Agosto é uma organização sem fins lucrativos, com sede na Riviera, que atua há 26 anos no município de Bertioga, promovendo dezenas de cursos gratuitos na área da cultura, educação e capacitação profissional. No dia 7 de junho, representantes da entidade se reuniram nas dependências do Restaurante Funchal para fazer a entrega de um troféu simbólico para os proprietários Gilberto e Márcia Borguetti, que venderam a expressiva marca de 136 pratos.

touro mecânico, bingo, bazar e uma infinidade de opções de comidas típicas estão esperando por você e sua família. Este ano o bingo beneficente está reforçado com prêmios incríveis como estadias em Campos do Jordão e Angra dos Reis, uma semana em resort em Orlando-EUA, gravuras de artistas renomados e muito mais. Você não pode perder essa festa! Toda a renda do evento será revertida para a continuidade do importante trabalho social que a Fundação realiza no município de Bertioga.


Gere sua própria energia, invista uma vez e economize para sempre!

(13) 99163.3778

Redução de até 95% na despesa com energia! comercial@instaladorasolar.com.br www.instaladorasolar.com.br

(13) 99163.3778


# R I V I E R A N O F I LT E R @criscalabrezfotografia

Riviera sem filtros

@eduardopires.personal

@vevemeyer

@marciarguilherme @marina.croso

@universodemae

@aero.eye

@tottybone

MUITAS RIVIERAS EM UMA

@thaisvvita.personaltrainer @primengate

Publique sua foto no Instagram usando a hashtag #rivieranofilter e junte-se Ă s milhares de pessoas que resgistram e divulgam seus melhores momentos na Riviera. @brunopretti7

@felipegenovese

22 . R E V I S T A D A R I V I E R A D E S Ăƒ O L O U R E N Ç O

@danilopeixoto_

@g_s_fotos

@selma_salles

@ricardobreda

@soniachiarelli


Todeschini Riviera

Fotos: Daniel Willian Design e sofisticação no novo espaço Todeschini inaugurado na Riviera de São Lourenço. Recentemente chegada a Riviera de São Lourenço, com um espaço de 190m2, a grife de luxo, especializada em ambientes planejados de alto padrão, apresenta em seu showroom os novos lançamentos da marca, como a Coleção Youniverse, que mescla o clássico e a funcionalidade, trazendo para os ambientes soluções que atendem a evolução do consumidor e suas novas formas de morar, com um suporte ainda mais apaixonante, a tecnologia de realidade virtual.

Os clientes podem ter contato com a exclusividade do LifeColors que personaliza o mobiliário em mais de 4 mil opções de cores, conhecer o Espaço DNA e entender os diferenciais da marca com 80 anos de mercado. Sob a direção do empresário Marcio Mariano Alves, que já atua no mercado da cidade de Santos, com a loja Todeschini Santos primeira loja da Baixada Santista, o novo espaço foi projetado para encantar seus clientes, ressaltando a qualidade e sofisticação dos produtos Todeschini.

FAÇA UMA VISITA E SURPREENDA-SE: TODESCHINI RIVIERA Alameda das Samambaias, 2869/ Loja 10/ Riviera/ 13 3316-6205

TODESCHINI SANTOS Rua Alagoas,70 / Gonzaga/ 13 3284-4815


C O M P O R TA M E N T O B A R B I E 6 0 A N O S

EM 1984: Barbie estava prestes a ganhar um facelift , que a deixaria com os traços próximos dos que conhecemos hoje.

60

(inspiradores)

anos

A boneca mais famosa do mundo, a Barbie, faz 60 anos e mostra que não ficou parada no tempo: acompanhou a evolução do papel da mulher na sociedade e hoje incentiva meninas a seguirem sonhos, por mais ambiciosos que pareçam por Veridiana Morais

EM 2018: Lançada a Barbie da jogadora de golfe Lorena Ochoa e da artista mexicana Frida Kahlo.


© REPRODUÇÃO / YOUTUBE

EM 2019: A modelo Adwoa Aboah foi uma das 20 homenageadas na série Sheroes, graças a seu trabalho pelo empoderamento feminino.

Desde 1959, a Barbie se empenha em criar um mundo onde garotas tenham possibilidades ilimitadas. E isso é só o começo. Acesse o QR-Code e assista.

O poder dos sonhos

Ela apareceu nos Estados Unidos em 1959. Na época as crianças brincavam ou com os – eternos – bebezinhos de carinha redonda ou com as bonecas

A Mattel lançou a campanha Brecha do Sonho para inspirar as garotas a atingirem seu potencial máximo. A iniciativa surgiu após a empresa ter acesso a pesquisas que mostram o quanto as meninas perdem a confiança em si próprias a partir dos cinco anos de idade. Além disso, existem estereótipos culturais, preconceitos implícitos e representações midiáticas que reforçam a continuidade desse problema. Como parte das iniciativas do projeto Brecha do Sonho, a renda obtida com a venda da Barbie financiará pesquisas, destacará exemplos femininos positivos para mobilizar comunidades a apoiarem as garotas.

de papel. Era uma delícia ir à banca de jornal comprar o encarte que vinha com a boneca, suas roupinhas e acessórios. O legal era trocar roupinhas, criar looks diferentes... Mas elas rasgavam, entortavam e, como eram de papel, ficavam frágeis até a brincadeira acabar. Eis que surge nos Estados Unidos a Barbie, uma boneca de plástico, com feições adolescentes, que mexia braços e pernas... E ainda dava para trocar roupas – feitas de tecido – e acessórios, a maioria de plástico. Ela foi criada por Ruth Handler, cofounder da marca de brinquedos Mattel, e ganhou o apelido de sua filha, de Bárbara tornou-se Barbie. No começo criticada por apresentar padrões de beleza muito rígidos, era o “sonho americano” com sua casa rosa equipada e com piscina, um carro também rosa e apetrechos caseiros, como fogões e panelinhas. Até hoje ela é alvo de muitas brincadeiras e memes na internet fazendo alusão a pessoas fúteis ou com pouco conhecimento... Aí é que se enganam os supostos brincalhões. Não sabem que de menina a mulher, Barbie evoluiu e já alcançou a Lua há muito tempo! “Na comemoração desses 60 anos queremos estabelecer a Barbie como a principal marca para empoderamento da próxima geração”, explica Lisa McNight, diretora-geral e vice-presidente sênior da Mattel. “Apresentamos mais de duzentas carreiras, seis candidaturas à Presidência e uma viagem

“O objetivo do projeto Brecha do Sonho é alavancar as plataformas globais da Barbie a fim de inspirar a sociedade a trabalhar juntos para combater o preconceito de gênero”

© FOTOS: DIVULGAÇÃO / MATTEL

à Lua antes mesmo de Neil Armstrong”, completa.

L I S A M C K N I G H T, D I R E T O R A - G E R A L E V I C E - P R E S I D E N T E S Ê N I O R D A M AT T E L

R E V I S TA D A R I V I E R A D E S Ã O L O U R E N Ç O .

25


C O M P O R TA M E N T O B A R B I E 6 0 A N O S

1968

BARBIE EVOLUIU COM O MUNDO

1961 Ano em que a boneca ganhou um namorado, loirinho e de olhos claros, Ken era o “bom moço” que depois ganhou a versão de cabelos castanhos e seus próprios acessórios, como roupas e carro.

Em 60 anos de história a boneca que se tornou ícone já teve mais de 200 profissões, sempre seguindo tendências da época e os acontecimentos históricos. Confira:

1959

O mundo médico registrou grandes feitos em 1968. Em 23 de abril, na França, é realizado o primeiro transplante cardíaco. Um mês depois, no Brasil, o Dr. Euclydes de Jesus Zerbini realiza o primeiro transplante de coração. No mesmo ano, a Barbie começou a ser vendida na versão médica-cirurgiã e ganhou uma amiga, Christie, uma das primeiras bonecas negras com cabelo black power.

KEN

PRIMEIRA BARBIE

1960

O maiô inteiro já tinha dado lugar ao biquíni de duas peças há dez anos quando foi lançada a primeira Barbie. Mais comportada, ela usava um maiô tomara que caia listrado; os cabelos presos e encaracolados em nada se pareciam com muitas versões de longos cabelos lisos. Loira sim, ostentando brincos dourados e uma sombra azul nos olhos, sem esquecer o delineador preto estilo gatinho, moda entre as jovens da época e que, de tempos em tempos, ganha um revival.

Nesse ano foram lançadas as primeiras versões das Barbies profissionais: enfermeira, secretária, aeromoça – funções “pertinentes às mulheres da época”.

ASTRONAUTA

SECRETÁRIA

RUTH HANDLER, criadora da Barbie e cofounder da Mattel.

1965 © FOTOS: DIVULGAÇÃO / MATTEL

Em meio às conquistas espaciais, a Barbie ganhou a versão astronauta. Quatro anos depois, em 20 de julho de 1969, Neil Armstrong – a bordo da Apollo 11 – chegava à Lua e cunhava a frase “Um pequeno passo para o homem, um grande salto para a humanidade”.

26 . R E V I S T A D A R I V I E R A D E S Ã O L O U R E N Ç O


QUADRO DE WARHOLL INSPIRADO NA BARBIE

Quatro décadas depois, a ginasta Gabby Douglas, entre outras atletas do time americano, foi homenageada em uma nova série olímpica. MÉDICA-CIRURGIÃ

1975

Barbie ganha versões esportistas, na antecipação da Olimpíada que aconteceria um ano depois no Canadá. Vestidas com roupas esportivas nas cores da bandeira dos Estados Unidos, já vinham com medalhas de ouro no pescoço. Premonição ou provocação? Em plena Guerra Fria, os norte-americanos ficaram em terceiro lugar no quadro de medalhas, atrás da campeã União Soviética e da segunda colocada, a Alemanha Oriental.

1985 Lançada a Barbie CEO em três versões, loira, morena e negra. Pela primeira vez ela assumia uma posição executiva de destaque, com objetivo de inspirar as meninas. Junto foi lançada a campanha Girls Can Do Anything (Meninas Podem Fazer Qualquer Coisa, em tradução livre) justamente para incentivar as garotas a seguirem seus sonhos.

ATLETA OLÍMPICA

1980

1986

1989

Ícone de Andy Warhol. O famoso artista norte­-americano pintou um quadro da Barbie nesse ano, inspirado pelo seu amigo designer de moda Billy Boy, badalado na cena pop da época e uma das inspirações de Warhol para seus trabalhos.

Sempre patriota, Barbie entra para as Forças Armadas, nas versões Exército, Marinha e Aeronáutica. Em dezembro daquele ano, os Estados Unidos invadiram o Panamá para derrubar o então presidente Manuel Noriega, acusado pela Casa Branca de tráfico de drogas. No ano seguinte aconteceria a Guerra do Golfo.

Diva Fashion

Em 1980 a Mattel lançou a Barbie negra e a hispânica. Até então todas as bonecas diversas eram apenas amigas da personagem, e não protagonistas. Desta vez, elas eram sim a Barbie!

1971 Ano de uma mudança radical! Os cabelos cresceram lisos e loiros platinados. A maquiagem dos olhos foi suavizada e o visual ficou bem mais perto da loirinha que gosta de tomar sol nas praias de Malibu. HISPÂNICA

A partir dos anos 90, estilistas aclamados começaram a desenhar looks para a Barbie: Christian Dior, Chanel, Versace, Givenchy, Carolina Herrera, Donna Karan, Giorgio Armani e o brasileiro Alexandre Herchcovitch a vestiram em várias ocasiões. Clássicos do cinema, teatro e TV também ganharam bonecas Barbie caracterizadas com seus personagens mais famosos, entre eles: Romeu e Julieta, O Mágico de Oz e Star Trek, além de musas como: Marilyn Monroe, Audrey Hepburn, Elizabeth Taylor, Vivien Leigh e Grace Kelly.

NEGRA

R E V I S TA D A R I V I E R A D E S Ã O L O U R E N Ç O .

27


C O M P O R TA M E N T O B A R B I E 6 0 A N O S

2001

2014

2015

Ano em que é lançada a Barbie Língua de Sinais. Sua mão direita erguida faz o gesto que significa “eu te amo”, hoje tão popular nos Emojis.

Sempre up to date, Barbie torna-se influenciadora digital em 2014 com o lançamento de sua conta oficial no Instagram @ barbiestyle. Dê um follow e deixe seus likes!

Barbie Vlogger é a versão de 2015. Uma animação conversa em vídeo, em canal no YouTube, com o público sobre os assuntos que mais tocam os adolescentes, como bullying, depressão, os benefícios da meditação e temas motivacionais.

2009 CANDIDATA A PRESIDENTE

Para comemorar seus 50 anos, foi feito um desfile de moda com modelos reais mostrando na passarela looks históricos da boneca, muitos desenhados por fashion designers aclamados.

Ainda nesse ano, inspirada no estilo assinado pelo estilista Karl Lagerfeld, a Barbie Lagerfeld chegou vestida à semelhança do designer, emprestando inclusive a silhueta icônica de Karl.

LAGERFELD

ROBERT BEST, diretor de design sênior da Barbie.

© FOTOS: DIVULGAÇÃO / MATTEL

1992 Vitória Democrata nos Estados Unidos. Bill Clinton derrotou o republicano George H. W. Bush (que ficou conhecido como “Bush pai”). Nesse ano, foi lançada a Barbie Presidente dos Estados Unidos. Por aqui o clima político também não estava nada tranquilo com os caras-pintadas nas ruas, o pedido de impeachment e a renúncia de Fernando Collor de Mello. Também nesse ano foi lançada a Barbie de cabelos supercompridos e vestido colado ao corpo, estilo new wave. Ela foi feita em duas versões, loira e negra (com os cabelos lisos). Essa é a edição da boneca mais vendida até hoje.

28 . R E V I S T A D A R I V I E R A D E S Ã O L O U R E N Ç O

2010 Lançado o programa Career of the Year (Carreira do Ano), e a escolhida foi Engenheira da Computação, para incentivar o ingresso das meninas nas profissões de exatas. No mesmo ano foi lançado o primeiro aplicativo da personagem.

Uma nova era Ele deseja que as meninas se sintam representadas nesta nova era com a quebra de padrões e paradigmas. Robert Best é o designer responsável pelo guarda-roupa da boneca neste milênio. Best já esteve no Brasil e considera que o brinquedo carrega um pouco de brasilidade, principalmente nas edições especiais, como é o caso da Maya Gabeira, na Dolls of the World (Mulheres Inspiradoras). Ligado em tendências, quer fazer com que ela seja cada dia mais inclusiva, representando múltiplas culturas e pessoas. E, para quem pensa

que elaborar roupas para a Barbie seja algo fácil, ele desmente: “O maior desafio com certeza é o tamanho, principalmente porque tecidos são feitos para roupas de seres humanos. Não temos técnicas que reduzam o tamanho das linhas, então muitos tecidos que são ótimos para a vida real, quando você os coloca numa escala menor, eles não ficam legais, o caimento é ruim. Então, achar tecidos que funcionem numa escala Barbie é um grande desafio. Além disso, fazer detalhes muito pequenos aplicados em roupas da Barbie é ainda mais desafiador”.


© REPRO DUÇÃ O / TIME

A evolução do papel feminino, representada pelas transformações da Barbie ao longo do tempo e ilustrada na timeline desta reportagem, tem ainda um longo caminho a percorrer. Essa é a opinião de Denise Damiani, executiva da área de business e tecnologia, coautora do livro “Ganhar, gastar, investir - o livro do dinheiro para as mulheres” e criadora do fundo de investimentos Saphira, também voltado especialmente para mulheres. Ela explica que as várias profissões da Barbie colocam a personagem no mercado de trabalho, mas não necessariamente em posições de poder. “A boneca – loira, magra, cuidadora

2016 Lançadas as versões curvilínea, mignón e mais alta da boneca. O impacto foi grande e ela foi capa da revista norte-americana Time ostentando um corpo mais parecido com bilhões de pessoas pelo mundo. No mesmo ano ela foi tema de uma exibição no Museu do Louvre, com mais de 700 exemplares à mostra.

