Revista da Riviera - Janeiro 2018

Page 1

GREEN IS THE NEW BLACK Ano 16 Número 26 | Verão de 2018

Elegância sustentável, moda e meio ambiente em perfeita harmonia

PROVAS DE AMOR Declarações e presentes apaixonantes que entraram para a história MEIO AMBIENTE As ações do setor da Riviera que atua em defesa da natureza

RIV26_01_Capa_FINAL.indd 2

31/01/2018 19:26


SÃO PAULO | RIO DE JANEIRO | CAMPINAS | SÃO JOSÉ DOS CAMPOS BRETON.COM.BR • @BRETONOFICIAL

Anuncio Revista Riviera 550x350mm OP01 .indd 1 RIV26_02-05_Anuncios.indd 2

19/12/17 21:03


RIV26_02-05_Anuncios.indd 3

14/12/17 21:03 13:07 19/12/17


SÃO PAULO | RIO DE JANEIRO | CAMPINAS | SÃO JOSÉ DOS CAMPOS BRETON.COM.BR • @BRETONOFICIAL

Anuncio Revista Riviera 550x350mm OP02 .indd 1 RIV26_02-05_Anuncios.indd 4

19/12/17 21:03


RIV26_02-05_Anuncios.indd 5

14/12/17 21:03 13:08 19/12/17


EDITORIAL

nossa opinião

AQUELE ABRAÇO “A Riviera continua linda...” poderíamos dizer ao plagiar só um pouquinho a música Aquele Abraço, de Gilberto Gil, que no final dos anos 1960 saudava o Rio de Janeiro, seus personagens, instituições e história. Só que no caso do nosso bairro temos a ousadia de afirmar que ele também continua belo e está cada dia melhor, e isso se deve, sem a menor dúvida, aos nossos “personagens” e instituições, às ações a favor de um ambiente descontraído e seguro e às opções de cultura, lazer, esportes e serviços que oferecemos. É por isso que nossa revista sempre busca destacar os aspectos que fazem a diferença do nosso empreendimento e o mantêm fiel ao projeto lançado em 1979.

Diretor de marketing: Luiz Augusto Pereira de Almeida Editora executiva: Beatriz Pereira de Almeida www.sobloco.com.br

E hoje, quase 40 anos depois, não poderíamos – assim como fez Gilberto Gil – deixar de enviar aquele abraço, na forma de reportagens, aos nossos personagens e instituições, a começar pela Associação dos Amigos da Riviera de São Lourenço, cujo setor de meio ambiente garante a saúde ambiental do bairro e uma convivência saudável entre a natureza e as atividades do dia a dia urbano. Esse é o tema da matéria De olho nos detalhes, que mostra os cuidados que fazem da nossa localidade um exemplo de qualidade de vida, favorecendo atividades como as desenvolvidas por um grupo de amigos formado aqui mesmo, mais de 20 anos atrás: é a turma do Pedal da Praia, “personagem” de Pedal, Riviera e amigos, um bom exemplo do caráter agregador da Riviera – a esses bikers enviamos o nosso abraço! Mas não nos esquecemos dos empreendedores e lojistas do Shopping Riviera, “atores” principais do maior complexo de compras, negócios e lazer do litoral norte, que conta com grifes famosas, como Carmen Steffens, Kopenhagen, Amor aos Pedaços, Track&Field, só para citar algumas das 52 lojas, 13 quiosques, sendo 19 pontos de alimentação que literalmente “fervem” durante o verão. Outra opção de lazer que merece as nossas felicitações é o Caminho do Mar, uma trilha pela Serra do Mar que mistura bela paisagem, história e

Jornalista responsável: Juliana Klein MTb 48.542 Redação: Sheila Mazzolenis, Carolina Tavares e Mariana Borges Colaboração: Keila Seidel Direção de Arte: Angel Fragallo Projeto Gráfico: Fullcase Revisão: Adriana Giusti Capa: Vizerskaya/iStock.com Fotografia: Fabio H. Mendes / E6 Imagens, Mar Franz / Fotonativa, Rodrigo R. Matias e Viviane Oggiano Impressão: Oceano Indústria Gráfica e Editora Ltda.

conhecimento – e comece a planejar seu passeio ao ler a reportagem As curvas da estrada. Finalmente, o maior abraço vai para nossos leitores via matérias que atualizam, di-

Realização

vertem e destacam aspectos do bem viver com estilo, graça e elegância. Este é o caso das reportagens Ah, esses queijos! – com dicas interessantes para fazer dessa iguaria milenar o ponto alto de uma reunião de amigos – e Ser sustentável está na moda, que mostra a responsabilidade que todos devemos ter com o planeta mesmo quando escolhemos as roupas e

São Paulo / (11) 3713-8525 www.fullcase.com.br

acessórios que queremos – e precisamos! – comprar. E como o que nos estimula é o amor pelo que fazemos, não poderíamos deixar de dizer um alto e sonoro Eu te amo na matéria com este título, que saúda as loucuras feitas por

A revista Riviera é uma publicação produzida pela Fullcase Editora, sob encomenda da Sobloco Construtora

alguns apaixonados famosos para provar seus sentimentos. Divertida e curiosa, sem dú-

S.A. Os textos assinados na revista

vida, essa reportagem nos faz pensar na importância de demonstrar nosso afeto – e se não

são de responsabilidade exclusiva

podemos dar diamantes e palácios, que tal um sorriso, aquele abraço e votos de felicidade? É o que desejamos a todos vocês, leitores, colaboradores e amigos da Riviera de São

de seus autores.

Tiragem: 15 mil exemplares, auditada por:

Lourenço neste início de verão e de um novo ano. A todos vocês, aquele abraço! Beatriz Almeida, beatriz@sobloco.com.br

w w w.r i v ier ade s aolour enc o.c om

6 . R E V I S TA D A R I V I E R A D E S Ã O L O U R E N Ç O

RIV26_06-07_Editorial.indd 6

19/12/17 18:56


anuncio_katiavolpe_rev-riviera_062017_v2.indd 1 RIV26_06-07_Editorial.indd 7

08/06/2017 14:49:07 19/12/17 21:06


SUMÁRIO

Revista da Riviera de São Lourenço ano 16 número 26

verão

10

32

Registros Na década de 1980, os trabalhos de infraestrutura da Riviera avançam com a construção dos canais de drenagem.

60

Prova de Amor

Riviera no Facebook Confira os posts mais curtidos e comentados da fanpage da Riviera.

16 20

Os lugares mais incríveis, os produtos mais desejados em uma fina seleção que irá despertar seus sentidos. Ninguém pode julgar a excentricidade de uma pessoa apaixonada – muito menos seus presentes! Conheça algumas das declarações de amor mais marcantes da história.

Aconteceu Os principais eventos que movimentaram a Riviera no segundo semestre de 2017, com destaque para atividades sociais, culturais, esportivas e ambientais.

A Riviera pelo ponto de vista de quem ama, cuida e frequenta.

Certificação ISO

40

Queijos

Moda Sustentável

Seja no discurso de Gisele Bündchen ou nas coleções de Stella McCartney, a preocupação com as questões ambientais invadiu as passarelas e vem ganhando espaço no mundo da moda.

28

38

Riviera No Filter

© DAVID M. BENETT / GETTY IMAGES FOR ECO-AGE

22

Warmup

SIV Alguns imóveis que fazem parte da seletiva agenda do Sistema Integrado de Vendas da Riviera (SIV).

46

Por que essa Certificação é tão importante para a Riviera?

Franceses, suíços, brasileiros... Não importa a origem, os queijos fascinam a humanidade há milênios e estão inseridos na gastronomia mundial de forma permanente.

Associação dos Amigos O Setor de Meio Ambiente da AARSL trabalha incansavelmente para atender os moradores e proteger a fauna e a flora da Riviera.

52

Caminhos do Mar

56

Pedal da Praia

As belezas e as curiosidades da charmosa “Estrada Velha de Santos” são reveladas durante uma deliciosa caminhada, que coloca o turista frente a frente com a história.

A Riviera serviu de cenário para unir alguns apaixonados pelas bikes, que se tornaram grandes amigos e hoje pedalam juntos mundo afora.

Há 27 anos nascia um dos points mais badalados do litoral norte de São Paulo, que se tornou um dos ícones do lifestyle da Riviera.

64

Atitude Ambiental

66

Gente

70

Compras

72

Guia

© NIKADA / ISTOCK.COM

14

Riviera Shopping

Premiação promovida pelo Programa Clorofila de Educação Ambiental movimenta as escolas de Bertioga e engaja alunos e professores nas questões ambientais.

Um espaço reservado às pessoas que enchem a Riviera de charme e estilo!

Novidades imperdíveis selecionadas nas vitrines do Riviera Shopping!

Endereços para ter sempre à mão, a qualquer momento.

ARTIGOS

50

Luiz Augusto Pereira de Almeida O crescimento desordenado das cidades e a falta de visão de seus gestores expõem a desconexão do Brasil com as ações de desenvolvimento urbano internacionais.

74

Georgeta Gonçalves As facilidades da internet que chegam carregadas de complicações.

8 . R E V I S TA D A R I V I E R A D E S Ã O L O U R E N Ç O

RIV26_08-09_Sumario.indd 8

19/12/17 22:02


RIV26_08-09_Sumario.indd 9

19/12/17 22:02


D I G I TA L

A Riviera com você, onde você estiver

FOLOW US! Mantenha-se conectado com tudo o que acontece na Riviera curtindo e seguindo nossos canais oficiais na internet. Hoje já somos uma comunidade de quase 170 mil seguidores no Facebook e mais de 9.300 no Instagram. Confira alguns dos posts mais populares do último semestre e fique ligado no quem vem por aí... O verão está só começando!

Recorde de Alcance: 67.935 pessoas Engajamento (visualizações e interações): 9.20%

Facebook www.facebook.com/ RivieradeSaoLourencoOficial

REGISTROS

Recorde de Engajamento: 21.81% Alcance: 18.131 pessoas

Site institucional www.rivieradesaolourenco.com

YouTube www.youtube.com/user/ RivieraSaoLourenco

Engajamento: 17.93% Alcance: 11.952 pessoas

Instagram @rivieradesaolourencooficial

Fatos que fizeram história

Os canais de drenagem que cruzam a área da Riviera são importantíssimos para preservar o bairro do risco de enchentes. No início da década de 1980, a Sobloco, com a consultoria de especialistas, elaborou amplo projeto para o sistema de drenagem do empreendimento capaz de escoar todas as águas de chuva rumo ao mar. O primeiro canal foi executado entre os módulos 5 e 6. Suas embocaduras em concreto armado foram projetadas para se manter mesmo durante as fortes ressacas que atingem a costa. Arquitetos, engenheiros, técnicos e muitos outros profissionais estiveram envolvidos em todas as obras e enfrentaram todos os desafios para fazer da Riviera o empreendimento que ela é hoje. A Riviera de São Lourenço é fruto de muito trabalho, perseverança, dedicação e, principalmente, entusiasmo.

Extrato do livro Riviera de São Lourenço, ontem, hoje... registros

10 . R E V I S T A D A R I V I E R A D E S Ã O L O U R E N Ç O

RIV26_10-13_Registros+Digital_vs2.indd 10

20/12/17 12:17


RIV26_10-13_Registros+Digital_vs2.indd 11

20/12/17 12:17


RIV26_12-13_Anuncios.indd 12

19/12/17 21:09


RIV26_12-13_Anuncios.indd 13

19/12/17 21:09


WARM UP SEMPRE NA MODA Com uma linhagem que remonta um dos períodos mais românticos e criativos da história italiana, o Renascimento (1525), o Disaronno tornou-se hoje o licor da Itália favorito do mundo, com uma legião de fãs que não para de crescer. Para manter-se relevante e atualizado com o estilo de vida de seus consumidores, a marca decidiu criar uma edição de garrafas colecionáveis em parceria com os principais nomes da moda no país, como Moschino, Versace, Cavalli, Etro e o recém-lançado Missoni. Mas o projeto com suas

À frente

garrafas de edição limitada também tem uma missão humanitária notável: desde a primeira edição, em 2013, parte do dinheiro arrecadado com as vendas é doada à Charity For Development, que desenvolve importantes projetos dedicados especialmente às mulheres na África.

WWW.DISARONNO.COM

© FOTOS: DIVULGAÇÃO

Um apanhado do que há de mais curioso, moderno, elegante ou exclusivo pelo mundo afora

DESCONECTE-SE

DETALHES PRECIOSOS

Que tal desligar os componentes eletrônicos,

Marco Polo nasceu em 1254 e passou 24 anos longe de sua

dar uma pausa na vida digital e colocar o

Veneza querida, em uma épica viagem pela Ásia. Suas

corpo e a mente em harmonia absoluta com

crônicas, detalhadas em Il Milione (ou As Viagens de

a natureza? Essa é a proposta do Silky Oaks

Marco Polo), introduziram muitas pessoas à cultura e à

Lodge, um dos resorts de luxo que oferece

cartografia asiáticas. Para homenagear tão ilustre figura

maior privacidade – e um dos mais disputados

da história, os designers da Montblanc decidiram criar

da Austrália. Oculto no fundo da floresta

uma das suas canetas mais cuidadosamente produzidas

de Daintree, um dos ecossistemas mais

até hoje: a Marco Polo Limited Edition. Exibindo um

complexos do planeta, ele foi instalado às

trabalho minucioso inspirado nos anos em que o conhecido

margens do cristalino Rio Mossman e oferece

aventureiro estava negociando pedras preciosas enquanto

confortáveis acomodações integradas com a

servia o grande Khan, o produto reflete toda elegância e

natureza, atividades de exploração das belezas

riqueza da corte imperial da Mongólia. Com diversas partes

naturais locais (ou até mesmo de algumas

moldadas ou entalhadas em ouro 24 K, a caneta ostenta

mais distantes, como a Grande Barreira de

ainda um majestoso diamante de 6,12 quilates,

Corais, pelo litoral de Queensland), inúmeras

que acrescenta mais exclusividade à peça.

terapias e tratamentos de Spa e uma refinada gastronomia, que valoriza os produtores da

WWW.MONTBLANC.COM

região e faz uma mescla de sabores típicos australianos com clássicos da cozinha asiática e europeia. Imperdível!

WWW.SILKYOAKSLODGE.COM.AU

14 . R E V I S T A D A R I V I E R A D E S Ã O L O U R E N Ç O

RIV26_14-15_WarmUp_vs3.indd 14

19/12/17 18:52


© FOTOS: DIVULGAÇÃO

MOBILIDADE URBANA

PARA JANE, COM CARINHO

A ideia de uma bicicleta portátil, que seja leve de transportar, pequena para guardar e segura de pedalar, persegue o homem há muitas décadas. Ao mesmo tempo, o foco na redução de pesos e

O livro "Juvenilia" é uma compilação de

dimensões quase sempre termina em bicicletas muito pequenas e

histórias curtas feitas pela escritora inglesa

desconfortáveis. Com base em estudos sobre a mobilidade urbana

Jane Austen durante sua adolescência (17871793), época em que ela estava livre de censura ou pressão social. O caos criativo e as contínuas contradições que caracterizam suas histórias são os mesmos pilares presentes nas coleções da Gucci e, por isso, ganharam forma com a homônima Juvenilia, uma bolsa de couro brilhante e adornada com uma moldura impressa no material. A icônica alça de bambu é justaposta com o símbolo de uma cabeça felina rugindo, pintada com esmalte colorido

individual, o designer italiano Gianluca Sada resolveu criar um e incrustada com cristais cintilantes e

produto dobrável que tivesse os padrões de tamanho normais quando

duas pedras nos olhos. A cinta de corrente

montada e muita praticidade para ser transportada com facilidade

destacável permite que o acessório seja

dentro de transportes públicos coletivos. Assim nasceu a Sada Bike,

usado como uma bolsa de ombro. Cada

uma bicicleta com rodas sem raios, quadro leve em alumínio, sistema

unidade é acompanhada de um exclusivo

de dobramento com apenas um ponto de ancoragem – que a deixa do

pocket-sized do livro, impresso com uma

tamanho de um guarda-chuva! – e capacidade de caber inteira dentro

capa única e inspirada na coleção.

de uma mochila. Muito prático, não?

APROXIMADAMENTE: US$ 4,600 WWW.GUCCI.COM

POR ENTRE AS UVAS Para quem gosta de vinhos, Mendoza, na Argentina, é o lugar certo. Por que não unir a paixão com um delicioso spa? O Casa de Uco Vineyards & Wine Hotel está localizado no Vale do Uco, ao sudoeste da região. É um

DECLARAÇÃO DE AMOR

oásis onde a maior uva Malbec do

Durante cinco séculos, Paris tem sido conhecida pela

mundo é cultivada. A fazenda ocupa

qualidade e criatividade de seus artesãos de joias. Foi nesse

320 hectares rodeados pela majestosa

tradicional cenário do final do século 18 que a fundadora

cordilheira dos Andes, que faz divisa

da Chaumet, Marie-Etienne Nitot, fez sua marca. Do anel

com o Chile, além das extensas vinhas

de casamento de Napoleão com Joséphine à nova coleção

e um lago – completando assim um

Liens de Chaumet – nascida de um fio de ouro que

cartão postal imbatível. Comandado por

conecta o essencial entre seu passado, presente e futuro

um prestigiado chef local, o restaurante

–, seu trabalho está constantemente em sintonia com os

refinado e aconchegante combina

movimentos artísticos de seu tempo, representando a

cozinha gourmet regional com uma

expressão universal do amor e servindo como um talismã

extensa carta de vinhos.

que liga cada ser humano ao mundo e aos outros.

WWW.CASADEUCO.COM

WWW.CHAUMET.COM

R E V I S TA D A R I V I E R A D E S Ã O L O U R E N Ç O .

RIV26_14-15_WarmUp_vs3.indd 15

15

19/12/17 18:52


ACONTECEU A Riviera vibra com esportes e eventos e investe em melhorias para seus usuários. Seu papel vai além dos seus limites, com uma intensa participação no desenvolvimento da cidade. Esse semestre foi marcado por uma programação repleta de iniciativas sociais e ambientais.

INVESTIMENTO NO SURF DE BERTIOGA

© FOTOS: MAR FRANZ / FOTONATIVA

Pranchas de surf novinhas, camisetas de treinamento e de competição, uniformes para treinadores e alunos. Quem ganhou esse novo enxoval foi a equipe da Oficina dos Atletas, um projeto social realizado há sete anos em Bertioga pela Surfuncional, que visa preparar

CAMPANHAS OUTUBRO ROSA E NOVEMBRO AZUL Repetindo o sucesso de 2016, a Riviera de São Lourenço promoveu em 2017 o “Outubro Rosa Riviera” e o “Novembro Azul Riviera”, campanhas que têm como objetivo conscientizar as pessoas sobre o câncer de mama e sobre o câncer de próstata. As campanhas contaram com uma programação intensa: yoga, dia da beleza, corte de cabelo solidário, atividade funcional na praia, caminhada, corrida e diversas palestras, nas quais os participantes puderam esclarecer muitas dúvidas sobre a doença. Dessa vez, a Riviera abraçou outros bairros da cidade, sendo parceira em eventos no centro da cidade e no bairro Jardim Vista Linda. Os eventos foram organizados pela Sobloco Construtora e contaram com a colaboração da Associação dos Amigos da Riviera, Seconci, Jacques Janine, Restaurante Jangada, Restaurante Maremonti, Riviera Shopping, SIV, Fundação 10 de Agosto, Projeto Riviera nas 4 Estações, Studio Souza Couto, Ilha da Madeira Resort, Sociedade Brasileira de Urologia de São Paulo (SBUSP), além de voluntários e parceiros. A renda arrecadada pela campanha Outubro Rosa foi encaminhada para as ONG’s de Bertioga que trabalham para a conscientização da prevenção do câncer de mama: Ong Amigas do Peito e Projeto Tamara Carvalho.

jovens atletas da comunidade, de 7 a 17 anos, para competições de surf. O Programa conta com o apoio da Riviera de São Lourenço por meio da Sobloco Construtora, que está investindo firme na formação dos atletas. A entrega dos novos equipamentos aconteceu no dia 29 de novembro no Ilha da Madeira Resort, na Riviera, onde fica a sede da Surfuncional e onde os atletas mirins recebem treinamento.

VILA DO BEM: NOVO CENTRO SOCIAL E COMUNI TÁR Como resultado do acordo judicial assinado entre a Sobloco, a Prefeitura de Bertioga e o Ministério Público, por meio do Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente (Gaema), no dia 16 de outubro, a Riviera de São Lourenço realizou a entrega do novo Complexo Sociocultural, Esportivo e de Saúde para a Cidade de Bertioga, localizado no quilômetro 216 da rodovia Rio-Santos. O novo espaço entregue à comunidade e batizado de Vila do Bem foi oficialmente inaugurado pela Prefeitura Municipal no dia 9 de dezembro. Nesse primeiro momento, foi aberto ao público o Complexo Esportivo Antonio Rodrigues de Carvalho “Toninho do Leilão”, dispondo de sete áreas para diversas modalidades: campo de futebol society ; quadra poliesportiva; quadra de vôlei de praia; pista de skate; pista de caminhada e pista para salto em distância, além das arquibancadas fixas. Além do complexo esportivo, o Espaço Vila do Bem conta com uma Unidade Básica de Saúde (UBS), um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), um Centro Comunitário, equoterapia e estacionamento para 82 veículos. Tudo devidamente equipado, mobiliado e sinalizado. Em agosto deste ano a Riviera de São Lourenço realizou ainda a entrega de uma nova sede da Diretoria de Operações Ambientais (DOA) de Bertioga, órgão responsável pela fiscalização ambiental

16 . R E V I S T A D A R I V I E R A D E S Ã O L O U R E N Ç O

RIV26_16-19_Aconteceu_vs2.indd 16

19/12/17 20:45


24 ANOS DA FUNDAÇÃO 10 DE AGOSTO Sob o tema “Fundação Canta Roberto”, a Fundação 10 de Agosto comemorou, no dia 11 de agosto, 24 anos de atividades. O evento, realizado na casa de Shows Pucci Riviera, reuniu 400 pessoas, entre elas familiares de alunos, apoiadores da entidade, representantes de organizações e autoridades municipais. Foi uma noite memorável em que o talento musical dos alunos ficou em evidência. A Fundação 10 de Agosto é uma entidade sem fins lucrativos, sediada na Riviera, que leva cultura e educação a centenas de crianças, jovens e adultos de todo o município. O importante papel da Fundação na comunidade foi reconhecido no dia 19 de setembro, quando a entidade recebeu da Câmara de Vereadores de Bertioga uma moção de parabenização assinada por todos os vereadores.

