jornal Capão da Imbuia

Page 1

Todas as linhas especiais funcionarão de terça a domingo, até 30 de dezembro.

Cuidados na praia

Todo cuidado é pouco e o alerta vale para todos os banhistas, de qualquer faixa etária. Não é somente o mar agitado que oferece riscos: muitas vezes as correntes marítimas mudam em questão de minutos, transformando o mar calmo em um cenário perigoso até mesmo para quem sabe nadar.

Detalhes pág. 12

Cirurgia em hospital SUS devolve esperança e autoestima para paciente

É a história de superação do Picasso Rodrigues, um homem inspirador que ressignificou a vida após ter o rosto deformado em agressões num assalto. Ele sabia que a vida dele nunca mais seria a mesma e que precisaria de um novo propósito para continuar a viver. Largou o emprego como gerente comercial e foi atrás de realizar um antigo sonho: queria fazer medicina. Com 45 anos, ele começava a faculdade que o faria adentrar os corredores do Hospital Universitário Cajuru, em Curitiba (PR), e conhecer profissionais que lhe dariam um novo rosto.

ornal J CAPÃO IMBUIA DA Tarumã Foto: Museu de História Natural - Capão da Imbuia Ano 05 - Edição 68 | 3367-5874 | ajbajornal@gmail.com | Distribuição gratuita nos bairros Bairro Alto - Capão da Imbuia e Tarumã | Novembro 2022 (Vigência até 30/12/2022) Mire a câmera do seu celular aqui e leia todas as matérias no site Rua Hayton da Silva Pereira, 680 - Capão da Imbuia Eficiência e Satisfação • Alugar • Vender • Administrar (41) 99684-7231 (41) 3267-7422 Seu imóvel em boas mãos 29 Anos Detalhes pág. 10 URBS VAI OPERAR TRÊS LINHAS ESPECIAIS DE ÔNIBUS PARA VISITAR DECORAÇÕES DE NATAL
Detalhes pág. 04
FOTO: Divulgação Passagens a R$5,50. Foto: Ricardo Marajó / SMCS FOTOS: SESP0

Água parada em imóveis fechados por muito tempo não deve ser consumida para evitar doenças

A Sanepar alerta moradores, proprietários de imóveis e imobiliárias do Litoral para que providen ciem a limpeza das caixas d’água de casas e condo mínios antes do início da temporada de verão.

O alerta é necessário porque muitos imóveis fi cam fechados durante boa parte do ano no Litoral e voltam a ser abertos nos meses de calor.

No período em que ficam fechados, a água parada fica imprópria para o consumo, podendo causar doenças. A recomendação é que as caixas d’água sejam limpas a cada seis meses.

“A água distribuída pela Sanepar durante todo o ano é potável e segue os padrões de qualidade. No entanto, se a caixa d’água dos imóveis estiver suja ou muito tempo sem uso, a água fica impró pria para ser consumida. Por isso, é fundamental que todos fiquem atentos e façam a limpeza des ses reservatórios. Essa medida evita contratempos e doenças. Muitas famílias descem para a praia para aproveitar as férias e alugam imóveis sem saber se a caixa d’água está limpa ou não. E os dias que eram para ser de descanso e lazer podem se transformar

em dor de cabeça”, afirma o gerente regional da Sa nepar no Litoral, Marcos Eduardo Muniz.

A Sanepar começa a distribuir panfletos de orientação para limpeza das caixas d’água nos imó veis no Litoral, junto com a fatura de água, e tam bém para as imobiliárias.

Você vai precisar de um balde, pano limpo, es ponja limpa, água sanitária e um par de luvas. Nun ca utilize sabão, detergente ou outro produto de limpeza para lavar a caixa-d'água. Use apenas água sanitária. Descarte a água armazenada na caixa d’água. Feche a saída da caixa com um tampão ou pano, tomando o cuidado de reservar um palmo de água. Dilua uma ou duas tampinhas da água sani tária. Lave as paredes e o fundo da caixa com o lado macio da esponja.

Abra a saída da caixa para que escorra toda a água da lavagem. Use um pano para retirar a água e os resíduos que restarem no fundo. Feche nova mente a saída e abra a torneira para enxaguar a caixa. Deixe toda a água do enxágue sair. Abra as torneiras da casa para que a água da lavagem es

coe. Para evitar o desperdício, guarde essa água em baldes para lavar pisos e calçadas.