– foi mudando graças à luta das ativistas, mas ainda há uma grande necessidade de haver mais mulheres que ambicionem posições de liderança e poder. Muitas mulheres competentes com as quais trabalhei não ambicionavam cargos mais elevados, duvidando da própria capacidade e dando desculpas como ‘quero ter mais qualidade de vida’ quando, na verdade, o poder dá a liberdade para a mulher planejar sua vida”, conta a executiva que já em 2000 se interessou pela temática feminina e de poder no universo corporativo e, na Accenture, passou a se envolver estrategicamente para diminuir o “abismo” de gêneros, até se tornar parte do Board Global. “Somos mais de 50% da força de trabalho. Na maioria das empresas há mais mulheres do que homens, mas, conforme os cargos vão subindo de responsabilidade, temos menos mulheres. No Brasil, somente 4% das empresas têm mulheres em cargos de CEO. A sociedade somente vai conseguir melhorar quando tivermos 30% de mulheres em posição de poder, senão ficamos sub­-representadas e menos protegidas em sociedade”, explica.

DENISE DAMIANI, escritora e executiva da área de business e tecnologia.

© ARQUIVO PESSOAL

Luta constante

Para Denise, as meninas que brincam com a Barbie ainda se inspiram em uma representatividade muito localizada. “Então, ficamos como a Barbie à espera do Ken! Até nos divertimos nas profissões, mas nos custa assumir o papel de protagonistas. Hoje as mulheres devem enxergar outras mulheres como aliadas. A Madeleine Albright – primeira mulher a ser Secretária de Estado nos Estados Unidos – tem uma frase ótima: “no inferno há um lugar guardado para mulheres que não ajudam outras mulheres”. É um mito que as mulheres competem entre si, isso nos foi imposto, é o famoso “dividir para governar”. E vale destacar, nunca é tarde para mudar! Para Denise, a Barbie ainda tem mais desafios a conquistar.

2017

2018

2019

Então a linha Fashionistas ficou mais diversificada, não somente com amigas diferentes, mas também com novas versões do Ken, negro e de dreadlocks

Barbie ganha outras versões e nacionalidades, são 20 mulheres, entre os 19 e os 85 anos que foram homenageadas na série Mulheres Inspiradoras, entre elas, a brasileira Maya Gabeira.

Aos 60 anos, são lançadas as bonecas portadoras de deficiências físicas, como cadeirante e a Fashionista que usa uma prótese mecânica em uma das pernas.

MAYA GABEIRA

CORPOS E ALTURAS DIFERENTES

R E V I S TA D A R I V I E R A D E S Ã O L O U R E N Ç O .

29




B E M - E S TA R

HOBBIES

PARA RELAXAR por Veridiana Morais

Você sabia que levar trabalho para casa

Os pesquisadores também descobriram

costuma ser prejudicial à saúde? Pois é o que

que conflitos familiares, demandas adicio-

garante a pesquisa Enjoy your evening, be pro-

nais de trabalho e até mesmo excesso de rela-

active tomorrow: How off-job experiences sha-

xamento e alienação pós-trabalho são preju-

pe daily proactivity (“Aproveite sua noite, seja

diciais, uma vez que deixam a pessoa muito

proativo amanhã: Como experiências fora do

calma, sem uma carga de adrenalina e con-

emprego moldam sua proatividade diária”, em

fiança necessárias para o bom desempenho

tradução livre), publicada pelo Diário de Psico-

na jornada do dia seguinte. De acordo com

logia Aplicada. O estudo foi coordenado pelo

a professora Parker, essas informações são

Centro de Design do Trabalho Transformador,

importantes para que pensemos o futuro do

ligado à Universidade de Curtin, na Austrá-

ambiente de trabalho e também dá aos ges-

lia. Segundo a pesquisa, profissionais que se

tores uma dica importante sobre como lidar

engajam em atividades esportivas, lúdicas,

com a equipe.

de aprendizado ou voluntariado – fora do ex-

Muito longe dos laboratórios de pesquisa,

pediente – são mais proativos e voltam ao tra-

a constatação empírica de quem tira horas do

balho mais motivados, criativos e em melhor

dia para dedicar-se a atividades que exigem

forma. Os estudiosos queriam saber como as

esforço físico, concentração, disciplina e foco

atividades pós-trabalho influenciavam na pro-

demonstra muito bem a ligação explosiva des-

dutividade do trabalhador no dia seguinte. “A

sas características com o alívio das tensões do

conclusão é que pessoas que faziam algo para

dia a dia e com o rendimento não só no traba-

aliviar o estresse do dia, como ler livros, prati-

lho mas também na motivação para a vida.

car hobbies, ir à academia, ou mesmo cozinhar,

Para inspirar você, a Revista da Riviera ouviu

sentiam um impacto positivo na qualidade do

profissionais bem-sucedidos que também pra-

sono, o que influenciava positivamente na dis-

ticam atividades de alta performance – ou que

posição na manhã seguinte”, explica a respon-

exigem muita concentração, como a música –

sável pelo estudo, a professora Sharon Parker.

e têm ótimos resultados em ambos.

32 . R E V I S T A D A R I V I E R A D E S Ã O L O U R E N Ç O

© CURTIN UNIVERSITY, AUSTRALIEN

Há profissionais com rotinas estressantes nas quais o tempo é o senhor e a eficiência precisa ser total. E na hora de relaxar, o que eles escolhem: correr, nadar, tocar um instrumento... Mas não de forma relaxada: eles exigem de si mesmos disciplina, bons resultados e precisão cirúrgica com tempos e treinamentos

“A conclusão é que pessoas que faziam algo para aliviar o estresse do dia , como ler livros, praticar hobbies, ir à academia, ou mesmo cozinhar, sentiam um impacto positivo na qualidade do sono, o que influenciava positivamente na disposição na manhã seguinte” SHARON PARKER, DIRETOR A NA CURTIN UNIVERSIT Y E MEMBRO DA ACADEMIA AUSTR ALIANA DE CIÊNCIAS SOCIAIS


DR. MARCUS CORPA, MÉDICO, V I O L O N I S TA E G U I TA R R I S TA

VENCENDO “Sempre tive uma rotina estressante trabalhando em televisão, temos horários cravados, plantões, lidamos com muitas notícias, é preciso ter muita atenção. Eu estava com 44 anos quando me mudei para um lugar mais distante do centro do Rio de Janeiro. Quem me inspirou foi o meu irmão, que perdeu 45 kg somente correndo, e me convidou. Achei que seria legal ter uma companhia para praticar exercício e – sem grandes pretensões – comecei a correr. Durante as corridas eu encontrava um pessoal do pedal, inclusive a Renata Ceribelli, que me incentivou bastante a experimentar. Tive que me adaptar à sapatilha, que é presa aos pedais, fazer os movimentos certos, comecei a aprender. Um dia, durante um passeio de barco com amigos, percebi que estava com medo da água – mesmo nadando bem em piscina. Como há diferenças entre nadar no mar e nas piscinas, decidi procurar um instrutor para ter algumas aulas de travessia marítima e não deixei mais de praticar os três esportes, tornei-me atleta de triatlo. Neste mês estou parada por conta de um projeto profissional e, sem treinar, meu sono vai embora, perco tônus muscular e minha atenção não é a mesma. Como entro

© ARQUIVO PESSOAL

“Sou médico patologista, trabalho no Hospital Albert Einstein, uma das grandes referências em saúde do País. Tenho uma rotina estressante há 19 anos, com casos difíceis nas mãos, sempre tomando decisões sobre os melhores tratamentos. Cuido de vidas! Eu sempre gostei muito de violão, guitarra, mas não tinha uma grande motivação para me dedicar. Não fazia aula, aprendia um pouco com os amigos, de maneira informal. Isso até que meus filhos – Vinícius, 13, e Ana Laura, 11 – começaram a estudar música com método e disciplina. Eu e minha esposa, Adriana, nos empolgamos. Começamos a reunir a família e tocar. Como gostamos

muito de rock , principalmente Beatles, retomei a guitarra e minha esposa começou a tocar bateria. Nos reunimos e tocamos, em casa mesmo, o que é extremamente benéfico para o convívio familiar e também com os amigos. O que era apenas um hobbie informal começou a tomar corpo. Me dediquei mais e hoje, aos 41 anos, retomei algo que antes era muito ocasional. Além da interação familiar, a música aguça meus sentidos e com ela exercito muito minha concentração, essencial no meu trabalho. Recentemente em uma apresentação, tocamos heavy metal! Foi muito legal. Até mesmo quando viajamos, a música está sempre presente em nossa vida.”

© ARQUIVO PESSOAL

ENERGIA NO

no ar muito cedo, ancorando o Bom dia Brasil, meus horários de treino são flexíveis. À tarde eu trabalho a musculatura com o treinador... Faço peso, fortifico os músculos que me são exigidos para evitar lesões. Corro duas vezes por semana, pedalo mais duas vezes e caio n'água uma vez por semana. Muitas vezes, durante as provas, penso em andar ao invés de correr, quando minhas forças já estão no final. Mas sempre vem alguém e incentiva, eu me cobro para melhorar o tempo, baixar minha marca. Nunca peguei um pódio, mas estou sempre focada em terminar a prova mais rápido, chegar até o fim da competição. Uma vez eu estava em uma corrida, quase desistindo... Passou por mim um senhor de 55/60 anos e falou ‘não desista, não ande, você pode até correr mais devagar, mas não pare!’. Isso me deu forças para seguir até a linha de chegada. Concentração, superação de limites... Isso acontece no esporte, quando chega o inverno, tenho que usar roupas de borracha, meus pés quase congelam, embora o mar fique mais quente devido à correnteza, o ar está mais frio e o tempo mais fechado. Assim como o desafio leva à superação de me lançar ao mar, todos os dias olho para milhões de brasileiros ao apresentar o Bom Dia Brasil.”

ANA PAUL A AR AÚJO, J O R N A L I S TA E T R I AT L E TA

R E V I S TA D A R I V I E R A D E S Ã O L O U R E N Ç O .

33


HOBBIES

© ALE MEIRELLES

B E M - E S TA R

NA RIVIERA, ELE É O Leonardo leva uma vida tensa. Advogado de um grande escritório, com subsidiárias em São Paulo e Rio de Janeiro, ele começa a trabalhar cedinho e, à noite, quando chega em casa, vai para cama na hora em que os três filhos pequeninos se recolhem. Eles têm 5 anos, 3 anos e 7 meses. Às 5h30 da manhã já está colocando o corpo em movimento: Leonardo é um triatleta que participa de quase todas as competições da Riviera. “Quando estou na Riviera eu nado no mar, corro na praia, pedalo na estrada, é um final de semana muito agradável, que me recarrega para a semana”. Quando há competições na Riviera de São Lourenço é difícil Leonardo ficar fora do pódio. “Eu já ganhei uns cinco campeonatos, várias etapas, quase sempre estou entre os três primeiros”, conta com um pouco de modéstia, mas admite que é muito competitivo e leva essa característica tanto para o esporte como para o trabalho. “Não é um sentimento tóxico, é algo interno, comigo mesmo, se alguém for melhor do que eu, trato de treinar para superar os meus limites”, afirma. Durante a semana ele intercala os treinos: um dia nada e pedala, no outro corre e faz musculação, para minimizar o risco de lesões. Aos 37 anos, o advogado pratica esportes há 20 anos e tem preparo de campeão, participando também de competições de Ironman, o maior circuito de triatlo do mundo, com cinco provas no Brasil. As provas de natação chegam a ter quase 4 km, a pedalada pode chegar a 180 km e, em seguida, uma corrida de 42 km, uma verdadeira maratona! E com tanto fôlego ainda resta empolgação para jogar futebol ao menos uma vez por semana. Levo os benefícios das atividades físicas para a garra no trabalho, além de um sono excelente durante a noite. Se por algum motivo eu não consigo passar o final de semana na Riviera e fazer minhas atividades, sinto um impacto profundo na minha motivação”.

L E O N A R D O M A G A L H Ã E S AV E L A R , A D V O G A D O , T R I AT L E TA E I R O N M A N

34 . R E V I S T A D A R I V I E R A D E S Ã O L O U R E N Ç O

“O esporte como hobbie sempre esteve na minha vida. Quando eu era pequeno montava cavalos e depois jogava bola. Quando fiz 16 anos comecei a estudar para entrar na faculdade, diminuí o ritmo. Comecei a fazer universidade e a trabalhar, deixando as atividades físicas de lado. Foram anos em que me senti muito frustrado, fora de forma, sentia que faltava alguma coisa. Após terminar a faculdade comecei a viajar de moto estradeira com amigos, até que descobri o Tracing Day, um evento no Autódromo de Interlagos em que motoqueiros andavam na pista, sem os perigos da estrada. Fui e me empolguei, comecei a levar a sério e fazer curso de pilotagem. Pontuei nos Campeonatos Paulista e Brasileiro. Parei um pouco após casar, mas voltei para as duas rodas com tudo, cheguei a ser campeão da categoria 600 Super Esporte, iria até conseguir patrocínio para a temporada seguinte. Porém, sofri um acidente na última etapa. Fiquei muito tempo em recuperação e, claro, tchau patrocínio. Parei, já que estava ainda me reabilitando e joguei toda a adrenalina das pistas no meu trabalho. Sou empresário do ramo da construção civil, minha empresa aluga máquinas para obras em locais altos. É um setor que enfrentou revezes e eu me dediquei muito, mas estava infeliz sem nenhum esporte. Sentia-me com pouca energia, engordei, fumava muito. Tinha uma rotina estafante de 12 horas, chegava em casa, jantava e dormia... Eu estava infeliz, resolvi me cuidar! Comecei a fazer academia e pedalar. Incentivado pelos amigos contratei um assessor esportivo e passei a pedalar forte. Damos ‘tiros’ na raia da Marginal a 54 km/hora. O pedal é legal porque posso levar minhas filhas, e a família fica unida. Quando saio para a estrada, vou às 5h30 e volto meio-dia. O resto do dia é com as crianças, mesmo com o corpo cansado, tenho o maior gás para elas. A produtividade no trabalho é maior, sem falar na disposição para o dia a dia. Não me considero alguém de grandes talentos, mas sou perseverante, essa é minha qualidade. E tento passar isso para os meus filhos: o segredo é nunca desistir."

M A R C E L O B R A S I L , E M P R E S Á R I O E C I C L I S TA © ARQUIVO PESSOAL

© ARQUIVO PESSOAL

EM BUSCA DE NOVAS


O MELHOR PROGRAMA PARA DEPOIS DA PRAIA

COMPRAS. LAZER. CONVÍVIO. TUDO O QUE VOCÊ ESPERA DE UM SHOPPING.

AV. DA RIVIERA, 1256 - TEL.: (13) 3316-6033 RIVIERA DE SÃO LOURENÇO


R E A L E S TAT E I M Ó V E I S

Riviera selection As melhores oportunidades de imóveis na Riviera de São Lourenço estão no Sistema Integrado de Vendas (SIV). Confira aqui uma cuidadosa seleção e faça um ótimo negócio!

Para comprar ou vender na Riviera, confie no SIV Pavilhão de Vendas: Largo dos Coqueiros, 15 – Módulo 5 Tel.: (13) 3316-8008 Portal de imóveis: www.rivieradesaolourenco.com/siv

© FOTOS: VIVIANE OGGIANO

LUXO ABSOLUTO

PEDAÇO DO PARAÍSO Com linhas sóbrias e decoração moderna, esta bela casa possui 5 suítes, 6 vagas de garagem e 424 m2 de área construída privativa, além de living para 3 ambientes, terraço, ar-condicionado, cozinha, espaço gourmet com churrasqueira, piscina e aquecimento solar. Cód.: SC03050

36 . R E V I S T A D A R I V I E R A D E S Ã O L O U R E N Ç O

Moderna e com muito estilo, essa linda casa possui 6 suítes e 8 vagas de garagem, distribuidos em 622 m2 de área construida privativa. Conta ainda com sala para 3 ambientes, ar-condicionado, terraço, cozinha americana integrada à área gourmet , piscina, sauna, subsolo com amplo salão, dependência de empregada e área de serviço. Cód.: SC02519


REQUINTE DESPOJADO Casa espetacular! Altíssimo padrão, com 5 suítes, 6 vagas e 433 m2 de área construída privativa. Finamente decorada, com ar-condicionado, armários planejados em todos os cômodos, terraço, sauna, varanda, cozinha integrada à área de lazer com churrasqueira e piscina. Cód.: SC04188

ESPAÇO PARA TODOS Majestosa casa nova, finamente decorada, com 350 m2 de área construída privativa, 5 suítes, 4 vagas de garagem, ar-condicionado, amplo living para 2 ambientes integrado ao lazer com churrasqueira, sauna, piscina, terraço, bar, varanda e banheira de hidromassagem.

