7 minute read

Agregados Plaquetários na HOF

Os agregados leucoplaquetários são materiais autólogos derivados da centrifugação sanguínea, em que leucócitos e plaquetas são confinados em uma densa rede de fibrina responsável pela liberação de diversos fatores de crescimento.

Consiste na coleta de sangue venoso do paciente em tubos de vidro e centrifugação em rotações pré-definidas. Dessa forma é possível obter um material autógeno, de alta qualidade e grande aplicabilidade clínica.

Advertisement

De um modo geral, os agregados leucoplaquetários são denominados PRP (Plasma Rico em Plaquetas), PRF (Fibrina Rica em Plaquetas) e i-PRF (Fibrina Rica em Plaquetas Injetável) Têm sido utilizados com a finalidade de entregar fatores de crescimento diretamente aos tecidos e desta forma melhorar e acelerar o processo cicatricial.

A principal diferença entre o PRP e a PRF está no modo de aglutinação destes componentes celulares: no PRP utiliza-se um tipo específico de trombina associada ao cloreto de cálcio para dar início a cascata de coagulação, permitindo um maior tempo de trabalho ao operador, enquanto na PRF a coagulação é alterada de forma natural durante a centrifugação, o que torna a realização da técnica mais simples.

A versão líquida da PRF (i-PRF) foi desenvolvida com a possibilidade de ser injetada ou agregada a diversos biomateriais. E pode ser utilizada na realização de vários tratamentos na Harmonização Orofacial, assim como o PRP, para estimular a síntese da matriz de colágeno e elastina, melhorando a qualidade dérmica, oleosidade, edemas, hematomas, rugas finas e profundas, marcas de expressão, agregador de colágeno nos lábios e muitos outros.

Resultados podem ser notados desde a primeira aplicação, porém são potencializados após mais sessões realizadas em um período de 30 a 45 dias de intervalo.

Assim, estes tratamentos passaram a ser considerados queridinhos dentro da Harmonização, pois além de poderem ser injetados diretamente nos tecidos, podem ser associados a diversos procedimentos, como fios, indução percutânea de colágeno, bioestimuladores, ozonioterapia e laserterapia. Melhorando a espessura dérmica, pois favorece a disposição de fibras de colágeno de forma mais organizada e paralela, além de aumentar as fibras de elastina, favorecendo o desaparecimento de linhas de expressão.

A terapia de rejuvenescimento facial utilizando fatores de crescimento autólogos é considerada uma abordagem natural em contraste com fatores de crescimento exógenos, podendo ser denominada de bioestimulador autólogo.

DRA. LUCIMAR SCHIMMACK PEDRO

CRO/PR 15375 | Odontologia

CURRÍCULO

• Mestre e Especialista em Ortodontia • Especialista em Harmonização Orofacial • Laserterapeuta e Ozonioterapeuta habilitada pelo CFO • Membro da SBTI - Sociedade Brasileira de Toxina e Implante • Speaker da Meiskin Swiss- Peptídeos Botulínicos

44 99117-2779 | 44 3228-2779 INSTITUTO MMACK - HARMONIZAÇÃO OROFACIAL: Av. Pedro Taques, 3577 - Maringá - PR @instituto_mmack | @lucimar_schimmack

Inteligência artificial para área médica! Como funciona, exemplos e aplicações.

Entender o que é Inteligência Artificial (IA) É essencial para os profissionais da área da saúde que desejam se modernizar nesse mercado que cresce exponencialmente e avança em ritmo acelerado. Nos próximos dois a três anos, os pioneiros no setor terão conquistado uma enorme vantagem sobre os concorrentes. Nesta publicação apresentamos nossa visão sobre essa nova tendência e sobre como aproveitá-la em seus negócios.

Esse avanço elevado está em todos os segmentos. Isso porque ela é uma das principais tecnologias disruptivas da atualidade, tendo o potencial de modificar consideravelmente o modo de funcionamento das organizações. De acordo com a Global Consumer Insights Survey estima-se que o mercado projetado dessa tecnologia em 2022, terá 724,2 milhões de dispositivos conectados em 2022.

A previsão faz parte de estudo apresentado pela Cisco, durante o Cisco Live!, realizado em Cancún. O report aponta ainda que, daqui a cinco anos, cada pessoa terá pelo menos três dispositivos conectados e usufruindo de inteligência artificial para otimizar tarefas.

Há um potencial benéfico para organizações que adotaram essa tecnologia.

Exemplo da clínica de implante capilar Lionderm que adotou e implantou inteligência artificial e automação para interagir e auxiliar os paciente e funcionários com procedimentos repetitivos do dia a dia: agilizando, otimizando tempo e proporcionando um conforto maior para todos os usuários. Isso porque ela vai além da automação mecânica, englobando processos cognitivos, que geram uma capacidade de aprendizado graças a sistemas que analisam grandes volumes de dados, possibilitando a elas ampliarem seus conhecimentos e tomadas de decisões.

