Revista do Hospital São Vicente de Paulo - 17

Page 1

INFORMATIVO BIMESTRAL ANO 4 • Nº 17 • NOV/DEZ 2015

35 anos

de dedicação a sua saúde No aniversário do Hospital, personalidades fazem homenagem à instituição

Tecnologia pioneira

Inauguração

Automedicação

HSVP realiza cirurgia vascular inédita no Rio de Janeiro

Central de Material e Esterilização trará mais segurança aos pacientes

Uso inadequado de medicamentos é a maior causa de intoxicação no país


Editorial

Sumário

Você faz parte dessa festa Caro amigo, Neste aniversário de 35 anos do Hospital São Vicente de Paulo, nossos corações transbordam de gratidão por podermos compartilhar com você tantas conquistas e alegrias. Ao longo dessa jornada, baseada no desejo de acolher e cuidar, dedicamos sempre o nosso melhor aos pacientes. Construímos, todos juntos, dia a dia, a história de uma instituição moderna, humanizada, reconhecida pela qualidade e segurança dos serviços que oferece. Neste ano comemorativo, renovamos os selos de Qualidade da ISO 9001 e da Joint Commission Intenational (JCI). Nas próximas páginas, você encontrará mais detalhes sobre essas duas chancelas, que demonstram nosso compromisso com a assistência em Saúde. Em outra matéria, abordamos mais um tema que consideramos fundamental para a excelência do HSVP ao longo dos anos: a formação continuada das equipes. Olhar para esse caminho, percorrido com tanta fé e entrega ao trabalho, impulsiona-nos ainda mais a planejar um futuro de grandes avanços para o nosso Hospital. Os desafios são muitos, principalmente no que tange à manutenção dos selos de qualidade e à continuação de nossos investimentos em alta tecnologia, sem esquecer a estrutura física, pois o Hospital está em fase de crescimento. Nossa meta para 2016 é construir um novo ambulatório, na Rua Dr. Satamini, próximo ao metrô e aos pontos de ônibus, o que facilitará grandemente o acesso aos nossos pacientes. Com isso, poderemos, ainda, ampliar os leitos de internação no 2º andar. Para completar nossa festa, personalidades do mercado de Saúde, além do Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, participam desta Revista do HSVP e contam como veem o atual momento do Hospital São Vicente de Paulo no Estado e no Brasil. São palavras generosas, que nos renovam o ânimo para seguir por muitos outros aniversários.

3

Personalidade – Francisco Balestrin

4

eventos

6

DESTAQUE – Tecnologia pioneira em cirurgia vascular

7

Radioterapia: referência contra o câncer

8

Saúde – Vida saudável, longe da gastrite Fique atento aos perigos da automedicação 35 anos do HSVP

9

10 13

Nova Central de Material e Esterilização (CME) já está funcionando Qualidade – HSVP renova Certificação ISO 9001 e acreditação internacional Compromisso com a formação continuada Jornada Multidisciplinar chega à sua 10ª edição

Boa leitura!

14

15 16 18

Diretora Executiva do HSVP

Entrevista – Dr. Luiz Leite Luna

Hospital São Vicente de Paulo

Revista do HSVP

PRODUÇÃO: SB Comunicação

Rua Dr. Satamini 333, Tijuca, Rio de Janeiro/RJ Tel.: 21 2563-2121 • www.hsvp.org.br

Conselho Editorial:

Edição: Simone Beja

Ir. Marinete Tibério – Diretora Executiva; Ir. Josefa Coissi – Diretora de Enfermagem; Ir. Ercília de Jesus Bendine – Diretora de Relacionamento com o Paciente; Marcio Neves – Diretor Médico; Vanderlei Timbó – Coordenador de Qualidade.

TEXTOS: Thamyres Dias e Nathália Vincentis

Ir. Marinete Tibério

Fundado em 1930 pelas Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo. Diretoria Médica: Marcio Neves (CRM: RJ-577755). Conselho Administrativo: Ir. Marinete Tibério,

Ir. Josefa Coissi, Ir. Emanuele Gonçalves de Alcântara e Ir. Ercília de Jesus Bendine.

APOIO EDITORIAL: Wilson Agostinho

e Thiago Ribeiro

Projeto gráfico: Maurício Santos CAPA: Montagem sobre foto de www.unsplash.com, licenciada sob Creative Commons Zero Impressão: Artecriação


Personalidade

Conexão com a Qualidade Francisco Balestrin

E

m 2015, o Hospital São Vicente de Paulo passou a fazer parte da Associação Nacional de Hospitais Privados (ANAHP), instituição que reúne alguns dos melhores hospitais do Brasil, antenados com as principais tendências do mercado para oferecer ainda mais qualidade e segurança aos seus pacientes. Nesta entrevista exclusiva para a Revista do HSVP, o médico e presidente do Conselho de Administração da ANAHP, Francisco Balestrin, fala sobre algumas dessas tendências, como a informatização das unidades de saúde, rumo ao que ele chama de “Hospital Digital”. Confira! A ANAHP se preocupa constantemente com a qualidade na assistência e é reconhecida por ser muito seletiva para a admissão de associados titulares. Quais critérios são mais importantes para atestar a qualidade de um hospital? Hoje, a acreditação hospitalar é o critério mais importante definido pelo mercado. Por essa razão, todos os hospitais associados titulares da ANAHP são acreditados internacionalmente ou com excelência pelo órgão de acreditação nacional; e as instituições associadas estão em busca de uma acreditação hospitalar, objetivando o aprimoramento da qualidade da assistência e uma maior segurança para o paciente.

Presidente do Conselho de Administração da ANAHP

E quais são os principais desafios para a gestão hospitalar nos próximos anos? São vários os desafios do setor. As instituições hospitalares são ambientes de alta complexidade, que lidam com o público diariamente, utilizam processos e equipamentos sofisticados, dependem de equipe médica afinada, entre outras questões. A Tecnologia da Informação (TI) pode ser uma grande aliada nesse contexto. Vários estudos têm demonstrado a sua eficácia nas áreas de operação, gestão ou assistência de hospitais, trazendo benefícios como: eficiência operacional, qualidade assistencial e segurança do paciente; impactos positivos na imagem institucional e resultado financeiro. Nos últimos anos, o tema se tornou tão relevante que fez surgir até mesmo o termo “Hospital Digital”, que designa o nível de maturidade e adoção de TI pelos hospitais. O conceito é inspirado no modelo da HIMSS-Healthcare Information and Management Systems Society, que avalia as instituições e determina, a partir de oito estágios (do 0 ao 7), qual é o status de informatização de um hospital. Atualmente, 205 instituições têm a classificação mais alta, nos EUA. No resto do mundo, apenas seis hospitais conseguiram atingir esse estágio: dois na China, um na Coreia e três na Europa.

