Revista perfil one edição 10

Page 1


2



4



6



8



10


QUALIDADE DE ENSINO QUE SEU FILHO MERECE.

DO BERÇÁRIO AO ENSINO FUNDAMENTAL

NATAÇÃO • MUSICALIZAÇÃO • BALLET • JUDÔ • FUTEBOL AULAS DE NUTRIÇÃO • ATENDIMENTO INDIVIDUALIZADO • INGLÊS

Rua Raul Pires Barbosa, 1583 Bairro Chácara Cachoeira II (67) 3341-0990 (67) 99266-3036


COMPORTAMENTO

Texto: Douglas Queiroz Fotos: Internet

INSTAGRAM

PREJUDICA SAÚDE MENTAL DOS JOVENS

Instagram pode ser o pior rede social para a saúde mental dos jovens, segundo uma pesquisa do Reino Unido. Na enquete realizada, 1.479 pessoas com faixa etária dos 14 e 24 anos avaliaram os aplicativos os quesitos como ansiedade, depressão, solidão, bullying e aparência. As organizações de saúde mental pediram para as empresas manterem os aplicativos para aumentar a segurança dos usuários, na resposta o Instagram disse que sua principal prioridade é manter a plataforma como um lugar "seguro e solidário" para os jovens.

12


A pesquisa realizada pela da Sociedade Real para Saúde Pública (RSPH, na sigla em inglês) na Grã-Bretanha, sugere que as plataformas criem o aviso, através de um pop-up, toda vez que houver uso excessivo das redes sociais, e que identifiquem usuários com problemas de saúde mental. O Instagram diz que existe ferramentas e informações de como lidar com o bullying e avisa os usuários sobre conteúdos de diversas páginas. O estudo afirmou que "as redes sociais podem estar alimentando uma crise de saúde mental" entre jovens. No entanto, ela também pode ser usada para o bem. O Instagram, por exemplo, teve um efeito positivo em termos de autoexpressão. Cerca de 90% dos jovens usam redes sociais - mais do que qualquer outra faixa etária -, o que os torna especialmente vulneráveis a seus efeitos, apesar de não estar exatamente claro quais seriam estes no momento.


SAÚDE

Texto: Douglas Queiroz Fotos: Internet

INCIDÊNCIA DA MENINGITE

AUMENTA NO INVERNO

A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por diversos agentes infecciosos, como bactérias, vírus, parasitas e fungos, ou também por processos não infecciosos. As meningites bacterianas e virais são as mais importantes do ponto de vista da saúde pública, devido sua magnitude, capacidade de ocasionar surtos, e no caso da meningite bacteriana, a gravidade dos casos. No Brasil, a meningite é considerada uma doença endêmica, deste modo, casos da doença são esperados ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais, sendo mais comum a ocorrência das meningites bacterianas no inverno e das virais no verão. A meningite bacteriana é a mais grave de todas. Ela ocorre geralmente quando a bactéria entra na corrente sanguínea e migra até o cérebro. Pode acontecer, também, de a doença ser desencadeada após uma infecção no ouvido, fratura ou, mais raramente, após alguma cirurgia. Existe mais de uma bactéria capaz de transmitir a doença.

14


Já a meningite viral pode ser causada por diversos tipos de vírus e é a forma mais comum e menos perigosa de meningite, pois muitas vezes nem exige tratamento. Os vírus causadores da meningite podem ser transmitidos via alimentos, água e objetos contaminados e são mais comuns entre o fim do verão e o começo do outono. Dr. Alberto Jorge Félix Costa CRM-MS 1266, diretor técnico responsável da Imunitá destaca também que a idade é um fator importante nessa doença. “Crianças de até um ano de idade são as principais vítimas de meningite, por isso a imunização nesse período é fundamental”, explica o médico que também é pediatra. Hoje há diversas vacinas contra a meningite. O sistema público de saúde fornece somente a proteção contra a meningite C, a mis prevalente no país. Nas clínicas privadas é possível imunizar-se também das meningites B e ACWY, ampliando assim significativamente a cobertura vacinal, especialmente dos lactentes, os mais suscetíveis e vulneráveis. Essas vacinas já podem ser realizadas após os 2 meses de vida. A doença meningocócica possui um carácter epidêmico, assim como alta taxa de mortalidade, sendo ainda mais importante a sua prevenção.


