Jornal Capão da Imbuia & Tarumã

Page 1

Curitiba testa veículo de transporte que usam combustíveis renováveis, menos poluente e mais seguros, para reduzir a emissão de gases do efeito estufa

Tarumã Foto: Museu de História Natural - Capão da Imbuia Ano 05 - Edição 73 | 3367-5874 | ajbajornal@gmail.com | Distribuição gratuita nos bairros Bairro Alto - Capão da Imbuia e Tarumã | Abril 2023 (Vigência até 30/05/2023) Mire a câmera do seu celular aqui e leia todas as matérias no site Rua Hayton da Silva Pereira, 680 - Capão da Imbuia Eficiência e Satisfação • Alugar • Vender • Administrar (41) 99684-7231 (41) 3267-7422 Seu imóvel em boas mãos
Anos
ornal J CAPÃO IMBUIA DA
29
mobilidade
ônibus elétrico
a gás
Testes de
com
e
Detalhes pág. 04 Detalhes pág. 08 Detalhes pág. 06
foto PMPR
FOTO: Hully PaivaSMCS
como funciona videoconsulta da Central Saúde Já FOTO: Ricardo MarajóSMCS
PM NAS ESCOLAS
Reforço de segurança em todo o Paraná
Saiba

1º Encontro do Tênis Feminino do Thalia

Foram 24 participantes que se divertiram com muito jogos e muitas risadas.

Dois grupos jogaram entre si, depois sair a semi final e final!

"A bagunça durou o dia inteiro e com certeza acabou com gostinho de quero mais", destacou nota na página do Facebook.

Agradecemos a confiança e a presença de todas!!

E parabéns às campeãs e finalistas!

Prefeitura de Pinhais lança Operação Escola Mais Segura

Concomitante ao lançamento da operação, foi formalizada a criação do Comitê Intersecretarial de Gestão de Segurança

Na tarde da segunda-feira, dia 10, a Prefeitura de Pinhais realizou a primeira reunião que formalizou a criação do Comitê Intersecretarial de Gestão de Segurança (decreto 339/2023), conduzida pela prefeita Rosa Maria.

Na ocasião, estiveram reunidos representantes das diferentes secretarias municipais, além da delegada da Delegacia Cidadã de Pinhais, Géssica Feitosa Moraes de Andrade e do comandante da 5ª Cia. da Polícia Militar, Capitão Joseph. O momento foi marcado também pelo lançamento da Operação Escola Mais Segura, como parte do Programa Pinhais Mais Segura.

O novo comitê tem como objetivo coordenar e monitorar as ações voltadas à segurança das unidades de ensino municipais de Pinhais. Já a Operação Escola Mais Segura tem como base o atendimento às solicitações recebidas via unidades de ensino feitas pela comunidade escolar (pais e profissionais), além dos canais de comunicação oficiais da Administração Municipal.

“Ressaltamos que o momento pede atenção especial pela urgência da pauta, entretanto, a segurança nas escolas e Cmeis já faz parte das ações realizadas pela Secretaria Municipal de Educação em conjunto com a Se -

cretaria Municipal de Segurança e Trânsito”, destaca a secretária municipal de Educação, Andrea Franceschini.

A prefeita Rosa Maria, na condução da reunião do Comitê Intersecretarial de Gestão de Segurança, explica que o trabalho integrado traz efetividade e agilidade nas soluções, sobretudo quando se trata de um tema tão importante.

“Com certeza faremos o que estiver ao nosso alcance para unir esforços entre as secretarias municipais e forças de segurança para agir. Tivemos diversas ações que deram muito certo em nossa cidade”, declara.

Os representantes da Polícia Militar e Polícia Civil, Capitão Joseph e delegada Géssica Feitosa, também destacaram a importância do trabalho em rede.

A delegada citou ainda o grande desafio que vivenciamos, por conta da disseminação de notícias falsas, no entanto existem ações para identificar a origem das fake news e que a colaboração da população é essencial neste processo.

