Anais do 4o Simpósio de Tecnologia em Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Page 149

Anais - 4o Simpósio de Tecnologia em Meio Ambiente e Recursos Hídricos – FATEC - Jahu

nimas estabelecidas na lei o município de Bariri-SP tem 3,81% de seu território como área de preservação permanente (APP) valor que em linhas gerais, dado o tamanho do município não é um valor elevado e por isso mesmo poderia ser respeitado. Uma vez construído os dois cenários (Real e Ideal) foi realizado a sobreposição através do comando “overlay” do Idrisi Taiga resultando no mapa de áreas de preservação permanente que estão ou não em conformidade apresentado na figura 6.

Figura 6

Resultado da sobreposição dos cenário real e ideal, configurando um mapa de áreas de APP que estão ou não em conformidade com a legislação. Fonte: Processamento realizado no software Idrisi Taiga utilizando Cartas Topográficas do IBGE 1 : 50.000 e Imagens do Google Earth.

O resultado da sobreposição foi o “Mapa de APP’s que estão ou não em conformidade com a legislação” de onde foi possível extrair os valores das áreas que estão ou não em conformidade sendo que as áreas em conformidade somam uma extensão de 2,675 km²; que correspondem a uma porcentagem de 15,81% das áreas de APP e 0,60% da área do município. Já para as áreas em não conformidade temos 14,243 km² que correspondem a uma porcentagem de 84,19% das áreas de APP e 3,21% da área do município. Como já elucidado na metodologia para a construção dos mapas de áreas prioritárias seguimos as indicações do IMAFLORA (2008) que dizem respeito às nascentes (1º critério) e as áreas com elevado potencial de erosão (2º critério). As áreas com elevado potencial de erosão foram levantadas através do mapa de Potencial de Erosão (Figura 7) – 133 –


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.