jornal Capão da Imbuia

Page 1

Meia pista

A Avenida Victor Ferreira do Amaral está com meia pista para reparos de cratera aberta na esquina da rua Farid Surugi. O trânsito de veículos é desviado pelo lado que vem em direção ao centro. Não há previsão para o término dos trabalhos. Um buraco abriu na pista, porém a profundidade de quatro metros e extensão de oito metros para troca de manilhas provocou a interdição de pista numa extensão de 300 metros no sentido Detran/Pinhais.

Natal de Luz

Tererê e

teatro da Fundação Cultural de Curitiba, com distribuição de presentes a crianças de cinco escolas de cada regional. A última apresentação será nesta noite de sexta-feira na

Cantata de Natal com mil vozes de crianças.

ornal J CAPÃO IMBUIA DA Tarumã Foto: Museu de História Natural - Capão da Imbuia Ano 05 - Edição 69 | 3367-5874 | ajbajornal@gmail.com | Distribuição gratuita nos bairros Bairro Alto - Capão da Imbuia e Tarumã | Dezembro 2022 (Vigência até 30/01/2023) Mire a câmera do seu celular aqui e leia todas as matérias no site Rua Hayton da Silva Pereira, 680 - Capão da Imbuia Eficiência e Satisfação • Alugar • Vender • Administrar (41) 99684-7231 (41) 3267-7422 Seu imóvel em boas mãos 29 Anos Detalhes pág. 10 Detalhes pág. 05 CENTRO OLÍMPICO O Paraná vai abrigar importante Centro de Treinamento Olímpico para skatistas, para crianças e adolescentes, num projeto especial de inclusão social.
viveram o auto de
com o grupo Tupi
As dez regionais da cidade
Natal
grupo de
Regional Biarro Novo, na
Roberto Dziura
FOTO: José OguraSMCS FOTO:
Jr.

Unibrasil transforma vidas: egressa recebe pelo quarto ano consecutivo prêmio da ANCEC

Dra. Caroline Dadalt, 32 anos. Quando vem à mente este nome, o que automaticamente lhe ocorre a pensar? Provavelmente a resposta se traduz nas conquistas que adquiriu pelo caminho, tais como: Prêmio Winner Paris 2022, Prêmio pelo quarto ano consecutivo da ANCEC (Agência Nacional de Cultura, Empreendedorismo e Comunicação), destaque na Revista Caras em duas edições de 2022, dentre outros.

Essas conquistas, no entanto, são fruto de um árduo trabalho acadêmico que construiu no decorrer dos últimos 10 anos. Esta história tem o seu pontapé inicial no melhor Centro Universitário de Curitiba –UniBrasil, quando Caroline Dadalt, à época vestibulanda, decidiu cursar Biomedicina (2008 a 2012).

“Queria muito ser cientista e sempre me fascinei aprendendo como a biologia humana funciona, nisso escolhi a Biomedicina e por necessidade fiz um estágio em estética no último ano da graduação”, re-

lembra com nostalgia.

Convicta de que escolheu a profissão certa, Carolina Dadalt, hoje doutora e dona do próprio negócio, recorda que enfrentou inúmeros percalços para se tornar conhecida na área. O principal: precisava completar a renda familiar com os trabalhos que conseguia como diarista, freelancer e, muitas vezes, auxiliar nos consultórios de estética.

“A recompensa veio: ser boa aluna, me dedicar a monitoria e a iniciação científica possibilitaram conseguir uma bolsa de mestrado na Universidade Federal [do Paraná] e, ao final, convites para lecionar nos cursos de pós-graduação de instituições particulares”, conta emocionada.

Ao resgatar essas memórias, Dra. Caroline sente-se feliz em cuidar da saúde estética dos pacientes, realçando a beleza deles e elevando a autoestima de cada pessoa que passa pelo con-

sultório.

A mestra em farmacologia pela UFPR relata que o sonho dela sempre foi ter uma profissão, ser excepcional na ramificação em que atua (Biomedicina Estética) e propiciar conforto financeiro aos familiares.