As medidas propostas na Operação têm objetivo de viabilizar ações a curto prazo, em uma junção de esforços entre as secretarias municipais envolvidas para reforçar a segurança no ambiente escolar

Edição 73 | Abril 2023 2 Jornal Capão da Imbuia e Tarumã EXPEDIENTE AGÊNCIA JORNAL
BAIRRO ALTO
- CNPJ 02.053.946/0001-41
CEP 82820-300 Artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do jornal. Fone|Fax: 041 | 3367-5874 | jornaldobairroalto.com.br e-mail: ajbajornal@gmail.com Impressão Gráfica: 99926-1113 - Tiragem desta edição: 6 mil exemplares.
DO
LTDA.
Diretor e Jornalista Responsável: Marcos Antonio Batista Rua Antônio Cândido Cavallin, 43 - Loja 1 | Curitiba | PR |
Ligue e Anuncie 98903-1131 99509-0312 A INFORMAÇÃO QUE VOCÊ PRECISA, AO ALCANCE DAS SUAS MÃOS
Edição 73 | Abril 2023 3 Jornal Capão da Imbuia e Tarumã

nas escolas

As escolas e os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Curitiba receberão uma cota extra do programa Fundo Rotativo para adquirir ou fazer manutenção de itens de segurança, como interfones com câmeras, sensores e fechaduras eletrônicas.

Cada unidade receberá R$ 2 mil, a partir de 26 de abril, com a segunda parcela do Fundo.

O anúncio foi feito pelo prefeito Rafael Greca no Palácio Solar 29 de Março.

A cota extra integra um pacote de ações que a Prefeitura de Curitiba lançou para reforçar a segurança na rede de ensino nas últimas semanas.

“Prevenir sim, mas não alarmar. Fizemos nossa lição de casa em Curitiba para a prevenção”, disse o prefeito.

Entre as medidas, estão o reforço no policiamento ostensivo e preventivo junto às escolas e aos CMEIs, a atualização dos protocolos de segurança; a ampliação da Muralha Digital, com novas câmeras e aquisição de mais botões pânico e colares com o dispositivo (1.823 unidades); e a criação do Comitê Permanente para a Cultura da Paz e Segurança.

A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, destacou que os colares são uma extensão da proteção já oferecida pelos botões pânico. “Nossas ações são planejadas para proteger toda a comunidade escolar”, comentou Maria Sílvia.

O secretário Municipal de Defesa Social e Trânsito, Péricles de Matos, reforçou que a capital do Estado tem tecnologia, protocolos e equipes preparadas.

Conhecer Para Prevenir

Todas as escolas e CMEIs já estão recebendo os treinamentos para que

PM nas escolas: Reforço de segurança em todo o Paraná

A Polícia Militar iniciou ação de reforço no policiamento escolar comunitário em todo o Paraná. O objetivo é direcionar os esforços policiais em ações de patrulha escolar. Será realizado o policiamento ostensivo com ações preventivas e repressivas por meio de atividades de presença, bloqueios táticos, abordagens policiais, incursões em áreas de degradação social e outras áreas de interesse operacional, com foco na realização de ações de patrulha escolar comunitária, bem como demais medidas para o reforço do policiamento nos estabelecimentos de ensino públicos e particulares do Estado.

Desta forma, a Polícia Militar busca propiciar à comunidade maior segurança, bem como aos estabelecimentos de ensino, fortalecendo a ação de presença real da Polícia Militar do Paraná, desestimulando e prevenindo ações criminosas e outros delitos nas regiões abrangidas.

do BEPEC, Major Ricardo da Costa.

Segurança Escolar Avançada

A Polícia Militar do Paraná, em conjunto com a Secretaria de Educação do Estado do Paraná (SEED-PR) também iniciou o Programa de Segurança Escolar Avançada de forma a ampliar as ações de prevenção já existentes na rede estadual de ensino.

estudantes e profissionais da rede saibam como agir em caso de um agressor invadir uma unidade.

Os simulados são realizados por equipes do Defesa Civil na Educação - Conhecer Para Prevenir (CPP), desenvolvido em parceria pelas secretariais municipais da Defesa Social e Trânsito e Educação.

Desde 2005, as atividades do CPP envolvem capacitação de professores, funcionários e estudantes da rede municipal nas áreas de prevenção, combate a incêndios e primeiros socorros.