UNI TÁRIO PARA A CIDADE

CIRCUITO DE CORRIDAS DOS AMIGOS DA RIVIERA No dia 19 de novembro, foi realizada a 9.ª e última etapa do Circuito de Corridas dos Amigos da Riviera – Tour 2017, contando com a participação de 230 atletas. Como em todas as etapas do ano, o clima foi de festa, pois nessa última corrida, foram premiados os vencedores de todas as categorias do Tour 2017, o que reuniu no evento familiares e amigos que compareceram para aplaudir os participantes. O Circuito de Corridas da Riviera acontece há 12 anos e se tornou um grande e delicioso evento na Riviera, frequentado por amigos e famílias que confraternizam por meio do esporte. Além disso, a iniciativa tornou-se a principal fonte de renda da Fundação 10 de Agosto, reunindo 2715 pessoas durante o ano. Parabéns a todos os atletas e que venha o Tour 2018! Em 2017, o Circuito contou com o apoio da Sobloco Construtora, Associação dos Amigos da Riviera, SIVSistema Integrado de Vendas de Imóveis, Medical Line, Riviera shopping, Três Meios, Florense Riviera, Ramon Alvares&Associados, Sabel Imóveis, Veja Negócios Imobiliários, Factual Negócios Imobiliários, Gescon Negócios Imobiliários, McDonald’s e Restaurante Jangada.

25 ANOS DE PROGRAMA CLOROFILA no município. Além disso, a Riviera também fez a entrega de um novo Ecoponto (ponto de entrega voluntária de materiais recicláveis), no bairro de Boraceia. Essas doações também fazem parte do acordo judicial. A Prefeitura recebeu com muita alegria os novos equipamentos e passa, a partir dessa formalização, a ter inteira responsabilidade pela guarda, manutenção e operação das instalações.

No dia 1º de setembro, o Programa Clorofila de Educação Ambiental da Sobloco comemorou seus 25 anos de existência na Casa de Shows Pucci, na Riviera de São Lourenço. O evento reuniu toda a comunidade educacional da cidade para celebrar a importância e a contribuição que o Programa tem dado às escolas públicas e particulares do município. Em 25 anos de trabalho contínuo, milhares de alunos de Bertioga, muitos já adultos agora, vivenciaram experiências de contato com a natureza, descobrindo sua importância e aprendendo a respeitá-la. Os vereadores do município presentes no evento fizeram uma homenagem à Sobloco pela realização do Programa, com a entrega de uma moção de parabenização.

VIDA SAUDÁVEL Seguindo um planejamento adequado e com as devidas autorizações dos órgãos públicos competentes, os trechos de ciclovias e de calçadas da Riviera estão sendo executados por etapas pela Associação dos Amigos. O último trecho implantado ao longo da Alameda Boa Vista (atrás do Riviera Shopping) ganhou ainda uma novidade: um equipamento para a prática de exercícios ao ar livre. A estrutura, confeccionada em aço inox, vai servir de indicador para a ampliação do número dos equipamentos disponibilizados para a prática de ginástica ao ar livre, assim como aconteceu com os bicicletários públicos.

R E V I S TA D A R I V I E R A D E S Ã O L O U R E N Ç O .

RIV26_16-19_Aconteceu_vs2.indd 17

17

19/12/17 20:45


ACONTECEU

© FOTOS: MAR FRANZ / FOTONATIVA

NO RIVIERA SHOPPING

ARRAIAL DA RIVIERA A 9.ª edição do Arraial da Riviera aconteceu nos dias 21, 22 e 23 de julho com um recorde de público e de atrações. Mais de 15 mil pessoas frequentaram o evento e puderam aproveitar as inúmeras atividades oferecidas e degustar um cardápio variado de gostosuras. O evento é beneficente à Fundação 10 de Agosto.

RIVIERA BOAT WEEK O melhor do mundo náutico esteve na Riviera nos dias 15 a 20 de novembro, em um evento premium que reuniu barcos, lanchas, jet skis, carros e motos nacionais e internacionais de alto padrão. Apesar da chuva que insistiu em cair no feriado, a segunda edição do Salão Riviera Boat Week atraiu milhares de visitantes.

SEMANA DA CRIANÇA De 7 a 14 de outubro, o estacionamento do Riviera Shopping se transformou em um grande parque com brinquedos, várias opções de alimentação, compras e um palco repleto de atrações. Tudo isso fez parte do evento “Riviera Market Place – Quintal da alegria”, que proporcionou muita diversão para todas as idades. Quem veio adorou.

RIVIERA GOLF TOUR Shut gun às 9 horas. Categorias scratch, 0 a 18, 19 a 36. Modalidades stroke play ou scramble. Quem não está acostumado pode não entender, mas esses são os termos utilizados para regulamentar os torneios de golf que acontecem na Riviera durante o ano inteiro. Em 2017, o Riviera Golf Club realizou seu segundo tour, com a realização de oito etapas durante o ano. O número de golfistas na Riviera vem aumentando; cada vez mais pessoas descobrem o prazer de praticar esse esporte. Cada torneio conta com aproximadamente 40 participantes, mas o melhor de tudo é quando o jogo acaba e começa a confraternização. A festa nunca tem hora para acabar. Em 2017 o golf tour contou com o apoio da Alabastour Viagens, que ofereceu aos jogadores um prêmio para quem fizesse um Hole in One (acertar o buraco em apenas uma tacada). Como nenhum jogador conseguiu realizar a proeza – e não é fácil mesmo –, o prêmio foi sorteado entre os participantes. O vencedor foi Edson Mota, que ganhou uma hospedagem de 8 dias/7 noites em Orlando para 4 adultos!

18 . R E V I S T A D A R I V I E R A D E S Ã O L O U R E N Ç O

RIV26_16-19_Aconteceu_vs2.indd 18

19/12/17 20:45


D E C O R A Ç Ã O

&

D E S I G N

Transformando ideias e projetos em sua plena satisfação e orgulho

MARCENARIA - PERSIANAS E CORTINAS - TAPEÇARIA - PAPEL DE PAREDE - TOLDOS Parceiros:

• • • •

17 anos no mercado Projetos exclusivos Design Moderno Prazo e compromisso Clovis & Neiliane À frente do Praiamar

13 3313-2495 13 3313-2496

RIV26_16-19_Aconteceu_vs2.indd 19

Rua dos Jornalistas, 651 Jardim Indaiá - Bertioga - SP.

contato@grupopraiamar.com.br www.grupopraiamar.com.br

praiamar.page

19/12/17 21:10


# R I V I E R A N O F I LT E R @primengate

Riviera sem filtros

@fl aviozgomes

@isabel_psicologa

@menacho_katia

@vida_de_caicara

@amirakalaf

@aragonbrasil

REVELE A SUA RIVIERA

Publique sua foto no Facebook ou no Instagram usando a hashtag #rivieranofilter e junte-se às milhares de pessoas que resgistram e divulgam seus melhores momentos na Riviera. @ateliececi

@rrossi82

@rebecasabatini

@rogeriomoretti

@barbaratolotto @vanessaganzerli

@marischittini

@grandoinvest

@marcelo_limalhp

20 . R E V I S T A D A R I V I E R A D E S Ã O L O U R E N Ç O

RIV26_20-21_NoFilter.indd 20

19/12/17 20:46


Qualidade em

Envidraçamento

de Sacadas

EXPOSITOR

Eleito o melhor Envidraçamento de sacadas 2017

Agilidade para você via WhatsApp (11) 95372-0072

www.sanglass.com.br

(11)3854-1122 | (11) 4200-0050 RIV26_20-21_NoFilter.indd 21

19/12/17 21:12


C O M P O R TA M E N T O

M O D A S U S T E N TÁV E L

SER SUSTENTÁVEL ESTÁ NA MODA O mundo fashion contribui, cada vez mais, para a utilização de recursos renováveis na produção de roupas e acessórios, mas atribui ao consumidor um papel ativo na defesa do meio ambiente

Gisele Bündchen é linda, ninguém tem dú-

E nesse último evento, Gisele foi a estrela

vida, mas o que a torna ainda mais especial é o

incontestável. Merecedora do prêmio Eco Laure-

fato de ter deixado as passarelas e intensificado

ate – o primeiro a ser concedido pelo setor moda

sua militância a favor do nosso planeta e de seus

sustentável – em reconhecimento à sua luta em

recursos, tornando-se uma das vozes mais ouvi-

defesa do meio ambiente e da preservação da

das e de destaque entre as celebridades interna-

Amazônia, ela surgiu esplendorosa em um ves-

cionais que defendem a conservação ambiental!

tido verde da estilista inglesa Stella McCartney

Prova disso é que somente em setembro de 2017

– outra defensora ardorosa do uso consciente

ela participou de três eventos importantes e mui-

dos recursos naturais –, elaborado a partir de

to divulgados na mídia mundial. O primeiro de-

viscose de origem sustentável de florestas certi-

les foi a abertura do festival Rock in Rio – quan-

ficadas da Suécia. Um luxo!

do declarou, emocionada, “sonho com o dia em

Só mesmo na Suécia, podem pensar alguns,

que encontraremos equilíbrio entre o ter e o ser,

referindo-se à sofisticação de fabricação de um

o desfrutar e o preservar”. O segundo foi, nada

tecido dessa natureza... Mas a verdade é que o

mais nada menos, o lançamento do Pacto Global

conceito de sustentabilidade aplicado à moda já

para o Meio Ambiente na cúpula da 72ª Assem-

se espalhou pelo mundo e chegou até mesmo à

bleia Geral das Nações Unidas (ONU), a convite

Paraíba, Brasil, onde uma empresa nacional – a

do presidente francês Emmanuel Macron – nun-

Natural Cotton Color – produz e exporta algodão

ca houve a participação de um ícone da moda em

orgânico colorido: um algodão cuja pluma já

uma solenidade dessa natureza! E o terceiro foi o

nasce em tons marrom e bege, sem uso de adi-

inovador Green Carpet Fashion Awards, realiza-

tivos ou corantes.! Segundo Francisca Gomes

do no Teatro Alla Scala, em Milão.

Vieira, a CEO da empresa, o fato de a matéria-

© LUDOVIC MARIN/AFP/GETTY IMAGES

p o r C a r o l i n a Ta v a r e s

GISELE BÜNDCHEN e o presidente francês EMMANUEL MACRON: a modelo, que é Embaixadora da Boa Vontade do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, discursou no lançamento do Pacto Global para o Meio Ambiente na 72ª Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU).

22 . R E V I S T A D A R I V I E R A D E S Ã O L O U R E N Ç O

RIV26_22-27_Moda.indd 22

19/12/17 18:53


© DAVID M. BENETT/DAVE BENETT/GETTY IMAGES FOR ECO-AGE

RIV26_22-27_Moda.indd 23

GREEN CARPET FASHION AWARDS: Gisele Bündchen foi premiada por suas iniciativas ligadas à sustentabilidade na moda. A modelo surgiu de vestido “vegano” assinado por Stella McCartney.

R E V I S TA D A R I V I E R A D E S Ã O L O U R E N Ç O .

23

19/12/17 18:53


C O M P O R TA M E N T O

M O D A S U S T E N TÁV E L

NATURAL COTTON COLOR: plantadores de algodão colorido, rendeiras, bordadeiras e artesãos trabalham com remuneração digna e muita auto estima, constituindo assim um exemplo de Cadeia Produtiva sustentável na indústria da moda brasileira.

© DIVULGAÇÃO / NATURAL COTTON COLOR

“Existe uma preocupação em não usar qualquer tingimento químico no produto – a única intervenção é a do artesanato local, totalmente integrado ao design dos produtos – e colaborar com o desenvolvimento da comunidade onde estamos inseridos”

RENATA DRUMMOND, estilista e dona da marca Ecow: A maior parte dos tecidos utilizados pela empresa são veganos, ou seja, feitos sem qualquer origem animal e com a garantia de que nenhum ser vivo – incluindo o homem – será machucado no processo.

A vez da moda sustentável

87% de água no processo de industrialização

Inúmeras marcas – dentre elas, as de alta-

– o que já é, definitivamente, um grande passo

-costura e as de street wear – já incorporaram

para auxiliar a preservação do meio ambiente.

esse conceito e estão apresentando coleções

“Existe uma preocupação em não usar qualquer

produzidas com materiais orgânicos, utilizando

tingimento químico no produto – a única inter-

mão de obra local e disseminando a proposta de

venção é a do artesanato local, totalmente inte-

desenvolver produtos social e ambientalmente

grado ao design dos produtos – e colaborar com o

sustentáveis.

desenvolvimento da comunidade onde estamos

Mas, enquanto que para alguns, a moda

inseridos. Trabalhamos com agricultura familiar

ética é uma categoria separada, onde os méto-

e pagamos um bom preço pelo quilo de pluma

dos e processos utilizados são menos poluentes

– 4 a 5 dólares. Se você considerar que o valor

ou ajudam a diminuir o impacto ambiental da

médio pago pelo algodão convencional é de 2 dó-

produção de vestuário, para outros existe um

lares, a Natural Color auxilia as famílias que vi-

conceito mais holístico dentro do movimento,

vem em nossa região.” E isto é sustentabilidade:

onde tudo deve ser ético, desde considerações

desenvolver produtos a partir de matéria-prima

ambientais até os direitos trabalhistas e a trans-

natural, utilizada com sabedoria e respeito, sem

parência da cadeia de suprimentos.

desperdício, e, o que é igualmente importante,

Um bom exemplo disso é dado por Rena-

melhorando as condições de vida da comuni-

ta Drummond, estilista e dona da marca Ecow

dade produtora. O resultado de tamanha cons-

- Ecological Conscience On Wearing, que já há

cientização se faz sentir no sucesso alcançado

alguns anos vem pensando moda dentro desse

pela marca, inclusive no mercado internacional.

novo conceito. Ela é um dos exemplos de quem

Atualmente, a Natural Cotton Color exporta para

usa o termo “sustentável” como algo além do

mais de dez países, entre eles, Japão, EUA, Cana-

meio ambiente. Na filosofia da empresa, está

dá, Alemanha, França, Arábia Saudita,

o alto comprometimento com os funcionários,

© DIVULGAÇÃO / ECOW

-prima já nascer com cor ajuda a economizar

FRANCISCA GOMES V I E I R A , C E O D A N AT U R A L COT TON COLOR

24 . R E V I S T A D A R I V I E R A D E S Ã O L O U R E N Ç O

RIV26_22-27_Moda.indd 24

19/12/17 18:53


© PASCAL LE SEGRETAIN/GETTY IMAGES

“COMPRE MENOS, ESCOLHA MELHOR E FAÇA DURAR” Vivienne Westwood

Se o assunto é consciência ecológica e sustentabilidade na moda, o tema deve ser abordado no mínimo sob duas óticas: a da indústria e a do consumo. A estilista inglesa Stella McCartney serve como exemplo da primeira: “Cresci cercada pela natureza e isso influenciou a visão que tenho hoje. Quando entrei na moda queria mostrar uma abordagem diferente. Quis tratar a indústria de forma sustentável”. Entusiasta do conceito de “economia circular” – que, nos vários segmentos da atividade econômica, propõe uma nova forma de criar, produzir e comercializar produtos com o objetivo de garantir o uso e o reuso dos recursos naturais –, McCartney recentemente se disse empolgada com os caminhos apontados à indústria têxtil pelo relatório da Fundação Ellen MacArthur, A new textiles economy: Redesigning fashion´s future (Uma nova economia têxtil: Redesenhando o futuro da moda). De acordo com o documento, os números são assustadores: meio milhão de toneladas de microfibras é jogado nos oceanos todos os anos – o equivalente a mais de 50 bilhões de garrafas plásticas. A indústria precisa, com urgência, explorar novos materiais, capazes de se biodegradar sem liberar toxinas e sem poluir. Esse enfoque vai muito além de defender o uso de fibras naturais produzidas por métodos orgânicos. STELLA MCCARTNEY: em passagem pela passarela do Paris Fashion Week 2017, a estilista leva à luz dos holofotes importantes causas sustentáveis, que já estão presentes em metade das suas coleções.

valorização do trabalho humano, respon-

cogitação. “As estampas trazem também

sabilidade social, estímulo à criatividade

motivos ecológicos e há foco no aproveita-

e talentos individuais e preocupação com

mento de tecidos que vêm com defeito ou

o ambiente de trabalho. “Ser conscien-

sobras da coleção anterior. A preocupação

te para a ECOW é conseguir manter um

vai desde a matéria-prima até a reciclagem

equilíbrio econômico dentro da empresa,

do que já foi produzido”, conta.

obtendo um crescimento financeiro e uma

“Nesse campo, nem mesmo os aces-

maior profissionalização e ao mesmo tem-

sórios ficam de fora”, destaca Natascha

po estar focada nas questões sociais como

Aguiar, personal stylist, consultora de

a boa relação com os funcionários, repre-

moda e também apresentadora de TV.

sentantes, clientes e todas as pessoas que

“Tudo é pensado de maneira sustentável.

se relacionam com a ECOW”, conta.

As jóias e bijuterias são produzidas com

A maior parte dos tecidos utilizados

artigos naturais e ecológicos. Os desig-

pela empresa são veganos, ou seja, feitos

ners fazem o processo inverso – criam a

sem qualquer origem animal e com a ga-

partir de um material já existente. Mate-

rantia de que nenhum ser vivo – incluindo

riais garimpados em antiquários junto

o homem – será machucado em seu proces-

com produtos orgânicos como fibra dão

so. Couro, lã, seda ou peles estão fora de

vida a peças. Chegou a hora de todos se

O relatório MacArthur estima ainda que 500 bilhões de dólares são perdidos a cada ano em peças produzidas, comercializadas, pouco ou mal usadas, e raramente recicladas. Exatamente aqui entra o consumidor e um princípio de ouro resumido na frase da estilista inglesa Vivienne Westwood: “Compre menos, escolha melhor e faça durar”. Desse princípio derivam as demais regras para organizar um guarda-roupa inteligente, com peças básicas, coordenáveis, bem cuidadas na forma de lavar, passar e guardar – com reduzido consumo de água, de energia e (por que não?) de espaço. DANIELLE FERRAZ e PENHA MORAES, autoras de – Guia prático de moda para a vida real

Mas, comprar menos não representa a antítese da moda? No livro Moda sob Medida – Um guia de moda para a vida real, respondemos a essa pergunta com um redondo “não”! Moda hoje é sinônimo de consumo consciente: ela sempre propõe, mas quem dispõe é você. Do ato de comprar ao modo como cuidamos de nossas roupas, podemos (e devemos) ter atitudes sustentáveis. Guarda-roupa abarrotado não é sinônimo de estilo, mas de desperdício, e quantidade nunca significou qualidade. Lá atrás, na primeira metade do século 20, a visionária Coco Chanel já afirmava: “Sou contra a moda que não dure. Não consigo imaginar que se jogue uma roupa fora só porque é primavera”.

Danielle Ferraz e Penha Moraes

25

RIV26_22-27_Moda.indd 25

19/12/17 18:53


C O M P O R TA M E N T O

M O D A S U S T E N TÁV E L

conectarem de verdade com o artesanal, com

godão demoram até um ano, enquanto que pier-

trabalhos sociais, inclusão social, ética e um

cing, anéis e objetos de aço ficam dez anos divi-

comércio justo”, avalia.

dindo espaço com a natureza. E aí se coloca uma pergunta: não teria sido melhor reciclar, trocar

Mas a sustentabilidade na moda não se res-

ou doar as peças? Ou seja, ter uma postura mais inteligente em relação ao que se compra e usa?

tringe à fabricação de tecidos, à confecção de

Essa visão inovadora tem estimulado o

roupas e acessórios ou à manutenção de um

crescimento em todo o mundo do movimen-

ambiente ético de trabalho. Vai além e inclui a

to chamado Slow Fashion. Contrapondo-se ao

forma como essas peças são usadas e... descar-

“fast fashion” – o fenômeno global de produ-

tadas pelo consumidor final (ver quadro Compre

ção em massa e consumo desenfreado —, esse

menos, escolha melhor e faça durar).

movimento originado na Europa promove um

De acordo com Francisca Gomes Vieira, da

novo modo de pensar, agir e consumir, mais

Natural Cotton Color “coleções que mudam o

consciente e sustentável. O termo ‘slow fashion’

tempo inteiro também demonstram desrespei-

foi criado em 2008 pela inglesa Kate Fletcher,

to pelo planeta já que a alta produção vai na-

consultora de design sustentável e professora

turalmente gerar mais produto para descarte.”

do Centre for Sustainable Fashion, inspirado

Aí está uma das questões mais importantes da

no movimento Slow Food. Assim como passa-

sustentabilidade: evitar o desperdício e o des-

mos a dar mais atenção à origem dos alimentos

carte inadequado de produtos – e isto se aplica

que consumimos, o impacto ambiental e social

também à moda!

causado pela indústria da moda nos últimos

Somente em 2013, 15,1 milhões de tonela-

anos vem impondo uma leitura mais cautelosa

das de roupas e outros produtos têxteis foram

da “marca” que vestimos. O movimento slow

descartados pelos norte-americanos, sendo que

fashion diz respeito a todo o ciclo de produção

85% desse volume acabaram em aterros sanitá-

e consumo do produto: da escolha de materiais

rios – segundo dados da campanha Reclaim do

produzidos com menor impacto ambiental (ou

HuffPost. Não se pode deixar de lado, também, o

reaproveitados) passando pelo respeito às leis

tempo de decomposição de cada peça: somente o

trabalhistas e valorização da mão de obra até

couro usado em bolsas, casacos e carteiras pos-

o reconhecimento do design autoral, da moda

sui fibras naturais que levam até 50 anos para

com personalidade e de itens que sobrevivem

desaparecer. Já camisetas, jeans e tecidos de al-

aos modismos passageiros.

© ARQUIVO PESSOAL

“Ser sustentável é diminuir seu impacto no mundo , é ser consciente e entender quais atitudes diárias são desnecessárias para a sua vida e quais podemos modificar para gerar menos impacto. Ser sustentável, antes de tudo, é ser simples” LÍVIA HUMAIRE, GEÓGR AFA E CRIADORA DO PROJETO ZERO WAS T E

© DIVULGAÇÃO

Abaixo o desperdício

KATE FLETCHER: além de ser uma das maiores autoridades em moda sutentável, a professora da Universidade das Artes de Londres também é fundadora do conceito Slow Fashion.

Lívia Humaire, geógrafa e criadora do projeto Zero Waste – cujo objetivo é ensinar e incentivar atividades cotidianas e simples favoráveis ao meio ambiente – define: “ser sustentável é diminuir seu impacto no mundo , é ser consciente e entender quais atitudes diárias são desnecessárias para a sua vida e quais podemos modificar para gerar menos impacto. Ser sustentável, antes de tudo, é ser simples”. Livia explica que uma nova prática, que já é comum em outras partes do mundo está crescendo muito no Brasil: a troca, doação ou customização de roupas e acessórios, diminuindo o descarte e dando aos produtos um tempo maior de vida útil – alguém pode gostar e aproveitar aquela roupa que você não quer mais! E isto está na moda e deve ser praticado, é o que garantem estilistas de renome como Stella McCartney e Vivianne Westwood (veja quadro Compre menos, escolha melhor e faça durar), leais às ideias de outro ícone da moda: Coco Chanel!

