BI ABRIL 2019 (HD) POR

Page 1

oletim

Internacional

Abril de 2019

No.

Faça-se em nós Queridos jovens e amigos da JMV, na II AG da JMV realizada em Roma (Itália), apresentamos um guia de formação "Processos de formação e Desembocadura na JMV" para orientar os Conselhos Nacionais em matéria de formação e acompanhamento dos membros da Associação no mundo.

A Formação é percebida como um processo que envolve várias etapas: um momento de iniciação e outros momentos, que ao longo da nossa caminhada, nos permitem receber novos conhecimentos, renovar-nos, adquirir e desenvolver habilidades para continuar à procura de modelos autênticos para enfrentar os desafios do século XXI. Na IV AG realizada em Salamanca (Espanha) em 2015, decidimos no ponto 2.1 do nosso Documento Final o seguinte: "Continuaremos com a elaboração, revisão e atualização dos processos de formação, com especial ênfase na Doutrina Social da Igreja". Com este material de trabalho, tentamos ajudar a desenvolver o potencial dos jovens e oferecer-lhes novos elementos para fazer de cada um deles, em qualquer lugar do mundo, um melhor seguidor de Jesus, um instrumento de evangelização e, portanto, um bom vicentino. Temos a necessidade, o direito e a obrigação de nos formarmos, ou seja, precisamos de adquirir o conhecimento essencial, fortalecer as características e desenvolver as capacidades fundamentais para ser e para servir melhor. E de acordo com a Doutrina Social Católica, os processos de formação desenvolvidos e utilizados desde 2005 procuram o desenvolvimento humano integral, que é o desenvolvimento de todo o homem, e de todos os homens. Ser JMV é um estilo de vida, que exige uma formação especial, mais que uma etapa é um processo contínuo de enriquecimento no conhecimento da nossa espiritualidade, dos nossos valores, da nossa visão, da nossa missão, do .

do nosso desenvolvimento pessoal e do nosso crescimento na fé, pois devemos oferecer aos jovens uma formação adequada que comece da vida e volte à vida. Com esta nova edição revista, atualizada e contextualizada em relação aos processos de formação anteriores, também queremos ajudar cada jovem a ser capaz de discernir qual é a sua vocação. "O mundo muda rapidamente, não atualizar-se é paralisarse, é acomodar-se" (P. Benito Martinez C. M.). O que posso fazer como jovem da JMV para humanizar este mundo desorientado? Quatro séculos depois, ainda temos um carisma atual e futurista. Como jovem, se eu quiser saber o que Deus quer de mim, é necessário fazer o que Deus quer. E para não afastar-me da vontade de Deus, tenho que ser capaz e tornar-me capaz, formando-me à luz do Evangelho. E por isso, como disse Maria ao anjo, digo com esperança: Faça-se em mim!

Bienvenu Fouda Conselheiro Internacional da JMV


ÁFRICA

Argélia

A Ir. Margarita, assessora nacional, e outra irmã colaboradora com a JMV de Argélia tiveram uma reunião com o presidente nacional para falar sobre como viveu a sua experiência na JMJ Panamá. A mensagem do Santo Padre que mais lhe gostou foi sobre amar e respeitar a Maria e considerála assim como nossa mãe. Também, a JMV continua com as atividades para animar os jovens a formarem parte da Associação, especialmente os estudantes.

Nigéria

O Presidente Nacional, o Vice-Presidente Nacional, e a Presidente do centro local de Emene representaram a Juventude Mariana Vicentina no Encontro Anual da Família Vicentina na Nigéria (FamVin), realizada no Centro de Retiros e Conferências do Divino Amor (Divine Love Retreat and Conference Center-DRACC Abuja) com o tema "Enfoque sistêmico do nosso serviço aos pobres, hoje na Nigéria". .

El Salvador

AMÉRICA

A comunidade da JMV Santa Tecla participou na celebração eucarística de iniciação na JMV, com a presença das comunidades da JMV San Salvador e da JMV Chalatenango. A Eucaristia foi realizada no Centro Educativo Luísa de Marillac. Eles fizeram a promessa de servir aos pobres, seguindo os passos de Jesus Cristo na figura de São Vicente de Paulo; cada jovem recebeu um diploma por ter completado 23 meses de formação, de perseverança e desejo de pertencer à comunidade.

Porto Rico Comemoraram a sua atividade anual: Apaixone-se pela JMV 5, que começou com uma troca de experiências de retiro, com a visita do nosso Presidente Internacional, e experiências do EJV e da JMJ Panamá. Um convidado ajudou a refletir sobre os tipos de amor: ágape (o amor divino), eros (o amor de casal) e filial (o amor da família). Através de uma dinâmica eles discutiram os tipos de amor e aprofundaram sobre cada um deles.