Recentemente, a ANAHP lançou um manual com diretrizes de TI. Os hospitais brasileiros também estão avançando para a informatização? No Brasil, até o momento nenhuma instituição alcançou o estágio 7 da HIMSS, mas dois hospitais foram reconhecidos como estágio 6 e outras instituições participam do processo de avaliação, podendo, em breve, alcançar resultados ainda mais expressivos. Em novembro, a Irmã Marinete Tibério, CEO do HSVP, será uma das palestrantes do III Congresso Nacional de Hospitais Privados (Conahp). Como surgiu o convite? Um dos objetivos primordiais da ANAHP é promover a congregação associativa de instituições hospitalares privadas comprometidas com a ética e a qualidade dos serviços prestados à comunidade, e compartilhar essas melhorias alcançadas com o sistema de saúde brasileiro como um todo. O Hospital São Vicente de Paulo certamente integra as instituições hospitalares de excelência no país e não há dúvida de que muito pode contribuir para as discussões e os Grupos de Trabalho da ANAHP. A participação da Irmã Marinete, com todo o seu conhecimento e sua experiência no mercado de Saúde, sem dúvidas enriquece o nosso Conahp.

Revista do HSVP

3


eventos

Dia do Médico é comemorado com café da manhã especial Para celebrar o Dia do Médico (18 de outubro), a Direção do Hospital São Vicente de Paulo preparou um café da manhã especial e distribuiu brindes para seus mais de 400 médicos, ao som de música ao vivo. Durante o evento, a CEO do HSVP, Irmã Marinete Tibério, elogiou o trabalho de todo o Corpo Clínico. “Temos uma relação de respeito, carinho, amizade e comprometimento com os médicos do Hospital. Não podemos deixar de reconhecer o trabalho prestado por eles”.

O diretor médico da instituição, Márcio Neves, concordou. “É uma forma muito singela de dizermos o nosso muito obrigado pela sua dedicação com a instituição”.

Os vencedores: Robson Maciel, Robson Martins, Rodrigo, Alexandra, Gilvan, Aline e Monique.

Campanha de Higienização das Mãos: concurso premia colaboradores Um concurso animou o evento de encerramento da Campanha de Higienização das Mãos do HSVP. Para a confraternização, colaboradores de diversos setores do Hospital prepararam números artísticos sobre a higiene das mãos, fundamental para evitar infecções hospitalares. Entre os jurados, estava a atriz e madrinha da campanha, Alexandra Richter. “É incrível como os funcionários do Hospital abraçaram a causa. Adorei ser a madrinha da campanha. Agora fico falando para todo mundo lavar as mãos, passar álcool em gel. Até em uma cena da novela consegui falar sobre o assunto”, contou a atriz, que está na novela A Regra do Jogo, da TV Globo, com a personagem Dalila. Com a apresentação “Bactéria no lixo”, o campeão da tarde foi Gilvan dos Santos, motorista da Diretoria. Ele e outros cinco colaboradores fizeram uma paródia da música “Joga fora”, que ficou famosa na voz de Sandra de Sá, e divertiram a plateia no Auditório do Centro de Convenções.

4

Revista do HSVP

Missa e confraternização para celebrar o Dia de São Vicente de Paulo Os colaboradores do HSVP comemoraram o Dia de São Vicente de Paulo com almoço de confraternização e missa celebrada pelo Padre Renato, no Auditório do Centro de Convenções. Irmã Maria Cristina D’Abruzzo, Provincial das Filhas da Caridade da Província do Rio de Janeiro, comentou a importância do carisma vicentino nos dias de hoje: “O carisma de São Vicente é sempre atual e nos impulsiona a uma doação sem reservas àqueles que esperam de nós uma palavra de esperança, fé e alegria. Que esta missão de entrega, desapego e gratuidade continue tornando viva a chama do amor de São Vicente”.


HSVP recebe homenagem No mês da comemoração dos 35 anos do HSVP, a CEO da instituição, Irmã Marinete Tibério, recebeu um prêmio de reconhecimento pelo trabalho do Hospital. O troféu comemorativo foi entregue pelo gerente de relacionamento e pela supervisora de prestadores da rede SulAmérica, José Carlos Lins e Sandra Machado. “É muito bom ter em nossa rede um hospital como o HSVP. Reconhecemos a importância do Hospital para o Rio de Janeiro, como uma instituição de excelência e credibilidade”, ressaltou José Carlos.

Jornada de Fisioterapia: foco na prevenção Este ano, a Jornada de Fisioterapia do HSVP abordou diversos temas, como: Prevenção Fisioterapêutica na TVP; Influência do Laser terapêutico na Fisioterapia; Desmame na Ventilação Mecânica e Orientações Posturais. Preparado pelos profissionais do Hospital, o encontro foi muito elogiado pelos fisioterapeutas e estudantes de Fisioterapia que participaram dos debates.

Estrutura do HSVP encanta cônsul americano Nos últimos meses, o Hospital São Vicente de Paulo recebeu duas visitas muito importantes. A primeira foi do cônsul comercial dos Estados Unidos, Everett Wakai, e da especialista comercial em TI do Departamento de Comércio dos Estados Unidos, Patrícia Morega, que quiseram conhecer o HSVP e ficaram encantados com a estrutura da instituição. Na segunda visita, o líder global de serviços da Philips, Twan Kamp, também elogiou o avançado parque tecnológico da instituição.

Fique atento! O Hospital São Vicente de Paulo não realiza cobranças telefônicas para pagamento prévio de procedimentos médicos de qualquer natureza. Caso receba alguma ligação em nome do Hospital nesse sentido, não faça depósitos ou pagamentos. Em caso de dúvidas, procure a nossa Central de Pagamentos, localizada no 2º andar do Hospital.

60ª Festa da Medalha Milagrosa No dia 27 de novembro, o HSVP recebe a 60ª Festa da Medalha Milagrosa. A programação conta com Missas celebradas das 7h às 18h15, na Igreja da Medalha Milagrosa, seguidas pela bênção da água e dos objetos sagrados. Às 17h, uma procissão com coroação de Nossa Senhora das Graças sairá da Paróquia de São Sebastião, encerrando o evento. A devoção teve início após a aparição de Nossa Senhora das Graças à noviça das Filhas da Caridade Catarina Labourè. Em uma de Suas revelações, Nossa Senhora disse a Catarina que as pessoas que trouxessem consigo uma medalha cunhada com a inicial M receberiam graças abundantes, especialmente aqueles que a usassem com confiança. Participe conosco desse momento de fé ou acompanhe as comemorações ao vivo pela TV Aparecida!