Abra novamente o registro para encher a caixa e feche com uma tampa. A caixa deve ficar total mente vedada e travada para evitar a entrada de sujeira, insetos e pequenos animais.

ELIMINE OS CRIADOUROS DO MOSQUITO:

A DENGUE NÃO É BRINCADEIRA.

Não acumule água em vasos de plantas, pneus e garrafas.

Feche bem as tampas de lixeiras e evite objetos que acumulem água.

Mantenha ralos e tampas de caixas d’água e de vasos sanitários fechados.

Sempre lave potes de água e de comida de animais.

DENGUE

LEVE A A SÉRIO.

Em caso de sintomas como febre, dor muscular intensa ou manchas vermelhas no corpo, procure atendimento médico.

AGÊNCIA JORNAL DO BAIRRO ALTO LTDA. - CNPJ 02.053.946/0001-41

EXPEDIENTE

Diretor e Jornalista Responsável: Marcos Antonio Batista Rua Antônio Cândido Cavallin, 43 - Loja 1 | Curitiba | PR | CEP 82820-300

Fone|Fax: 041 | 3367-5874 | jornaldobairroalto.com.br e-mail: ajbajornal@gmail.com Impressão Gráfica: 99926-1113 - Tiragem desta edição: 6 mil exemplares.

Artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do jornal.

Edição 68 | Novembro 2022 2 Jornal Capão da Imbuia e Tarumã
FOTO: Divulgação

Patrocínios:

O Maior Natal do Brasil.

São diversas atrações espalhadas pela cidade. Apresentações artísticas, decorações natalinas, música e muita gastronomia estão prontas para você e sua família viverem o melhor do Natal. natal.curitiba.pr.gov.br

Confira a programação completa em:

Realização:

Edição 68 | Novembro 2022 3
Jornal Capão da Imbuia e Tarumã

Após ter rosto deformado em assalto, cirurgia em hospital

SUS devolve esperança e autoestima para paciente

O dia 26 de junho de 2010 mudou a vida de Picasso Rodrigues para sempre.

Ele tinha 38 anos quando ficou gravemente ferido durante um assalto em Maringá, interior do Paraná. Foram vários dias no hospital e diversas ci rurgias, até descobrir que carregaria no rosto mar cas que tornavam difícil até se olhar no espelho.

"Era como se eu tivesse perdido minha identi dade e passado a ser um estranho para mim mes mo", confidencia. E se a luta para realizar sonhos sempre foi grande, após as sequelas da agressão tudo ficou ainda mais complicado.

Foi preciso ressignificar a vida e resgatar o dese jo de infância de ser médico para encontrar forças.

E com 45 anos, Picasso começou a cursar Medi cina em Curitiba (PR). Foi ali, no estágio curricular em otorrinolaringologia no Hospital Universitário Cajuru, que conheceu médicos e residentes que deram esperança de mudanças para ele. "Foram esses profissionais que trouxeram um novo pro pósito para a minha vida: ser médico para devol ver todo o bem que já recebi", conta ele, que está no último período do curso na Pontifícia Universi dade Católica do Paraná (PUCPR).

Profissionais da esperança

Mais de 10 anos se passaram desde a agres são até a cirurgia que daria um novo rosto a Pi casso. Tudo começou com alguns exames, em 2021, quando os médicos constataram que havia uma infecção nas placas e nos parafusos que sus tentavam seu nariz. "Soube então que uma nova cirurgia seria capaz de reconstruir minha face e que essa cirurgia poderia ser feita no Hospital Universitário Cajuru, que é laboratório de ensino da PUCPR", relata. Em janeiro de 2022, o paciente passou por mais uma cirurgia que, depois de nove horas, trouxe a oportunidade de recomeçar.

A capacitação das equipes médicas e a estru tura hospitalar tornam realidade cirurgias com plexas como a de Picasso. Desde abril de 2020, a parceria do Hospital Universitário Cajuru com o Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia tem permitido avançar em procedimentos de alta complexidade nessa especialidade. "É um traba lho em conjunto, em que o maior objetivo é pres tar um serviço de qualidade para a sociedade", re força Marco Cesar.