FAZENDO A DIFERENÇA

Texto: Nathalia Pelzl Fotos: Arquivo pessoal

PARA AGRADECER

EMPRESÁRIO CRIOU PROJETO PARA ENSINAR INGLÊS DE FORMA GRATUITA

O que você faria se reprovasse em algo que se dedicou tanto? Desistiria? Felipe Dib, empresário, é a prova de que desistir não é opção. Reprovado no curso de inglês, insistiu para que os pais o deixassem concluir os estudos na Nova Zelândia. Após concluir o ensino médio, trabalhou como pedreiro, garçom e jardineiro para poder viver longe de casa. A mãe morrendo de saudades do filho insistiu para que ele voltasse, até que conseguiu convence-lo. Em casa novamente e sem saber o que fazer, voltou à escola de inglês em que havia reprovado. Óbvio que quando chegou procurando emprego as pessoas perguntaram o que ele estava fazendo ali, considerando que ele tinha reprovado. "Quando cheguei na escola as pessoas me perguntaram se eu estava louco, mesmo assim eu fiz a prova passei e seis meses depois já estava lecionando inglês'.

16


Motivado iniciou a graduação de Relações Internacionais, pós-graduação em Ensino e Aprendizado de Língua Inglesa, viajou para vários países e estava tudo impecável até outubro de 2011, onde foi vitima de dois acidentes, sendo que em um deles quase perdeu a vida. "Foi um milagre e como forma de agradecer a Deus eu comecei a postar vídeos no YouTube para a gurizada que queria aprender inglês, depois o site Você Aprende Agora". Esse curso é feito em plataforma digital e possui custos apenas para os clientes que fizerem a adesão da plataforma VIP, é possível fazer inglês em casa, no trabalho, no carro, pelo celular. Atualmente, com mais de 20 mil alunos e cerca de 20 milhões de aulas já assistidas, além de operações no México com o Tu Aprendes Ahora (Site em espanhol que ensina inglês) e o You Speak Now na China (Onde há uma professora que fala mandarim e ensina inglês).Crianças, jovens, adultos e até idosos assistem as aulas e mandam vídeos com relatos de que conseguiram dar uma informação, emprego até mesmo fora do Brasil. "Thank you very much. I'm Felipe Dib. See you nextclass", encerra Felipe.


NEGÓCIOS

Texto: Douglas Queiroz

DO CENTRO PARA OS BAIRROS Foto: Fernando Augusto

COMÉRCIO AUMENTA NAS REGIÕES PERIFÉRICAS E TRAZ BENEFÍCIOS PARA EMRESÁRIOS E CLEINTES

Letícia revela que o faturamento dobrou após mudar sua loja para um bairro

Vantagens no preço dos aluguéis, comodidade e proximidade com o consumidor são alguns dos fatores que vêm colaborando com a migração de empresas para as áreas periféricas da capital. Conforme o presidente da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG), João Carlos Polidoro, o custo operacional mais baixo que os da área central e de outras localidades nobres se torna um dos motivos dessa modificação. “Junto a isso houve uma mudança no comportamento do consumidor, que passou a perceber que em seu bairro também existe produto de qualidade e com bom preço, tanto que, hoje, vemos um movimento inverso ao que estávamos habituados no passado, pois as empresas dos bairros estão atraindo consumidores de regiões distantes de onde estão situadas”, explica Polidoro.

