jornal Transportando Futuro

Page 1

Aberto recadastramento para transporte escolar na Grande Curitiba Comprometido com os interesses da categoriaPublicação mensal direcionada aos taxistas e usuários Ano 15 nº 169 Curitiba - PR Março 2019 Distribuição Dirigida PÁG. 07 PÁG. 03 PÁG. 04 PÁG. 06 Foto: Divulgação/Prefeitura de Piraquara Trand spt or an o Jornal Segurança Facilidade Regulamentação Como saber se o transporte escolar está regularizado? Confira na internet a lista de transporte escolar de Curitiba Especificaçõeselicençasparaoserviço

Prefeitura inicia operação de combate ao transporte escolar clandestino

FISCALIZAÇÃO - A pessoa flagrada infringindo esta lei pode receber multa equivalente a 1.000 UFMs (R$ 3.080,00) e ter o veículo apreendido

2 Curitiba, Março 2019 Trand spt or an o Jornal Trand spt or an o Jornal Jornal Transportando Futuro Antonio Fernandes Diretor - Presidente Endereço para correspondência: Rua Raposo Tavares, 1404 | Pilarzinho | CEP 82100-000 | Curitiba | PR As matérias assinadas não expressam necessariamente a opinião do Jornal. EXPEDIENTEwww.jornalbandeiraum.com.br Redação e Dep. Comercial |41| 3362-0604 |41| 99655-5622 jornalbandeiraum@gmail.com Jornalista Fernando Cruz Jornalista Responsável DRT/PR 5109 jornalbandeiraum@gmail.com Uma publicação de: Bandeira UM Agência de Notícias Ltda. JornalJornalCNPJ 07.314682/0001-56 Bairros & CidadesJBC JBC Fiscalização O transporte escolar clandestino é o principal alvo de uma operação de fiscalização intensiva intitulada “Criança Segura”, iniciada na últi ma quarta-feira (30) pela Secretaria de Trânsito e Segurança Municipal. A ação contou com equipes da Guar da Civil Municipal e dos setores de Trânsito e Transportes do Municí pio. O trabalho serviu para coibir a prática, proibida pela Lei Municipal nº 2.654. Outros bairros estão pro gramados para receber a ação. Neste primeiro dia de atividades, agentes realizaram blitze em frente à Escola Municipal Maria Graciet te Dias, no bairro do Belas Artes. Houve fiscalização de veículos, dos quais cinco foram notificados por cometerem irregularidades como: falta de documentação exigida pela Lei Municipal, excesso de passagei ros por carro, transporte de crianças sem cadeirinha ou cinto de seguran ça, crianças menores de dez anos no banco da frente, estacionamento em local reservado para embarque e de sembarque, entre outras. De acordo com o diretor do de partamento de Transportes, Wilson Ferreira Lima, o objetivo é garantir às crianças transportadas um trânsi to mais seguro e organizado nas pro ximidades das escolas. “O principal objetivo da fiscalização é manter a segurança das crianças. Estamos atentos e acompanhando esses mo toristas. Vamos coibir este tipo de irregularidade”.Otransporte clandestino é proi bido na Cidade desde 1997, de acordo com a Lei nº 2.654. A pes soa flagrada infringindo esta lei pode levar uma multa equivalente a 1.000 UFM (R$ 3.080,00) e ter o veículo apreendido. De acordo com o diretor do de partamento de Transportes, Wilson Ferreira Lima, o objetivo é garantir às crianças transportadas um trânsi to mais seguro e organizado nas pro ximidades das escolas.

Ambos os documentos são emitidos pelo DETRAN|ES, que visando facilitar o acesso à informação e dar transparência aos serviços públicos, disponibiliza ferramenta de pesquisa da regularidade dos veículos e agentes envolvidos no transporte escolar.

O transporte escolar considera-se regular quando o veículo possui Termo de Autorização em vigor e o condutor, bem como o acompanhante (quanto houverem crianças menores de 09 anos), possuem Autorização específica dentro do prazo de validade, conforme modelo ao lado direito.