Ela recebeu pelo quarto ano consecutivo o Prêmio de Referência Nacional na área, "torcendo para que a minha história até aqui motive você, que está lendo, a não desistir dos seus sonhos e a crescer com cada desafio que a vida lhe trouxer!”, finaliza a responsável técnica, gerente, professora e empresária em Biomedicina.

As engrenagens da economia paranaense estão girando a todo vapor. Com planejamento, transparência e esforço dos paranaenses, o Paraná passou o Rio Grande do Sul e é a 4ª maior economia do Brasil, com participação histórica no PIB nacional. É mais emprego, renda e oportunidade para todos.

Governo do Estado. Trabalhando pelo Paraná que a gente quer.

Edição 69 | Dezembro 2022 2
Capão
Jornal
da Imbuia e Tarumã
PARTICIPAÇÃO RECORDE NO PIB NACIONAL: + R$ 487 BILHÕES PRODUZIDOS NO PARANÁ. EXPEDIENTE AGÊNCIA JORNAL DO BAIRRO ALTO LTDA. - CNPJ 02.053.946/0001-41 Diretor e Jornalista Responsável: Marcos Antonio Batista Rua Antônio Cândido Cavallin, 43 - Loja 1 | Curitiba | PR | CEP 82820-300 Artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do jornal. Fone|Fax: 041 | 3367-5874 | jornaldobairroalto.com.br e-mail: ajbajornal@gmail.com Impressão Gráfica: 99926-1113 - Tiragem desta edição: 6 mil exemplares.
FOTO: Arquivo pessoal
Edição 69 | Dezembro 2022 3 Jornal Capão da Imbuia e Tarumã Orgulho de Ser. É serviço. Volta coisa boa pra você. Peça nota de serviços com CPF. Peça sempre aqui: • academia • petshop • escola • curso de idiomas • oficina mecânica • salão de beleza • estacionamento Quando você pede nota de serviços com CPF, volta dinheiro pra conta, volta crédito pro busão ou pra abater o IPTU. E você ainda concorre a prêmios em dinheiro todo mês. Indicando uma entidade social, tem prêmio extra: você ganha e a entidade escolhida ganha também. cadastre-se notacuritibana

Hospital Universitário Cajuru é o único hospital-escola e 100% SUS a receber certificação nacional de qualidade nível

1

Acreditação ONA veio depois de rigoroso processo de inspeção para atestar padrões e requisitos de segurança do paciente e qualidade na assistência

O Hospital Universitário Cajuru, de Curitiba (PR), tornou-se o único hospital-escola e 100% SUS do Paraná com a certificação de qualidade da Organização Nacional de Acreditação (ONA) nível 1. O reconhecimento foi anunciado depois de um processo de inspeção que, além de avaliar os critérios de segurança, comprovou a excelência da instituição no cumprimento dos padrões de qualidade, gestão integrada e plena comunicação entre as atividades. Referência em transplante renal e suporte a vítimas de trauma, o hospital realiza em média 147 mil atendimentos por ano, entre internamentos, urgências e emergências, cirurgias e consultas ambulatoriais.

“Tudo que temos feito visa implementar uma governança robusta com sustentabilidade e evolução do serviço", declara o diretor-geral do Hospital Universitário Cajuru, Juliano Gasparetto. Segundo ele, a visita de avaliação é um momento histórico e coroa o trabalho de tantos profissionais envolvidos diariamente na prestação de uma assistência segura e acolhedora. “Todas as equipes de atendimento, apoio e manutenção trabalham juntas por um motivo maior: a saúde de quem mais precisa. E é essa sinergia que nos permite alcançar um nível de excelência no serviço e cuidado aos pacientes”, detalha.

De acordo com Péricles Cruz, superintendente técnico da ONA, a certificação de uma organização de saúde com a acreditação é um reconhecimento de que ela atende aos rigorosos padrões que a metodologia exige. “A acreditação do Hospital Universitário Cajuru é válida por dois anos e será acompanhada por nossos avaliadores por meio de visitas periódicas de manutenção. O processo de

acreditação é de caráter voluntário e educativo, não configurando uma fiscalização. No decorrer da avaliação todas as áreas da instituição são visitadas e mais de 1,7 mil requisitos verificados antes da homologação da acreditação”, explica.

