Relatório de gestão RTRS 2022

Page 1

ÍNDICE DE CONTEÚDO

1. Atividades de Mesa Redonda

a. Consolidação do papel de Mesa Redonda

b. Fortalecimento da base de Membros

“2022 foi mais um ano de desafios e oportunidades para a transformação da cadeia de valor da soja. Acreditamos que espaços construídos em conjunto eresponsabilidades compartilhadas nos permitiramenfrentar uma agenda setorial cada vez mais desafiadora.

2. Certificação RTRS

a. Evolução da certificação

b. RTRS fortalece suas ações na Europa

c. A Ásia como motor de crescimento

d. O Mercado na América do Sul:

e. Desenvolvimento do Mercado

3. Novas Oportunidades

a. Expansão do modelo de negócios da soja para outras culturas

b. Agregar valor ao material certificado

RTRS

Ao longo deste processo, os espaços de networking, otrabalho multipartes e a busca contínua por inovação têmsido fatores fundamentais para inúmeras conquistas epara a ampliação do impacto da Associação”.

Lieven Callewaert, Presidente da RTRS.

Redonda 1

Atividades de Mesa

RELATÓRIO DE GESTÃO 2022 | 3

Consolidando o papel da Mesa Redonda

Como parte dos seus principais objetivos estratégicos, a Associação trabalha para agregar valor ao seu papel de mesa redonda multipartes, fortalecendo e multiplicando ações e atividades de networking.

A RTRS engaja, coopera e colabora

As plataformas globais multipartes, como a RTRS e os seus sistemas de certificação voluntária, são amplamente reconhecidas por governos, grupos de trabalho e iniciativas setoriais pelo seu papel e relevância no mundo inteiro na gestão da agenda da sustentabilidade, incluindo o desmatamento e a conversão.

Agenda com a Comissão da União Europeia e Defra - Reino Unido

Novo Regulamento da União Europeia sobre Produtos Livres de Desmatamento (EUDR)

Como referência global no setor da soja, a RTRS participou ativamente de vários espaços de trabalho no âmbito do desenvolvimento do novo Regulamento da União Europeia (UE) sobre Produtos Livres de Desmatamento (EUDR).

Neste sentido, a Associação realizou uma série de atividades e seguiu uma estratégia sustentada de engajamento com a Direção-Geral do Ambiente (DG ENV).

Além disso, para garantir uma abordagem holística, a RTRS definiu uma agenda com a unidade responsável pela Diretiva de Devida Diligência em Sustentabilidade Corporativa (CSDDD) e com membros do Comitê de Meio Ambiente, Saúde Pública e Segurança Alimentar (ENVI) do Parlamento Europeu.

Além disso, a Associação teve a oportunidade de se reunir com os representantes permanentes da Finlândia, dos Países Baixos e da Alemanha na UE; neste último caso, foi realizada uma reunião com o Adido Agrícola e Alimentar.

Essas reuniões foram uma oportunidade de a RTRS se posicionar como uma das principais vozes da cadeia de valor da soja sustentável em todo o mundo, compartilhar ideias importantes sobre o setor e destacar a importância dos sistemas de certificação voluntários para enfrentar, entre outros, o desafio do desmatamento

Fórum para a promoção do plano de ação da União Europeia para proteger e restaurar as florestas

A RTRS fez uma apresentação na sessão do Fórum das Nações Unidas sobre Florestas, co-organizado pela UE e pelo governo da Costa Rica, intitulado “Rumo a cadeias de abastecimento livres de desmatamento”. O objetivo do evento foi apresentar o plano da Comissão Europeia para aumentar as ações da UE no sentido de proteger e restaurar as florestas do mundo inteiro.

A Associação enfatizou a importância da adoção da soja certificada pela RTRS como um passo fundamental para as organizações alcançarem cadeias de suprimentos com desmatamento zero.

La Regulación de la Unión Europea sobre productos libres de deforestación publicada en junio de 2022, incluye certificación. La Regulación describe claramente los requisitos de Due Diligence , así como las obligaciones que se espera que cumplan los operadores. Dentro de este marco, aunque la certificación no es considerada como el “carril verde” para que las empresas cumplan con los próximos requisitos obligatorios de Due Diligence , la certificación u otros esquemas verificados por terceros pueden ser utilizados en el procedimiento de evaluación de riesgos, aunque no deben sustituir la responsabilidad del operador.

Diligência Prévia em Commodities com Risco Florestal – Reino Unido

Além de suas atividades regulares de interação realizadas desde 2020, a RTRS participou do seminário dedicado à “Consulta Pública sobre a implementação da Diligência Prévia em Commodities com Risco Florestal” organizado pelo Departamento de Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais (Defra).

Posteriormente, a Associação participou da Consulta Pública que tratou de temas como: Sistema de diligência prévia e comunicação de evidências, sistemas e padrões de certificação, cálculo de volumes de matérias-primas

RELATÓRIO DE GESTÃO 2022 | 4 1. Atividades de Mesa Redonda
2.
Certificação RTRS
Oportunidades
3.
Novas

Acordos de cooperação

A RTRS e a GIZ promovem a produção de soja sustentável no Brasil.

O acordo de cooperação foi assinado em 2021 e, nesse âmbito, as organizações implementam em conjunto diversas iniciativas para promover a expansão de cadeias produtivas sustentáveis no Brasil.

A parceria entre a RTRS e a Sociedade Alemã para Cooperação Internacional (em alemão, Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit - GIZ) visa promover práticas agrícolas sustentáveis na região do Maranhão e, ao mesmo tempo, fortalecer o papel da Associação como mesa redonda multissetorial e global.

Assim, no âmbito do projeto “Criação de Valor e Sustentabilidade nas Cadeias Produtivas” - uma parceria entre o programa global AgriChains da GIZ e o Governo do Maranhão - a RTRS e a GIZ decidiram ampliar os espaços de informação e visibilidade sobre a sustentabilidade na cadeia da soja no Maranhão e promover estudos, eventos e ações de comunicação para conseguir o compromisso com a produção, comercialização e uso da soja responsável na região.

Nesse sentido, foi realizada uma série de reuniões setoriais em 2022 para facilitar o networking e a cooperação entre os atores da cadeia da soja e discutir ações futuras.

Virtual Virtual Presencial: São Luis - Marañao, Brasil

62 91 50 5 palestrantes 5 palestrantes 5 palestrantes participantes participantes participantes

RELATÓRIO DE GESTÃO 2022 | 5 1. Atividades de Mesa Redonda
2.
Certificação RTRS
Oportunidades
3. Novas
Setembro Foco na produção Novembro Foco na logística Dezembro Resultados e próximos pasos
“Diálogos da Soja Sustentável para o Corredor de Itaqui”

ALEMANHA, BÉLGICA, DINAMARCA, ESPANHA, FRANÇA, ITÁLIA, LUXEMBURGO, NORUEGA, PAÍSES BAIXOS E REINO UNIDO

Parceria das Declarações de Amsterdã (ADP)

A RTRS participou do evento “Fortalecendo a colaboração na produção e comércio de produtos agrícolas”. Essa reunião multissetorial incluiu representantes dos governos da Dinamarca e dos Países Baixos, bem como organizações setoriais como a Amaggi, Aapresid, Cargill, Bunge, EFECA e a European National Soy Initiative (ENSI).

DINAMARCA

Danish Trading Ethical Initiative (DIEH)

Com o objetivo de alinhar o papel da certificação na cadeia de suprimentos da soja na Dinamarca, a DIEH e a RTRS trabalham em conjunto no âmbito da iniciativa "Ampliando a Parceria de Soja Sustentável". Paisagem do Cerrado, Brasil 2022-2025" (SUSS).

