jornal Bairros & Cidades

Page 1

Jornal Bairros & Cidades

CURITIBINHAS FOLIÕES DANÇAM SAMBAS E MARCHINHAS

NA RUA DA

CIDADANIA DO FAZENDINHA

ESTRADAS ÀS
FORÇAS DE SEGURANÇA REFORÇAM ATENDIMENTO NO CARNAVAL PREFEITA ROSA MARIA APRESENTA PROJETOS DE PINHAIS NO FÓRUM DE CIDADES DIGITAIS E INTELIGENTES PREFEITURA REUNIU COMISSÃO DOS FEIRANTES PARA FORTALECIMENTO DO SEGMENTO EM PIRAQUARA MAIS DA METADE DAS CLÍNICAS ODONTOLÓGICAS DO SUS CURITIBANO ESTÃO REFORMADAS PÁGINA 05 PÁGINA 06 PÁGINA 02 PÁGINA 07 PÁG 04 Mire a câmera do celular aqui e leia as matérias do site Ano 04 • nº 47 • Curitiba • PR • Publicação mensal • Fevereiro 2023 • Distribuição Dirigida Crédito da foto: José Fernando Ogura/SMCS Prefeito Rafael Greca prestigia aula de Iniciação ao Samba para crianças das Regionais Portão e Santa Felicidade.
DAS
PRAIAS,

PREFEITURA REUNIU COMISSÃO DOS FEIRANTES PARA

FORTALECIMENTO DO SEGMENTO EM PIRAQUARA

No inicio do mês a Prefeitura Municipal de Piraquara, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, realizou uma reunião com a Comissão dos Feirantes do município. Na ocasião, estiveram presentes representantes das cinco feiras que são realizadas em diferentes regiões atualmente, a Feira Agroecológica, Feira do Centro Histórico, Feira da Mulher Empreendedora, Feira do Colono e Feirinha do Centro.

O encontro teve como objetivo alinhar melhorias para todas as feiras, reforçando o apoio da Prefeitura para os empreendedores e produtores. Foi a primeira reunião realizada com os representantes de todas as feiras juntos. Dentro das pautas, a participação de todos na Feira do Peixe, tradicional evento do município que reúne grande público durante os dias que antecedem a Páscoa.

A reunião foi conduzida pela Secretária de Desenvolvimento Econômico, Creusa Nogueira Fróes.

SERVIÇO

Os interessados em expor seus produtos em uma das feiras do município, devem entrar em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, pelo telefone 3590 3302.

O encontro teve como objetivo alinhar melhorias para todas as feiras, reforçando o apoio da Prefeitura para os empreendedores e produtores.

REUNIÕES DE ACOLHIDA PROMOVEM ACESSO A DIREITOS NOS CRAS DE PINHAIS

“Fiz Caps [Centro de Atenção Psicossocial] desde 2014 até 2023 quando ganhei alta. Eu estava pesando 38 kg, usuária de crack, então fui bem ‘feia’ pra lá, eu me recuperava e caía. Sou portadora do HIV e tive muito apoio da prefeitura, de todos do Creas e do Cras. Não tenho família, sou eu e meus filhos e meu novo marido agora. O Cras Norte é onde sempre freqüentei, todos sabem a minha história de vida ‘todinha”, resume Luana Priscila de Matos Machado, de 31 anos. Moradora do Jardim Amélia, ela participa ativamente das atividades do Cras, onde esteve dia 14 último para uma ‘reunião de acolhida’.

Os Centros de Referência da Assistência Social (Cras) são equipamentos públicos por onde a comunidade de cada região pode acessar serviços, programas e benefícios gerenciados pela Secretaria de Assistência Social de

Pinhais (Semas). Na manhã desta terça (14), em uma das ‘reuniões de acolhida’ promovida pelas equipes do Cras Norte, Luana contou a outros moradores e às servidoras técnicas um pouco da sua vivência. Sentados em roda, os munícipes se apresentaram uns aos outros e relataram aos servidores quais as suas necessidades de momento.