Novo rosto, nova vida

O que você vê quando se olha no espelho? O rosto é o passaporte para o mundo, é aquilo que somos e, também, como os outros nos veem. An tes, Picasso só via as deformações que impediam que ele se reconhecesse. Hoje, com 51 anos, ele vê no espelho uma pessoa cheia de sonhos e capaz de tudo. "Aprendi com a dor a colocar os pés no chão, e que nada é impossível. Não pude voltar a

ser quem eu era, mas aprendi a fazer de quem eu sou, a melhor pessoa possível", se emociona o es tudante de Medicina.

A carreira médica é cheia de desafios e respon sabilidades. Mas em meio aos obstáculos, a sensa ção de dever cumprido é combustível para con tinuar a caminhada. "Todos nós já passamos por problemas de saúde, e sabemos da importância de profissionais engajados na melhora do pacien te. No final, servir e contribuir com a sociedade é o maior propósito da nossa profissão", afirma o mé dico Marco Cesar.

E o bem se mostra contagiante. "Consegui ram me devolver algo que tinha perdido há muito tempo: a minha autoestima. Agora, quando colo co meu jaleco é como se houvesse uma transfor mação. Quero mostrar para as pessoas que tudo é possível e que para todo problema existe uma solução", finaliza Picasso.

Edição 68 | Novembro 2022 4 Jornal Capão da Imbuia e
Tarumã
FOTOS: Divulgação
Edição 68 | Novembro 2022 5 Jornal Capão da Imbuia e Tarumã

Camilo Turmina é Cidadão Honorário de Curitiba

Com 27 votos favoráveis e 3 abstenções, os ve readores da capital do Paraná aprovaram a conces são da Cidadania Honorária de Curitiba para Camilo Turmina, atual presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP).

A indicação partiu do vereador Professor Euler (PSD), que destacou em plenário “a busca [de Tur mina] por melhores condições aos lojistas”, o com bate à pichação e o apoio ao associativismo e à sus tentabilidade dos negócios .

O projeto volta à pauta amanhã, na Câmara Mu nicipal de Curitiba (CMC), para segunda votação.

Natural de Videira (SC), Camilo Turmina passou a infância e a juventude no oeste do Paraná, na ci dade de Marechal Cândido Rondon, mudando-se para a capital aos 18 anos de idade. Graduado em Economia pela FAE.

Há 37 anos criou a Camilo Joalheiros, com lojas na rua XV de Novembro e no Shopping Crystal.

Rotariano e maçom, Turmina foi presidente do Rotary Club Curitiba Leste, além de conselheiro e secretário do Grande Oriente do Brasil – seção Para

ná e venerável mestre da loja Concórdia 0368.

Camilo Turmina já desempenhou vários cargos de representação da classe empresarial. Foi da Câ mara de Dirigentes Lojistas de Curitiba, e depois também do Paraná; foi presidente da Associação dos Joalheiros e Relojoeiros do Paraná; e dirigiu o Sindicato do Comércio Varejista de Adornos e Acessórios, de Objetos de Arte, de Louças Finas e de Material Ótico, Fotográfico e Cinematográfico.

Antes de presidir a entidade, foi vice-presiden te da Associação Comercial do Paraná por 13 anos e coordenou o Conselho do Comércio Vivo da ACP.

A indicação foi saudada em plenário por Mau ro Bobato (Pode), Noemia Rocha (MDB), Tito Ze glin (PDT), Sabino Picolo (DEM), Serginho do Posto (União), Alexandre Leprevost (Solidariedade), Tico Kuzma (Pros), Ezequias Barros (PMB) e João da 5 Ir mãos (União).

“Na pandemia, foi um lutador para que as lojas mantivessem as portas abertas, apesar do desgaste com as secretarias [da Prefeitura de Curitiba]”, enalteceu Picolo.

“Foi uma gestão muito participativa na ACP e voltada à segurança, combatendo problemas pon tuais no Centro, como a gangue do Alfajor e os ven dedores de ouro. Ele protegeu quem frequenta o Centro de Curitiba”, completou Leprevost.