Colômbia A JMV Colômbia da Província de Cali participou na quarta Escola de Monitores em Caicedonia, Valle, na qual participam todas as associações marianas. O tema discutido foi "Aproximo-me do carisma vicentino". Esta experiência vicentina motivou e fortaleceu a JMV a continuar a servir a Jesus na pessoa dos pobres.

EUROPA

Grécia

A Arquidiocese da Grécia organizou o XVI Encontro Nacional dos Jovens Católicos realizado em Patra. Neste encontro participaram 22 jovens da JMV e duas coordenadoras. O grupo ganhou o primeiro prêmio no concurso de karaokê e o segundo prêmio no concurso de dança. Terminaram o encontro com uma confissão e uma missa pontifícia celebrada pelo bispo de Syros. Bósnia e Herzegovina Para celebrar o Dia da Síndrome de Down, a 21 de março, o grupo da JMV de Bósnia e Herzegovina em Livno convidou os jovens com deficiência de Síndrome de Down para um dia repleto de alegria e amor. Eles começaram a festa levando-os para um concerto e, depois passaram o dia brincando com a equipa local de basquetebol, a convite do treinador local.


O Assessor Leigo

"E eis que, no mesmo dia, iam dois deles..., o mesmo Jesus se aproximou e ia com eles." (Lc. 24,13-15).

Quem realiza esta missão? Alguma vez leste a Exortação Apostólica Christifideles Laici de João Paulo II: "sobre a vocação e missão dos leigos na Igreja e no Mundo"? O nosso compromisso, recebido desde o Batismo, leva-nos a colaborar, a contribuir, a trabalhar com esperança e amor por um mundo melhor, é parte desta missão. A assessoria é uma tarefa que partilhamos leigos e consagrados, por isso preparamonos para saber em que consiste e como realizá-la. Jovens não temam assumir este compromisso, que faz parte da missão da Igreja; Jesus estará connosco para fazê-lo, "Jesus estará a teu lado para te devolver a força e a esperança" (Christus Vivit Nº 2).

P. Irving Amaro C.M. Subdiretor Internacional da JMV

Há muito por fazer no mundo, nas nossas realidades e, especialmente, nos contextos onde os jovens se movem. E vemos na Exortação Evangelii Gaudium do Papa Francisco, onde nos anima a ser uma igreja em saída, "missionários que se envolvem, acompanham, frutificam e festejam" (Nº 24), para conhecer e compreender os meios onde vivem os jovens de hoje. Na JMV também temos um documento chamado "Rol e Tarefas dos Assessores na JMV", onde encontramos o perfil do Assessor e a sua tarefa. Além disso, há outro documento que estamos preparando: "A Assessoria Leiga na JMV". O jovem quer ser escutado, quando o faças, encontrarás muitas realidades humanas e sentimentos à flor da pele, situações muito positivas e outras que nem tanto. Então, precisamos ser Assessores qualificados para conseguir ouvir, empatizar nos diferentes contextos e nas diferentes realidades num mundo globalizado, digital, com muita migração e vulnerabilidade na juventude. Podes rever o documento final do Sínodo dos Bispos "Os jovens, a fé e o discernimento vocacional", "Fazer-se presente, apoiar e acompanhar o itinerário rumo a escolhas autênticas..." (nº 91). Possivelmente, já conheces todos os documentos anteriores, então convido-te a dar um salto e mergulhar na Exortação Apostólica Christus Vivit "Cristo vive: é Ele a nossa esperança", encontrarás tudo o que precisas para ser um leigo qualificado e tornar-te um verdadeiro Assessor dos jovens, onde estão as propostas mais significativas do Sínodo (nº 3) apresentando Jesus Cristo sempre jovem, os santos que quando eram jovens eram exemplo de vida no seu tempo e no espaço (nº 49-63), o que vivem os jovens de hoje, etc. Este serviço é continuar a missão de Jesus Cristo. "Para onde Jesus nos manda? Não há fronteiras, não há limites: envia-nos a todas as pessoas" (Christus Vivit nº 177). O jovem é a Igreja de hoje, não nos esqueçamos, continuemos a cultivar a sua Palavra neles, para que os frutos sejam cada vez maiores. Termino com um ditado popular, “Deus ajuda, quem cedo madruga”. Vamos preparar-nos para sermos os melhores Assessores leigos e sabem uma coisa, sim se pode, tentemo-lo!