A parceria SUSS baseia-se na colaboração entre o WWF Dinamarca e a DIEH, reunindo os principais atores da cadeia de suprimento de soja da Dinamarca desde setembro de 2019. O objetivo é reduzir o desmatamento e aumentar a sustentabilidade da cadeia de suprimento da soja da Dinamarca por meio de uma abordagem colaborativa.

A SUSS é resultado de uma iniciativa do Departamento de Diplomacia Verde e Mudança Climática e do Ministério das Relações Exteriores da Dinamarca.

ALEMANHA

Grupo de Trabalho 4 (GT4) sobre Biodiversidade e Comunicação | Ministério Federal do Meio Ambiente, Conservação da Natureza e Segurança Nuclear da Alemanha (BMUV) e Agência Federal de Conservação da Natureza (BfN) da Alemanha

No segundo ano de participação no GT4 e no âmbito desta abordagem, a RTRS apresentou o papel da comunicação na mudança dos padrões de consumo no webinar Enfrentando a perda de biodiversidade por meio da comunicação das ligações entre a biodiversidade e o consumo.

Além disso, a Associação participou do encontro presencial do GT4 em Vilm, Alemanha, organizado para facilitar novos espaços de trabalho e intercâmbio entre os membros do grupo, discutir melhores práticas e histórias de sucesso na conscientização sobre a biodiversidade no contexto da sustentabilidade / consumo responsáveis e definir as novas metas do GT4 para 2023 e além.

VISEC – VISÃO SETORIAL DA REGIÃO ARGENTINA DO GRAN

CHACO

A RTRS entrou em contato com a Câmara da Indústria de Azeiteira da República da Argentina e Centro Exportador de Cereais (CIARA-CEC) e, posteriormente, foi convidada a aderir à plataforma VISeC, liderada pela The Nature Conservancy (TNC), Tropical Forest Alliance (TFA), Peterson e CIARA-CEC. Esta iniciativa está alinhada com o EUDR e promove ações coletivas para que a soja argentina seja reconhecida internacionalmente como produto de desmatamento zero.

BRASIL

Programa Floresta + Agro del Ministerio de Medio Ambiente Dentro de este programa, la certificación RTRS fue destacada como un valor agregado para los productores quienes podrían aplicar a los beneficios que éste ofrece. El programa Floresta + Agro brinda un incentivo económico a los productores agrícolas que realizan servicios ambientales (es decir, llevan adelante diversas actividades que resultan en la conservación ambiental), fomentando la implementación de acuerdos entre los diferentes miembros de las cadenas de abastecimiento agroindustrial.

RELATÓRIO DE GESTÃO 2022 | 6 1. Atividades de Mesa Redonda
Certificação RTRS
Novas Oportunidades
2.
3.
O vínculo da RTRS com instituições e iniciativas governamentais

Participação em grupos de trabalho de plataformas multilaterais e iniciativas setoriais locais

Grupos de trabalho em plataformas multilaterais

Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e Organização para Agricultura e Alimentação (FAO) das Nações Unidas

A RTRS participou do grupo de trabalho multissetorial de especialistas da OCDE-FAO e contribuiu para o processo de elaboração do guia “Practical Business Tool on Deforestation, Forest Degradation, and Due Diligence in Agricultural Supply Chains”. A ferramenta tem por objetivo explicar como as organizações podem identificar e mitigar os impactos do desmatamento e da degradação florestal e aplicar recomendações de diligência prévia nas cadeias de suprimentos agrícolas.

O Pacto Global é uma iniciativa voluntária baseada nos compromissos de CEOs de implementarem princípios universais de sustentabilidade e firmarem parcerias em apoio aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Como membro do Pacto Global, a Associação apresentou em 2022 o quarto relatório de Comunicação sobre Engajamento (COE), que relata e descreve periodicamente as ações que as organizações membros estão realizando em alinhamento com os compromissos do Pacto Global.

Além disso, a RTRS aderiu ao Grupo de Trabalho do Projeto de Sustentabilidade e Comunicações – Pacto Global Brasil.

Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa (UNECE | Gênero - Iniciativa de Padrões Responsivos)

Como signatária da Declaração das Nações Unidas para promover a igualdade de gênero, em 2022 a Associação continuou envolvida nas diversas atividades e propostas bimestrais e trimestrais apresentadas pela UNECE para

promover a integração da perspetiva de gênero nas normas e padrões técnicos.

Em 2021, a Associação introduziu a Versão 4.0 do Padrão RTRS de Produção de Soja Responsável, que passou a incorporar terminologia adequada à igualdade de gênero.

RELATÓRIO DE GESTÃO 2022 | 7 1. Atividades de Mesa Redonda
2.
Certificação RTRS
Oportunidades
3. Novas

Iniciativas setoriais Collaborative Soy Initiative (CSI)

Como membro observador do CSI, uma estrutura colaborativa que promove a produção e adoção de soja sustentável 100% livre de desmatamento em escala global, a RTRS teve participação consistente e ativa nas reuniões regulares do Comitê Executivo e nos eventos virtuais organizados pela iniciativa ao longo do ano.

European National Soy Initiative (ENSI) e EFECA - UK Roundtable on Sustainable Soya

Em diversas reuniões e atividades, a RTRS apresentou seus modelos de Cadeia de Custódia relativos às cadeias físicas de suprimento de soja responsável e explicou como as empresas podem incluí-los em suas cadeias de suprimentos.

O Consumer Goods Forum (CGF)

Após ser convocada em 2022, a Associação apresentou seus comentários sobre o Forest Positive Soy Roadmap Guide V.0, desenvolvido pela The Forest Positive Coalition of the Consumer Goods Forum (FPC do Consumer Goods Forum).

A Coligação lançou o Roadmap pela primeira vez em 2020; trata-se de um plano coletivo que descreve compromissos e ações específicas estruturadas em torno de cinco elementos: (i) Auto-aquisição; (ii) Fornecedores e comerciantes; (iii) Origens de alto risco; (iv) Paisagens; e (v) Transparência e responsabilização.

RELATÓRIO DE GESTÃO 2022 | 8 1. Atividades de Mesa Redonda
2.
Certificação RTRS
Oportunidades
3.
Novas

Como parte de suas atividades de engajamento, a RTRS visitou unidades de produção, portos e plantas de processamento com o objetivo de consolidar sua presença e conectar-se no campo com diversas partes interessadas. Essas incluem tanto membros certificados RTRS como também não-membros da Associação e que personificam a cadeia responsável de suprimentos.

CHILE

Encontro com a indústria da aquicultura

A RTRS participou de uma série de reuniões lideradas pela CJ Selecta, do Brasil, e pela Kabsa S.A., do Chile, que reuniram diversas partes interessadas da cadeia de suprimentos da soja que atende à aquicultura, tanto membros quanto nãomembros da RTRS.

Juntas, a CJ Selecta, Kabsa e RTRS visitaram cerca de 10 empresas do setor que atualmente apoiam a produção de soja responsável por meio do sistema de Créditos RTRS.

A RTRS serve como ferramenta para ajudar as organizações a atingirem suas metas de sustentabilidade, reconhecidas pelas certificações do Aquaculture Stewardship Council (ASC) e Best Aquaculture Practices (BAP), ambas as quais reconhecem a importância do uso de soja certificada RTRS na produção de rações, ou seu equivalente em créditos RTRS, no apoio à Produção Responsável.

PARAGUAI

Asunción

Kressburgo, Departamento de Itapua Iruña

DINAMARCA

Copenhague

Fredericia

Randers

ÍNDIA

Bhopal Indore

Bangalore Madhya Pradesh

BRASIL

San Pablo

Goiania

Puerto de Itaquí – San Luis

Marañao

Mina Gerais

Piauí

ARGENTINA

Montecristo, Córdoba

RELATÓRIO DE GESTÃO 2022 | 9 1. Atividades de Mesa Redonda
2.
Certificação RTRS
Oportunidades
3.
Novas
Parceiro estratégico da RTRS na cadeia de valor

RTRS vai à universidade

Uma das prioridades definidas na Estratégia RTRS “Beyond 2020” | 2021-2026 se propõe a fortalecer a inclusão da Associação no mundo acadêmico e nas agendas de sustentabilidade das universidades.