Cultura da paz

A Secretaria Municipal da Educação também passou a contar com um comitê interno criado para debater o tema.

O Comitê Permanente para a Cultura da Paz e Segurança nas Escolas vai integrar as reuniões da Escola de Pais, que desde 2019 aproxima e orienta as famílias sobre diversos assuntos, como inclusão e equidade. O grupo será formado também por representantes das famílias e de outras áreas da administração pública.

"A corporação continuará atuando de maneira ostensiva e preventiva, agora com direcionamento especial aos estabelecimentos de ensino, de forma a prevenir e desencorajar qualquer ataque contra os estudantes paranaenses" afirmou o comandante-geral da PMPR, coronel Sérgio Almir Teixeira.

Atualmente, a corporação conta com treinamentos especializados e cartilhas para os militares estaduais no combate a agressores ativos nas instituições de ensino. Além disso, são promovidos treinamentos voltados para funcionários, professores e alunos em várias regiões do estado.

Aos pais e responsáveis são dadas orientações para que fiquem atentos aos seus filhos, como conteúdo de Internet que consomem e verificando suas mochilas diariamente.

“Sabemos o que aconteceu em nossa nação e nos preocupamos, mas estamos aqui para tranquilizar a população e mostrar que a Polícia Militar se fará presente, assim como as demais forças de segurança, em todas as situações para promover a proteção dos alunos e demais envolvidos”, destacou o comandante

O programa tem o objetivo de preparar a comunidade escolar diante de possíveis situações de violência ou ameaças à segurança dentro das escolas.

O treinamento envolve militares estaduais, funcionários, professores e alunos da instituição de ensino e será realizado em todas as regiões do Paraná.

Comunicação Social da PMPR

A PMPR reforça para que em qualquer situação, a população acione a Polícia pelo telefone 190, pelo aplicativo 190PR ou pelo Disque-Denúncia 181

Edição 73 | Abril 2023 4 Jornal Capão da Imbuia
e Tarumã
FOTOS: Daniel Castellano Prefeito e equipe: basta de violência, hora de paz
Prefeitura anuncia verbas para equipamentos de segurança e comitês
GM em operação extrema: ações em casos de violência anormal
foto PMPR

82.000 imóveis isentos

127.038 imóveis isentos

O número de imóveis isentos de IPTU em 2023 será maior, passando de 82 mil para 127 mil.

Isso foi possível porque a nova lei aumentou a faixa de valor venal dos imóveis para fins de isenção de R$ 140 mil para R$ 232 mil

Mais de 382 mil imóveis

vão pagar entre R$ 135 e R$ 500 em 2023 (valores referentes a IPTU + taxa de coleta de lixo).

282 mil imóveis

vão pagar entre R$ 500 e R$ 1.000 em 2023 (valores referentes a IPTU + taxa de coleta de lixo).

19 mil não terão alteração.

Mais de 170 mil imóveis terão redução no valor do IPTU.

O IPTU é a segunda maior fonte de receitas do município, e sua arrecadação, assim como a de outros impostos, é revertida em benefícios para a população. Veja alguns desses benefícios:

Parcele seu IPTU Pague à vista em até 10x sem juros. com 10% de desconto.

Baixe o Curitiba App pelo QR Code e consulte seu IPTU agora mesmo.

Edição 73 | Abril 2023 5 Jornal Capão da Imbuia e Tarumã
A NT E S
AG O R A
Com um investimento de R$ 1,2 bilhão em 2022, o SUS Curitibano atendeu uma média diária de 53 mil pessoas, com equipe de 10 mil profissionais de saúde e 240 milhões de medicamentos.

Sem sair de casa:

Saiba como funciona videoconsulta da Central Saúde Já

A partir de agora, com a ampliação de serviços da Central Saúde Já, o curitibano passa a contar com mais um ponto de atenção à saúde para atendimento virtual de queixas leves – sintomas que causam desconforto e a necessidade de atendimento no mesmo dia.

Antes de procurar atendimento em uma Unidade de Saúde ou UPA, a pessoa que tem sintomas leves, como dor de garganta, dor de ouvido, vômito, diarreia, dor de cabeça, mal-estar geral, dor abdominal, queixa urinária, dor lombar, entre outras, pode ligar para a Central 3350-9000 para ter acesso ao atendimento dos profissionais de saúde da secretaria.

