VIDA BRASIL, EDIÇÃO DIGITAL "EL PASO", MARÇO 2022 - ROBERTO CARLOS.

Page 1

Ano 30 - Edição - Março - 2022 - USA / Houston, Dallas, S. Antonio, Austin,McAllen, El Paso - Brasil / Rio de Janeiro, S. Paulo / Mexico.

Edição El Paso,Texas.

NOTÍCIAS

O Genial Ronaldinho Gaúcho

NOTÍCIAS

Dia de Combate ao Alcoolismo:médicos alertam sobre danos à saúde

Valor pago pela Petrobras em royalties e participações especiais em 2021 é recorde

A sexta-feira, para muitos, é o dia de tomar uma cervejinha com os amigos ou outra bebida para relaxar das atividades do dia a dia. Mais da metade da população brasileira, 55%, têm o costume, Joguei no Barcelona, no Milan, no PSV, no Flamengo,no Atlético Mineiro e agora mostra feita pelo Instituno Queretaropesquisa do México. Amei e amo a todos igualmente. Na saída, Sergio Lima, editor do jornal, e seu filho Pedro posaram para uma foto com o famoso jogador. to Brasileiro do Fíga..Pg.10 Após a foto o menino Pedro, que também joga futebol,e que estava no lugar onde toda criança gostaria de estar,ao lado do jogador, exclamou maravilhado: Papai! Papai! Eu toquei no Ronaldinho! Assim, com Pedro feliz e nervoso encerramos a entrevista com esse extraordinário jogador e cidadão brasileiro. Não o encontramos mais nos dias seguintes, e satisfeitos com o acolhimente com que ele nos havia brindado resolvemos vê-lo mais uma vez onde êle mais gosta de se exibir – no Estádio de futebol. Lá, analisando o jôgo sob a visão de professional e sem deixar contudo de sermos torcedores vimos alguns lances que lembraram a sua genealidade na sua longa trajetória pelos campos de futebol do mundo.

Sergio & Doris Travel

Vimos também a pobreza do futebol atual onde o goleiro toca mais na bola com os pés do que o centro-avante. Na arquibancada, nós e os demais espectadores torciamos para que passassem a bola para o Ronaldinho. Mais isso não acontecia. Num dado momento um jogador do time contrário ao perceber que Ronaldinho, agora com a posse da bola, iria tentar um de seus famosos dribles, numa fúria incontrolada, deu-lhe uma entrada criminosa e desnecessária o que lhe rendeu ser expulso do jôgo. Aos 15 minutos do segundo tempo, Ronaldinho foi substituído.

281-679-9979

A Petrobras recolheu aos cofres públicos em 2021 o total de R$ 54,5 bilhões somente em royalties e participações especiais, maior valor anual já pago pela companhia. Esse montante representa um crescimento de cerca de 70% na comparação com ...Pg.12.

Eu, Pedro e muitos outros abandonamos o estádio pondo um ponto final nesse momento histórico da passagem de Ronaldinho por Houston. Embora a direção do jôgo tivesse reservado para a imprensa um local privilegiado e extremamente confortável, preferimos assistir ao jôgo de pé. É de pé que devemos assitir e revenciar esse tipo de artista. Para mim, Ronaldinho é um jogador extraordinário. Mestre da bola Ainda que as suas interveções não sejam como as do pssado elas ainda tem os belissimos traços dos mais exímios mestres Repito: Ele é um gênio e aos gènios devemos aplaudir de pé.

Quero lembrar, que muitos artista brasileiros que nos visitam para shows, aqui nos Estados Unidos, deveriam ser mais humildes e se espelharem, na grandiosidade do ser humano, humildade e na simplicidade deste cidadão, ímpar! um dos maiores, bem sucedido e importantes nomes do Brasil, em todo do mundo. Ele sim! É o Cara. Obrigado, Ronaldinho e Assis. Sergio Lima.

O JORNAL VIDA BRASIL, HÁ 30 ANOS NO TEXAS. O Genial Ronaldinho Gaúcho

P:12

Joguei no Barcelona, no Milan, no PSV, no Flamengo,no Atlético Mineiro e agora no Queretaro do México. Amei e amo a todos igualmente. Na saída, Sergio Lima, editor do jornal, e seu filho Pedro posaram para uma foto com o famoso jogador. Após a foto o menino Pedro, que também joga futebol,e que estava no lugar onde toda criança gostaria de estar,ao lado do jogador, exclamou maravilhado: Papai! Papai! Eu toquei no Ronaldinho! Assim, com Pedro feliz e nervoso encer-

Eu, Pedro e muitos outros abandonamos o estádio pondo um ponto final nesse momento histórico da passagem de Ronaldinho por Houston. Embora a direção do jôgo tivesse reservado para a imprensa um local privilegiado e extremamente confortável, preferimos assistir ao jôgo de pé. É de pé que devemos assitir e revenciar esse tipo de artista. Para mim, Ronaldinho é um jogador extraordinário. Mestre da bola Ainda que as suas interveções não sejam como as do pssado elas ainda tem os belissimos traços dos mais exímios mestres Repito: Ele é um


O tão aguardado Roberto Carlos USA TOUR 2022 passará por 12 cidades nos EUA. Roberto Carlos, o maior ídolo de todos os tempos das canções românticas, está programado para iniciar sua próxima turnê em 22 de abril de 2022, na FTX Arena em Miami, e que termina em 21 de maio no The Forum de Los Angeles.

Essa turnê histórica é produzida pela Loud And Live, MOVE Concerts e DC Set. As agencias Brazilian Nites e Next Brazilian Productions fazem a divulgação em português da turnê. Os ingressos para Roberto Carlos USA TOUR 2022 já estão disponíveis e podem ser adquiridos pelo site RobertoCarlos.com ou nas bilheterias de cada local.

“Apesar do fato de que meus álbuns são o que apresentam minha voz, minhas apresentações ao vivo são o que me deixa mais feliz em minha carreira”, declara o cantor, carinhosamente conhecido como “O Rei da Música Latina”. “Saber que estarei perto do meu tão querido público me excita e me enche de alegria. Eu me sinto mais vivo no palco do que em qualquer outro lugar.”

Sobre Roberto Carlos Roberto Carlos, natural do Espírito Santo, é amplamente considerado o maior cantor e compositor brasileiro de todos os tempos, amparado por uma carreira internacional de mais de 60 anos. Sem dúvida, ele é o ícone da música romântica na América Latina. Ele começou sua carreira aos nove anos e desde então o artista genial com uma voz suave e inigualável se tornou um verdadeiro ídolo entre sua legião de fãs no Brasil e além. Roberto Carlos é autor de mais de 600 canções e é conhecido como o maior proponente do movimento da música brasileira nos anos 60 conhecido como Jovem Guarda. Desde então, Roberto Carlos consolidou seu sucesso com carisma, belas melodias e letras e uma voz melíflua. Suas melodias retratam diferentes tipos de amor, do romântico ao fraterno; da amizade à fé em Deus; amor pela natureza e respeito pelo meio ambiente, e ainda solidariedade e confiança no futuro. Ele se tornou um pilar de credibilidade, romance e religiosidade. Desde 1960 até as décadas de 2000, sua carreira tem se baseado em lançamentos simultâneos em português e espanhol a exemplo do álbum "Amor sin Límite" de 2018 que trazia novas canções para o mercado hispânico e uma versão em português para o brasileiro.

Amparado por uma próspera carreira de mais de seis décadas, Roberto Carlos é considerado um dos principais representantes da balada romântica latina. Com mais de 150 milhões de álbuns vendidos, ele é um dos artistas de maior sucesso de todos os tempos. Ele recebeu todos os prêmios de prestígio em nível mundial que um artista poderia aspirar, incluindo um prêmio GRAMMY®; dois prêmios Latin GRAMMY® '; Personalidade do Ano da Academia Latina da Gravação; um Premio Lo Nuestro®; o Globo de Cristal; um prêmio pelo conjunto da obra da revista Billboard®; e um prêmio UNICEF®, junto com centenas de outros. Um marco verdadeiramente incrível na carreira é que Roberto Carlos é o primeiro e único artista brasileiro a gravar pelo menos um álbum por ano durante toda a sua trajetória. E em alguns anos, ele gravou versões em inglês, francês e italiano de seus discos em português. Em 2022, ele deve lançar dois álbuns: um em português e outro em espanhol. Entre os outros planos de Roberto Carlos para fechar 2021 está sua participação no especial de Natal da TV Globo, que será o programa mais veiculado da história da televisão brasileira. O especial foi adiado um ano por conta da pandemia. Além disso, Roberto Carlos acaba de finalizar duas músicas para compor uma novela da TV Globo, uma delas inédita.