Nesse sentido, em 2022, a RTRS continuou a formar vínculos com instituições acadêmicas e a colaborar com a Universidade Leeds & Erasmus e o Instituto de Liderança em Sustentabilidade da Universidade de Cambridge, compartilhando informações sobre o papel e o valor das iniciativas multissetoriais, o desenvolvimento de cadeias de suprimento sustentáveis e os impactos de ferramentas como a certificação, entre outras, ao longo da cadeia da soja e do milho nas regiões.

Além disso, a Associação explorou possíveis projetos de grande escopo e médio prazo com a Universidade de Ghent, na Bélgica, e com a Universidade do Estado do Maranhão - UEMA, no Brasil.

RELATÓRIO DE GESTÃO 2022 | 10
Atividades de Mesa Redonda
1.
Certificação RTRS
2.
Novas Oportunidades
3.

En las palabras de sus protagonistas

Pontos de Encontro RTRS

Ponto de Encontro 2022 “Semeando Espaços em Comum”

O primeiro encontro presencial internacional e global após dois anos de interação virtual ocorreu no campus da Bayer Crop Science, em Monheim am Rhein, na Alemanha. Os principais atores da cadeia de valor se reuniram em espírito de colaboração e com foco compartilhado no futuro e num objetivo em comum.

22 de Novembro 125 29

“Os setores da indústria e as empresas que estiverem à frente em termos de cumprimento das exigências de desmatamento e sistemas de rastreabilidade sairão vencedores desta nova etapa”, afirmou Diego Torres, Diretor de Políticas da Comissão Europeia, durante a primeira sessão, chamada Regulamentação da UE e do Reino Unido: Situação Atual, Desafios Futuros.

“Acreditamos que a RTRS seja a plataforma certa para incentivar o cumprimento regulatório, pois oferece um processo de certificação aceito pelo mercado, que é a melhor forma de ajudar os produtores a evoluir”, explicou Michel Santos Diretor Global de Sustentabilidade da Bunge, ao abrir a segunda sessão, desta vez focada em como a cadeia de suprimentos global - do produtor ao processador e ao mercado - pode se adaptar e evoluir em resposta aos regulamentos da UE e do Reino Unido.

participantes organizações de membros da RTRS e 80 49 31 não membros 16 países diferentes

5 4

palestrantes sessões e eventos interativos e de networking

Acesse o material sobre o evento e reveja as sessões e principais temas aquí.

Agradecimentos especiais aos nossos patrocinadores

“A conservação da natureza não precisa se opor à agricultura. Deve haver uma maneira no modelo de negócios de compensar e recompensar os produtores pela prestação de serviços ecossistêmicos”, afirmou Walter Fraanje, Diretor de Pesquisa e Comunicações da Table Debates UK, durante a sessão ReGenerações Futuras - Juventude, Agricultura e Sustentabilidade.

“É importante para nós compreender a perspectiva das diferentes partes interessadas ao longo da cadeia de valor. “Precisamos de muita colaboração. O aumento de custos precisa ser partilhado por toda a cadeia. Precisamos trabalhar nesse sentido”, disse Hermann-Josef Baaken, Diretor Geral da Associação Alemã de Alimentos, durante a sessão Coalizão dos dispostos: Rotas de Impacto

“Provamos quem somos e o que fazemos no Brasil. Produzimos alimentos e promovemos o bem-estar social, gerando emprego e renda. Estamos no caminho certo para fornecer alimentos às gerações futuras”, afirmou Gisela Introvini, Superintendente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte (FAPCEN) do Brasil, durante a quinta sessão do encontro em que foram discutidas práticas agrícolas, incluindo a Agricultura Regenerativa.

RELATÓRIO DE GESTÃO 2022 | 11
Atividades de Mesa Redonda
1.
Certificação RTRS
2.
Novas Oportunidades
3.

Forças-Tarefa

Espaços locais de conexão e diálogo multissetoria.

Força-Tarefa Brasil

Em 2022, a Força-Tarefa Brasil se reuniu duas vezes na cidade de São Paulo, nos dias 29 de abril e 27 de setembro, com a participação de mais de 70 representantes de mais de 35 organizações.

Grande parte da primeira reunião do ano foi dedicada ao desenvolvimento da Interpretação Nacional do Padrão RTRS de Produção de Soja Responsável V.4.0.

Na segunda reunião do ano, os participantes da Força-Tarefa Brasil trocaram ideias sobre os novos regulamentos da União Europeia. Eles também conheceram projetos importantes envolvendo produtores regionais e receberam informações atualizadas sobre novos projetos e inovações da RTRS.

Força-Tarefa Argentina

A primeira reunião da Força-Tarefa Argentina ocorreu no dia 9 de setembro em Rosário, Santa Fé. Representantes de mais de 20 organizações diferentes - incluindo produtores, órgãos de certificação, empresas agroindustriais e associações civis do setor - puderam interagir e discutir as questões e desafios mais relevantes da agenda multissetorial argentina. A reunião foi uma oportunidade de rever as principais atividades da RTRS e compartilhar informações atualizadas sobre a evolução da certificação e a adoção de materiais certificados em nível global. Além disso, a Associação apresentou as principais diretrizes da Estratégia RTRS “Beyond 2020” | 2021-2026 (Estratégia RTRS).

Os participantes também trabalharam na Interpretação Nacional do Padrão RTRS de Produção de Soja Responsável V.4.0.

RELATÓRIO DE GESTÃO 2022 | 12 1. Atividades de Mesa Redonda
Certificação RTRS
2.
Novas Oportunidades
3.

Fortalecer a Base de Membros

22 Novos membros

Como parte da Estratégia RTRS, em 2022 a Associação se concentrou no fortalecimento de sua base de associados e na criação de novas oportunidades de engajamento com suas partes interessadas.

Como expressão dos compromissos de sustentabilidade expressos e demonstrados pelos atores da cadeia de valor da soja, a RTRS recepcionou, ao todo, 22 novas organizações à sua base de membros, fechando o ano com mais de 200 membros.

Todos eles estão empenhados em contribuir para o desenvolvimento cada vez mais responsável da cadeia de suprimentos:

Acesse informações detalhadas sobre os novos membros da RTRS 2022 aqui.

2 Produtores

Argentina Neocampo S.R.L. Parra Agropecuaria SRL

1 Observador

Paises Baixos Puerto de Ámsterdam

19 Indústria, Comércio e Finanças

Alemanha

Abbelen GmbH.

Kaufland Stiftung & Co. KG.

Brasil

Agrícola Alvorada S.A.

Nuveen Natural Capital – Latam

Bélgica

Oleon NV

Chile

Camilo Ferrón Chile S.A.

Dinamarca

Danish Crown A/S DLG

Equador

Empacadora Grupo Granmar - EMPAGRA

EUA

McCormick & Company, Inc.

Itália

A.I.A. – Agricola Italiana Alimentare -S.p.A. Salumificio Fratelli Beretta SpA

Japão

J-OIL MILLS, INC.

Paises Baixos

AchieveNow B.V.

AGCO Finance

Reino Unido

Delifrance S.A.

Cingapuar

Olam Global Agri Pte Ltd

Taiwan

Nutri-Potential Biotechnology Co., Ltd

Uruguai

Arcos Dorados Holdings Inc.

RELATÓRIO DE GESTÃO 2022 | 13
Atividades de Mesa Redonda
1.
Certificação RTRS
2.
Novas Oportunidades
3.