Revista do HSVP

5


D e s ta q u e

Pioneirismo em Cirurgia Vascular

A

equipe de Cirurgia Vascular e Endovascular do Hospital São Vicente de Paulo acaba de utilizar, pela primeira vez no Estado do Rio de Janeiro, uma nova tecnologia no tratamento do aneurisma de aorta abdominal, doença que atinge cerca de 3% das pessoas com mais de 60 anos. A cirurgia pioneira foi um sucesso: 48 horas depois do procedimento, o paciente já estava em casa. “Conseguimos fazer o tratamento de um volumoso aneurisma de aorta abdominal, em uma cirurgia que durou cerca de uma hora. Apesar de suas comorbidades e alto risco cirúrgico, o paciente teve uma excelente evolução pós-operatória, retornando às atividades normais do seu dia a dia em menos de uma semana”, comemora Felipe F. Murad, cirurgião vascular do HSVP, , que realizou o procedimento. A cirurgia convencional para tratamento do aneurisma da aorta abdominal exige um grande corte na barriga, do fim do esterno ao púbis. Já a cirurgia endovascular tradicional necessita de duas pequenas incisões em regiões inguinais (virilha). A cirurgia endovascular mais moderna,

Aorta normal

6

Revista do HSVP

Aneurisma de aorta abdominal

totalmente percutânea, não necessita de cortes. “Fizemos o primeiro caso totalmente percutâneo de aneurisma de aorta abdominal do Rio de Janeiro em 2009. E, agora, também fomos os primeiros a usar essa moderna endoprótese de baixíssimo perfil (pequeno calibre), que torna a cirurgia mais rápida, segura e eficiente”, explica o cirurgião. Felipe considera, ainda, que o avanço da tecnologia não pode vir sozinho; ele precisa estar atrelado à qualificação dos cirurgiões a fim de que se consiga o melhor resultado. “Nossa equipe participa constantemente de inúmeros congressos nacionais e internacionais. Por estarmos atuando de forma pioneira em diversos segmentos de nossa especialidade, hoje somos uma referência na Cirurgia Endovascular no Rio de Janeiro e no Brasil. Isso me faz pensar que o HSVP, com sua estrutura médico-hospitalar de excelência, possa em um futuro próximo se tornar um centro de formação e educação médica”, afirma.

Felipe Murad Cirurgião vascular do HSVP.

Aneurisma da aorta abdominal Os aneurismas de aorta abdominal são dilatações de um segmento da maior e mais importante artéria do corpo humano. Todo aneurisma, de uma forma geral, tem tendência de crescer e se romper, em um futuro incerto. Quanto maior o diâmetro do alargamento, maior esse risco. O rompimento do aneurisma de aorta abdominal está relacionado a uma alta mortalidade, que pode variar entre 50% e 85%. Apesar dos inúmeros avanços tecnológicos, os resultados do tratamento cirúrgico de emergência do aneurisma de aorta abdominal roto (convencional ou endovascular) não tiveram grande melhoria com o tempo. Sendo assim, quando o tamanho do aneurisma ultrapassa de 5cm a 5,5cm indica-se a cirurgia eletiva para evitar seu rompimento. Nos pacientes submetidos ao procedimento eletivo, a mortalidade cai para menos de 1%.


Referência contra o câncer Uma pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostra que cerca de 70% dos pacientes oncológicos passarão por sessões de Radioterapia em algum momento do tratamento. No HSVP, o Serviço alia tecnologia avançada a uma equipe altamente qualificada para proporcionar os melhores resultados.

E

m 27 de novembro, o Brasil celebra o Dia Nacional de Combate ao Câncer. A data, criada para ampliar o conhecimento da população sobre a doença, é um alerta importante num momento em que o número de pessoas diagnosticadas cresce a cada ano: segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer, somente em 2015 cerca de 580 mil novos casos devem ser registrados no país. Para 70% desses pacientes, a Radioterapia será um grande aliado no combate aos tumores. “No câncer, existem três tratamentos principais: a cirurgia, a Quimioterapia e a Radioterapia, que podem ser utilizados isoladamente ou de forma complementar. Mas a maioria dos pacientes passa pela Radioterapia, seja na fase inicial, ou numa fase mais tardia”, afirma o chefe do Serviço de Radioterapia do HSVP, Sergio Lannes. Ainda segundo o especialista, alguns tipos de tumores são mais sensíveis à radiação e, por isso, têm tratamento mais rápido. É o caso dos Acelerador linear Clinac

linfomas, por exemplo. Já outros tipos de câncer, como o melanoma (tipo de câncer de pele) são mais resistentes. “Em geral, o tratamento consiste em aplicações diárias de Radioterapia por um período de 3 a 7 semanas, de acordo com o caso a ser tratado”, explica.

Serviço de excelência Com uma equipe formada por dois médicos e dois físicos médicos, o Serviço de Radioterapia do HSVP tem grande tradição no Rio de Janeiro. O Setor conta com a tecnologia do acelerador linear Clinac, capaz de realizar a chamada Radioterapia Conformacional e de Intensidade Modulada (IMRT), um tratamento altamente preciso, que permite adaptar a intensidade da radiação à densidade do tumor, protegendo os órgãos e tecidos saudáveis do entorno. “O planejamento começa com a realização de tomografias computadorizadas, em que localizamos os focos do câncer e determinamos os alvos do tratamento. Esse material é enviado a um software que calcula e orienta o feixe de radiação. A precisão é fundamental para reduzir os efeitos colaterais da Radioterapia”, ressalta o chefe do Serviço de Radioterapia. Apenas em 2014, a Radioterapia do HSVP atendeu cerca de 800 pessoas. A estatística reúne não apenas a terapia com o acelerador linear – a mais utilizada no Serviço –, mas também outras técnicas aplicadas pela equipe, como os raios X terapêuticos e a braquiterapia.

Sergio Lannes Chefe do Serviço de Radioterapia do HSVP.