Empresários e Vereadores protocolam pedido para a discussão aumento IPTU

Dezenove entidades empresariais assinam car ta pedindo ao prefeito Rafael Greca oportunidade para a discussão dos critérios de novos reajustes do Imposto Predial e Territorial Urbano, cuja mensa gem foi encaminhada à Câmara Municipal de Curi tiba.

A vereadora Amália Tortato e o vereador Rodri go Marcial, do Novo, também participaram do ato que protocolou carta na prefeitura.

Eles pedem que a prefeitura envie representan te para a audiência pública para debate antes do

projeto ser encaminhado ao plenário.

Pedem também a manutenção da revisão da Planta Genérica de Valores, "mas com a previsão de que nenhuma indicação fiscal pague mais que a correção pela inflação de seu IPTU em relação a 2022. Isto vai possibilitar que em 2.023 , sem urgên cia, a metodologia do cálculo do imposto seja de batida para a correção de possíveis distorções".

Fecomércio, Associação Comercial do Paraná, Ademi-Parana, Secovi-PR, Abrasel, Associação dos Proprietários de Imobiliárias, Creci-Pr, Rede Imóveis

de Curitiba e SindusCon Paraná estão entre as enti dades que assinaram a carta.

Entre outras coisas, alegam as dificuldades ge rais provocadas pela pandemia, com prejuízos ain da não recuperados.

A prefeitura vai estudar o documento e depois se manifestará sobre o pedido.

Edição 68 | Novembro 2022 6
Jornal Capão da Imbuia e Tarumã
FOTO: Arnaldo Alves - AEN
“Foi uma gestão muito participativa na ACP e voltada à segurança, combatendo problemas pontuais no Centro, como a gangue do Alfajor e os vendedores de ouro. Ele protegeu quem frequenta o Centro de Curitiba”, disse o vereador Alexandre Leprevost na sessão que aprovou em primeira votação a honraria

Tarumã

O Parque Nacional do Iguaçu recebeu 159.754 visitantes no mês de novembro. O penúltimo mês do ano contou com feriado prolongado e vazão acima da média nas Cataratas do Iguaçu, Maravilha Mundial da Natureza, para delírio dos visi tantes de 100 nacionalidades que vivenciaram a unidade de conservação no período.

O maior fluxo de visitantes é de brasileiros, com 99 mil pes soas, e as regiões do país com mais representantes são Sul, Su deste e Centro-Oeste. Já no comparativo de estados, o Paraná segue na liderança, acompanhado por São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Ceará e Bahia.

Entre os estrangeiros, os argentinos lideram, seguidos dos estadunidenses, paraguaios, franceses, espanhóis, alemães, colombianos, ingleses, italianos, mexicanos, canadenses, uru guaios, peruanos, bolivianos, chilenos, holandeses, australianos, suíços, israelenses, afegãos e sul-coreanos.

Histórico

Em novembro de 2019, período anterior à pandemia e me lhor ano de visitação, o parque recebeu 196.685 visitantes. No comparativo com novembro deste ano, com 159.754 pessoas, o atrativo recuperou 81% da visitação.

No acumulado do ano, de janeiro a novembro de 2022, a unidade de con servação recebeu 1.274.458 visitantes. A recuperação do movimento foi de 70%, comparando com 2019, ano em que 1.816.684 pessoas estiveram no parque no mesmo período.

Ingressos antecipados e on-line – Para visitar o parque é necessário adquirir o ingresso pelo site oficial, exclusivamente on-line (www.cata ratasdoiguacu.com.br/ingressos), com escolha do dia e horário para o passeio. Os ingressos são limitados. O visitante que quiser receber novidades e informações exclusivas do Parque Nacional do Iguaçu, antes de todo mundo, pode entrar no nosso canal do Telegram: t.me/cataratasdoiguacu.

Parque Nacional do Iguaçu recebeu 159 mil visitantes em novembro

Funcionamento do Parque Nacional do Iguaçu Visitação turística: diariamente, das 9h às 16h Estacionamento: diariamente, das 8h às 18h Restaurante Porto Canoas: diariamente, das 12h às 16h Ingressos e informações: www.cataratasdoiguacu.com.br

Campeão!