Próximos passos - Amadurecimento dos processos, capacitação dos profissionais e distinção nos serviços. Para Leonardo Barchik, coordenador de qualidade do Hospital Universitário Cajuru, a acreditação valida o trabalho da instituição e impulsiona para que a equipe siga focada na melhoria contínua. "Toda a instituição e seus profissionais passam a vivenciar uma nova cultura de qualidade e segurança do paciente, fortalecendo o nosso propósito de atendimento humanizado e de excelência. Agora, a dedicação de todos é fundamental para nos mantermos atualizados e com resultados satisfatórios", diz.

Para Juliano Gasparetto, a pandemia enfatizou a importância dos hospitais e trouxe luz para o trabalho desempenhado pelos profissionais da saúde. "Somos uma instituição filantrópica e 100% SUS, atuando com um déficit de cerca de R$ 2,5 milhões ao mês. Mas como hospital universitário, sabemos da importância de mantermos a nossa essência na qualidade do ensino, serviço e assistência. Isso traz vantagens para os residentes, colaboradores e, principalmente, para o paciente que será melhor assistido", reforça.

Tarumã

Vereador Serginho do Posto pede homenagem

“Chiquinho”,

liderança do cajuru, será nome de jardinete

Os vereadores de Curitiba confirmaram segundo turno, por sugestão de Serginho do Posto (União), uma homenagem póstuma ao ex-presidente da Igreja Ucraniana Sagrada Família, da Vila Oficinas, e à liderança comunitária da região, Francisco Antonio Rodrigues. A indicação é para que o “Chiquinho”, como era chamado, dê nome a um jardinete no bairro Cajuru. Ele faleceu de pneumonia aos 70 anos de idade.

Ao justificar a homenagem, Serginho do Posto destacou o engajamento de Chiquinho na criação da UPA que hoje atende aquela região. “Ele nasceu em 1944, filho de agricultores, e veio, de Joaquim Távora para Curitiba, tentar uma vida me -

lhor após a geada negra de 1975, que dizimou as lavouras. Sempre foi muito carinhoso com as pessoas da comunidade, tornando-se uma liderança. A família do Chiquinho residia no Capão da Imbuia e, quando se casou, foi para a Vila Camargo”, contextualizou o vereador.

Para começar 2023 bem, se planeje agora, vem fazer na Rede Esperança o curso de Auxiliar Administrativo Presencial!!! As inscrições iniciam dia 21 de novembro e vão até 09 de janeiro, com vagas limitadas.

Para se inscrever basta comparecer até a Rede Esperança, portando os seguintes documentos:

• RG e CPF do aluno;

• RG e CPF do responsável legal (preferencialmente da mãe);

• Comprovante de endereço;

• Comprovante de renda;

• Histórico ou declaração escolar.

Para se inscrever basta ter 15 anos ou mais, ter escolaridade a partir do 5º ano. O curso inicia no dia 16 de janeiro de 2023, as aulas ocorrem de segunda a sexta, das 8h às 12h ou das 13h às 17h. As aulas são presenciais e ocorrem na Rede.

Edição 69 | Dezembro 2022 4
Jornal Capão da Imbuia e
FOTO: Divulgação FOTO: Carlos Fonseca - CMC

Novo Tarumã terá Centro de Treinamento Olímpico para Skate

O governador Carlos Massa Ratinho Júnior reinaugurou em dezembro o Ginásio de Esportes Professor Almir Nelson de Almeida, mais co -

nhecido como Ginásio do Tarumã. As obras contemplaram a reforma da fachada, modernização das instalações, tratamento e conservação do

telhado, novo sistema de captação de águas, tratamento paisagístico, projeto de acessibilidade, prevenção de combate a incêndio, novos projetos de hidráulica e elétrica, estudo luminotécnico para melhor iluminação e eficiência energética, recuperação do piso da quadra oficial e das arquibancadas.

Durante a reinauguração do espaço, Ratinho Junior também anunciou um termo de cooperação técnica entre o Governo do Estado, a Federação de Skate do Paraná e a Confederação Brasileira de Skate (CBSK) para a construção de um Centro de Treinamento Olímpico da modalidade, que será construído anexo ao ginásio.

