Anais do 4o Simpósio de Tecnologia em Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Page 89

Anais - 4o Simpósio de Tecnologia em Meio Ambiente e Recursos Hídricos – FATEC - Jahu

e urbanas, inclusive nas zonas ripárias (REZENDE et al., 2011). Esta intensificação do uso da terra somada ao aumento da demanda de água pelo desenvolvimento e pelo crescimento da população, além de comprometer os ecossistemas aquáticos e os ecótonos nas interfaces destes sistemas, foi fator determinante por uma situação próxima da escassez de água em muitas regiões e por inundações em diversas cidades do estado (MARTINEZ, 2007). Em bacias hidrográficas como a do Córrego Barra Mansa com predomínio de paisagens intensamente fragmentadas, caracterizadas por elevados níveis de desmatamento decorrentes do processo de uso desordenado da terra, a capacidade de realizar plenamente os processos ecológicos básicos é comprometida. Este fenômeno traz grandes implicações sobre a sustentabilidade, especialmente no que diz respeito a conservação da biodiversidade e dos recursos hídricos (VIANA; MENDES, 1999; PIRES et al., 2000). Muito embora a bacia hidrográfica do Córrego Barra Mansa tenha sido desmatada para o plantio de café, atualmente a matriz de sua paisagem é a cultura da cana-de-açúcar, assim como a totalidade das demais bacias hidrográficas da região. Esta bacia não possui quaisquer informações e dados sobre suas características e seu curso d’água principal e afluentes, no que diz respeito aos aspectos hidrológicos e limnológicos, sua cobertura vegetal remanescente, entre outros. Este trabalho, portanto tem como objetivo principal analisar as características morfométricas e hidrológicas, os usos da terra e os principais aspectos ambientais da bacia hidrográfica do Córrego Barra Mansa visando à obtenção de informações que possam contribuir para sua revitalização e para a adequação ambiental das propriedades e das atividades rurais nela desenvolvidas.

2. Material e Métodos O Córrego Barra Mansa é um afluente da margem direita do curso médio do Rio Tietê. Sua bacia hidrográfica está inserida na Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Tietê-Jacaré. Ela está localizada em sua maior parte no município de Jaú. Próximo a foz o Córrego Barra Mansa faz a divisa dos municípios de Jaú e Itapuí. Sua foz está localizada entre as do Córrego Ave Maria e do Rio Jaú, no sentido da Rodovia SP-225 Jahu/Bauru, à direita da mesma, entre as coordenadas 22º19’00.17” S e 48º 43’41.25” O. A caracterização morfométrica e as estimativas hidrológicas para a bacia hidrográfica do Córrego Barra Mansa foram realizadas com o uso dos softwares AutoCAD MAP 2010, Idrisi The Selva e a Regionalização Hidrológica do Estado de São Paulo (DAEE, 2000).

– 73 –


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.