Em uma partida emocionante, CTF Thalia e Escola Paraná Atuba disputaram o título da Série Prata da Categoria Sub 11 da Copa Thalia.

O equilíbrio foi a tônica durante todo o jogo, e a equipe do Thalia soube apro veitar suas chances e venceu a partida por 2x1, com gols de Tamarossi e João Vitor.

O grande destaque do jogo foi o goleiro Felipe, do CTF Thalia, que com grandes defesas garantiu o resultado para a equipe do Tarumã.

Ao final do jogo os atletas comemoraram muito a conquista junto ao bom públi co que compareceu a Sociedade Thalia.

Esse foi o primeiro título do CTF Thalia, que iniciou seus trabalhos a pouco mais de dois meses.

Felipe

Edição 68 | Novembro 2022 7
Jornal Capão da Imbuia e
FOTOS: Edison Emerson #FotoEquipeCataratas
Fábio Nicolas Pedro Fernandes Rafinha Pedro Pires Tamarossi João Vitor Kauan Matheus Pepê Rafael Yudi

Nota Curitibana aumenta número de prêmios

A Prefeitura ampliou o programa

Nota Curitibana e vai passar a distri buir mais prêmios. A principal mu dança é que, para os sorteios regula res, duas entidades sem fins lucrativos indicadas pelos participantes sortea dos receberão prêmios, ao invés de uma, como era até agora. Como são três sorteados por mês, o número de entidades beneficiadas vai dobrar, de três, para seis. Com isso, serão distri buídos um total de R$ 310 mil a cada sorteio, 15% mais do que os R$ 270 mil compartilhados até agora. As al terações estão no decreto 1.735, de 24/11/2022.

Com a nova regulamentação, a premiação ficou assim: R$ 50 mil para o primeiro sorteado pessoa física e R$ 25 mil para a primeira entidade indi cada e mais R$ 25 mil para a segunda

entidade indicada por ele. Seguindo essa regra, outros R$ 20 mil para o segundo sorteado pessoa física e R$ 10 mil para cada uma das instituições indicadas. O terceiro premiado recebe R$ 10 mil e as entidades indicadas R$ 5 mil cada. Além desses valores, serão distribuídos 15 mil prêmios de R$ 10.

A mudança vale também para da tas comemorativas como Aniversário de Curitiba e Natal. Nesses sorteios especiais, com prêmio único de R$ 150 mil para pessoa física, as duas en tidades indicadas também receberão R$ 25 mil cada uma.

Outra novidade é que o programa sempre terá entidades premiadas. “Al gumas pessoas esquecem de indicar entidades no momento do cadastro. Então, sem a indicação, as instituições não recebiam prêmios. Agora isso não vai mais acontecer”, diz Eduardo Makowski, coordenador do programa Nota Curitibana.

A partir de agora, se algum parti cipante premiado nos prêmios princi pais não tiver feito a indicação de uma entidade, o sistema automaticamente recuperará a indicação feita pelo pró ximo premiado (prêmio de R$ 10) e assim sucessivamente, até que as seis instituições sejam premiadas.

O objetivo é manter a vocação social do programa, que desde seu lançamento teve foco em apoiar en tidades sem fins lucrativos que pres tam apoio à população. Hoje são 595 entidades que podem ser indicadas.

“São muitas opções, desde insti tuições de apoio a idosos e crianças, até organizações não governamen tais que atuam com animais de rua, coleta e reciclagem de lixo e também as Associações de Pais, Professores e Funcionários (APPFs)”, diz Makowski.

São 243 entidades cadastradas na Fundação de Ação Social (FAS), 11 ONGs de proteção animal e 341 APP Fs.

É possível fazer a indicação da ins tituição social tanto no cadastramen to quanto em outro momento. Basta acessar o site do programa Nota Curi tibana e fazer a escolha. Não leva mais que dois minutos.

Prazo de validade

Outra alteração é sobre o prazo de validade dos prêmios e créditos. A partir de 1º de janeiro de 2023, a va lidade será de dois anos a partir do primeiro dia do ano seguinte ao da homologação/ liberação do sorteio ou crédito.