Membros RTRS | Comunidade Global

RELATÓRIO DE GESTÃO 2022 | 14 1. Atividades de Mesa Redonda
Certificação RTRS
Novas Oportunidades
2.
3.
CUMA de la Vallée de la Trouille - Fulsingh Bidwan - Gaec Noury - Hootway Farms - Madhya Bharat Consortium of Farmers Producer Company Limited (MBCFPCL) - San Félix S.A. -Supercargo, Superintendência e Comercio Alimentar Lda.

Aprovação da nova estrutura das taxas de adesão pelos Membros da RTRS

Um quadro de membros numeroso e diversificado é a garantia de um desenvolvimento viável, autônomo e mais representativo da RTRS.

Nesse sentido, os membros da RTRS aprovaram uma nova estrutura de taxas de adesão para incentivar associações de produtores, produtores certificados RTRS e organizações da sociedade civil locais e internacionais a participarem da mesa redonda.

A nova estrutura de taxas de adesão entrou em vigor em janeiro de 2023, após aprovação pelos membros da RTRS por meio da Resolução por Escrito nº 1 - 2022, de acordo com o artigo 39(4) dos Estatutos da RTRS.

Acesse a nova estrutura de taxas de adesão aqui.

RELATÓRIO DE GESTÃO 2022 | 15
Atividades de Mesa Redonda
1.
Certificação RTRS
2.
Novas Oportunidades
3.

Certificação RTRS 2

RELATÓRIO DE GESTÃO 2022 | 16

Produção Global Certificada RTRS

Em 2022, foi registrado o total de 2.028.070 hectares e 7.048.484 toneladas de soja certificada RTRS em todo o mundo. Isso representa um aumento de 51% na produção em relação ao ano anterior

Gráfico de evolução anual

7.048.484

Soja Certificada

RELATÓRIO DE GESTÃO 2022 | 17 1. Atividades de Mesa Redonda
Certificação RTRS
Novas Oportunidades
2.
3.
2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019 2020 2021 2022
4.114.443 4.799.011 4.639.071
1.006.982 1.157.583 1.355.052 2.344.466 3.266.561 4.149.069 4.465.232

Produtores Certificados

ao redor do mundo

Em 2022, 66.374 produtores do mundo inteiro foram certificados de acordo com o Padrão RTRS de Produção de Soja Responsável, dos quais 66.038 estão da Índia e foram certificados pela Certificação de Grupo. Nesse país, os produtores certificados são representados pela Ish Agrithech Private Limited, Haritprakash Biocare LLP, Landmark Agri Exports Private Limited, Silver Angel Impex Limited e Soy Leaf India Private Limited. São pequenos produtores, com uma média de 3 hectares cada.

No Brasil, existem 24 grupos de produtores que abarcam 267 produtores e, juntamente com produtores certificados individuais e multi-site, contabilizam 1.565.391 hectares e 5.988.052 toneladas de soja certificada.

Já na Argentina, Paraguai e Uruguai foi registrado um total de 234.199 hectares e 616.470 toneladas de soja, sendo a Certificação Individual a modalidade escolhida pelos produtores desses países.

RELATÓRIO DE GESTÃO 2022 | 18 1. Atividades de Mesa Redonda
Certificação RTRS
2.
Novas Oportunidades
3.
PAÍSES Certificação Individual e Multi-site Número de produtores Número de grupos Número de produtores Certificação Grupal Toneladas Hectares Argentina Brasil Índia Paraguai Uruguai TOTAL 45 17 N/A 6 1 69 N/A 24 5 N/A N/A 28267 66.03866.305 561.858 5.988.052 443.962 27.395 27.217 7.048.484 189.531 1.565.391 228.480 33.479 11.189 2.028.070
RTRS

Evolução da Certificação RTRS de Cadeia de Custódia

Paraguai

Organizações 3

Bunge Paraguay S.A.

LDC Paraguay S.A.

Pedro Hosttler

Em 2022, 179 novos locais foram certificados de acordo com o Padrão RTRS de Cadeia de Custódia na Alemanha (1), Argentina (2), Brasil (168), Índia (5), Japão (3) e Paraguai (1); esse número inclui 12 portos.

Locais 9

Portos 5

Chile

Organizações 1

Camilo Ferrón Chile S.A.

Locais 1

Argentina

Organizações 12

Aceitera Chabás S.A.I.C.

Aceitera General Deheza S.A.

Alimentos de Soja S.A.

Bunge Argentina S.A.

COFCO International Argentina S.A.

Kumagro S.A.

LDC Argentina S.A.

Molinos Agro S.A.

T6 Industrial S.A.

Tecnocampo S.A.

Varteco Química Puntana S.A.

Viterra Argentina S.A.

Locais 16

Portos 5

Irlanda

Organizações 3

Moy Park L.T.D.

R&H Hall uc John Thompson & Sons Limited

Locais 19

França

Organizações 1

Cofco International France SAS

Locais 4

Brasil

Organizações 19

ADM do Brasil

Países Baixos

Organizações 3

Bunge Netherlands BV

Zesty B.V.

Cargill BV, Zaanlandse Olieraffinaderij

Locais 19

Alemanha

Organizações 2

ADM Hamburg Aktiengesellschaft

J. MÜLLER Weser GmbH & Co. KG

Locais 6

Portos 4

Japão

Organizações 3

Kanematsu Corporation

Nisshin Shokai CO., LTD.

Shoda Shoyu CO.,LTD. Locais 3

Turquia

ADM do Brasil - (Fábrica Rondonópolis)

ADM do Brasil - Ipameri

ADM do Brasil - Porto de Santos

ADM do Brasil LTDA (Fábrica 365)

Amaggi Exportacao e Importacao

Bunge Alimentos S.A.

Cargill Agricola S.A.

Cataratas do Iguacu Produtos

Organicos LTDA

CJ Selecta Choc

COFCO Brazil Overseas LTDA

COFCO International Brasil LTDA

General Mills Brasil Alimentos Ltda

Humberg Agribrasil Comércio e Exportação de Grãos S.A.

INBRA Industrias Químicas

Louis Dreyfus Commodities Brasil S.A

Louis Dreyfus Company

SAAG - Sociedade de Armazenamiento e Agricultura Limitada

Vegetallis Indústria e Comércio.

Locais 290

Portos 26

Organizações 1

Sodrugestvo Turkey Tarim

TAS. ITH. IHR. TIC. A.S.

Locais 1

Itália

Organizações 2

Cereal Docks Marghera SRL

Cereal Docks SPA

Locais 3

Organizações 7

Adani Wilmar Limited

AVI Agri Business LTD

Kriti Nutrients Limited

Maharashtra Oil Extractions Pvt Ltd

Shalimar Nutrients Private Limited

Vippy Industries Ltd

Locais 8

Tailândia

Organizações 2

Thai Vegetable Oil Public Limited Company

Thanakorn Vegetable Oil Products Co.,Ltd.

Locais 3

Organizações 2

Mibamar S.A.

Cargill Uruguay S.A.

Locais 1

RELATÓRIO DE GESTÃO 2022 | 19 1. Atividades de Mesa Redonda
Certificação RTRS
Novas Oportunidades
2.
3.
Uruguai
Índia

Em 2022, havia um total de 369 locais certificados para recebimento, processamento e comercialização de soja física certificada pela RTRS em 14 países nas Américas, Europa e Ásia. Estes locais incluíam 238 unidades de armazenamento, 75 plantas de processamento, 41 portos, 38 terminais de transbordo e 32 escritórios comerciais.

RELATÓRIO DE GESTÃO 2022 | 20
Atividades de
Redonda
1.
Mesa
2. Certificação RTRS 3. Novas Oportunidades
Isto implicou um aumento de 100% em comparação a 2021.
Cadeia de Custódia RTRS

A RTRS fortalece suas ações na Europa

A RTRS é reconhecida por um grande número de organizações europeias que consideram a Associação uma ferramenta complementar e confiável para atender e cumprir seus compromissos de sustentabilidade. Por isso, a Europa foi responsável pela aquisição de 84% de todos os Créditos RTRS em Apoio à Soja Responsável em 2022.