Passageiro Transporte escolar Na hora de levar as crianças à escola, a solução pode ser contratar um serviço de transporte escolar, mas os pais devem estar atentos para garantir a segurança dos filhos. Afi nal, quais requisitos os pais devem observar na hora da decisão? Primeiro, os veículos devem ter autorização emitida pelo órgão exe cutivo de trânsito. Esta autorização deve estar afixada na parte interna do veículo e deve mostra a lotação permitida (o número de passageiros deve ser compatível com a capacida de estabelecida pelo fabricante). O veículo deve apresentar tacó grafo para o controle de velocidade e cinto de segurança para cada lugar, além disso, itens como extintor de incêndio, pneus, faróis, buzina de vem estar em perfeitas condições. As portas do veículo devem ser abertas apenas do lado de fora (ex ceto as que permitem o acesso aos lugares da frente) e as janelas não podem abrir mais que 10 cm. É obrigatória a utilização de cin to de segurança para todos os pas sageiros. Em embarcações, atentar para as condições e disponibilidade de boias salva-vidas na quantidade de ocupantes. Segurança Seu transporte escolar está regularizado?

A regularidade do veículo também pode ser aferida através da verificação do QR Code (à direita) que vai fixado no para-brisa do veículo, o qual ao ser capturado por câmera fotográfica de smartphone o remete a endereço em web site com as informações do veículo, incluído a validade da autorização. Como denunciar o transporte escolar irregular? Caso o cidadão se depare com algum veículo ou condutor que tenha sus peitas de serem irregulares poderão denuncia-los ao poder público por meio da Coordenação de Transporte Escolar (CTE) através do e-mail tranporte escolar@detran.es.gov.br ou dos telefones (27) 3137-2652 ou 99961-0502. As denúncias também poderão ser encaminhadas à Ouvidoria do Gover no Estadual, por meio do site www.ouvidoria.es.gov.br.

Trand spt or an o Jornal

4 Curitiba, Março 2019

Facilidade Pais podem conferir na internet a lista de transporte escolar de Curitiba

Dicas para manutenção de vans que transportam passageiros A manutenção é extremamente importante para quaisquer veículos, sobretudo quando se fala em vans de transporte de passageiros. Esse é um processo que oferece diversos benefícios para o automóvel, ao mo torista e seus passageiros. Com a manutenção, a van de transporte potencializa sua performan ce, as chances de quebra são reduzidas, bem como a possibilidade de acidentes por conta do mau funcionamento do automóvel, maximizando a segurança de todos. Para obter esses resultados, o recomendado é que a manutenção de vans seja feita a cada seis meses, no mínimo. No entanto, se durante esse período o motorista identificar algum problema na direção e barulhos que antes o veículo não fazia, é importante correr para uma oficina.

A relação dos prestadores de transporte escolar licenciados está dispo nível no site www.urbs.curitiba.pr.gov.br, clicando em Transporte e, em se guida, em Transporte Escolar. A pesquisa é feita por bairros, bastando clicar no bairro de interesse para ter acesso ao número de identificação do veículo, nome do permissionário e telefone de contato. Também é possível obter in formação diretamente na Urbs, no prédio central da Rodoviária, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17 horas.

possuem valores mais acessíveis, porém não com pensam em longo prazo, pois estragam com maior facilidade e ainda exi O motivo disso é simples: o ideal é consertar eventuais proble mas assim que se iniciam. Ao ignorá-los, é possível agravá-los e até mesmo comprometer todo o veículo, o que exigirá ainda mais gastos paraDesejareparos.manter a van de transporte sempre com bom rendimento e segurança para o motorista e aos seus passageiros? Nesse caso, invista na manutenção do veículo e assegure esses resultados!

O motivo disso é simples: o ideal é consertar eventuais proble mas assim que se iniciam. Ao ignorá-los, é possível agravá-los e até mesmo comprometer todo o veículo, o que exigirá ainda mais gastos para reparos. Pneus são verificados e calibrados durante a manutenção, o alinha mento de rodas também é feito para evitar o desgaste de peças e garantir mais segurança para o veículo. Problemas com escapamento, embrea gem e freios também são corrigidos nesse processo. No entanto, caso a troca de peças para van seja necessária, certifique -se de que as novas versões utilizadas pelo mecânico são originais, que são recomendadas por terem ótimo acabamento, alta qualidade e longa durabilidade.Peçasgenéricas

Quem precisa contratar transporte escolar para seus filhos pode confirmar pelo site da Urbs se o serviço está regularizado.