26 . R E V I S T A D A R I V I E R A D E S Ã O L O U R E N Ç O

RIV26_22-27_Moda.indd 26

19/12/17 18:53


A CONSTRUTORA DO PEIXINHO ESTÁ DE BARBATANA NOVA Com 55 anos de história e mais de 5 mil imóveis entregues, reafirmamos nosso compromisso com a inovação e agora a PGC/SOLBRASIL é: PRAIAS CONSTRUTORA !

O VISITEADO DECOR

perspectiva artística

Praias.1962

@Praias1962

O Ilha verde é sua casa de campo na praia, com apartamentos 3 e 2 dormitórios de 70m² à 169m² oferece a você um lazer completo, 2 vagas de garagem com depósito privativo, tudo isso em um verdadeiro paraíso ecológico. verda

Canal Praias

www.praiasconstrutora.com

RIV26_22-27_Moda.indd 27

19/12/17 21:14


R E A L E S TAT E I M Ó V E I S

Riviera do seu jeito As melhores oportunidades de imóveis na Riviera de São Lourenço estão no Sistema Integrado de Vendas (SIV). Confira aqui uma cuidadosa seleção e faça um ótimo negócio!

Para comprar ou vender na Riviera, confie no SIV Pavilhão de Vendas: Largo dos Coqueiros, 15 – Módulo 5 Tel.: (13) 3316-8008 Portal de imóveis: www.rivieradesaolourenco.com/siv

© FOTOS: VIVIANE OGGIANO

ESPAÇO E REQUINTE Conforto e estilo são reverenciados nesta maravilhosa casa! São 344m2 bem distribuídos em um terreno de 525m2, com 5 suítes, a casa é toda revestida em porcelanato, living para 2 ambientes, finamente equipada e decorada, suíte térrea com acessibilidade, varanda, projeto de automação, monitoramento, espaço gourmet , piscina, sauna e garagem com 4 vagas. Cód.: SC04546

VISTA DE CARTÃO-POSTAL Para quem procura tranquilidade, esse apartamento é perfeito. Possui 4 lindas e perfeitas suítes, além de 3 vagas na garagem, 210 m2 de área útil, pé na areia, amplo living integrado ao terraço, churrasqueira e uma vista deslumbrante da praia! Além disso, o condomínio possui uma área de lazer completa, com quadra de tênis, piscinas, sauna, churrasqueira, salão de festas e salão de jogos. Cód.: SA04358

28 . R E V I S T A D A R I V I E R A D E S Ã O L O U R E N Ç O

RIV26_28-31_SIV_vs3.indd 28

19/12/17 18:50


IMPRESSIONANTE Além de moderna, esta linda casa possui um imponente ar de mansão. Com 5 dormitórios (sendo 3 suítes), ela distribui seu glamour em 533,60 m2 de construção. Toda mobiliada, com destaque para o espelho d’água na frente e a cascata nos fundos. Conta ainda com spa, piscina de borda infinita (raia de 12 m), além de vários ambientes para usufruir com muito conforto. Cód.: SC02523

SONHO PÉ NA AREIA Com 6 suítes, este lindo apartamento duplex encanta todos por ser finamente mobiliado e estar localizado quase dentro da praia! Conta com living para 3 ambientes, lavabo, dormitório de empregada, ar-condicionado, sala de cinema, piscina e churrasqueira privativa com maravilhosa vista para o mar. São 658 m2 de área útil e 4 vagas na garagem. Cód.: SA04378

COBERTURA DE RESPEITO A plenitude da vista acompanha a sensação de tranquilidade desta cobertura única! Com generosos 270 m2 de área útil, foi recentemente reformada. Possui 4 lindos dormitórios, sendo 3 suítes, cozinha americana, living com ar-condicionado e um magnífico terraço com bar, churrasqueira e piscina. No edifício, lazer completo e 6 vagas de garagem. Cód.: SA03894

29

RIV26_28-31_SIV_vs3.indd 29

19/12/17 18:50


R E A L E S TAT E I M Ó V E I S

PARAÍSO PARTICULAR À primeira vista, esta casa já salta aos olhos pelas linhas modernas e dimensões generosas. Possui 5 suítes, 6 vagas, 340 m2 de área construída em um terreno de 420 m2. Casa de alto padrão, toda revestida em porcelanato e mobiliada com móveis de extremo bom gosto. Possui ainda terraço, varanda, churrasqueira, piscina e banheira com hidromassagem. Cód.: SC04280

VIZINHO DO MAR São 4 dormitórios, sendo 3 suítes luxuosas, que os futuros moradores poderão desfrutar com todo conforto. Pé na areia frontal e mobiliado, conta com amplo living integrado ao terraço, churrasqueira e espetacular vista para o mar. Possui 147,05 m2 de área útil, 2 vagas na garagem e lazer completo no condomínio, com piscina, sauna, churrasqueira, quadra de tênis, salão de festas e jogos. Cód.: SA02981

CHARMOSO Confortável apartamento com 3 dormitórios, sendo 1 suíte. São 82,94m2 de área útil, cozinha americana, living com terraço e churrasqueira. No condomínio, uma área de lazer completa e 2 vagas na garagem. Cód.: SA00237

VISTA PANORÂMICA Com uma vista singular para o mar, este apartamento pé na areia conta com 5 suítes, 4 vagas e 315 m2 de área útil. Possui amplo living para 3 ambientes com magnifico terraço, churrasqueira, ar-condicionado e cozinha. No edifício, área de lazer completa, com piscina, quadra poliesportiva, sauna, churrasqueira, playground, quadra de tênis, salão de festas e de jogos. Cód.: SA00565

30

RIV26_28-31_SIV_vs3.indd 30

19/12/17 18:50


CONFORTO E EXCLUSIVIDADE Perfeito para quem gosta de acordar e ver que o mar está logo ali, ao seu lado. Este lindo apartamento de 211,99 m2 de área útil possui 4 suítes, amplo living integrado ao terraço e churrasqueira. Possui ainda 4 vagas na garagem e lazer total no edifício, com piscina, sauna e quadra poliesportiva. Cód.: SA02049

RIVIERA COM ESTILO No tamanho ideal para uma estadia aconchegante e confortável, este encantador apartamento possui 93,63 m2 de área útil. Todo mobiliado, está equipado com ar-condicionado, living integrado ao terraço, churrasqueira e 3 dormitórios (sendo 1 suíte). Para completar, lazer completo no condomínio. Cód.: SA03327

ESPAÇO PARA TODO MUNDO Ampla e requintada, esta linda casa possui 430m2 de área construída muito bem distribuídas, 5 grandes suítes, sala para 3 ambientes, cozinha americana perfeita, ar-condicionado, terraço espaçoso, piscina, churrasqueira, forno à lenha e 4 vagas na garagem. Cód.: SC04553

R E V I S TA D A R I V I E R A D E S Ã O L O U R E N Ç O .

RIV26_28-31_SIV_vs3.indd 31

31

19/12/17 18:50


C O M P O R TA M E N T O

P R O VA S D E A M O R

Essas palavras mágicas são às vezes substituídas por presentes inesquecíveis, exóticos e luxuosos que revelam concretamente a paixão entre dois amantes por Sheila Mazzolenis

Para algumas pessoas – raríssimas, é verdade! – não basta um buquê de rosas vermelhas, um jantar especial à luz de velas ou simplesmente um sorriso acompanhado de um gesto de carinho. É preciso mais, muito mais, para que sua amada – ou amado – não tenha jamais dúvida do extraordinário afeto que os une. E nessa hora vale tudo, dependendo, é claro, do saldo bancário ou do talento de quem oferece: diamantes, palácios, monumentos, músicas e até obras poéticas inesquecíveis! Aqui, algumas histórias re-

© NIKADA / ISTOCK.COM

cheadas de mimos e declarações de amor.

RIV26_32-37_PresentesAmor_vs5.indd 32

19/12/17 19:38


TAJ MAHAL Uma foto sensibilizou o mundo em 1992: a princesa Diana sentada, sozinha, à frente do Taj Mahal, revelando fragilidade e tristeza pelo fim iminente de seu casamento com o herdeiro do trono inglês. Uma história de amor moderno que não deu certo diante de um monumento construído no século XVII em Acra, Índia, para celebrar exatamente a paixão de um imperador - Shah Jahan - por sua terceira esposa, Mumtaz Mahal, morta ao dar a luz ao décimo quarto filho do casal. Inconsolável, Jahan ordenou a construção de um mausoléu no qual sua amada pudesse descansar eternamente e não poupou dinheiro nem mão de obra para erigir aquele que se tornaria uma das sete maravilhas do mundo, inspiração para poetas, artistas e músicos – nosso Jorge Ben Jor, por exemplo, tornou-se mundialmente reconhecido graças a uma música que leva o nome do monumento! Mas, além de sua história de amor, o que faz do Taj Mahal um dos destinos preferidos de milhões de turistas românticos de todo o mundo? Certamente é a sua iluminada beleza, construída em mármore incrustado com pedras semipreciosas segundo uma técnica italiana utilizada por artesãos hindus. Estima-se que mais de 20 mil homens aplicaram jade e cristal da China, turquesa do Tibete, lápis-lazúlis do Afeganistão, ágatas do Iêmem, safiras do Ceilão, ametistas da Pérsia, corais da Arábia Saudita, quartzo do Himalaia e âmbar do Oceano Índico na decoração dos arabescos muçulmanos da parte externa e interna do monumento de 580 metros de comprimento por 304 metros de largura. Nessa obra não poderia faltar ouro arrematando a cúpula brilhante da edificação, cujo entorno é um amplo e simétrico jardim no estilo muçulmano, cortado por um canal ladeado de ciprestes. Em uma das extremidades desse canal está o banco de pedra hoje conhecido como o banco de Diana – o mesmo no qual ela se sentou sozinha em 1992 –, muito procurado por casais para suas fotos de recordação de uma viagem romântica. O príncipe William – herdeiro do trono inglês e filho mais velho de Diana – e sua esposa, Kate Middleton, não fugiram à regra e se deixaram fotografar no mesmo cenário, em uma atitude que muitos viram como um gesto de solidariedade e uma homenagem plena de amor à chamada princesa do povo.

R E V I S TA D A R I V I E R A D E S Ã O L O U R E N Ç O .

RIV26_32-37_PresentesAmor_vs5.indd 33

33

19/12/17 19:38


C O M P O R TA M E N T O

P R O VA S D E A M O R

© BRENOANTUNES / ISTOCK.COM

La Peregrina: encontrada por um escravo africano no Golfo do Panamá, a pérola passou por reis e rainhas até, finalmente, pertencer a Elizabeth Taylor.

21 cômodos: no alto da pequena rua, em frente à Igreja do Carmo, está a ampla casa de portas amarelas onde viveu Chica da Silva.

© STAN HONDA/AFP/GETTY IMAGES

LAGO, CARAVELA...

... Mesmo que os casamentos acabem! Mas, verdade seja dita, eles restam como testemunho de histórias de amor que, por sua intensidade, transcendem ao tempo e ficam na memória da sociedade. É o que aconteceu com o casal formado pelos atores Richard Burton e Elizabeth Taylor, protagonistas de um tórrido e agitado romance marcado por brigas, afastamentos, reconciliações, dois casamentos e igual número de divórcios. Mas a cada reaproximação – e é isso que ninguém esquece! –, presentes faraônicos, adequados à beleza rara da atriz de olhos violeta apaixonada por joias. Entre as joias ofertadas por Burton se destaca a pérola “La Peregrina ”, o anel Krupp e o diamante, em formato de coração, que pertenceu a uma das esposas de Shah-Jahan, o mesmo criador do Taj Mahal – este homem certamente sabia como agradar uma mulher! Adquiridas pelo ator em leilões disputados, essas preciosidades tinham tradição e história. A pérola em formato de pera, por exemplo, foi um presente do príncipe espanhol Filipe II à futura rainha da Escócia,

© WILLIAM LOVELACE/EVENING STANDARD/GETTY IMAGES

OS DIAMANTES SÃO ETERNOS...

Excêntrico casal: Richard e Elizabeth viveram toda intensidade de um amor implacável.

Maria Tudor, no século XVI. O anel Krupp, 33 quilates coroado por um diamante, pertenceu a Vera Krupp, descendente de conhecida família de industriais alemães do século XIX. Mas nada se compara ao coração de diamante, a mais famosa, bela e valiosa pedra já conhecida e, agora, eternamente associada ao casal de artistas – tanto que passou a ser identificada pelo nome Taylor-Burton!

“Se em Minas não há mar, que se construa um lago para o agrado de minha rainha!”. As palavras podem não ter sido exatamente essas, mas a história conta que as ordens do contratador português João Fernandes de Oliveira, um rico comerciante de diamantes – dizem que sua fortuna era maior do que a do rei de Portugal –, foram seguidas à risca e incluíam uma caravela para passeios náuticos! E assim surgiu, em pleno século 18, um lago artificial na região próxima à cidade hoje conhecida como Diamantina! O fato por si só já seria surpreendente, mas o que o torna ainda mais extraordinário é a rainha de João Fernandes ser uma escrava alforriada semianalfabeta! Seu nome era Chica (ou Xica) da Silva. Poucos personagens femininos da história brasileira despertam tanta curiosidade como Chica, retratada pela primeira vez em 1868 na obra Memórias do Distrito Diamantino, de Joaquim Felício dos Santos. A saga da ex-escrava que se tornou a mais poderosa e rica mulher de Minas Gerais no período de exploração de diamantes inspirou novela, filme, documentário, romances, estudos acadêmicos e até enredo de escola de samba! E motivos não faltam para tal interesse. Para ela, João Fernandes construiu, nos fundos da Igreja do Carmo, uma capela exclusiva pintada a ouro – na época, escravos, mesmo alforriados, não podiam assistir a uma missa na nave central – e uma casa com 21 cômodos, jardim com flores exóticas e cascatas artificiais, onde ela educaria os 13 filhos que teve com o contratador, gerenciaria suas rendas e viveria, até sua morte, cercada de mucamas e de conforto. Sobre ela, a poetisa Cecília Meirelles, em seu livro Romanceiro da Inconfidência, de 1953, diria: "Ainda vai chegar o dia de nos virem perguntar: quem foi Chica da Silva que viveu neste lugar?". Sétima Arte: Zezé Motta foi a primeira atriz a interpretar Chica da Silva nas telonas. O premiado filme de Carlos Diegues (1976) tornou-se um clássico do cinema nacional.

34 . R E V I S T A D A R I V I E R A D E S Ã O L O U R E N Ç O

RIV26_32-37_PresentesAmor_vs5.indd 34

19/12/17 19:38


Pulseira com nove cruzes: presente preferido de Wallis.

© IVAN DMITRI/MICHAEL OCHS ARCHIVES/GETTY IMAGES

SALVE O REI DE WALLIS!

Simplesmente amor: o Duque e a Duquesa de Windsor (também conhecida como Wallis Simpson) na casa do governo em Nassau, nas Bahamas.

Outro inglês faria bem mais do que Burton. Seu nome era Edward Albert Christian George Andrew Patrick David, ou Eduardo VIII, soberano do Reino Unido e dos Domínios da Comunidade Britânica – então o todo poderoso império em que o sol nunca se punha, tal a extensão global de seus territórios! – e imperador da Índia. Herdou o trono com a morte de seu pai, Jorge V, em janeiro de 1936, mas não chegou a ser coroado ou completar um ano como monarca: abdicou em dezembro do mesmo ano depois de causar uma crise institucional ao pedir a mão de sua amante, Bessie Wallis Simpson, plebeia, socialite, americana e duas vezes divorciada, para horror da realeza e da sociedade inglesa da época. Detalhe: quando Edward a pediu em casamento, ela ainda estava casada com o segundo marido! Ao justificar sua decisão de abdicar do trono, Edward afirmou: “Acho impossível desempenhar minhas funções de rei como

VIAGEM AO PARAÍSO

gostaria sem o auxílio e o apoio da mulher que amo” – sem dúvida, essa abdicação pode ser considerada um “presentão” inusitado, mas não foi a única coisa de valor dada pelo ex-rei a sua amada. No início do romance, por volta de 1934, Edward deu a Wallis um simples cão Cairn terrier chamado Slippy, mas não esperou o seu casamento, em junho de 1937, para encher sua mulher de mimos vistosos e luxuosos. Por exemplo, o bracelete de diamantes com discos de platina cravejados de safiras, esmeraldas, ametistas, águas-marinhas e... mais diamantes. “Deus salve o rei de Wallis” está escrito em um dos discos. Também são destaques o colar de rubi e diamantes que celebrou os 40 anos de sua mulher e a pulseira articulada de diamantes e ônix que representa uma pantera! Mas a peça preferida de Wallis sempre foi a pulseira com nove cruzes, cada qual representando um fato importante na vida do casal. O casamento? Cruz de safiras, esmeraldas e diamantes. A decisão de casar? Cruz de rubi. E até mesmo uma cirurgia de apêndice mereceu a comemoração: uma cruz de safira amarela!

Paraíso de Dante: na terceira e última parte da Divina Comédia, Beatriz guia Dante através das nove esferas celestes do paraíso.

Tão longamente me reteve Amor E acostumou-se à sua tirania, Que, se a princípio parecia rude, Suave agora me habita o coração. Verdadeiros presentes de amor, esses poemas tornam-se ainda mais valiosos quando se sabe que Dante não viveu intimamente com Beatriz – ambos foram casados com outras pessoas –, mas foi fiel à sua paixão até o final da vida.

© ARY SCHEFFER - DANTE AND BEATRICE

Bastou um olhar e o menino que se transformaria em um dos mais celebrados poetas italianos rendeu-se aos encantos da doce Beatriz Portinari. O ano, 1289, e o menino era Dante Alighieri, que levaria para a vida adulta sua paixão e faria de sua amada a musa inspiradora de uma das obras literárias mais importantes do século 12, a Divina Comédia. É neste épico da poesia que Dante faz uma homenagem específica a Beatriz, descrevendo-a como sua guia pelo Paraíso... A ela dedicaria muitos outros versos apaixonados, como...

Platônico amor: o encontro amoroso entre Dante e Beatriz aconteceu somente na obra do artista Ary Scheffer, de 1851. © THEPALMER / ISTOCK.COM

R E V I S TA D A R I V I E R A D E S Ã O L O U R E N Ç O .

RIV26_32-37_PresentesAmor_vs5.indd 35

35

19/12/17 19:38


C O M P O R TA M E N T O

P R O VA S D E A M O R

Royal Albert Hall: o imponente presente da Rainha Vitória destaca-se por sua famosa abóbada de vidro, que toma todo o telhado do prédio.

MÚSICA PARA UMA LINDA GAROTA

© FAZON1 / ISTOCK.COM

Bem, nem sempre é preciso dinheiro ou talento artístico para expressar a emoção de uma relação perfeita – basta amor, muito amor! Este é o caso de Fred Stobaugh, um caminhoneiro aposentado de Peona, Illinois, EUA, que aos 96 anos escreveu uma música em homenagem à esposa morta apenas um mês antes. Ele jamais havia feito uma canção anteriormente e sempre se considerou desprovido de ouvido musical, mas a falta de sua companheira após 75 anos de feliz vida matrimonial o inspirou a fazer Oh! Sweet Lorraine e a enviar uma carta com a letra para um concurso de composição. O estúdio Green Shoe ficou tão comovido que decidiu dar vida à canção com músicos profissionais... E foi um sucesso!

Vitória se tornou rainha aos 18 anos, em 1837, e nos 64 anos seguintes do seu reinado revelou uma postura firme na gestão do Império Britânico, que conquistou seu apogeu. Sua firmeza e capacidade de decisão são ainda reconhecidas, e um bom exemplo dessas características de personalidade está na forma como agiu quando percebeu que estava apaixonada pelo príncipe alemão: sem hesitar, o pediu em casamento! Ele aceitou e as núpcias, realizadas em 1840, frutificaram com nove filhos! Segundo consta, eles foram felizes, pelo menos até a morte de Albert em 1861, oficialmente de febre tifoide. Vitória nunca se recuperou da morte do marido. Reclusa em suas propriedades, raramente foi a Londres nos anos que se seguiram. Por causa do seu isolamento,

Amor real e eterno: um dos poucos registros fotográficos do casal mostra um Albert sério ao lado de Vitória, apenas nove meses antes de sua morte precoce.

passou a ser chamada de “viúva de Windsor”. Durante anos evitou aparecer em público e, quando era obrigada a isso, vestia-se sempre de preto. Foram mais de 40 anos de luto e de homenagens monumentais ao marido morto.

© FRED LEE/ABC VIA GETTY IMAGES

Uma montanha na Nova Zelândia (Mount Albert), um lago em Uganda (Lake Albert), uma cidade no Canadá, seis pontes... Mas os “presentes” dados pela rainha Vitória ao seu marido, Albert, não pararam por aí. Só em Londres, ela mandou construir e batizou com o nome do amado – como se acostumou a fazer! – uma das principais salas de concerto do mundo (o Royal Albert Hall), um museu estupendo (o Victoria and Albert Museum) e uma grande biblioteca (a Prince Consort Library). Ah, e também o homenageou com quatro regimentos do exército britânico! Se também o agraciou com preciosas pedras ou ouro, ninguém sabe ao certo, mas não há como duvidar do intenso amor dedicado por ela ao seu primo direto, o príncipe alemão Albert de SaxeCoburgo-Gota.

© MAYALL/GETTY IMAGES

RAINHA VITÓRIA E ALBERT

Viveu para ela: Fred Stobaugh, o coração por trás do sucesso "Oh Sweet Lorraine", faleceu em novembro de 2016, aos 99 anos.

36 . R E V I S T A D A R I V I E R A D E S Ã O L O U R E N Ç O

RIV26_32-37_PresentesAmor_vs5.indd 36

19/12/17 19:38


RIV26_32-37_PresentesAmor_vs5.indd 37

21/12/17 10:46


CERTIFICAÇÃO ISO 1 4 00 1

ISO: um selo de valor para a Riviera A manutenção do selo ISO 14001 é garantia para os moradores de um Sistema de Gestão Ambiental moderno e eficiente

O Sr. Carlos Morais Carvalho Filho ficou satisfeito com o que viu na Riviera nos dias 24 a 28

Auditoria na Estação de Tratamento de Água da Riviera: rigor na rotina garante um eficiente funcionamento.

de setembro último. Como auditor da ABS Quality Evaluations, ele foi o responsável por verificar o cumprimento dos procedimentos estabe-

A melhoria contínua, por sua vez, exige que a

lecidos pela Norma ISO 14001 para o Sistema de

Riviera esteja sempre se renovando e inovando. Um

Gestão Ambiental do bairro. Após quatro dias

exemplo disso é a implantação e extensão das calça-

de escrutínio junto à Sobloco e à Associação dos

das. Lizenilde explica que a ampliação das ciclovias MARIA LIZENILDE LIMA COSTA, gerente administrativa da Associação dos Amigos da Riviera.

cido e manteve a certificação para a Riviera de São Lourenço. Mas, afinal de contas, alguns perguntam, o que é exatamente essa certificação, para que serve e que diferença faz?