DESTAQUE

Fortalecer as cadeias de suprimentos responsáveis

Os compromissos de sustentabilidade da Bunge Limited incluem seus esforços para tornar as cadeias de suprimento cada vez mais responsáveis, rastreáveis e verificáveis e para cumprir sua meta de ter cadeias de suprimentos livres de desmatamento até 2025. Juntamente com outros esforços, o foco da empresa é oferecer uma ampla gama de produtos certificados para indústrias de produção de alimentos e de alimentação animal na Bélgica, Brasil, Espanha, Irlanda, Holanda, Tailândia e Turquia, dentre outros.

Nesse sentido, como parte de sua estratégia e em vista de seu posicionamento como um dos principais atores da cadeia agroalimentar global, a Bunge trabalha para contribuir com soluções sustentáveis junto a clientes e produtores a fim de facilitar a conexão de produtos sustentáveis com mercados com demanda em ascensão.

Como resultado, 39 unidades da Bunge foram certificadas em 2022 de acordo com o Padrão RTRS de Cadeia de Custódia para receber, processar e comercializar soja física certificada RTRS na Argentina, Brasil, Países Baixos e Paraguai.

Além de certificar a cadeia de custódia, a organização adota o Padrão RTRS de Produção de Soja Responsável como mecanismo de engajamento com os produtores por meio do modelo de Certificação de Grupo. A Bunge atua como gestora do grupo e presta assistência técnica e comercial relacionada ao processo de certificação. Essa iniciativa, que envolve 24 produtores, possibilitou em 2022 a certificação de mais de 600 mil toneladas nos estados brasileiros de Mato Groso, Rondônia, Mato Groso do Sul e Bahia.

“Como fornecedor global de soja, acreditamos que a certificação é uma ferramenta poderosa para construir confiança entre os consumidores finais e fornecer aos nossos clientes os insumos necessários para cumprirem seus respectivos compromissos com a sustentabilidade”, afirmou Pâmela Moreira, Gerente de Sustentabilidade para a América do Sul da Bunge.

Como membro da RTRS desde 2007, a Bunge também participa de diversas atividades e iniciativas de networking e diálogo propostas pela Associação, como as conferências internacionais anuais, Forças-Tarefas e Grupos de Trabalho locais.

“Hoje contamos com a RTRS como principal plataforma para oferecer produtos responsáveis ao mercado, apoiar os produtores e construir uma ponte para os consumidores finais”, ressaltou Michel Santos, Diretor Global de Sustentabilidade da Bunge, no Ponto de Encontro 2022, a Conferência Internacional Anual na Alemanha da qual a Bunge foi a principal patrocinadora.

RELATÓRIO DE GESTÃO 2022 | 21 1. Atividades de Mesa Redonda
Certificação RTRS
2.
Novas Oportunidades
3.

A Ásia como motor de crescimento

O cenário da RTRS nesta região traz oportunidades devido ao aumento do consumo per capita de soja na Índia, China e Japão.

Neste sentido, a Associação está trabalhando para se consolidar como plataforma multissetorial também na Ásia, destacando o valor de seu padrão de certificação internacional.

Como resultado, quatro novos membros de origem asiática aderiram à RTRS entre 2021-2022, e o número de produtores certificados aumentou 75% em 2022 em comparação ao ano anterior (na Índia). No final de 2022, havia um total de 14 locais com certificação de Cadeia de Custódia RTRS na Índia (8), Tailândia (3) e Japão (3).

DESTAQUE

A indústria de aquicultura de Taiwan

A Nutri-Potential Biotechnology Co., Ltd (membro do grupo empresarial Grobest) foi fundada em Taiwan em 1974 e, desde então, tem mantido uma posição de liderança em pesquisa e desenvolvimento de produtos de alimentação animal naturais e livres de antibióticos para a aquicultura ecológica e sustentável.

“Respeitar a natureza para o desenvolvimento da aquicultura é parte integrante da abordagem de sustentabilidade da Grobest”, afirmou Edena Low, Diretora de Assuntos Jurídicos e Conformidade e Diretora de ESG do Grupo.

A organização ingressou na RTRS em 2022 e, como parte de seu compromisso com a sustentabilidade, adquiriu mais de 25.400 créditos RTRS em apoio à soja responsável por meio de suas subsidiárias na Indonésia, Malásia, Taiwan, Tailândia e Vietnã.

“Os ingredientes à base de soja constituem uma parte importante dos insumos de nossos produtos de

alimentação aquática de alto desempenho. É essencial que os nossos insumos venham de fornecedores responsáveis, cujo compromisso com o meio ambiente corresponda ao nosso. Temos um compromisso contínuo e de longo prazo com o desenvolvimento de capacidades e competências em todo o setor. Ser membro da RTRS, portanto, é fundamental para tudo isso”, acrescentou Low.

No setor de aquicultura no Sudeste Asiático, as seguintes organizações, juntamente com o grupo Grobest, adquiriram mais de 45.400 créditos em apoio à soja responsável em 2022: PT. Universal Agri Bisnisindo da Indonésia; Feed One Co., Ltd; Marubeni Nisshin Feed Co., Ltd. e Skretting do Japão; Louis Dreyfus Company Asia Pte Ltd de Cingapura; e De Heus LLC e Skretting do Vietnã.

RELATÓRIO DE GESTÃO 2022 | 22 1. Atividades de Mesa Redonda
Certificação RTRS
2.
Novas Oportunidades
3.

Produtores certificados na Índia

Em 2022, 66.038 produtores certificados RTRS foram registrados sob a rubrica de Certificação de Grupo na Índia, representando um aumento de 33% no número de produtores em relação ao ano anterior.

Ao todo, a Índia atingiu 228.480 hectares e 443.962 toneladas de soja certificada RTRS.

A certificação de grupo permite aos produtores compartilharem os custos de auditoria e também acessar novos conhecimentos sobre as melhores práticas agrícolas e empresariais, otimizando as diversas competências individuais de cada produtor. Da mesma forma, ao trabalharem em grupo, os produtores se conscientizam de forma mais ampla das condições de trabalho e da importância da adoção de medidas de saúde e segurança no campo, ao mesmo tempo que aumentam a eficiência da proteção do solo e da gestão dos recursos hídricos.

Os produtores certificados são representados por Ish Agrithech Private Limited, Haritprakash Biocare LLP, Landmark Agri Exports Private Limited, Silver Angel Impex Limited y Soy Leaf India Private Limited.

RELATÓRIO DE GESTÃO 2022 | 23 1. Atividades de Mesa Redonda
Certificação
2.
RTRS
Oportunidades
3.
Novas
DESTAQUE

O Mercado na América do Sul

A cada ano, a certificação RTRS reforça a sua posição nos países produtores de soja da América do Sul: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Isto se deve ao impacto social, ambiental e econômico que acarreta aos produtores e à comunidade, bem como ao seu reconhecimento pelas organizações globais como uma ferramenta alinhada com seus objetivos de sustentabilidade, incluindo o desmatamento zero e a conversão zero.

A certificação RTRS continua a se solidificar nos países produtores de soja da América do Sul, com um aumento de 50% na produção certificada em 2022 em comparação ao ano anterior. O Padrão RTRS de Produção de Soja Responsável é reconhecido pelos produtores por ser uma ferramenta que não apenas promove a minimização e/ ou prevenção de riscos agrícolas, mas também destaca e valoriza as ações que os produtores praticam dentro e fora de suas propriedades. Também trata de mercados diferenciados e aborda aspectos sociais relevantes.