Website

www.robertocarlos.com Social Networks https://www.facebook.com/RobertoCarlosOficial https://www.instagram.com/robertocarlosoficial/ https://twitter.com/robertocarlos https://www.youtube.com/user/Rob


Editorial Bate Papo Minha extrema e eterna gratidão.

Editor Sergio Lima

Prezados leitores, Prezados leitores.

Colaboradores

Em nome do nosso jornal VIDA BRASIL, quero que saibam da grande satisfação que tenho, particularmente poderjornal usar VIDA este espaco háquero vinte que anos, com o da objetivo desatisfação informar eque divulgar a cultura Em nome doem nosso BRASIL, saibam grande tenho, partibrasileira, respeitando sempre opiniões sempre positivo. cularmente em poder usar as este espaçodos há nossos 30 anos,cidadãos, com o objetivo defocando informarnoe melhor divulgare anocultura Muitas das vezes estou seguro ter cometido erros, isso,cidadãos, creio, ser sempre muito natural do ser humano, brasileira, respeitando sempre as opiniões dospois nossos focando no melhor e no embora jamais fugimos erros, do quepois imagino o correto emnatural se tratando textos, embora reportagens e entrevistas positivo. Muitas das vezes estou seguro ter cometido isso, ser creio, ser muito do serdos humano, jamais fugimos aqui do que imagino ser o correto em sereproduzidas. tratando dos textos, reportagens e entrevistas aqui reproduzidas.

Ariel Seleme Valter Aleixo Oto Fanni

Convido a a todos através desta nossa edição de abril, a nos e desfrutar de uma leitura Convido todos vocês vocês para paramais maisuma umaviagem viagem através desta nossa edição de abril, a acompanhar nos acompanhar prazeirosa, e que as informações sejam do seu inteiro agrado e absoluto entretenimento. Os textos foram e desfrutar de uma leitura prazeirosa, e que as informações sejam do seu inteiro agrado e absolutocuidadosamente escolhidos e pesquisados e as elaboradas por nossos excelentes colaboradores com muito zêlo, cuidado e carinho. Cobrimos importantes entretenimento. Oscrônicas textos foram cuidadosamente escolhidos e pesquisados e as crônicas elaboradas por nossos eventos que aconteceram junto à nossa comunidade brasileira de Houston, tais como o show do lengendário excelentes colaboradores com muito zêlo, cuidado e carinho. Cobriremos o importante evento que acontecerá Sérgio Mendes; os dois bailesà de Carnaval que aconteceram a apresentação do baléoGRUPO também informamos sobre a primeira junto nossa comunidade brasileira derecentemente; McAllen, Houston, El Paso, e Dallas, show doCORPO; lengendário Roberto conferência da BRATECC (Brazil Texas Chamber of Commerce), após o falecimento do nosso saudoso e Carlos; também falaremos sobre os dois bailes de Carnaval que aconteceram recentemente em Houston e Sanquerido amigo Ricardo Peduzzi;informamos informamossobre sobreos a conferência: Beyond Multiculturalism: Affirmative Action Policies in Contemporary Latin America, Antonio; eventos e conferências da BRATECCBrazil (Brazilfor Texas Chamber of Commerce), que aconteceu no dia 5 de março na Fondren Library, Rice University. Além de tudo isso, também cobriremos eventos organizados pela BRATECC Spring Business Mixer: “Petrochemical and Chemical Outlook in Brazil for 2022 and Beyond”. Cidade de Houston, tal como o Festival Internacional da Cidade de Houston, que terá o Brasil como país homenageado.

Raulina H. Claudio Teixeira Antonio Marcos Bandeira VidaBrasil@hotmail.com

713 505 0120

Chamamos a sua atenção para nossos eternos patrocinadores como o Escape Tours, através do amigo e Chamamos também a sua atenção para nossos eternos patrocinadores como o Sérgio e Doris, pois eles estão conosco desde as pionero Moses Ribeiro, nosso primeiro patrocinador, seguido por Sérgio e Doris, pois eles estão conosco primeiras edições, como também agradecemos o novos integrantes como a Leila e Virginia, da Professional Hair Care, a grande amiga desde as primeiras edições, como também agradecemos a Leila e Virginia, da “Professional Hair Care“, a Maria Vital que tem vários anos conosco com a PRIORITY INSURANCE; o Dr. Suares; o Fernando Álvares, advogado; a dentista grande amiga Maria Vital que tem vários anos conosco com a “PRIORITY INSURANCE“; o Dr. Jorge Suares, Dra. Letícia, que nos últimos 3 anos tem nos apoiado. Quando termina o ano ela sempre renova o contrato com o maior carinho. Estes “DOCTORS CARE CLINIC“ ; a Inprint Products Inc. com os extrardinarios profissionais e grandes amigos, Dr. Jorge Suares patrocinadores são essenciais para a sobrevivência do jornal. Se existimos há 20 anos é porque temos uma constância. Apesar das Eduardo e Telisa Massuda, desde o início com o Vida Brasil Texas, o Dr. Fernando Álvares, excelente advogado; a amável dentista dificuldades, sempre temos nossa edição mensal. Para que isso possa acontecer, conto com a sua colaboração, sua crítica e sua Dra. Letícia, que nos últimos anos nos apoiou, a “BRATECC“, através do gentil amigo Cid Silveira, sem esquecer do inesquecível participação, ajudando-nos, fazendo sua assinatura anual por $25.00 dólares para receber o jornal na sua casa. grande amigo, falecido Ricardo Peduzzi, quem foi um dos fundadores da “BRATECC“, a Petrobras America através dos seus últimos presidentes, funcionários, Empório Brazilian Café,aamabilidade daduas Carla, sem esquecer o apoio de Toni quando gerenciava Meus caros, Diretores um outro edetalhe - não posso deixar de chamar atenção para coisas extremamente importantes! Queremos ser osolidários. Empório, Por a Sintex, os amigos Rafael Curimbaba, Luiz Ricardo Curimbaba, e Aidner Neves, a imponente Tramontina USA, com o favor não esqueçamos da grande tragédia acontecida na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, meses atrás, diferenciado Antonio Galafassi, e sabedoria e gentileza da Regina Galafassi, com a maestria do antes Renato o gentleman quando 249 presidente pessoas morreram em uma discoteca. Suplico aos organizadores desses eventos para que, dee começar umaIrineu festa, Baldasso, seguimos com a Chama Gaúcha, com o sábio gerente e propietário Giocondo, o Fogo de Chão. Nestes 30 anos finalizamos averiguem se o local está adequado e seguro para não colocar em risco a vida das pessoas e suceder o mesmo problema que tanto agradecendo a participação e oaqui extraordinário do consulado brasileiroede Houston. chocou o Brasil. Infelizmente, em Houstonapoio nós também presenciamos fotografamos, na primeira festa de carnaval que contava

com mais ou menos quatrocentas pessoas, uma única porta de emergência do estabelecimento, que incrivelmente estava lacrada!!! Em 1992 deu início a uma relação maravilhosa entre o Consulado Geral de Houston, com a comunidade brasileira do Texas, através do amigo de todos o inesquecível Claudio Consul da época, que foi acompanhado pela luxuosacujo presença da tamPorgrande fim, quero também falar do desrespeito com oTeixeira, públicoVice brasileiro e americano da nossa cantora Bebel Gilberto, concerto em bém Vice Consul da época, Lucy Barbosa, e Dona Nilsa, o eterno membro da administração, o amigão ‘’PC”, Paulo Cesar Alvarado, e Houston estava programado para às 20:00 horas e só veio a começar às 21:55 horas. Algumas pessoas, em protesto se retiraram assim ultimamente tivemos o grande amigo e Vice Consul Ariel Seleme. Felizmente a partir do 7 de setembro de 1992 data do nascimento que ela, finalmente, começou o show. do nosso jornal, no Café Brasil, um dos primeiro restaurantes brasileiros em Houston, celebramos a independência do Brasil, e aí foi celeda uma respeitosa relação, que foi encurtando a distância dos diplomatas brasileiros com a comunidade. Na sequência o Consulado Geral do Brasil em Houston, esteve presente, e particularmente apoiando nossas solicitações, que são Sergio Lima e sempre foram em pról da divulção da nossa cultura, e a comunidade. Reconheço que durante todos estes anos, o atendimento foi exemplar por parte de todos os funcionários consular, durante todas as gestões subsequente devo orgulhosamente relatar que nestes 30 anos do nosso trabalho e parceria, nunca houve nenhuma contribuição envolendo valores monetários, pois nossa parrceria sempre foi extremamente amistosa e respeitosa com os representantes do povo brasileiro no exterior. Se existimos há 30 anos é porque temos uma constância. Apesar das dificuldades, sempre tivemos nossa edição mensal impressa que durou até 2015 e a partir de 2016 nossas edições são digitais, para que tudo isso fosse possível acontecer, contamos com a sua colaboração, sua crítica e sua participação. Por fim, quero também falar do respeito que tenho por todos vocês, que me acompanham neste 30 anos, e a minha extrema e eterna gratidão. Sergio Lima