Com um orçamento de R$ 3,6 milhões, o projeto contempla duas pistas oficiais, das modalidades park e

street, que estrearam como esporte olímpico em Tóquio 2020. As obras devem ser iniciadas nos próximos dias, com estimativa de conclusão em aproximadamente seis meses.

As pistas servirão como centro de treinamento oficial de seleções brasileiras (jovens ou adultas), visando à participação de atletas em competições internacionais e olimpíadas. Além do importante papel junto ao esporte de rendimento, o espaço também proporcionará a formação esportiva e o apoio a projetos sociais da região.

O objetivo é oferecer um espaço compartilhado entre atletas com crianças e adolescentes com vocação para a modalidade, promovendo a aproximação entre formação e rendimento esportivo, propício a um cenário de inclusão social por meio do esporte. A expectativa é de que, após a conclusão das obras, a Confederação Brasileira e a Federação Paranaense de Skate se juntem à gestão do local.

O Ginásio do Tarumã é administrado em um sistema de gestão compartilhada entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Curitiba, com o desenvolvimento de projetos objetivando o atendimento de diferentes modalidades esportivas e faixas etárias, com destaque ao paradesporto.

O projeto se fortalece na criação da Secretaria dos Esportes e na nomeação de Helio Wirbiski para o cargo, com motivação especial pela conquista de três medalhas olímpicas por atletas brasileiros.

Edição 69 | Dezembro 2022 5 Jornal Capão da Imbuia e Tarumã
Vice-prefeito Eduardo Pimentel, prefeita Rosa Maria (Pinhais) e Narciso Doro, administrador Regional do Cajuru: novo Ginásio e a pista de skate beneficiam projetos sociais da região. Ratinho e o secretário Helio Wirbiski, com crianças skatistas FOTOS: Roberto Dziura Jr. Projeto pista skate

Jornal Capão da Imbuia e Tarumã

Campeonato de Tênis de Mesa

Foi realizado entre os dias 03 a 12 de Dezembro em São Paulo o Campeonato Brasileiro de Tênis de Mesa com a maior participação de Atletas da Sociedade Thalia na história do Evento e também nas maiores conquistas realizadas pelo Clube em todas as suas participações. Seguem abaixo os resultados de pódio, fotos de pódio fotos do evento.

Individuais

��

Ana Carolina Hintz de Andrade –

Felipe Lara – Campeão Brasileiro Infantil Masculino ��

Vice Campeã Brasileira - Absoluto C Feminino ��

Eunice Nomura – Vice Campeã Brasileira – Veterano 7 Feminino ��

Mirian Nishimori – Vice Campeã Brasileira – Veterano 4 Feminino ��

Enzo Castelan – 3º Colocado – Absoluto D Masculino

��

Equipes

Equipe Absoluto C Masculino –

Equipe Campeã Brasileira

Pedro Tusset / Matheus Tonatto / Samuel Natume / André Moreira

��

Equipe Veterano 40 Feminino –

Equipe Campeã Brasileira

Mirian Nishimori / Kanae Assahi / Dhieli Gruchoski

��

Equipe Juventude Feminio – Equipe Vice Campeã Brasileira

Laura Zantut / Airi Assahi / Greice Neubauer Pereira

��

Equipe Absoluto B Feminino –

Equipe Vice Campeã Brasileira

Ana Carolina Hintz de Andrade / Kesya Vidal

��

Equipe Infantil Feminino – 3ª Colocada

Yumi Assahi / Melissa Aoyama / Maria Beatriz Alves

��

Equipe Veterano 40 Feminino – 3ª Colocada

Izabel Tanamati / Eunice Nomura

��

Equipe Absoluto E Masculino – 3ª Colocada

Álefe Gonçalves Dias / Enrico Nogaroli / Nicolas Messias

Edição 69 | Dezembro 2022 6
Edição 69 | Dezembro 2022 7
Jornal Capão da Imbuia e Tarumã

Primeiro domo de praca pública no Uberaba

A doação é uma iniciativa do Movimento Nossa Praça @movimentonossapraca idealizado e organizado por mim.

O Movimento nasceu da necessidade de um parquinho infantil para a Praça do Uberaba. Após a Prefeitura realizar a implantação, comecei a mobilizar os amigos em busca de melhorias. Já realizamos a pintura da rua interna, com a participação da artista Bruna Santos.