Revista do HSVP

7


Saúde

Vida saudável, longe da gastrite

T

oda pessoa, seja jovem ou idosa, homem ou mulher, pode apresentar, em algum momento da vida, desconforto ou dor na região do estômago. Na maioria das vezes, trata-se de incômodo passageiro, associado a um excesso na alimentação ou a fatores emocionais. Se a dor persistir, contudo, é fundamental procurar um médico, pois o quadro pode ser de gastrite. A gastrite é uma inflamação do estômago, causada pela bactéria Helicobacter pylori, micro-organismo que, segundo dados da Federação Brasileira de Gastroenterologia, está presente em cerca de 80% dos brasileiros. “Esse micro-organismo habita, exclusivamente, a mucosa gástrica (o estômago) e é transmitido por via fecal-oral ou oral-oral”, ressalta a chefe do Serviço de Gastroenterologia do HSVP, Ana Lúcia da Silva Souza. Indigestão, azia, náuseas e perda de apetite são, ainda, outros sintomas da doença. Ao procurar o médico, o paciente será submetido a uma endoscopia digestiva, que ajudará a confirmar o diagnóstico. “Ao realizarmos esse exame podemos retirar um fragmento de

tecido gástrico do paciente. A análise desse material, no microscópio, permite a identificação de diferentes tipos de células e, assim, podemos concluir se o paciente tem ou não a inflamação”, afirma a especialista. Uma vez confirmado o quadro de gastrite, podem ser receitados medicamentos específicos, em geral antibióticos, por um período de uma a duas semanas. Na maior parte dos casos, no entanto, como esclarece a chefe da Gastroenterologia do HSVP, a orientação mais importante é cultivar um estilo de vida saudável. “Eventualmente prescrevemos remédios para alívio do mal estar no estômago, que devem ser utilizados por um curto período de tempo”, completa. Outra dica para combater a gastrite é manter uma dieta balanceada. “A ingestão de água, aliada a uma dieta rica em frutas, verduras e legumes frescos e à baixa ingestão de carne vermelha são medidas universais para manutenção da saúde”, alerta Ana Lúcia. Evitar o uso abusivo de álcool e de medicamentos, além de combater o tabagismo são cuidados que o paciente também precisa manter.

Endoscopia Digestiva recebe novos equipamentos A endoscopia digestiva é um procedimento muito importante para o diagnóstico da gastrite, entre outras doenças. No HSVP, o Serviço acaba de receber oito modernos videoendoscópios da marca Olympus. “Esses novos aparelhos permitem a realização de exames com alta definição de imagem. A aquisição desses equipamentos foi de grande importância para HSVP, pois além da modernização do serviço, também vai possibilitar o aumento do número de exames realizados no Setor”, afirma a chefe do Serviço de Endoscopia Digestiva, Marcia Costa.

8

Revista do HSVP

Ana Lúcia da Silva Souza Chefe do Serviço de Gastroenterologia do HSVP.


Os perigos da automedicação

N

os últimos 5 anos, mais de 60 mil pessoas foram internadas no Brasil em decorrência da automedicação. O uso indevido de medicamentos lidera o ranking das causas de intoxicação registradas no país, à frente de produtos de limpeza, agrotóxicos e alimentos, de acordo com um levantamento realizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “Os analgésicos, anti-inflamatórios e antitérmicos são os tipos de substâncias mais utilizadas na automedicação. Em maior ou menor grau, todos os medicamentos podem oferecer riscos à saúde se utilizados indiscriminadamente, mesmo aqueles de venda livre (que não exigem receita para compra)”, alerta a coordenadora do ServiAline Viana ço de Farmácia do Coordenadora Hospital São Vicente do Serviço de de Paulo, Aline Viana. Farmácia Além da intoxicado HSVP. ção, a ingestão de medicamentos por conta própria pode causar outros danos à saúde, mascarando sintomas de doenças mais graves, intensificando distúrbios preexistentes, potencializando sintomas indesejáveis e aumentando o risco de reações adversas. Há, ainda, o perigo das interações

medicamentosas, ou seja, os efeitos da mistura de medicamentos. “Os antiácidos, por exemplo, podem diminuir a absorção dos anti-inflamatórios, reduzindo seu efeito. Já as bebidas alcoólicas aumentam o risco de toxicidade para o fígado quando associadas ao paracetamol. Alguns antibióticos, por sua vez, potencializam o efeito do anticoagulante varfarina, podendo causar hemorragia, além de reduzirem a eficácia dos anticoncepcionais”, orienta Aline.

Jovens são os que mais se automedicam Um estudo publicado pelo Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação do Mercado Farmacêutico (ICTQ), em 2014, revelou que aproximadamente 75% da população brasileira têm como hábito o autoconsumo de medicamentos. Um número ainda mais preocupante mostra que o problema é maior entre os jovens: de acordo

com o ICTQ, 90,1% das pessoas entre 16 e 24 anos fazem uso de medicamentos sem nenhum tipo de indicação profissional. Aline explica que, por serem imediatistas, os adolescentes acabam recorrendo a um tipo perigoso de indicação: a da internet. “Os jovens não têm paciência de esperar consultas, eles vão direto aos sites de pesquisas e procuram o que acham que devem usar. As propagandas também induzem e incentivam o consumo indiscriminado dos medicamentos”, conclui a farmacêutica.

Farmácia HSVP: agilidade e integração O Setor de Farmácia do HSVP é responsável por garantir o uso correto dos medicamentos no Hospital. Distribuídos por diversos setores, seus 58 colaboradores asseguram o reabastecimento dos itens necessários para atender às demandas dos médicos e das equipes de enfermagem. As farmácias-satélites, localizadas dentro de setores estratégicos da instituição, garantem maior rapidez na dispensação de materiais e medicamentos.

Revista do HSVP

9


35 anos

dedicados à Saúde No aniversário do Hospital São Vicente de Paulo, colaboradores, personalidades do mercado de Saúde, religiosos e fornecedores compartilharam sua visão sobre a instituição e deixaram uma homenagem ao Hospital. Confira os depoimentos!

H

á 35 anos, o Hospital São Vicente de Paulo inaugurava uma história de excelência em assistência à Saúde, que se tornaria referência de Qualidade no Rio de Janeiro. Foi uma jornada longa e de sucesso, consequência do trabalho iniciado pelas irmãs vicentinas ainda antes, em 1930, com a fundação do Hospital Escola. Desde o início, o HSVP investiu em sua “Vocação para Cuidar”, estimulando o trabalho comprometido das equipes e a preocupação com o bem-estar do outro; investindo constantemente em Tecnologia, estrutura e treinamentos; e cultivando um relacionamento de transparência e respeito com clientes e parceiros. Esse esforço para aliar os valores institucionais a uma gestão moderna e eficiente, fez do Hospital uma instituição reconhecida e admirada no mercado de Saúde e na sociedade carioca. Veja o que alguns dos colaboradores, personalidades do mercado de Saúde, religiosos e fornecedores falaram sobre o HSVP nessa data tão importante:

10

Revista do HSVP

“Nossa trajetória nestes 35 anos tem sido bastante positiva. Nos últimos 6 anos, saímos de uma administração mais voltada para dentro do próprio Hospital e lançamos nosso olhar no mercado de saúde do Rio de Janeiro – e o mais importante, sem deixar de lado os nossos valores e o que o Hospital sempre teve de melhor: qualidade no atendimento, visando à segurança do paciente e à humanização da técnica. Mantivemos a nossa “Vocação para Cuidar” agregando os valores modernos de uma boa gestão em saúde.” Ir. Marinete Tibério – CEO do HSVP