INGRESSOS 9203 Hwy 6 S 128

Houston, Tx 77083

Asegúrate con Nosotros No site - RobertoCarlos.com RC Tour USA 2022

SEGUROS A MEXICO

*

Loud And . Live Entertainment No seguro social No Licencia https://www.facebook.com/loudliveentertainmen --BRAZILIAN NITES PRODUCTIONS https://www.facebook.com/BrazilianNites --Next Brazilian Productions https://www.facebook.com/nextbrazilian

SEGURO PARA CASA - AUTO - COMERCIAL The Theatre at Grand Prairie General - Comercial Estimados Liability IG: Liability desde

1001 Performance Pl - Grand Prairie, TX 75050-7965 - Location - Dallas - Fort Worth metroplex - City of Grand Prairie

desde

Local do show Roberto Carlos em Dallas.

$500/mes

Gratis

@nextbrazilianproductions @braziliannites O Show será com um repertório de músicas em @loudliveentertainment português e espanhol! --#RobertoCarlos #RCTourUSA2022 #LoudLive Falamos Português Te damos el mejor #BrazilianNites #nextbrazilianproductions

$28/Mes

Fonte foto -Wikimedia Commons, the free media repository.

servicio que tu mereces 281 - 988 - 5660

SR-22


EL PASO, TEXAS El Paso es una ciudad ubicada en el condado homónimo, en el oeste del estado estadounidense de Texas. En el Censo de 2010 tenía una población de 649 121 habitantes y una densidad poblacional de 978 personas por km²,2​siendo la sexta ciudad más poblada de Texas, y la vigésimo primera más poblada en los Estados Unidos. El Paso es la segunda ciudad más importante a lo largo de la frontera entre Estados Unidos y México, después de San Diego. Se encuentra frente a Ciudad Juárez, Chihuahua, (México), ciudades separadas por el río Bravo o río Grande. Entre ambas forman un área metropolitana de dos millones y medio de personas. El Paso alberga la Universidad de Texas en El Paso, fundada en 1914, así como el campus de ciencias de la salud de la Universidad Tecnológica de Texas. Además en la ciudad se encuentra una importante base militar del Ejército de los Estados Unidos, llamada Fort Bliss, ubicada al noreste de la ciudad y que se extiende hacia el norte, hasta White Sands Missile Range. El Paso se localiza en la Sierra de los Mansos, que se extiende desde el norte, dividiendo claramente la ciudad en dos secciones. La ciudad cuenta con un aeropuerto (el Aeropuerto Internacional de El Paso), una estación de ferrocarriles y una amplia red de carreteras, entre las que se encuentran las rutas I-10, U.S. 54, U.S. 180, U.S. 85 y U.S. 62. La mayoría de sus habitantes son hispanos o latinos de cualquier raza (80.68 %) y el idioma más hablado es el español, mientras que el idioma oficial es el inglés. Historia Existe evidencia arqueológica en Keystone Wetlands y Hueco Tanks que indican que estos sitios albergaron asentamientos humanos desde hace miles de años en la región de El Paso. Los primeros exploradores españoles encontraron pueblos mansos, sumas y jumanos habitando la región, que fueron asimilados por la población que se asentó, integrándose a una cultura mestiza. Otros pueblos habrían de integrarse con los mescaleros, quienes durante muchos años habrían de asolar la región. Desde el año 1985 se estableció el Salón de la Fama de las mujeres de El Paso que honra y reconoce los éxitos de sus mujeres. El explorador español Don Juan de Oñate nacido en Zacatecas, Zacatecas, México en 1550 fue el primer novo hispano (México) explorador conocido por haber observado el Rio Grande, cerca de El Paso, en 1598, celebrando una Misa de Acción de Gracias el 30 de abril de 1598 (décadas antes que la acción de gracias de los Peregrinos). Por lo tanto, los cuatro sobrevivientes de la expedición de Narváez, Alvar Nuñez Cabeza de Vaca, Alonso del Catillo Maldonado, Andrés Dorantes de Carranza y su esclavo Estebanico, estuvieron pasando a través del área a mediados de 1530s. El Paso del Norte (hoy Ciudad Juárez), fue fundado en el sur del banco del Río Bravo del Norte (Río Grande), en 1659 por Fray García de San Francisco. En 1680, la pequeña villa de El Paso fue temporalmente una base del gobierno español en el territorio de Nuevo México, como resultado de la Rebelión de los indios Pueblo, hasta el 14 de septiembre de 1692 cuando Santa Fe fue reconquistado y otra vez fue la capital.

Siglo XIX La Revolución de Texas (1836) no fue muy sentida en la región, porque la población estadounidense era pequeña, aproximadamente el 10% de la población. Por lo tanto, la región fue reclamada por Texas como parte del tratado firmado con México, y numerosos intentos fueron hechos por Texas para reforzar estos reclamos. Por lo tanto, las villas que consistían en lo que ahora es El Paso y los alrededores permanecieron esencialmente como una comunidad segura gobernada por ambos representantes del gobierno Mexicano y del gobierno Texano, entrando en negociaciones por su control, hasta que Texas tomó el control irrevocable en 1846. Durante este interlugio de 1836-1848, estadounidenses continuaron formando asentamientos en la región. A mediados de la década de 1840 hubo extensos asentamientos hispanos como el Rancho San Juan María Ponce de León, asentamientos anglosajones como Simeón Hart y Hugh Stephenson establecidos a través de las comunidades de asentamientos estadounidenses a los reclamos de Texas. Stephenson, quien se había casado con una aristócrata hispánica, estableció el Rancho de San José de la Concordia, que sería el núcleo de asentamiento Anglo e Hispánicos llegando a los límites actual de El Paso, en 1844: La República de Texas, reclamó el área, queriendo un pedazo del comercio de Santa Fe. El tratado de Guadalupe-Hidalgo hizo efectivos estos asentamientos en el norte del banco del rio en la parte de los Estados Unidos, separando el Old El Paso del Norte del lado mexicano. La frontera actual de Texas-Nuevo México colocó a El Paso de una situación dudosa a ser parte de Texas en el Compromiso de 1850. El Paso permaneció siendo un gran asentamiento en Nuevo México como parte de la República de México hasta la cesión a los Estados Unidos en 1848, cuando el Tratado de Guadalupe Hidalgo especificó la frontera hacia el norte de El Paso del Norte alrededor de la Catedral de Ciudad Juárez la cual continúo siendo parte del estado de Chihuahua.

El Paso Country fue establecido en marzo de 1850, con San Elizario como el primer asiento del condado. El Senado de los Estados Unidos fijó los límites entre Texas y Nuevo México en el paralelo Nº32, ignorado por la historia y la topografía. Un puesto militar llamado The Post oposite El Paso (llamado en oposición a El Paso del Norte, a través del Rio Grande) fue establecido en 1849 en Coons’ Rancho junto al asentamiento de Franklin, que sería el núcleo del futuro El Paso, Texas. Después de dejar las armas en 1851 el rancho fue predeterminado y embargado. En 1852 una oficina postal establecida en el Rancho, acogiendo el nombre El Paso como un ejemplo del Cruce de la frontera, con el pueblo llamado El Paso del Norte, el cual fue renombrado Juárez en 1888. Después de cambio de manos en dos ocasiones El Paso company se estableció en 1859 y compró la propiedad, contratando a Anson Mills para examinar y diseñar el pueblo formando las primeras calles y el plan del centro de El Paso.