© MAR FRANZ / FOTONATIVA

Amigos da Riviera, o auditor se deu por conven-

“Faz toda!”, afirma Maria Lizenilde Lima

visa tirar os veículos de circulação, reduzir a emissão de CO2, melhorar o trânsito e consequentemente a qualidade de vida. “Tudo isso tem um custo, mas a Riviera não pode parar, temos que perseguir sempre essa melhoria”. A validade da Certificação ISO 14001 é de três

Costa, gerente administrativa da Associação

possui procedimentos que descrevem, por exem-

anos, sendo que todo ano deve ser feita uma au-

dos Amigos da Riviera. “A ISO estabelece pro-

plo, o tratamento de água e esgotos, a gestão dos

ditoria para sua manutenção. No terceiro ano, é

cedimentos e padroniza a gestão do empreen-

resíduos, a organização da documentação, etc.

feita uma auditoria mais completa e rigorosa para

dimento. Não permite que as coisas sejam feitas

Nada é feito na Riviera sem planejamento. Lize-

a renovação da Certificação. A avaliação feita em

de qualquer jeito, impõe um planejamento, uma

nilde cita o tratamento de água como exemplo.

setembro teve ainda uma novidade. É que a Rivie-

implementação rigorosa e faz uma constante

“O procedimento da ISO descreve, de acordo

ra teve que adequar o seu selo à nova norma ISO

avaliação do sistema, corrigindo rotas e trazen-

com a legislação, quais os produtos químicos

14001:2015, uma versão atualizada da certificação.

do melhorias”. Sua manutenção é uma forma de

que devem ser utilizados para o tratamento de

As normas da família ISO são revisadas periodica-

perpetuar a gestão. “Se amanhã eu não estiver

água e esgoto. Esses produtos são controlados e

mente para garantir que permaneçam sempre atu-

aqui, qualquer outra pessoa terá condições de

precisam ter a licença da Polícia Civil, Federal

alizadas e relevantes para o mercado global. Com

dar continuidade ao trabalho, porque os proce-

e do Exército. O procedimento da ISO exige que

a publicação da versão 2015, que substitui a ISO

dimentos estabelecidos já determinam a forma

se verifique rotineiramente se essas licenças es-

14001:2004, todas as organizações certificadas

e o modus operandi de tudo o que tem que ser

tão em dia e se o uso e o controle de estoque dos

têm até 2018 para realizar a transição.

feito. Aqui não tem ‘jeitinho’”, afirma.

produtos estão corretos”. A gerente lembra que

“A principal diferença da ISO 2015 em relação

Segundo a gerente, a Certificação ISO está

representantes desses órgãos vêm a qualquer

à de 2004 é que ela deu especial atenção à gestão

apoiada em três pilares: o atendimento à legis-

momento conferir o estoque dos produtos e tudo

dos riscos e oportunidades. Fizemos todo o mapea-

lação, a melhoria contínua e a prevenção à po-

deve estar conforme o informado. “A rotina de

mento do contexto da Riviera, e assim podemos

luição. Todos os procedimentos são elaborados

um procedimento bem estruturado é a garantia

traçar novas estratégias e ações para atender a to-

visando atender esses pilares. Assim, a Riviera

de que tudo esteja sempre em ordem”, salienta.

das as partes interessadas”, conclui Lizenilde.

38 . R E V I S T A D A R I V I E R A D E S Ã O L O U R E N Ç O

RIV26_38-39_ISO_vs3.indd 38

19/12/17 19:45


Soluções em Arquitetura e Construções O Planejamento e a execução de uma obra relacionam-se diretamente ao projeto arquitetônico bem estudado e resolvido, atendendo as expectativas do cliente. Estão envolvidas questões como a melhor implantação da obra no terreno, aproveitamento da topografia, funcionalidade, acessos, integração dos ambientes internos e externos, paisagismo, conforto ambiental, iluminação e ventilação natural, além de explorar as vistas mais interessantes e aplicação dos materiais de acabamento indicados. Nossas obras seguem um alto padrão de construção, com rígido controle de qualidade, utilização dos melhores materiais e mão-de-obra especializada, oferecendo a garantia de um produto final de qualidade.

Casa Cor Londrina 2012

Casa Cor Londrina 2012

Concessionária Mercendes - Benz

evotec engenharia, arquitetura e construções Endereço

Contato

Rua Teodoro Sampaio, 498 - conjunto 88. Pinheiros - São Paulo.

11 3085-9256 | 11 95288-1575 11 99991-1848

Riviera de São Lourenço

* 40 anos

contato.construtoraevotec@gmail.com www.construtoraevotec.com.br

Executamos também obras de projetos de outros escritórios de arquitetura.

RIV26_38-39_ISO_vs3.indd 39

19/12/17 21:19


QUEIJOS

© IVANDZYUBA / ISTOCK.COM

GASTRONOMIA

40 . R E V I S T A D A R I V I E R A D E S Ã O L O U R E N Ç O

RIV26_40-45_Queijos_vs7.indd 40

19/12/17 20:06


AH, ESSES QUEIJOS! Cremosos, suaves, maturados, picantes... A deliciosa origem deste que é um dos astros principais da gastronomia mundial mistura-se à própria história da humanidade p o r C a r o l i n a Ta v a r e s

Em pleno verão ou nas noites frias de inverno, à beira da piscina ou em frente à lareira: não importa o local ou o clima, reunir amigos e familiares em torno de uma mesa de queijos é sempre uma festa. Além de compor pratos cheios de sabor, ele pode ainda ser muito bom para a saúde. Segundo recente pesquisa realizada pela Universidade de Soochow, na China, e publicada na revista European Journal of Nutrition, pessoas que consomem 40 g de queijo por dia possuem um risco 18% menor de desenvolver doenças cardiovasculares, 14% de ter um ataque cardíaco e menos 10% de sofrer um AVC. Uma ótima notícia! Mesmo sem conhecer todos esses benefícios para a saúde, os egípcios já apreciavam a iguaria cerca de dois mil anos antes de Cristo. Pinturas na tumba de um faraó – registro arqueológico mais antigo sobre o consumo de queijo – comprovam a relevância do alimento no cotidiano daquela civilização. Mais adiante, na Idade Média, ainda que o consumo do queijo fosse amplamente difundido, ele acontecia de maneira totalmente desordenada e confusa, misturando diversos tipos e sabores em momentos diferentes das refeições. Foi a rainha italiana Catarina de Médici, nascida em Florença no século XVI, que resolveu colocar uma “ordem no caos” e passou a comer o queijo ao final de cada refeição, neutralizando a adstringência dos alimentos e preparando o paladar

R E V I S TA D A R I V I E R A D E S Ã O L O U R E N Ç O .

RIV26_40-45_Queijos_vs7.indd 41

41

19/12/17 20:06


GASTRONOMIA

QUEIJOS

para a doçura da sobremesa. O costume da rai-

do país e estão inseridos na gastronomia de for-

nha virou uma tradição que permanece viva nos

ma permanente, compondo tradicionais pratos,

restaurantes franceses até hoje.

como a Fondue Savoyarde (creme de Gruyère,

Calcula-se que existam mais de 2.500 tipos

Emmenthal e Vacherin), o Aligot (purê de bata-

diferentes de queijos, e alguns, como o Parmi-

tas com Tomme ou Laguiole), o Croque monsieur

giano Reggiano, são tão especiais que chegam

(sanduíche com Gruyère), entre tantos outros.

a valer mais que ouro. Produzido na região de

Sabor à mesa!

teira de 40 kg pode custar incríveis 700 euros!

Nada melhor para receber os amigos e acom-

Claro que isso também faz dele o queijo mais

panhar um bom bate-papo do que uma tábua

falsificado de todos os tempos.

de queijos (plateau de fromages) bem montada,

Só a França, segundo maior produtor de

que pode ser composta com três a sete tipos de

queijos do mundo, conta com pelo menos um

queijo diferentes, variando texturas, sabores,

tipo diferente para cada dia do ano: “como se

cores e origens (veja o quadro Festival de Quei-

pode governar um país que tem 246 espécies

jos). Para acompanhar, o interessante é pensar

de queijo?”, ironizou certa vez o general francês

em mais de um rótulo de vinho, já que cada um

Charles de Gaulle. Os queijos, ao lado dos vi-

tem característica própria. Para a mozzarella de

nhos, tornaram-se um dos maiores patrimônios

búfala, pense em um espumante bem seco e cítrico. Já para o Gruyère, que é um queijo suíço duro, um tinto com mais fruta e menos madeira.

QUEIJO SENZALA: um representante mineiro que mostra sua força na revolução queijeira nacional.

© ELVIS FERNANDES

Emilia Romagna, Itália Central, uma peça in-

“O Château Cantegril, por exemplo, casa perfeitamente com queijos azuis. Essa harmonização, que é uma das melhores possíveis, aposta na contraposição de sabores, ou seja, o extremo do doce com o extremo do salgado”, conta Gabriel Raele, wine manager do internacional restaurante Fleming’s.

“Quanto mais mole e branco o queijo, mais leve, cítrico e branco deve ser o vinho. Quanto mais amarelo, duro e curado é o queijo, mais tinto e encorpado o vinho”

© ROFRIGO R. MATIAS / PICTASTE

GABRIEL R AELE, WINE MANAGER DO R E S TA U R A N T E F L E M I N G ’ S

CULTURA DO QUEIJO ARTESANAL: Gustavo Galo apresenta o queijo Senzala, eleito o melhor queijo de leite cru e massa prensada no Mondial du Fromage 2017.

Formado em engenharia mecânica, Gustavo Galo decidiu seguir um novo caminho de realização profissional e em 2014 deixou Belo Horizonte com sua esposa, Lara, e trouxe para o litoral norte do estado de São Paulo as gostosuras da cozinha mineira – entre elas, é claro, os queijos! Hoje, este empreendedor apaixonado por sua nova atividade é membro da associação Comer Queijo – de comerciantes de queijos artesanais brasileiros – e proprietário do charmoso Empório das Geraes, localizado no Riviera Shopping. “A partir de 2008, quando as regiões mineiras Serra da Canastra, Serro e Serra do Salitre foram tombadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Natural), os seus queijos começaram a ganhar mais visibilidade. Em 2015 os queijos artesanais brasileiros começaram a participar com sucesso de concursos internacionais. Entre os premiados estão o queijo Canastra, da Estância Capim Canastra (MG), e o Tulha, da Fazenda Atalaia, de Amparo (SP). Em 2017, os queijos brasileiros receberam ao todo 12 medalhas no Mondial du Fromage, em Tours, na França”, lembra Gustavo.

© ARQUIVO PESSOAL

MINAS NA RIVIERA

42 . R E V I S T A D A R I V I E R A D E S Ã O L O U R E N Ç O

RIV26_40-45_Queijos_vs7.indd 42

19/12/17 20:06


© GOIR / ISTOCK.COM

QUEIJOS & VINHOS: HARMONIZE! O segredo da boa harmonização está no encontro do equilíbrio entre acidez, taninos e corpo do vinho com a gordura e a consistência do queijo.

FESTIVAL DE QUEIJOS

© PICTUREPARTNERS / ISTOCK.COM

1

QUEIJOS COM MASSA CREMOSA E PEQUENA MATURAÇÃO: vinhos brancos de corpo leve e acidez intermediária como Chardonnay ou tintos de corpo leve e acidez média/acentuada como o Pinot Nero.

Para promover um delicioso passeio gastronômico seguindo a trilha dos queijos pelo mundo, primeiramente, saiba quantas pessoas vão participar da sua degustação. Calcule uma média de 20 a 30 gramas de cada tipo por pessoa (máximo de cinco tipos são suficientes). Para acompanhar, em média, pense em uma garrafa de vinho para cada duas pessoas. Durante o serviço, sirva os queijos separadamente, por rodadas, pois cada um deve ser apreciado com sua bebida específica – substitua as taças ou lave-as a cada troca de rótulo. Comece com os queijos mais suaves e cremosos e siga para os mais duros e de sabor mais intenso. Para “limpar” o paladar entre as rodadas, ofereça pães, torradas ou frutas, como figo, morango, pera, uva, maçã. Adorne esse pot-pourri de sabores compartilhando as histórias de viagens da turma e divirta-se!

2

© VOVASHEVCHUK / ISTOCK.COM

© ESSEFFE / ISTOCK.COM

QUEIJOS DE MOFO VERDE OU AZUL: vinhos de sobremesa, como o Porto ou Sherez.

3

© CLAUDIOVENTRELLA / ISTOCK.COM

QUEIJOS DE MATURAÇÃO MÉDIA PARA LONGA: vinhos encorpados como o Barolo ou Brunello de Montalcino.

A Burrata também pode compor pratos in-

curado é o queijo, mais tinto e encorpado é a be-

críveis. Original da região de Puglia, na Itália,

bida. O segredo da boa harmonização está no en-

leva 40% de mozzarella de búfala, 40% de mo-

contro do equilíbrio entre acidez, taninos e corpo

zzarella convencional e 20% de creme de leite,

do vinho com a gordura e consistência do queijo.

tornando o queijo mais cremoso e com um gosto leve. A composição e a consistência pedem que

Queijo brasilis

o alimento seja servido frio e costuma combinar

Segundo José Osvaldo Albano do Amaran-

com vegetais, como berinjela e abobrinha, além

te, autor de Queijos do Brasil e do mundo, “o

de pães e torradas. Para harmonizar, a suges-

queijo brasileiro já vem sendo produzido há

tão é apostar em um vinho branco com estru-

séculos graças à chegada dos portugueses e,

tura, que pode ser um chardonnay americano

em fi ns do século XIX, de várias famílias dina-

com passagem de madeira ou mesmo um vinho

marquesas que se instalaram nas terras altas

branco espanhol. “Recomendamos o DeLoach

mineiras. Entretanto, foi no início do século

Chardonnay, pensando também nos sabores

XXI que vários pequenos produtores artesanais

que complementam o prato, como o tomate e o

iniciaram suas atividades de maneira mais as-

crostini levemente amanteigado”, conta Raele.

sertiva e com qualidade”.

Toda regra tem exceções, mas o wine mana-

Minas Gerais é historicamente o estado

ger explica que existe uma maneira básica para

brasileiro que possui mais produtores e a maior

harmonizar queijos e vinhos. Quanto mais mole

variedade de queijos. Quem vai ao Estado e não

e branco o alimento, mais leve, cítrico e branco

prova as iguarias locais deixa de conhecer um

deve ser o vinho. Quanto mais amarelo, duro e

dos aspectos turísticos mais deliciosos da re-

R E V I S TA D A R I V I E R A D E S Ã O L O U R E N Ç O .

RIV26_40-45_Queijos_vs7.indd 43

43

19/12/17 20:06


GASTRONOMIA

QUEIJOS

ORIGEM E CARACTERÍSTICAS SUÍÇA

CAMEMBERT • Macio e cremoso, com a casaca esbranquiçada, adquire sabor mais forte quando amadurece.

EMMENTAL • Amarelo, duro e com grandes buracos característicos, tem um sabor picante e não muito forte.

SAINT PAULIN • Massa amarela, macia, possui sabor suave e sem acidez. Pode ser consumido puro, mas também cai bem em sanduíches ou aperitivos. BRIE • Macio, com sabor forte e tonalidade pálida, ele se origina da província da França chamada Brie.

GRUYÈRE • Produzido com leite de vaca na cidade suíça de Gruyère, é firme, levemente salgado e picante. Quando maturado, apresenta pequenos buracos.

I TÁ L I A

ROQUEFORT • Originário do Sul da França, este queijo é produzido com leite de ovelha, tem odor forte e se destaca pelos veios característicos da matriz azul.

GORGONZOLA • É outro queijo com veios azuis, odor e sabor forte. Pode ser saboreado puro ou como ingrediente de variados pratos, desde saladas até massas.

I N G L AT E R R A

MOZZARELLA • Há quem acredite que sem ele não há pizza – talvez por isso seja o queijo mais produzido em todo o mundo! Possui consistência elástica.

CHEDDAR • Amarelo pálido, com sabor pronunciado, é originário da vila inglesa de mesmo nome. É muito popular em países de língua inglesa, como Estados Unidos, Canadá e Austrália.

© DIVULGAÇÃO

QUEIJO COTTAGE • Uma espécie de coalhada de queijo com sabor suave. É drenado, mas não prensado nem envelhecido.

MOZZARELLA DE BÚFALA • Bastante apreciada por sua maciez, a mozzarella de búfala deve essa característica ao fato de possuir um teor de gordura maior que a mozzarella feita de leite de vaca.

Bruno Cabral, autor do livro Queijos Brasileiros à Mesa com Vinho, Cachaça e Cerveja: “Os consumidores querem cada vez mais qualidade e autenticidade”.

PARMESÃO • Original de Parma, pode ser de três tipos básicos: o montanhês exige quatro meses de maturação; o parmesão, apenas seis meses; e o Premium matura até três anos. Todos são produzidos com leite de vaca e têm casca mais escura, dura e oleosa. PROVOLONE • Feito de leite de vaca integral, é produzido principalmente nas regiões da Lombardia e Veneto. Sua massa é consistente, sem ser dura. RICOTA • Feita a partir do soro resultante da fabricação de queijos como mozzarella e provolone, é leve e com pouca gordura, sendo bastante utilizada como ingrediente de receitas doces e salgadas.

BR ASIL QUEIJO COALHO • Tradicionalmente fabricado na região Nordeste do Brasil, ele é produzido por fermentação e coagulação. Resistente ao calor, ele é bastante consumido de maneira assada. QUEIJO MINAS FRESCAL • Reconhecido em todo o País, ele é um queijo fresco obtido por coagulação enzimática do leite com coalho ou outras enzimas coagulantes.

gião, literalmente. Hoje, apesar de o País con-

ordenha limpa, que certamente oferecerá um

tar com grande diversidade de tipos, o Queijo

leite de melhor qualidade para o produto final.

Minas Artesanal ainda lidera o ranking dos

“Hoje, no Brasil, existem em torno de 50 mil fa-

mais produzidos.

mílias que têm o queijo como sua principal fonte

A produção de queijos no velho mundo já

de renda”, explica Bruno. O fator que determina

está normalizada, agora poucas mudanças sig-

a excelência do queijo pode variar desde o tipo

nificativas acontecem. Já o Brasil está em um

de animal que ofereceu o leite – vaca, cabra, bú-

momento efervescente, criando e crescendo

fala, entre outros – até as bactérias presentes no

tanto em variedade como em qualidade. “Pro-

processo de fermentação, teor de gordura, tipos

dutores estão atentos, lojistas cada vez mais cer-

de bolores e tempo de maturação.

tos do importante papel na divulgação e todos

A história do queijo ainda está em constru-

unidos na criação de uma nova cultura do queijo

ção no Brasil e no mundo. Seja você do tipo que

artesanal”, explica Bruno Cabral - formado em

prefere queijos tradicionais, com suas técnicas

gastronomia, especialista na produção de quei-

secularmente aperfeiçoadas e sabores carrega-

jos e autor do livro Queijos brasileiros à mesa

dos de significados, ou da turma que aprecia a

com vinho, cachaça e cerveja.

inventividade humana e se permite provar no-

No fim das contas, o processo que leva esses

vidades, como o rosado queijo de Prosecco, da

sabores tão especiais à mesa dos consumidores

Great British Cheese Company, a verdade é que

começa no cuidado com a matéria-prima – um

este alimento vai atrair – e fascinar! – as pesso-

rebanho criado em liberdade, saudável e com

as até o fim dos tempos. Que assim seja!

© ISTOCK.COM

FR ANÇA

44 . R E V I S T A D A R I V I E R A D E S Ã O L O U R E N Ç O

RIV26_40-45_Queijos_vs7.indd 44

19/12/17 20:06


CONSULTÓRIO MÉDICO NA RIVIERA PEDIATRIA

A Riviera de São Lourenço agora possui assistência médica pertinho de sua família. Tranquilidade para quem vive ou trabalha no bairro. Praticidade para quem viaja ao litoral para relaxar ou se divertir. A Santé é o consultório pediátrico da Dra. Elizabeth Machado Guidini, médica com mais de 20 anos de experiência, especialista pela Sociedade Brasileira de Pediatria. Dispõe de instalações novas e adequadas para atender às necessidades inesperadas de suas crianças.

CURTA SUAS FÉRIAS. SE PRECISAR, HÁ UM PEDIATRA PARA AJUDAR.

DRA. ELIZABETH MACHADO GUIDINI CRM-SP Nº 88.905 TELEFONE E WHATSAPP.:

(13) 99759-9857

AV. MARGINAL, S/N, SALA 3 - 1º ANDAR, CENTRO UPTOWN RIVIERA II (AO LADO DO PÃO DE AÇÚCAR) RIVIERA DE SÃO LOURENÇO - BERTIOGA - SP

RIV26_40-45_Queijos_vs7.indd 45

19/12/17 21:23


MEIO AMBIENTE

A ARSL

DE OLHO NOS DETALHES Nada escapa ao olhar dos técnicos do setor de meio ambiente da Associação dos Amigos da Riviera. Eles são responsáveis pela verificação diária da saúde ambiental do bairro

por Keila Seidel

A Riviera de São Lourenço é um ambiente urbano onde as pessoas convivem com a natureza bem de perto. Com esse convívio tão próximo, às vezes você pode se deparar com situações que precisam de atenção. Por exemplo, uma visita inesperada de um pequeno animal silvestre, uma inconveniente colmeia, uma árvore cujo galho pendente ameaça seu imóvel, ou ainda a casa do vizinho que está sem uso há algum tempo e você se preocupa com a água parada da piscina. A convivência saudável com a natureza e a conservação no nosso ambiente vão além dos muros das casas e precisam de atenção também nas avenidas, no paisagismo da Riviera, no controle dos resíduos e na educação de todos que frequentam o bairro. Quem está por trás de todo esse cuidado é a Associação dos Amigos da Riviera e mais especificamente, o seu Setor de Meio Ambiente, comandado pelas Biazi Arantes. Elas estão atentas a tudo o que acontece no empreendimento, fazendo vistorias diárias nas atividades que acontecem no bairro, registrando os impactos gerados e apontando medidas corretivas. Estão sob sua mira todos os agentes que atuam na Riviera, desde moradores, comerciantes, prestadores de serviço, Sobloco e a própria Associação.