© FOTOS: VIVIANE OGGIANO

Cód.: SC04183

DE TIRAR O FÔLEGO Casa de alto padrão, mobiliada e decorada com excelência, em rua com portaria fechada. Conta com 6 suítes, ar-condicionado, 4 vagas e 509 m2 de área construída privativa em terreno de 581 m2. Para o lazer, churrasqueira, sauna, piscina, terraço, lareira, varanda e banheira de hidromassagem. Cód.: SC04893

R E V I S TA D A R I V I E R A D E S Ã O L O U R E N Ç O .

37


R E A L E S TAT E I M Ó V E I S

MAJESTOSA MANSÃO Finamente mobiliada, decorada e toda equipada, pronta para receber você, sua família e os amigos com o máximo conforto. São 7 suítes (sendo 1 master ), 4 vagas, 659,61 m2 de área construída privativa em terreno de 788 m2. Possui espaço gourmet completo, com churrasqueira, piscina aquecida de 70 m2, sauna, spa privado, cascata, espelho d’agua, academia, salão de jogos, quadra de basquete e minigolfe. Cód.: SC05005

CASA DOS SONHOS

© FOTOS: VIVIANE OGGIANO

Encante-se com esse belo imóvel de 5 suítes, 6 vagas cobertas e 459 m2 de área construída privativa. Moderna e mobiliada, piso em porcelanato, possui ar-condicionado, living integrado à área gourmet com churrasqueira, piscina e sauna. Espaços e ambientes para sua família usufruir o melhor da vida. Cód.: SC03948

COLADO NA PRAIA Lindo apartamento com 4 suítes, 3 vagas de garagem e 170 m2 de área útil. Este pé na areia com vista para o mar está mobiliado, possui ar-condicionado, lavabo, amplo living integrado ao terraço com churrasqueira e dormitório de empregada. A área de lazer do edifício oferece piscinas, sauna, churrasqueira, salão de festas e de jogos e depósito. Cód.: SA05232

38 . R E V I S T A D A R I V I E R A D E S Ã O L O U R E N Ç O


VIZINHO DO MAR

© FOTOS: VIVIANE OGGIANO

Apartamento pé na areia, com 4 suítes, 4 vagas, 313 m2 de área útil e mobiliado. Possui lavabo, ar-condicionado, dormitório de empregada, hidromassagem, amplo living integrado ao terraço, churrasqueira e vista deslumbrante para a praia. Área de lazer completa no edifício, com quadra de tênis e poliesportiva, piscinas, sauna, churrasqueira, playground, salão de festas e de jogos e depósito. Cód.: SA00198

CHARME PRAIANO Mergulhe no clima da Riviera! Apartamento bem decorado, com 3 suítes, 2 vagas, 140 m2 de área útil, living integrado ao terraço, churrasqueira e vista para o mar. Edifício com área de lazer completa, com piscina, sauna, churrasqueira, quadra de tênis, playground, salão de festas e de jogos e depósito. Cód.: SA02896

CONFORTO E BELEZA Lindo apartamento de 3 dormitórios (1 suíte), 2 vagas e 105 m2 de área útil. Todo mobiliado, conta com ar-condicionado, living para 2 ambientes integrado ao terraço, churrasqueira e vista para a mata nativa. No edifício, lazer completo com piscina, sauna, churrasqueira, salão de festas e de jogos. Cód.: SA01800

R E V I S TA D A R I V I E R A D E S Ã O L O U R E N Ç O .

39


R E A L E S TAT E I M Ó V E I S

GRACIOSO DUPLEX

© FOTOS: VIVIANE OGGIANO

Belíssimo apartamento com 4 dormitórios (1 suíte), 2 vagas de garagem e 139 m2 de área útil. Lindamente mobiliado, possui amplo living para 2 ambientes e, no piso superior, terraço gourmet com churrasqueira e espetacular vista para a mata. Área de lazer com piscina, playgroud e salão de jogos. Cód.: SV03128

TRANQUILIDADE ACIMA DE TUDO Uma cobertura que impressiona pelo bom gosto. São 3 suítes, 4 vagas na garagem e 241 m2 de área útil. Todo mobiliado e totalmente decorado, possui cozinha americana, dormitório de empregada, ar-condicionado, amplo living integrado a um maravilhoso terraço gourmet . Edifício com piscina, sauna, churrasqueira, quadra poliesportiva, playground, salão de festas e de jogos. Cód.: SA01438

VISTA MARAVILHOSA Belíssimo apartamento pé na areia, com 4 suítes, 4 vagas de garagem e 197 m2 de área útil. Finamente decorado, possui cozinha americana, dormitório de empregada, arcondicionado, amplo living integrado a terraço gourmet com vista para o mar. Edifício com área de lazer completa: piscina, sauna, churrasqueira, quadra poliesportiva, playground, salão de festas e de jogos e depósito. Cód.: SA05227

40 . R E V I S T A D A R I V I E R A D E S Ã O L O U R E N Ç O


A EXCLUSIVIDADE DE ESTAR A POUCOS PASSOS DAS AREIAS BRANCAS DA RIVIERA

MÓDULO 07

123 a 149 m² de área útil 3 suítes • 2 vagas DESLUMBRANTES PENTHOUSES

Concepção artística da fachada

Concepção artística da piscina

Concepção artística do salão de festas

Concepção artística do fitness

INFRAESTRUTURA COMPLETA DE LAZER EM UM MAGNÍFICO TERRENO COM 2.100 M²

REALIZAÇÃO:

COORDENAÇÃO DE VENDAS:

INFORMAÇÕES:

(13) 3316-8008

VISITE SHOWROOM NO LOCAL:

PASSEIO DOS JEQUITIBÁS, 283.

Memorial de Incorporação Registrado em 26/02/2019, sob nº 9 da matrícula nº 52.181 do 1º Registro de Santos. As imagens contidas neste material são preliminares, sujeitas a alterações.


ARTIGO

LUIZ AUGUSTO PEREIR A DE ALMEIDA

Políticas públicas para cidades inteligentes É preocupante constatar que o recente estudo Cities in Motion Index (Cimi) – 2019, da Escola de Negócios da

© FÁBIO H. MENDES / E6 IMAGENS

Pensamos como primeiro mundo. Somos produtores incansáveis de legislação de país desenvolvido, mas, na verdade, somos uma nação subdesenvolvida, com tudo por fazer”

Luiz Augusto Pereira de Almeida é membro da Fiabci/ Brasil e do Secovi – Sindicato da Habitação e diretor de Marketing da Sobloco Construtora.

42 . R E V I S T A D A R I V I E R A D E S Ã O L O U R E N Ç O

ficos, econômicos, sociais e ambientais tornam premente a aposta em novos modelos de desenvolvimento urbano.

Universidade de Navarra, na Espanha, tenha apontado

Infelizmente, nos últimos 20 anos, as políticas públi-

que os municípios brasileiros estejam muito distantes do

cas brasileiras com foco no desenvolvimento urbano não

conceito de cidades inteligentes. De acordo com o levan-

têm contribuído para a criação de modelos de cidades in-

tamento, o Rio de Janeiro, a cidade mais bem colocada

teligentes, nas quais as liberdades econômica, criativa e

de nosso país, está em 128º lugar, atrás das vizinhas San-

empreendedora devem ser priorizadas e incentivadas. Na

tiago, no Chile (66º), Buenos Aires, na Argentina (77º), e

contramão dessas tendências, criou-se no País um intrin-

Montevidéu, no Uruguai (92º). Londres é a líder mundial.

cado arcabouço legal, com milhares de normas (só na área

Cabe refletir por que o Brasil encontra dificuldades de

ambiental, são mais de 22 mil). Tal emaranhado burocráti-

se enquadrar nesse parâmetro contemporâneo de urbanis-

co-normativo, um pesadelo para quem quer investir, cons-

mo. Fica claro que precisamos rever numerosas questões

pira contra o nascimento e a favor da morte de empresas.

internas e políticas públicas, pois o marco de cidade inteli-

Assim, o Brasil vai se distanciando de várias nações

gente não é mera grife e tampouco se caracteriza por meras

onde a liberdade econômica é estimulada. De acordo com

iniciativas tecnológicas isoladas. Trata-se de uma referên-

o relatório Doing Business 2019, do Banco Mundial, ocupa-

cia de qualidade da vida, bem-estar e desenvolvimento.

mos a 109ª posição em ambiente de negócios, dentre 190

Para evoluirmos nesse conceito, precisamos contemplar o

países. No âmbito dos Brics, somos lanternas. É triste cons-

planejamento urbano e a gestão dos municípios, de modo

tatar que, na realidade, estamos ficando no final da fila em

que atendam, de modo integrado, a requisitos básicos de

praticamente tudo.

saúde, educação, transporte, meio ambiente, habitação e

Pensamos como primeiro mundo. Somos produtores

segurança. Pouco ajuda estarmos, de um lado, entre as na-

incansáveis de legislação de país desenvolvido, mas, na

ções com o maior número de startups e, de outro, batermos

verdade, somos uma nação subdesenvolvida, com tudo por

recordes de homicídios.

fazer. Precisamos de investimentos bilionários para subir

Além das dificuldades de gestão e zeladoria munici-

um pouco nos rankings globais de competitividade. Só para

pais, para que haja cidades inteligentes no Brasil é neces-

exemplificar, para universalizar os serviços de saneamento

sário solucionar aspectos fundamentais para seu adven-

básico, são necessários mais de 300 bilhões de reais.

to. Como podemos, por exemplo, criar polos tecnológicos,

Se não temos recursos para investir, devido à crise fis-

se demoramos quase uma década para aprovar e licenciar

cal e ao baixo desempenho econômico, é premente uma

novos projetos de desenvolvimento urbano? Como melho-

postura em favor do desenvolvimento, com mais agilida-

rar a mobilidade urbana, se, depois de 20 anos em obras,

de nas aprovações de empreendimentos, menos obstácu-

o rodoanel em São Paulo ainda não foi finalizado? Inteli-

los ao ingresso de capital e soma de forças entre os setores

gência e burocracia são palavras antônimas.

público e privado. Será muito difícil agregar inteligência

Cidades são espaços de problemas, desafios e oportu-

às cidades, como vem ocorrendo em numerosas nações,

nidades e abrigam a maioria da população mundial. Além

quando questões relacionadas ao populismo e/ou à ideo­

disso, são altamente poluidoras e geradoras de conflitos

logia interferem no planejamento e nas aprovações de

de desigualdade e exclusão social. As previsões indicam

projetos urbanísticos adequados, ao mesmo tempo em

que as 600 maiores do mundo gerarão 60% do PIB global

que respaldam a tolerância com práticas de uso e ocupa-

em 2025 (Mackinsey/2011). Assim, imperativos demográ-

ção do solo conflitantes com a sustentabilidade.


I M A G E N S M E R A M E N T E I L U S T R AT I VA S .

ABRIU. PEGOU. PREPAROU. C O M UMA T EC NOLO GIA A B R E FÁ C I L

I N O VADORA DE C O NGEL AMENT O, AS C ARNES SW IFT VÊM EM DIV ERSOS F ORMATOS: M O Í DAS, BIF ES, CUB OS E T IRAS. T ODOS P R ONT OS PARA IR EM D I R E T O DO F REEZER P AR A A PANELA. AS P O SSIBILIDADES D E R EC EITAS SÃO MUITAS, Q U E V ÃO DESDE U M BIFE G R ELHADO À SOPA C O M C UBOS DE FRAN GO P AR A O INV ERNO . EXP E RIMENT E ESTA SAB O ROSA UNIÃO EN T R E VARIEDADE E PRATIC IDADE!

EXPERIMENTE A L I N H A C O M P L E TA

VENHA NOS VISITAR.

Swift Riviera Centro Comercial Uptown Segunda a Sábado: das 9h às 21h | Domingos: das 8h às 15h

/MERCADODACARNESWIFT

/SWIFTMERCADODACARNE

/SWIFTMERCADODACARNE

SWIFT.COM.BR


TECNOLOGIA

FUTURO

Os Jetsons

RELOADED RELOADED

44 . R E V I S T A D A R I V I E R A D E S Ã O L O U R E N Ç O


Você já se deu conta de que estamos muito próximos de viver o futuro imaginado por William Hanna e Joseph Barbera em seu clássico cartoon dos anos 60, Os Jetsons? Na verdade, se ele fosse criado hoje, muita coisa seria bem diferente ilustrações Marcelo Padron

Vivemos em um mundo cada vez mais tecnológico. Inovações não param de surgir e muitas vezes nos pegamos imaginando o que ainda virá daqui a 10, 20, 50 anos! Por incrível que pareça, uma das referências para esse exercício de futurologia vem do passado. Criado pelo estúdio Hanna-Barbera em 1962, o car­ toon Os Jetsons projetava a rotina de uma família 100 anos à frente, ou seja, em 2062. Algumas das apostas do desenho, como a comunicação via videochat, já viraram realidade. Outras tecnologias ainda são sonhos da ciência, compreensível para projeções feitas © DIVULGAÇÃO

no século passado. Mas e se a animação fosse lançada hoje, como seria essa nossa vida no futuro? Imagine a cena. Ao sair do trabalho, George Jetson pega seu carro-drone e vai, literalmente, voan-

HENRIQUE VON ATZINGEN, diretor do ThinkLab da IBM Brasil: “Em 2062 qualquer pessoa poderá voar a bordo de drones”.

do para casa. No caminho, por comando de voz, usa os óculos para perguntar à esposa o que tem para jantar. A conversa nem parece virtual, pois em um

pedido chega antes do patrão, pois foi entregue por

holograma, Jane conta em tempo real que a robô Ro-

um drone autônomo, mais ágil.

sie precisou pedir uma pizza. A geladeira inteligente

Especialistas apontam as tecnologias citadas

avisou à empregada cibernética que não havia nada

como “vida real” não apenas em uma nova versão

do gosto do casal pronto para o menu do dia. Ah! O

do desenho. Para Henrique Von Atzingen, diretor do ThinkLab da IBM Brasil, em 2062 qualquer pessoa poderá voar a bordo de drones, por exemplo. Ele lembra que esses equipamentos já existem, mas – com exceção de alguns protótipos – apenas são usados comercialmente para fotos e filmagens. A tendência é que se tornem maiores para carregar pessoas, ou mais ágeis para transportar objetos. “É importante entender que o protótipo de uma tecnologia pode levar poucos meses ou décadas para se tornar um mainstream. Não depende apenas do desenvolvimento da tecnologia por si, mas da sua viabilidade. Cabe a nós aproximar esses extremos, colocando sempre o ser humano no centro de tudo © DIVULGAÇÃO

© WARNER BROS / GETTYIMAGES

por Michella Guijt

ALEX ESPINOSA, head de Inovação da CBA B+G: “O protótipo de uma tecnologia pode levar poucos meses ou décadas para se tornar um mainstream”.

para que, em 2062, não sejamos Flintstones vivendo na era dos Jetsons”, enfatiza Alex Espinosa, head de Inovação da CBA B+G, agência especializada em branding e tendências de mercado.

R E V I S TA D A R I V I E R A D E S Ã O L O U R E N Ç O .

45


TECNOLOGIA

FUTURO

C O M O VA M O S N O S D E S L O C A R ?

ENTRANDO PELO TUBO No desenho original, George, Jane e os filhos, Judy e Elroy, também usavam como meio de transporte uma espécie de tubo a vácuo, por onde os personagens iam e vinham em um piscar de olhos. Se trouxermos isso para os dias de hoje, provavelmente esses tubos seriam substituídos por hyperloops. A inovação é bem parecida com a projeção de HannaBarbera. O especialista em inovação Alex Espinosa explica que o hyperloop foi criado em 2013 com o propósito de ser o mais novo modal de transporte no mundo. Na prática, são tubos onde cápsulas, que podem carregar passageiros ou cargas, se movimentam com levitação magnética e ausência de atrito com o ar. O sistema opera sobre plataformas elevadas construídas com concreto pré-moldado, onde são assentados os tubos. “O hyperloop usa levitação magnética para flutuar veículos sobre uma pista. A propulsão elétrica acelera o veículo dentro do tubo de baixa pressão, atingindo uma velocidade de 1.225 km/h, quase quatro vezes mais rápida que o trem­-bala e duas vezes a velocidade de uma aeronave”, detalha Espinosa, da CBA B+G. Assim como os carros-drones, o hyperloop está bem próximo de se tornar realidade. A primeira via do novo modal está em construção em Abu Dhabi e deve ser concluída até 2020. Os tubos vão ligar a região próxima da fronteira com Dubai ao aeroporto Internacional Al Maktoum. O trecho terá dez quilômetros e o sistema será alimentado por painéis solares instalados ao longo das linhas e estações.