Durante la Guerra Civil, la presencia Confederada estuvo en el área hasta que fueron capturados por the Union California Column en 1862. Fueron los cuarteles para el 5° Regimiento Voluntario de Infantería de California hasta diciembre de 1874 Después de la conclusión de la Guerra Civil, la población del pueblo comenzó a crecer como texanos, continuando las mudanzas dentro de las villas comenzando a mejorar en su mayoría. El Paso por sí mismo, incorporado en 1973, abarcó las comunidades pequeñas que se habían desarrollado a lo largo del río. En los años 1870 una población de 23 blancos no hispanos y 150 hispanos fueron reportados. Con la llegada de los ferrocarriles the Southern Pacific, Texas y Pacific y Atchison, Topeka y Santa Fe en 1881, la población aumentó a 10 mil personas de acuerdo al censo de 1890, con muchos anglo-americanos, inmigrantes recientes, viejos asentamientos hispanos y recientes llegados de México. La localidad de El Paso comenzó a recibir recién llegados salvajes originando que la ciudad se tornara violenta y un pueblo salvaje conocido como Six Shooter Capital (Capital de seis tiradores) por esta anarquía. La prostitución y el juego florecieron hasta la Primera Guerra Mundial, cuando el Departamento del ejército presionó a las autoridades de El Paso, a romper el vicio (esto benefició al vicio de su vecino Ciudad Juárez). Con la supresión del negocio del vicio considerando la posición geográfica de la ciudad, continuó su desarrolló con una fabricación de primera, transportes, y un centro en el Sureste de los Estados Unidos. Desde 1900 En 1909 William Howard Taft y el General Porfirio Díaz planearon una cumbre en El Paso, Texas y Ciudad Juárez (México), un histórica reunión entre el presidente de los Estados Unidos y el presidente de México y también la primera ocasión que un presidente estadounidense cruzaba la frontera. Pero tensiones en ambos lados de la frontera, incluyendo amenazas de asesinato, así que los Texas Rangers en número de 4000 y tropas mexicanas, agentes del servicio secreto de los Estados Unidos, agentes del FBI y los marshals de los Estados Unidos, fueron también llamados para garantizar la seguridad. Frederick Russell Burnham, el célebre explorador, estuvo a cargo de 250 agentes privados de seguridad contratados por John Hays Hammond quien era dueño de grandes inversiones en México y amigo muy cercano de Taft desde Yale y como candidato de la vicepresidencia de los Estados Unidos en 1908. El 16 de octubre, el día de la cumbre, Burnham y el soldado CR Moore, un Ranger de Texas, descubrieron a un hombre con una pistola oculta de palma de pie en el edificio de la Cámara de Comercio de El Paso a lo largo de la ruta de la procesión. Burnham y Moore capturaron, desarmaron y arrestaron al pistolero a pocos metros de Taft y Díaz. En 1910, la abrumadora cantidad de personas en la ciudad eran estadounidenses creando un ambiente establecido. Sin embargo, este período fue de corta duración como la Revolución Mexicana, impactó mucho en la ciudad, trayendo una afluencia de refugiados —y capital— a la bulliciosa ciudad en auge. Se establecieron periódicos, teatros, cines y escuelas en español, muchos de ellos apoyados por una próspera clase media de refugiados mexicanos. Gran cantidad de clérigos, intelectuales y hombres de negocios se refugiaron en la ciudad, particularmente entre 1913 y 1915. Finalmente, la violencia de la Revolución Mexicana siguió con la gran diáspora mexicana que había huido a El Paso. En 1915 y nuevamente en 1916 y 1917, varias sociedades revolucionarias mexicanas planearon, organizaron y lanzaron ataques violentos contra los texanos y sus opositores políticos mexicanos en El Paso. Este estado de cosas finalmente condujo al vasto Plan de San Diego que resultó en el asesinato de 21 ciudadanos blancos. [32] Las represalias posteriores de la milicia local pronto causaron una escalada de violencia, en la que se estima que aproximadamente 300 mexicanos y méxico-americanos perdieron la vida. Estas acciones afectaron a casi todos los residentes de todo el valle inferior del Río Grande, lo que resultó en pérdidas de millones de dólares. El resultado final del Plan de San Diego fue una enemistad de larga data entre los dos grupos raciales.

Simultáneamente, otros texanos y estadounidenses se congregaron en la ciudad y, en 1920, junto con las tropas del ejército de Estados Unidos, la población superó los 100 000 y los blancos una vez más fueron una clara mayoría. Sin embargo, la ciudad aumentó la segregación entre mexicanos y mexicoamericanos contra los estadounidenses. En respuesta, la Iglesia Católica intentó obtener la lealtad de la comunidad mexicano-estadounidense a través de organizaciones educativas y de participación política y cívica, incluido el National Catholic Welfare Fund. En 1916, la Oficina del Censo informó que la población de El Paso era 53 % mexicana y 44 % blanca. La minería y otras industrias se desarrollaron gradualmente en la zona. En El Paso y el noreste de trenfue fundado en 1897, para ayudar a extraer los recursos naturales de las áreas circundantes, especialmente en el sudeste del territorio de Nuevo México. Las décadas de 1920 y 1930 vieron el surgimiento de un importante desarrollo comercial en la ciudad, parcialmente habilitado por el contrabando en la era de la Prohibición. Sin embargo, la desmovilización militar y una depresión económica agrícola que golpeó lugares como El Paso primero antes de que se sintiera la Gran Depresión más grande en las grandes ciudades, golpeó la ciudad con fuerza. A su vez, como en el resto de los Estados Unidos, la era de la Depresión en general afectó fuertemente a la ciudad, y la población de El Paso disminuyó hasta el final de la Segunda Guerra Mundial, con la mayoría de las pérdidas de población provenientes de la comunidad blanca. No obstante, los blancos siguieron siendo la mayoría hasta la década de 1940.[cita requerida] Durante y después de la Segunda Guerra Mundial, la expansión militar en el área, así como los descubrimientos de petróleo en la cuenca del Pérmico (América del Norte), ayudaron a generar una rápida expansión económica a mediados del siglo XX. La fundición de cobre, el refinamiento de petróleo y la proliferación de industrias de bajos salarios (particularmente la confección de prendas de vestir), lideraron el crecimiento de la ciudad. Además, la partida de la población rural de la región, que era principalmente blanca, a ciudades como El Paso, trajo una explosión de capital y mano de obra a corto plazo. Sin embargo, esto se equilibró con salidas adicionales de estadounidenses de clase media a otras partes del Estado y del país, que ofrecían empleos nuevos y mejor remunerados. A su vez, las empresas locales miraron hacia el sur a las oportunidades que brindaba la mano de obra mexicana barata. Además, el período de 1942 a 1956 vio el programa Bracero patrocinado por el Gobierno Estadounidense que trajo mano de obra mexicana barata al área rural, para reemplazar las pérdidas de la población blanca nativa, muchos de ellos reclutados por el ejército para los campos de batalla en la Segunda Guerra Mundial. A su vez, en busca de empleos mejor remunerados, estos migrantes también se mudaron a El Paso. En 1965, los hispanos una vez más eran mayoría. Mientras tanto, la expansión de la posguerra se desaceleró nuevamente en la década de 1960, pero la ciudad continuó creciendo con la anexión de los barrios circundantes y en gran parte debido a su importante relación económica con México. [cita requerida] La huelga de Farah, 1972-1974, tuvo lugar en El Paso, Texas. Esta huelga fue originada y liderada por chicanas, o mujeres mexicoamericanas, debido a que Farah Manufacturing Company, una de las fábricas más grandes de la ciudad, que estaba desorganizada, con bajos salarios y discriminación, sin beneficios, falta de neutralidad de género, riesgos para la salud y la seguridad y cuotas inalcanzables. Texas Monthly describió la huelga de Farah como la «huelga del siglo». El 3 de agosto de 2019, ocurrió un tiroteo masivo / ataque terrorista doméstico en un Walmart en El Paso, que dejó 22 personas muertas y otras 24 heridas, cometido por Patrick Crusius de Allen, Texas, una ciudad situada a 900 km de El Paso. Hubo 8 mexicanos y 14 estadounidenses fallecidos, además de heridos que fueron siendo atendidos en los hospitales. Es considerado un crimen de odio contra los mexicanos y mexico-estadounidenses. Geografía - Ubicación Según la Oficina del Censo de los Estados Unidos, El Paso tiene una superficie total de 663.7 km², de la cual 661.05 km² corresponden a tierra firme y (0.4 %) 2.64 km² es agua.3​ El Paso se encuentra a una altitud de 1 140 m sobre el nivel medio del mar. El rústico y rojo Pico Franklin Norte en la Sierra de los Mansos (o sierra de Franklin, del inglés: Franklin Mountains) se eleva a 2.192 m sobre el nivel del mar, es el punto más alto dentro de la ciudad y puede ser visto dentro de un radio de 100 km a la redonda. El Río Bravo o Río Grande cruza a lo largo del Valle del Río Grande en el límite sur de la sierra de los Mansos. Conforme el río desciende desde Nuevo México, al norte, va definiendo el límite entre El Paso y el Condado de Doña Ana, en Nuevo México. Después interseca la frontera con México y determina el límite entre El Paso y Ciudad Juárez al sur de la ciudad. El volcán extinto Cristo Rey se eleva en el Valle del Río Grande justo al oeste de El Paso, en la margen del estado de Nuevo México. Otros rasgos volcánicos se encuentran cerca de la ciudad como son el Hoyo de Kilbourne y el de Hunt, que son cráteres volcánicos de Maar ubicados a 30 km al oeste de la sierra de los Mansos (sierra de Franklin).