© FOTOS: MAR FRANZ / FOTONATIVA

biólogas Fernanda Almeida Marcatto e Viviane de

EQUIPE AFINADA: sob a supervisão das biólogas Fernanda Almeida Marcatto e Viviane Biazi Arantes, o Setor de Meio Ambiente da AARSL está sempre pronto para atender os moradores e defender as questões ambientais que envolvem a Riviera.

“Todos os dias saímos com máquinas fotográficas e registramos as ocorrências encontradas. Encaminhamos cada caso para o seu responsável

treinadas. Isso desonera nosso trabalho e nos

e acompanhamos a resolução de cada uma delas”,

dá mais tranquilidade e tempo para atender ou-

aponta Fernanda.

tros bairros”, avalia.

Viviane conta que o trabalho realizado na Riviera

Esse setor da AARSL foi criado em setembro

tem o acompanhamento constante do Departamen-

de 2002 como uma das iniciativas de melhoria

to de Operações Ambientais (DOA) e/ou do setor de

contínua preconizadas pela Certificação ISO

meio ambiente da Prefeitura de Bertioga. “Estamos

14001/2015 da Riviera. Hoje, as biólogas contam

sempre em contato com o poder público, seja para

com a ajuda de 3 técnicos ambientais e, nesse

a remoção e destinação de animais silvestres perdi-

verão, ganharam um reforço extra de 11 estagiá-

dos, seja para solicitações de licenças ou outros tra-

rios das áreas de meio ambiente e saúde para o

balhos. Tudo é feito conforme a legislação!”, afirma.

trabalho específico do combate à dengue.

Os benefícios dessa parceria são confirmados

Com o apoio e a parceria dos outros setores

pelo Capitão PM Nelson Jorge Castro, que está à

da Associação, as biólogas estão em constante

frente do Departamento de Operações Ambientais

aprendizado e passam por muitas capacitações

(DOA) de Bertioga. “Temos total confiança na equi-

e treinamentos. Vamos conhecer um pouco

pe da Associação, são pessoas qualificadas e bem

mais desse trabalho?

“Eu costumo dizer que me sinto como uma psicóloga ambiental, porque às vezes uma pessoa liga, fazendo uma solicitação que a gente acredita não ser a correta para o meio ambiente, então começamos a dialogar e explicar os prós e os contras dos pedidos. Geralmente somos ouvidas e esses bate-papos produzem excelentes resultados.” VIVIANE BIAZI ARANTES, BIÓLOGA DA A ARSL

46 . R E V I S T A D A R I V I E R A D E S Ã O L O U R E N Ç O

RIV26_46-49_AARSL_vs2.indd 46

19/12/17 20:15


VERIFICAÇÃO DE ÁREAS COMERCIAIS E DESCARTE E MANEJO DE RESÍDUOS

Estabelecimentos comerciais na Riviera devem se preocupar com a disposição do seu lixo, incluindo a separação dos recicláveis e seu armazenamento adequado. O setor de meio ambiente monitora a disposição do lixo das áreas comerciais, em um trabalho conjunto com o setor de manutenção (Fiscalização) da Associação, fazendo o acompanhamento para análise de eventuais impactos ambientais gerados.

PROGRAMA DE PREVENÇÃO À DENGUE

Atenção redobrada aos trabalhos de prevenção à dengue! Desde 2006 a Associação mantém um programa específico para essa frente de trabalho. Todo ano, durante a temporada, período de maior ocupação dos imóveis na Riviera, o setor de meio ambiente ganha um

RECOLHIMENTO DE ANIMAIS SILVESTRES Em casos de animais silvestres que apareçam nas áreas públicas, o setor mantém uma estreita parceria com o Departamento de Operações Ambientais de Bertioga, que faz a captura. Se o animal estiver saudável, ele é imediatamente removido para soltura em área não urbanizada.

PODA E PLANTIO DE ÁRVORES

Poda de árvores do passeio público, plantio e substituição também são feitos sob o olhar atento das biólogas da Associação e sempre com autorização das autoridades ambientais, para evitar eventuais excessos que possam prejudicar as árvores. Proprietários que precisarem fazer uma poda na frente de seu imóvel devem procurar o setor para orientação. Viviane conta que nos últimos dois anos, somente nos novos trechos de calçadas e ciclovias executados pela Associação, foram plantadas mais de 300 novas mudas de espécies nativas.

reforço com a contratação de um time de estagiários para fazer um mutirão contra a dengue. Eles percorrem todos os imóveis da Riviera – residenciais e comerciais –, fazendo uma vistoria em suas áreas externas. “As visitas são feitas em dupla, sempre com o acompanhamento do responsável do imóvel e visam eliminar possíveis criadouros, orientar, identificar as larvas coletadas e notificar em caso de larvas de Aedes aegypti”, conta a bióloga Viviane. Dica importante: Sobre o controle da dengue, as biólogas fazem um apelo aos proprietários para que entendam a importância das visitas nas casas, permitindo a entrada dos profissionais capacitados e credenciados em seus imóveis. “Essas vistorias periódicas são muito importantes para o combate à dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito”, ressalta. Denúncias de foco de proliferação de mosquitos podem ser feitas na Prefeitura de Bertioga pelo telefone (13) 33176273 ou no Setor de Meio Ambiente da Associação dos Amigos da Riviera no telefone (13) 3319-5000.

CONTROLE DE ANIMAIS DOMÉSTICOS DE RUA E CAMPANHA DE ADOÇÃO DE CÃES E GATOS

Animais de rua na Riviera são recolhidos e encaminhados para o Centro de Zoonoses do município, ou para uma clínica veterinária, onde são castrados, vacinados e vermifugados. A equipe de meio ambiente realiza com frequência campanhas de adoção com o apoio do Centro de Zoonoses da Prefeitura, moradores, ONGs e clínicas parceiras.

R E V I S TA D A R I V I E R A D E S Ã O L O U R E N Ç O .

RIV26_46-49_AARSL_vs2.indd 47

47

19/12/17 20:15


MEIO AMBIENTE

A ARSL

CONTROLE DE BESOUROS NOS COQUEIROS

A saúde dos coqueiros que enfeitam as avenidas da Riviera exige a vigilância constante das biólogas para o controle do besouro Rynchophorus palmarum. Essa espécie de besouro ataca as folhas jovens dos coqueiros, podendo até levar a planta a óbito.

ATENDIMENTO A PROPRIETÁRIOS

MONITORAMENTO DOS CANAIS A Associação está atenta aos canais e canaletas de drenagem da Riviera, monitorando eventuais descartes incorretos, como produtos químicos ou efluentes. Em caso de alguma ocorrência, o setor de saneamento da Associação possui uma equipe especializada para remover os resíduos ou minimizar o impacto de possíveis despejos irregulares.

São tantos os chamados para atender às situações mais inusitadas: abelhas e vespas (orientação e remoção de colmeias), animais silvestres e marinhos (orientação, recolhimento e destinação), arborização urbana (vistorias técnicas, orientação, podas e substituições em passeio público com autorização da Prefeitura), áreas verdes (orientação, vistorias técnicas, auxílio em quedas de árvores), animais domésticos (orientação e recolhimento de animais perdidos), dengue (orientação, denúncias, tratamento), pragas urbanas (orientação, tratamento) e muitas outras. As ocorrências têm uma média

mensal de 100 atendimentos durante o ano, na baixa temporada, variando de 150 a 160 durante a alta temporada. Todos os atendimentos são formalizados em fichas de ocorrências, tudo fica registrado. “Eu costumo dizer que me sinto como uma psicóloga ambiental, porque às vezes uma pessoa liga, fazendo uma solicitação que a gente acredita não ser a correta para o meio ambiente, então começamos a dialogar e explicar os prós e os contras dos pedidos. Geralmente somos ouvidas e esses bate-papos produzem excelentes resultados”, afirma Fernanda, que atua no cargo há dez anos.

REMOÇÃO DE COLMEIAS DE ABELHAS E VESPAS NA ÁREA URBANIZADA

Realizadas apenas nas áreas urbanizadas, a remoção de colmeias é feita sem nenhum produto químico. “Adaptamos um aparelho, tipo um aspirador, que “suga” todas as abelhas para dentro de uma caixa para soltá-las depois em uma área de soltura não urbanizada. Junto com as abelhas, levamos também os favos de mel para que elas tenham alimento e possam construir uma nova colmeia”, explica Viviane.

48 . R E V I S T A D A R I V I E R A D E S Ã O L O U R E N Ç O

RIV26_46-49_AARSL_vs2.indd 48

19/12/17 20:15


“Variedade que cabe na grelha.”

Aqui, você encontra os melhores produtos para garantir mais sabor e qualidade para as suas festas e para o seu dia a dia. Aproveite!

VENHA NOS VISITAR.

CADASTRE-SE EM NOSSA LOJA OU EM

SWIFTEVOCE.COM.BR

RIV26_46-49_AARSL_vs2.indd 49

IMAGENS MERAMENTE ILUSTRATIVAS.

Centro Comercial Uptown II Av. Marginal Riviera de São Lourenço

19/12/17 21:25


ARTIGO

LUIZ AUGUSTO PEREIR A DE ALMEIDA

Na contramão do ONU-Habitat

© FÁBIO H. MENDES

Sem priorizar investimentos em soluções urbanísticas que assegurem qualidade de vida e um futuro melhor para os brasileiros, corremos o risco de perpetuarmos os índices negativos do bem-estar urbano”

Luiz Augusto Pereira de Almeida é diretor da Fiabci/ Brasil e diretor de marketing da Sobloco Construtora S.A.

Em setembro de 2016, escrevi um artigo intitulado “A des-

Também poderíamos ter uma infraestrutura urbana e

construção do futuro”, no qual observei o descompasso entre

habitacional mais avançada, independentemente das crises

as políticas públicas relativas às cidades no Brasil e as reco-

econômicas intermitentes, se não fosse tão dificultada a rea-

mendações da Terceira Conferência da ONU sobre Habitação

lização de projetos socioambientalmente sustentáveis, que

e Desenvolvimento Urbano Sustentável (Habitat III), que seria

contemplam moradia, água, esgoto, saúde, escolas e infra-

realizada em Quito, no Equador, de 17 a 20 de outubro. Trans-

estrutura. Há numerosos empreendimentos legalmente apro-

corrido um ano, a Comissão Econômica para a América Latina

vados e licenciados, mas paralisados por força de discussões

e o Caribe (Cepal), com apoio do Programa das Nações Unidas

judiciais na esfera ambiental. É um custo com o qual todos os

para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), realizou, em

brasileiros arcam, considerando o investimento desperdiça-

Santiago, no Chile, a Conferência das Cidades, destinada a im-

do, os empregos não criados, a arrecadação de impostos não

plementar as medidas sugeridas no Habitat III.

efetivada e os problemas sociais e demográficos decorrentes

Um dos aspectos discutidos no evento é a necessidade

do déficit de moradias.

de um planejamento urbano que proteja as cidades de riscos

Na maioria das vezes, no caso dos projetos ecologicamen-

de desastres, como inundações. Outro avanço refere-se à im-

te corretos, a paralisação não se justifica, pois os processos

portância de implementar mais parcerias público-privadas e

de aprovação e licenciamento ambientais aperfeiçoaram-se,

várias frentes de colaboração entre governos e empresas para

assim como o entendimento dos empreendedores e a tecno-

promover o desenvolvimento sustentado dos municípios, que

logia disponível, além de todos os processos compensatórios

promova mais mobilidade, empregabilidade, segurança, bem-

eficazes.

-estar, moradia digna e sustentabilidade socioeconômica.

O fato de o Brasil estar desconectado das recomendações

Esta síntese sobre a Conferência de Santiago nos alerta

dos especialistas e organizações multilaterais, como a ONU

que continuamos no caminho errado no Brasil, a começar

e a Cepal, está expresso nos números de nossas metrópoles,

pela falta de sintonia do poder público em relação à parceria

os quais revelam a proliferação de favelas, o desemprego, a

com a iniciativa privada, recomendada por alguns dos maio-

poluição, saneamento básico insuficiente, criminalidade,

res especialistas mundiais no tema. O problema começa com

congestionamentos no trânsito, quedas na rede de energia elé-

a falta de adequado planejamento para a expansão das cida-

trica e qualidade de vida decrescente. Falta em nosso País a

des, cujo crescimento é desordenado, suscitando providên-

percepção de que esses problemas poderiam ser mitigados por

cias improvisadas para o trânsito, moradia, abastecimento

um planejamento urbano de longo prazo, que levasse em con-

de água, coleta e tratamento de esgotos, geração de empregos

ta a inexorabilidade do crescimento e adensamento urbano.

e segurança pública.

Sem priorizar investimentos em soluções urbanísticas que as-

Falta-nos mais diálogo com a sociedade e os setores

segurem qualidade de vida e um futuro melhor para os brasi-

produtivos, aproximação com universidades para a aplica-

leiros, corremos o risco de perpetuarmos os índices negativos

ção prática de seu conhecimento e segurança jurídica para

do bem-estar urbano.

investir, além de todos os onerosos itens do “custo Brasil”.

Na Conferência de Santiago, demonstrou-se que 85% da

Com honrosas exceções, os planos diretores quinquenais dos

população da América Latina e do Caribe estarão vivendo em

municípios estão longe de conter parâmetros eficazes para o

cidades até 2050. Para nós, brasileiros, permanece no ar a per-

desenvolvimento urbano.

gunta: como enfrentaremos esse desafio?

50 . R E V I S T A D A R I V I E R A D E S Ã O L O U R E N Ç O

RIV26_50-51_ArtigoLA_vs2.indd 50

19/12/17 20:15


O MELHOR PROGRAMA PARA DEPOIS DA PRAIA

COMPRAS. LAZER. CONVÍVIO. TUDO O QUE VOCÊ ESPERA DE UM SHOPPING.

AV. DA RIVIERA, 1256 - TEL.: (13) 3316-6033 RIVIERA DE SÃO LOURENÇO

RIV26_50-51_ArtigoLA_vs2.indd 51

19/12/17 21:26


ECOTURISMO

CAMINHOS DO MAR

“Se você pretende saber quem eu sou; Eu posso

Escondido na Mata Atlântica da Serra do Mar, há um caminho – que já foi o único! – repleto de histórias e que costura as montanhas em direção ao mar desde a época do descobrimento

ral de São Paulo talvez não imagine quanta história

© FOTOS: FABIO H. MENDES / E6 IMAGENS

AS CURVAS DA ESTRADA

lhe dizer. Entre no meu carro, na Estrada de Santos;

RIV26_52-55_CaminhoMar_vs3.indd 52

p o r C a r o l i n a Ta v a r e s

E você vai me conhecer.” Parece que Roberto e Erasmo sabiam muito bem o que faziam quando imortalizaram a velha Estrada de Santos em uma das mais belas e marcantes canções da Jovem Guarda. Os caminhos que levam ao mar são mais do que estradas pavimentadas que permitem à família uma viagem tranquila. Elas são parte da descoberta do Brasil desde muito antes de os portugueses chegarem aqui. Quem está acostumado a visitar o litocada pequeno trecho da serra guarda. Organizado e monitorado pela Fundação Florestal, a Trilha Caminhos do Mar permite uma imersão completa nesse importante pedaço da história do nosso País. Não é preciso ser jovem, muito menos atleta, para percorrer o trajeto que, no total, possui nove quilômetros de descida leve e pavimentada. O prêmio? Conhecimento, saúde e lindas vistas da Serra do Mar e de boa parte da Baixada Santista.

19/12/17 20:18


CURIOSIDADES HISTÓRICAS Cada época do ano possui suas cores, suas flores e seu clima. Em novembro, o branco e o lilás tomam conta com o manacá-da-serra, típico da Mata Atlântica. Já entre fevereiro e março, o amarelo se mistura ao cenário com o pau-cigarra, encontrado por todo o País, mas com destaque para as matas pluviais da encosta atlântica. “Um passeio nunca é igual ao outro. Cada dia é totalmente diferente aqui na Serra”, afirma Nilton de Oliveira Peres, chefe de Unidade de Conservação do Parque Estadual Serra do Mar (PESM/NIP Caminhos do Mar), que faz questão de acompanhar pessoalmente alguns grupos pela descida da Serra e colaborar nas explicações técnicas e históricas.

Ecopasseio Fazendo o agendamento pelo site do Parque Estadual da Serra do Mar ou através de agências de turismo especializadas – como a Papa Capim, que é parceira da Fundação há muitos anos –, os turistas vêm de longe vivenciar essa experiência. “Fiquei sabendo do passeio pelo site da Fundação e em uma hora a inscrição estava feita

“A partir de 1989, uma colaboração entre órgãos como o Instituto Florestal, a Cetesb e a FAB deu início ao processo de reflorestamento da região” N I LT O N D E O L I V E I R A P E R E S , CHEFE DE UNIDADE DE C O N S E R VA Ç Ã O D O P A R Q U E E S TA D U A L S E R R A D O M A R

A primeira estrada veio em 1841, com chão de terra batida, tornando-se uma das únicas opções de caminho entre a planície e o planalto na hora de transportar mercadorias. Ela ficou conhecida também como Estrada da Maioridade, em homenagem à emancipação de D. Pedro II, aos 14 anos, para assumir o trono deixado pelo pai em seu retorno a Portugal. As melhorias do Comendador José Vergueiro, alguns anos depois, levaram ao que hoje é a Estrada do Vergueiro. Em 1908, passava o primeiro automóvel, um Ford T, que começava a ser produzido naquele ano. O carro levou 37 horas para completar o trajeto, muito diferente das seis a oito horas que uma pessoa poderia fazer a pé. Por que a demora? Como a ferrovia Santos-Jundiaí acabou dominando o transporte de carga, a estrada foi inutilizada e fez com que a mata tomasse de volta seu espaço, precisando ser reaberta – inclusive com dinamites! – durante o passeio motorizado. Tempos depois, Washington Luis a transformou em via pública e criou os monumentos para homenagear a independência do País. Nesse momento, ele transformava a Estrada Velha de Santos na primeira via de concreto armado da América Latina, que funcionou até 1985, quando foi fechada definitivamente.

e confirmada”, conta Ivani Maria César, que trabalha no Tribunal de Justiça de Jandira e pratica corridas de rua com certa frequência. “Estou

natural. Em seu interior hoje vivem apenas fo-

curtindo. É um passeio bastante tranquilo. Ima-

tos históricas da época da construção da Usina

ginei até que houvesse uma dificuldade maior,

Henry Borden, em formato de miniexposição, e

mas está sendo ótimo!”, conclui.

uma generosa maquete mostrando com riqueza

Durante a caminhada, os instrutores dão

de detalhes o sistema hídrico de São Paulo.

uma verdadeira aula de história, de maneira

A poucos metros dali encontra-se aquela

bastante clara e interativa. O roteiro começa

que por muitas décadas – e talvez até hoje! –

pela ponte do Rio da Pedras, um recorte impor-

foi considerada a principal atração da “estrada

tante do desenvolvimento da região – desde os

velha de Santos”: a Casa de Pedra. Conhecida

primeiros passos dos jesuítas –, que faz parte da

como suposto lugar onde D. Pedro I e sua aman-

Usina Hidrelétrica Henry Borden. O rio serve de

te, Domitila (Marquesa de Santos), se encontra-

reservatório para a usina externa de Cubatão,

vam para seus “carteados”. Mas, especulações à

que recebe em suas turbinas as águas impulsio-

parte, considerando que a marquesa faleceu em

nadas a uma velocidade de 400 km/h. A descida

1867 e a construção data de 1922, desfaz-se a fan-

da água se dá por meio de tubulações metálicas

tasia romântica. Hoje, a casa resiste como pode

aparentes, que contornam a Serra do Mar e des-

à severidade do tempo e mantém em pé o que

pertam a curiosidade de quem utiliza a Rodovia

um dia foi um importante ponto de apoio para

Anchieta sentido litoral.

quem encarava o íngreme trajeto.

A segunda parada acontece dentro de uma

Beleza e história também convergem em ruí-

belíssima construção de 1926. A Casa de Visitas

nas – mais especificamente as Ruínas do Pouso,

Alto da Serra é um espaço onde, no passado,

outro relevante ponto da estrada. Mas é na Curva

aconteciam muitas reuniões sobre os rumos da

do Mirante que mora uma das mais belas paisa-

usina. O estilo arquitetônico inspirado nos ban-

gens do passeio. Pausa para fotos! Não é à toa que

galôs indianos deu origem a um curioso siste-

até hoje ela é a curva mais fotografada do Brasil.

ma de claraboias, que controla a temperatura

Em certo ponto da caminhada, é possí-

interna e funciona como um ar-condicionado

vel chegar muito próximo aos imensos dutos

R E V I S TA D A R I V I E R A D E S Ã O L O U R E N Ç O .

RIV26_52-55_CaminhoMar_vs3.indd 53

53

19/12/17 20:18


ECOTURISMO

CAMINHOS DO MAR

RANCHO DA MAIORIDADE: com importante participação na história do Brasil, o rancho já foi desde parada de descanso e oficina de carros até base de operação militar durante a Segunda Guerra Mundial.

CASA DE PEDRA: cercada de histórias e lendas envolvendo D. Pedro I e a Marquesa de Santos, a construção luta contra o desgaste do tempo. CASA DE VISITAS: a primeira estrutura da trilha já é um verdadeiro mergulho na história da Usina Henry Borden.

de água da EMAE, onde o turista também faz

Foi por ali também que D. Pedro I e sua comi-

uma parada. Uma experiência e tanto! Parale-

tiva do Rio de Janeiro subiram a Serra para de-

lamente a eles corre uma tubulação menor, em

clarar a Independência do Brasil (1822). Em seu

zigue-zague, que é responsável pelo transpor-

entorno é possível observar os ótimos resultados

te de gás da Baixada para São Paulo. Logo em

das ações de reflorestamento na região, que se-

seguida, um inusitado monumento chamado

guiram a partir dos anos 1990 e trouxeram nova

Belvedere Circular marca o primeiro encontro

vegetação e fauna, com características de ecos-

da estrada com a Calçada do Lorena, ponto em

sistemas realmente equilibrados. Esse procedi-

que o grupo entra em um dos momentos mais

mento evitou que a serra continuasse deslizan-

relevantes do trajeto – e da história!

do, como acontecia há cerca de 40 anos, e ainda

Os índios criaram trilhas na mata seguin-

promoveu abrigo para espécies em extinção.

do os caminhos que as antas, animais grandes

Um dos monumentos mais conservados

e pesados, abriam na floresta. Em seguida, os

do passeio é o Rancho da Maioridade, que traz

jesuítas abriram estradas seguindo as trilhas in-

o brasão do Brasil Império, marcando o fim da

dígenas. Mas foi o português Bernardo José Ma-

era colonial. A história mais curiosa aconteceu

ria de Lorena que viu ali uma oportunidade de

justamente nesse espaço, ainda que não haja re-

ligação entre o litoral e o planalto. Em 1792, ele

gistro em nenhuma apostila escolar. Ela começa

concluiu o que até então era o único acesso para

com a entrada do Brasil na Segunda Guerra Mun-

transporte de produtos, como açúcar, tabaco e

dial, em 1945, quando navios que transportavam

algodão, até o planalto. Somente as mulas resis-

mantimentos para os Estados Unidos e países

tiam à sofrida subida, que carregavam até 50 sa-

da Europa foram afundados por submarinos

cas de mercadoria cada uma. Durante o passeio,

alemães. Percebendo isso, um general do Por-

é possível visualizar no trecho preservado as

to de Santos reuniu 70 soldados por 110 dias no

enormes pedras retangulares que foram aloca-

Rancho, acampados em janelas com baterias de

das manualmente por todo o percurso, remeten-

metralhadoras pesadas – com capacidade para

do ao minucioso e igualmente árduo trabalho de

20 mil tiros cada uma. Além delas, um canhão

construção das pirâmides no Egito.

antiaéreo – que precisava de oito pessoas para TUBULAÇÕES DA EMAE: águas que chegam até Cubatão a 400 km/h.