Uma solução de IA envolve um agrupamento de várias tecnologias, como redes neurais, redes lógicas, artificiais, algoritmos, sistemas de aprendizado, automação entre outros que conseguem simular capacidades humanas ligadas à inteligência. Por exemplo, o raciocínio, a percepção de ambiente e a habilidade de análise para a tomada de decisão.

Podemos dizer que o conceito de IA está relacionado à capacidade de soluções tecnológicas realizarem atividades de um modo considerado inteligente. IAs também podem “aprender por si mesmas” A Inteligência Artificial (IA) também é um campo da ciência, cujo propósito é estudar, desenvolver e integrar máquinas para realizarem atividades humanas de maneira autônoma. Também está ligada à robótica, ao Machine Learning (Aprendizagem de Máquina), ao reconhecimento de voz e de visão, entre outras tecnologias.

Quais são os principais benefícios da IA?

A Inteligência Artificial é capaz de gerar vantagens para os negócios. Veja algumas das principais adiante!

Melhora na tomada de decisão

A IA pode auxiliar na simplificação de processos de análise, especialmente uma empresa que presa pela tomada de decisão baseada em dados (data-driven). Isso porque ela é capaz de organizar e conferir maior clareza a dados “nebulosos” ou “confusos”, os quais dificultam o estabelecimento de estratégias. Um sistema de Inteligência Artificial pode desenvolver processos que envolvem correlações, regressões, estruturação de análises dos dados gerados etc. que servem de base para executivos tomarem decisões. Principalmente se estiver vinculada a uma solução de Big Data, que é capaz de lidar com um gigantesco volume de dados não estruturados.

Comodidade e escalabilidade

Uma solução de IA virtual é capaz de empregar algoritmos para realizar segmentações mais precisas, de modo a sugerir mercadorias sintonizadas com os perfis de consumidores analisados. Isso aumenta as chances de se desenvolver boas estratégias comerciais.

A IA também tem alto nível de replicabilidade de processos, já que os sistemas que a compõem são capazes de realizar as mesmas análises diversas vezes. Isso assegura que qualquer fluxo de trabalho se torne escalável.

A obtenção de informações relevantes de relatórios também pode se tornar mais rápida. Isso porque já há algoritmos de text mining (mineração de textos) capazes de analisar um documento e encontrar informações nele.

Esses fatores geram comodidade, já que são feitos de maneira mais rápida e simplificada pela solução de Inteligência Artificial.

Aumento da automação

A IA contribui para automação de atividades lógicas, analíticas e cognitivas, gerando maior velocidade no tratamento de informações. Isso serve como complemento à au-

tomação das tarefas físicas, especialmente da produção, que costuma ser propiciada por máquinas robóticas.

Redução de tempo, erros, de riscos e de custos operacionais

Uma solução de Inteligência Artificial pode ser empregada no monitoramento de máquinas e sistemas computacionais da empresa. No caso dos equipamentos, ela pode usar dados de sensores, de câmeras, de registros em softwares de monitoramento analítico leitores facial, dentre outras fontes. Em relação aos sistemas, suas informações são provenientes de bancos de dados, de relatórios, de históricos etc.

Graças aos conteúdos obtidos, ela tem a capacidade de descobrir gargalos, falhas e outros pontos fracos nos processos da empresa, diminuindo erros e aumentando a eficiência operacional. Isso reduz custos e evita dificuldades para as equipes.

Aliás, dá até para realizar previsões sobre eventuais dificuldades, para que a empresa tome providências a tempo. Tal fato se dá porque ela gera diagnósticos de diversos setores e processos, contribuindo para o mapeamento de riscos (e também de oportunidades). Para tanto, ela pode checar frequentemente indicadores-chave de desempenho do negócio, com o propósito de relatar possíveis empecilhos às equipes.

Outro ponto interessante é que seus processos de análise costumam apresentar baixo custo. Ela também contribui para que haja maior nível de acerto nas estratégias definidas pelos gestores, que tiveram por base os dados coletados e processados pela IA.

Atendimentos otimizados ao público

A Inteligência Artificial pode otimizar o atendimento oferecido ao público em diferentes aspectos, como na entrega de uma comunicação mais eficiente, no aumento da agilidade em transações e em uma personalização ampliada. De acordo com uma pesquisa da PWC: • 60% dos consumidores ouvidos concordam que a IA pode diminuir o tempo necessário para conseguir respostas e simultaneamente, ser bastante adaptada às suas preferências; • 38% dos consumidores concordam que a Inteligência Artificial pode fornecer uma

“experiência pessoal personalizada superior”.

Vale a pena ressaltar que, anualmente, US$62 bilhões são perdidos por causa de um insatisfatório serviço ao cliente oferecido pelas empresas. A Inteligência Artificial pode contribuir para a redução dessa perda.

JULIANO CALIN Proprietário da empresa (BetaDigital)