Clima - La Sierra de los Mansos (Franklin Mountains) nevadas. Según la Clasificación climática de Köppen, El Paso tiene un clima semiárido con veranos muy cálidos casi sin humedad e inviernos templados y secos.La temperatura varia desde los 13 y −2 °C en enero, hasta los 36 y 20 °C entre junio y agosto.Según el Servicio Meteorológico Nacional de los Estados Unidos, en El Paso el sol brilla durante 302 días del año en promedio, de los cuales el 83 por ciento de las horas tienen luz de día. Es por esto que a la ciudad se le apoda The Sun City («Ciudad del Sol»). La precipitación promedio es de 223 mm al año, teniendo lugar generalmente durante el verano entre julio y septiembre a causa del flujo monzonal proveniente del Golfo de California. Y aunque casi no llueve en El Paso, muchas partes de la ciudad se inundan ocasionalmente durante las intensas lluvias monzónicas de verano.Debido a la elevación de 1 200 m en la zona, no es extraño que se den también las nevadas.


Dia de Combate ao Alcoolismo: médicos alertam sobre danos à saúde Pesquisa mostra que 55% da população brasileira têm hábito de beber

A sexta-feira, para muitos, é o dia de tomar uma cervejinha com os amigos ou outra bebida para relaxar das atividades do dia a dia. Mais da metade da população brasileira, 55%, têm o costume, mostra pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro do Fígado (Ibrafig), sendo que 17,2% declararam aumento do consumo durante a pandemia de covid-19, associado a quadros de ansiedade graves por causa do isolamento social. Hoje, 18 de fevereiro, é o Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo, data destinada a conscientizar sobre danos e doenças que o consumo excessivo de bebidas alcoólicas pode causar, tanto em homens quanto em mulheres. De acordo com o levantamento da Ibrafig, uma em cada três pessoas no país consome álcool pelo menos uma vez na semana. O consumo abusivo de bebidas alcoólicas foi relatado por 18,8% dos brasileiros ouvidos na pesquisa. Os dados foram levantados com base na resposta de 1,9 mil pessoas, nas cinco regiões do país. O estudo mostra ainda que, em média, os brasileiros ingerem três doses de álcool por ocasião, o que representa 450ml de vinho ou três latas de cerveja. Diversos fatores podem desencadear a dependência alcoólica, diz o psiquiatra Rafael Maksud, da Clínica Ame.C. “Fatores que podem desencadear a dependência alcoólica são a predisposição genética, o início precoce do uso, doenças mentais preexistentes, condições culturais como associar o álcool à diversão, histórico de abuso sexual, violência doméstica, curiosidade, insegurança, entre outros”. Maksud é da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e especialista em Saúde Pública, Dependência Química e Psiquiatria Integrativa pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e pelo Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf-AB). Ele lembra que as consequências do alcoolismo a longo prazo são negativas sobre a saúde física e psíquica e, na maioria das vezes, causam prejuízos graves em todos os âmbitos da vida - laboral, familiar ou social. "Como exemplo, podemos citar a hepatite, cirrose, hipertensão, o aumento do risco de acidente vascular isquêmico, distúrbios sexuais diversos, demência, abstinências severas, depressão, ansiedade e psicoses induzidas pelo álcool”. O consumo de bebidas nos fins de semana, que geralmente começa na sexta-feira e só termina no domingo, leva muita gente a crer que não é dependente do álcool, mas o hábito também pode causar danos à saúde, alertou o médico. “Nesse caso, inicialmente não se caracteriza uma dependência alcoólica, podendo, porém, ser entendido como uso nocivo de bebida alcoólica. O uso nocivo é um padrão de consumo que causa danos à saúde, físicos (como hepatite alcoólica) ou mentais (como piora de quadros ansiosos e depressivos). Padrões nocivos de uso são frequentemente criticados por outras pessoas e estão associados a consequências sociais adversas de vários tipos”. Danos O psiquiatra explicou como o álcool atua no cérebro. “Quando a pessoa bebe se sente relaxada, já que sua percepção diminui. No entanto, o consumo regular reduz os níveis de serotonina no cérebro, um dos neurotransmissores responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar. Sendo assim, o álcool agrava a ansiedade e, principalmente, a depressão”. A psicóloga Monica Machado, formada pela Universidade de São Paulo, fundadora da Clínica Ame.C, reforça que o consumo frequente de bebidas alcoólicas descontrola a liberação regular de substâncias cerebrais responsáveis pelo controle emocional, o que eleva a vulnerabilidade às crises de ansiedade”. A sexta-feira, para muitos, é o dia de tomar uma cervejinha com os amigos ou outra bebida Por isso, acrescenta, “entender a relação entre ansiedade e álcool ajuda na busca de respostas mais concretas para reduzir as consequências do consumo excessivo de bebidas alcoólicas e do transtorno de ansiedade”.O inverso também pode acontecer, ou seja, quem não tem distúrbios pode desenvolvê-los com o consumo excessivo de álcool. “A dependência em álcool pode ser uma das razões para o desenvolvimento de distúrbios, como a ansiedade, mas essa situação é complexa, já que a ansiedade também pode levar à dependência alcoólica”, afirma Mônica. Além dos danos psíquicos e físicos, o alcoolismo pode comprometer o raciocínio mesmo quando a pessoa está sóbria. “Mesmo sóbrio, o paciente dependente de álcool, principalmente após vários de anos de uso

Por exemplo, dificuldades de memória, consolidação de novos aprendizados, redução da capacidade de abstração e resolução de problemas, elementos importantes para a construção do raciocínio”, alerta Maksud. Mulheres e álcool O alcoolismo atinge homens e mulheres, mas, para elas, os problemas de saúde ocorrem com maior rapidez, afirma o médico. “Pesquisadores descobriram que as mulheres têm maior vulnerabilidade fisiológica ao álcool. De acordo com cientistas, as mulheres produzem quantidades menores da enzima álcool desidrogenase (ADH), que é liberada pelo fígado e usada para metabolizar o álcool. Além disso, a gordura retém o álcool, enquanto a água ajuda a dispersá-lo. Logo, graças a seus níveis naturalmente mais altos de gordura e mais baixos de água corporal, as mulheres apresentam resposta fisiológica ainda mais complicada”. Sendo assim, completa, “mulheres que consomem álcool em excesso também tendem a desenvolver dependência e outros problemas de saúde com mais rapidez que os homens. Elas costumam começar a beber mais tarde que os homens, mas levam muito menos tempo para se tornar dependentes e apresentar doenças hepáticas ou cardíacas, por exemplo. Tratamento Segundo o psiquiatra, o tratamento para o alcoolismo geralmente é feito com acompanhamento médico e terapêutico e alguns medicamentos podem colaborar. “Quando bem avaliado e diagnosticado, os medicamentos são bons coadjuvantes nos tratamentos do alcoolismo, pois ajudam no processo de abstinência e na prevenção das recaídas. O álcool estimula indiretamente a atividade opióide endógena, ao promover a liberação dos peptídeos endógenos na fenda sináptica. Existe um tipo de medicação que atua como antagonista competitivo nos receptores opióides. Dessa forma, a administração de antagonistas opióides reduziria o consumo de álcool por meio do bloqueio pós-sináptico de alguns receptores”. Tratamento gratuito Alcoólicos Anônimos (AA): o grupo de ajuda mútua é referência no apoio ao alcoólatra que quer parar de beber. A participação é gratuita e um dos grandes princípios é o sigilo. Presente no Brasil há 80 anos, o Alcoólicos Anônimos possui reuniões em quase todas as cidades do Brasil. Caps – AD: os Centros de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas são unidades de saúde feitas para atender gratuitamente quem precisa tratar o alcoolismo. O acompanhamento é feito por médicos, psicólogos e terapeutas. Também há abertura para a participação da família. Quando o dependente mora em uma cidade que não tem o Caps – AD, pode procurar uma unidade tradicional (que cuida da saúde mental) ou uma unidade básica de saúde de seu município para fazer o tratamento. Se houver necessidade de internação, é o próprio Caps que faz a solicitação e encaminha o paciente para alguma das instituições associadas. Prevenção Para quem não quer ser dependente, algumas atitudes podem contribuir para inibir o consumo excessivo de álcool, observa Monica Machado. “Primeiramente é necessário saber identificar pessoas com maior tendência a dependências e, para isso, procurar a ajuda de um profissional capacitado. Existem algumas dicas para pessoas que consomem álcool em excesso e gostariam de parar de beber: não tenha bebidas alcoólicas em casa; evite situações onde acha que irá perder o controle do uso; aprenda a dizer não ou peça ajuda enquanto não tenha esse controle; escolha um dia para deixar de beber e confine o consumo de álcool a situações específicas. E novamente, o principal: procure ajuda profissional adequada”. Outra atitude, reforça o psiquiatra, é evitar o contato com bebidas na adolescência. “Quanto mais tardio o contato com bebidas alcoólicas, menor o risco de dependência. Alguns estudos mostram que adolescentes que começam a beber antes dos 15 anos têm quatro vezes mais risco de desenvolver uso abusivo de álcool do que quem inicia mais tarde, após os 21 anos. Também já foi relatado na literatura médica que os riscos para uso problemático do álcool diminuem cerca de 14% a cada ano que se adia o início do consumo. Isso ocorre pela vulnerabilidade que a imaturidade neurológica própria da idade acarreta”, diz Maksud.