Como funciona

Para participar dos sorteios é pre ciso fazer o cadastro no programa e pedir CPF na Nota em prestadores de serviços, como serviços em esta belecimentos como planos de saúde, escolas particulares, lavanderias, cor retagem de seguros, faculdades, cur sos de idiomas, construtoras, oficinas mecânicas, empresas de vigilância e limpeza, entre outros.

Vale lembrar que o cadastro do Nota Paraná, programa do Governo do Estado, não serve para o Nota Curi tibana.

Lançado em 2018, o programa Nota Curitibana incentiva a emissão de nota fiscal na área de serviços e contribui para inibir a sonegação de impostos ao mesmo tempo em que gera créditos e distribui prêmios para o contribuinte.

Yoga na Thalia: equilíbrio entre corpo e mente

O Yoga é uma prática que tem como objetivo trabalhar o corpo e a mente de forma interligada, com exercícios que auxiliam no controle do estresse, ansiedade, dores no cor po e na coluna, além de melhorar o equilíbrio e promover a sensação de bem estar e a disposição, podendo ser prati cada por homens, mulheres e crianças.

A Sociedade Thalia fez parceria com a professora Mí rian Lima e as aulas de yoga ocorrem em diversos horários na sede centro. Há possibilidade da abertura de turmas na

sede Tarumã, para sócios e não sócios e o interessado pode agendar uma aula experimental na secretaria do clube. En tre os alunos que atualmente participam das aulas há os que buscam estrutura para enfrentar momentos negativos da vida diária, procuram equilíbrio emocional para enfren tar os problemas, combater estresses e sinais de ansiedade e depressão, à procura de novo significado para a vida.

Contatos: whatsapp 41 99946 1640

Edição 68 | Novembro 2022 8 Jornal Capão da Imbuia e
Tarumã
Já foram distribuídos 12 milhões de reais em prêmios FOTOS: Levy Ferreira - SMCS Novos prêmios anunciados nesta semana
Edição 68 | Novembro 2022 9 Jornal Capão da Imbuia e Tarumã

Moradores do Cajuru e Tarumã conhecem detalhes do novo binário

Moradores das ruas Nivaldo Bra ga e Olga Balster acompanharam o detalhamento do projeto do binário que vai conectar os bairros Cajuru e Tarumã. Foram apresentados o plano de ataque da construtora O Betacem, vencedora da licitação, e as alterações de itinerários de ônibus que circulam na região. Também foram esclarecidas as principais dúvidas dos participan tes, como áreas de estacionamento e ajustes de traçado das pistas.

Previstas para começarem na primeira quinzena de dezembro, as obras vão organizar o trânsito entre os bairros, com vias exclusivas para transporte coletivo, rotas para bici cletas, nova iluminação, paisagismo e calçadas com acessibilidade ao longo de 2,4 km em cada um dos sentidos das ruas. Esse lote tem orçamento de R$ 59 milhões.

“É uma obra necessária para com plementar o conjunto de interven ções que completam as adequações do itinerário do BRT Leste Oeste, entre

URBS

Pinhais e CIC Norte, e fazem a conexão com outras estruturas viárias, como a Linha Verde e suas transposições”, explicou o engenheiro civil Marcio Teixeira, diretor técnico da Unidade Técnico Administrativa de Gerencia mento (UTAG), área responsável pela gestão dos contratos multilaterais do município.

Ligeirão Leste-Oeste

O binário Olga Balster e Nivaldo Braga faz parte do contrato com o New Development Bank (NDB), para a adequação e melhoria do itinerá rio do BRT Leste Oeste. Assinado em dezembro de 2021, o financiamento prevê U$ 75 milhões para a constru ção de novos terminais, criação da pista de ultrapassagem na canaleta, com ajuste nas estações tubo ao lon go do eixo Leste-Oeste, entre o CIC Norte e Pinhais, além de implantação de vias compartilhadas nos entornos das paradas de ônibus, na prepara ção do transporte coletivo de Curitiba

para a eletromobilidade.

