Anais do 4o Simpósio de Tecnologia em Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Page 369

Estudo da Coleta Seletiva no Município de Jaú-SP Cristina de Almeida OLIVEIRA1 Kátia Sakihama VENTURA²

Resumo Em Jaú, a coleta seletiva é executada pelo município e através de carrinheiros e carroceiros que atuam nas ruas da cidade. No entanto, pouco se sabe sobre o sistema de organização destas pessoas que atuam na coleta de materiais recicláveis em Jaú. Nesse contexto, o presente trabalho teve o intuito de investigar o funcionamento da coleta seletiva no município, a partir de entrevista a carrinheiros do bairro Cila de Lúcio Bauab, localizado a Nordeste do município. O questionário elaborado teve o objetivo de identificar algumas características sobre o perfil socioeconômico, o modo de atuação e trabalho na coleta de materiais recicláveis, bem como os materiais coletados pelos carrinheiros. Entre os resultados, foi possível observar que a maioria dos entrevistados é do sexo feminino, não faz parte de cooperativa ou associação, e grande parte não possui outra fonte de renda além daquela proveniente da coleta de materiais recicláveis e está na faixa etária entre 25 a 69 anos. Foi possível concluir que a coleta seletiva municipal não atende às orientações dadas pela Política Nacional dos Resíduos Sólidos, uma vez que não contempla Associações ou Cooperativas de Catadores na execução do serviço, porém, demonstra interesse no tema como futuro projeto socioambiental. Palavras-chave: resíduos sólidos urbanos, coleta seletiva, reciclagem, catadores, cooperativas.

1. Introdução A geração dos resíduos sólidos tem sido um problema para a maioria das cidades brasileiras devido ao aumento populacional, a compra e descarte a curto prazo de bens e ao estímulo ao consumismo de materiais. A falta de investimentos e preocupações com o saneamento faz com que a maior forma de disposição seja os lixões, os quais recebem uma boa parte dos resíduos sólidos recicláveis. Investir em coleta seletiva é uma alternativa socioambiental que pode apoiar a formação de trabalhadores de forma organizada, ao mesmo tempo, que gera emprego e renda para essa mão de obra. Além disso, possibilita a logística reversa dos materiais com potencial de reciclagem. 1. Faculdade de Tecnologia de Jahu – cris.fatec_ambiente@hotmail.com. 2. Faculdade de Tecnologia de Jahu – katiaventura@yahoo.com.br.

– 353 –


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.