Ao pesquisar referências de praças com a participação da população encontrei a @pracamalala em Americana. Fiquei ainda mais motivada em mobilizar os amigos e realizar melhorias no nosso espaço.

A Praça Malala tem um domo e fiquei impactada com o brinquedo. Coincidentemente, a Paradome Geodésicas é uma empresa daqui de Curitiba.

O domo é um brinquedo que desenvolve a psicomotricidade infantil, e trabalha o equilíbrio, além de oferecer muitos outros benefícios. O domo do modelo Platô foi o escolhido para a nossa praça e foi impactante vê-lo montado no espaço. É um brinquedo moderno e muito bonito.

No processo de doação, contei com o apoio do Mendes do Conseg e da Prefeitura que aprovou a instalação na Praça. O Jack Rocha da Paradome Geodésicas apoiou em todo o processo da documentação, enviando especificações técnicas do brinquedo e também realizou junto com nossas crianças a instalação do brinquedo na praça.

É realmente encantador ver as crianças brincando no Domo. E fica o convite para todos conhecerem e cuidarem do nosso espaço!

ALERTA

Dengue no verão

“Todos devem seguir as medidas já conhecidas, como remoção de água parada e destinação correta de resíduos. Além disso, tanto os profissionais de saúde quanto a população precisam estar atentos à sintomatologia da doença, como febre acompanhada de dores no corpo, dores de cabeça, dor no fundo do olho, entre outros sintomas”, explicou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

O mosquito Aedes aegypti também é responsável, além da

dengue, pela transmissão da zika e chikungunya. Durante este período não houve registro de casos de zika e foram confirmados dois importados de febre chikungunya.

Edição 69 | Dezembro 2022 8 Jornal Capão da Imbuia e Tarumã
Gesiane Simon, Jornalista e escritora

Natal Solidário

Os moradores da Vila Joanita foram surpreendidos por caravana alegre, buzinaço e o casal Papai e Mamãe Noel numa carretinha repleta de brinquedos para meninos e meninas. Os grupos Mulheres que Somam e Estilo Livre reuniram centenas de presentes e saíram por ruas do Bairro Alto e Tarumã para entregar a crianças.

-Acordamos cedo e decoramos a carretinha para alegrar os corações de crianças da região. É muito gratificante perceber a alegria e a gratidão pelos presentes.

Cida Leite, do grupo Mulheres que Somam, repetiu momentos que lidera no Dia das Crianças, Páscoa e Natal.

O Papail Noel é Bruno, seu filho, Mamãe Noel é a nora Bruna Dala Rosa, com participações de William Ferreira,

Jéssica Bueno e Eliane Rocha, além de Daniel San, do Estilo Livre. Dona Júnia Célia, presidente da Associação de Moradores, elogiou a distribuição de presentes ao receber o grupo em frente à sede, onde desenvolve trabalhos sociais. “Mulheres que Somam” vai se integrar de forma permanente na programação de cursos e atendimento a mulheres da Vila Joanita. “Nós trabalhamos para melhorar a vida das pessoas, com apoio jurídico, psicológico e desenvolvimento de qualidades para o trabalho”.

Dona Júnia cedeu a própria casa para construção da sede da associação. Vila Joanita é homenagem à sogra, que morreu antes de ver o resultado de seus sonhos.

Edição 69 | Dezembro 2022 9
Jornal Capão da Imbuia e Tarumã

Gente de todas as idades no Natal de Luz da Rua da Cidadania Cajuru

Uma atividade diferente tomou conta do Centro de Esportes da Rua da Cidadania Cajuru neste mês: a festa de Natal da Administração Regional reuniu moradores do entorno e estudantes da Prefeitura para brincar, cantar com a Banda Lyra Curitibana, receber presentes e refletir sobre o sentido do Natal.

Foi a nona celebração descentralizada do nascimento de Jesus promovida pela Prefeitura.

“Natal é Jesus no coração de cada um de nós, festa de amor e solidariedade”, disse o prefeito Rafael Greca, que faz questão de estar presente em cada evento natalino.

Ao lado das crianças, ele assistiu e mais uma vez se emocionou com o Auto do Nascimento de Nosso Senhor, encenado pelo grupo cênico Tupi Pererê.