A reunião pública aconteceu na Rua da Cidadania do Cajuru, orga nizada pela UTAG e a administração regional. Mais de 130 moradores par ticiparam, além de representantes da Secretaria Municipal de Obras Públi

cas (SMOP), que vai fiscalizar a obra, da empreiteira O Betacem e da Urbs. No site utag.ippuc.org.br, é possível acessar o conteúdo da reunião, de talhamento do Programa de Mobili dade Urbana Sustentável e as anima ções em 3D da obra do binário.

de Natal

Quem não conseguiu agendar o passeio de car ro no circuito natalino Caminhos de Luz da Ligga, nos parques Barigui e Náutico, vai ter uma nova oportunidade, desta vez de ônibus. A Urbanização de Curitiba (Urbs), que gerencia o transporte cole tivo na capital, vai colocar em operação três linhas especiais para quem quiser conferir as decorações de Natal da cidade.

Com tarifa a R$ 5,50, as linhas têm roteiros diferentes e vão passar por locais de destaque dentro da programação Natal 2022 - Luz dos Pi nhais, como os parques Barigui, Tanguá, Náutico, Passeio Público, Memorial Paranista e Ópera de Arame, dentre outros.

Todas as linhas especiais funcionarão de terça a domingo, até 30 de dezembro. A operação será suspensa nos dias 24 e 25 de dezembro.

Conexões - As linhas Natal Barigui e Náutico te rão conexão com os terminais Campina do Siqueira e Boqueirão, respectivamente, sem a necessidade de pagar uma nova passagem.

Linhas de ônibus do Natal

X50 Linha Natal - Parque Barigui

De 29/11 a 30/12 (com exceção de 24 e 25/12) Terça a domingo, com saídas a partir de 18h30,

com embarque e desembarque no Terminal Campi na do Siqueira (pagamento com cartão Urbs usuá rio e isento, dinheiro e cartões de crédito e débito)

Preço: R$ 5,50 (o circuito), com possibilidade de integração com outras linhas nos terminais sem pa gar nova passagem

X54 Linha Natal - Parque Tanguá

De 1/12 a 30/12 (com exceção de 24 e 25/12)

Terça a domingo, com saídas das 19h até 21h30 no Memorial Árabe; e de 19h30 às 22h, no Parque Tanguá (pagamento com cartão Urbs usuário e isento e cartões de débito e crédito)

Preço: R$ 5,50 a cada embarque

X51 Linha Natal - Parque Naútico De 3/12 a 30/12 (com exceção de 24 e 25/12)

Terça a domingo, com saídas a partir de 19h, com embarque e desembarque no Terminal do Boqueirão (pagamento com cartão Urbs usuário e isento, dinheiro e cartões de crédito e débito)

Preço: R$ 5,50 (o circuito) com possibilidade de integração com outras linhas nos terminais sem pa gar nova passagem.

Crianças menores de cinco anos não pagam passagem nas três linhas.

A Prefeitura de Curitiba promove o Natal de

Curitiba 2022 - Luz dos Pinhais com a iniciativa pri vada e patrocinadores: Rede Condor, Ligga Tele com, Electrolux, Ademicon, Volvo, O Boticário, Clu be Athletico Paranaense, Consórcio Servopa, Grupo Barigui, ParkShoppingBarigüi e Hard Rock Café.

A programação completa do Natal de Curitiba - Luz dos Pinhais 2022 pode ser consultada no site natal.curitiba.pr.gov.br

Edição 68 | Novembro 2022 10 Jornal Capão da
e
Imbuia
Tarumã
Foto: Pedro Ribas/SMCS
vai operar três linhas especiais de ônibus para visitar decorações
FOTO: Letícia Wons -UTAG
Edição 68 | Novembro 2022 11
Jornal Capão da Imbuia e Tarumã

Com a chegada do verão, o Cor po de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) reforça orientações para que os veranistas possam aproveitar com segurança as atividades de lazer em águas.

A preocupação se dá por conta do número de resgates de menor risco, atendimentos de afogamentos de ex trema gravidade e óbito no Paraná.

Somente em 2021, o CBM aten deu 1.060 ocorrências. Neste ano, até o momento, já foram registrados 749 incidentes da mesma natureza.

Nas praias, é preciso se atentar para banhos apenas em áreas prote gidas por guarda-vidas, que podem ser identificadas pelas bandeiras de cor vermelha sobre amarelo, evitando entrar no mar próximo a pedras, esta cas e píeres.

Os banhistas devem procurar en trar no mar sempre acompanhados, manter supervisão constante sobre crianças e não utilizar dispositivos in fláveis (boias, colchões).