18


Foto: Picarelli Junior

Camila e Thomaz viram no bairro uma ótima oportunidade de negócio

A consultora de Gestão de Empresas Ana Carla Castello, credenciada ao Sebrae, analisa que a cidade cresceu muito, as distâncias aumentaram e a velocidade de se obter o que é importante com atendimento de necessidades relativamente imediatas, bem como a comodidade da entrega, em alguns casos, se tornaram fatores de escolha na hora de consumir, causando uma retomada do comércio nos bairros. “Isso não significa que os pequenos empreendimentos não se profissionalizaram, mas que as relações de negócios nos bairros estão se modelando com estruturas mais enxutas, criação de redes de pequenos empreendimentos e mais atenção por parte dos empresários sobre o que realmente pode dar certo naquele bairro”, explica a consultora. Com duas lojas no ramo de presentes criativos, a Giftmania, a empresária Letícia Breda de Oliveira Borges, 28, e o sócio Luan Winckler Borges, 28, não estavam satisfeitos há algumtempo com a localização de uma delas, por estar em uma via muito rápida e com pouca visibilidade, e a outra, que estava em um shopping, não estava dando o retorno que esperavam. Por isso, fecharam a loja do shopping e mudaram a outra loja para uma região em um bairro, descentralizada. “O que nos levou a mudar para o bairro é que percebemos o crescimento do comércio nos bairros. Uma forte tendência, acredito, além do que continuaríamos perto da nossa antiga clientela, visto que ainda estamos próximos do antigo endereço, só que em um local mais amplo e visível, e com mais possibilidades de atrair novos clientes”, comenta a empresária. De acordo com ela, a decisão foi certa e os resultados vieram rapidamente. Assim que mudaram para o bairro, ouviram de clientes que a nova localização foi acertada pois não querem mais se deslocar até o centro para comprar um presente ou até mesmo aos shoppings centers, ou por ser longe ou por ser difícil para estacionar e etc. “Nosso faturamento dobrou depois que mudamos para o bairro. Acredito que fizemos a escolha certa ao mudarmos para cá. Na verdade, me arrependo de não termos mudado antes”, diz Letícia.

Após fazer um plano de negócio e analisar a carência de uma barbearia no bairro Carandá Bosque em Campo Grande, os empresários Camila Basso, 36, e Thomaz Alves Correia, 37, decidiram abrir mais uma unidade da sua empresa 262 Kustom Shop.. “Tínhamos medo de impactar nossa clientela da unidade no centro, mas isso não aconteceu, pois agora temos um público mais família. A resposta foi rápida, superou nossas expectativas, pois o custo fixo menor que o bairro proporciona é uma ótima opção de negócio”, avalia Thomaz. E para quem deseja e planeja abrir um comércio em regiões periféricas, a consultora Ana Carla dá algumas dicas que servem como base para o futuro empreendimento. “Na hora de escolher o empreendimento para bairros é muito importante: conhecer o máximo possível sobre o estilo de vida dos moradores e comportamento de consumo daquele bairro; ver empreendimentos já existentes, e possível diferenciação do empreendimento escolhido; mobilidade da população daquele bairro e acessibilidade a produtos e serviços que desejamos comercializar e o fluxo de passantes na região, tanto para moradores locais quanto para de regiões próximas”, sugere a consultora.


TECNOLOGIA

Texto: Helton Roberto Oliveira da Silva Publicitário, Pós-graduado em Gestão e Estratégia de Marketing Fotos: internet

MOBILE MARKETING

A PUBLICIDADE NAS SUAS MÃOS

Presente em todas as classes sociais, os dispositivos móveis invadiram as vidas das pessoas, mudaram os seus hábitos, seus conceitos e suas formas de se comunicar, criando o que chamamos de consumidor móvel. Se antes apenas conversávamos no celular, hoje fazemos uma infinidade de coisas que vão muito além da navegação na internet. O consumidor móvel escuta a sua estação de rádio favorita no celular e pode interagir com ela usando o seu Whatsapp, o seu Facebook ou outros diversos aplicativos. Pode fazer suas compras online nos mais variados locais e mesmo em movimento, sem estar preso a qualquer ambiente como era feito anteriormente com os computadores.

20


Com um olhar totalmente voltado para esse mercado cheio de possibilidades, o marketing também teve que se inovar, difundindo e aprimorando ainda mais o conceito de Mobile Marketing, que se resume em estratégias mercadológicas nas diversas plataformas de dispositivos móveis. Toda e qualquer empresa que ainda queira se manter competitiva no mercado, deve estar preparada para ingressar nesse mundo da mobilidade digital, pois a proposta do Mobile Marketing, graças às soluções móveis atuais, é acompanhar o seu consumidor por onde quer que ele vá e o tempo todo, o que não seria possível através dos meios tradicionais. Com estratégias Mobile Marketing bem formadas, é possível estreitar ainda mais as relações do consumidor com as empresas, pois a comunicação de uma empresa com o seu consumidor através de um dispositivo móvel é muito mais pessoal e direta, permitindo ainda em alguns casos a colheita de informações como a localização e hábitos dos consumidores. Essas informações são tão importantes que uma empresa pode, em tempo real, utilizar as tecnologias de GPS e internet, para influenciar a compra de um consumidor que está em uma loja física. Isso é possível se uma empresa conseguir os dados de localização do dispositivo móvel de seu cliente, assim ela pode programar ações sempre que o mesmo se aproximar de uma loja física de um concorrente, disparando ofertas especiais como exemplo. Por isso é importante que todas as empresas entendam que se o consumidor é móvel, elas também devem se tornar móveis, ingressando nesse universo e tentando de alguma forma estreitar o relacionamento com os seus clientes.