O melhor serviço do interior de São Paulo


O Genial Ronaldinho Gaúcho

Joguei no Barcelona, no Milan, no PSV, no Flamengo,no Atlético Mineiro e agora no Queretaro do México. Amei e amo a todos igualmente. Na saída, Sergio Lima, editor do jornal, e seu filho Pedro posaram para uma foto com o famoso jogador. Após a foto o menino Pedro, que também joga futebol,e que estava no lugar onde toda criança gostaria de estar,ao lado do jogador, exclamou maravilhado: Papai! Papai! Eu toquei no Ronaldinho! Assim, com Pedro feliz e nervoso encerramos a entrevista com esse extraordinário jogador e cidadão brasileiro. Não o encontramos mais nos dias seguintes, e satisfeitos com o acolhimente com que ele nos havia brindado resolvemos vê-lo mais uma vez onde êle mais gosta de se exibir – no Estádio de futebol. Lá, analisando o jôgo sob a visão de professional e sem deixar contudo de sermos torcedores vimos alguns lances que lembraram a sua genealidade na sua longa trajetória pelos campos de futebol do mundo. Vimos também a pobreza do futebol atual onde o goleiro toca mais na bola com os pés do que o centro-avante. Na arquibancada, nós e os demais espectadores torciamos para que passassem a bola para o Ronaldinho. Mais isso não acontecia. Num dado momento um jogador do time contrário ao perceber que Ronaldinho, agora com a posse da bola, iria tentar um de seus famosos dribles, numa fúria incontrolada, deu-lhe uma entrada criminosa e desnecessária o que lhe rendeu ser expulso do jôgo. Aos 15 minutos do segundo tempo, Ronaldinho foi substituído.

Eu, Pedro e muitos outros abandonamos o estádio pondo um ponto final nesse momento histórico da passagem de Ronaldinho por Houston. Embora a direção do jôgo tivesse reservado para a imprensa um local privilegiado e extremamente confortável, preferimos assistir ao jôgo de pé. É de pé que devemos assitir e revenciar esse tipo de artista. Para mim, Ronaldinho é um jogador extraordinário. Mestre da bola Ainda que as suas interveções não sejam como as do pssado elas ainda tem os belissimos traços dos mais exímios mestres Repito: Ele é um gênio e aos gènios devemos aplaudir de pé.

Quero lembrar, que muitos artista brasileiros que nos visitam para shows, aqui nos Estados Unidos, deveriam ser mais humildes e se espelharem, na grandiosidade do ser humano, humildade e na simplicidade deste cidadão, ímpar! um dos maiores, bem sucedido e importantes nomes do Brasil, em todo do mundo. Ele sim! É o Cara. Obrigado, Ronaldinho e Assis. Sergio Lima.

P:12


Amando Queiroga

Amando Queiroga Real Estate Agent-Realm Professionals Bio Amando Queiroga has been a very successful Realtor in Texas for 30 years! He specializes in relocation and expatriate services in the energy sector in the greater Houston area. His affiliation is with Ream Real Estate Professionals in Cinco Ranch La Centerra in the heart of Katy and other offices conveniently located in the Energy Corridor, Sugar Land, Galleria and the Northwest side of town near FM 249, His experience in the residential market extends to the foreclosures, short sales and new homes listings,leasing and resale market. His Commercial Real Estate experience is with the global energy industry with clients from all parts of the world handling commercial leases, subleases, buyouts and renegotiation of existing lease terms as well as purchase acquisitions. Amando is a Christian man; his faith in Jesus is everything to him! He is married and have four children. He is fluent in Portuguese, Spanish and English. Amando Queiroga, Residential and Commercial-Relocation Specialist Realm Realtors for the greater Houston, with offices in Tomball , Sugar Land, Energy Corridor, Galleria and Katy-Cinco Ranch -La Centerra 24044 Cinco Village Center, suite 150. Katy, TX 77494 Direct: 281-770-3596. email: amandotx@hotmail.com fax: 281-598-5381


CABRASA– Casa do Brasil em San Antonio CABRASA é oficialmente reconhecida pelo INS

Ano I, n. 3 Agosto de 2012

Agosto

A Diretoria da CABRASA recebeu do Internal Revenue Service o documento oficial, datado de 14 de junho de 2012,

A Diretoria agradece aqui a generosidade e a confiança de todos os membros

que outorga à entidade o status de Tax

que pagaram sua anuidade para 2012 no ano de 2011. Os fundos obtidos nos

Exempt, de acordo com o imposto de

permitiram pagar a taxa para enviar o nosso pedido ao IRS, assim como para

renda federal, sob a seção 501 ( c )

manter as atividades da CABRASA até agora.

( 3 ) do Internal Revenue Code. Contribuições feitas à CABRASA são

Vamos adiante! A CABRASA vai continuar crescendo, e cada vez aumentando o seu âmbito na cena cultural de San Antonio !

dedutíveis na seção 170 do mesmo Código. De acordo com o documento, a CABRASA também está qualificada a receber doações, presentes e transferências de fundos sob a seção 2055, 2106 ou 2522 do Código. O que isto significa para nossa entidade? Em termos financeiros, significa que qualquer pessoa pode fazer doações e declarar no imposto de renda. Mas em termos mais amplos, ao obter este documento, a CABRASA fica sendo uma entidade completamente oficial, e pode fazer acordos e entrar em associações com outras entidades oficiais da cidade de San Antonio, da região, do estado, e mesmo do país.

Neste número CABRASA e’ entidade oficial

1

Parceria com a Casa Navarro

1

CABRASA no Folklife Festival 2012

2

Português para crianças 2 Ignez Soule se despede 3 de San Antonio Consulado Itinerante

4

Bate-papo

4

Parceria com a CASA NAVARRO A Casa Navarro faz parte do patrimônio histórico da cidade. A casa era residência e estabelecimento comercial de José Antonio Navarro, importante figura da história do Texas nos anos tumultuados do século XIX. A casa foi completamente recuperada, e agora, sob a direção de Maureen Brown, é

um museu que tem interesse em estabelecer parceria com entidades culturais na cidade de San Antonio. Através da nossa parceria com a Casa Navarro, poderemos promover diversas atividades culturais e educativas no local do museu. Isto nos dará a oportunidade de atender a nossa comunidade, assim como promover o Brasil em toda a comunidade de San Antonio. Este é um passo importante para a CABRASA! 228 S. Laredo St. San Antonio, TX 78207

Vida Brasil Pagina 10


Entrevista Quando foi fundada a CABRASA?