35 anos construídos também com o trabalho e a dedicação das irmãs vicentinas


“Permeado pelo carisma das irmãs vicentinas, o HSVP transmite o compromisso de cuidar daqueles que sofrem. Além dos profissionais de saúde, a presença das irmãs faz a diferença nesse serviço, que é prestado observando a missão e o respeito a todas as crenças. É um lugar onde Deus habita, em meio a dores, sofrimentos, mas também superações, alegrias. Ponho toda a equipe de funcionários, corpo médico, pacientes e famílias em minhas orações.” Dom Orani Tempesta, Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro

“O comprometimento e a compaixão pelos pacientes são a essência do HSVP. Posso dizer que trabalhar aqui me abriu portas. Agradeço a Deus por ter me guiado a essa instituição e às irmãs pelo apoio de sempre.” Jane Santana Moreira, enfermeira, 27 anos de trabalho no HSVP

“Trabalhei no HSVP durante toda a minha vida médica. Tenho muito orgulho de fazer parte do Corpo Clínico da instituição. Só tenho a agradecer ao Hospital pela oportunidade que me deu de, por meio de seu trabalho social, ajudar muitas pessoas. Sempre fui muito feliz aqui.”

“O Hospital significa tudo da minha vida. Hoje, tudo o que eu tenho eu agradeço primeiro a Deus e depois às irmãs. Tudo o que eu tenho na minha vida é daqui.”

Luis Alberto Moreira, radiologista, médico mais antigo do HSVP

Sabino Gonçalo, 36 anos de trabalho no HSVP

“Após 30 anos de trabalho no HSVP, só me resta agradecer por ter tido a oportunidade de fazer parte da linda história desse Hospital tão especial e de trabalhar, desde meus 21 anos, em uma das melhores instituições de saúde do país.” Celeste Barcelos, 30 anos de trabalho no HSVP “Em todos os meus anos de serviços prestados ao HSVP pude acompanhar todo o seu crescimento e desenvolvimento. E hoje é com imensa comoção que me orgulho de ver em quão belo e referência esse Hospital se tornou. Meus agradecimentos a toda sua equipe e gestão por esses anos de trabalho e convivência.” Socorro Moura do Perpétuo, 31 anos de trabalho no HSVP

Revista do HSVP

11


“O HSVP é reconhecido como um Hospital que se pauta pela qualidade, pela segurança do paciente e pela humanização. A gestão da Irmã Marinete dá continuidade a um trabalho brilhante que a Irmã Mathilde começou. Nessa nova administração, da qual eu sou um dos gestores, somos muito focados em resultados, indicadores de performance. Então, não só mantemos e perseguimos a qualidade que está o DNA da instituição, como conseguimos mensurar essa qualidade. Para os próximos aniversários do HSVP, nosso desafio é aprimorar cada vez mais a gestão e expandir nossa estrutura.”

“Pela direção do HSVP ser muito segura naquilo que faz e conhecer bem a administração, a instituição alcançou a Acreditação, em 2008, sem grande dificuldade. O Hospital é um bom estabelecimento, que evoluiu ao longo dos anos. É muito recomendado, tem um diferencial.” Maria Manuela Alves dos Santos, superintendente do Consórcio Brasileiro de Acreditação

Marcio Neves, diretor médico do HSVP

“O HSVP, além de ter um serviço de assistência à saúde de ponta e de alta tecnologia, traz em si a essência de São Vicente, que é a acolhida e o cuidado. Neste aniversário de 35 anos, desejo que o carisma fundacional seja manifestado, cada vez mais, por meio das irmãs e de todos os colaboradores que lá estão. Muita força e felicidade para continuar o trabalho!”

“O Hospital São Vicente de Paulo hoje é uma grande referência em saúde de qualidade e, certamente, um dos melhores em desempenho clínico, com uma missão de construir um serviço de saúde mais seguro. Quero parabenizar a Congregação pelo excelente hospital e pelo brilhante trabalho prestado à sociedade carioca.” Daniel Soranz, secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro

Frei Paulo Batista, diretor do Hospital São Francisco na Providência de Deus “A nossa história com o HSVP começou há muitos anos. O HSVP é referência no aspecto assistencial, seja pela variedade de atendimentos oferecidos, pela qualidade do Corpo Clínico e pela constância na busca de certificações e acreditações.” Thomas Kraft, diretor executivo de Marketing e Vendas – Aesculap, Avitum e OPM

12

Revista do HSVP

“O HSVP é um dos melhores usuários do sistema Tasy, pois se utiliza do software em todos os seus níveis, como gestão operacional, clínica e estratégia, sendo essa última um case de mercado. Para a Philips, é um imenso prazer fazer parte da história do Hospital São Vicente de Paulo, que merece parabéns por sua brilhante atuação.” Solange Plebani, líder de negócios de Clinical Informatics da Philips

“O HSVP é um hospital muito bem gerido, uma empresa equilibrada e que mantém sempre a bandeira ética do cuidado e da própria obra assistencial. A Irmã Marinete nos passa uma segurança muito grande. Fazer um trabalho de consultoria com essa segurança, essa cumplicidade, é muito importante.” Enrico de Vettori, sócio-líder da Deloitte no Brasil


CME: um presente para o Hospital

O

Hospital São Vicente de Paulo acaba de inaugurar sua nova Central de Material e Esterilização (CME). A criação do Serviço, responsável pelo processamento de materiais utilizados no dia a dia do Hospital, é uma das novidades do HSVP para as comemorações de seu aniversário de 35 anos. “O investimento na reconstrução da CME foi imenso. Desde o tempo de trabalho para elaboração do projeto com reuniões participativas, busca da aprovação na Vigilância Sanitária, construção da área física, aquisição de todos os equipamentos, revisão e aquisição do arsenal cirúrgico, até o redesenho dos fluxos e processos e adequação do quadro de pessoal”, ressalta a diretora de Enfermagem do HSVP, Irmã Josefa Coissi. Ao todo, farão parte da equipe duas enfermeiras, oito técnicos de enfermagem, cinco auxiliares de enfermagem e dois colaboradores de serviços gerais. Entre eles, seis são profissionais recém-contratados especialmente para atuar na CME. O Serviço também tem uma interface constante com as equipes de Rouparia, OPME (Órteses, Próteses e Materiais Especiais), Armazenagem, Centro Cirúrgico, Engenharia Clínica e Mecânica. “Os funcionários foram treinados para exercer com excelência suas funções dentro da CME. Os treinamentos variam desde a recepção, limpeza, descontaminação, inspeção, o preparo, a esterilização, guarda e distribuição dos materiais até a utilização correta dos equipamentos e indicadores de monitoramento e controle dos processos de esterilização”, afirma Irmã Josefa Coissi.

