Anais do 4o Simpósio de Tecnologia em Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Page 251

Anais - 4o Simpósio de Tecnologia em Meio Ambiente e Recursos Hídricos – FATEC - Jahu

Nota-se também, que os entrevistados consideram que tanto o Governo como as próprias pessoas pensam mais em lucro do que no ambiente. Podemos ver que o desenvolvimento econômico e o meio ambiente ainda são pensados como sendo antagônicos, embora para que haja a sustentabilidade, conservação e preservação de áreas verdes é necessário que a parte econômica esteja envolvida também, como diz alguns dos entrevistados: “Não. A cultura brasileira não favorece. É Muito particular de cada prefeitura. Por capitalismo. Os prefeitos só pensam em lucrar com as vendas de terra.” (Morador 1) “Há pouco investimento e pouca manutenção, mas já existentes. São lugares que precisam de constantes manutenções e cuidados específicos.” (Professor 9)

O meio ambiente, segundo os entrevistados é considerado como o local em que vivemos, porém se esse é o local em que vivemos, onde fazem parte tanto o meio urbano como o natural. Porém nesse ambiente devido a tantas formas de “chamar a atenção” do ser humano, os mesmos não se preocupam com o natural. Os entrevistados sabem que precisam do meio ambiente para viver, porém ao pensar que tudo é infinito, não dão preocupação, assim como o próprio incentivo da mídia e de toda tecnologia não ajudam. Uma forma de tentar aproximar o ser humano com sua natureza novamente é através de campanhas e utilização da educação ambiental, pois essa está ligada a em educar as pessoas para as questões ambientais e formar cidadãos mais conscientes de si e de seus atos. Observa-se também que os professores não pensaram em utilizar o bosque para vivencias com seus alunos, muitos deles por não conhecer: “Ate então não, pois não conhecia.” (Professor 3)

Em relação aos dados obtidos das oficinas realizadas com os alunos (10 a 15 anos), muitos deles fizeram perguntas com relação às áreas verdes, o que serviu como forma de aproximá-los do meio ambiente. Porém poucas foram as crianças que desenharam o Bosque ou outra área verde. Com isso foi observado que as crianças optaram por desenhar o que é fundamental, ou seja, suas casas, árvores e as ruas, pois é onde passam quase todo seu tempo livre, quando não estão na escola:

– 235 –


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.