Projeto Relatos Mundo-RP: Etapa Regional SP do Prêmio ABERJE

Page 1

Relatos

Prêmio Aberje Finalistas

Relacionamento c/Fornecedores Agosto/2008 número 39 C

RP Rodrigo Cogo Conrerp SP/PR 3674

rodrigo@mundorp.com.br

Prêmio ABERJE 2008 - Etapa Regional São Paulo O início da tarde do dia 15 de agosto de 2008 marcou a apresentação dos projetos finalistas da categoria “Comunicação e Relacionamento com Fornecedores” no Prêmio ABERJE 2008 Etapa Regional São Paulo. Três programas foram defendidos por profissionais de uma indústria de agronegócio, uma distribuidora de gás canalizado e uma cimenteira. O palco foi o Centro de Convenções do Golden Tulip Paulista Plaza na capital. Há uma migração progressiva de responsabilidades do Estado para as pessoas e para as empresas. Daí que o tripé de atribuições integradas, reunindo lucratividade, ambiente e sociedade, toma tamanho vulto no cenário atual. Algumas questões relevantes são entremeadas nesta realidade para o mundo do agronegócio: alta demanda por energia, disponibilidade de terra e água, viés social da produção, demanda geral por alimentos e ainda o aquecimento global. Com este panorama, Michel Santos posicionou seus desafios e iniciou explicando que a Bunge, uma das maiores empresas brasileiras na área, não planta alimentos, mas sim compra safras de propriedades cadastradas. O trabalho com produtores rurais, que ultrapassam 60 mil no mailing, é vital, ai também exigindo-se uma performance ambiental compatível, obtida através da promoção de parcerias para práticas sustentáveis e de comunicação com transparência. O projeto abrange um Centro de Educação Ambiental, conceitos de agricultura responsável, divulgações técnicas variadas e assistência direta no campo, numa abordagem em quatro etapas: conscientizar, capacitar, reconhecer e cobrar resultados. Foram realizados 750 eventos com produtores, envolvendo 250 engenheiros

agrônomos como disseminadores face-a-face, após um mapeamento de propriedades que atendessem à legislação e integrassem os espaços produtivo e de preservação para trabalhar a biodiversidade. Santos enumera a série de instrumentos utilizados, como jornal mensal, relatório de sustentabilidade GRI, website, workshop em formato de fórum social, celebração do Dia do Agricultor (envolveu mais de 1000 produtores em 60 cidades), Prêmio Destaque Agricultor e ainda o Rally da Safra, em que 29 mil quilômetros foram percorridos com orientações in loco. Já Talita Tofanelli, representando a Comgás maior distribuidora de gás canalizado do país, já completando 10 anos de privatização, tomou pra si a tarefa de disseminar a importância da própria Comunicação junto às empresas contratadas que executam serviços diversos, inclusive no contato com clientes em suas empresas e residências. Um workshop de consciência da importância do planejamento de comunicação e da formatação de planos na área foi realizado. Com foco na gestão de saúde e segurança, Talita partiu da informação com dados básicos, para então fazer a capacitação progressiva até chegar na compreensão e no engajamento dos terceirizados. Entre as técnicas empregadas, utilizou-se performances cênicas temáticas do Grupo 2D Produções Artísticas, que inclusive fez uma intervenção durante a própria defesa do projeto, e foram fixados, em diferentes suportes, uma seqüência de cartazetes ilustrados para chamar atenção do grupo nas suas sedes de trabalho ou mesmo nas vans de transporte. Mais de 2.500 trabalhadores terceirizados foram envolvidos, agora muito mais motivados para representar a Comgás no dia-a-dia de suas tarefas.

01


Prêmio Aberje - Finalistas Relacionamento c/Fornecedores “Parceria e Responsabilidade nas Estradas” é o grande programa desenvolvido pela cimenteira suíça Holcim junto a quatro mil camioneiros que, apesar de fazerem 1500 carregamentos diários e transportarem quatro milhões de toneladas do produto da empresa ao ano pelo país, não são funcionários diretos. Este conjunto de ações foi mostrado por Ana Cláudia Paes, que desejava repassar a percepção correta do princípio de qualidade de serviço e despertar o sentimento de pertencência com o grupo contratante. O primeiro passo foi estudar o perfil do público: homens com média de 38 anos, num tempo médio de 15 anos de profissão, autônomos e atendendo a múltiplas empresas e cargas, com baixa escolaridade e sem identidade corporativa. Assim, foi criado o Programa de Relacionamento Clube da Estrada, com linguagem visual forte e verbal simples, oferecendo um cartão de identificação para participar de atividades,

pontuação para prêmios, recebimento de um informativo trimestral Folha da Estrada, Concurso Cultural Direção Segura (recebimento de dicas de segurança com premiação das melhores idéias, que eram usadas como argumento nas peças informativas do próprio Clube e serviam para gravação de um CD em formato de programa de rádio com músicas), Blitz da Saúde (mensais e temáticas, diretamente nas estradas, já envolveram 2.400 motoristas) e oferta de inspeções veiculares na frota em apoio ao proprietário, afora um forte trabalho de combate à prostituição infantil. Ana Cláudia destaca que não tem dia e hora predeterminados para encontrar seu interlocutor, e que ele está permanentemente dirigindo, o que aumenta o desafio pela atenção e participação, exigindo esforços criativos contínuos.

Fornecedores precisam estar alinhados

A última fase de julgamento, na forma de audiências públicas, tem acesso totalmente aberto a interessados, bastante inscrição prévia no site www.premioaberje.com.br. A avaliação final acontece no dia 22 de setembro de 2008 em São Paulo na Etapa Nacional. Outras informações podem ser obtidas com Jovanka Mariana e Bruno Affonso pelo 11-3662-3990 .

Concorrente exibiu uma performance teatral

02


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.