Segundo a Semas, as ‘reuniões de acolhida’ acontecem nos quatro Cras do município e podem ser feitas em grupo ou individualmente. “A gente busca explicar nesse encontro qual é o trabalho do Cras, o que as pessoas podem buscar dentro de programas, projetos, serviços, benefícios. A gente pede que cada um faça uma apresentação individual explicando o motivo que o trouxe aqui. Os técnicos vão anotando e fazendo perguntas referentes àquela vulnerabilidade apresentada. No final, é servido um lan-

che e falamos pra família que entraremos em contato para encaminhamentos”, explica a assistente social e coordenadora do Cras Norte, Luciane Pereira Paz Sales. A coordenadora ainda complementa que, para quem busca o Cras, existem critérios. “A porta de entrada é o Cadastro Único, por onde a pessoa pode acessar vários programas sociais. A pessoa pode vir na acolhida, ser ouvida, atendida, e posteriormente fazer o cadastro, ou vice-versa. O Cras é a porta de entrada de direitos”, explica.

Quando todos se apresentaram, na primeira ‘reunião de acolhida’ do dia, Luana detalhou um pouco mais sobre a sua história de vida – e os motivos de estar no Cras para aquela atividade. “A minha adolescência não foi nada fácil. Fomos embora pra São Paulo e lá fiquei praticamente em cárcere privado com meu padrasto até meus 21 anos, tenho

dois filhos de um abuso dele… Consegui sair e voltei pra cá, precisei daqui, e agora é uma nova vida pra mim, uma nova história, de superações de tudo, de droga, de enfrentar e superar um abuso, ter dois filhos desse abuso… E eu me sinto uma grande mulher, honrada agora. Só tenho que agradecer a Deus e as pessoas que me apoiam em tudo. Estou aqui nesse grupo de acolhida hoje para pedir um kit de maternidade e uma cesta básica”, concluiu.

Jornal Bairros & Cidades Ano 04 • nº 47 • Fevereiro 2023 2 PINHAIS PIRAQUARA As matérias assinadas não expressam necessariamente a opinião do Jornal. Redação e Departamento Comercial |41| 3362-0604 jornalbairrosecidades@gmail.com Uma publicação de: Bandeira UM Agência de Notícias Ltda. CNPJ 07.314.682/0001-56 JBC JBC Jornal Bairros & Cidades www.jornalbairrosecidades.com.br EXPEDIENTE jornalbairrosecidades@gmail.com Bairros & Cidades JBC JBC Crédito da foto: SMCS Crédito da foto: SMCS

Lugar de criança é na escola. Todo dia.

17 mil profissionais | 185 escolas

Alimentação escolar nutritiva

Melhor IDEB entre as capitais

230 CMEIs | Evasão escolar zero:

Presente!

A educação em Curitiba está presente. E, para um bom rendimento escolar, marque presença também. Incentive o comparecimento do aluno na escola. As faltas prejudicam o aprendizado e a socialização.

Orgulho de Ser.

Cidade educadora.

Jornal Bairros & Cidades Ano 04 • nº 47 • Fevereiro 2023 3

Gabriela Paula, 8 anos, aluna da 4ª série da Escola Municipal Raoul Wallenberg, estava ansiosa para o início da apresentação da Aula de Iniciação ao Samba promovida pela Prefeitura na Rua da Cidadania da Fazendinha.

Centenas de estudantes de escolas municipais de Santa Felicidade e Portão se divertiram com as canções de samba e marchinhas de carnaval. A apresentação contou com a presença do prefeito Rafael Greca, que também caiu no samba com os curitibinhas. “Agora é samba no pé, viva o carnaval! Viva Curitiba!”, declarou Greca.

As crianças, com idade entre 8 e 10 anos, das escolas municipais Pedro Dallabona, Professora Lina Maria Martins Moreira, Itacelina Bittencourt, Jardim Santos Andrade,

Professora Nansyr Cecato Cavichiolo, Francisco Klemts e Raoul Wallenberg pularam, dançaram e se divertiram.

Após a encenação teatral, alunos, professores e o prefeito dançaram e fizeram batalhas de confete e serpentina. Houve ainda apresentação de bonecos gigantes e do cortejo real do Carnaval de Curitiba, com a presença do rei momo Gustavo Henrique Ferreira Teixeira, da rainha Paula Carolina Mello Galvão e das princesas Luciana Regina Jacinto e Eduarda Beatriz da Rocha Silva.

Foliões de primeira viagem

Henrique de Oliveira, 9 anos, aluno do 4º ano, estava contente em participar da primeira festa de carnaval da vida. “Eu gosto de música, mas nunca tinha vindo em uma festa de

carnaval, é bem legal”, comemorou.