46 . R E V I S T A D A R I V I E R A D E S Ã O L O U R E N Ç O

HYPERLOOP A Hyperloop Transportation Technologies começará a construir uma pista em Abu Dhabi com o objetivo de tê-lo operacional até 2020.

JETSONS RELOADED Daqui a 40 anos, Jane levará mais tempo escolhendo sua roupa do que se deslocando até o shopping mais distante da sua casa, mesmo que no caminho ela ainda faça um pitstop para pegar o Leroy na escola e deixar o Astro no petshop.

C O M O VA M O S I N T E R A G I R COM OS DISPOSITIVOS?

AO COMANDO DA SUA VOZ Você já deu o seu “Ok, Google” hoje? Pois é, o assistente de voz do Google é apenas um dos primeiros passos da era hands-free. A ComScore – empresa norte-americana que analisa a internet fornecida a grandes empresas – aposta que, até 2020, metade das pesquisas será feita por comando de voz, o que deve mudar radicalmente o comportamento das pessoas. Se o touch screen do celular agilizou a comunicação e as formas de consumo, imagine o que está por vir. “O celular vai migrar para um dispositivo onde a interface sai da tela para o comando de voz. Algumas funções que temos no celular hoje vão migrar para fones de ouvido imperceptíveis”, acredita Atzingen, da IBM Brasil. Esse futuro já bate à nossa porta. Existem mais de um bilhão de TVs, celulares, computadores com Google Assistant. Hoje, basta um “Ok, Google” para iniciar pesquisa, escolher uma música, marcar uma reunião na sua agenda on-line. São tarefas também atualmente disponíveis no Siri, da Apple, e no Alexa, da Amazon. Todas essas tecnologias apontam para um tempo em que teremos, cada vez mais, dispositivos portáteis que poderão ser acionados com simples palavras.


C O M O VA M O S N O S C O M U N I C A R ?

CONVERSAS HOLOGRÁFICAS

JETSONS RELOADED Uma nova versão de Os Jetons traria o menino Elroy jogando videogame sem joystick , já que controles analógicos serão coisa do passado. Já Judy acessaria as redes sociais sem a ajuda das mãos. Tudo leva a crer que, dentro de poucos anos, faremos posts , fotos e likes também por voice control.

HOLOLENS Para entender um pouco do que vem por aí, conheça o HoloLens 2 – dispositivo de realidade virtual da Microsoft. Chamado de “computador holográfico”, o aparelho trabalha com hologramas que interpretam gestos e vozes.

JETSONS RELOADED Como qualquer adolescente da época, Judy e suas muitas best friends passarão horas conversando via holoconference – sentadas confortavelmente em suas respectivas camas – sobre o novo aluno da escola, enquanto uma mostra à outra a blusinha nova que acabou de comprar.

A comunicação escrita evoluiu da datilografia aos teclados do computador somente anos após a versão original dos Jetsons. Na década de 60, Hanna-Barbera não conseguiu prever os clicks no mouse, muito menos o touch screen nos smarthphones. Mas se o cartoon fosse lançado hoje, com o conhecimento das tendências tecnológicas, o estúdio norte-americano desenharia a família futurista conversando por hologramas. E mais: interagindo com essas imagens. Um diálogo entre George e o holograma da esposa, Jane, não será mesmo coisa de ficção científica em 2062. Afinal, estamos chegando à era da holografia computadorizada. “Com as tecnologias de comunicação real time já estabelecidas, o ano de 2019 marca o início do fim da era das telas. A comunicação será cada vez mais imersiva. Com as tecnologias de wearables (fones, relógios e outros dispositivos usados como peças do vestuário), realidade aumentada (AR), realidade virtual (VR), comandos de voz e a velocidade da internet mais alta, vamos moldar a nossa percepção de espaço e tempo em uma forma tridimensional”, aponta Espinosa. Segundo o especialista em inovação, se hoje estamos no início do 5G, em menos de dez anos os dados não serão mais transmitidos pelo wi-fi, mas sim pelo li-fi, sigla para light fidelity, sistema de tecnologia à base da luz e não de radiofrequência. “Os hologramas farão parte do nosso dia a dia com o aprimoramento dos lasers, para que possamos nos comunicar até mesmo na luz do dia por meio deles, e sem precisarmos de nenhuma tela. Esse conceito que se assemelha ao do teletransporte – mas sem o intercâmbio de partículas – chama-se holotransporte”, explica.

GOOGLE ASSISTANT Cada vez mais dispositivos vêm equipados com assistentes pessoais. Agora, o Google Assistente está expandindo para o mercado de alto-falantes inteligentes e fones de ouvido, que suportam a ativação por voz. Além disso, a Google também está aumentando o número de comandos que ele suporta.

R E V I S TA D A R I V I E R A D E S Ã O L O U R E N Ç O .

47


TECNOLOGIA

FUTURO C O M O VA M O S A U T O M AT I Z A R TA R E F A S ?

ROBÔS: ELES ESTÃO ENTRE NÓS

JETSONS RELOADED

C O M O VA M O S T R A B A L H A R ?

PRESENÇA VIRTUAL, REALIDADE AUMENTADA Você achou esse novo mundo com hologramas coisa de ficção científica? Pois saiba que a realidade virtual (VR) e a realidade aumentada (AR) já estão ao alcance de todos. Vários games têm óculos de VR – os jogadores interagem com ambientes computadorizados. Já com os óculos de AR da Google, por exemplo, o usuário vê projeções de conteúdos que complementam o mundo real. Usando o Google Glass, pode­-se acessar mapas, agenda pessoal e previsão do tempo – tudo adicionado ao seu campo de visão. “Certamente, faremos videochats com AR. Os óculos vão projetar hologramas de pessoas. Poderemos conversar e até trabalhar com essas pessoas ‘projetadas’ em um mesmo ambiente”, diz o diretor do ThinkLab da IBM Brasil, Henrique Von Atzingen. E prepare-se! Segundo ele, além dos óculos, o futuro nos reserva lentes de AR. “Poderemos ter até implantes de retina com realidade aumentada para que consigamos estar ‘presente’ ao lado de quem estamos falando por meio de projeção”.

48 . R E V I S T A D A R I V I E R A D E S Ã O L O U R E N Ç O

A tendência das tecnologias VR e AR nos leva a crer que, em uma nova versão de Os Jetsons, George adotaria outra rotina de trabalho. No desenho original, em vez de ir ao escritório, ele mandava seu clone. Como a clonagem humana ainda é um desafio para a ciência, em uma edição reloaded do cartoon, o personagem trabalharia home-office, mas projetando seu holograma no escritório.

SIGHT Neste curta-metragem futurista, dos estudantes iraelenses Eran May-raz e Daniel Lazo, descobrimos o que significa viver em uma realidade virtual, onde tudo, desde a arte pendurada nas paredes até as reações da pessoa sentada do outro lado da mesa, é analisado e interpretado por um dispositivo – semelhante a uma lente de contato –, que fornece informações em tempo real ao usuário.

No futuro projetado por Hanna-Barbera, as tarefas domésticas não seriam mais para os humanos. A robô Rosie da família Jetson limpava a casa, cuidava das refeições e até do cão Astro. Mas as tecnologias do mundo atual indicam que, em 2062, os robôs poderão fazer tudo isso e muito mais. A robótica já é usada para diversas atividades físicas. Temos robôs utilizados para limpar piscinas, aspirar o chão da casa, entre outras funções. É a chamada inteligência artificial curta – automação para tarefas do ser humano. “Não dá para cravar quais serão as necessidades domésticas de uma família em 2062. Mas podemos dizer que um robô como a Rosie também andará pela casa e poderá fazer perfeitamente algumas tarefas domésticas, como abrir a porta ou buscar uma encomenda”, diz Atzingen. Segundo ele, os robôs também serão capazes de delegar funções da casa, verificar a necessidade de reposição de estoque e até executar compras pela internet . Isso com a ajuda da Internet das Coisas (IoT) – modo como os objetos físicos estão conectados e se comunicam entre si e com o usuário através de sensores inteligentes e softwares mais sofisticados. Outra habilidade será a capacidade de conhecer, fazer o raio X de uma pessoa. Para isso, a Rosie do futuro terá câmeras nos olhos. “A IBM está desenvolvendo essa tecnologia. Por meio de microcâmeras, um robô poderá identificar, por exemplo, se uma pessoa está doente. Todos os dias, ele vai aprender sua rotina, suas feições. Se você aparentar estar abatido ou espirrar com frequência, o robô vai cruzar essa informação


SOPHIA O robô humanoide da Hanson Robotics é capaz de reproduzir 62 expressões faciais. Foi projetado para aprender com seres humanos e trabalhar com eles. Em outubro de 2017, tornou-se o primeiro robô a receber a cidadania de um país, a Arábia Saudita.

com dados externos e dará o alerta: ‘George, notei que o senhor está ficando resfriado e há casos de gripe no bairro. Não computei sua vacina contra gripe neste ano. É bom o senhor procurar um médico’”, exemplifica o diretor do ThinkLab da IBM Brasil. Outra característica futura dos robôs é se aproximar, cada vez mais, dos humanos. “Poderemos escolher features para os robôs e personalizá-los como fazemos hoje com computadores. Existirão várias roupagens para robôs domésticos, desde um formato mais humanoide, como a Sophia da Hansons Robotics, até layout mais lúdico, como o Pepper da Softbank”, prevê Espinosa.

JETSONS RELOADED Talvez o George Jetson do futuro não tenha um carro voador porque possuir um veículo não faça muito sentido daqui a 40 anos, mas certamente quando ele precisar se deslocar pela cidade, será por meio de um carro-drone autônomo, que ele chamará via comando de voz, utilizando seus óculos comunicadores.

JETSONS RELOADED Em uma versão mais turbinada, além de cuidar de todas as tarefas da casa e comandar robôs auxiliares – com funções mais específicas –, Rosie ainda ajudará Judy a estudar botânica e física quântica para o vestibular, ao mesmo tempo em que ensinará a Elroy novos rifs de guitarra para impressionar sua banda de cyber rock .

BELL NEXUS O objetivo da Bell é que o Nexus seja uma opção maior e mais luxuosa para a UberAir. Esses veículos ganharam a denominação VTOL ( Vertical Take-Off and Landing ), sigla em inglês que evoca sua capacidade de decolar e pousar verticalmente.

C O M O VA M O S T R A N S I TA R ?

OS CARROS VOADORES CHEGARAM As tendências desenvolvidas no mercado atual apontam para o transporte individual aéreo por meio da tecnologia dos drones. Em janeiro deste ano, a fabricante Bell Helicopter apresentou o primeiro protótipo de um veículo que mistura características de carro, helicóptero e drone. O Bell Nexus foi destaque na Consumer Eletronic Show (CES) – principal feira de tecnologia do mundo, realizada anualmente em Las Vegas (EUA) –, com sua cabine de luxo no formato de cápsula e comandos parecidos com os de um helicóptero. Outro protótipo foi anunciado como um novo conceito de transporte: a UberAir. Trata-se de uma parceria entre a Uber, Embraer e Boing, que pretende criar até 2020 – isso mesmo, ano que vem! – o serviço de táxi-aéreo compartilhado. Será inicialmente pilotado por pessoas, mas seu objetivo é ser 100% autônomo. O veículo terá autonomia de aproximadamente 100 km e a velocidade máxima de 320 km/h. Mas há desafios a serem vencidos: a própria Bell declarou reconhecer ser preciso criar um sistema de controle de voo para permitir que pessoas operem com segurança esses veículos. “Quando falamos do futuro no transporte, falamos de uma tecnologia já existente, que está sendo desenvolvida. O que pode atrasar esse processo é o marco regulatório, ou seja, como as cidades vão se organizar para que todos estejam seguros”, aponta o especialista da IBM. Ao que tudo indica, em 2062 ter um carro voador na garagem será um privilégio para poucos, devido ao alto custo de fabricação. Contudo, a aplicação compartilhada deve dar asas a esse sonho. “A tecnologia criada pela Uber vai viabilizar, a um custo praticável, o acesso a esses novos veículos”, acredita Atzinge. Ou seja, George Jetson pode até não ter um carro voador em 2062, mas com certeza poderá chamar um UberAir até lá.

R E V I S TA D A R I V I E R A D E S Ã O L O U R E N Ç O .

49


G A S T RONOMI A V E G E TA R I A N A

50 . R E V I S T A D A R I V I E R A D E S Ã O L O U R E N Ç O


Leve, saborosa e um bálsamo para os sentimentos: folhas com amêndoas laminadas do restaurante Picchi.

VEGETAIS ESTRELADOS

“A comida vegetariana deixou de ter aquela fama de ser insossa, monótona; hoje ela pode ser diversa, criativa e, sim, estrelada”, quem afirma é Letícia Rocha, jornalista e pesquisadora da culinária brasileira, que vive entre o Brasil e Roma e há décadas acompanha as mudanças, adaptações e tendências dos melhores restaurantes do mundo, fato que ela compartilha com fotos lindas em sua conta no Instagram (@lagartixa_roxa). Ela integra o Instituto Brasil a Gosto, que trabalha no resgate da cozinha tradicional

Antes considerados como acompanhamentos de pouca importância, ou relegados a saladas sem graça, eles dão a volta por cima e ganham protagonismo graças aos chefs que resgatam ingredientes brasileiros e atendem a um público cada vez maior que abre mão da carne

brasileira de todas as formas e com muito sabor. “No Brasil temos uma culinária historicamente baseada na carne – que dá a ‘sustança’ –, na mistura e na parte verde, geralmente as saladas. Porém, há pratos clássicos da nossa cozinha que são vegetarianos e as pessoas agora valorizam mais”, conta. Como exemplos ela cita o Quibebe de abóbora, os suflês variados com abobrinha, cenoura e a deliciosa versão de queijo, além das

por Veridiana Morais

sopas, como a de feijão, o arroz com pequi ou tucumã, mais comuns no estado de Goiás. Letícia conta uma experiência que mostra o interesse na comida vegetariana graças a novas apresentações criativas, que brincam com texturas, cores e sabores. “Em Cusco, no Peru,

© FÁBIO H. MENDES / E6 IMAGENS

pedi um menu totalmente vegetariano no restaurante do Virgílio Martinez, o Senzo. Ele já foi considerado o melhor Chef do Mundo pela premiação Chef’s Choice, em 2017. Ele é como o Alex Atala do Peru. De todos os jornalistas somente eu pedi o vegetariano. Resumo da ópera: todos

R E V I S TA D A R I V I E R A D E S Ã O L O U R E N Ç O .

51


G A S T RONOMI A V E G E TA R I A N A

VEGETAIS INTERNACIONAIS

LETÍCIA ROCHA, jornalista e pesquisadora da culinária brasileira: o brasileiro ainda precisa aprender a valorizar alimentos brasileiros, como a mandioca.

NOSSO SUPERALIMENTO Grande parte dos pratos clássicos brasileiros, como a moqueca e o bobó, tem como base a mandioca, que é uma raiz da nossa cozinha. Em 2018 ela foi eleita pela FAO, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, como o alimento do século XXI, pois é rica em hidratos de carbono, enquanto as folhas tenras contêm até 25% de proteína, ferro, cálcio e vitaminas A e C. "Infelizmente o brasileiro ainda não dá valor a isso, prefere o que vem de fora, como quinoa, goji berry e por aí vai, de acordo com os modismos", diz Letícia Rocha.

enlouqueciam quando chegavam meus pratos

nos, e o chef Pier Paolo Picchi está a postos para

porque eram diferentes e muito gostosos. Marti-

preparar um menu degustação todinho sem car-

nez me falou que é muito mais desafiador traba-

ne. Para situar a importância do restaurante em

lhar com pratos vegetarianos porque ele tem que

São Paulo, ele foi ganhador de uma estrela do

se reinventar, pois fazer alta gastronomia com

famoso Guia Gastronômico Michelin nos anos de

cordeiro, trufas e foie gras é muito mais fácil”,

2017, 2018 e agora, em 2019. O Picchi foi escolhi-

relembra animada.

do pela Veja Comer e Beber como o 2º melhor res-

Está achando tudo no Brasil muito simples e

taurante italiano em 2017 e neste ano, e Pier foi

caseiro? Pois vamos mostrar como os chefs famo-

escolhido pelos críticos do mesmo veículo como

sos e criativos estão transformando os vegetais

o melhor Chef de São Paulo. Ainda em 2017 foi

na atração principal dos pratos, satisfazendo os

considerado o melhor restaurante de São Paulo

mais exigentes paladares e surpreendendo quem

pela revista Go Where. “Tenho pratos vegetaria-

come carne com prazer, mas é aberto a experiên-

nos no cardápio, uso muitos ingredientes orgâ-

cias gastronômicas sem carne vermelha, frango

nicos, muita verdura de estação. Por exemplo,

ou peixes e frutos do mar.

agora é época de alcachofra funghi e cogumelos

A necessidade de atender a esses paladares

silvestres. Então usamos cogumelo Porcini, e se o

fez com que o restaurante Picchi, em São Paulo,

cliente pede fazemos menus degustação vegeta-

destacasse em seu cardápio os pratos vegetaria-

rianos também”, explica.