54 . R E V I S T A D A R I V I E R A D E S Ã O L O U R E N Ç O

RIV26_52-55_CaminhoMar_vs3.indd 54

19/12/17 20:18


EXPLANAÇÕES: a melhor maneira de entender a história é olhando para ela.

CALÇADA DO LORENA: primeira rota de acesso oficial ao planalto, onde apenas mulas conseguiam fazer o transporte de cargas.

BRASÃO DO BRASIL IMPÉRIO: curiosidades carregadas de história surgem a todo momento durante o passeio.

ser operado – ficava vigiando o céu 24 horas por dia, com o objetivo de interceptar aviões inimigos. A confirmação do sucesso dessa operação veio apenas recentemente, quando uma equipe de busca encontrou destroços do avião abatido caído no meio da mata. Após três horas de muita história, curiosidades e belezas naturais, alcança-se o último ponto dessa primeira parte da trilha, o Padrão do Lorena. A partir desse monumento, aqueles que decidiram por fazer metade do percurso retornam à base da Fundação, e os que optaram pelo passeio completo seguem adiante, agora sem os monumentos e explicações, mas com a natureza surpreendendo a cada curva!

SOBRE O PASSEIO

PADRÃO DO LORENA: a última mas não menos charmosa parada marca a metade do percurso, que é também o ponto final para quem faz meio passeio. Deste local em diante não há mais pontos históricos.

São 9 km de caminhada em descida, com baixa dificuldade. Trajeto dividido em duas partes, a primeira, focada nos monumentos históricos, leva cerca de 3 horas. Para a segunda, focada na natureza, acrescente cerca de 1 hora. AGENDAMENTO: Parque Estadual Serra do Mar (11) 2997-5000 (ramal 356) https://goo.gl/TcWnAF Agência Papa Capim (11) 4771-0492 / (11) 97136-8812 www.papacapimtrekking.com.br

R E V I S TA D A R I V I E R A D E S Ã O L O U R E N Ç O .

RIV26_52-55_CaminhoMar_vs3.indd 55

55

19/12/17 20:18


MOVIMENTO PEDA L DA PR A I A

Pedal, Riviera e amigos

Os ciclistas nas estradas, suas estratégias e dinâmicas

assemelham-se muito à formação em “V” que os pássaros migratórios desenham no céu. Ambos fazem isso para economizar energia e evitar colisões, revezando-se na posição dianteira e utilizando o vácuo do componente da frente para chegar mais

Formado na década de 1990, o grupo de amigos Pedal da Praia encontrou na Riviera o ambiente ideal para praticar o esporte que lhes proporcionou novas e inusitadas aventuras

rápido ao seu destino. É dessa forma que o grupo Pedal da Praia se define. Como pássaros voando em bando. Gostam dessa analogia e acreditam que juntos alcançam resultados melhores do que se pedalarem sozinhos, pois um motiva o outro, mantendo a velocidade, o sincronismo e o bom humor. Os encontros dessa turma animada começaram de forma muito casual há mais de 20 anos entre uma pedalada e outra pela praia ou nas ciclovias da Riviera. A amizade cresceu e o grupo decidiu oficializar a união em dezembro de 1995. “Quando

por Mariana Borges

nós percebemos, já eramos dez pessoas”, conta Roberto Rosin,

Da esquerda para a direita, os irmãos Hugo e Roberto Rosin, Ronaldo Cornachione, Eduardo Ribeiro, Antonio Martellotta (Toni) e Antonio Carlos Gaeta.

RIV26_56-59_PedalPraia_vs6.indd 56

19/12/17 20:21


© FOTOS: ARQUIVO PESSOAL

INTERNACIONAL: em uma das aventuras fora do Brasil, o grupo que nasceu na Riviera foi pedalar pelo circuito italiano profissional Giro d’Italia, dois dias antes da prova oficial.

“Por isso mantenho minha disciplina, para ter qualidade e poder desfrutar mais daquilo que a vida pode me proporcionar” HUGO ROSIN, UM DOS FUNDADORES E O MAIS EXPERIENTE DO GRUPO

bicicletas do tipo mountain bike. Cada fim de semana escolhíamos um destino, mas na época a estrada ainda era muito ruim. Depois que o asfalto chegou, decidimos começar a andar de bicicletas modelo speed”, descreve, dizendo ser um apaixonado pela natureza. Sozinhos ou em grupo, os participantes já pedalaram por várias cidades do Brasil e do mundo, como França, Itália, Espanha, Chile. Uma das viagens mais marcantes do grupo, que lhes rende histórias deliciosas até hoje, foi quando, há três anos, o comentarista de ciclismo da ESPN e colunista da Revista Bike Action, Celso Anderson – também integrante do grupo –, os

um dos fundadores, “e depois a turma só cres-

levou para o Giro d’Italia, na Itália. Na oportuni-

ceu. Vários fatores unem as pessoas que não se

dade, os amigos pedalaram pelo mesmo circuito

conhecem e nunca se viram; a sincronicidade

que os profissionais fizeram, dois dias antes da

vem da identidade, da empatia, é quando sur-

prova oficial. “Fomos até o Monte Zoncolan, um

gem as amizades”, filosofa.

dos trechos mais fortes da prova, não para com-

© FOTOS: MAR FRANZ / FOTONATIVA

Roberto e seu irmão, Hugo, fazem parte do

petir, mas para vivenciar”, conta Roberto.

grupo original do Pedal, junto com António

Mas as pedaladas pelo mundo não se com-

Martellotta e António Carlos Gaeta, e todos, até

param com o clima, a umidade e as lindas pai-

hoje, fazem questão de pedalar juntos.

sagens da região de Bertioga, segundo António

Hugo conta que, no início, as pedaladas

Carlos Gaeta, também fundador do grupo. “Já

eram descompromissadas, dentro da Riviera

pedalei em vários lugares, inclusive na Espa-

e também nas redondezas, mas com o tempo o

nha, Itália, mas a Riviera é um lugar único. Os

Pedal da Praia começou a conhecer praias, tri-

passeios de bike se tornaram o principal motivo

lhas, matas, cachoeiras e pontos turísticos de

das minhas descidas para o litoral”, conta.

Bertioga e arredores. “Quando começamos a pe-

Sobre competir, os amigos concordam que

dalar por aqui, nós fazíamos cicloturismo, com

desde o início esse nunca foi um desejo do gru-

R E V I S TA D A R I V I E R A D E S Ã O L O U R E N Ç O .

RIV26_56-59_PedalPraia_vs6.indd 57

57

19/12/17 20:21


MOVIMENTO PEDA L DA PR A I A

po, mas que, individualmente, todos já participaram de provas. A competição mesmo fica por conta de superar as marcas pessoais ou as do grupo. Os amigos garantem que pedalar forte de vez em quando desenvolve a capacidade de ultra-atenção e obriga o cérebro a funcionar de forma mais ágil, evitando distrações que podem causar acidentes.

O elixir da juventude! A maior parte do grupo tem mais de 60 anos, mas sempre engana aqueles que acham que é fácil seguir esses senhores. A experiência e os treinos diários lhes deram rendimentos difíceis de acompanhar. Em média, em uma saída, pedalam por cerca de 74 km, a uma velocidade média de 31 km/h, chegando a mais de 70 km/h nas descidas. “A molecada tenta, mas não consegue alcançar a gente”, brincam. Disposição e disciplina fazem destes amantes das bikes exemplos de vida. É unânime entre

“Já pedalei em vários lugares, inclusive na Espanha, Itália, mas a Riviera é um lugar único” A N T Ó NIO C A R L O S G A E TA , N O G R U P O D E S D E S U A F U ND A Ç Ã O

eles o quanto o esporte melhora não só a saúde

Segundo os amigos, a natureza próxima e

física, mas também a mental. Gaeta conta que

pulsante da Riviera, aliada aos quesitos essen-

entrou no esporte quase sem querer, pois prati-

ciais de segurança e limpeza, foi como um ímã

cava tênis e, depois de uma contusão, seu médico

que uniu o grupo de forma espontânea. Eles vêm

indicou a natação ou o ciclismo. Ele decidiu pela

na junção entre a prática do esporte e a tranqui-

bicicleta e não parou mais. “O ciclismo me ajudou

lidade que o empreendimento oferece, um elixir

muito, principalmente em momentos de grandes

da juventude.

pressões profissionais. Nos dias em que eu estava com a cabeça cheia, pedalava forte e depois to-

PELA RIVIERA: a natureza e a tranquilidade acompanham o Pedal da Praia.

Desafio do pedal

mava grandes decisões”, lembra o executivo, que

O grupo de amigos enfatiza quão prazeroso

há 2 anos vem diminuindo o ritmo no trabalho e

é sair pela Riviera e pedalar em um fim de tarde,

há mais de 20 pedala com os amigos.

por exemplo. Eles incentivam as pessoas a tira-

Para os irmãos Roberto, de 75 anos, e Hugo,

rem suas bicicletas das garagens – onde muitas

de 78 anos, descendentes de italianos e que

vezes estão abandonadas, com os pneus mur-

pedalam desde meninos, o hábito só lhes dá

chos! – e darem um passeio aproveitando cada

alegria. “Não podemos deixar que a juventude

detalhe da Riviera, desde uma singela bromélia

que mora dentro da gente morra. Quando estou

na praça aos tons de laranja vibrantes do entar-

pedalando, tenho meu lado inconsequente, que

decer na praia.

é a manifestação da criança que há em mim”,

“Dentro da Riviera é possível andar 40 km

explica Roberto. E Hugo está orgulhoso de seu

somente indo de uma ponta a outra da praia e

preparo. “É quase uma constante perguntarem

pedalando pelas ciclovias, que são limpas e ar-

nossa idade, nossos hábitos alimentares, as vi-

borizadas. É um passeio maravilhoso e perfeito

taminas que tomamos, etc.”, brinca.

para ser feito em família!”, garante o grupo.

58 . R E V I S T A D A R I V I E R A D E S Ã O L O U R E N Ç O

RIV26_56-59_PedalPraia_vs6.indd 58

19/12/17 20:21


Queremos que você nos conheça melhor. Com 24 anos de atividades, somos a Fundação 10 de Agosto. Estamos localizados na Riviera, mas abraçamos toda a Bertioga. Nossa missão é oferecer oportunidades para todos. Por meio da música, atendemos centenas de crianças e jovens da cidade, que tem cursos gratuitos, participam da orquestra juvenil e frequentam um ambiente saudável e rico em vínculos. Oferecemos ainda cursos gratuitos de capacitação profissional para jovens e adultos. Venha, estamos esperando a sua visita.

Alameda dos Vagalumes, 100. Riviera de São Lourenço - Bertioga/SP.

facebook.com/fundacao10agosto

Tel.: (13) 3316-7344 ISO 9001:2015 Certificado BR16/9245

RIV26_56-59_PedalPraia_vs6.indd 59

www.fundacao10agosto.com.br

youtube.com/user/Fund10Ag

19/12/17 21:27


LAZER RIVIER A SHOPPING

PONTO DE ENCONTRO O Riviera Shopping completa 27 anos em janeiro 2018 consagrando-se como uma atração irresistível para os moradores e visitantes da Riviera e uma pausa no trajeto de muitos viajantes que trafegam pela Rodovia Rio-Santos

© FOTOS: MAR FRANZ / FOTONATIVA

por Beatriz Almeida

RIV26_60-63_Shopping_vs3.indd 60

19/12/17 20:27


Gente bonita, queimada de sol, que se senta na praça para saborear um sorvete, comer pizza, experimentar um temaki, comprar revista. Ou ainda, simplesmente bater um papo no fim da tarde. Na Riviera, mesmo quem prefere descansar em casa, certamente depois da praia acaba indo tomar um cafezinho e dar uma volta no shopping. Afinal, não poderia ser diferente. O Riviera Shopping é o maior complexo de compras, negócios e lazer de todo o litoral norte de São Paulo, com 9.680 m2, sendo 4.050 m2 de área bruta locável (ABL), reunindo 52 lojas, 13 quiosques — sen-

CHARME PRAIANO: cheio de estilo, o Riviera Shopping tornou-se um badalado point do litoral norte.

do 19 operações de alimentação —, além de uma grande área de entretenimento com boliche, Centro Comercial com a praia e o clima: te-

temporada de verão, o fluxo de pessoas é maior,

Inaugurado em 12 de janeiro de 1991, com

lha de barro, estruturas de madeira, blocos

mas hoje podemos afirmar que o shopping tem

um projeto de autoria do arquiteto Roberto Afla-

de concreto e tijolos de barro. O resultado

movimento todos os meses do ano”, afirma a

lo Filho, da Aflalo & Gasperini Arquitetos, o

é uma arquitetura que privilegia a integra-

gerente administrativa do Centro Comercial,

shopping é um prédio de dois andares, aberto e

ção dos espaços e um ambiente convidati-

Adriana Oliveira.

despojado, que dá ênfase à iluminação natural,

vo para os momentos de lazer.

brinquedos infantis e um playground.

O CEO da loja de decorações Coqueluche,

de tal forma que as pessoas circulam interna-

Como o maior e mais importante centro

Marco Antonio de Andrade, concorda. “Temos lo-

mente sem perder a noção do tempo (dia/noite).

de apoio da Riviera, o shopping recebe visi-

ja na Riviera há um ano e outras 15 lojas espalha-

O material escolhido reforça a identidade do

tantes o ano inteiro. “É claro que durante a

das pelo litoral e interior do estado, inclusive em Campos do Jordão. Estamos acostumados a lidar com a sazonalidade, mas a Riviera é uma das lojas

“Estamos acostumados a lidar com a sazonalidade, mas a Riviera é uma das lojas que têm maior constância de fluxo!” MARCO ANDRADE, CEO DA COQUELUCHE CASA

que têm maior constância de fluxo!”, explica. A Coqueluche Casa oferece objetos de decoração, móveis e utensílios, atendendo mensalmente cerca de 600 clientes, não só moradores da Riviera, mas também muitos arquitetos. “Desde nossa inauguração, em dezembro do ano passado, já conseguimos fidelizar um bom número de clientes. Em sua grande maioria, são pessoas que moram em São Paulo capital e que compram produtos para suas casas de veraneio, mas também atendemos muitos clientes do interior do Estado”, avalia Marco Antonio. Segundo ele, desde sua inauguração, a loja da Riviera superou suas expectativas iniciais para o investimento. “O público é o mais alinhado ao perfil da Coqueluche, o qual supera até a Loja dos Jardins, em São Paulo”, conclui satisfeito. O resultado desse movimento cada vez mais intenso e uniforme na Riviera é a procura de marcas conhecidas no mercado para ter um ponto no shopping, seja por meio de franquias ou lojas próprias. Por aqui desembarcaram nomes de peso do comércio, como Carmen Steffens, Kopenhagen, Florense, Rip Curl, Mr. Cat, Hering, Pão de Açucar, Bob’s, Pastel do Trevo, Makis, Maracujá,

R E V I S TA D A R I V I E R A D E S Ã O L O U R E N Ç O .

RIV26_60-63_Shopping_vs3.indd 61

61

19/12/17 20:27


LAZER RIVIER A SHOPPING

“A Riviera tem hoje a melhor estrutura do litoral paulista, atraindo um público megabacana que tem tudo a ver com o perfil Track & Field” CAMIL A VENDR AMI, DA TR ACK & FIELD

que esperam a sexta-feira, quando virão para sua casa na praia, e aproveitam para fazer todos os serviços que prestamos, virando assim nossos clientes fixos”, comemora. Com anos de experiência, Gustavo conhece bem o público que atende na Riviera. “Como todo comércio no litoral, tendo em vista o movimento sazonal, exige um pouco de experiência na administração do negócio, pois precisamos estar atentos na hora de comprar insumos – nem de mais nem de menos –, e manter um padrão de serviço de Amor aos Pedaços, Jacques Janine, McDonald’s e

vai ser muito bacana, energia positiva, acredi-

qualidade, mesmo quando aumenta a demanda. O

a mais nova de todas, Track & Field.

tando e estando junto com o shopping por dias

grande desafio é manter uma equipe qualificada o

sempre excelentes”.

ano inteiro e deixar tudo funcionando bem, com

“Existem dois tipos de perfil de lojas que aportam na Riviera”, afirma Adriana Oliveira. “Umas

Com uma clientela cativa e fiel o ano intei-

ou sem movimento, mas trabalhar no local de pas-

vêm pela exposição da marca, uma vez que a Ri-

ro, Gustavo Martins comemora os dez anos que

seio da maioria das pessoas deixa tudo mais leve e,

viera é uma grande vitrine com um público bas-

está presente no shopping da Riviera, dois deles

quando nos procuram, é um prazer deixá-los me-

tante selecionado; outras vêm porque acreditam

com uma loja de joias e oito com uma franquia

lhor, tendo em vista o lema da marca Jacques Janine,

na própria oportunidade do negócio”, explica.

do Salão Jacques Janine. “A Riviera de São Lou-

“a beleza completa”, comenta.

Quem está nesse grupo é Camila Vendrami,

renço e o Riviera Shopping são lugares no litoral

40. Em novembro de 2017, abriu sua oitava fran-

norte onde você consegue manter um serviço

quia da Track&Field, primeira no Riviera Shop-

de qualidade, tendo em vista que há demanda

ping, confiante no sucesso da empreitada. “Pen-

o ano inteiro. Como somos uma franquia e ze-

samos em oferecer para o cliente Track & Field

lamos pela qualidade do atendimento, nossos

um acesso fácil no seu tempo de lazer, com toda

serviços são padronizados, sendo assim, nos-

coleção e valores iguais aos que ele encontra na

sos clientes sabem que terão o mesmo padrão

capital, e com toda comodidade. A Riviera tem

de serviço em todas as unidades. Tem clientes

hoje a melhor estrutura do litoral paulista, atraindo um público megabacana que tem tudo a ver com o perfil Track & Field: aquelas pessoas que buscam qualidade de vida pelo esporte, alimentação saudável e energia positiva”, explica. Entre seus desafios, Camila teve que administrar o entusiasmo de seus colaboradores. “Desde o dia que decidimos abrir uma loja — somos um grupo de mais de 200 colaboradores diretos — começou uma grande disputa de quem iria para a Riviera desenvolver a loja, desde os construtores até a supervisão da franqueadora. Todos queriam estar nesta implantação, temos até alguns colaboradores se oferecendo para mudar para a praia! Estamos achando que

“O Riviera Shopping é um dos lugares no litoral norte onde você consegue manter um serviço de qualidade, tendo em vista que há demanda o ano inteiro” G U S TAV O M A R T I N S , DO JACQUES JANINE

62 . R E V I S T A D A R I V I E R A D E S Ã O L O U R E N Ç O

RIV26_60-63_Shopping_vs3.indd 62

19/12/17 20:27


VISITE APARTAMENTO DECORADO ALAMEDA JURUÁ, 108 - FORTES - MÓDULO 8 - RIVIERA DE SÃO LOURENÇO - BERTIOGA/SP

147 A 166M² ÚTEIS 3 SUÍTES + DORM. REVERSÍVEL • 3 VAGAS APTOS

PÉ-NA-AREIA COM LAZER COMPLETO EM MAGNÍFICO TERRENO COM 4.750M² REALIZAÇÃO:

INCORPORAÇÃO:

VENDAS:

Informações:

(13) 3316-8008

WWW.SOBLOCO.COM.BR/ARPOADOR Memorial de Incorporação registrado em 24/11/2015, sob o nº 01 da matrícula nº 64.634 do 1º Registro de Santos. As imagens contidas neste material são preliminares, sujeitas a alterações.

RIV26_60-63_Shopping_vs3.indd 63

19/12/17 21:28


EDUCAÇÃO

P R Ê M I O AT I T U D E A M B I E N TA L

anos de boas id O Prêmio Atitude Ambiental desafia a comunidade escolar de Bertioga a pesquisar e propor alternativas para as principais questões ambientais da atualidade por Keila Seidel

Escola enfeitada, muito corre-corre, profes-

co Construtora junto à comunidade escolar do

sores apressados, alunos eufóricos e nervosos...

município, há 25 anos. O Prêmio é uma forma de

É nesse clima de diversão e apreensão que os

estimular as escolas à produção de pesquisas e

jurados visitam as escolas para avaliar os tra-

ações que envolvam alunos, educadores e a co-

balhos inscritos no concurso “Prêmio Atitude

munidade em torno das questões ambientais do

Ambiental”, promovido anualmente pela Soblo-

nosso tempo.

O tema de 2017, “Minha Escola e o Programa Clorofila”, convidou as instituições inscritas a fazerem um resgate histórico das ações desenvolvidas na escola desde o início da parceria com a Sobloco até o mais recente trabalho, proporcionando à comunidade escolar conhecer, relembrar e visualizar a contribuição que a iniciativa tem dado à questão ambiental MINHA ESCOLA E O PROGRAMA CLOROFILA: esse foi o tema que movimentou as escolas em 2017 e engajou alunos e professores com as questões ambientais de preservação do planeta.

dentro do contexto da educação escolar. O resultado foi um rico inventário das atividades do Programa em toda a cidade, que incluem paisagismo, hortas, composteiras, oficinas, vivências, cantina sustentável, palestras, feiras de meio ambiente, cursos e, claro, o próprio Prêmio Atitude Ambiental. O tema é sempre proposto às escolas no início do ano, com tempo para que cada uma possa desenvolver sua pesquisa e preparar os trabalhos. Para avaliá-los, a Sobloco convida um time de jurados com experiência na área ambiental e/ou escolar. E o dia das apresentações é marcado sempre com festa, nervosismo, empenho e, principalmente, muita, mas muita criatividade.