22


ensaio

GESTANTE

newborn e famĂ­lia

F O T O G R A F I A /juniorpeterossi

/juniorpeterossi

www.juniorpeterossi.com.br

( 6 7 ) 9 9 9 8 4 10 0 2


ARTE DA MODA

Texto: Francielly Manfrin Tamiozo pelo programa Arte da Moda Fotos: Arquivo pessoal

DE TENDÊNCIA A COMPORTAMENTO

É PRECISO FALAR SOBRE SUSTENTABILIDADE

'Quem fez minhas roupas', movimento do Fashion Revolution para tracar mercados de trabalho escravo

Se você é assíduo nas redes sociais, já sabe bem que a ‘sustentabilidade fashion’ está entre os trend topics, não é mesmo? Porém, o que antes era apenas uma tendência, ganhou vastas proporções e promete se tornar um dos maiores movimentos da História da Moda. Afinal, com uma população que cresce desenfreadamente e não vê seus recursos naturais acompanhando tal demanda, é chegada a hora de todas as indústrias – incluindo a da moda - darem devida importância à responsabilidade sustentável. O conceito de sustentabilidade é antigo. Surgiu em 1713, quando Carl von Carlowitz escreveu o tratado Sylvicultura Oeconomica e deu voz à administração e à produção sustentável que conhecemos hoje. Entretanto, foi só no século XIX que a tendência se voltou para a indústria da moda, quando brechós e bazares deram seus primeiros sinais numa Europa que se preocupava cada vez mais com o consumo desenfreado. Mais recentemente, em meados da década de 1970, o comportamento ganhou força entre movimentos hippie que buscavam uma produção mais orgânica de roupas.

24


As primeiras marcas de moda surfwear foram as marcas fabricantes de pranchas e depois vieram as mais famosas como: hang Tem, Kanvas, by Kantin`s Korner. A verdadeira razão para se criar roupas de surf era criar um traje adequado para o esporte, como, por exemplo, um bolso dentro da bermuda de nylon para guardar parafina. Assim de ano a ano os fabricantes e estilistas envolvidos neste universo foram trazendo mais e mais especificidade ao segmento. Bermudas, moletons estilosos, camisetas com estampas praianas, isto é o surfwear, uma quebra de paradigmas para quem não gosta de normas. Hoje existem avançadas técnicas que são utilizadas em tecidos próprios para moda surfwear e os investimentos da indústria estão cada vez maiores com objetivo de gerar conforto aos adeptos.

Modelos Carol Valente e Naiana Galdeano Fotos Marcio Romano Direção Criativa e Stylist Marcia Dornelles @marcia_dornelles Marcas do editorial – Pontal do Surf - Bum Bum Biquinis - Panna Jóias Agradecimento- Shapper Jorge Lopes Rainha


MODA INFANTIL

Texto: Rachel Vieira Fotos: @clickandsoul

CAIXINHA DE SURPRESA

Quando vem aquela notícia: Você vai ser mamãe.. vai ser papai... até mesmo quando a decisão é adotar uma vida preciosa, a chegada dos pequenos é sempre uma caixinha de surpresas. Isso mesmo! Um presente em nossas vidas! Com tanto amor assim não poderia faltar o vermelho no look dos babies Nicolas e Valentina. Essa dica é para looks de festas, embora os pequenos nos surpreendam a todo instante com o charme que é só deles.