Além disso, o uso de bebidas alco ólicas é desaconselhado, bem como a tentativa de resgate de pessoas que estão se afogando.

O Corpo de Bombeiros ainda aler ta que os banhistas das praias devem se certificar da profundidade da água antes de realizar mergulhos e devem evitar adentrar em valas, pois aparen tam calmaria, mas possuem maior correnteza.

O cuidado também se estende

aos pescadores, que são desaconse lhados a se posicionar em cima de pe dras que podem ser alcançadas por ondas.

OUTRAS FONTES – No caso de outras fontes de água, os cuidados se mantêm.

Em piscinas, é preciso instalar gra des de proteção ao redor para que as crianças não caiam na água e quando a piscina estiver sendo usada o filtro deve permanecer desligado para evi tar a sucção de cabelos.

PREVENÇÃO – De acordo com o PHTLS (Pre-hospital Trauma Life Su pport), um dos principais manuais in ternacionais sobre serviços de atendi mento pré-hospitalar, estima-se que 85% de todos os casos de afogamen to podem ser prevenidos por super visão, instruções de natação, controle tecnológico e educação pública.

Dessa forma, o Corpo de Bombei ros Militar reforça que os veranistas devem se atentar às orientações an tes de praticar qualquer atividade em meio aquático.

Glamour, sonhos e emoções. O Jo ckey Plaza Shopping apresenta, no seu Natal, o Carrossel de Paris, com decora ção inspirada na cidade francesa.

“O melhor presente está no con vívio com os que amamos, nas emo ções e na fantasia que Natal repre senta para as famílias. Durante todo o ano trouxemos grandes atrações para isso, no Natal não seria diferen te. Esta será a nossa maior decoração de Natal já montada desde a inaugu ração em 2019 e convidamos a todos para viver a magia do Natal no Jo ckey”, afirma a gerente de marketing, Michelle Cirqueira.

O símbolo de Paris está presente na decoração da grande praça cen tral: imponente, a Torre Eiffel com 12 metros de altura é o que mais encan ta os clientes. É possível fazer um pas

seio gratuito de trenzinho, por baixo da estrutura da torre.

Nesta única atração cobrada no parque, 100% do lucro será destinado para a ONG Equocavalaria, que atua há mais de 20 anos no tratamento de crianças com necessidades especiais, utilizando a estrutura da Cavalaria da Polícia Militar do Estado do Paraná.

De 17 de novembro a 9 de janeiro, a cada R$300 em compras, os clien tes concorrem ao sorteio de Natal do shopping: um automóvel Tiggo 8. O cadastro das notas pode ser feito também pelo aplicativo PODI, dispo nível para Android e IOS, que garante cupons em dobro.

O Jockey Plaza Shopping fica no Tarumã, na Rua Konrad Adenauer, 370.

Edição 68 | Novembro 2022 12 Jornal Capão da Imbuia e
Tarumã
Rua Delegado Leopoldo Belzack, 918, Sala 02 Capão da Imbuia 41 3046-0609 41 99216-6102 everson@avareconsultoria.com.br Avaré Consultoria Empresarial LATARIA E PINTURA • Funilaria Artesanal • Martelinho de Ouro • Polimento e Espelhamento • Solda de Longarinas em Geral 41 3019-3486 • 99932-0251 Rua Sebastião Alves Ferreira, 1830 Bairro Alto Aceitamos Cartões • Reformas • Restaurações • Montagens e • Desmontagens • Projetos • Quarto • Cozinha • Banheiro, etc SOFTY MÓVEIS MÓVEIS SOB MEDIDA Mármore & Granito 99683-3215 - 3367-2755 Rua Rio Iriri, 1507 • Bairro Alto EstofamEntos Em GEral Aplicação de veneno para cupim, baratas e outros em móveis usados e novos !
FOTOS: SESP0 O verão pode ser perigoso se banhista não seguir regras dos salva-vidas EMPREGO Empresa do Bairro Alto CONTRATA com experiência. Contato: 41 99932-0251 LATOEIRO AUTOMOTIVO, PREPARADOR, PINTOR
Jockey Plaza Shopping apresenta Paris como tema do Natal 2022
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.