Inúmeras vantagens A Central de Material e Esterilização será responsável pelo recebimento de todos os materiais (instrumental cirúrgico, roupas para o campo cirúrgico, material de ventilação/inalação) utilizados no Hospital, a fim de descontaminá-los, prepará-los e esterilizá-los, antes de seu retorno ao uso nos diversos setores da instituição. Contar com uma CME dentro do HSVP, sem a necessidade de enviar materiais para esterilização fora do Hospital, traz inúmeras vantagens, explica, ainda, a diretora de Enfermagem. “Podemos fornecer material permanentemente com segurança, garantindo que os parâmetros preestabelecidos para o processamento dos materiais foram atingidos e que são reproduzíveis. Outro diferencial é que, aqui, os serviços serão executados por enfermeiros técnicos e auxiliares de enfermagem”.

Ir. Josefa Coissi Diretora de Enfermagem do HSVP.

Revista do HSVP

13


Qualidade

Evoluindo sempre Um dos maiores compromissos do Hospital São Vicente de Paulo é a melhoria constante de seus serviços, para oferecer a cada paciente uma assistência sempre humanizada, segura e eficiente. A renovação da certificação ISO 9001 e da acreditação internacional são provas de que a instituição está no caminho certo.

O

segundo semestre de 2015 trouxe duas importantes conquistas para o Hospital São Vicente de Paulo. No momento em que celebra seus 35 anos, a instituição alcançou pela 3ª vez a acreditação pela Joint Commission International (JCI) – uma das mais importantes instituições certificadoras de qualidade em saúde no mundo –, e renovou pela 5ª vez a certificação ISO 9001. “Para o Hospital, a renovação dessas certificações é o reconhecimento do esforço investido pela alta direção, pelas Irmãs, pelos colaboradores e pelos médicos no propósito de oferecer serviços de cuidado à saúde dentro de reconhecidos padrões de qualidade”, afirma o coordenador de Qualidade e Risco do HSVP, Vanderlei Timbó. Para receber o selo dourado da JCI, as instituições de saúde precisam adequar seus processos internos a uma série de padrões de boas práticas, com o objetivo principal de ofe-

recer maior segurança aos pacientes. No Rio de Janeiro, apenas cinco hospitais possuem essa acreditação. A avaliação para a ISO 9001 também tem rígidos padrões tanto para os processos administrativos quanto para os assistenciais. A certificação demonstra o compromisso do Hospital com a melhoria constante dos serviços, o treinamento dos colaboradores, a adequação técnica e o monitoramento dos processos operacionais. “O HSVP é uma organização dinâmica, fortemente impactada pelas necessidades de atualização de tecnologias e de conhecimento. As certificações, de certa maneira, impulsionam essas mudanças. Avanços relevantes na qualificação de profissionais, na aquisição de novos equipamentos e na instituição de protocolos que reduzam a possibilidade de erros foram absorvidos desde a última renovação tanto da acreditação quanto da ISO 9001”, explica Vanderlei Timbó.

Trabalho colaborativo Durante a preparação para as auditorias externas, todos os líderes se engajaram em treinamentos e reuniões que deram origem a planos de ação, executados e monitorados de forma multidisciplinar. “Tínhamos certeza de que era essa a ‘receita’ para alcançar nosso objetivo, e que só daria certo se adotássemos uma perspectiva colaborativa. A postura da alta direção de participar e conhecer de fato todo o processo de manutenção de certificações foi um diferencial na motivação dos colaboradores e no alinhamento dos objetivos”, conclui.

14

Revista do HSVP

Vanderlei Timbó Coordenador de Qualidade e Risco do HSVP.


Compromisso com a formação continuada

U

ma pesquisa do Fórum Econômico Mundial aponta: o Brasil ocupa a 78ª posição, entre 124 países, no ranking internacional da qualificação de mão de obra. Em um cenário em que a formação profissional muitas vezes é incompleta, as empresas têm investido cada vez mais no treinamento dos colaboradores no próprio local de trabalho. Atento a essa necessidade, o Hospital São Vicente de Paulo desenvolve diversas ações para formação e atualização de suas equipes. “O Hospital se preocupa cada vez mais com a educação continuada, não só para alinhamento de diretrizes e de abordagens terapêuticas, mas para que possamos manter o alto padrão de qualidade na assistência

aos nossos pacientes”, afirma o diretor médico do HSVP, Marcio Neves. Desde 2010, o Hospital realiza sessões clínicas mensais. Nesses encontros, os membros do staff promovem e compartilham saberes e experiências em suas especialidades. “A partir de 2016, as sessões clínicas serão semanais, focando a discussão de casos de pacientes internados no HSVP. A ideia é proporcionar uma interação ainda maior entre os vários setores do Hospital”, explica o cardiologista e presidente do Centro de Estudos do HSVP, Cyro Vargues, que adianta: os primeiros temas em debate, no próximo ano, serão Cardiologia, Hemodinâmica, CTI e Emergência, Endocrinologia e Radiologia.

As jornadas de Enfermagem e de Fisioterapia, além da Jornada Multidisciplinar (leia mais na página 16), entre outras, também são espaços oferecidos pelo HSVP para disseminar conhecimentos ligados a diversas áreas de formação. Os eventos contam com mesas-redondas e palestras de colaboradores da instituição e de profissionais convidados.

Programação gratuita para estudantes Este ano, o HSVP abriu pela primeira vez um de seus cursos para acadêmicos de Medicina. As aulas gratuitas, realizadas entre agosto e setembro, tiveram o tema “Emergências Clínicas” e fizeram sucesso entre os estudantes. “Foi uma ótima experiência, com retorno muito bom dos alunos, que solicitaram que realizemos outros cursos no mesmo modelo, integrados ao currículo das universidades”, conta Vargues, que também coordenou o curso. As aulas foram divididas em quatro módulos: Síndromes Coronarianas Agudas e Arritmias Cardíacas; Insuficiência Cardíaca Descompensada e Choque Tromboembolismo Pulmonar; Distúrbios Metabólicos/Hidroeletrolíticos e Sepse-Emergências; e Emergências Urológicas e Fratura do Colo de Fêmur.