DESTAQUE

A Arcos Dorados

A partir de 2020, a Arcos Dorados - operadora da marca McDonald’s em 20 países da América Latina e do Caribe - assumiu o compromisso de que a soja utilizada na alimentação animal de sua cadeia de suprimento de frango será produzida de forma responsável.

Desde então, a organização tem apoiado a produção de soja responsável, incentivando seus fornecedores a adquirir Créditos RTRS em Apoio à Soja Responsável. Em decorrência dessa decisão, seus fornecedores na Argentina e no Brasil adquiriram 14.600 Créditos RTRS entre 2021 e 2022.

Para desenvolver ainda mais os seus compromissos de sustentabilidade, a Arcos Dorados ingressou na RTRS em 2022. “Com a adesão à RTRS, ganhamos mais representação em um espaço importante de discussões sobre o tema, além de acesso a conceitos e ferramentas para nos auxiliar. A empresa utiliza, por exemplo, a Calculadora de Pegada de Soja e Milho RTRS, uma ferramenta validada globalmente e com fundamentos cientificamente comprovados, para estimar o volume equivalente de soja utilizado na ração de galinhas” , afirma Gabriel Serber , Vice-Presidente de Compromisso Social e Desenvolvimento Sustentável da Arcos Dorados.

RELATÓRIO DE GESTÃO 2022 | 24 1. Atividades de Mesa Redonda
2. Certificação RTRS 3.
Novas Oportunidades
se une à RTRS para fortalecer seu compromisso com a produção sustentável

Desenvolvimento do Mercado

Evolução da adoção de material certificado RTRS

Globalmente, a adoção de material certificado (incluindo Créditos RTRS em Apoio à Soja Responsável e Balanço de Massa) aumentou 7% em 2022 em comparação a 2021, totalizando 5.304.639.

90% dessa adoção correspondem a Créditos RTRS em Apoio à Soja Responsável, perfazendo um total de 4.781.759.

81% do volume global foram adotados pela Europa, que chegou a 4.313.880 (4.031.956 Créditos RTRS em Apoio à Soja Responsável), enquanto 281.924 toneladas corresponderam ao Balanço de Massa, principalmente RTRS EU RED.

Países que adotaram material certificado

RELATÓRIO DE GESTÃO 2022 | 25 1. Atividades de Mesa Redonda
Certificação RTRS
Novas Oportunidades
2.
3.
RTRS 21,45% 18,15% 14,93% 14,27% 7,14% 3,93% 3,40% 3,11% 1,95% 1,75% 1,71% 1,25% 1,02% 0,98% 0,90% 0,60% 0,53% 0,52% 0,41% 0,38% 0,37% 0,31% 0,26% 0,13% 0,13% 0,12% 0,08% 0,06% 0,04% 0,02% 0,02% 0,02% 0,01% 0,01% 0,01% 0,01% 0,00% Países Bajos Reino Unido Dinamarca Alemania Brasil Bélgica Ecuador Suiza Italia Francia Chile Suecia Irlanda Finlandia Polonia Vietnam Perú Honduras Argentina Tailandia Turquía Indonesia Paraguay España Guatemala Estados Unidos Australia Nicaragua Austria
2022 %
Letonia China Noruega Malasia Japón Taiwan Estonia Eslovenia
Balanço de Massa Créditos em apoio à soja responsável 500.000 1.000.000 1.500.000 2.000.000 2.500.000 3.000.000 3.500.0002012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 82.962 43.080 56.000 241.225 95.772 83.753 316.742 2019 555.562 4.000.000 4.500.000 5.000,000 441.053 691.635 1.297.712 2.118.085 1.944.949 2,.10.426 2.485.980 3.395.847 2.802.722 2.194.179 2.040.721 2.359.310 1.335.712 774.597 484.133 3.951.409 2020 2021 2022 634.759 4.115.403 4.750.162 4.974.091 716.868 4.257.223 5.304.639 522.880 4.781.759

Top 20 organizações que adotaram material certificado RTRS em todo o mundo

Organizações País

Arla Foods amba

Tesco Plc

Lidl Stiftung & Co. KG

De Heus Voeders B.V.

Sun Valley Foods Ltd (Cargill - Reino Unido)

ADM Hamburg AG

Danish Crown A/S

UNILEVER BRASIL

Nestlé (Nestec Ltd.)

Agrifirm B.V.

Danone

Belgian Feed Assoociation (BFA)

ABZ Diervoeding

GISIS S.A.

Cranswick Country Foods

Solae do Brasil Industria e Comercio de Alimentos Ltda

Inbalnor S.A.

Rothkötter Mischfutterwerk GmbH (NMU)

Agricola Italiana Alimentare S.p.A.

Gebr. Fuite B.V.

Material certificado adotado (Balanço de Massa -Créditos em apoio . à Soja Responsável)

“Estamos orgulhosos de ver que as nossas ações sustentáveis nos últimos cinco anos tiveram um impacto positivo. Como membros da RTRS desde 2018, buscamos criar cadeias de suprimento sustentáveis que protejam o meio ambiente e beneficiem as comunidades, ao mesmo tempo que entregamos produtos de alta qualidade aos nossos clientes. Além disso, como grande varejista do setor alimentício, reconhecemos a importância de progredir no sentido de aquisições sustentáveis por meio do apoio à produção de soja responsável.” Hannah MittnerConsultora de Sustentabilidade (Lidl International).

RELATÓRIO DE GESTÃO 2022 | 26 1. Atividades de Mesa Redonda
Certificação RTRS
2.
Novas Oportunidades
3.
Dinamarca Reino Unido Alemania Países Bajos Reino Unido Alemania Dinamarca Brasil Suiza Países Bajos Países Bajos Bélgica Países Bajos Ecuador Reino Unido Brasil Ecuador Alemania Italia Países Bajos 520.000 C 328.785 C 320.334 C 315.930 C 280.000 C 266.055 BM 236.740 C 205.070 C 158.195 C 151.000 C 138.000 C 120.000 C 105.000 C 88.132 C 86.485 C 83.000 C 73.593 C 65.000 C 53.000 C 51.000 C
Balanço de Massa Créditos em apoio à Soja Responsável

69 novos adotantes de material certificado RTRS em 2022

Em 2022, 69 empresas de 29 países adotaram pela primeira vez o material certificado RTRS.

Foi um aumento de 9% em relação a 2021. Ao todo, adotaram 1.256.803 toneladas de material certificado RTRS (1.245.033 de Créditos RTRS em Apoio à Soja Responsável e 11.770 toneladas de Balanço de Massa para a indústria de alimentos, processamento de grãos e aquicultura).

Eis alguns deles:

“Em 2022, a De Heus LLC adotou os Créditos RTRS de Soja Responsável porque nos permitem progredir em nossos próprios Objetivos Verdes Globais” Leonard Brandhorst, Diretor de Compras da DE HEUS Vietnã.

“A sustentabilidade sempre foi um fator chave para nós, não apenas no nosso processo de fabricação de rações, mas também nos produtos que entregamos a diversas cadeias de suprimentos no Reino Unido e na Irlanda. A nossa fábrica no Reino Unido recebeu a certificação de Cadeia de Custódia RTRS em julho de 2021 e, desde então, oferecemos aos nossos clientes a oportunidade de adquirir materiais certificados pelo Balanço de Massa RTRS”, Sam Smyth, Diretor Técnico da John Thompson & Sons Limited.

“Somos um dos maiores produtores de rações para peixes na Turquia e o nosso principal objetivo é utilizar matérias-primas sustentáveis e certificadas em nossos produtos. A soja é um ingrediente importante da nossa dieta e, para garantir e elevar ainda mais a nossa qualidade, quisemos fazer parte dessa plataforma.” Ozge Uysal, Gerente de AR&D da Gumusdoga Su Urunleri.