Greca também ajudou Papai Noel e professoras a distribuir presentes para os cerca de 300 alunos de 4º e 5º anos das escolas municipais Issa Nacli, Michel Khury, Rachel Mader, Maria Marli Piovesan e Elza Lerner, que lotaram o ginásio de esportes.

Alguns deles estavam vestidos como o personagem do gibi pedagógico Curitibinha - o menino de cabelos verdes que conhece e ama Curitiba e inspira as crianças a cuidarem da cidade. Ele também compareceu à festa para brincar com a criançada.

Comunidade presente

A dona-de-casa Joadila Gomes da Silva foi ao espetáculo para prestigiar a participação da filha Ayumi Vitória da Silva Broeto, da Escola Michel Khury. “Ela ficou muito animada, ensaiou música com os coleguinhas. Logo é a minha mais nova

que vai estar aqui”, disse, referindo-se ao bebê Aisla, de 2 anos, do Centro Municipal de Educação Infantil Ana Grácia.

Nas dez Regionais

Tradição de Natal, as festas descentralizadas nas Ruas da Cidadania começaram no dia 23/11, na Regional Fazendinha/Portão, e percorreram nove sedes descentralizadas da Prefeitura. Na CIC, por causa das características do prédio da Administração Regional, a festa foi realizada no Teatro da Vila, no bairro Nossa Senhora da Luz. Na Regional Bairro Novo, a celebração foi com uma cantata para mil vozes infantis.

Participaram do evento na Rua da Cidadania do Cajuru o vice-prefeito, Eduardo Pimentel; a presidente da Fundação Cultural, Ana Cristina de Castro; a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila; o superintendente da Guarda Municipal, Carlos Celso dos Santos; os vereadores Tânia Guerreiro e João da 5 Irmãos; o assessor de Articulação Política do Gabinete do Prefeito, Lucas Navarro; o diretor do Detran (Departamento de Trânsito) do Paraná, Adriano Furtado; e o administrador regional, Narciso Doro Júnior.

A Prefeitura de Curitiba promove o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2022 com o patrocínio das empresas Rede Condor, Ligga, Electrolux, Ademicon, O Boticário, Clube Athletico Paranaense, Consórcio Servopa, Grupo Barigui, Volvo, ParkShoppingBarigüi e Hard Rock Café. A decoração poderá ser apreciada até 8 de janeiro. A programação completa do Natal de Curitiba - Luz dos Pinhais 2022 pode ser consultada no site natal.curitiba.pr.gov.br.

O espetáculo agradou a quem deixou de ser criança há muito tempo. Foi o caso das professoras aposentadas Marlene Golemba e Marília de Almeida. Mãe e filha, elas moram na região e ficaram sabendo da festa por meio do grupo de whatsapp da vizinhança. “Que coisa mais bonita. Estão de parabéns. Minha mãe adorou esse presente”, disse Marília, conduzindo a cadeira de rodas da mãe, de 84 anos, para cumprimentar o prefeito Rafael Greca.

Edição 69 | Dezembro 2022 10 Jornal Capão da Imbuia
e Tarumã
Da Escola Rachel Mader, Shaielly Teixeira D’Ávila adorou o presente que recebeu das mãos do Prefeito. “Adoro boneca, e essa mama e faz xixi”, contou, rindo e mostrando o brinquedo. FOTOS: José Ogura - SMCS
Edição 69 | Dezembro 2022 11
Jornal Capão da Imbuia e Tarumã

Marcelo Fachinello é o novo presidente da Câmara Municipal de Curitiba

Perfil do presidente

Natural da cidade de Realeza, no interior do Paraná, Marcelo Tschá Fachinello tem 42 anos de idade, é casado e tem um filho. Com uma exten sa carreira no jornalismo esportivo, já trabalhou na Transamérica Esportes, CBN, TV Cultura/E -Paraná e O Metro. Graduado em Gestão Pública pela Universidade Estácio de Sá, Fachinello já foi diretor de Comunicação na Secretaria Estadual de Esportes e no Instituto Municipal de Turismo.