Testemunho Quando pensamos na nossa vida e analisamos como escolhemos os nossos amigos, sabemos que só escolhemos caminhar ao lado de quem confiamos. E só confiamos a quem conhecemos profundamente. Caminhar com Cristo implica, pois, conhecê-lo para entrarmos de forma confiante em relação com Ele. Sabemos que esta vivência de fé nos jovens marianos vicentinos depende de um acompanhamento próximo e de um processo formativo estruturante e aberto às inquietações reais do mundo de hoje.

Alice Margarida Da Costa Santos Vogal Nacional de Formação JMV Portugal

Conscientes da importância da formação para o aprofundamento da fé dos nossos jovens, a JMV Portugal tem investido muito do esforço no melhoramento do percurso catequético. Ao longo dos últimos anos, têm sido implementadas algumas estratégias de atualização dos temários e de promoção de uma maior unidade e utilização de uma linguagem comum.


Atualmente temos por objetivo a elaboração de novos temários, com temas atuais, assentes na relação do jovem com Deus, bem como nas preocupações sociais de uma Igreja em constante transformação. É uma atualização que vai ao encontro das diretrizes do Documento Final da Assembleia Geral de 2015. No entanto, entendemo-lo como um trabalho moroso e desafiante, mas que tem unido vários jovens com o propósito de enriquecer este processo com as suas opiniões e perspetivas. Paralelamente a formação em Portugal é enriquecida com vários encontros nacionais e regionais que promovem a reflexão e o debate em torno do tema do ano pastoral. Este ano, com o intuito de revigorar o carisma missionário do nosso movimento e reconhecendo a ação do Espírito Santo em todos os que se comprometem a sair do sofá para servir quem mais precisa, propomos o tema “Animado pelo Espírito, faz-te à Missão!”. Para além dos encontros regionais e nacionais os grupos preparam localmente o tema do ano, tendo por referência um projeto de formação enviado no início de cada ano com algumas sugestões de bibliografia e informações importantes. Não esquecemos também os materiais de apoio à formação de jovens que nos são disponibilizados pelas paróquias, pois incutem nos jovens JMV um sentido de união às dioceses onde estão inseridas.

Salientam-se alguns projetos de formação interessantes, nomeadamente o Projeto Jot@Erasmus implementado a sul do país que consiste numa troca de jovens animadores que se voluntariam a desenvolver a formação em grupos diferentes do seu, permitindo, assim, uma partilha rica de experiências e conhecimentos. .Estamos certos de que o caminho que se tem construído na formação em Portugal reflete o desejo que os jovens mantêm em conhecer Deus, em se tornarem mais próximos da Igreja e mais unidos a Maria e a Vicente.

O Diretor Geral da JMV, P. Tomaz Mavric C. M., confirmou e emitiu as seguintes nomeações: Ir. Diego Anibal Martínez Samudio, C.M. (Diretor Provincial de APU); E. Shakti Srikant Montry (Presidente de Norte India). 

De 8 a 11 de março foi realizada a reunião anual do Conselho Internacional. Foram dias de intenso trabalho pela associação no mundo e estiveram presentes: P. Tomaz Mavric (Diretor Geral), Ir. Carmen Pérez González (Conselheira Geral das Filhas da Caridade (F. C.)), P. Irving Amaro (Sub-Diretor Internacional), Ir. Bernardita García Ortín (Delegada Internacional); Yancarlos Carrasco (Presidente Internacional), Bienvenu Fouda (Conselheiro da África), Andrew Wagdy (Conselheiro de Ásia), Rafael Cruz (Conselheiro de América), Ricardo Ferreira (Conselheiro de Europa). Também, estiveram presentes os Voluntários para os países francófonos: Yvette Ramanjakatiana, anglófonos Marie Clarie Balo, hispânicos Eddy López e lusófonos Patrícia Roppa. Continuamos em oração pelos frutos desta reunião O Secretariado Internacional participou no Encontro dos Encarregados de Comunicações da Família Vicentina, realizado na sede do Conselho Nacional da Sociedade de São Vicente de Paulo na Espanha. Foram tratados temas como a Família Vicentina e sua realidade no mundo, o Plano Trienal de Comunicação para a Família Vicentina, e o Festival de Música Vicentina. A Família Vicentina fez uma Declaração Solidária com o Povo da Venezuela. Ajudemos a difundir a mensagem e ajudemos os nossos irmãos. Visite este link para baixar a declaração: https://famv.in/Venezuela_PT

Sigue nuestras redes sociales: S

JMV Internacional

SIJMV

@sijmv

www.secretariadojmv.org


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.