“O nosso principal lema é respeitar a natureza em prol de uma aquicultura saudável. Isso significa que é essencial adquirirmos os nossos insumos de fornecedores responsáveis, cujo compromisso com o meio ambiente corresponda ao nosso. Esta abordagem inclui ingredientes à base de soja, que é um componente importante dos nossos produtos de aquicultura de alto desempenho. A adoção de créditos RTRS em Apoio à Soja Responsável é parte integrante dessa abordagem”, Jeff Chen, Vice-Diretor de Compras do Grupo na Nutri-Potential Biotechnology Co. Ltd.

RELATÓRIO DE GESTÃO 2022 | 27 1. Atividades de Mesa Redonda
Certificação RTRS
2.
Novas Oportunidades
3.

Novas oportunidades

RELATÓRIO DE GESTÃO 2022 | 28
3

Milho Certificado RTRS: expansão da soja para outras culturas agrícolas

798.158 toneladas de milho certificado RTRS

Em 2022, 18 produtores de soja RTRS certificaram sua produção de milho de acordo com o Padrão RTRS de Produção de Milho Responsável. Foram eles: Agropecuaria

Dechamps S.R.L, Agropecuaria Patagonica del Sur S.A, Caldenes S.A., Delfino Llobet S.R.L, Francisco Sellart S.A., Hijas de Juan A Harriet S.A., Juan José Blanchard, Monte Ovejero S.C.A, S y D La Fuente, San Félix S.A., San Juan del Totoral S.A., Tecnocampo S.A. e Viluco S.A. da Argentina; Agropecuária Andrade, Cooperativa Agraria Agroindustrial, SLC Agrícola S.A e GGF - Agro LTDA do Brasil e Pradoten S.A. do Uruguai.

Eles representam um total de 118.708 hectares e 798.158 toneladas de milho certificado. As primeiras experiências com a Certificação de Milho RTRS confirmam o valor da criação de sinergias e oportunidades com os produtores. Demonstram também que é viável capitalizar as conquistas de sustentabilidade da certificação da soja e continuar o processo de produção sustentável, estendendo a certificação da soja a uma cultura rotativa.

O Padrão RTRS de Produção de Milho Responsável foi lançado em dezembro de 2021. A maioria dos requisitos de sustentabilidade descritos no Padrão RTRS de Produção de Soja Responsável também se aplica ao milho. É por isso que a RTRS decidiu avançar na integração de um sistema de certificação de soja/milho.

“Incluir outras culturas de rotação na nossa produção certificada pareceu ser a melhor forma de continuarmos a cultivar uma agricultura insustentável”, disse Andrés Laxague , Gerente de Produção da Tecnocampo S.A.. Na mesma linha, Francisca Llorens, Gerente de Qualidade de Produção da empresa, destacou que “os 14 indicadores do Padrão de Milho RTRS, que se somam aos 108 exigidos pelo Padrão de Soja RTRS, são aqueles que atendem aos principais requisitos de produção de milho sustentável que todo produtor está em condições de implementar”.

“Na verdade, o processo de certificação do milho por si só não exigiu esforços adicionais da San Félix em termos de produção, porque quando avaliamos os novos requisitos, percebemos que eles já estavam cumpridos antes mesmo da certificação”, disse Antonio de Nevares , representante da São Félix. “Acabamos de ampliar o cálculo dos indicadores de gestão e implementar alguns novos procedimentos - por exemplo, registros adicionais de limpeza de máquinas acrescentou Javier Pepa, consultor da San Félix S.A..

RELATÓRIO DE GESTÃO 2022 | 29 1. Atividades de Mesa Redonda
Certificação RTRS
Novas Oportunidades
2.
3.
Países Argentina Brasil Uruguai TOTAL Toneladas 182.102 605.912 10.144 798.158 Hectares 25.942 91.067 1.699 118.708

“A certificação da nossa produção de milho confirmou que continuamos firmes em nosso alinhamento com práticas de produção econômica, ambiental e socialmente sustentáveis, que sempre fizeram parte do nosso DNA”, explicou Gastón Bottaro , Diretor da San Juan del Totoral S.A.

“Com a certificação do milho, podemos alimentar os nossos animais com milho produzido sob um padrão reconhecido internacionalmente, de acordo com práticas agrícolas, ambientais e sociais sustentáveis”, explicou Gustavo Soto , Responsável pela Certificação e Produção Agrícolas e Forrageiras da Caldenes S.A.

“Para nós, a certificação do milho foi uma oportunidade de ampliar o escopo da nossa certificação para outras commodities e de aproveitar a sinergia entre os dois produtos, soja e milho, no momento da auditoria”, disse Alvaro Dilli , Diretor de Sustentabilidade da SLC Agrícola S.A. do Brasil.

Construindo conexões

Em relação ao Padrão RTRS de Produção de Milho Responsável, a Associação se uniu à MAIZALL (Aliança Internacional de Milho) e à Associação Argentina de Milho e Sorgo - MAIZAR para explorar possíveis sinergias e atividades colaborativas para o futuro da produção responsável de milho na Argentina e na região.

Como parte desse processo de engajamento, a RTRS participou e se tornou patrocinadora e apoiadora do XVI Congresso Maizar 2022, um evento argentino que visa posicionar e dar visibilidade à bioeconomia relacionada ao milho e ao sorgo. O congresso apresentou inovações técnicas para os produtores e proporcionou amplo espaço para o envolvimento de jovens profissionais.

RELATÓRIO DE GESTÃO 2022 | 30 1. Atividades de Mesa Redonda
2.
Certificação RTRS
3.
Novas Oportunidades
2 A MAIZALL é composta pela Associação Brasileira dos Produtores de Milho – Abramilho; o Conselho de Grãos dos Estados Unidos; a Associação de Produtores de Milho dos Estados Unidos e a MAIZAR.

Agregar valor ao material certificado RTRS

Novas Interpretações Nacionais da Argentina e Brasil

O processo multissetorial de revisão e desenvolvimento de interpretações nacionais do Padrão RTRS de Produção de Soja Responsável V.4.0 ocorreu e foi publicado em dezembro de 2021.

A revisão e o desenvolvimento das interpretações nacionais é um processo colaborativo e transparente composto por múltiplas partes interessadas, com a participação de todas as partes interessadas da RTRS: indústria, comércio e finanças, produtores e organizações da sociedade civil.

As novas versões das interpretações nacionais foram aprovadas em última instância pelo Comitê Executivo da RTRS e estão disponíveis publicamente no site da RTRS.

→ Para acessar a Interpretação Nacional Argentina V4.0 clique aqui.

→ Para acessar a Interpretação Nacional Brasileira V4.0 clique aqui.

RELATÓRIO DE GESTÃO 2022 | 31 1. Atividades de Mesa Redonda
Certificação RTRS
2.
Novas Oportunidades
3.

Biocombustíveis RTRS: Documentos técnicos RTRS EU RED reaprovados pela Comissão Europeia

A Comissão Europeia reaprovou os documentos técnicos da RTRS referentes a biocombustíveis, conhecidos como RTRS EU RED. Esses documentos também foram aprovados pelos membros da Associação, por meio da Resolução 1-2022.

Para conseguir o reconhecimento da Comissão Europeia, a Associação revisou e adaptou os documentos em 2021 de acordo com os novos critérios e âmbitos estabelecidos pela Diretiva de Energias Renováveis 2018/2001 da Comissão Europeia (EU RED).

Sendo assim, os documentos RTRS EU RED permitem que organizações, produtores e indústrias certificadas neste módulo demonstrem sua capacidade de fornecer soja e subprodutos de soja ao mercado europeu de biocombustíveis.

