Ocas

Page 1

OCAS



Oca dos Saberes A Oca dos Saberes reúne, em três manhãs, lideranças indígenas, pesquisadores e o poder público com o intuito de debater questões relevantes para os diferentes povos. Este ano, o grande foco da plenária é a criação coletiva dos I Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, previstos para 2015 no Brasil. Outros dois dias são disponibilizados para formação de mesas de discussão em torno de temas específicos, trazidos pelas Lideranças Indígenas . Podem ser elencados quatro pontos sempre presentes: saúde, educação, demarcação de terras e sustentabilidade.




Oca Digital

A partir da Kari-Oca Rio+20, os Jogos dos Povos Indígenas passaram a oferecer oficinas aos indígenas participantes através da criação da Oca Digital. O espaço visa iniciar e aprimorar os conhecimentos sobre computadores, comunicação virtual e tratamento de imagens e vídeos. A proposta é possibilitar que estes indígenas, não apenas tenham autonomia na produção de seus próprios sites e documentários, mas também atuem como agentes multiplicadores nas aldeias e Terras Indígenas onde vivem.



Oca Literária No ano de 2013, os Jogos dos Povos Indígenas abrem um novo canal de troca cultural entre os indígenas e não indígenas com a inclusão das Oca literária e a Arca das letras (Ministério do Desenvolvimento Agrário) que abrigam a produção de literatura escrita Indígena no Brasil, é o índio protagonizando e narrando sua própria história. Estima-se que hoje no Brasil já tenham sido publicados cerca de 500 títulos de autoria indígena. Independentes ou em parcerias com Universidades, ONGs e Governos, estes livros abordam os mais variados temas, da sabedoria tradicional à medicina e a ficção; e levam a voz indígena através da palavra escrita.




Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.