Fonte: Banda B

Manutenção

Foto: Everson Bressan/SMCS

Curitiba tem 859 veículos licenciados para o transporte escolar. São 255 vans, 361 ônibus, 240 micro-ônibus e três camionetas tipo Kombi. Da frota total, 283 veículos são operados por 159 empresas e 576 por pessoa física. Quem precisa contratar transporte escolar para seus filhos pode confir mar pelo site da Urbs se o serviço está regularizado. Além de ser uma ques tão de segurança para as crianças, a contratação de transporte autorizado pelo Município evita o risco de transtornos futuros, pois a lei proíbe que este transporte seja feito por veículo não licenciado pelo poder público.

5 Curitiba, Março 2019Trand spt or an o Jornal 31 8888-1999Av.Brasil,000Abertura de Contas | Empréstimos Cartão de Crédito | Pagamentos Recebimentos | DepósitosSaques

TOTAL O direito à educação é previsto no artigo 6º da Constituição, que traz o rol dos direitos sociais, e também no artigo 205, que prevê tratar-se de “um direito de todos e dever do Estado e da família”, determinando que a edu cação deve ser “promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.

Dentre os princípios constitucionalmente indicados como norteadores da educação, há um que trata da necessidade de que haja “igualdade de condi ções para o acesso e permanência na escola” (art. 206, I). Levando em conta que não há escolas ao lado de todas as residências, o Poder Público tem o dever constitucional de viabilizar o acesso às escolas por meio da prestação do serviço de transporte escolar. Nesse sentido, a Constituição prevê que o direito à educação será efetivado mediante ao “atendimento ao educando, em todas as etapas da educação básica, por meio de programas suplemen tares de material didático escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde” (art. 208, VII). Deste modo, tanto a carência da oferta de transporte escolar, quanto a precariedade da sua prestação – com más condições de veículos, falta de acessibilidade ou condutores despreparados – abalam significativamente o direito à igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola, bem como violam a garantia de absoluta prioridade da criança, prevista no artigo 227 da Constituição.

Mobilização Transporte escolar

Reajuste Nova norma pode disparar preço cobrado pelo transporte escolar Uma medida adotada pra aumen tar a segurança das crianças que usam transporte escolar pra ir às au las tem causado desgosto antes mes mo de entrar em vigor, no ano que vem. A mudança no Código Brasi leiro de Trânsito, feita pelo Conse lho Nacional de Trânsito (Contran) em 17 de junho, obriga a adoção de cadeirinhas pra crianças de até 7 anos e meio em transporte escolar. A insatisfação de quem traba lha na condução desses veículos foi imediata e por vários motivos: dizem que a decisão foi arbitrária; que as fiscalizações atuais e ajustes feitos nos veículos já garantem a se gurança dos pequenos; que os equi pamentos ocupariam muito espaço, obrigando a carregar menos crianças porNãoviagem.bastasse, não se levou em conta que os veículos não têm con dições de receber assentos elevató rios com cintos de três pontos, que são os que garantem a segurança em caso de acidente. “Se a medi da entrar em vigor, não vou mais levar crianças com menos de 7 anos e meio. Fica financeiramente inviável. Ninguém mais vai querer atender as creches. Quem vai com prar esse equipamento? E onde vão ficar essas cadeirinhas? Na es cola?”, questiona o transportador escolar Diney Santos, 53 anos, há 15 na profissão. O primeiro secretário do Sindi cato dos Operadores de Transpor te Escolar de Curitiba (Sindotec), Iberê Vieira dos Santos, fala que a adoção da medida prejudica tra balhadores e pais de alunos. “Há transportadores que vão deixar a atividade, outros vão pra clandesti nidade. Ou os pais vão pagar mais caro. Onde hoje sentam três crian ças, vão caber duas”, estima.