26


Modelos: Nicolas e Valentina Look: Maria Chic Chic (67) 99921 – 8448 Fotos: Marilza Guimarães


TURISMO

Texto: Gilbert M. Fico Foto: Arquivo pessoal

PRIMEIRA PENITENCIÁRIA DO MUNDO EASTERN STATE PENITENTIARY PHILADELPHIA REVELA SEUS SEGREDOS E HISTÓRIAS

Eastern State Penitentiary

A sinistra, emblemática e imponente Eastern State Penitentiary é uma das prisões mais antigas e históricas dos EUA. Considerada por alguns como o primeiro edifício moderno da história dos EUA e idealizada numa época em que nem a Casa Branca tinha canalizações, a penitenciaria de Philadelphia foi construída com um sistema de aquecimento, água e esgoto em cada uma de suas celas e abrigou famosos criminosos americanos como “Slick Willie” Sutton e Al Capone. A história da penitenciária começa em 1787. Nenhuma outra cidade desse país sentiu toda a efervescência desse período como Philadelphia, onde delegados se reuniam no Independence Hall para elaborar o que mais tarde se tornaria a Constituição do país. Nesse mesmo ano, a cerca de alguns quarteirões de distância do Independence Hall, na casa de Benjamin Franklin, outro grupo de líderes encabeçados por Benjamin Rush se reunia para debater um assunto totalmente diferente: a reforma das prisões. Tudo isso motivado pela situação deplorável da Prisão em Walnut Street, precursora da Eastern State Penitentiary, localizada logo atrás do Independence Hall, onde homens e mulheres, adultos e crianças, ladrões e assassinos eram encarcerados juntos num local em quedoença, estupro, roubo e morte eram ocorrências comuns sob a conivência dos carcereiros que faziam pouco ou nenhum esforço para proteger os prisioneiros uns dos outros. Ao invés disso, vendiam álcool, comida e vestuário. Não era raro ver prisioneiros morrendo de frio ou fome.

28

Cela Al Capone

Tendo em vista ascondições sub-humanas, este grupo de cidadãos interessados em resolver oassunto, autointitulado de Sociedade Philadelphia de alívio às misérias das prisões públicas, decidiu que isso não deveria continuar dessa forma. E literalmente preparou o terreno para se dar inicio à reforma do sistema prisional não somente na Pennsylvania, mas em todo o mundo.


Al Capone

Slick Willie” Sutton

O presídio Eastern State Penitentiary começou a ser construído em 1822 e inaugurado sete anos mais tarde, provou ser uma maravilha tecnológica,com aquecimento central, sanitários, duchas em cada cela privada. A penitenciária ostentava um “luxo” que nem mesmo o presidente da época Andrew Jackson poderia desfrutar na Casa Branca. O desenho escolhido foi criado pelo arquiteto britânico John Haviland, diferente de qualquer outro visto antes: Com sete asas (tentáculos), com celas individuais que irradiavam a partir de um hub central, no qual os presos teriam celas individuais e um pequeno pátio de sol, evitando que as prisões se tornassem apenas depósitos de material humano. Tenebroso silêncio Os reclusos, além de suas celas solitárias, tinham também acesso a um pátio privado (ao qual tinha acesso 1h por dia) e durante o tempo da sua pena não podiam se comunicar com ninguém! Total silêncio era a palavra de ordem. Os guardas usavam até meias por cima das botas para abafar o som dos passos. Em 1913, o modelo teve de ser abandonado devido à falta de espaço. Com o assustador aumento da população carcerária no estado da Pennsylvania, o sistema de isolamento individual passou a se tornar impossível e praticamente inviável e entrou em colapso, assim a Eastern State Penitentiary foi condenada a mudar seu sistema prisional. Originalmente concebida para armazenar cerca de 300 prisioneiros, na década de 1930 abrigava cerca de 2.000. Mais e mais celas foram construídas no decorrer do tempo, muitas delas abaixo do solo, sem janelas, luz ou esgoto. Eventualmente, a solidão não era a redenção, mas sim um terrível castigo.

Na década de 1960, com o sistema penitenciário estadual desmoronando, os princípios corregionacionais já tinham sido abandonados havia muito tempo e a prisão estava superlotada e não demorou muito para algumas rebeliões despontarem. Houve mais de 100 tentativas de fuga na história dessa penitenciária, que foi contruída à prova de evasão, mas apenas um dos detentos conseguiu escapar sem ser recapturado. Em 1971, a Eastern State Penitentiary oficialmente encerrou suas atividades pelo estado da Pennsylvania. Ao longo dos seus 142 anos de existência, a penitenciária abrigou cerca de 75.000 presos, incluindo o famoso gangster Al Capone que, além da fama, foi um dos únicos com certas regalias, incluindo mobília de luxo, ‘melhor’ localização e ‘serviços’. Declarada um marco histórico nacional em 1965, a prisão foi aberta como um local histórico em 1994. A prisão encontra-se em estado de ruína, objetos abandonados nas celas, feito ainda mais assustador, daquela que foi uma inspiração para tantas outras penitenciarias ao redor do mundo, sendo objeto de estudo por parte de muitos historiadores. Thats it! Onde fica? - Filadélfia Estado da Pensilvânia – EUA - 2027 Fairmount Avenue Horário- Todos os dias das 10:00AM as 5:00PM Tempo de passeio – Reserve no mínimo 2 horas Quando custa? - 12 dólares (guia eletrônico com áudios em inglês e espanhol)