A partir da ligação para a Central, o usuário do SUS curitibano pode ter acesso à tele ou videoconsulta realizadas por meio do Aplicativo Saúde Já Curitiba. Inicialmente, este serviço está disponível para pessoas de 18 a 40 anos que tenham cadastro definitivo e senha no App Saúde Já Curitiba. Gradativamente o público-alvo será ampliado.

A Central funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, inclusive feriados, e aos sábados e domingos, das 8h às 20h.

Confira abaixo as dúvidas mais frequentes sobre o atendimento da Central Saúde Já Curitiba:

Atendimento - Como funciona a rotina da Central para atendimento médico?

Ao ligar para a Central, o usuário deverá escolher a opção “outras queixas”, quando a ligação será direcionada ao enfermeiro que irá classificar o risco da queixa conforme a condição clínica.

O profissional irá realizar o atendimento conforme preconizado pelo método de classificação de risco do Protocolo de Manchester. Caso haja necessidade, será encaminhado para atendimento médico.

A Central Saúde Já atende situações urgentes? - Não. Ao identificar uma ligação de caso urgente, os profissionais de saúde da Central vão

orientar o paciente a buscar o melhor ponto de atendimento para o caso. Se necessário, a própria Central vai transferir a chamada para o Samu, ou solicitar que a pessoa procure uma UPA.

Quanto tempo a Central tem para realizar o atendimento? - O método de classificação de risco traz cores de prioridade e para cada cor o tempo estimado para atendimento.

Para vermelho e laranja, considerados de muita urgência ou emergência, o atendimento é realizado presencialmente pelo Samu ou na UPA. Para o amarelo (urgente), a Central tem tempo previsto de atendimento de até 60 minutos (1 hora).

Verde (pouco urgente), o tempo previsto é de até 120 minutos (2 horas). Azul (não urgente), o tempo é de até 240 minutos (4 horas). Depois da classificação, caso não seja de muita urgência ou emergência, o médico retornará o contato com o paciente.

Qual é o horário de atendimento da Central? - O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, inclusive feriados, e nos sábados e domingos das 8h às 20h.

Público - Qual a idade de atendimento de queixas leves pela Central?

Neste momento, o atendimento contempla o público na faixa etária de 18 a 40 anos. Todas as pessoas maiores de 5 anos poderão ser atendidas futuramente.

Cadastro - Os pacientes que serão atendidos na Central precisam ter cadastro definitivo?

Sim. Este serviço é exclusivo para morador de Curitiba e com cadastro definitivo. É preciso fazer o pré-cadastro no Aplicativo Saúde Já, cadastrar senha e enviar comprovação documental, se solicitado pelo Aplicativo.

Sobre o app - Preciso ter o Aplicativo Saúde Já para ser atendido pela Central? - Sim. É pelo aplicativo que a equipe irá se comunicar com a pessoa atendida, por meio do envio de mensagens, prescrição de medicamentos,

declarações, agendamentos de exames e consultas, lembretes de vacinas pendentes, entre outras informações. A videoconsulta também é realizada pelo App.

Vídeoconsulta - Todo atendimento médico é por videoconsulta?

O atendimento inicial é realizado por telefone. Se houver necessidade, poderá ter apoio do recurso por vídeo usando o aplicativo.

Posso mandar mensagens ou realizar atendimento de vídeo chamada por WhatsApp? - Não. O canal oficial de comunicação da saúde com o usuário é o aplicativo Saúde Já Curitiba. Todas as mensagens enviadas no App ficam registradas no prontuário e-saude. Mantendo segurança da informação e proteção dos registros realizados.

Sem a possibilidade de medir pressão e temperatura, por exemplo, como os profissionais da Central identificam o quadro do paciente?

O profissional ao realizar o atendimento e necessitar de algum dado vital (pressão arterial, glicemia capilar, oximetria de pulso, temperatura) para a condução do caso, perguntará se o usuário possui algum dispositivo de obtenção destes dados

em casa, como aparelho de Pressão Arterial, glicosímetro, termômetro e oxímetro.