6 Curitiba, Março 2019

Foto: Pedro Ribas/SMCS

Reforçar junto aos taxistas a importância de os passageiros usarem cinto de segurança foi o objetivo da atividade que agen tes da Escola Pública de Trân sito (EPtran) da Prefeitura fize ram, nesta segunda-feira (12/3), na Rodoviária de Curitiba, bair ro Jardim Botânico. “Vou dar um jeito de colo car na parte detrás do encosto, pra ficar bem à vista de quem embarcar”, planejava o taxis ta Olavo Ribeiro Cardoso após receber os folhetos explicativos entregues pelos agentes.

Passageiros também precisam usar o cinto de segurança

Representantes de 12 estabelecimentos de en sino da região do Seminário conheceram, nesta quarta-feira (29/8), o plano de ação da Prefeitura para o período de obras da trincheira do cruza mento da Rua Mário Tourinho com a Avenida Nossa Senhora Aparecida. Em reunião no Instituto de Pesquisa e Pla nejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), equipes técnicas do instituto e da Superintendência de Trânsito (Setran) detalharam o projeto para que as informações sejam difundidas entre pais e res ponsáveis pelos estudantes, além dos motoristas que fazem o transporte escolar. “A informação prévia é muito importante. Não para discutir a obra em si, mas sobre como vamos informar para as pessoas de forma a impactar o menos possível”, avaliou a diretora-geral do Co légio Novo Ateneu, Vera Izabel Pugsley Julião. A discussão específica com o segmento foi aprovada pelo gerente de unidades da Escola Tis tu, Germano Lopes Assad. “Acho importante a iniciativa de setorizar as camadas da sociedade: moradores, escolas e o comércio local, para que a gente minimize os impactos da obra nesse pri meiro momento”, avaliou. Orientações de trajeto A Setran está produzindo um material especí fico com orientações de trajetos a ser distribuído às escolas da região. O diretor de operações de trânsito da Setran, Pedro Darci da Silva Junior, reforçou que será necessária atenção dobrada. Mário Tourinho

Além do adesivo, que tem a data de validade da vistoria (seis meses), os usuários do serviço devem exigir dos responsáveis pelo transporte o Certificado Cadastral do Condutor, documen to concedido a motoristas profissionais que têm mais de 21 anos de idade e estão habilitados nas categorias "D" e "E". O certificado só é fornecido aos motoristas com pelo menos dois anos de experiência pro fissional, bons antecedentes e que tenham curso específico de condutores de veículos. A relação dos prestadores de transporte es colar licenciados pela Urbs pode ser consultada pelo site www.urbs.curitiba.pr.gov.br, clican do em Transporte e, em seguida, em Transporte Escolar. A pesquisa está disponível por bairros, basta clicar no bairro de interesse para ter acesso ao número de identificação do veículo, nome do permissionário e telefone de contato. Uma frota de 45 ônibus articulados, superarti culados e biarticulados foi entregue pelo prefei to Rafael Greca nesta sexta-feira (29/3), dia do aniversário de 326 anos de Curitiba. Os ônibus foram reunidos na Linha Verde Norte, perto do viaduto da Avenida Comendador Franco. Com mais essa entrega, a renovação da frota chega a 208 ônibus, em pouco mais de um ano. São 49 biarticulados, 27 articulados e oito supe rarticulados, uma novidade que passa a integrar a frotaTodoscuritibana.sãomodelos de grande capacidade e atendem as linhas com o maior número de passa geiros. “É com alegria em servir nossa população que entrego hoje à cidade o veículo 208 da fro ta que começou a ser renovada em dezembro de 2017 e está reerguendo o sistema de transporte que o mundo admira”, disse Greca. Todos os ônibus têm câmeras de segurança. “Câmera embarcada agora é item obrigatório na nova frota de ônibus de Curitiba para maior se gurança dos passageiros” afirmou o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.

Trand spt or an o Jornal O transporte escolar é um serviço regula mentado e com licenciamento obrigatório. Em Curitiba é a Urbs quem controla o serviço, emite as licenças, fiscaliza o trabalho dos motoristas, acompanha a capacitação e vistoria o veículo.

Prefeitura mostra plano de obras de trincheira para escolas da região Reunião e apresentação do plano de obras da nova trincheira da Mario Tourinho, com representantes de escolas do entorno da rua. Na imagem, Coordenador geral da Unidade de Gerenciamento de Programas, Paulo Socher.