Quem são as pessoas que compõem o quadro da diretoria da

A CABRASA foi oficialmente fundada em julho de 2011, quando recebemos o certificado de formacao de organizacao sem fins lucrativos, pela secretaria do estado do Texas. Quais são os projetos e objetivos finais CABRASA? A CABRASA tem a missão de promover atividades culturais e outros eventos para a comunidade brasileira, e aumentar a visibilidade e a apreciação da cultura brasileira em San Antonio e áreas próximas. Qual o tamanho da comunidade Brasileira em San Antonio?

A diretoria tem cinco pessoas. 8 Individualmente para cada diretor! Presidente: Eva Bueno Vice Presidente: Cecília Williamson Secretária: Neuza Beal Tesoureiro: Juan Losada Diretora de arrecadação de fundos: Débora Romo A) Fora da CABRASA quais são suas ocupações ?

Não sabemos ao certo quantos brasileiros moram em San Antonio, porque achamos que nem todos estão ligados à CABRASA. A nossa lista de membros consta de aproximadamente 250 nomes. Mas estes nomes são em geral de um so membro da família, e a família pode ter mais pessoas. Qual o perfil dos Brasileiros em San Antonio? A maioria dos brasileiros que moram em San Antonio são profissionais liberais, tais como professores, médicos, dentistas, engenheiros, pesquisadores, bibliotecários. Mas também temos estudantes, donas de casa, e pessoas que estão visitando por diferentes períodos de tempo. Quais as empresas Brasileiras com sede em San Antonio?

Eva Bueno é professora e de espanhol e português na St. Mary’s University em San Antonio Cecília Williamson é assistente de biblioteca na Biblioteca Municipal de San Antonio Neuza Beal é professora aposentada Juan Losada é capitão no exército americano Débora Romo é professora de português no Fort Sam Houston B) Ha quanto tempo residem nos Estados Unidos?

Esta pergunta não saberemos responder.

Eva Bueno: moro nos Estados unidos desde 1987. Cecília Williamson: moro nos Estados Unidos desde 2002. Neuza Beal: moro nos Estados Unidos há 45 anos. Juan Losada: nasci nos Estados Unidos. Débora Romo: moro nos Estados Unidos há 15 anos.

Voces tem informações a respeito do Talento Brasil e Brazilian International Press Award? Organizado Anualmente com a participação de quase todas as comunidades Brasileira dos Estados Unidos? Não sabíamos deste prêmio! Seria muito interessante sabermos mais hes para divulgar entre nossos compatriotas aqui em San Antonio.

detal-

COMO SURGIU O CONSULADO ITINERANTE? CONSELHO DIRETOR Presidente: Eva Bueno Vice-Presidente: Cecilia Williamson Secretária: Neuza Beal Tesoureiro: Jeyson Araujo Diretora de Fundraising: Débora Romo Endereço para correspondência: 11200 Whisper Falls, San Antonio, TX 78230 Email: cabrasa2011@gmail.com

Page 4

Tudo começou com uma visita minha ao Consulado Itinerante de Dallas. Estava passeando em Dallas e aproveitei para transferir meu título de eleitor num dos consulados itinerantes. Gostei da ideia e lá mesmo conversei com o Vice-Cônsul sobre a possibilidade de fazermos um daqueles consulados itinerantes aqui em San Antonio. Foi o início do relacionamento entre nós da CABRASA com o pessoal do Consulado Geral do Brasil em Houston. Começamos acertando os detalhes da vinda deles para cá e depois de acharmos um lugar adequado, ficou acertado que em janeiro de 2011 teríamos o nosso primeiro Consulado Itinerante. Foi um fato histórico, pois pela primeira vez a comunidade brasileira de San Antonio e região poderia ter a oportunidade de renovar passaportes, fazer certidão de nascimento e casamento, tirar procuração, entre outros serviços, sem ter que se deslocar até Houston. Foi um sucesso. Em março de 2012 realizamos o segundo consulado itinerante em colaboração com o Pr. Ely Prieto e a Igreja Luterana Crown of Life. Esperamos trazer o Consulado Itinerante a San Antonio todos os anos. Como sempre, não poderíamos fazer nada sem nossos maravilhosos voluntários. Valeu, pessoal! Débora Romo

Assembleia geral dia 18 de agosto Da 1 às 3, na Casa Navarro Traga um prato para compartilhar Confirme sua presença até o dia 16 de agosto

Follow CABRASA on Facebook!

Bate-Papo mensal: venha Conversar conosco! O Bate-Papo está indo de vento em popa! O local escolhido para essa reunião é atualmente o Panera Bread da Huebner Oaks. O número de participantes tem crescido e às vezes temos que adicionar várias mesas à mesa central. Um pouco de história. O Bate-Papo começou como uma extensão do curso de International Business do College of Business da UTSA, ministrado pela professora Victoria Jones, em colaboração com a Débora Romo, para que os alunos tivessem a oportunidade de conversar em português com nativos da língua portuguesa. Com a mudança da professora Victoria Jones para uma outra universidade, nos meados de 2010, a Débora herdou o grupo e passou a convidar os integrantes do BESA. Com a dissolução do BESA e constituição da CABRASA, o Bate-Papo passou a ser uma das nossas atividades mensais. O objetivo continua o mesmo: facilitar o aprendizado da língua portuguesa para aqueles com interesse nessa língua, com possibilidade de conversação com falantes nativos. E claro, aproveitamos para colocar as novidades em dia, trocar ideias e disfrutar da companhia de nossos compatriotas e visitantes ao grupo.

CABRASA?

Venha participar conosco! Sempre é bom rever os amigos, bater papo, e facilitar o aprendizado daquelas pessoas que estão interessadas em aprender a NOSSA língua materna! Veja nossos convites por email, todos os meses.

Venha bater papo com a gente!

Atenção Nosso Jornal VIDA BRASIL Estará sendo distribuído a partir de Janeiro 2013, em 100 diferentes locais entre San Antonio,Dallas Austin e Houston. Esta é a boa nova para o próximo ano. Procuraremos dar maior visibilidade aos produtos de nossos patrocinadores. Esperamos seu anúncio.

No restaurante Panera da Huebner Oaks Uma vez por mês Das 6 às 8 (mais ou menos) Aguarde a mensagem convite pelo email

Vida Brasil Pagina 11

Sergio lima


Nasser Queiroga

Genial, Pioneiro da nossa comunidade,Pastor e Poeta. 1 Quando você chegou a Houston Texas? Nossa chegada em Houston foi em Agosto de 1991.

2 A comunidade brasileira de Houston cresceu, mudou?… Se houve quais foram as mudanças para você? Ao meu vê houve muitas mudanças muitas mudanças na nossa comunidade, e uma das coisas que mais me chama a atenção é o numero de negócios que foram abertos por brasileiros nesta cidade. Destaque nas áreas de granito e restaurantes.

3 Fale um pouco sobre o belo projeto desenvolvido por você no centro de Houston com pessoas de baixa renda. Estando eu na época pastoreando a Igreja Brasileira de Houston, senti-me Incomodado pelo Deus que creio direciona a minha vida. Da necessidade e urgência de desenvolver um projeto onde a comunidade dos desabrigados pudesse ser beneficiada de uma alimentação, um corte de cabelo, roupa, abrigo etc. Criamos com isto um projeto onde tiramos a igreja de dentro de um prédio e levamos para a rua. Onde anunciávamos e pregávamos o Evangelho do nosso Deus vivo Jesus Cristo , como salvador . Praticando a ordenação de prega e praticar o amor de Deus! Tinha o nome de: The identiity recovery.com (O site ainda existe) e nele podem ser vistas as atividades semanas onde alcançávamos um numero entre 200 a 250 pessoas.

4 Defina o Brasil da época em que você vivia lá? E o Brasil que você encontrou agora quando foi passear depois de vários anos? _Sabe Sergio, hoje fica difícil depois de tanto tempo fora e vivendo uma realidade completamente diferente do que tinha no Brasil, lembrar como era no meu tempo. Sei que ao voltar depois de tantos anos choquei-me com tanta mudança e crescimento. Mas o fator que mais me chamou atenção foi a criminalidade e falta de segurança. Lá temos hoje uma situação invertida onde os bandidos estão soltos e a população em prisões domiciliares de alta segurança em suas próprias casas.( Mas não fui com o intuito de criticar), e sim de curtir ao Brasil que amo e isto fiz com tudo que tive direito,junto aos meus familiares e amigos amados e em cada lugar lindo que visitei!