Caso a obtenção de algum dado seja imprescindível para a definição do caso e o usuário não possua nenhum dispositivo para obtenção, este será encaminhado para um atendimento presencial, para garantir a segurança do paciente e o melhor atendimento possível para cada caso.

Edição 73 | Abril 2023 6 Jornal Capão da Imbuia e Tarumã
Edição 73 | Abril 2023 7 Jornal Capão da Imbuia e Tarumã

UNIBRASIL - Projeto Acolhe

"O projeto Acolhe surgiu da vontade de contribuir com o desenvolvimento das crianças da nossa comunidade, principalmente após a pandemia e a defasagem na aprendizagem que ela representou para os estudantes.

Diante disso, iniciamos em outubro de 2022 com um projeto piloto de reforço escolar dos anos iniciais aos sábados, com uma turma de 5 estudantes.

Em 2023, já iniciamos com força total e estamos atendendo em torno de 25 crianças de 1º a

5º do Ensino Fundamental. Participam de nossos encontros estudantes de escolas da região, principalmente de nossa escola vizinha EM Madre Antonia, estudantes indicados por nossos acadêmicos e filhos de funcionários do Unibrasil.

O projeto foca no processo de alfabetização e letramento e no letramento matemático, buscando auxiliar estudantes que ainda não solidificaram as relações básicas de leitura, escrita e quantificação.

Além da possibilidade de impactar a nossa

comunidade, o projeto proporciona experiências únicas de planejamento e adaptação de atividades para nossos acadêmicos de Pedagogia que participam do Acolhe de forma voluntária.

É de acordo com as necessidades específicas dos estudantes que o pedagogo desenvolve o olhar crítico e consegue buscar novos processos e métodos para estimular seu aluno, e é essa a experiência que nossos acadêmicos vivenciam a cada novo encontro com as crianças".

Aniversário Rua da Cidadania do Cajuru

A monótona espera para atendimentos nos serviços, sentados na frente de painel que dispara senhas de atendimento, foi interrompida numa tarde para a apresentação de show alusivo ao aniversário de sete anos da Rua da Cidadania do Cajuru.

A atração reuniu truques de mágica, brincadeiras de palhaços e malabares, num entretenimento para quem foi ao local para serviços ou atividades físicas e culturais.

Fazer ou renovar cartão-transporte , esclarecer dúvidas sobre IPTU, abrir MEI e consultar débitos de tributos estão entre os serviços mais procurados. O primeiro trimestre deste ano registrou 134

mil atendimentos.

Há mais opções, como os cursos, oficinas e apresentações da Fundação Cultural de Curitiba. Serviços estaduais da Copel, Sanepar e Instituto de Identificação também estão disponíveis. Além disso, atividades esportivas coordenadas pela Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude.

O maior diferencial da Rua da Cidadania do Cajuru é o FabLab. Ele conta com laboratórios de informática, salas para cursos, prototipagem e ambientes para

reuniões e videoconferências, além de equipamentos modernos para fabricação digital e prototipagem.

Edição 73 | Abril 2023 8 Jornal Capão da Imbuia e Tarumã Rua Delegado Leopoldo Belzack, 918, Sala 02 Capão da Imbuia 41 3046-0609 41 99216-6102 everson@avareconsultoria.com.br Avaré Consultoria Empresarial LATARIA E PINTURA • Funilaria Artesanal • Martelinho de Ouro • Polimento e Espelhamento • Solda de Longarinas em Geral 41 3019-3486 • 99932-0251 Rua Sebastião Alves Ferreira, 1830 Bairro Alto Aceitamos Cartões • Reformas • Restaurações • Montagens e • Desmontagens • Projetos • Quarto • Cozinha • Banheiro, etc SOFTY MÓVEIS MÓVEIS SOB MEDIDA Mármore & Granito 99683-3215 - 3367-2755 Rua Rio Iriri, 1507 • Bairro Alto EstofamEntos Em GEral Aplicação de veneno para cupim, baratas e outros em móveis usados e novos ! EMPREGO Empresa do Bairro Alto CONTRATA com experiência. Contato: 41 99932-0251 LATOEIRO AUTOMOTIVO, PREPARADOR, PINTOR
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.