Pedro de Almeida Pereira caprichou na fantasia de transformer Bumblebee. Aos 8 anos e aluno do 4º ano, ele também estava estreando nas folias de Momo. “É a minha primeira vez no carnaval, é bem divertido”, declarou.

História do Samba

A apresentação feita pelos atores Douglas Perez (Curitibinha), Léo Campos e Taciani Vieira (respectivamente, o Senhor e a Senhora Samba), idealizada pela Fundação Cultural de Curitiba, mostrou às crianças, com muita música e informação, a origem e os diversos tipos de samba existentes, além dos principais compositores.

Composições de mestres do

samba como Noel Rosa, Cartola, Sinhô, Paulinho da Viola, Dona Ivone Lara e Clementina de Jesus alegraram a manhã dos curitibinhas, que ouviam a maioria das músicas pela primeira vez.

As canções foram executadas pelo grupo de músicos do Conservatório de Música Popular Brasileira e a Banda Lyra Curitibana.

Também participaram o administrador da Regional Portão/Fazendinha, Gerson Gunha; a administradora da Regional Santa Felicidade, Simone da Graça das Chagas Lima; a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, o secretário municipal de Esporte Lazer e Juventude, Carlos Pijak Jr; a secretária municipal de Educação, Maria Sílvia Bacila; e o vereador Mauro Inácio.

Jornal Bairros & Cidades Ano 04 • nº 47 • Fevereiro 2023 4 v CURITIBA
Crédito das fotos: José Fernando Ogura/SMCS
CURITIBINHAS FOLIÕES DANÇAM SAMBAS E MARCHINHAS NA RUA DA CIDADANIA DO FAZENDINHA
JK CLIMATIZAÇÃO 41 99799-4061 E-mail : climatizajk@gmail.com Atendemos • Curitiba, • Região metropolitana • Santa Catarina Soluções em ar condicionado
Prefeito Rafael Greca prestigia aula de Iniciação ao Samba para crianças das Regionais Portão e Santa Felicidade.

DAS ESTRADAS ÀS PRAIAS, FORÇAS DE SEGURANÇA REFORÇAM

ATENDIMENTO NO CARNAVAL

A Secretaria de Segurança Pública do Paraná (Sesp) reforçou o efetivo das forças atuantes no Litoral do Estado para o Carnaval. Desde a movimentação pelas estradas até a orla das praias, o policiamento vai estar presente em todo o percurso para a tranquilidade de foliões, moradores e veranistas.

Um dos objetivos é evitar casos importunação sexual contra mulheres. Para isso, as equipes de segurança vão contar com várias policiais femininas prontas para orientar os foliões e coibir essas situações.

“Nossas equipes estão preparadas para orientar os foliões e agir em situações de importunação sexual, auxiliando e coibindo também diversos tipos de crimes, como furtos, roubos e o tráfico de drogas. Garantindo também um ambiente mais seguro para o lazer, com a atuação integrada das forças de segurança”, disse o secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira.

As equipes atuantes durante toda a temporada contarão com unidades especializadas dentro da área de atuação de cada uma. O reforço marca o desfecho do Verão Maior Paraná, ação elaborada pelo Governo do Estado que realizou uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste do Estado.

Jornal Bairros & Cidades Ano 04 • nº 47 • Fevereiro 2023 5
LITORAL PARANÁ Crédito da foto: Divulgação
O reforço marca o desfecho do Verão Maior Paraná, ação elaborada pelo Governo do Estado

PREFEITA ROSA MARIA APRESENTA PROJETOS DE PINHAIS NO FÓRUM DE CIDADES DIGITAIS E INTELIGENTES

A EDUCAÇÃO DO PARANÁ É OUTRA HISTÓRIA. CONHEÇA ALGUNS PROGRAMAS.

Foi promovido em Araucária, dia 16 último o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes da Região Metropolitana de Curitiba e Litoral. O evento foi organizado no auditório do Centro de Treinamento Dr. Zilda Arns da Petrobras e recebeu representantes de mais de 40 municípios que compartilharam soluções tecnológicas para os serviços públicos.

O Fórum foi promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Araucária e com o apoio da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e das Associações da RMC (ASSOMEC) e da Região Suleste do Paraná (Amsulep).