52 . R E V I S T A D A R I V I E R A D E S Ã O L O U R E N Ç O

“A comida vegetariana pode ser tão sofisticada quanto qualquer outra! E talvez ainda mais bonita com as cores do arco-íris que você consegue dos vegetais, frutas e verduras. Os dias de comida vegetariana ‘desinteressante’ e fortemente carregada com texturas estranhas já estão longe há tempos. Aqui em Londres muitos restaurantes apresentam cozinha vegetariana com ares sofisticados para atender a um número cada vez maior de vegetarianos, veganos e flexitários – pessoas que levam uma dieta basicamente vegetariana, mas que, eventualmente, comem carne. Quando as pessoas se tornam mais conscientes dos benefícios para a humanidade – tanto para nós quanto para o meio ambiente – de uma dieta baseada em verduras e vegetais, mais esse tipo de cozinha vai crescer. Aqui na Inglaterra gosto muito de um restaurante chamado Terre a Terre, em Brighton, que tem 26 anos de existência servindo alta gastronomia vegetariana, chegando a ser eleito O Melhor Restaurante do Reino Unido pela Hardens. Quando vou a Paris, meu preferido é o restaurante do celebrado Chef Alain Ducasse au Plaza Athénee, que está cada dia mais natural, tem uma horta própria e pratos incríveis, embora não seja estritamente vegetariano. © JEAN CAZALS

© DIVULGAÇÃO

Americana, nascida no Colorado, CELIA BROOKS BROWN é um fenômeno internacional quando o assunto é cozinha vegetariana. Vivendo há 30 anos no Reino Unido, ela já escreveu nove livros sobre o assunto, tem programa de televisão, edita revistas e ainda promove tours gastronômicos a quem visita Londres e quer comer o melhor e mais refinado quando o assunto é vegetais. Aqui, em entrevista exclusiva à Revista da Riviera, ela fala sobre o assunto:


“Tenho pratos vegetarianos no cardápio, uso muitos ingredientes orgânicos, muita verdura de estação. Por exemplo, agora é época de alcachofra funghi e cogumelos silvestres” PIER PAOLO PICCHI, C H E F D O R E S TA U R A N T E P I C C H I

sorvete de pistache e cheese cake de frutas vermelhas, entre outras delícias, tudo sem colesterol e sem leite. Aos sábados, a procura grande é pela feijoada, vegana, é claro! “Tornei-me vegana há cinco anos e sugeri aos meus sócios criarmos o cardápio do Alquimia dentro dessa filosofia. Sinto que há uma abertura maior para esses paladares. Aqui, posso dizer que 99% dos hóspedes e clientes que vêm somente ao restaurante aprovam o que comem. Porém, ainda há algumas pessoas que não querem provar de jeito nenhum”, explica. O Serra da Estrela está na área mais movimentada de Campos do Jordão, o bairro de Capivari,

© FÁBIO H. MENDES / E6 IMAGENS

o que por si só já torna o passeio muito agradável.

Visitar Campos do Jordão está tornando-se rota obrigatória para os veganos, que, além de

carnes e lácteos. Já no almoço e no jantar, os vegetais são os reis em pratos agradáveis e muito bem executados.

não comerem nenhum derivado animal – como

No almoço, há mesas de saladas, pratos

laticínios e mel –, também têm toda uma filoso-

quentes e uma mesa de sobremesas. Há também

fia de não usar nenhuma vestimenta, cosmético

serviço à la carte que, além das folhas verdes

ou produtos de limpeza que agridam a natureza

com cogumelos e vinagrete de ervas da Proven-

e impliquem teste em animais. Pois foi com toda

ce, conta com fondue de queijo vegano e também

essa bagagem que Denise Bernardino, dona do

fondue de chocolate vegano, produzido sem co-

Hotel Serra da Estrela, ousou ao ter no hotel o Al-

lesterol e sem leite. Há várias sopas e cremes e

quimia, um restaurante vegano que abre somen-

um cassoulet de legumes, risotos, massas e até

te uma exceção, o café da manhã, que é vegan

mesmo pratos para os pequenos, com espaguete

friendly – ou seja, é em sua maioria vegano, mas

ao sugo, nuggets e almondegas vegetais. Entre

ainda conta com alguns itens derivados de ani-

os pratos principais: bobó de abóbora com co-

mais como queijo e presunto. Tudo bem separa-

gumelo, hambúrguer de quinoa, rocambole de

do e explicado para não haver confusão.

feijão fradinho e curry de grão-de-bico.

Segundo Denise, a escolha de deixar – por

À noite, as pizzas ganham destaque com três

enquanto – algumas opções animais deve-se ao

tipos de cogumelos – shimeji, shitake e champig-

fato de o hotel ainda estar em um processo de

nons –, creme de tofu com castanha de caju, e

“veganização”, ou seja, mudando aos poucos

linguiça e pimentão. E para o grand finale, pera

a mentalidade de hóspedes que ainda exigem

com açafrão e frutas vermelhas, brownie com

© TOMAZ VELLO

Paraíso vegano no alto da serra

ESPAGUETE INTEGRAL COM ALMÔNDEGAS DE BERINJELAS: enriquece o cardápio ao lado de outros refinados pratos no restaurante vegetariano do hotel Alquimia, que fica em Campos do Jordão/SP.

R E V I S TA D A R I V I E R A D E S Ã O L O U R E N Ç O .

53


G A S T RONOMI A V E G E TA R I A N A

PARA FAZER EM CASA A Chef Ana Luiza Trajano faz história e gosta de histórias da cozinha, especialmente se for a brasileira. Cursou o Italian Culinary Istitute for Foreign Professionals, na região italiana de Piemonte, e o Instituto per la Promozione delle Cultura Alimentare, em Milão, além de fazer estágio no restaurante Beccofino, em Florença, antes de voltar ao Brasil. Por aqui

fez uma verdadeira imersão nos hábitos, ingredientes e técnicas de preparo das diversas regiões do País, viajou por mais de 47 cidades e com uma bagagem – enorme – de conhecimento abriu o restaurante Brasil a Gosto, resgatando pratos brasileiros pouco ou nada conhecidos. Fundou o Instituto Brasil a Gosto, já contou muito do que sabe em quatro livros e agora compartilha com os leitores da Revista da Riviera receitas vegetarianas gostosas e que remetem à cozinha das vovós. Aproveitem!

© ALEXANDRE SCHNEIDER

CHEF ANA LUIZA TRAJANO: cozinha vegetariana afetiva.

SUFLÊ DE CHUCHU Rendimento: 4 porções / Tempo de preparo: 1 hora

BOLINHO DE ESPINAFRE Rendimento: 30 unidades / Tempo de preparo: 20 minutos INGREDIENTES: 2 xícaras (chá) de espinafre cozido e picado 2 ovos 1 xícara (chá) de farinha de trigo 4 colheres (sopa) de queijo meia-cura ou parmesão ralado 1/2 xícara (chá) de leite 1 xícara (chá) de cheiro-verde picado 1 colher (sopa) de fermento em pó Óleo de milho para fritar Sal a gosto MODO DE PREPARO: Misture todos os ingredientes, exceto o fermento. Deixe descansar na geladeira por 30 minutos. Retire, acrescente o

54 . R E V I S T A D A R I V I E R A D E S Ã O L O U R E N Ç O

fermento e misture. Aqueça o óleo, forme bolinhos com a ajuda de uma colher e frite a massa até dourar. Escorra em um prato forrado com papel-toalha e sirva.

MODO DE PREPARO: Cozinhe o chuchu em água com sal até ficar al dente; reserve. Derreta a manteiga e junte a farinha de trigo, mexendo sempre para não empelotar. Quando desprender um aroma de biscoito, junte o leite aos poucos, sem parar de mexer, para obter o molho branco. Tempere com sal e pimenta-do­-reino. Quando

esfriar um pouco, acrescente as gemas e misture. Adicione o chuchu, acerte o tempero e misture delicadamente as claras batidas em neve. Transfira para um refratário untado e asse em forno preaquecido a 160°C por 30 a 35 minutos, até crescer e dourar. Não abra o forno durante o cozimento, ou o suflê pode murchar.

© ALEXANDRE SCHNEIDER

© LUCIANO CUSTODIO

INGREDIENTES: 3 chuchus descascados em cubos médios 2 colheres (sopa) de manteiga, mais um pouco para untar 2 colheres (sopa) de farinha de trigo 1,5 xícara (chá) de leite 4 ovos separados Sal e pimenta-do-reino a gosto



NEGÓCIOS E XPA NSÃO

UMA JANELA PARA O MUNDO Marcas investem na Riviera e ganham visibilidade para crescer e alavancar os seus negócios

por Michella Guijt

Um dos ingredientes essenciais de toda trajetória de sucesso é alcançar o cliente certo. Frequentada por um público de alto poder aquisitivo e formador de opinião, a Riviera é considerada uma poderosa vitrine para negócios de todos os tamanhos. Somente no pico da última temporada de verão – Natal até o fim de janeiro – o bairro recebeu uma média diária de 65 mil pessoas. Se considerarmos o público flutuante, chegamos à marca de quase 1 milhão de pessoas. Esses números mostram por que grandes marcas adotam como estratégia fixar seu nome no metro quadrado mais valorizado do litoral paulista. “Procuramos oferecer a moradores e visitantes serviços e produtos alinhados com seu estilo de vida. Por isso, buscamos sempre o que há de melhor dentro de cada segmento”, destaca o diretor da Sobloco, empresa responsável pela realização global da Riviera, Luiz Augusto Pereira de Andrade. O que pouca gente sabe é que muitas dessas grandes marcas encontraram na Riviera o lugar perfeito para potencializar seu negócio e determinar uma grande caminhada rumo ao sucesso. Conheça agora alguns desses cases que surfaram na “onda da Riviera” e se projetaram para o mundo.

56 . R E V I S T A D A R I V I E R A D E S Ã O L O U R E N Ç O


© DIVULGAÇÃO / TEMBICI

MAURICIO VILLAR, diretor de operações da Tembici.

TEMBICI

© MAR FRANZ / FOTONATIVA

Uma das pioneiras no aquecido mercado de compartilhamento de bikes no País deu as primeiras pedaladas na Riviera. “Cursei engenharia na USP e meu trabalho de conclusão de curso foi a criação de uma empresa de bicicletas compartilhadas. O projeto funcionou muito bem no campus, mas precisávamos colocar o produto no mercado. E encontramos na Riviera as condições ideais”, lembra o diretor de operações da Tembici, Mauricio Villar. Os diferenciais do local foram segurança, infraestrutura de ponta e público selecionado. Mauricio conta que no início do negócio, havia a preocupação de como lidar com o vandalismo e os furtos das bikes. A Riviera, por ser um local mais seguro, foi o laboratório perfeito para o novo conceito. No verão de 2012, a empresa instalou cinco estações de bicicletas compartilhadas. Um sucesso! “As pessoas que frequentam o bairro consomem novidades e ferramentas tecnológicas. Essa foi outra característica determinante para nossa escolha”, destaca. A partir do sucesso à beira-mar, a Tembici atingiu novos horizontes. “A experiência na Riviera foi fundamental para conseguirmos nosso primeiro contato com os usuários do nosso produto. A partir desse sucesso, a Tembici decolou! Em 2016, compramos nossa maior concorrente e passamos de 600 para 800 funcionários. Hoje, atuamos no Brasil, Chile e Argentina”.

R E V I S TA D A R I V I E R A D E S Ã O L O U R E N Ç O .

57


© DIVULGAÇÃO

NEGÓCIOS E XPA NSÃO

©

TA

TH © DIVULGAÇÃO

© DIVULGAÇÃO

YK

LIMEIRA

JANGADA ©G L AD S T O N E CA M P O S / R E

RIVIERA

ALP

HO

TO

S

MAREMONTI

ARRI COSER

58 . R E V I S T A D A R I V I E R A D E S Ã O L O U R E N Ç O

© LIGIA SKOWRONSKI

JARDINS

© DIVULGAÇÃO

Outra marca que encontrou na Riviera de São Lourenço a exposição perfeita para sua marca foi o restaurante Maremonti, que abriu suas portas em 2000 e consolidou sua proposta gastronômica à beira-mar. Em 2011, subiu a Serra levando suas pizzas e pratos italianos para os paulistanos, nos bairros Jardins, Campo Belo e Vila Olímpia. Em 2013, o grupo proprietário da rede NB Steak assumiu o novo Maremonti Trattoria & Pizza, que passou por ampliação e modernização na Riviera. “Essa unidade litorânea acabou sendo um grande impulsionador do nosso negócio para todo o estado de São Paulo. Quando chegamos a São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Campinas, Jundiaí e São Caetano, os clientes já conheciam o Maremonti. É incrível como o interior inteiro e a capital têm uma íntima ligação com a Riviera”, destaca o sócio-fundador do MDR Group, Arri Coser. Segundo ele, a Riviera é uma exceção no mercado. “O público é diferenciado, o bairro é familiar. E pensamos o Maremonti para a família! O menu da Riviera também é único. Só nessa unidade servimos a feijoada, aos sábados. Há clientes que fazem bate­-volta da capital só para apreciar esse prato na praia. Essa ‘vitrine Riviera’ é ótima para manter aquecido o relacionamento dos clientes com a nossa marca”, conclui Coser.

FERNANDO LOPES

Fundado em 1964, em Mogi Guaçu (SP), o restaurante Jangada tem lojas na região de Campinas, interior e ABC paulista. A trajetória de sucesso passa também pelo litoral. A praia escolhida? A Riviera, claro! “Nosso processo de expansão começou em 2011, mas só chegamos à Riviera em 2017. Foi uma decisão estratégica para posicionar a marca. A Riviera é uma vitrine como poucas no Brasil. Concentra um público Classe A de várias partes do estado”, diz o sócio-diretor financeiro, Fernando Lopes. Segundo ele, o diferencial da Riviera impacta de forma positiva as empresas que se instalam nesse bairro nobre e planejado. “Ficamos ainda mais conhecidos! E isso trouxe novas oportunidades. Apesar de sermos referência no interior paulista, estar na Riviera levou nossa marca para próximo dos paulistanos de grande poder aquisitivo, nosso público-alvo”. Estar na Riviera, principalmente na temporada de verão, é uma oportunidade única. “A Riviera é uma referência de qualidade em São Paulo, uma combinação de sofisticação e natureza com altíssimo potencial turístico. Ter nossa marca associada a tudo isso impacta de forma positiva e definitiva os novos negócios”, finaliza Lopes.

