Projeto Relatos Mundo-RP: Etapa Regional SP do Prêmio ABERJE

Page 1

Relatos

Prêmio Aberje Finalistas Publicação Especial Agosto/2008 número 39 B

RP Rodrigo Cogo Conrerp SP/PR 3674

rodrigo@mundorp.com.br

Prêmio ABERJE 2008 - Etapa Regional São Paulo O Prêmio ABERJE 2008 Etapa Regional São Paulo assistiu, no dia 15 de agosto de 2008 no Golden Tulip Paulista Plaza na capital, os finalistas da categoria “Publicação Especial”. Duas construtoras e uma indústria prestaram maiores esclarecimentos sobre seus cases, já avaliados numa primeira fase. O evento teve entrada franca e reuniu mais de 100 pessoas para assistir quatro salas simultâneas de conteúdo. Mauro Lopes, diretor da MVL Comunicação, representou a Agra Incorporadora e a DBA Editora na exposição sobre o livro “Moradas do Brasil”. Diante do déficit de oito milhões de moradias no país, mesmo com aumento no número de unidades financiadas com recursos de poupança em 2007, alcançou 195 mil imóveis, ele acentua a relevância de tratar do tema. A estabilidade econômica, a extensão dos prazos de pagamento (de 3 anos em 1998 para 30 anos em 2008) e a solidez das construtoras nacionais são indicadores positivos de uma retomada no setor, que se utiliza basicamente de anúncios de seus projetos para relacionamento com os cidadãos. Saindo desta prática, foi pensada a publicação de um livro como parte do posicionamento da empresa, além da dimensão de construção e venda de apartamentos. Por isto, aliaram-se ao fotógrafo Raul Faquini, que há 30 anos fotografa casas com um traço sensível ligado à iluminação pelo sol, e também a Carlos Lemos, que chefiou o escritório de Oscar Niemeyer e foi líder de projetos como do Copan e do Parque Ibirapuera, para os textos. O lançamento foi realizado na Casa das Rosas, na Avenida Paulista, num encontro dos universos da museologia e da arquitetura. Comemorar os 100 anos da COPAG no

Brasil, uma das maiores fornecedoras mundiais de baralhos e outros utensílios para jogos, foi o motivo da publicação de livro histórico. O processo de produção editorial da trajetória da empresa “sempre dando as cartas” foi mostrado por Alexandre Dória Ribeiro, da DBA Editora. Ele destaca que desde o início o cliente solicitou empenho com qualidade e durabilidade do papel para alinhar-se com as características e a tradição dos baralhos. Tudo foi feito como uma “carpintaria de design” para remontar a milenaridade do jogo de cartas, com simbologias retiradas de produtos da empresa ao longo da história. O escritor Ignácio de Loyola Brandão fez os textos, servindo-se da sua própria relação com as cartas, a sensação de liberdade, as aprendizagens de matemática sob este suporte, e incluindo dados históricos dos jogos como o resgate dos desenhadores contratados pelos reis, e ainda dados históricos da cidade conectados à empresa, como as Caravanas Copag em que todos os funcionários eram levados de trem para cidades turísticas com momentos de intensa brincadeira.

Concorrentes defenderam suas escolhas

01


Prêmio Aberje - Finalistas Publicação Especial O livro “Escrito na Pedra cor, forma e movimento nos grafismos rupestres da Bahia” foi o representante da Odebrecht no prêmio e encerrou a categoria. De Carlos Etchevarne, é um estudo da pré-história da comunicação, mapeando 229 locais de 60 cidades, e representa o esforço de desempenho do papel social da empresa, baseada num modelo próprio de sustentabilidade que interage o resultado econômico e as ações sociais, ambientais e culturais. São 312 páginas com 620 fotografias, em encadernação distribuída para bibliotecas e para entidades e grupos envolvidos na pesquisa e coleta de dados, tendo tiragem de três mil unidades bilíngüe português-inglês e outras 500 em árabe. Sérgio Bourroul, gerente de Comunicação Empresarial da construtora, focaliza o interesse na cultura pelo resgate dos valores artísticos e o investimento em patrimônio, o que explica o interesse por publicações, que são alvo do Prêmio Clarival do Prado Valladares todo ano, escolhendo um projeto inédito de pesquisa de algum aspecto histórico brasileiro, em especial baiano, para enriquecer o acervo documental nacional. Ele destaca que o trabalho ajudou na educação ambiental e na gestão patrimonial nas comunidades atingidas, com movimentação para preservar as áreas retratadas através do eco-turismo, com criação de bancos de dados informatizado para arqueólogos e ambientalistas (www.bahiaarqueologica.com), resultando numa forte sensibilização das autoridades para os temas a partir do estímulo da distribuição da obra e das reflexões derivadas.

Para o designer Rico Lins, houve um salto considerável na qualidade dos trabalhos do ponto-de-vista gráfico. Os concorrentes do ano apresentaram diferentes enfoques de aplicação e função da peça em relação à estratégia organizacional, muito embora seja importante também analisar a contextualização do processo criativo e do resultado visual e de conteúdo. Também avaliaram esta categoria: Marcos Kist, José Kupfer e Luiz Caldas Júnior.

Obras fizeram resgate histórico

AGENDA - A próxima etapa do Prêmio ABERJE 2008 acontece no Estação Embratel Convention (Avenida Sete de Setembro, 2775, 5º. andar) em Curitiba/PR pela Regional Sul no dia 22 de agosto. Já a etapa Minas Gerais e CentroOeste vai ocorrer em Belo Horizonte/MG na Faculdade Estácio de Sá (Rua Erê, 207 Prado) nos dias 26 e 27 de agosto, ficando para Salvador a regional Norte e Nordeste no dia 29 na UNIFACS (Rua Dr. José Peroba, 251 Sobreloja - Stiep). A divulgação final acontece em cerimônia em São Paulo/SP no dia 22 de setembro. Interessados podem reservar lugar no site da ABERJE (www.aberje.com.br) e outras informações podem ser obtidas com Jovanka Mariana e Bruno Affonso pelo 113662-3990 .

02


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.