Anais do 4o Simpósio de Tecnologia em Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Page 380

Anais - 4o Simpósio de Tecnologia em Meio Ambiente e Recursos Hídricos – FATEC - Jahu

Tabela 1

Classificação de Resíduos Perigosos, codificados a partir de suas características e de fontes geradoras específicas; e Limite máximo de concentração no extrato obtido no ensaio de lixiviação, segundo a NBR 10.004

Fonte: Cultri, 2008 Nota-se que os resíduos da indústria calçadista, principalmente os resíduos de couro são considerados altamente perigosos, tóxicos pelo fato de que contêm cromo hexavalente Dado que a periculosidade de um resíduos se refere a característica apresentada pelo mesmo, que, em função de suas propriedades físicas, químicas ou infecto contagiosas possam apresentar riscos a saúde pública, provocando ou acentuando, de forma significativa, um aumento de mortalidade por incidência de doenças e ou riscos ao meio ambiente, quando o resíduos e manuseado, destinado e disposto de forma inadequada. A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, CETESB, através da Decisão de Diretoria nº 145/2010/P de 11 de maio de 2010, dispõe sobre a aprovação do Procedimento de gerenciamento de resíduos de aparas de couro e de pó de rebaixadeira oriundos do curtimento ao cromo. A Figura 1, a seguir, mostra o fluxograma roteiro para caracterização de couro. Nesse sentido, esse trabalho apresenta a importância do gerenciamento de resíduos de couro e demais resíduos para as atividades coureiro calçadistas e demonstra a situação de uma empresa perante o assunto.

– 364 –


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.