Segundo os organizadores, o objetivo foi promover a interação entre os gestores municipais ao mesmo tempo em que facilita o acesso a diversas soluções disponíveis. Ao longo do encontro, foram apresentadas ações voltadas para a transformação digital das Prefeituras de Araucária, Curitiba, Campo Largo, Colombo, Guaratuba, Pinhais e Pontal do Paraná e concedidas homenagens aos gestores públicos.

A prefeita Rosa Maria recebeu o certificado “Prefeita Inovadora 2023” por utilizar a tecnologia de forma estratégica para melhorar a gestão pública e a vida dos cidadãos, destacando-se no cenário regional. Na apresentação, à gestora abordou projetos que Pinhais desenvolveu: a implantação de módulos eletrônicos e monitoramento (Muralha Digital), o Sistema Remoto de Irrigação no Horto Municipal, o Whats da Prefs e o programa Conecta Pinhais, que oferece wifi nos espaços público da cidade.

Na apresentação, a prefeita destacou que a Muralha Digital é uma ação pioneira de Pinhais, a qual já está em operação e será oficialmente lançada na programação do aniversário de 31 anos do município. Com um investimento de R$ 4 milhões, o projeto conta com a instalação de 10 totens de seguranças em vias públicas e que a rede de monitoramento do município possui aproximadamente 500 câmeras integrado ao sistema de inteligência da Guarda Municipal, sendo que há câmeras que fazem a leitura de placas de veículos contribuindo para recuperação de carros roubados.

Rosa Maria explicou como funciona o sistema remoto de Irrigação no Horto Municipal que contribui para a produção de flores, árvores e semeaduras e falou sobre o atendimento do Whats da Prefs que permite ao cidadão acessar serviços e solicitar atendimento das secretarias municipais, além do programa Conecta Pinhais que oferece wifi em espaços e equipamentos públicos, um investimento em tecnologia que democratiza o acesso à internet e conecta as pessoas.

Jornal Bairros & Cidades Ano 04 • nº 47 • Fevereiro 2023 6 v PINHAIS Crédito da foto: SMCS
O MUNDO Leva
intercâmbio
(Canadá
Nova Zelândia). MAIS MERENDA 3 refeições por período nas escolas. O maior programa de segurança alimentar do Brasil. EDUTECH 150 mil alunos com aulas de programação e robótica. É preparação para as profissões do futuro. ENSINO TÉCNICO E PROFISSIONAL Educação que cria oportunidades e colabora com o futuro dos alunos paranaenses.
GANHANDO
os melhores alunos para
internacional
e
A prefeita Rosa Maria recebeu o certificado “Prefeita Inovadora 2023”.

MAIS DA METADE DAS CLÍNICAS ODONTOLÓGICAS DO SUS CURITIBANO ESTÃO REFORMADAS

Em três anos, mais de metade das clínicas odontológicas do SUS Curitibano já foram reformadas e entregues no novo modelo de biossegurança, que se modificaram após a pandemia da covid-19. Na terça-feira foi a vez da clínica de odonto da unidade de saúde Maria Angélica, no distrito sanitário do Pinheirinho, a 55ª a ser entregue à população.

Serão reformadas, ainda, outras 52, totalizando 107 clínicas de unidades de saúde da cidade readequadas às exigências de segurança biológica que se modificaram com o covid-19. Destas 52, 24 estão em obras no momento (13 em fase final), 23 estão com a reforma já contratada e outras cinco aguardando licitação.

O investimento global é de R$ 8,7 milhões, considerando infraestrutura, mobiliários e equipamentos, entre recursos municipais (majoritariamente) e estaduais e de emendas de vereadores. Até o momento, foram investidos R$ 5,7 milhões.

“Estamos fazendo o maior investimento global em saúde bucal na história de Curitiba. Estamos colocando todas nossas clínicas odontológicas em um padrão internacional, como a nossa gente merece”, afirmou o prefeito Rafael Greca.

Mais seguras - O novo modelo de clínica odontológica de Curitiba individualiza os pontos de atendimento (as cadeiras), separando-as por biombos, ofertando mais privacidade aos profissionais e pacientes, além de assegurar mais segurança biológica contra o risco de contágio por vírus respiratórios.

Durante os momentos mais críticos da pandemia, apenas emergências odontológicas eram atendidas, pelo risco biológico de contaminação, já que os procedimentos são realizados diretamente na boca do paciente. Além disso, apenas um paciente podia ser atendido por vez em cada unidade, pois as cadeiras odontológicas não eram individualizadas nas clínicas. Anteriormente, elas ficavam todas no mesmo ambiente, sem divisórias entre si.