30



Em outubro a festejada Academia Formula Bosque dos Ipês completou um ano de sucesso em Campo Grande. O local escolhido para inauguração da primeira unidade foi o elegante Shopping Bosque dos Ipês, onde foram investidos mais de R$ 4 milhões com os mais modernos e sofisticados equipamentos de musculação numa estrutura planejada distribuídos em 600m² . Comandada pela família Menezes, Paulo Menezes, Breno Menezes, Lourival Cesar Menezes, Dejane Menezes e Lilian Amaro Menezes a academia tem sido considerada uma das melhores opções para quem quer manter um ritmo de vida saudável praticando atividades físicas - “Investimos na rede por ser uma franquia que se destaca com os melhores equipamentos do mercado fitness, todos os ambientes são climatizados, equipe de profissional altamente qualificada, por um preço que cabe no bolso, escolhemos Campo Grande por amarmos esta cidade e acreditarmos em seu potencial de crescimento, as pessoas aqui são exigentes, gostam de malhar e se sentirem bonitas” complementa. A Fórmula conta com 50 academias em 14 estados. Muito frequentada por artistas e socialites que á elegeram como uma extensão de suas casas, a academia Formula ganhou status de academia queridinha dos artistas. A academia Formula Bosque dos Ipês segue os padrões da rede, com uma sala para aulas coletivas, espaço dedicado à atividades funcionais, além de uma sala para a prática de indoor cycle, vestiário e estacionamento gratuito para clientes. A Formula também se destaca por não ser uma academia apenas de “verão”, se sentir bem para pratica de exercícios físicos em qualquer época do ano é uma das principais propostas da franquia. “Estamos muito felizes com o sucesso da academia em Campo Grande, foi muito além do que imaginávamos, a cidade nos acolheu de uma forma incrível, somos muito gratos a isso. A Fórmula Bosque dos Ipês tem uma atmosfera realmente diferente, aqui a gente se sente mais leve, a academia tem que ir alem dos exercícios, precisa ter um estado de espírito, uma identidade. E vem muitas novidades por ai...” Adiantou a diretora geral da academia Dejane Menezes.

32

Fórmula Shopping Bosque dos Ipês Endereço: Av. Cônsul Assaf Trad, nº 4796, Bairro Coronel Antonino. Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 6h às 22h; sábados, das 8h às 14h; domingos e feriados, das 10h às 13h (*) sujeito a mudanças. Estacionamento gratuito por 2h para clientes