Nos anos de 2019 a 2020, antes de ingressar na CMC, Marcelo Fachinello foi gestor de Esporte na Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude. Ele tinha disputado a eleição para a Câmara em 2016, pelo PTB, fazendo 4.168 votos, mas ocupou a primeira suplência do partido. No pleito seguinte, já filiado ao PSC, melhorou seu desempenho, conquistando 5.326 votos e foi eleito para seu primeiro mandato na CMC. Fachinello fez parte do movimento de formação política RenovaBR.

A Câmara Municipal de Curitiba elegeu o vereador Marcelo Fachinello (PSC), por unanimidade, como o presidente da Casa no biênio 2023-2024, os dois últimos anos da 18ª legislatura. Ele teve o apoio de 37 vereadores. A posse dos novos membros da Mesa Diretora será no dia 2 de janeiro de 2023.

“A minha presidência, e esse é um compromisso que eu assumo perante todos vocês, será uma presidência de todos os vereadores e vereadoras e para todos os vereadores e vereadoras”, cumprimentou Fachinello. Ele fez uma menção especial à “parceria e firmeza” dos demais 26

membros do “blocão”. “Foram firmes, cumprindo o que foi acordado, mesmo que a tentativa de demovê-los tenha sido grande e pesada, o que faz parte de todas as articulações políticas”, afirmou.

Liderado por Sabino Picolo (União), o “blocão” indicou mais quatro cargos da Mesa Diretora: o primeiro-vice-presidente, Tito Zeglin (PDT); o segundo-vice-presidente, Mauro Ignácio (União); o primeiro-secretário, Osias Moraes (Republicanos); e a segunda-secretária, Maria Leticia (PV).

Já o “bloquinho”, sob a liderança do atual primeiro-vice-presidente,

Nos seus dois primeiros anos na CMC, Fachinello foi membro ativo da Comissão de Constituição e Justiça, vice-presidente da Comissão de Saúde, Bem-Estar e Esporte e da Comissão Especial de Revisão do Regimento Interno. É autor de 16 projetos de lei e co-autor de outros 9, tendo registrado 8 sugestões ao Executivo, 321 requerimentos à Prefeitura de Curitiba e 59 pedidos de informação oficial desde que ingressou na Câmara de Curitiba.

Alexandre Leprevost (Solidariedade), teve direito a indicar dois membros, ficando com a terceira-secretaria e a quarta-secretaria. Os cargos serão exercidos, respectivamente, por Mauro Bobato (Pode) e Leonidas Dias (Solidariedade).

À exceção da escolha da segunda-secretária, que teve a abstenção de Eder Borges (PP), as demais vota -

ções foram unânimes. A eleição da Mesa obedece à regra da proporcionalidade. Formado por Cidadania, PSD, PDT, PSC, Patriota, Pros, Republicanos, DC, MDB, PT-PV, PSB, União e PMB, o “blocão” reuniu 27 vereadores. Com os partidos PP, Novo, Solidariedade e Podemos, o “bloquinho” teve 11 parlamentares.

Edição 69 | Dezembro 2022 12 Jornal Capão da Imbuia e Tarumã Rua Delegado Leopoldo Belzack, 918, Sala 02 Capão da Imbuia 41 3046-0609 41 99216-6102 everson@avareconsultoria.com.br Avaré Consultoria Empresarial LATARIA E PINTURA • Funilaria Artesanal • Martelinho de Ouro • Polimento e Espelhamento • Solda de Longarinas em Geral 41 3019-3486 • 99932-0251 Rua Sebastião Alves Ferreira, 1830 Bairro Alto Aceitamos Cartões • Reformas • Restaurações • Montagens e • Desmontagens • Projetos • Quarto • Cozinha • Banheiro, etc SOFTY MÓVEIS MÓVEIS SOB MEDIDA Mármore & Granito 99683-3215 - 3367-2755 Rua Rio Iriri, 1507 • Bairro Alto EstofamEntos Em GEral Aplicação de veneno para cupim, baratas e outros em móveis usados e novos ! EMPREGO Empresa do Bairro Alto CONTRATA com experiência. Contato: 41 99932-0251 LATOEIRO AUTOMOTIVO, PREPARADOR, PINTOR
FOTOS: Rodrigo Fonseca - CMC
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.