Revista do HSVP

15


Jornada Multidisciplinar chega à 10ª edição

C

riada em 2006 como uma ferramenta de integração entre as equipes médicas, de enfermagem, de fisioterapia, de psicologia etc., a Jornada Multidisciplinar do Hospital São Vicente de Paulo chega, este ano, a sua 10ª edição. Para celebrar o momento – que também marca os 35 anos da instituição – o tema do evento será “O Estado da Arte”, ou seja, uma apresentação das novidades e atualizações em cada especialidade. “Solicitamos aos palestrantes que façam uma pequena história do tema até chegar ao que há de mais moderno em cada área, além de suas perspectivas. A ideia é abordar passado, presente e futuro”, explica o presidente do Centro de Estudos do HSVP e da 10ª Jornada Multidisciplinar, Cyro Vargues. Outra novidade desta edição é a composição das mesas-redondas e palestras. “Também em função do aniversário do Hospital, estamos convidando preferencialmente os médicos e colaboradores do HSVP, para que possam contar suas histórias na instituição e, mais especificamente, em seus Serviços”, diz o especialista. O staff do Hospital será responsável por cerca de 90% das apresentações. Entre os assuntos em debate na 10ª Jornada Multidisciplinar, está um novo conceito de atendimento em Cardiologia, adotado recentemente pelas equipes do HSVP para oferecer uma assistência global e ainda mais eficaz para os pacientes. “Na mesa de Cardiologia, Cirurgia

16

Revista do HSVP

Cardíaca e Hemodinâmica, destacaremos, além das atualizações, o que se chama hoje de ‘Heart Team’ que é a integração dos médicos e colaboradores dessas três áreas, alinhando ideias, condutas e tratamentos como resultado de uma discussão conjunta. As mesas de Oftalmologia, Cirurgia Geral e CTI e Emergência também abordarão novas tecnologias presentes no Hospital”, ressalta, ainda, Vargues.

Cuidado integral Médico do HSVP há 35 anos, o coordenador do Centro de Tratamento Intensivo (CTI), Guilherme Aguiar, participou de todas as edições da Jornada Multidisciplinar. Para ele, o mais importante no evento é que ele permite aos profissionais ampliar os conhecimentos sobre novidades e atualizações de outras especialidades médicas e das equipes de saúde. “Na Jornada tomamos conhecimento do que as equipes estão fazendo e como estão atuando. A Jornada gera uma expectativa grande no Corpo Clínico, e o incentiva a se atualizar constantemente”, afirma. A gerente de Enfermagem do HSVP, Adriana Costa, concorda. “É muito importante que todos nós, profissionais de saúde, acompanhemos essas novidades. A primeira edição da Jornada Multidisciplinar foi um marco para mim pois trouxe pela primeira vez essa perspectiva de um cuidado integral, multidisciplinar do paciente”, afirma a gerente, que também participou de todas as jornadas.

Cyro Vargues Presidente do Centro de Estudos do HSVP e da 10ª Jornada Multidisciplinar.


Participe!

Dia 4 de dezembro

A Jornada Multidisciplinar acontece nos dias 3 e 4 de dezembro, e é aberta para profissionais e estudantes de todas as áreas que envolvem a assistência à Saúde. Para se inscrever, basta entrar em contato com a Comunicação Institucional do HSVP, pelo número (21) 2563-2147, de segunda a sexta, das 9h às 18h, ou pelo e-mail comunicacao@hsvp.org.br. A inscrição é gratuita.

Confira a programação:

8h30 – Mesa-Redonda – Atualizações em Oftalmologia MODERADOR:

Dr. Flávio Rezende

»» Catarata Dra. Renata Rezende »» Córnea Dr. Tiago Bisol »» Glaucoma Dra. Louise Pellegrino »» Retina Dra. Marcela Menezes e Dra. Mônica Campos 10h – Coffee-Break

Dia 3 de dezembro

16h30 – Controvérsia MODERADOR:

13h30 – Abertura

Dr. Guilherme Aguiar

14h – Mesa-Redonda

»» Uso da Albumina em Terapia Intensiva A favor: Dr. Celso Coelho Filho Contra: Dr. Felipe Jesus

MODERADOR:

Dr. Alemar Salomão

»» Recentes avanços em Cirurgia Oncológica Dra. Mônica Soldan »» Recentes avanços na Radiologia Intervencionalista Dr. José Hugo Mendes »» Recentes avanços em Anestesiologia Dr. Pedro Rotava »» O Cirurgião Oncológico como fator de Prognóstico no Tratamento do Câncer Dr. Alemar Salomão 15h30 – Coffee-Break 16h – Miniconferência MODERADOR:

Dr. Douglas Bastos

»» Protocolo E.R.A.S: Otimizando a recuperação no pós-operatório Dr. Júlio Araujo da Silva Junior

17h – Mesa-Redonda Multidisciplinar

10h30 – Miniconferência MODERADOR:

Dr. Guilherme Aguiar

»» Avaliação Nutricional ou Funcional? Dr. Edson Lameu 11h – Mesa-Redonda – Abordagem Multidisciplinar do Carcinoma Hepatocelular (CHC) MODERADORES:

»» Atuação da Enfermagem da Hemodinâmica no Implante Percutâneo da Válvula Aórtica – TAV Enfermeira Sabrina Maia

Dr. Daniel César e Dra. Flávia Fernandes

»» Técnicas de Desmame na Ventilação Mecânica Fisioterapeuta Fábio Garcia

»» Rastreamento do CHC no Paciente Cirrótico Dra. Ana Lúcia Silva

»» A Nutrição no Mundo Moderno: o risco da praticidade Nutricionista Patrícia Trindade »» O Psicólogo na situação de Emergência Psicóloga Helena Camarinha »» Boas Práticas na CME do HSVP Enfermeiras Valéria Souza e Renata Santos 18h30 – Encerramento

»» Avaliação Diagnóstica do Nódulo Hepático Dr. Lucas Demérito

13h30 – Mesa-Redonda MODERADORES: Dr. Cyro Vargues e Dr. Aristarco Siqueira

»» A Cardiologia Clínica Revisitada Dr. Aristarco Siqueira »» Endopróteses Coronarianas: Passado, Presente e Futuro Dr. Cyro Vargues »» A Cirurgia Cardíaca em 2016: A Procura do Mínimo e do Máximo Dr. Rubens Giambroni »» Evolução no Tratamento das Arritmiass Cardíacas Dr. Claudio Munhoz 15h – Ponto de Vista – Atualizações em Emergências Clínicas »» Na Estratificação da Dor Torácica Dr. José Perrota »» No AVE Dr. Alexandre Hatum 15h30 – Miniconferência MODERADOR: Dr.

Edson Lameu

»» Atualizações em Diabetes Dra. Renata Sacramento 16h – Mesa-Redonda Multidisciplinar – Respostas curtas para peguntas relevantes: discussão de caso clínico MODERADORES: Dr.

Edson Lameu e Dr. Cyro Vargues

»» Abordagem Cirúrgica do CHC: quando e como operar Dr. Douglas Bastos

»» Enfermagem Marcelo Jesus Ferreira

»» O Papel do Oncologista no Tratamento do CHC Dr. Décio Lerner

»» Psicologia Cecília Calabaide

12h30 – Lunch Box 13h – Miniconferência MODERADOR:

Dr. Guilherme Aguiar

»» Uso de Hemoderivados no Pós-operatório Imediato Dr. Emeliano Folly

»» Fisioterapia Frederico Rezende

»» Nutrição Luciana Candeia 17h – Miniconferência MODERADOR: Dr.