© FOTOS: MAR FRANZ / FOTONATIVA

“Qual árvore é aquela?”, indagava a professora Audria Cristina de Oliveira, da Escola Municipal Hilda Strenger Ribeiro, durante o tour de visitação pelas árvores que foram plantadas pelo Clorofi la em 2001, na inauguração do Programa na escola. Após 16 anos, essas árvores oferecem sombra para

64 . R E V I S T A D A R I V I E R A D E S Ã O L O U R E N Ç O

RIV26_64-65_PremioAtitude_vs3.indd 64

19/12/17 20:35


s ideias a criançada e enfeitam o espaço. “A ideia dessa atividade teve tudo a ver com o tema do concurso em 2017, pois, durante os nossos intervalos, as crianças costumam procurar a sombra das árvores para descansar e a gente sempre relembra como a escola era árida e sem árvores, daí lhes contamos como elas foram plantadas no início da parceria da escola com a Sobloco”, ressaltou Audria. Apresentações de coral, teatro de fantoches, desfile de roupas feitas com materiais recicláveis, experimentos, cartazes, declamações e expressões corporais foram outras formas que as escolas escolheram para demonstrar os conceitos apreendidos por meio do Programa, em um roteiro intenso e cheio de surpresas. As grandes vencedoras do Prêmio 2017 foram a Escola Municipal Hilda Strenger Ribeiro, Escola Municipal Giusfredo Santini e Escola Municipal Boraceia. A festa de premiação foi realizada no salão do Sistema Integrado de Vendas (SIV) no dia 28 de novembro, reunindo mais de 400 pessoas, entre elas, alunos e educadores das 12 escolas participantes, representantes da Secretaria Municipal de Educação, da Diretoria

GABRIEL GARCIA é ex-aluno da EE Belegarde. Quando estava na 8ª série participou das atividades do Programa Clorofila e em 2017 participou como jurado do Prêmio Atitude Ambiental. Ele conta orgulhoso como foi importante quando, ainda na escola, ganhou um Prêmio do Programa com uma redação que fez durante a semana do Meio Ambiente. “O Programa influenciou diretamente minha vida, pois acabei abrindo uma empresa voltada ao meio ambiente. Hoje oferecemos cursos e expedições ambientais para escolas, empresas e grupos. Esse contato com o meio ambiente desde cedo foi determinante para minhas decisões profissionais.”

Regional de Ensino de Santos e da Sobloco.

Mais que um concurso Todos os anos, as escolas que participam do

celente campanha, mudando hábitos de todos,

Prêmio Atitude Ambiental são desafiadas atra-

o que gerou uma economia significativa com a

vés de um tema, que já envolveram assuntos

redução do desperdício da merenda escolar e do

diversos, como cidadania, água, consumo res-

consumo de água e de energia. O trabalho foi tão

ponsável, resíduos, a cidade, o bairro e tantos

expressivo que a escola foi uma das vencedoras

outros que fazem, por um período, alunos, pro-

do concurso daquele ano e vem aplicando, até

fessores e seus familiares se unirem para uma

hoje, o que se comprometeram a fazer na época.

reflexão e estudo de melhoria. O resultado disso

Para Beatriz Almeida, diretora da Sobloco, o

é muito mais do que a premiação que as esco-

Programa não se resume a atividades isoladas

las recebem. É a mudança de comportamentos e

e pontuais. É o conjunto de todas as frentes de

de pensamentos. Um exemplo disso foi a Escola

trabalho que vão, pouco a pouco, incutindo nas

Municipal José Ermírio de Morais Filho que, sob

crianças e jovens valores e sentimentos de res-

o tema proposto no ano de 2014 pelo Clorofila,

peito ao meio ambiente e ao próximo, tão impor-

“Todos Contra o Desperdício”, fizeram uma ex-

tantes hoje em dia.

“Não é só meio ambiente relacionado à horta ou economia de água. Nas atividades do Clorofila nós aprendemos conceitos de cooperação, respeito aos colegas, aprendemos a ser líderes, destacando o potencial de cada um como protagonista juvenil. Eu era muito tímida, e a minha participação no grêmio com certeza foi incentivada pelo Clorofila, através dos cursos de que participo” MARIA EDUARDA SILVA NASCIMENTO DE ARQUINO, 15 anos, aluna da Escola Estadual Jardim Vista Linda, membro da comissão de meio ambiente montada pelo Programa Clorofila e atual presidente do grêmio da escola. Maria Eduarda foi responsável pela produção do vídeo sobre a parceria do Clorofila com a escola

“Como é bom resgatar tudo o que aconteceu desde o início da parceria e ver quantas sementes maravilhosas foram plantadas na vida dos que passaram pela escola ao longo desses anos. Iniciativas como essas são fundamentais, pois despertam o interesse dos alunos e da comunidade, formando multiplicadores” SUELI BRISOLA ROQUE SOUSA, professora da Escola Municipal Giusfredo Santini, memória viva das ações do Programa na escola, desde sua implantação em 2002

“O que mais vale a pena é a gente despertar na criança a proteção ao meio ambiente. Esse tema é trabalhado o ano inteiro dentro da escola, não só com a horta e o plantio, mas também o tema cidadania ligado ao meio ambiente. O Programa Clorofila é uma parceria que deu certo, pois, sozinhos, não poderíamos chegar aonde chegamos. As educadoras do Programa estão sempre nos incentivando; quando estamos desmotivados, elas sempre vêm com uma nova proposta, trazendo novas ideias, estamos sempre começando de novo. A Sobloco poderia estar fazendo muitas outras coisas, mas está promovendo esse Programa. Quantas crianças estão sendo impactadas!! Essa é a maior prova de respeito ao meio ambiente que eu já vi!” MARIA CRISTINA QUINTELLA SQUILLANTE, professora da EM Hilda Strenger Ribeiro

R E V I S TA D A R I V I E R A D E S Ã O L O U R E N Ç O .

RIV26_64-65_PremioAtitude_vs3.indd 65

65

19/12/17 20:35


GENTE RIVIER A EM MOVIMENTO

O lado

RIVIERA da vida Permita-se desfrutar de cada pequeno instante intensamente e inclua a Riviera nas suas melhores lembranças

1 2

© MAR FRANZ / FOTONATIVA

3

© FOTOS: RODRIGO R. MATIAS / PICTASTE

1 Thiago de Andrade, com a esposa Mariana e o pequeno Guilherme: “Sempre que estamos na Riviera fazemos questão de prestigiar o Maremonti, tanto pela comida como pelo bom atendimento” (THIAGO)

2 A empresária Patrícia Araújo com o namorado e sua cachorra Lolla: “Adoro o fato de poder caminhar com a Lolla por um lugar limpo e seguro. A proposta de um ambiente familiar faz a Riviera perfeita para as crianças”

3 Carlos Alberto Papa e sua esposa Rosaria Regina Papa: “Na Riviera me atrai a organização de primeiro mundo! Já fiz maratona e acho as corridas da Riviera importantes para conhecer pessoas e praticar um esporte juntas” (CARLOS ALBERTO)

66 . R E V I S T A D A R I V I E R A D E S Ã O L O U R E N Ç O

RIV26_66-69_Gente_vs8.indd 66

19/12/17 20:39


4 O advogado Otto Medeiros jogando com seu colega, Décio Minalle: “Jogo tênis há mais de 20 anos e sempre que estou na Riviera aproveito para vir ao Riviera Tênis” (OTTO)

5 A consultora de gestão de riscos, Midiã Borges, e as amigas Ana Luiza, Rebeca e Thais: “A Riviera é linda e tranquila! Gosto bastante do restaurante Funchal, que cativa pelo atendimento e cardápio excelentes” (MIDIÃ) 4

5 6 6 Daniela Gattai,

7 O advogado Rodrigo Ferrari

pedagoga: “Frequento a Riviera há 30 anos, e sempre que chego esqueço do carro e faço tudo de bike. Claro que sempre com música, curtindo o contato com a natureza!”

Laquinta e a namorada, Taciana Menezes Vieira: “Sempre que possível fujo um pouco da correria de São Paulo e venho parar na Riviera. Frequento há mais de 15 anos e tudo aqui continua excelente: a praia, os bons restaurantes, tudo!” (RODRIGO)

8 Paulo Zicardi e seus dois filhos, o pequeno Guilherme e o Rafael: “O campo de golfe da Riviera é um dos melhores que conheço, com buracos difíceis e desafiadores. Dá para jogar golfe com a família em duas horas e depois ainda curtir uma praia!” (PAULO)

7

© MAR FRANZ / FOTONATIVA

8

R E V I S TA D A R I V I E R A D E S Ã O L O U R E N Ç O .

RIV26_66-69_Gente_vs8.indd 67

67

19/12/17 20:39


GENTE RIVIER A EM MOVIMENTO

© MAR FRANZ / FOTONATIVA

9

10

11 9 Para o pequeno Luiz Guedes

10 O médico Dr. Guilherme Nannetti

Felix, os cavalos e a Hípica de Riviera foram amor à primeira vista! Tanto que já conquistou 14 troféus em diversas competições, inclusive na Copa Bertioga de hipismo”

e seu pequeno ciclista, Enrico: “Ele começou a andar comigo em uma cadeira de bebê, mas logo estará ao meu lado, pedalando. Sempre sonhei em criar meus filhos na Riviera e esse sonho tornou-se realidade”

11 A empresária e Digital

12 O advogado Thiago

Influencer Thais Amorim com seu noivo Danilo Veiga: “Gostamos de passar a tarde toda na praia, caminhando e curtindo, independentemente se o sol vai aparecer ou não” (THAIS)

Medeiros Braga com os amigos Lucas, Alexandre e Patryck: “Uma das melhores coisas da Riviera é poder passear até perder a hora e voltar a pé para casa em segurança” (THIAGO)

12

68 . R E V I S T A D A R I V I E R A D E S Ã O L O U R E N Ç O

RIV26_66-69_Gente_vs8.indd 68

19/12/17 20:39


13

14

15 16 A empresária

13 Nathália Mathias de Oliveira,

Vanessa Bullamah Maniglia Zanirato e sua prima, Juliana Bullamah: “Aqui é o quintal da nossa casa. A Riviera é perfeita para as crianças e ótima para a prática de esportes” (VANESSA)

com seu companheiro Byddy: “Me encanta o paisagismo, a tranquilidade e a beleza desse lugar” 14 A arquiteta Andrea Cipolla com sua amiga Bruna Dias: “Adoro a Riviera porque ela é bem frequentada, atraente e extensa. A praia é perfeita para curtir o sol e praticar nossa corrida” (ANDREA)

17 A arquiteta Mayra Lopes e sua irmã, a publicitária Maiara Lopes: “As águas do mar na Riviera favorecem a prática do stand-up paddle, paixão que eu descobri no começo do ano.” (MAYARA)

15 Giovanna Borelli com o namorado,

Antoine Jorge Paulo: “A tranquilidade que a Riviera transmite é incomparável. Quando estamos aqui, não podemos deixar de ir à praia e ao Bar55, um dos lugares mais divertidos” (GIOVANNA)

16

17

69

RIV26_66-69_Gente_vs8.indd 69

19/12/17 20:39


COMPRAS

RIVIER A SHOPPING

SAMBUR Á ALPARGATA PERKY TROPICÁLIA Confeccionada em material têxtil, com estampa floral e solado de borracha. R$169,90

A alta temporada chegou com força total no Riviera Shopping, trazendo as novidades mais quentes da estação!

BEM ME QUER EMPÓRIO DAS GER AES CERVEJA FARGO 46 Bebida de estilo escocês, conhecida como Wee Heavy ou Strong Scotch Ale. CERVEJA CABRAL De cor âmbar bem escura, possui sabores intensos e textura aveludada na boca. R$32,00 CADA

LUNE T BY HERING VESTIDO REGATA Curto, amarelo floral, elaborado em tecido 100% viscose, com amarração na cintura. R$159,00

M R . C AT MOCASSIM FLEX. R$249,90 CINTO ELÁSTICO R$99,90

CHILLI BE ANS © FOTOS: RODRIGO R. MATIAS / PICTASTE

ÓCULOS DE SOL INFANTIL Cores e estilos inspirados na ousadia e irreverência dos famosos Hot Wheels. R$139,80

70 . R E V I S T A D A R I V I E R A D E S Ã O L O U R E N Ç O

RIV26_70-71_Compras_vs3.indd 70

19/12/17 20:41


MAR ACUJÁ BR ASIL BOLSA DE PRAIA R$217,80 NÉCESSAIRE R$99,00

B I L A B AY CROPPED CIA MARÍTIMA Top Cropped regata estampado com tiras nas costas (strappy) e alça com regulador. Tecido em Marrakesh com proteção UV no forro. R$238,00

MARAM

HOT PANTS CIA MARÍTIMA Tanga estampada modelo hot pants com laterais em tiras (strappy). Tecido em Marrakesh. R$198,00

TAMANCO LUZ DA LUA Modelo New Ridge Nude. R$259,90

RIP CURL BERMUDA ÁGUA Linha exclusiva, assinada pelo brasileiro campeão mundial de surf, Gabriel Medina. Tecnologia Elasto Stretch 4, com 14% de elastano de alta performance. R$299,00

PL ANE T TOYS E.T. SCOOTER Scooter elétrica dobrável e portátil. Com potência de até 500W, alcança incríveis 35 km/h. Várias cores. A partir de R$6.160,00

R E V I S TA D A R I V I E R A D E S Ã O L O U R E N Ç O .

RIV26_70-71_Compras_vs3.indd 71

71

19/12/17 20:42


RIVIER A E BERTIOGA

GUIA DE PRODUTOS E SERVIÇOS

O melhor do litoral norte! Atrações turísticas, gastronômicas e um guia de serviços da Riviera de São Lourenço e região RIVIER A E BERTIOGA

99132-5717 – http://escolariviera.com. br. Horários das aulas: 8h/ 9h30 / 11h / 12h30 / 15h / 16h30. E-mail: contato@ escolariviera.com.br

ARTE, CULTURA E LAZER

RIVIERA GOLF CLUB O belo campo de golf com 18 buracos de par 3 é aberto ao público durante todo o ano. Fora de temporada abre de quarta a domingo a partir das 8h, com saída final às 15h30. E aos finais de semana, a partir das 7h com última saída às 15h30h. Durante a temporada 26/12 a 31/01 e carnaval, funciona de terça a sexta e domingo, das 7h às 17h e aos sábados das 7h às 18h. Fechado às segundasfeiras para manutenção. Um profissional de golf está à disposição para aulas aos interessados. O acesso está em frente aos módulos 2 e 3, pela Av. da Orla • Tel.: (13) 3316-1606. Importante: só poderão jogar no campo jogadores que possuam handicap. Para aulas, não é preciso experiência.

CASA DE CULTURA DE BERTIOGA O espaço abriga projetos culturais de música, cinema, artes plásticas, artesanato e dança que incluem exposições, amostras e cursos. Segunda a Sexta, das 8h às 17h - Av. Thomé de Souza, 130 – Bertioga - Tel.: (13) 3319-9150 PARQUE DOS TUPINIQUINS No Parque dos Tupiniquins, criado em 2004, onde está inserido o Forte São João, fica assegurada a integridade do patrimônio histórico e cultural, integrado ao meio ambiente e ao plano urbanístico da cidade, bem como monumentos ao líder tupinambá Cunhambebe, a Hans Staden e à missão jesuítica. Atualmente o Parque dos Tupiniquins recebe expressiva visitação ao longo do ano. Aberto para visitas: de 4ª a Domingo, das 9h às 17h. Telefone.: (13) 3317-4128. E-mail: fortesaojoao@ hotmail.com

RIVIERA TÊNIS

RIVIERA SHOPPING CENTER 52 lojas e 13 quiosques de roupas e acessórios, esportes, livraria, drogaria, perfumaria, moda feminina e infantil e praça de alimentação. Horário de funcionamento durante a temporada: todos os dias, lojas e quiosques das 10h à meia-noite; Alimentação das 11h à meia-noite; Cafeteria, Creperia e Banca das 7h30 à meia-noite; Padaria Pão de Açúcar das 7h30 à meia-noite. Farmácia: 24h; Administração das 9h à meia-noite. Av. da Riviera, 1256 - Tel.: (13) 3316-6033

ESPORTES CENTRO HÍPICO Passeios a cavalo, aulas para iniciantes e centro de treinamento para competidores com mais experiência. Rodovia Rio-Santos, km 213 - atrás do Posto da Polícia Militar - Tel.: (13) 3313-0341 CICLOVIA Ao longo das Avenidas da Riviera ou no meio da mata, a bela ciclovia da Riviera tem 4,5 km de pista conservada em meio à mata e permite ótimos passeios de bicicleta ou a pé. ESCOLA RIVIERA DE SURF Aulas particulares com duração de 1h30, em grupos para todas as idades. Localizada na praia, em frente ao módulo 1, na Riviera De São Lourenço. Tel.: (13)

© RODRIGO R. MATIAS

COMPRAS

O clube Riviera Tênis oferece aulas para iniciantes e avançados, além de locação de quadras. Fica aberto diariamente das 8h às 20h e na temporada das 8h às 22h. Av. da Orla, s/n - Módulo 18. Tel.: (13) 3316-9688 / 13 9 8111-0105 (responsável Eraldo) TREINAMENTO FUNCIONAL O espaço localizado no Ilha da Madeira Resort oferece treinamento personalizado nas modalidades: treinamento funcional, pilates com aparelhos, yoga, fisioterapia, massagem, ginástica laboral, treinos de corrida, aulas de alongamento, personal trainer e passeios. Aberto diariamente das 8h às 21h – Domingo e feriados com agendamento. Al do Remo 300 – Módulo 2. Tel.: (13) 99645-6161- E-mail: contato@surfuncional.com.br

PASSEIOS ALDEIA INDÍGENA RIO SILVEIRA Localizada entre a divisa de Bertioga e São Sebastião, e com mais de 948 hectares, a Aldeia Rio Silveira, abriga atualmente cerca de 400 índios da Etnia Guarani que ainda cultiva a

história e a cultura indígena. Uma caminhada em meio à Mata Atlântica até o Rio Silveira revela o passado misturado com as tecnologias do futuro. O acesso à Aldeia é feito somente com acompanhamento de agência de turismo local e depende de autorização da FUNAI. Informações na Secretaria de Turismo da Prefeitura de Bertioga, que fica na Avenida Tomé de Souza, 130. Tel.: (13) 3319-9150

GASTRONOMIA

FORTE SÃO JOÃO A primeira construção militar do País, inicialmente denominada Forte São Thiago, foi reconstruída, ao final do século XVII, em alvenaria de pedra e cal, e suas instalações definitivas foram concluídas em 1710. Em 1940 a edificação foi declarada Patrimônio Histórico Nacional, tombada oficialmente pelo IPHAN, recebendo obras de restauração. No início de 2015 foi indicada para compor a lista de bens do Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Em suas dependências, o visitante contempla um acervo contendo armamento português, salas temáticas, com ênfase para Estácio de Sá, os jesuítas Anchieta e Nóbrega e o artilheiro Hans Staden. Aberto para visitas de 4ª a Domingo, das 9h às 17h. Telefone: (13) 3317-4128. E-mail: fortesaojoao@hotmail.com

RESTAURANTES RESTAURANTE FUNCHAL Peixes e carnes - Al. do Remo, 300 Módulo 2 - Ilha da Madeira Resort - Tel.: (13) 3316-1379. (Aberto também para não hóspedes) Aberto café da manhã das 7h30 às 10h30; almoço das 12h30 às 17h e jantar das 19h às 22h

ECOTURISMO Com 500 km2 de extensão e 33,1 km de praias, Bertioga reserva lindas surpresas para quem a visita. Passeios a pé ou de barco, pelo meio da mata, rios e pelo mar podem ser feitos monitorados por profissionais qualificados. Canoagem pelo rio, Trilhas em Guaratuba e passeio à Reserva indígena do Rio Silveira. Informações: Viabiliza Eventos e Turismo. E-mail: contato@viabilizaviagens.com.br / Tel.: (13) 99757-9227 / 3317-5939 PARQUE ESTADUAL SERRA DO MAR Criado em 1977 e ampliado em 2010, o Parque Estadual Serra do Mar (PESM) é a maior Unidade de Conservação de toda a Mata Atlântica. Seus 332 mil hectares protegem 25 municípios paulistas, conectando as florestas da Serra do Mar desde o Rio de Janeiro e Vale do Ribeira até o litoral sul do estado. Para quem quiser conhecer, são mais de 60 trilhas e passeios. Para mais informações acesse o site www.parqueestadualserradomar. sp.gov.br/pesm PARQUE DAS NEBLINAS Entre os municípios de Mogi das Cruzes e Bertioga, uma reserva privilegiada da Mata Atlântica, com 2.800 hectares. Aberto para passeio e visitas com monitores. Tel.: (11) 4724-0555 / 47240556. Informações pelo site: www. ecofuturo.org.br/parque-neblinas

DELIVERY Maremonti Pizzaria Tel.: (13) 3316-7855 / 3316-7508 Pizzaria Hermon - Riviera Shopping Tel.: (13) 3316-1029 / 3316-8299 Pizza Place - Riviera Shopping Tel.: (13) 3316-8031 Makis Place – Temaki Tel.: (13) 3316-6697 / 3316-1319

JANGADA RESTAURANTE Inaugurado em janeiro de 2017, o novo restaurante da Riviera é especializado em peixes e frutos do mar. Com capacidade para 340 pessoas, a casa oferece ainda uma incrível adega de seis metros de altura. Av. Marginal, s/n, Uptown II. Tel.: (13) 3316-6355 RESTAURANTE JERIQUÁ Restaurante variado, com carnes e peixes. Al. das Conchas 241 – módulo 06, no Travel Inn Boulevard Riviera. Tel.: (13) 3319-6010 / Chef Ismael – Faz delivery e eventos sob encomenda. Orçamentos e informações (13) 997737104. www.chefismael.com.br. Aberto das 12h às 16h e das 19h às 22h. MAREMONTI TRATTORIA & PIZZA Oferece um charmoso ambiente tropical integrado à natureza, com vista para o mar. A especialidade é a gastronomia italiana, mas serve também receitas ricas em peixes e frutos do mar - Largo dos Coqueiros, 83 - Tel.: (13) 3316-7508. Durante o ano, serve de terça a sexta e domingo das 12h à 0h; sábado das 12h à 1h e na temporada trabalha todos os dias das 12h à 0h. Delivery a partir das 18h. SP55 BAR E CHOPERIA Av. Marginal à Rodovia Rio-Santos, 1720 - Tel.: (13) 3316-7265 / 3316-7277. Aberto de segunda a domingo a partir das 11h até o último cliente. PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO RIVIERA SHOPPING CENTER Diversas opções para um café ou uma refeição completa: lanches, massas, grelhados, doces e sorvetes.

