ANVISA - Guia de Controle de Qualidade

Page 101

a variação do valor do pH ao mesmo tempo em que se acrescenta o ácido: para uma solução simples de hidróxidos de sódio ou de potássio, o fim da titulação corresponde a uma variação precisa do valor do pH registrado. A curva de titulação normal pode ser modificada pela presença das seguintes substâncias: a) Amônia e outras bases orgânicas fracas, que apresentam, elas próprias, uma curva de titulação bastante plana. Nesse caso, a amônia é eliminada por evaporação sob pressão reduzida, à temperatura ambiente. b) Sais de ácidos fracos, que podem originar uma curva de titulação com vários pontos de inflexão. Nesse caso, só a primeira parte da curva, até o primeiro desses pontos de inflexão, corresponde à neutralização do íon hidroxila proveniente dos hidróxidos de sódio e de potássio livres. Preconiza-se outro procedimento de titulação no álcool, quando é indicado que existe uma interferência excessiva dos sais de ácidos inorgânicos fracos. Ainda que seja teoricamente possível encontrar outras bases fortes solúveis, tais como hidróxido de lítio ou hidróxido de amônio quaternário, que dão um pH elevado, a sua presença nesse tipo de produtos cosméticos é altamente improvável.

2.13.3. Descrição do Método - Identificação

2.13.3.1. Preparo de Soluções Solução tampão alcalina de referência de pH 9,18 a 25ºC: solução 0,05M de tetraborato de sódio.

2.13.3.2. Procedimento Aferir o potenciômetro por meio da solução tampão de referência. Preparar uma solução ou dispersão a 10% do produto a analisar, em água, e filtrar. Determinar o pH. Se for igual ou superior a 12, é necessário efetuar um doseamento.

2.13.4. Descrição do Método – Doseamento

Guia de Controle de Qualidade de Produtos Cosméticos

101


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.