RIVIERA


© LUCAS TERRIBILI

© VIVIANE OGGIANO

©

LU CA S

©

TE

NZ

LI

RA

IBI

RF

RR

MA / FO T O N AT I VA

CENTRO

RIVIERA

BULLGUER

BALI EXPRESS E BEACH BURGER

CLARA SKRZECZANOWSKI

Os cases citados nesta reportagem apontam uma tendência do mercado: garantir seu lugar ao sol no point mais quente da temporada é sinônimo de visibilidade e, consequentemente, força para expandir os negócios. Durante o verão, estar no Espaço Vila na Praia, grande atração da temporada, é impactar um público médio de 250 mil pessoas com alto poder de compra e formadores de opinião. Por isso, a Riviera é “a praia” escolhida por relevantes marcas na estação mais quente do ano. Uma delas é a Bullguer. Aberta em 2015, a hamburgueria também deu seus primeiros passos na Riviera. “Desde a nossa fundação, garantimos presença na Riviera de São Lourenço durante todas as temporadas de verão. Tivemos grande visibilidade junto a clientes maravilhosos”, lembra o fundador da Bullguer, Ricardo Santini. O empresário também destaca que o efeito Riviera ajudou a impulsionar o negócio: “após nossa estreia no Vila na Praia da Riviera, há quatro anos, alcançamos a marca de 15 lojas espalhadas em São Paulo (capital e interior), Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília. Temos certeza de que essa exposição foi crucial para nós da Bullguer. Tanto que, no futuro, queremos abrir uma unidade fixa também”, afirma Santini. © DIVULGAÇÃO

A trajetória da Bali Express começou em 1993, na praia de Juquehy, em São Sebastião, no litoral norte paulista. Mas foi a partir da chegada à Riviera, no ano seguinte, que a loja de móveis e objetos de decoração do sudeste asiático consolidou a marca – um de seus endereços é a Alameda Gabriel Monteiro da Silva –, destino certo de arquitetos, decoradores e designers, na capital paulista. “A década de 90 foi um período auspicioso para importação. Começamos a trazer ao Brasil itens da Ásia inéditos aqui, com muita qualidade. E nosso produto atendia ao público da Riviera. Abrimos uma loja no shopping, que também era uma novidade, e foi um sucesso enorme”, lembra a fundadora da Bali Express, Clara Blumenfed Skrzeczanowski. Na visão da empresária, a Riviera tem o chamado triple A (AAA) – qualidade máxima. Segundo ela, o público é altamente exigente, entende e valoriza produtos de ponta. “A partir da Riviera, tivemos um boom! Conseguimos atingir nosso público­-alvo em cheio e o resultado foi fundamental na expansão para a capital, onde muitos já conheciam nossa marca por causa da Riviera”, diz a empresária. Outra marca da família Skrzeczanowski também estourou abarcado pelo “efeito Riviera”. O case de sucesso da Bali na praia impulsionou a ideia de expandir os negócios para a gastronomia. A estratégia adotada foi a mesma. Alguns anos depois de o Beach Burger abrir sua primeira unidade, em Juquehy, ele chegou à Riviera. A partir desse ponto, a exposição qualificada da marca impulsionou a rede de tal forma, que ela conquistou a capital e se instalou na Alameda Lorena, coração do Jardins.

RICARDO SANTINI

RIVIERA - EVENTO VILA NA PRAIA

BEACH BURGER - JARDINS

R E V I S TA D A R I V I E R A D E S Ã O L O U R E N Ç O .

59


INFR AESTRUTUR A ÁGUA

ÁGUA NOSSA DE CADA DIA O sistema de abastecimento de água da Riviera de São Lourenço é um grande diferencial do empreendimento e modelo de eficiência e segurança para todos os imóveis, durante 365 dias por ano por Veridiana Morais O Brasil é dono de uma das maiores reservas de água potável do mundo, mas isso não quer dizer que podemos consumi-la à vontade. Muito pelo contrário: a água é um bem finito, ou seja, sujeito a fatores que podem levar à escassez, entre eles, principalmente o desperdício. Por isso uma gestão eficiente quando o assunto é consumo de água é tão importante. Reconhecida nacionalmente por sua excerenço apresenta resultados de primeiro mundo quando o assunto é qualidade do tratamento e distribuição de água. O seu sistema de captação, tratamento e distribuição de água consegue ter menor perda do que vários países europeus. Isso mesmo: enquanto a taxa de perda no abastecimento de água na Bélgica e Reino Unido

© MAR FRANZ / FOTONATIVA

lência na gestão ambiental, a Riviera de São Lou-

MARIA TEREZA FRANCISCO SALES, gerente do Ilha da Madeira Resort: “Não ter problemas com a falta de água é um diferencial para que os hóspedes procurem a Riviera de São Lourenço”.

© MAR FRANZ / FOTONATIVA

é de 20,6%, o sistema de água da Riviera apre-

© MAR FRANZ / FOTONATIVA

Osvaldo Americano Godoy, engenheiro da AARSL.

Laboratório de análises na ETA.

60 . R E V I S T A D A R I V I E R A D E S Ã O L O U R E N Ç O

senta em média 18% de perda na sua rede de distribuição. Só para ter uma ideia dessa eficiência, a média brasileira de perda de água alcança

O altíssimo grau de eficiência está atrelado

38,29%, de acordo com o último levantamento

a três fatores: infraestrutura de última geração,

do Sistema Nacional de Informações sobre Sa­

monitoramento e manutenção constantes. O

neamento (2017).

chamado “ciclo das águas” da Riviera começa

“Ao distribuir água para garantir consumo,

na Estação de Captação de Água bruta (EBAR),

todo sistema sofre perdas na distribuição”, ex-

mais precisamente na cabeceira do Rio Itapa-

plica o engenheiro Osvaldo Americano Godoy,

nhaú. Depois a água percorre 4,4 quilômetros

gerente de saneamento da Associação dos Ami-

de linhas adutoras até chegar à Estação de Trata-

gos da Riviera de São Lourenço. “Esse desperdí-

mento de Água (ETA) exclusiva da Riviera, onde

cio é causado por vazamentos nas tubulações,

é feito o tratamento. A ETA tem uma capacidade

erros de leitura de hidrômetros, roubos e frau-

atual para tratar 1,2 milhão de litros por hora.

des. O índice da Riviera (de 18%) é baixíssimo,

Após ser tratada, a água é armazenada em gran-

devido à qualidade da infraestrutura e da efi-

des reservatórios e então é distribuída a todos os

ciente operação e manutenção das instalações

imóveis da Riviera através de uma rede de 68,2

da ETA e sua rede”.

quilômetros de extensão.


nos 365 dias do ano, incluindo na alta temporada”,

o grande reservatório azul, localizado junto à Esta-

destaca Maria Tereza Francisco Sales, gerente do

ção de Tratamento. “Esse reservatório integra a mais

Ilha da Madeira Resort, localizado no Módulo 2.

moderna tecnologia em reservação do mundo. Foi

Construído na Riviera há 15 anos, o condomínio

construído em chapas de aço carbono vitrificado por

residencial tem 184 unidades, das quais, no mínimo,

termofusão, referência mundial em durabilidade e

90% ficam ocupadas no pico do verão. “Não ter pro-

confiabilidade”, explica Godoy. O novo tanque (adqui-

blemas com a falta de água é um diferencial para que

rido em 2014) substituiu o antigo reservatório elevado,

os hóspedes procurem a Riviera de São Lourenço. O

com uma nova tecnologia para injeção de pressão na

sistema é extremamente eficaz, tanto na qualidade

rede, por meio de bombas de funcionamento contí-

da água, quanto na garantia de distribuição – o que

nuo e controlado que funcionam com uma espécie de

nos dá total tranquilidade no período de grande mo-

sensor. Quando o consumo de água sobe, a bomba au-

vimento”, cita Maria Tereza.

menta sua potência, liberando água na rede conforme

Moradores e frequentadores do bairro também

a demanda. “Isso é muito importante porque o pico do

destacam o fator segurança no abastecimento. “Moro

consumo é sazonal”, garante o engenheiro.

na capital paulista e tenho casa na Riviera desde

Totalmente projetado e construído pela Sobloco,

1997. O que nos atraiu para cá foi justamente a cer-

o sistema é operado pela Associação dos Amigos da

teza de nunca faltar água na torneira. Pesquisamos

Riviera de São Lourenço, não acarretando qualquer

outras cidades do litoral, mas a infraestrutura da

ônus ou encargo para o poder público. Sua eficiência

Riviera é inigualável”, afirma o empresário Munir

é comprovada pelo fato de que, em quase 40 anos de

Candalaft Junior.

© MAR FRANZ / FOTONATIVA

Quem passa pela Av. da Riviera consegue avistar

MUNIR CANDALAFT JUNIOR, empresário e morador da Riviera: “Pesquisamos outras cidades do litoral, mas a infraestrutura da Riviera é inigualável”.

Riviera, nunca faltou água em nenhum imóvel e de

Ele também destaca a qualidade da água. “Quando

ETA. “Todos os resultados das análises da água

que a população, há mais de três décadas, pode to-

eu, minha esposa e meus filhos estamos na Riviera, te-

são informados, assim como todas as etapas da

mar água diretamente da torneira.

mos a certeza de estar consumindo uma água limpa e

manutenção feitas durante a baixa temporada,

tratada. Podemos beber água da torneira. Minha filha,

quando o consumo é menor. De maio a outubro,

inclusive, já conheceu a ETA, que é uma referência de

realizamos a limpeza e manutenção civil se ne-

qualidade. Outro serviço que nos deixa bastante segu-

cessário das instalações, como as caixas de con-

ros é o envio dos relatórios de qualidade da água”.

tato, floculação e decantação, a desinfecção dos

Segurança na ponta A efetividade e segurança do sistema de abastecimento de água faz a diferença para moradores e comerciantes instalados na Riviera. “Temos a certeza

Anualmente, a Associação Amigos da Riviera de

reservatórios e a retrolavagem dos filtros da ETA.

de poder oferecer aos hóspedes uma água de altíssi-

São Lourenço envia aos proprietários dos imóveis do

Tudo para garantir a excelência da ETA e sua efi-

ma qualidade e a garantia de abastecimento 24 horas

bairro relatórios com todos os índices e atividades da

cácia durante todo o ano”, finaliza Godoy.

USE DE FORMA CONSCIENTE

© MAR FRANZ / FOTONATIVA

Nenhuma infraestrutura será suficiente se quem a usa não fizer sua parte. Sim, todos nós temos que economizar água. Segundo a ONU, cada pessoa necessita cerca de 110 litros de água por dia para atender às necessidades de consumo e higiene. Confira abaixo informações e dicas simples, que vão colaborar com o futuro do planeta:

Estação de Tratamento de Água da Riviera.

NA COZINHA ¾¾ Você sabia que ao utilizar 1 copo de água, são necessários pelo menos outros 2, de água potável, para lavá-lo?

¾¾ Lavar a louça, por 15 minutos, com a torneira meio aberta consome 120 litros de água, em casa. Sem desperdício, o consumo pode chegar a 20 litros de água. REGANDO PLANTAS ¾¾ Use regador para molhar as plantas ao invés de utilizar a mangueira. ¾¾ No verão a rega das plantas deve ser feita de manhãzinha ou à noite. Isso reduz a perda de água por evaporação. NO BANHEIRO ¾¾ Acionar a válvula de descarga, por seis segundos, gasta de 10 a 14 litros de água.

¾¾ Não tome banhos demorados. 15 minutos, com chuveiro elétrico, gasta-se em apartamento 140 litros de água, com ducha, são 240 litros. ¾¾ Se você reduzir o tempo do banho de 15 para 5 minutos economizará até 90 litros de água em casa. ¾¾ Fazer a barba em 5 minutos gasta-se 12 litros de água. Com economia o consumo cai para 2 a 3 litros. ¾¾ Escovar os dentes com a torneira não muito aberta, em 5 minutos, gasta-se 12 litros de água, em casa. Se a torneira ficar fechada, economiza-se mais de 11 litros.

Fonte: Sabesp R E V I S TA D A R I V I E R A D E S Ã O L O U R E N Ç O .

61


GENTE RIVIER A EM MOVIMENTO

Feeling

Seja pela trilha sonora que vem do mar, pelo aroma orvalhado do alvorecer ou pelo alaranjado cintilante que encerra o dia, sinta a Riviera e a deixe surpreender você!

2

1

1 Tiago Francisco de Lima e a esposa, Nathalia Pinheiro Caixeta: “Uma das praias mais lindas e limpas que já visitamos, ficamos encantados com a preservação da natureza. Esperamos voltar logo!” (TIAGO)

62 . R E V I S T A D A R I V I E R A D E S Ã O L O U R E N Ç O

© MAR FRANZ / FOTONATIVA

good 2 Toda concentração da

3 Com a calma que a

pequena Alice Fernandes Infante na disputa por uma medalha em uma das etapas do Circuito de Corridas da Riviera.

Riviera inspira, Renato Almeida pedala com o sobrinho Miguel pela ciclovia vazia, enquanto curte o sol da manhã.

3


© MAR FRANZ / FOTONATIVA

4 4 O presidente do

Santos São Vicente Golf Club, Sr. Raul Finochio Ferreira da Rosa e o vicepresidente do clube, Sr. Roque Gonçalves França Jr., jogando no Riviera Golf Club.

5

6

5 A bancária

Fernanda Medeiros Nunes de Bertoli frequenta a Riviera há 12 anos e afirma que está sempre curtindo a praia com os filhos, Larissa (foto) e Fabrício.

7 Maria Júlia Pedrosa, estudante de nutrição, com a modelo Daniella Freitas: “Sempre que estou na Riviera adoro passear no shopping. Não há nada como descansar na praia de dia e pegar uma baladinha na Pucci à noite”. (MARIA JÚLIA)

6 Na Hípica da

Riviera, Marcela Arantes Araújo (9) monta a égua Maya: A hípica é um lugar fantástico e a Marcela se identificou com a Maya. Além do passeio, as pessoas também cuidam dos cavalos, o que para crianças é muito positivo para o desenvolvimento socioafetivo”. (PROFESSOR ULISSES FERREIRA DE ARAUJO, PAI DE MARCELA)

7

R E V I S TA D A R I V I E R A D E S Ã O L O U R E N Ç O .

63


GENTE RIVIER A EM MOVIMENTO

8

8 Marcel Motta Martins, as irmãs Maria Eduarda e Maria Augusta Meneghetti Moreira e Guilherme Whitaker de Lima Silva: “O shopping oferece lojas com produtos selecionados, comidas para todos os gostos e um bom fliperama para nos divertimos após o jantar”. (MARIA AUGUSTA)

9 Os irmãos Helena (8) e Juliano Carvalho Pegolo (6) adoram passear pela ciclovia da Riviera, tanto para pedalar quanto para apenas caminhar.

10 Livia Trabulsi Rossi leva o namorado canadense, James Malone, para pedalar e aproveitar o sol: “Venho à Riviera desde 1999. Gostamos de pedalar no final da tarde, dar um mergulho na praia, depois ir à casa dos meus tios”.

11 A publicitária Patrícia Gragnano Putinatto aproveitou o belo dia de sol para uma

partida de beach tennis ao lado do marido e dos amigos: “Frequentamos a Riviera há 18 anos e estamos sempre juntos, praticando esportes ou andando de jet ski”.

11

64 . R E V I S T A D A R I V I E R A D E S Ã O L O U R E N Ç O

9

10


12

13

14

15

16 12 A Riviera é o local onde o administrador Josef Gorgatti recarrega suas energias: “Quando não tem onda, saio para remar e a natureza sempre me surpreende. Sempre vejo tartarugas, arraias, etc. É um lugar que me conecta com a natureza”. 14 A farmacêutica e empresária

Andressa Moreno com Pedro Henrique Amabile e o pequeno Capone: “Meus pais têm um apartamento na Riviera há 13 anos e tudo aqui encanta, dos restaurantes ao clube de golfe. Beleza, limpeza, segurança e infraestrutura são os destaques!” (ANDRESSA)

13 O advogado e triatleta amador Cássio Luis Giorgi Filho comemora o terceiro lugar na prova do Circuito de Corridas da Riviera ao lado da filha, Maria Júlia, da esposa, Daniela, e do filho, Cássio: “Para quem gosta de correr e fazer exercícios, a Riviera é o melhor lugar para o esporte”. (CÁSSIO) 15 A praia calma e limpa

da Riviera forma o cenário ideal para a caminhada das irmãs Maria Elisa e Ana Luisa Teodoro Garibaldi.

16 O engenheiro de software Anderson Ribeiro ao lado da esposa,

Miriam, e dos filhos, Lucas e Gabriel: “O Maremonti é uma delícia. Com cardápio requintado, sempre uma ótima opção para o almoço”.

R E V I S TA D A R I V I E R A D E S Ã O L O U R E N Ç O .