“É um investimento que proporciona para nossa equipe mais segurança contra eventuais infecções e privacidade no atendimento ao cidadão”, explicou a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Beatriz Battistella.

O investimento é sentido tanto pelos funcionários, como pelos usuários. "O ambiente renovado é bem mais acolhedor para o usuário e mais agradável pra gente trabalhar. E a comunidade merece esse carinho. E o maior

benefício é poder voltar atender com três cadeiras, ampliando a oferta de consultas”, disse a cirurgião-dentista Cristiane Poppi, durante a entrega da reforma da clínica da Unidade de Saúde Palmeiras, em outubro de 2022.

“É mais segurança para todo mundo: para quem atende e para quem está sendo atendido. Estou bem feliz em retomar as atividades de rotina com esse espaço renovado”, disse, em março de 2022, a dentista Samaria Fabia, da equipe da Unidade de Saúde Lotiguaçu.

Nadir Barbosa dos Santos, 53 anos, técnica em saúde bucal, é parte da equipe de odonto da unidade Maria Angélica. “Nós tra -

balhamos mais de 20 anos no modelo anterior, agora temos mais privacidade e segurança para a equipe e para o paciente”, diz.

"Os moradores da região estavam ansiosos por essa entrega, a clínica ficou bem melhor. Além da segurança, garante mais privacidade na hora da consulta", agradeceu Rejane Lima de Oliveira, 52 anos, moradora da região da Unidade de Saúde do Palmeiras.

“Ficou ótimo, bem melhor, com mais privacidade”, disse a aposentada Lourdes da Silva, de 58 anos, que costuma levar a sobrinha à unidade Maria Angélica para fazer tratamento odontológico no local.

Jornal Bairros & Cidades Ano 04 • nº 47 • Fevereiro 2023 7 vCURITIBA Crédito da foto: SMCS

PROJETO PREVÊ MULTA PARA QUEM COMETER ASSÉDIO CONTRA MULHERES EM EVENTOS ESPORTIVOS

Multa para quem cometer qualquer tipo de assédio contra mulheres em praças esportivas de todo o estado. É o que determina uma proposta assinada pelos deputados Alexandre Curi (PSD) e Tito Barichello (União), que tramita na Assembleia Legislativa do Paraná.

O projeto de lei 28/2023 prevê sanção financeira para àqueles que praticaram “assédio de cunho sexual ou que atente contra a integridade da mulher, através de constrangimento, intimidação, ofensas, ameaças, comportamentos, palavras ou gestos que violem o direito à livre circulação, à honra e à dignidade, em estádios de futebol, ginásios de esportes e arenas multiuso, sem prejuízo de crime de qualquer natureza que possa ser imputado”.

No texto do projeto dos parlamentares Curi e Barichello, o infrator não está isento “das possíveis obrigações e sanções subsistentes que lhe tenham sido cominadas neste ou no juízo cível e/ou criminal competentes”.

“O respeito à dignidade da mulher precisa estar presente em todos os momentos da vida em sociedade, especialmente em ambientes de práticas esportivas, quando as emoções afloram. Infelizmente ainda existe necessidade de se recorrer a punições para garantir que haja o comportamento adequado do cidadão em relação ao sexo feminino”, justifica Curi ao falar sobre o projeto.

Multa

Segundo o texto do projeto, os critérios para fixação do valor da multa serão definidos de acordo com a gravidade do ato e a reincidência de conduta, e as multas serão aplicadas cumulativamente, quando o infrator cometer simultaneamente duas ou mais infrações, e terão uma variação de 15 UPF/PR (Unidade Padrão Fiscal do Paraná) até 150 UPF/PR (Unidade Padrão Fiscal do Paraná).

Se considerarmos os valores da UPF/PR para o mês de fevereiro de 2023, que é de R$ 129,13, segundo a Secretaria de Estado da Fazenda, os valores das multas poderão variar de R$1.936,95 (mil novecentos e trinta e seis reais e noventa e cinco centavos) até R$19.369,50 (dezenove mil, trezentos e sessenta e nove reais e cinqüenta centavos).

Jornal Bairros & Cidades Ano 04 • nº 47 • Fevereiro 2023 8 v PARANÁ
Crédito da foto: Orlando Kissner/Alep
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.