Cyro Vargues

»» Gestão do Corpo Clínico Irmã Marinete Tibério 18h – Encerramento e coquetel

Revista do HSVP

17


E n t r e v i s ta

Luiz Leite Luna

Endoscopia Digestiva

‘Meu grande hobby é a Medicina’

H

á quem diga que o segredo para a felicidade e o sucesso está em trabalhar com aquilo de que se gosta. No caso do endoscopista Luiz Leite Luna, a receita deu certo: aos 71 anos – 48 de Medicina – o especialista celebra uma vida dedicada aos pacientes e ao desenvolvimento da Endoscopia Digestiva no Brasil. Autor de três livros (outros dois devem ser lançados até 2016), Luna foi fundador e presidente da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED), criou e chefiou os serviços de Endoscopia Digestiva do Hospital do Andaraí e do Hospital São Vicente de Paulo. Conheça um pouco mais sobre esse médico pioneiro.

O senhor veio muito jovem estudar no Rio de Janeiro. Que memórias guarda da infância em sua cidade natal? Nasci em 1943, em Penedo, Alagoas, uma cidadezinha fundada em 1582 na margem esquerda do Rio São Francisco. Penedo é linda, tem uma arquitetura que lembra Ouro Preto, com calçamento pé de moleque, igrejas belíssimas desenhadas a ouro. Sou o caçula de cinco irmãos. A maior preocupação de meus pais era educar os filhos e muito cedo os mandavam estudar no Rio de Janeiro, na época o grande centro intelectual do Brasil. Como sou o mais novo, pude ficar um pouco mais com eles, tendo uma

18

Revista do HSVP

infância feliz e cheia de carinho. Terminei o ginásio em Penedo. Aí vim para o Rio. Era difícil chegar. Vínhamos em um aviãozinho que parava em 10 lugares: Penedo, Aracaju, Salvador, Caravelas, Vitória, etc. Ao todo, eram 12 horas de viagem. A comunicação com os pais era só por cartas que levavam, entre ida e volta, cerca de 20 dias. Aprendi, desde cedo, a organizar minha vida e viver com os recursos disponíveis, que eram escassos. E como a Medicina e a Endoscopia surgiram no seu caminho? Decidi fazer vestibular para a Faculdade Nacional de Medicina, na época a mais prestigiada do país e também a mais concorrida, provavelmente por influência do meu irmão mais velho, que já era médico. Pela manhã, estudava no Colégio Santo Antônio Maria Zaccaria e, à tarde, fazia cursinho pré-vestibular. Fui aprovado em 22º lugar. Aí comecei a estudar, a dar plantões para ajudar meu pai com as despesas. No 3º ano, consegui uma vaga no Primeiro Serviço de Clínica Médica, chefiado pelo professor Clementino Fraga Filho, um renomado gastroenterologista. Devo muita coisa a ele, não só pela profissão, mas pela retidão de caráter que muito me influenciou. Depois, fiz residência no mesmo Serviço. A Endoscopia estava explodindo no mundo.


Candidatei-me para um fellowship na Lahey Clinic Foundation, em Boston, que tinha vários serviços afiliados à Harvard University. Houve um momento em que o senhor quase desistiu de voltar para o Brasil. O que o fez mudar de ideia? Quando estava acabando o fellowship, surgiu uma proposta para trabalhar no Texas. Mas aí, em uma tarde, um representante comercial de fibroscópios me disse: “Dr. Luna, no Japão lançaram um aparelho de endoscopia sensacional. Ele permite que se examine, com uma só introdução, o esôfago, o estômago, o duodeno. Você faz biópsia, fotografa, faz tudo.” Até hoje não esqueci o nome dele, Mr. Larkin. Eu testei o panfibroscópio e era mesmo incrível. Eu tinha 7.800 dólares na conta, uma mulher e um filho de cinco meses, nascido lá. Comprei o aparelho, desisti de ir para Houston e voltei para o Brasil. Como foi a receptividade quando o senhor chegou com o panfibroscópio ao Rio de Janeiro? No início, havia uma certa indecisão, uma perplexidade. Aquele era o primeiro aparelho do tipo na América Latina. Eu trabalhei muito pra mostrar que a Endoscopia Digestiva tinha grande valor e futuro. Após me desligar da Universidade, abri um Serviço no Hospital Federal do Andaraí, onde iniciamos um Centro de Hemorragia Digestiva pioneiro no país. Trabalhei 37 anos nesse Hospital. Lá, tínhamos um curso anual gratuito, para oito alunos, de treinamento em Endoscopia Digestiva. Sempre fui rigoroso na assiduidade, seriedade e dedicação, e hoje tenho muitos amigos em todo o Brasil.

Posso dizer que sou uma testemunha ocular do nascimento da Endoscopia Digestiva moderna e acompanho o seu progresso E como começou sua história no Hospital São Vicente de Paulo? Logo após minha volta dos EUA, fui chamado pelo saudoso Dr. Ary Frauzino, cirurgião do HSVP, para endoscopar uma religiosa que seria operada por ele. Fui chamado outras vezes, até que a direção decidiu criar um Serviço de Endoscopia próprio e me encarregou da tarefa. O Setor cresceu, outros endoscopistas foram incorporados e instrumentos, sempre top de linha, foram adquiridos. Agora mesmo o Hospital comprou oito novos equipamentos e estamos muito agradecidos. O progresso da Endoscopia Digestiva tem sido vertiginoso, possibilitando a realização de inúmeros procedimentos minimamente invasivos, com grande vantagem para os pacientes. Ao longo desses 48 anos de Medicina, que momentos foram mais marcantes?

3º livro da coleção “Atualização em Endoscopia Digestiva”

Foram muitos. Sou testemunha do nascimento da Endoscopia Digestiva moderna e acompanho o seu progresso. Mais do que isso, fico muito honrado em ter contribuído para a evolução da especialidade. Muitas técnicas foram desenvolvidas de forma pioneira no HSVP, como o tratamento endoscópico dos sangramentos digestivos, as polipectomias e tantas outras. Além do atendimento aos pacientes, que outras atividades o senhor exerce? Tenho me dedicado a escrever a “Atualização em Endoscopia Digestiva” com a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva. Em outubro, nosso 3º livro foi publicado. Espero lançar mais dois no próximo ano, completando essa série. Tenho quatro filhos e quatro netos. Reuni-los em casa, com minha esposa, traz momentos de muita satisfação. Quando eu era garoto, jogava tênis. Fui até campeão juvenil. Mas meu grande hobby é a Medicina.

Revista do HSVP

19



Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.