65


COMPRAS

RIVIER A SHOPPING

L’ O C C I TA N E

© FOTOS: RODRIGO R. MATIAS / PICTASTE

BANHO E HIDRATAÇÃO ROMÃ Geleia Esfoliante Corporal R$39,00 Geleia Corporal - Compota R$69,00

MAN Y HANDS Originário do Antigo Egito, os incensos são usados até hoje em cerimônias de purificação, aromaterapia e meditação. Incensos Tribal Soul: R$20,00 Incensário de Madeira: R$20,00

#MUSTHAVE Impossível passear pelo Riviera Shopping e não aproveitar as novidades da estação mais charmosa do ano

FLORENSE

CRIZCA TÊNIS VANS AUTHENTIC VINTAGE RIO Feito com tintas e colas à base d’água, possui cabedal de couro nubuck resistente com detalhes gráficos, calcanhares dobráveis, palmilhas com amortecimento e sola Waffle, característica da marca. R$321,00

BANCO MACARON Peça inspirada em um docinho de origem francesa que invadiu as festas brasileiras. Versátil e disponível em duas alturas e dezenas de cores de microtextura, cumpre as funções de banco, mesa lateral e peça decorativa. R$3.200,00

FOTO ILUSRRATIVA

66 . R E V I S T A D A R I V I E R A D E S Ã O L O U R E N Ç O


P O N T O D A C U LT U R A MINHAS PLANTAS No livro, Carol apresenta as plantas de acordo com sua necessidade de luz e, ao final de cada capítulo, traz um passo a passo para montar arranjos, transplantar orquídeas e até montar um terrário, ensinando truques e macetes que reuniu em sua vida de jardineira. R$109,90

KOPENHAGEN CAFÉ EM CÁPSULAS Café torrado e moido, compatível com máquinas Nespresso. Caixa com 10 Unidades. R$19,90

B H A G AVA N CALÇA EM LINHO ITALIANO R$390,00

CARMEN STEFFENS BOLSA OFF WHITE Em couro, com recortes a laser, possui aplicações de metais e uma carteira exclusiva. R$1.999,90

BALI VESTIDO NANDA BYRON Composto por 82% poliamida e 18% elastano, o tecido tem toque suave e confortável. Estampa exclusiva Bali. R$498,00

R E V I S TA D A R I V I E R A D E S Ã O L O U R E N Ç O .

67


RIVIER A E BERTIOGA

GUIA DE PRODUTOS E SERVIÇOS

O melhor do litoral norte! Atrações turísticas, gastronômicas e um guia de serviços da Riviera de São Lourenço e região ESCOLA RIVIERA DE SURF Aulas particulares com duração de 1h15, e em grupos para todas as idades. Localizada na praia, em frente ao módulo 1, na Riviera De São Lourenço. Tel.: (13) 99132-5717 – http://escolariviera.com. br. Horários das aulas: 8h/ 9h30 / 11h / 12h30 / 15h / 16h30. E-mail: contato@ escolariviera.com.br

ARTE, CULTURA E LAZER CASA DA CULTURA DE BERTIOGA O espaço abriga projetos culturais de música, cinema, artes plásticas, artesanato e dança que incluem exposições, amostras e cursos. Segunda a Sexta, das 8h às 17h - Av. Thomé de Souza, 130 – Bertioga - Tel.: (13) 3317-4060 /4560.

RIVIERA GOLF CLUB O belo campo de golf com 18 buracos de par 3 é aberto ao público durante todo o ano. Horário de funcionamento: Em baixa temporada abre de quarta a domingo a partir das 8h, com saída final às 15h30, e aos finais de semana, a partir das 7h, com última saída às 15h30. Na temporada de julho, o clube é fechado às segundas-feiras para manutenção e abre de terça a sexta das 8h às 16hs e sábados, domingos e feriado das 7h às 16h para jogos e prática. Um profissional de golf está à disposição para aulas aos interessados. O acesso ao clube está no módulo 11, em frente ao módulo 2, pela Av. da Orla. Tel.: (13) 3316-1606. Importante: só poderão jogar no campo jogadores que possuam handicap. Para aulas, não é preciso experiência.

PARQUE DOS TUPINIQUINS Criado em 2004, nele estão inseridos o Forte São João, grande patrimônio histórico e cultural; monumentos ao líder tupinambá Cunhambebe, a Hans Staden e à missão jesuítica, todos integrados ao plano urbanístico da cidade. O Parque dos Tupiniquins recebe visitação ao longo de todo o ano. Aberto para visitas: de 4ª a Domingo, das 9h às 17h. Telefone: (13) 3317-4128. E-mail: fortesaojoao@hotmail.com

COMPRAS RIVIERA SHOPPING CENTER São 48 lojas e 9 quiosques de roupas e acessórios, esportes, livraria, drogaria, perfumaria, moda feminina e infantil e praça de alimentação. Horário de funcionamento durante a temporada: todos os dias, lojas e quiosques das 10h às 24h; Alimentação das 11h às 24h; Cafeteria, Creperia e Banca das 7h30 às 24h; Padaria Pão de Açúcar das 7h30 às 24h. Farmácia: 24 horas. Administração das 9h às 24h. Av. da Riviera, 1256 - Tel.: (13) 3316-6033.

ESPORTES

© RODRIGO R. MATIAS

CENTRO HÍPICO

Passeios a cavalo, aulas para iniciantes e centro de treinamento para competidores mais experientes. Rodovia Rio-Santos, km 213 - atrás do Posto da Polícia Militar - Tel.: (13) 3313-0341. CICLOVIA Ao longo das Avenidas da Riviera ou no meio da mata, a bela ciclovia da Riviera, com seus 4,5 km de pista bem conservada, proporciona ótimas pedaladas e caminhadas.

FORTE SÃO JOÃO A primeira construção militar do País, inicialmente denominada Forte São Thiago, foi reconstruída, ao final do século XVII, em alvenaria de pedra e cal, e suas instalações definitivas foram concluídas em 1710. Em 1940 a edificação foi declarada Patrimônio Histórico Nacional, tombada oficialmente pelo IPHAN, recebendo obras de restauração. No início de 2015 foi indicada para compor a lista de bens do Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Em suas dependências, o visitante contempla um acervo contendo armamento português, salas temáticas, com ênfase para Estácio de Sá, os jesuítas Anchieta e Nóbrega e o artilheiro Hans Staden. Aberto para visitas de 4ª a Domingo, das 9h às 17h Telefone: (13) 3317-4128. E-mail: fortesaojoao@hotmail.com

TREINAMENTO FUNCIONAL O espaço localizado no Ilha da Madeira Resort oferece treinamento personalizado nas modalidades: treinamento funcional, pilates com aparelhos, yoga, fisioterapia, massagem, ginástica laboral, treinos de corrida, aulas de alongamento, personal trainer e passeios. Aberto diariamente das 8h às 21h – Domingo e feriados com agendamento. Al. do Remo, 300 – Módulo 2. Tel.: (13) 99645-6161- E-mail: contato@surfuncional.com.br

PASSEIOS ALDEIA INDÍGENA RIO SILVEIRA Localizada entre a divisa de Bertioga e São Sebastião, e com mais de 948 hectares, a Aldeia Rio Silveira abriga atualmente cerca de 400 índios da Etnia Guarani, que ainda cultivam a história e a cultura indígena. Uma caminhada em meio à Mata Atlântica até o Rio Silveira revela o passado misturado com as tecnologias do futuro. O acesso à Aldeia é feito

68 . R E V I S T A D A R I V I E R A D E S Ã O L O R E N Ç O

GASTRONOMIA DELIVERY Maremonti Pizzaria Tel.: (13) 3316-7855 / 3316-7508 Pizzaria Hermon - Riviera Shopping Tel.: (13) 3316-1029 / 3316-8299 Pizza Place - Riviera Shopping Tel.: (13) 3316-8031 Makis Place – Temaki Tel.: (13) 3316-6697 / 3316-1319 Delivery: www.deliverymuch.com.br

SP55 BAR E CHOPERIA Av. Marginal à Rodovia Rio-Santos, 1720 - Tel.: (13) 3316-7265 / 3316-7277. Aberto de segunda a domingo a partir das 11h até o último cliente. PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO RIVIERA SHOPPING CENTER Diversas opções para um café ou uma refeição completa: lanches, massas, grelhados, doces e sorvetes.

RESTAURANTES MAREMONTI TRATTORIA & PIZZA Oferece um charmoso ambiente tropical integrado à natureza, com vista para o mar. A especialidade é a gastronomia italiana, mas serve também receitas ricas em peixes e frutos do mar - Largo dos Coqueiros, 83 - Tel.: (13) 3316-7508. Durante o ano, serve de terça, quinta e aos domingos das 12h à 23h; sexta e sábado das 12h às 24h e na temporada trabalha todos os dias das 12h às 24h. Delivery a partir das 18h.

ECOTURISMO

RIVIERA TÊNIS O clube Riviera Tênis oferece aulas para iniciantes e avançados, além de locação de quadras. Inaugurou em 2018 a quadra de Beach Tennis , iluminada e cercada, também disponível para locação e aulas em grupo, duplas ou individuais. Fica aberto de terça a domingo das 8h às 20h e na alta temporada diariamente das 8h às 22h. Av. da Orla, s/nº - Módulo 18 - Tel.: (13) 3316-9688 / 13 9 8111-0105 (responsável Eraldo).

RESTAURANTE JERIQUÁ Restaurante especializado em Frutos do Mar. Al. das Conchas 241 – módulo 6, no Travel Inn Boulevard Riviera. Horário de funcionamento: café da manhã das 7h30 às 10h30. Almoço das 12h às 17h. Jantar das 19h às 22h. Tel.: (13) 3319-6010. Chef Ismael. Faz delivery e eventos sob encomenda. Orçamentos e informações: (13) 99773-7104. www. chefismael.com.br.

PARQUE DAS NEBLINAS Entre os municípios de Mogi das Cruzes e Bertioga, uma reserva privilegiada da Mata Atlântica, com 2.800 hectares. Aberto para passeio e visitas com monitores. Tel.: (11) 4724-0555 / 47240556. Informações pelo site: www. ecofuturo.org.br/parque-neblinas

somente com acompanhamento de agência de turismo local e depende de autorização da FUNAI. Informações na Secretaria de Turismo da Prefeitura de Bertioga, que fica na Avenida Tomé de Souza, 130. Tel.: (13) 3317-4060/4560.

HOSPEDAGEM ILHA DA MADEIRA RESORT Al. do Remo, 300 – Módulo 2. Tel.: (13) 3316-5000 / (13) 3316-5008 www.ilhadamadeiraresort.com.br TRAVEL INN BOULEVARD RIVIERA FLAT Al. das Conchas, 214 – Módulo 6 Tel.: (13) 3319-6000 www.travelinn.com.br

JANGADA RESTAURANTE

© DIVULGAÇÃO

JORNAIS E REVISTAS

Com 500 km2 de extensão e 33,1 km de praias, Bertioga reserva lindas surpresas para quem a visita. Diversas opções de passeios disponíveis para todos os gostos e idades. Caminhada ou pedalada em trilha com cachoeira, passeios de canoa e de barco, também uma incrível vivência na Reserva indígena do Rio Silveira e muito mais. Todos feitos com monitoria de profissionais qualificados. Informações: Via Eco Bertioga: www. viaecobertioga.com.br. Tel.: (13) 997579227/(13) 3317-5939. PARQUE ESTADUAL SERRA DO MAR Criado em 1977 e ampliado em 2010, o Parque Estadual Serra do Mar (PESM) é a maior Unidade de Conservação de toda a Mata Atlântica. Seus 332 mil hectares protegem 25 municípios paulistas, conectando as florestas da Serra do Mar desde o Rio de Janeiro e Vale do Ribeira até o litoral sul do estado. Para quem quiser conhecer, são mais de 60 trilhas e passeios. Para mais informações acesse o site www.parqueestadualserradomar. sp.gov.br/pesm

© MAR FRANZ / FOTONATIVA

RIVIER A E BERTIOGA

Inaugurado em janeiro de 2017, esse requintado restaurante da Riviera é especializado em peixes e frutos do mar. Com capacidade para 340 pessoas, a casa oferece ainda uma incrível adega de seis metros de altura. Horário de funcionamento: de terça a quinta, das 12h às 15h30 e das 19h às 23h. Sexta e sábado, das 12h às 23h30. Domingo das 12h às 22h. Na temporada abre todos os dias das 12h às 22h30. Av. Marginal, s/nº, Uptown II. Tel.: (13) 3316-6355 RESTAURANTE FUNCHAL Peixes e carnes - Al. do Remo, 300 Módulo 2 - Ilha da Madeira Resort - Tel.: (13) 3316-1379. (Aberto também para não hóspedes). Aberto café da manhã das 7h30 às 10h30; almoço das 12h30 às 17h e jantar das 19h às 22h.

NO RIVIERA SHOPPING Livros, revistas, jornais e papelaria. Banca de Jornal Livraria Riviera Tel.: (13) 3316-7626 Ponto da Cultura Tel.: (13) 3316-7373

NOITE PUCCI RIVIERA BEACH HOUSE Com dois ambientes (uma pista principal climatizada e uma área aberta – deck – com bar e música ao vivo), a balada também está disponível para eventos fechados. Av. Marginal, 2.571, Riviera de São Lourenço, Bertioga-SP - Tel.: (11) 31672067. www.pucci.com.br

SAÚDE Clínicas, Hospitais e Serviços Médicos. NO CENTRO COMERCIAL UPTOWN II MEDICAL LINE Horário de atendimento acontece das 19h de sexta às 18h de domingo. Nos feriados prolongados e temporada, esse período é ampliado para que sempre fique uma equipe de plantão. Centro Comercial Uptown II - Tel.: (13) 33161787 / (13) 3316 8695.


Quem quiser utilizar o serviço deve se cadastrar no site da Riviera e ativar um plano que pode ser de 3 dias ou um plano mensal. O uso da bike é por 60 minutos, após esse período é preciso devolver e pegar outra. Você pode trocar quantas vezes quiser. Whatsapp: (11) 97386-6736. E-mail: rivibike@tembici. com.br. Tel.: 0300 3132 420.

PEDIATRIA E DERMATOLOGIA: Dra. Elizabeth Machado Guidini (CRM: 88.905). De 2ª a domingo (com atendimento de pronto aviso). Tel.: (13) 99759-9857 – 1ª andar – Sala 3. CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO: Dra. Desirée Zuppani De segunda a sexta, das 9h às 17h. Tel.: (13) 3316-6561 / 98121-5519 / 996363744 (WhatsApp) – 1º andar – Sala 6.

BICICLETARIA RIVIERA Locação, conserto e venda de bicicletas. Rua Aprovada, 329 (Av. Marginal) n.º 2.717, loja 11 – Centro comercial UPTOWN II - Tel.: (13) 3316 -8264. Funciona de segunda a sábado das 9h às 17h; domingo das 9h às 12h.

Dra. Fernanda Martins Solers Consultório Odontológico. Tel.: (13) 99732-4381 – 1º andar – Sala 8. NO CENTRO DE BERTIOGA P.S. MUNICIPAL DE BERTIOGA Praça Vicente Molinari, 95 - Vila Itapanhaú - Tel.: (13) 3319-8800 ou 192.

PEIXARIAS PEIXARIA RIVIERA Peixes e frutos do mar. Rua Aprovada, 329 (Av. Marginal) n.º 2717, loja 12 – Centro Comercial UPTOWN II Horário de atendimento: sexta e sábado das 9h às 18h; Domingo das 9h às 15h – Temporada e finais se semana prolongado com horários diferenciados. Consultar outros horários pelo telefone: (13) 3316-6669.

ANA COSTA SAÚDE Rua Rafael Costábile, 716, Centro, Bertioga. Tel.: (13) 3316-2870 / 3317-4225. CONSSAÚDE – ESPECIALIDADES MÉDICAS/EXAMES Atende em domicílio. Tel.: (13) 3317-1636 / 99646-0022 / 98105-8981 – Rua Bartolomeu Fernandes Gonçalves, 862 – Vl. Itapanhaú. www.conssaude.net

CABELEIREIRO JACQUES JANINE Av. Riviera, 1.256 - Riviera Shopping Center – Tel.: (13) 3316-7718. Abre segunda, terça e quinta das 10h às 19h; sexta e sábado das 10h às 22h; domingo das 10h às 20h.

HANS STADEN – CLÍNICA Rua Rafael Costabile, 442 – Centro, Bertioga – Tel.: (13) 3317-2025. JAB MEDICAL CENTER Serviço de pronto atendimento, urgência e emergência. Ambulância UTI. De segunda a sexta, das 8h às 18h. Rua Rafael Costábile, 775, Centro, Bertioga. Tel.: (13) 3317-7600 / 3317-4666.

SALÃO STUDIO SOUZA COUTTO Al. do Remo, 300, módulo 2 - Resort Ilha da Madeira – Tel.: (13) 3316-5000 / ramal 5060. CAIXAS AUTOMÁTICOS Rede 24 horas: Pão de Açúcar.

SANTÉ CONSULTÓRIO MÉDICO PEDIATRIA E DERMATOLOGIA Atendimento de 2ª a 5ª feira das 9h às 13h – R. Antônio Rodrigues de Almeida, 736 – (13) 3317-2595 / 99799-2595.