HOSPEDAGEM ILHA DA MADEIRA RESORT Al. do Remo, 300 – Módulo 2. Tel.: (13) 3316-5000 / (13) 3316-5006. www.ilhadamadeiraresort.com.br

TRAVEL INN BOULEVARD RIVIERA FLAT Al. das Conchas, 214 – Módulo 6 Tel.: (13) 3319-6000 www.travelinn.com.br

JORNAIS E REVISTAS NO RIVIERA SHOPPING Livros, revistas, jornais e papelaria. Banca de Jornal Livraria Riviera Tel.: (13) 3316-7626 Ponto da Cultura Tel.: (13) 3316-7373

NOITE PUCCI RIVIERA BEACH HOUSE Com dois ambientes (pista de dança climatizada com DJ e deck com bar e música ao vivo), a balada também está disponível para eventos fechados. Durante todo o verão, noites especiais com DJs nacionais e internacionais. Av. Marginal, 2.571, Riviera de São Lourenço, Bertioga-SP. Tel.: (11) 31672067. www.pucci.com.br

SAÚDE CLÍNICAS E HOSPITAIS MEDICAL LINE A UPS São Lourenço atenderá de 23 de dezembro (19h) a 31 de janeiro (18h) funcionando 24 horas ininterruptas. No restante do ano, o atendimento acontece das 21h de sexta às 18h de domingo. Nos feriados prolongados, esse período é ampliado para que sempre fique uma equipe de plantão. Av. Riviera, próximo ao escritório central da Sobloco. Tel.: (13) 3316-6571. NO CENTRO COMERCIAL UPTOWN II CONSULTÓRIO PEDIÁTRICO E DERMATOLÓGICO: Dra. Elizabeth Machado Guidini (CRM: 88.905). De 2ª a domingo, a partir das 15h. Tel.: (13) 3316-6320/ 997599857 – 1ª andar – Sala 3. CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO Dra. Desirée Zuppani De segunda a sexta, das 9h às 17h. Tel.: (13) 3316-6561 / 98121-5519 / 996363744 (WhatsApp) – 1º andar – Sala 6. Dra. Fernanda Martins Solers Consultório Odontológico. Tel.: (13) 99732-4381 – 1º andar – Sala 8. NO CENTRO DE BERTIOGA P.S. MUNICIPAL DE BERTIOGA Praça Vicente Molinari, 95 - Vila Itapanhaú - Tel.: (13) 3319-8800 ou 192 ANA COSTA SAÚDE Rua Rafael Costábile, 716, Centro, Bertioga – Tel.: (13) 3316-2870 / 3317-4225

72 . R E V I S T A D A R I V I E R A D E S Ã O L O R E N Ç O

RIV26_72-73_Guia_Enderecos_vs2.indd 72

19/12/17 20:43


CONSSAÚDE – ESPECIALIDADES MÉDICAS/EXAMES Atende em domicílio. Tel.: (13) 3317-1636 / 99646-0022 / 98105-8981 – Rua Bartolomeu Fernandes Gonçalves, 862 – Vl. Itapanhaú. www.conssaude.net JAB MEDICAL CENTER Serviço de pronto atendimento, urgência e emergência. Ambulância UTI. De segunda a sexta, das 8h às 18h. Rua Rafael Costábile, 775, Centro, Bertioga. Tel.: (13) 3317-7600 / 3317-4666 DROGARIAS DROGALIS Riviera Shopping - Tel.: (13) 3316-7347 RIVIERA PHARMA Uptown Riviera • Tel.: (13) 3316-2001 FARMA SANTÉ Uptown II • Tel.: (13) 3316-2120

HELIPONTO Bairro do Indaiá, a 3 km da Riviera, latitude 23°47’52”S; longitude 46°03’.21”W; Designativo SN RI e condições operacionais VFR Diurna/ Noturna. Contato: Helimarte (11) 22213200 ou Global Taxi Aéreo (11) 50706011 / (11) 5070-6003

TRANSPORTE

IGREJAS E CULTOS

TELEFONES ÚTEIS

CAPELA NOSSA SRA. DAS GRAÇAS Alameda do Frevo, 100 – Módulo 28 – Riviera de São Lourenço. Missas aos sábados às 20h e domingos às 9h.

AARSL - ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DA RIVIERA DE SÃO LOURENÇO Passeio do Ipê, 52 - Módulo 26. Tel.: (13) 3319-5000

IGREJA MATRIZ SÃO JOÃO BATISTA Rua Julio Prestes, 69 – Centro, Bertioga - Tel.: (13) 3317-1838. Missas: Segunda às 19h30, quinta às 19h30, sexta às 17h e domingo às 7h e 19h30.

PLANTÃO DE SEGURANÇA DA AARSL Atendimento 24horas. Tel.: (13) 3316- 6699

CULTO EVANGÉLICO No Colégio Metodista, Passeio do Ipê, 99 – Módulo 26, Riviera. Cultos às terças e domingos, às 19h. Tel.: (13) 3316-6586 JET SKI E EMBARCAÇÕES

BICICLETAS

MARINA CAPITAL Rua Caminho do Capão, 240 - Jd. Indaiá. Tel.: (13) 3313-2692 ou (13) 3313-1348.

RIVIBIKE Bicicletas compartilhadas - Postos: Riviera Shopping e ciclovias entre os módulos 20 e 22; e rotatórias entre os módulos 2 e 3, 3 e 4, 5 e 6 e 7 e 8.

MARINA RIVIERA Guarda e manutenção de jet ski - Rua Macário Antunes Pinto, 20 – Jardim São Lourenço. Tel.: (13) 3316-1819, 78106323, 96*31352.

SERVIÇOS

Quem quiser utilizar o serviço deve se cadastrar no site da Riviera e ativar um passe que pode ser de 30 dias, 6 meses ou 1 ano. Após a ativação do passe, o usuário pode usar as bicicletas por 2 horas, quantas vezes quiser no mesmo dia: www.rivieradesaolourenco.com/ rivibike. Whatsapp: (11) 97386-6736. E-mail: rivibike@tembici.com.br. Tel.: 0300 3132 420 BICICLETARIA RIVIERA Locação, conserto e venda de bicicletas. Rua Aprovada, 329 (Av. Marginal) n.º 2.717, loja 11 – Centro comercial UPTOWN II - Tel.: (13) 3316 -8264. Funciona terça a sábado das 9h às 18h; domingo das 9h às 12h. PEIXARIA RIVIERA Peixes e frutos do mar. R. Aprovada, 329 (Av.Marginal) n.º 2717, loja 12 – Centro Comercial UPTOWN II – Tel.: (13) 3316-6669. Abre sexta das 9h às 19h, sábado das 7h às 18h e domingo das 9h às 14h. CABELEREIRO JACQUES JANINE Av. Riviera, 1.256 - Riviera Shopping Center – Tel.: (13) 3316-7718. Abre segunda, terça e quinta das 10h às 19h; sexta e sábado das 10h às 22h; domingo das 10h às 20h. CAIXAS AUTOMÁTICOS Rede 24 horas: Pão de Açúcar GÁS Entrega em domicílio Tel.: 0800-109935 / (13) 3317-1576. Segunda a sábado das 8h às 16h40; Domingo das 8h às 14h30.

NÁUTICA INDAIÁ Guarda de embarcações com jet ski. Av. Manuel Mendes Ventura, 340 – Jardim Indaiá – Bertioga. Tel.: (13) 33131349 / (13) 9 7421-4615. PET SHOP E VETERINÁRIA PET RIVIERA Av. Marginal, 2571 – Uptown II - Riviera de São Lourenço, Bertioga. Tel.: (13) 3316-6292 CLÍNICA VETERINÁRIA LA MATILHA R. Bartolomeu Fernandes, 379 – Centro – Tel.: (13) 3317-6829 CLÍNICA VETERINÁRIA IRMÃO SOL Av. Anchieta, 3.572 – Maitinga, Bertioga. Tel.: (13) 3317-2515 SUPERMERCADO PÃO DE ACÚCAR Av. Marginal à Rodovia Rio-Santos - Tel.: (13) 3316-2040. Horário de funcionamento: durante o ano, domingo a quinta das 8h às 21h, sexta das 8h às 22h, sábado das 7h às 22h. Na temporada, de 15 de dezembro a 15 de janeiro de 2018 - Aberto 24 horas! Fecha dia 24/12/17 às 20h e abre dia 25/12 às 9h. Fecha dia 31/12 às 20h e abre dia 01/01 às 9h. Local: Av. Marginal à Rod. Rio Santos, Km 212. Tel.: (13) 3316-2040 PADARIA NO SHOPPING Horário de funcionamento: durante o ano: domingo a quinta das 7h30 às 20h; sextas e sábados das 7h30 às 22h. Durante a temporada, abre todos os dias das 7h30 à 0h.

TÁXI 24 HORAS Tel.: (13) 99714-3648 - Marcio Tel.: (13) 99776-1772 - Tião TRANSLADOS Tel.: (13) 99725-7641 - Armando

CARTÓRIO DE REGISTROS CIVIL E TABELIONATO Av. 19 de maio, 403– Bertioga. Tel.: (13) 3317-1583 CARTÓRIO ELEITORAL Rua Luiz Pereira de Campos, 408 – Centro – Bertioga – Tel.: (13) 3317-4987 CORREIO Av. Dezenove de Maio, 455 – Centro, Bertioga – Tel.: (13) 3317-1724 / 33176224 / 3316-4410 DELEGACIA DE POLÍCIA CIVIL Rua Manuel Gajo, 340, Parque Estoril, Bertioga. Tel.: (13) 3317-1411 (24 horas) DER – DEPARTAMENTO DE ESTRADAS E RODAGEM Rua Dr. Fernando Costa, 155, Vila Sta. Rosa, Cubatão. Tel.: (13) 3362-6607 / 3361-1355. www.der.sp.gov.br ECOVIAS Tel.: 0800-197878 / Trânsito e condições das estradas (24 horas): www.ecovias.com.br FUNDAÇÃO 10 DE AGOSTO Al. dos Vagalumes, 100 - Tel.: (13) 3316- 7344. E-mail: secretaria@ fundacao10agosto.com.br

SOBLOCO CONSTRUTORA Av. da Riviera, 600 - Tel.: (13) 3316- 5316 - Em São Paulo: (11) 3093-9300

CANDEEIRO Charmosa creperia e pizzaria, com pizza quadrada servida em chapa de ferro. Estrada de Camburi, 87 –São Sebastião - Tel.: (12) 3865-3626. www. pizzariacandeeiro.com.br

OUTRAS PRAIAS E REDONDEZAS

CANTINETTA Em meio a um jardim tropical, saboreie pratos diversos, saladas e lanches. Conta ainda com mercearia, adega e serviços especiais. Estrada do Camburi, 720 - Camburi - Tel.: (12) 3865-2612. www.cantinetta.com.br

Dicas de lazer, cultura, gastronomia e muito mais nas praias próximas à Riviera de São Lourenço. Valem sua visita.

CHAPÉU DE SOL Com bela e ampla vista para o mar, prove receitas de frutos do mar ou pizzas à noite, em um ambiente rústico. Av. Mãe Bernarda 2001 – Juquehy – Tel.: (12) 3863 3028.

GASTRONOMIA RESTAURANTE ACQUA AZUL Frutos do mar - Av. Vicente de Carvalho, 102, Centro – Bertioga (13) 3317-1272 / 3317-3094. www.acquaazul.com.br/ restaurante-bertioga

CHEIRO VERDE Restaurante variado com deck vista ao mar. Destaque para receitas com peixes e frutos do mar. Av. Walkir Vergani, 1172 – Boissucanga – São Sebastião - Tel.: (12) 3865 2280. www. cheiroverdeboissucanga.com.br

BARCUS Restaurante localizado na Marina Capital, especializado em frutos do mar. Horários de funcionamento: de quintafeira à domingo, das 8h às 19h. Caminho do Capão, nº 240. Jd. Indaiá. Bertioga - São Paulo/SP. Tel (13) 3313-1161 / (13) 98112-5663

GULERO Localizada em uma das construções mais antigas de Juquehy, datada de 1867 e totalmente restaurada. Avenida Mãe Bernarda, 271 – Juquehy. Tel.: (12) 3863-1397

BORGHESE Restaurante, Pizzaria e Sushi Bar. Av. Anchieta, 455 - Centro - Bertioga, SP Tel: (13) 3317-2133

KOMASUSHI Apenas 33 lugares e delícias da cozinha oriental, preparadas pelo experiente sushiman Fernando dos Santos. Rua Tupã, 80 – Camburi – Tel.: (12) 3865 1984

DALMO O BÁRBARO Frutos do mar – Rodovia Rio Santos – Km 233 – Sentido Bertioga/Guarujá Tel.: (13) 3268-1364

MANACÁ Tradicional na região, com cozinha contemporânea de frutos do mar, sua localização é privilegiada, em meio a um exuberante jardim tropical. Rua do Manacá, 102 – Camburi. Tel.: (12) 38651566. www.restaurantemanaca.com.br

RESTAURANTE ACQUA Com uma vista única do mar de Camburi, oferece cozinha primorosa com influência italiana. Estrada do Camburi, 2000 - Camburi. Tel.: (12) 3865-1866. RESTAURANTE ANTIGAS

OGAN Em meio ao verde e ao ambiente descontraído, possui cardápio diversificado. Estrada de Camburi, 1650 – Camburi. Tel.: (12) 3865–2388. www.restauranteogan.com.br

POLÍCIA MILITAR Rod. Dr. Manoel Hipólito Rego, km 213 Tel.: (13) 3313-1317 / 3313-1065 ou 190 (24 horas). POLÍCIA RODOVIÁRIA Rod. Dom Paulo Rolim Loureiro (Antiga SP – 98 Mogi-Bertioga), km 98 Tel.: (13) 3313-1200 (24 horas) PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE BERTIOGA Rua Luiz Pereira de Campos, 901, Vila Itapanhaú - Tel.: (13) 3319-8000 www.bertioga.sp.gov.br

© DIVULGAÇÃO

HANS STADEN – CLÍNICA Rua Rafael Costabile, 442 – Centro, Bertioga – Tel.: (13) 3317-2025

Frutos do mar, massas e carnes. Aberto de sexta a domingo. R. Reginaldo Flávio Correa, 190 – Camburi.Tel. (12) 38651355. www.restauranteantigas.com.br

SITE DA RIVIERA DE SÃO LOURENÇO Informações, novidades e curiosidades. www.rivieradesaolourenco.com

RESTAURANTE BADAUÊ Acomode-se em uma das mesas ou coloridas tendas e aprecie frutos do mar, robatas feitas na grelha e delícias da cozinha japonesa. Av. Francisco Loup, 901, Maresias – Tel.: (12) 3865 7289 / Juquehy (12) 3863-3028. www. restaurantebadaue.com.br/maresias

SIV – SISTEMA INTEGRADO DE VENDAS Sistema oficial de compra e venda de imóveis na Riviera. Pavilhão de Exposições - Largo dos Coqueiros, 15. Tel.: (13) 3316-5330

BISTRÔ JUQUEHY Três ambientes e uma loja de artesanato mineiro e pratas. Av. Mãe Bernarda, 637 – Juquehy - Tel.: (12) 3863-2609. www.villabistro.com.br

RIVIERA SHOPPING CENTER Av. Riviera, 1.256 - Tel.: (13) 3316- 6033

PITANGUEIRA Cozinha contemporânea e vista para o mar, a dica é o Spaghetti de Camarão e de sobremesa o abacaxi grelhado. Estrada do Camburi, 1088 – Camburi. Tel.: (12) 3865-1688. PIZZARIA A FIRMA Pizzaria - Rua Sebastião Romão César, 419 – Maresias. Aberto de quinta a segunda. Tel.: (12) 3865-6142. Atendimento a partir das 19h. TÍCURA Decorado com mandalas, serve saladas, ceviches, peixes e pizzas. Estrada do Camburi, 1182 - Tel.: (12) 3865-1446 / (12) 3865-2417. TIÊ SAHY Cozinha contemporânea em serviço a La carte com opção de pratos infantis. Av. Adelino Tavares, 160 - Barra do Sahy - Tel.: (12) 3863-6369

R E V I S TA D A R I V I E R A D E S Ã O L O R E N Ç O .

RIV26_72-73_Guia_Enderecos_vs2.indd 73

73

19/12/17 20:43


ARTIGO

G E O R G E TA G O N Ç A LV E S

Veneno para lagartas

Tudo o que quero é esse tédio descalço, a ausência dos mistérios e sustos do mundo virtual”

Georgeta Gonçalves é educadora ambiental e coordenadora-geral do Programa de Gerenciamento de Resíduos da Riviera de São Lourenço www.georgeta-escrevivendoemcamburi.blogspot.com

Acho que isso de comprar coisas pela internet é perigoso

que os homens não comentam. Nem sei se enxergam cores

como tudo o que evolve juros e parece fácil demais. Um cli-

de roupas, bolsas, cabelos, ou sapatos femininos.

que e um bibelô pula dentro de uma caixa na China, passa

Estava já lá fora, fechando o portão e passa o moço que

dias em um navio sufocado em um container, desce em um

entrega o gás.

porto, percorre dezenas de pontos de entrega até cair nas

– Bom dia, senhora! Sapato bonito, hein!

mãos de um carteiro mal-humorado de tanto ser mordido

Bem, retiro o que disse sobre homens. Retiro também os

por cachorro e chega finalmente ao destino. Ou seja, pare-

sapatos. Se não encontrar um sapateiro que os pinte, pen-

ce fácil, mas balança bastante o já exausto planetinha. As-

duro na árvore de natal com luzes amarelas dentro.

sim, pelo bem de todos, inclusive delas mesmas, pessoas

Mas por que não tentar a bênção da devolução em mais

impulsivas devem ficar longe dessa comodidade. Conheço

um contato com o site de compras? Posso alegar que sofri

gente que compra lâmpada, roupa, sabonete, tudo pelo ce-

bullying, que fui assediada, que sofri discriminação, que

lular. Tem aplicativo até para medicamentos.

todo mundo riu do sapatinho cor de susto. Não, melhor

Eu não. Até hoje só comprei um sapatoem um site confiá-

não. Fora estresse. Ligo o computador com um “deixa para

vel. Isso depois de pesquisar muito! Ainda assim deu erro.

lá” e vou atrás de coisas bacanas: espiar os lançamentos de

Na foto era vermelho-escuro, sóbrio, tendendo ao vinho.

e-books, ver o que rola nos próximos capítulos da novela,

Chegou ontem e é de um vermelho tão absoluto que pare-

entrar na rede social, ver a previsão do tempo. Tanta coisa!

ce aceso como esses tênis de crianças cujas solas brilham

E pronto: a primeira coisa que aparece na tela, adivinhem?

quando pisam, só que brilha inteiro, fora do pé, até dentro

O sapato vermelho. Ele, o próprio, e mais todos os outros

do armário. Devolver envolveria uma logística tão maluca

que vi durante a compra feita. Muitos. De todos os formatos

que desisti. Para me acostumar, já que foi o que me so-

e cores. Entram no meio da notícia, pouco antes da previ-

brou, calcei o treco e fiquei andando para lá e para cá den-

são de tempestades no Sudeste, pulam no meio de um tex-

tro de casa. Superconfortável. Aí pensei que, se tem tantas

to interessantíssimo de uma escritora amiga, interrompem

coisas que as pessoas usam e eu acho pavorosas, por que

um vídeo de dança africana, aparecem ao lado de eventos

estou me preocupando com um detalhe estético? A fi xação

atuais na rede social. Muitos sapatos. Tenho vontade de

no “gostar e não gostar” é sempre causa de sofrimento. O

gritar que já comprei, que chega! Mas confesso que gostei

sapato é macio, bom de andar, e aos olhos do resto do pla-

muito de um pretinho com fivela. Será? Doze vezes sem ju-

neta pode até ser bonito. Pois ousei. Vesti uma roupinha

ros? Jura? E tem bolsas lindonas também!

discreta, me enchi dos penduricalhos habituais, óculos

Desligo voando essa máquina mortífera antes de reencar-

escuros e resolvi, corajosamente, ir ao mercado. Moro em

nar Imelda e vou cuidar das plantas. Poucas são as surpre-

um lugar pequeno onde as pessoas conhecidas se encon-

sas com esses vegetaizinhos curiosos: lagartinhas verdes

tram sempre no mercado.

que comem instantaneamente tomateiros, passarinhos

Tinha em mente dar os devidos descontos para os comen-

que bicam o mamão quase maduro, mas tudo o que quero

tários de amigas, já que não são lá muito confiáveis. Lem-

é esse tédio descalço, a ausência dos mistérios e sustos do

bro como foram cruéis comigo quando deixei de pintar

mundo virtual.

os cabelos: “velha”, “descuidada”, “desleixada”. Agora

Mas como viver só no mundo real é de uma solidão insu-

os cabelos brancos ficaram modinha chique e elas estão

portável, ligo de novo o computador para dar um rolezinho

arrancando os poucos fios escuros que ainda têm. Assim,

e checar mensagens. E há muitas. Dezenas de janelinhas

me preparei para, caso uma delas fizesse algum comentá-

pulam vendendo pazinhas de jardim, vasinhos, fertilizan-

rio pouco agradável, dizer que comprei meus red shoes no

tes, trecos de enrolar mangueiras e até veneno contra la-

Butão, onde as pessoas são felizes porque comem muita

gartas verdes.

pimenta vermelha. E sorrir feliz. Também tinha como certo

Não resisto e compro. Detesto lagartas.

74 . R E V I S T A D A R I V I E R A D E S Ã O L O U R E N Ç O

RIV26_74-76_ARTGeorgeta.indd 74

19/12/17 20:43


RIV26_74-76_ARTGeorgeta.indd 75

19/12/17 21:29


SOMOS ESPECIALIZADOS EM CRIAR COMUNIDADES ONDE AS PESSOAS TÊM ORGULHO DE VIVER Quando planejamos um bairro ou uma cidade pensamos nas pessoas que vão morar ali. Pensamos no seu tempo, na sua mobilidade, no seu espaço de lazer. Pensamos nas suas oportunidades de trabalho e entretenimento, na sua segurança, no seu conforto em um espaço urbano saudável e visualmente agradável. Pensamos na valorização do seu patrimônio. Com 59 anos de atividades, nós nos especializamos em criar espaços urbanos planejados e sustentáveis que geram dividendos econômicos sociais e ambientais, e onde as pessoas têm orgulho de viver.

RIV26_74-76_ARTGeorgeta.indd 76

20/12/17 12:22


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.