Anais do 4o Simpósio de Tecnologia em Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Page 277

Anais - 4o Simpósio de Tecnologia em Meio Ambiente e Recursos Hídricos – FATEC - Jahu

Para Brandão, citado por Segura (1999:39): “Um sentimento de si mesmo (...) pode e deve ser um verdadeiro fundamento das crenças pessoais e solidárias de todos nós. Esta é uma aproximação a uma busca de verdade que todos nós estamos construindo juntos. E, se muitas coisas nos irmanavam antes, esta consciência (sobre o valor da vida) lógica e efetiva de uma tal dimensão de pertencimento deve nos irmanar ainda mais”. De acordo com Ab’Saber (1991), a educação ambiental deve objetivar “o próprio aperfeiçoamento do individuo, o qual, ao praticar ações pode firmar compromissos com o meio ambiente. Conforme, ele entende a si mesmo e aos outros, a possibilidade de conquistar a autonomia se fortalece. Com isso ocorre a sensibilização da pessoa ao passar para a condição de considerar tais sentimentos como condicionantes da ação”. Quando o indivíduo se sente pertencente a algum lugar, ele busca a melhoria da qualidade de vida tanto nas questões ambientais, quanto nas sociais, semeando assim o princípio da co-responsabilidade. Então, analisar a percepção do grupo de trabalho é muito importante para se entender a relação de cada um com o meio onde está inserido, com a natureza e tudo ao seu redor, já que segundo PALMA (2005) “a percepção é a interação de um individuo com o meio, onde essa é realizada através de nossos órgãos sensoriais. Além do uso desses sentidos, precisamos ter interesse (baseado em nossos conhecimentos, cultura, ética e postura) em algum objeto para que possamos ter a verdadeira “percepção”. Por isso as pessoas possuen diferentes percepções sobre o mesmo objeto”. Perceber é fotografar os sentimentos de uma imagem em um momento individual ou coletivo. Esta imagem pode ter cheiro, ter cor, pode ter sabor, pode fazer rir ou chorar. Podemos querer sempre lembrar ou fazer de tudo para esquecer. Perceber é viver imagens. (SAMMARCO, 2005, p. 66).

Estas imagens são o ponto de partida para o contato entre as pessoas e o meio ambiente que estão inseridas, pois elas confrontam a realidade através do que veem e incorporam seus ideais nestas imagens, podendo a partir destes fazer uma avaliação da qualidade desses espaços ambientais (PILOTTO, 1997; SAMMARCO, 2005). A maior dificuldade em realizar a percepção ambiental, seria devido ao nosso atual modelo de civilização, o qual somos desvinculados do meio natural, não enxergando nossas atitudes e consequências (PALMA, 2005). Portanto, de acordo com Palma (2005), a percepção ambiental pode ser usada como um instrumento de Educação Ambiental, pois ela aproxima o ser humano do meio natural, fazendo com que estejam aptos a enfrentar problemas socioambientais (através de valores éticos, culturais e políticos). Ou seja,

– 261 –


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.