INFORME PUBLICITARIO

Academia Fórmula Bosque dos Ipês comemora 1 ano de sucesso



IN PHOTO

GABI PALIGA

Fotos Picarelli Jr | Produção Rachel Vieira 34



36



38



40



42



A Noiva Moderna

Texto: Douglas Queiroz e Nathalia Pelzl

Vivemos em uma momento em que muito se debate sobre a independência feminina, os direitos das mulheres. Essa luta vem desde o século passado, onde as mulheres não podiam nem trabalhar. No ensaio In Photo, a modelo, artista plástica e Miss, Gabriely Paliga, 24 anos, retrata o novo cenário da mulher na sociedade ao interpretar uma noiva da modernidade. A jovem que também apoia a evolução do pensamento feminino diz que o tema foi bem escolhido, pois retrata um momento em que vivemos e com o charme de ser vintage. “Defendo a igualdade de gênero, estamos evoluindo e a busca pela igualdade tem comovido gerações. Essa negligência que sempre existiu com os salários femininos é o que mais incomoda, não há dúvidas de que houve um progresso nas últimas décadas, porém precisamos de mais”. Bem resolvida, quando o assunto é machismo, a Miss opina que a luta ainda é intensa. “O machismo sempre existiu, nossa lei Maria da Penha é recente, e gera muito tabu na sociedade. Minha família é tradicional e conversando com minha avó percebo o quanto essas mudanças são importantes”. Com várias facetas em uma única figura, ela também é um retrato da mulher moderna ao desenvolver várias atividades, lutando por seu espaço. “Costumo planejar minha vida a curto e médio prazo assim consigo focar e ao mesmo tempo percebo que nossos planos e sonhos mudam de acordo com o passar dos anos. No momento estou aprendendo a dançar tango e isso é incrível, também estou conciliando todas as minhas atividades, fui coroada Miss Campo Grande em janeiro e o reinado consiste em uma série de compromissos. Meu objetivo de vida é ser feliz e continuar ajudando as pessoas com projetos sociais”. Créditos Acessórios – Luá Joias Vestidos – Florenza Sposa Noivas e Bella Santa Store Modelo: Gabriely Paliga

44



Fotos e Direção: Picarelli Jr. Ass. de Fotografia: Fernando Augusto Styling: Julian Medina Produção de Moda: Rachel Vieira Make: Aline Gimelli Hair: Denise Macedo Locação: Monarca Barbearia

46



48



ESPORTE

Texto: Nathália Pelzl Fotos: Fernando Augusto

ACROYOGA FORTALECE O CORPO E A MENTE

Uma prática nova aqui no Brasil, o Acroyoga vem ganhando cada vez mais adeptos. Vinda dos Estados Unidos, esta técnica integra yoga, acrobacia e massagem Thai. Esta atividade é dinâmica, divertida e exige também interação, companheirismo e superação. Acro vem do grego "akros" que significa alto, e Yoga do sânscrito que quer dizer "união".

50


Bárbara Taev jornalista e instrutora de Acroyoga há cerca de um ano, ressalta os benefícios para o físico e mental. "Na parte física é a força, flexibilidade, resistência e na parte mental, como o acroyoga sempre é praticado em duas pessoas ou mais, então a confiança é preciso, tem a troca de energia e tudo isso acaba compondo os benefícios da Acroyoga, além de ser divertido". Para a instrutora uma das melhores partes do treino, é a superação. "A cada postura que a gente consegue executar, a satisfação é incrível. Na minha opinião, é uma das melhores coisas nas aulas, ver a energia e a felicidade da galera sabe? Superação de medos, tenho uma aluna que sempre teve medo de quebrar o pescoço, por causa daquela pressão de mãe e avó. No início ela tinha muito receio, hoje ela faz umas posturas mais avançadas". Consciência corporal se enquadra entre os principais e um dos primeiros benefícios desta prática. A massagem Thai é uma massagem relaxante que ajuda a tirar a tensão da coluna no final do treino. "Só não pode praticar quem tem algum tipo mais grave de problemas ortopédicos.Uma hérnia de disco avançada, problemas graves nas articulações, entre outros.Mas não tem nem limite de idade, tenho aluna de 55 anos." ressalta Bárbara.


BELEZA

Texto: Douglas Queiroz e Nathalia Pelzl Fotos: Internet

LONG BOB É A TENDÊNCIA PELA PRATICIDADE E LEVEZA

Nada melhor do que começar o ano mudando o visual, fazendo aquele corte ou dando uma repaginada na cor não é mesmo? E para ajudar nessa decisão a revista Perfil One entrevistou a especialista Marcela Guedes, da equipe do famoso hair stylist Marcos Proença, para conferir quais são as tendências de corte e coloração. Uma das grandes apostas que permanece segundo Marcela é o corte “Long Bob” pela praticidade e leveza que as mulheres precisam. “Em 2017 estamos sentindo que a tendência que está, e irá continuar, é o corte na altura do ombro, serve para quem quer mudar sem ousar demais e por ser prático combina com vários formatos de rosto, fica moderno e fácil de cuidar”. Com olhar minucioso, ela declara que prefere os cabelos com o aspecto natural. “Sempre levo em consideração a cor da pele e dos olhos para escolher o tom das luzes que irei fazer. Cada mulher é única, tem uma beleza própria e diferente, por isso busco compreender qual a melhor cor e corte para cada uma, por exemplo é preciso levar em consideração a personalidade da pessoa, a profissão que ela trabalha e ver se ela irá se adaptar com um cabelo mais ousado”.