Foto: Levy Ferreira/SMCS

Regulamentação Especificações e licenças para o serviço Transporte Implantação de bilhetagem eletrônica será feita em etapas

Apoio à inclusão: 756 profissionais capacitados contratados. Ensino inovador de verdade é aquele que abre as portas do conhecimento para todos. Com a contratação de novos profissionais, Curitiba dá um novo passo para assegurar que todas as crianças tenham acesso a um Ensino de qualidade que faz a diferença em sala de aula.

7 Curitiba, Março 2019Trand spt or an o Jornal AULAS INCLUSIVAS. TEM NA ESCOLA MUNICIPAL.

Trand spt or an o Jornal Excelente programa de final de semana é uma visita ao Zoológico, que conta com acervo supe rior a 1.000 animais e está entre os cinco zoo lógicos mais conceituados do Brasil. Localizado no Parque Municipal do Iguaçu, ocupando uma área de 589 mil metros quadrados, o Zoo recebe em média 3.000 visitan tes por final de semana.

Foto: Valdecir Galor/SMCS

O programa Linhas do Conhecimento, que transforma a cidade em uma grande e diver tida sala de aula, alcançou excelentes resul tados no primeiro semestre deste ano: 18.500 participações de crianças e estudantes em 1.441 ações realizadas em parques, praças, museus, teatros, Faróis do Saber e outros es paços públicos de Curitiba que foram usados para mostrar na prática conteúdos aprendidos em sala de aula pelos estudantes. Estradas As péssimas condições da MT-358 Educação Linhas do Conhecimento tem 18mil participações de estudantes

Fiscalização coíbe transporte irregular de estudantes em Santa Felicidade

Foto: Divulgação A região de Santa Felicidade foi o foco de nova fiscalização integrada para coibir o transporte irregular de estudantes.

Foram oito notificações pelo transporte remunerado de passageiros sem autorização e três por conduzir o veículo com equipamento obriga tório em desacordo com as regras estipuladas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). “No caso das vans vistoriadas foi a falta do tacógrafo.

A operação aconteceu nos arredores de cinco estabelecimentos escolares: os colégios estaduais Francisco Zardo, Ângelo Trevisan e Santa Felicidade e as escolas municipais Vinhedos e Vereador João Stival. Foram oito notificações pelo transporte remunerado de passageiros sem autorização e três por conduzir o veículo com equipamento obriga tório em desacordo com as regras estipuladas pelo Contran.

A região de Santa Felicidade foi o foco de nova fiscalização integrada para coibir o transporte irregular de estudantes, na quinta-feira (21/2). Fo ram emitidos 15 autos de infração por irregularidades constatadas por equi pes da Superintendência de Trânsito (Setran), Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs) e Guarda Municipal. A operação aconteceu nos arredores de cinco estabelecimentos escolares: os colégios estaduais Francisco Zardo, Ângelo Trevisan e Santa Felicidade e as escolas municipais Vinhedos e Vereador João Stival. Foram oito notificações pelo transporte remunerado de passageiros sem autorização e três por conduzir o veículo com equipamento obriga tório em desacordo com as regras estipuladas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). “No caso das vans vistoriadas foi a falta do tacógrafo, dispositivo para monitorar tempo de uso, distância percorrida e velocidade que o veículo desenvolveu”, explica o diretor de Fiscalização da Setran, Wagnelson de Oliveira. Em três casos, as autuações foram por falta de atualização no cadastro de habilitação. “Estavam sem registro Exerce Atividade Remunerada (EAR), que é obrigatório”, diz Oliveira. Também houve o caso de uma van que transportava estudantes sem a caracterização exigida a todos os veículos que fazem esse tipo de atividade. Além das multas aos responsáveis pelo transporte irregular de passagei ros, outras três autuações foram aplicadas a veículos de passeio estacionados irregularmente - um deles removido pelo serviço de guincho da Setran.

8 Curitiba, Março 2019

Final de semana Passeio Ecológico no Zôo As péssimas condições de trafegabilidade da rodovia MT-358, que liga Tangará da Serra a Campos de Júlio, impactam diretamente na vida dos moradores da região. Produtores reclamam que motoristas estão recusando frete para evitar passar por este trecho. Os atoleiros que persistem há anos foram intensificados com as fortes chu vas dos últimos dias.

Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.