O EU RED regula as importações de commodities (como a soja) para a União Europeia (UE) para garantir que a produção de biocombustíveis seja sustentável e compatível com os preceitos ambientais. O sistema de certificação RTRS já havia sido reconhecido pela EU RED em duas ocasiões anteriores, em 2011 e 2017; este ano, a Comissão Europeia reconheceu novamente que os documentos técnicos da RTRS EU RED atendem aos padrões de credibilidade, transparência, auditoria independente e requisitos metodológicos adequados.

RELATÓRIO DE GESTÃO 2022 | 32 1. Atividades de Mesa Redonda
Certificação RTRS
2.
Oportunidades
3.
Novas

A Copenhagen Business School (CBS), em colaboração com a Preferred by Nature, desenvolveu e publicou um relatório recomendando às organizações que aderissem à RTRS como estratégia que as ajudará a avançar nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS da ONU) e também a se manterem em dia com as últimas tendências na promoção da produção e uso responsáveis da soja.

O Relatório afirmou o alinhamento entre o Padrão RTRS de Produção de Soja Responsável e os ODS e concluiu que a RTRS faz contribuições importantes para os ODS graças a seu modelo holístico.

O estudo comparativo (benchmark) mostra que cada ODS está alinhado a pelo menos um princípio da RTRS e que a maioria dos ODS coincide com pelo menos dois princípios da RTRS, indicando forte alinhamento. Além disso, o relatório afirma que a RTRS contribui especificamente para a consecução dos ODS “fome zero”, “água potável e saneamento”, “trabalho decente e crescimento econômico” e “vida na terra”. Observa também que a RTRS demonstra um compromisso significativo com os objetivos de “erradicação da pobreza”, “redução das desigualdades”, “cidades e comunidades sustentáveis” e “paz, justiça e instituições eficazes”.

RELATÓRIO DE GESTÃO 2022 | 33 1. Atividades de Mesa Redonda
Certificação RTRS
2.
Novas Oportunidades
3.
A RTRS contribui significativamente para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Tabela que resume o alinhamento entre os ODS e os princípios da RTRS

# 1 ERRADICAÇÃO DA POBREZA

# 2 FOME ZERO

# 3 SAÚDE E BEM-ESTAR

# 4 EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

# 5 IGUALDADE DE GÊNERO

# 6 ÁGUA POTÁVEL E SANEAMENTO

# 8 TRABALHO DECENTE E CRESCIMENTO ECONÔMICO

# 9 INDÚSTRIA, INOVAÇÃO E INFRAESTRUTURA

# 10 REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES

# 11 CIDADES E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS

# 12 CONSUMO E PRODUÇÃO RESPONSÁVEIS

# 13 AÇÃO CONTRA A MUDANÇA GLOBAL DO CLIMA

# 15 VIDA TERRESTRE

# 16 PAZ, JUSTIÇA E INSTITUIÇÕES EFICAZES

Mais de 20 correspondências 11-20 correspondências 1-10 correspondência → Acesse o relatório aqui.

RELATÓRIO DE GESTÃO 2022 | 34 1. Atividades de Mesa Redonda
Certificação RTRS
2.
Novas Oportunidades
3.
PRINCÍPIO 1 PRINCÍPIO 2 PRINCÍPIO 3 PRINCÍPIO 4 PRINCÍPIO 5

Novo Sistema de Fatores de Conversão de Milho e relançamento da Calculadora de Pegada de Soja e Milho

A Associação continua trabalhando para melhorar o seu pacote tecnológico, atualizando e refinando as suas ferramentas e ampliando o seu escopo para incluir outras culturas agrícolas. Essa expansão do conhecimento, construída com base nos sistemas de certificação RTRS, vai além da soja e abrange outros óleos, sementes e grãos.

Assim como a abordagem adotada em relação à soja em 2020, a RTRS, em parceria com o Centro de Agronegócios e Alimentos (CEAg) da Universidade Austral da Argentina e a 3Keel, uma agência de consultoria em sustentabilidade com sede no Reino Unido, desenvolveu o primeiro conjunto abrangente de fatores de conversão para o milho do planeta. Essa pesquisa confiável, desta vez voltada para o cereal de maior importância em termos de produção global, levou à atualização da Calculadora de Pegada de Soja RTRS e à sua transformação na Calculadora de Pegada de Soja e Milho RTRS.

Agora, esta ferramenta permitirá que as partes interessadas, organizações e consumidores do setor da soja e do milho calculem a pegada de seus produtos de soja e milho, quer sejam utilizados na alimentação animal ou para consumo humano.

RELATÓRIO DE GESTÃO 2022 | 35 1. Atividades de Mesa Redonda
Certificação RTRS
2.
Novas Oportunidades
3. Experimente a nova Calculadora de Pegada de Soja e Milho RTRS aqui. Reveja a apresentação do webinar; acesse a gravação aqui.

Melhoria contínua da Estratégia RTRS “Beyond 2020” | 2021-2026

Em 2022, a RTRS continuou trabalhando na implementação da Estratégia RTRS, concentrando seus esforços no fortalecimento de seu papel como mesa redonda global e multissetorial onde as decisões são tomadas por consenso, e também na consolidação de sua posição como referência global do setor da soja.

Para garantir a implementação contínua da Estratégia, o Secretariado da RTRS colaborou com a Malik Consultants para atualizar o arcabouço básico e a estrutura de documentação da Estratégia RTRS. Este processo ocorreu ao longo do segundo semestre e foi concluído no final do ano com uma profunda revisão e ajustes na estratégia “Beyond 2020” com projeção para o ano de 2023.

RELATÓRIO DE GESTÃO 2022 | 36 1. Atividades de Mesa Redonda
Certificação RTRS
2.
Novas Oportunidades
3.

Comitê Executivo da RTRS

INDÚSTRIA, COMÉRCIO & FINANÇAS

LIEVEN CALLEWAERT (Presidente)

Alliance4Soy Bélgica

TACIANO CUSTODIO (Tesoureiro)

Rabobank Brasil

GERHARD ADAM Bayer AG

Alemanha

LUKAS VOGT

ACT Commodities (Vice-presidente)

Países Baixos

KOBUS PIENAAR

Woolworths Holdings Limited South Africa

África do Sul

PRODUTORES

GISELA REGINA INTROVINI (Vice-presidente)

FAPCEN

Brasil

ENRIQUE MOLAS

Productores de Soja Paraguai

Paraguai

JUAN QUAINE

Salentein Argentina B.V.

Argentina

SÉBASTIEN TERWAGNE

CUMA de la

Vallée de la Trouille

França

YOGESH DWIVEDI

Madhya Bharat Consortium of Farmers Producer Company Limited (MBCFPCL)

Índia

ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL

YAN SPERANZA

Fundación Moisés Bertoni (Vice-presidente)

Paraguai

PRAMEL GUPTA

Vrutti

Índia

THIAGO MASSON

The Nature Conservancy

Brasil

SECRETARIADO NA SUÍÇA

EVERT RAYMAKERS

Gestor de Engajamento & Comunicação Ativa na Europaz

ROMINA PIPINO

Embaixadora de Filiações

INGRID KORN

Gerenta do Escritório

SECRETARIADO NA ARGENTINA

MARCELO VISCONTI

Diretor Executivo

(Deixou a organização em junho de 2023)

LAURA VILLEGAS

Diretora de Comunicação e Engajamento

PABLO NICOLINI

Diretor Técnico e de Desemvolvimiento de Negócios

ANA LAURA ANDREANI

Coordenadora de Unidade Técnica

GABRIEL SALVATORE

Coordenador Financeiro e Administrativo

MARIANA AGUILAR

Analista de Comunicação

MARINA GARBARINI

Analista de Unidade Técnica

CONSULTORES EXTERNOS

CID SANCHES

Consultor Externo da RTRS, Brasil

ISABEL NEPSTAD

Consultora Externa da RTRS, China

RELATÓRIO DE GESTÃO 2022 | 37
responsiblesoy.org
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.