GÁS EM DOMICÍLIO Tel.: 0800-109935 / (13) 3317-1576 / 3316-4061 / 99611-6600 (WhatsApp). Segunda a sábado das 8h às 16h40; Domingo das 8h às 14h30.

LOCAL LABORATÓRIOS DE ANÁLISES CLÍNICAS Rua Rafael Costábile - 768, Vila Itapanhaú - Tel.: (13) 3317-1775 / (13) 99671-4968.

HELIPONTO Bairro do Indaiá, a 3 km da Riviera, latitude 23°47’52”S; longitude 46°03’.21”W; Designativo SN RI e condições operacionais VFR Diurna/ Noturna. Contato: Helimarte (11) 22213200 ou Global Taxi Aéreo (11) 50706011 / (11) 5070-6003.

DROGARIAS DROGALIS Riviera Shopping - Tel.: (13) 3316-7347. FARMA SANTÉ Uptown II Riviera - Tel.: (13) 3316-2120. RIVIERA PHARMA Uptown Riviera - Tel.: (13) 3316-2001.

IGREJAS E CULTOS CAPELA NOSSA SRA. DAS GRAÇAS Alameda do Frevo, 100 – Módulo 28 – Riviera de São Lourenço. Missas aos sábados às 20h e domingos às 9h.

SERVIÇOS BICICLETAS RIVIBIKE - BICICLETAS COMPARTILHADAS

© MAR FRANZ / FOTONATIVA

IGREJA MATRIZ SÃO JOÃO BATISTA Rua Julio Prestes, 69 – Centro, Bertioga - Tel.: (13) 3317-1838. Missas: Segunda às 19h30, quinta às 19h30, sexta às 17h e domingo às 7h e 19h30.

Para se locomover na Riviera, utilize o sistema de compartilhamento de bicicletas. Postos: Riviera Shopping, Av. SL entre módulos 20 e 22, e nas rotatórias entre os módulos 2 e 3; 3 e 4; 5 e 6, 6 e 7 e 7 e 8.

CULTO EVANGÉLICO No Colégio Metodista, Passeio do Ipê, 99 – Módulo 26, Riviera. Cultos às terças e domingos, às 19h. Tel.: (13) 3316-6586. JET SKI E EMBARCAÇÕES MARINA CAPITAL Rua Caminho do Capão, 240 - Jd. Indaiá. Tel.: (13) 3313-2692 ou (13) 3313-1348. MARINA RIVIERA Guarda e manutenção de jet ski - Rua Macário Antunes Pinto, 20 – Jardim São Lourenço. Tel.: (13) 3316-1819, 78106323, 96*31352.

NÁUTICA INDAIÁ Guarda de embarcações com jet ski. Av. Manuel Mendes Ventura, 340 – Jardim Indaiá – Bertioga. Tel.: (13) 33131349 / (13) 9 7421-4615. PET SHOP E VETERINÁRIA PET RIVIERA Av. Marginal, 2571 – Uptown II - Riviera de São Lourenço, Bertioga. Tel.: (13) 3316-6292. CLÍNICA VETERINÁRIA LA MATILHA R. Bartolomeu Fernandes, 379 – Centro – Tel.: (13) 3317-6829. CLÍNICA VETERINÁRIA IRMÃO SOL Av. Anchieta, 3.572 – Maitinga, Bertioga. Tel.: (13) 3317-2515. PÃO DE ACÚCAR SUPERMERCADO Horário de funcionamento durante o ano: de domingo a quinta das 8h às 21h, sexta das 8h às 22h, sábado das 7h às 22h. PADARIA NO SHOPPING Horário de funcionamento: durante o ano: domingo a quinta das 7h30 às 20h; sextas e sábados das 7h30 às 22h. TRANSPORTE TÁXI 24 HORAS Tel.: (13) 99714-3648 - Marcio. Tel.: (13) 99776-1772 - Tião. TRANSLADOS Tel.: (13) 99725-7641 - Armando.

TELEFONES ÚTEIS AARSL - ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DA RIVIERA DE SÃO LOURENÇO Passeio do Ipê, 52 - Módulo 26. Tel.: (13) 3319-5000. PLANTÃO DE SEGURANÇA DA AARSL Atendimento 24horas. Tel.: (13) 3316-6699. CARTÓRIO DE REGISTROS CIVIL E TABELIONATO Av. 19 de maio, 403– Bertioga. Tel.: (13) 3317-1583. CARTÓRIO ELEITORAL Rua Luiz Pereira de Campos, 408 – Centro – Bertioga – Tel.: (13) 3317-4987. CORREIO Av. Dezenove de Maio, 455 – Centro, Bertioga – Tel.: (13) 3317-1724 / 33176224 / 3316-4410. DELEGACIA DE POLÍCIA CIVIL Rua Manuel Gajo, 340, Parque Estoril, Bertioga. Tel.: (13) 3317-1411 (24 horas). DER – DEPARTAMENTO DE ESTRADAS E RODAGEM Rua Dr. Fernando Costa, 155, Vila Sta. Rosa, Cubatão. Tel.: (13) 3362-6607 / 3361-1355. www.der.sp.gov.br ECOVIAS Tel.: 0800-197878 / Trânsito e condições das estradas (24 horas): www.ecovias.com.br FUNDAÇÃO 10 DE AGOSTO Al. dos Vagalumes, 100 - Tel.: (13) 3316- 7344. E-mail: secretaria@ fundacao10agosto.com.br POLÍCIA MILITAR Rod. Dr. Manoel Hipólito Rego, km 213 Tel.: (13) 3313-1317 / 3313-1065 ou 190 (24 horas).

POLÍCIA RODOVIÁRIA Rod. Dom Paulo Rolim Loureiro (Antiga SP – 98 Mogi-Bertioga), km 98 Tel.: (13) 3313-1200 (24 horas). PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE BERTIOGA Rua Luiz Pereira de Campos, 901, Vila Itapanhaú - Tel.: (13) 3319-8000 www.bertioga.sp.gov.br RIVIERA SHOPPING CENTER Av. Riviera, 1.256 - Tel.: (13) 3316- 6033.

SITE DA RIVIERA DE SÃO LOURENÇO Informações, novidades e curiosidades. www.rivieradesaolourenco.com SITE DA ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DA RIVIERA DE SÃO LOURENÇO Canal exclusivo para moradores e proprietários. www.associacao amigosdariviera.com.br SIV – SISTEMA INTEGRADO DE VENDAS Sistema oficial de compra e venda de imóveis na Riviera. Pavilhão de Exposições - Largo dos Coqueiros, 15. Tel.: (13) 3316-8008/(13) 3316-5330. sivriviera@sivriviera.com.br SOBLOCO CONSTRUTORA Av. da Riviera, 600 - Tel.: (13) 3316- 5316 - Em São Paulo: (11) 3093-9300.

OUTRAS PRAIAS E REDONDEZAS GASTRONOMIA RESTAURANTE ACQUA Com uma vista única do mar de Camburi, oferece cozinha primorosa com influência italiana. Estrada do Camburi, 2000 - Camburi. Tel.: (12) 3865-1866. ACQUA AZUL Frutos do mar - Av. Vicente de Carvalho, 102, Centro – Bertioga (13) 3317-1272 / 3317-3094. www.acquaazul.com.br/ restaurante-bertioga ANTIGAS Frutos do mar, massas e carnes. Aberto de sexta a domingo. R. Reginaldo Flávio Correa, 190 – Camburi.Tel. (12) 38651355. www.restauranteantigas.com.br BADAUÊ Acomode-se em uma das mesas ou coloridas tendas e aprecie frutos do mar, robatas feitas na grelha e delícias da cozinha japonesa. Av. Francisco Loup, 901, Maresias – Tel.: (12) 3865 7289 / Juquehy (12) 3863-3028. www. restaurantebadaue.com.br/maresias BARCUS Restaurante localizado na Marina Capital, especializado em frutos do mar. Horários de funcionamento: de quinta­­feira a domingo, das 8h às 19h. Caminho do Capão, nº 240. Jd. Indaiá. Bertioga - São Paulo/SP. Tel (13) 3313-1161 / (13) 98112-5663. BISTRÔ JUQUEHY Três ambientes e uma loja de artesanato mineiro e pratas. Av. Mãe Bernarda, 637 – Juquehy - Tel.: (12) 3863-2609. www.villabistro.com.br CANDEEIRO Charmosa creperia e pizzaria, com pizza quadrada servida em chapa de

ferro. Estrada de Camburi, 87 – São Sebastião - Tel.: (12) 3865-3626. www.pizzariacandeeiro.com.br CANTINETTA Em meio a um jardim tropical, saboreie pratos diversos, saladas e lanches. Conta ainda com mercearia, adega e serviços especiais. Estrada do Camburi, 720 - Camburi - Tel.: (12) 3865-2612. CHAPÉU DE SOL Com bela e ampla vista para o mar, prove receitas de frutos do mar ou pizzas à noite, em um ambiente rústico. Av. Mãe Bernarda 2001 – Juquehy – Tel.: (12) 3863 3028. CHEIRO VERDE Restaurante variado com deck com vista ao mar. Destaque para receitas com peixes e frutos do mar. Av. Walkir Vergani, 1172 – Boiçucanga – São Sebastião - Tel.: (12) 3865 2280. DALMO O BÁRBARO Frutos do mar – Rodovia Rio Santos – Km 233 – Sentido Bertioga/Guarujá - Tel.: (13) 3268-1364. GULERO Localizada em uma das construções mais antigas de Juquehy, datada de 1867 e totalmente restaurada. Avenida Mãe Bernarda, 271 – Juquehy. Tel.: (12) 3863-1397. KOMASUSHI Delícias da cozinha oriental, preparadas pelo experiente sushiman Fernando dos Santos. Rua Tupã, 80 - Camburi. (12) 3865-1984. Funciona das 18h às 23h (fechado às quartas). MANACÁ Tradicional na região, com cozinha contemporânea de frutos do mar, sua localização é privilegiada, em meio a um exuberante jardim tropical. Rua do Manacá, 102 – Camburi. Tel.: (12) 3865-1566. www. restaurantemanaca.com.br OGAN Em meio ao verde e a um ambiente descontraído, o restaurante possui cardápio bastante diversificado e está situado no canto mais tranquilo de Camburi. Estrada de Camburi, 1650 – Camburi. Tel.: (12) 3865–2388. www.restauranteogan.com.br PITANGUEIRA Cozinha contemporânea e vista para o mar, a dica é o Spaghetti de Camarão e de sobremesa o abacaxi grelhado. Estrada do Camburi, 1088 – Camburi. Tel.: (12) 3865-1688. PIZZARIA A FIRMA Pizzaria - Rua Sebastião Romão César, 419 – Maresias. Aberto de quinta a segunda. Tel.: (12) 38656142. Atendimento a partir das 19h. TÍCURA Decorado com mandalas, serve saladas, ceviches, peixes e pizzas. Estrada do Camburi, 1.182 - Tel.: (12) 3865-1446 / (12) 3865-2417. TIÊ SAHY Cozinha contemporânea com serviço a La carte com opção de pratos infantis. Av. Adelino Tavares, 160 Barra do Sahy - Tel.: (12) 3863-6369.

R E V I S TA D A R I V I E R A D E S Ã O L O R E N Ç O .

69


ARTIGO

G E O R G E TA G O N Ç A LV E S

© LAZINGBEE / ISTOCKPHOTO.COM

E tem gente que acha minha vida fácil Gente, sai dessa cidade louca, vem viver na mata, na praia, na montanha, na cidade pequena! Tem passarinho, pé de abacate, tomateiros! Saiam daí antes que aconteça alguma coisa! Porque pode acontecer, sabe?”

Pois é. Em 1980 resolvi sair de São Paulo e me instalei

No meio desse tempo comecei a trabalhar com lixo, cis-

numa casa sem chão, sem luz elétrica e sem água enca-

mando que era importante que as pessoas cuidassem

nada no meio do mato numa cidade do litoral paulista.

melhor de suas sobras. Lá onde eu morava não tinha

– Volta para São Paulo, isso não vai dar certo, olha

coleta de lixo e eu já tinha entendido, sem consultar o

suas roupas, olha seu cabelo, nem sofá você tem,

Google, como as coisas funcionam na floresta: o que é

nem dá para chegar de carro na sua casa! – cantavam

de planta se decompõe e volta para a terra. Uma coisa

em coro os amigos, muito preocupados.

simples e lógica. E eu me livrava das cascas e sobras

Deu certo, mas chorei um Amazonas e meio para me

devolvendo para a fornecedora, que sempre foi grata e

acostumar e, tantos anos depois, dou graças por cada

devolvia em fertilidade para novas plantas. Hoje isso se

minuto de aprendizado. Tive que reaprender a viver.

chama compostagem e passou a ser considerada uma

Nada do que eu sabia servia para aquele lugar sem in-

técnica complexa, discutida em institutos de pesquisa

terruptores. A gente acha que sabe muito. Sabe nada. A

e escolas e custando caro para os cofres públicos.

gente sabe de quase nada.

– Não vai dar certo, no Brasil essas coisas não funcio-

No meio desse tempo todo resolvi me livrar do carro. Só

nam, isso é coisa de primeiro mundo, ninguém vai

tinha um mecânico nas redondezas e me cansei dele,

separar lixo, desiste, isso é coisa de ambientalista,

do carro, das chaves, do IPVA, do cheiro de mofo e dos

Quase ninguém separa mesmo, mas até hoje é o que

perto. O lava a jato viria muitos anos depois.

sustenta minha fé nas pessoas e paga minhas contas.

– Você não pode ficar sem carro! E se acontecer alguma

Continuo a saga e acho que nunca quero parar.

coisa, se você precisar de um médico, ônibus aí é di-

E já mais perto da modernidade de hoje começou a la-

fícil! – diziam os amigos, muito assustados.

dainha do celular que eu me recusava a comprar:

Aconteceram muitas coisas, precisei de médicos, me adaptei aos ônibus. E se passaram mais uns anos.

Georgeta Gonçalves é educadora ambiental e coordenadora-geral do Programa de Gerenciamento de Resíduos da Riviera de São Lourenço www.georgeta-escrevivendoemcamburi.blogspot.com

70 . R E V I S T A D A R I V I E R A D E S Ã O L O U R E N Ç O

de comunista! – gritavam os amigos.

pelos de cachorro nos bancos. Não tinha lava a jato por

– Precisa ter, a gente não acha você, e se acontecer alguma coisa? Todo mundo tem!

Aprendi a acender fogo, a cortar lenha, a capturar ser-

Ok. Me rendi ao celular, mas continuo achando que

pentes, a entender das estações do ano, dos ventos.

coisas sempre acontecem, independentes do que temos

Nesse tempo também deixei para sempre o meu cargo

ou não. Até perder o celular pode acontecer.

como professora do Estado. Cansei da sala dos pro-

Hoje meus amigos estão dentro dos seus carros, nas

fessores, daquele espelho sórdido, do livro do ponto,

grandes cidades, parados no trânsito, agarrados aos

daquele sofazinho safado, do café de garrafa térmica.

celulares. Não todos. Alguns infartaram. Uns até mor-

– Não deve largar um emprego seguro, falta pouco

reram. E outros estão loucos para sair da cidade gran-

para você se aposentar, só oito anos, dá para aguen-

de. Agora canto eu:

tar, pensa no futuro! – lamentavam os amigos muito

– Gente, sai dessa cidade louca, vem viver na mata, na

aborrecidos.

praia, na montanha, na cidade pequena! Tem passa-

Mais uns anos e me aposentei como autônoma sem

rinho, pé de abacate, tomateiros! Saiam daí antes que

nunca mais ter visto um livro de ponto.

aconteça alguma coisa! Porque pode acontecer, sabe?



SOBLOCO, 60 ANOS. ESPECIALIZADA EM DESENVOLVER ESPAÇOS URBANOS SUSTENTÁVEIS ONDE AS PESSOAS TÊM ORGULHO DE VIVER.

Empreender, urbanizar e construir é mais do que erguer estruturas e criar novas vias. É integrar o espaço natural às nossas necessidades modernas de conforto, lazer e qualidade de vida. Por isso, há mais de 60 anos, a Sobloco dedica-se a projetos e obras de desenvolvimento urbano, que se tornaram referência de uso e ocupação de solo. Suas criações são exemplos, reconhecidos nacional e internacionalmente, de comunidades planejadas e sustentáveis, onde as pessoas têm orgulho de viver.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.