5 Você voltaria a morar no Brasil? Sou um servo do meu Deus e Senhor. E se assim Ele quiser o farei com ao maior alegria. Acho que por enquanto tenho me deixado usar por Ele aqui…. Mas, se da vontade Dele.Vamos lá!

Entrevista

6 Qual foi seu primeiro impacto ao voltar ao Brasil depois de 21 anos?

9 Cite 3 personagens que faz ou fez a diferença no mundo.

Foi muito estranho depois de tanto tempo fora, Chegar a São Paulo e ver aquela imensidão, aquela ordem desordenada (Coisa de poeta!) aquele povo lindo, o calor humano a alegria e espontaneidade do nosso povo…. Realmente uma loucura, Sem encontrar palavras para expressar!

A primeira esta ai acima em muitas respostas: Jesus de Nazaré, O filho de Deus que se fez homem e habitou entre nós. Com sua vida mudou e continua mudando o mundo!

7 Você é um dos pioneiros da comunidade cite as coisas mais importantes que você participou todos estes anos? Sei que neste momento estou falando para pessoas que me conheceram deste que aqui cheguei com a minha família esposa e dois filhos estes ainda pequenos com 2 e 6 anos e também para aqueles que não nos conhecem de tanto. Por isto é necessário colocarmos em duas etapas. O Nasser que aqui chegou esteve muito envolvido na área social da nossa comunidade em festas, banda e eventos (atravessados de Houston) nos primeiros 3 anos. Também tive a honra de participar do conselho de cidadãos. Neste período de 3 anos conheci pessoas maravilhosas da nossa comunidade e muitos delas nos ajudaram a nossa adaptação nesta nova fronteira. E temos por todos uma gratidão por todas as atitude e ajudas que nós deram. Depois destes primeiros 3 anos Como você sabe ouve uma mudança radical em minha vida. Encontrei o que vinha buscando a muitos anos( Jesus Cristo),e isto mudou todo o mover ,pois entender que a partir daquele momento deveria trabalhar para anunciar as boas novas do Reino… E confesso que apesar de que não sido recebido de bom grado por alguns.Nesta área tenho tido a alegria de vê muitos mudarem de vida , largarem droga e começarem uma vida nova, reconciliação de famílias…E tanto mais ,que só posso da Gloria de Meu Deus….

8 Fale sobre sua Igreja? Minha igreja, vai parecer sem lógica para muitos. Mas, Minha igreja está onde estiver dois ou mais reunido no nome de Jesus Cristo. Minha igreja só é igreja com a presença Dele como a cabeça. Por tanto minha igreja hoje esta nas casas, esta na rua, e também nas prisões (onde faço um trabalho mensal) Que fique claro: Não sou contra a igreja tradicional, mas esta é a igreja que o Senhor tem despertado no meu coração.

P:7

A segunda Gahdi que com uma mensagem pacifista conseguiu mudar a situação em seu país e tem influenciado a muitos. Nelson Mandela Pessoa que quanto mais leio, mais admiro….

10 Você acha que a tecnologia avançada e desenvolvida ajuda a unir as pessoas ou esta ajudando para que fiquem mais distante? O homem ainda não conseguiu entender todos os avanços tecnológicos pelo quais esta passando. Mas fico com o dito de que: Tudo em excesso prejudica! Podendo unir ou separar. Dependendo de como é usada.

11- O que você acha o momento político atual no Brasil? Um momento muito triste para a nossa nação. Algo tem que mudar. Da forma como estamos e que não pode continuar!

12 Porque as manifestações pararam no Brasil? Por que houve alguma melhora? Ou por que, havia alguns oportunistas que queriam tirar proveito antes das eleições e Copa do Mundo? Creio que as mudanças não aconteceram mais acontecerão.

12 Defina o amor em 3 palavras. AMAR É DOAÇÃO.

13 Cite três mulheres importante para o mundo. Minha Mãe…. Se não estaria eu aqui vivendo e tendo esta oportunidadecom vocês! Rsrsrs….(Amo ,respeito e admiro!) Maria a mãe de Jesus…. Não como é propagada erroneamente .Mas como Serva obediente e fiel . Aquela Mãe, seja ela qual for, que encontrando-se com um filho no ventre e pressionada pela piores circunstancias resolveu não abortar…. E respeitou o direito a vida!


Sergio & Doris Travel sergiodoris@sergiodoris.com

Preços inclui taxas e bagagem:

$733 Ida e volta S Antonio - SP 1 parada $897 Ida e volta S Antonio - Rio 1parada $921 ida e volta Austin - SP ou RJ 1 parada $898 Ida e volta Houston - Campinas 1 parada $932 Ida e volta Miami - SP direto $592 Ida e volta Houston - SP direto $1578 Ida e volta Houston - RJ 1 parada $1396 Ida e volta Houston - Campinas 1 parada $545 Só Ida Dallas - SP direto

Sergio & Doris Tra sergiodoris@sergiodori www.sergiodoris.com

281281-679-997 - 679 - 9979

As tarifas anunciadas são baseadas em datas disponíveis. Caso não haja vaga para os dias que você precisa, ligue para nós ou envie um email. Com certeza lhe informaremos o melhor preço nas datas de sua preferencia.

Antes de comprar o seu bilhete aéreo para o Brasil pela Internet, nos dê uma chance para economizar pra voce. Conosco as tarifas são diferente. Afinal, são 26 anos especializado com US e Brasil. Para mais informações rápida, favor enviar email ou ligue 281-679-9979. sergiodoris@sergiodoris.com

Facebook

Website


Valor pago pela Petrobras em royalties e participaçõeespeciais em 2021 é recordes Companhia recolheu R$ 54,5 bilhões ao Governo Federal, estados e municípios, aumento de 70% em relação a 2020 A

Os royalties constituem compensação financeira devida pelos concessionários de exploração e produção de petróleo ou gás

Petrobras recolheu aos cofres públicos em 2021 o total de R$ 54,5 bilhões somente em royalties e participações especiais,

natural. Os royalties incidem sobre o valor da produção do campo de petróleo ou gás e são recolhidos mensalmente. A parti-

maior valor anual já pago pela companhia. Esse montante representa um crescimento de cerca de 70% na comparação

cipação especial é uma compensação financeira extraordinária devida pelos concessionários pela exploração e produção em

com 2020 (R$ 32 bilhões) e aproximadamente 36% em relação a 2019, recorde anterior (R$ 39,9 bilhões). Esses valores expressivos demostram que as atividades da Petrobras geram retorno não só para a companhia, mas para a sociedade como um todo. Nos últimos 5 anos, o aumento foi ainda maior. O valor recolhido em 2021 é cerca de 285% maior do que o pago

campos de grande volume de produção. Os valores são pagos a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustível que distribui o valor arrecadado com União, Estados e Municípios, beneficiários definidos na legislação.

em 2016 (R$ 14,2 bilhões). Projeto de boas práticas para municípios que recebem rendas petrolíferas

A Petrobras tem ampliado atuação em iniciativas que reforçam a adoção de práticas de integridade na sociedade brasileira. Embora a aplicação dos recursos arrecadados com royalties e participações especiais seja de responsabilidade da União, Estados e Municípios, a companhia está implementando uma iniciativa com objetivo de contribuir para que os recursos arrecadados das atividades petrolíferas sejam mais bem aplicados pelos municípios para geração de valor. A Petrobras iniciou, em Quissamã, no Norte Fluminense, um projeto pioneiro batizado de “Cooperar para Transformar” de apoio à gestão municipal para aperfeiçoar a governança pública, controles internos, integridade e transparência, por meio de soluções com foco em eficiência para aprimorar a gestão desses recursos. O projeto já vem apresentado bons resultados: Quissamã está avaliando a criação de um fundo para gerir as receitas extras, uma espécie de poupança para médio e longo prazos com recursos oriundos da renda do petróleo, e vem tomando providências para aperfeiçoar os instrumentos de governança pública e prevenção à fraude e corrupção.

Fonte - Agëncia Petrobras.

A Petrobras é a principal empresa pagadora de royalties e participações especiais aos cofres públicos brasileiros. Em 2021, cerca de 79% do total de recursos recolhidos relativos a royalties no Brasil foram pagos pela companhia. No que se refere a participações especiais, cerca de 69% do valor pago aos cofres públicos no período advêm da Petrobras.


O melhor serviço do interior de São Paulo


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.