52



LEANDRO GRANVILLE 54


Campo-grandense se destaca em websérie de Aguinaldo Silva Leandro Granville, modelo, ator e músico mudou para o Rio de Janeiro em busca da realização pessoal e seu sonho de infância: ser um ator renomado. Para o jovem essa sempre foi a vocação dele, no entanto, foi apenas na adolescência que surgiu a oportunidade de trabalhar como modelo em São Paulo. O tempo foi passando e a vontade de aprender mais sobre dramaturgia só aumentava, foi então que decidiu investir mais em conhecimento. E deu certo, ele já participou de musicais onde interpretou, dançou, e em um deles interpretou Jesus Cristo, teve participação em uma série da GNT, além de seguir na carreira de modelo. Para ele estudar é o segredo do sucesso. “Temos que estar sempre nos aprimorando e estudando mais, pois todos os dias chegam novos atores no Rio para tentarem a carreira e se não estivermos sempre em busca de melhorar, vamos ficando para trás. Então corro atrás dos meus objetivos. O mercado artístico é muito bom aqui, eu e o Rio foi uma paixão à primeira vista”. O ator revela ainda que a profissão promove novas experiências todos os dias e de certa forma pode criar uma nova percepção nas pessoas. “O que mais admiro na minha profissão é você poder mudar a vida de alguém que está lhe assistindo, é a pessoa se identificar com você e termos novas experiências. Acredito que tudo que desejarmos podemos realizar, não importa o que os outros falem, só depende de nós”. E no começo do ano passado, o autor de novelas da Globo Aguinaldo Silva abriu uma escola de teatro, TV, e cinema chamada Casa Aguinaldo Silva de Artes, e Leandro se matriculou, pois viu que seria uma ótima oportunidade de poder aprender, e mostrar o seu trabalho. “Então, comecei a fazer o curso com a ótima professora de interpretação Julia Carrera a qual sou muito grato por tudo. Ao final fizemos uma peça de teatro baseada no livro do Aguinaldo Silva que ele lançou, chamado O Turno da Noite. E ficamos sabendo por ele, que todos os atores que estudaram na Casa Aguinaldo Silva de Artes, poderiam fazer um teste com os textos que a escola iria passar para os atores, e eles iam escolher 5 atores que mais se destacaram durante o processo para fazer a primeira Websérie produzida pela Casa de Artes Aguinaldo Silva chamada Pobricitários, e eu fui um dos 5 atores escolhidos”. A websérie já está um sucesso nas internet e a experiência foi enriquecedora para o ator que declara ter muitos projetos daqui para frente, como um roteiro de um curta metragem no qual vai fazer parte também como ator, e está terminando de escrever um longa metragem. “A experiência não poderia ter sido melhor. Aprendi e cresci muito como ator. Meu personagem no Pobricitários é o Carlos, um gay que faz de tudo pra conseguir a fama, me diverti demais com o personagem! Só tenho a agradecer ao Aguinaldo Silva, e a Casa Aguinaldo Silva de Artes por terem me dado essa oportunidade, e por terem acreditado em mim. Meu diretor Marcelo Feijó, que também esteve presente ao escolher meu teste de vídeo, por me dirigir, e sempre aberto as ideias que eu, e meus colegas de elenco levávamos pra cena. Obrigado ao roteirista de Pobricitários Sergio Virgilio, que escreveu essa história divertidíssima e aos personagens, com a supervisão de Aguinaldo Silva, a nossa querida produtora Mônica Varella , e toda nossa equipe que entraram pra somar e fazer dos nossos dias uma grande alegria”.


56



58



60


Fotos Picarelli Jr. Ass. Fotografia Fernando Augusto Produção João Victor Locação Ipanema - RJ


62



64


Na modelo a Hair Stylist Gracy Becker utilizou a técnica de mechas criativas nos tons Caramelo e Cappuccino Salerm e tratamento Hi Repair que recupera os fios pós quimica com reposicao de queratina tambem da renomada marca européia Salerm Cosmetics. Make and Hair: Studio Gracy Becker .

/EspaçoGracybecker (67) 99920-5179 | fone (67) 3349-1386 Rua Vicente Lopes Gondim,372 - Carandá Bosque 3


MERCADO

Texto: Bruna Luna Fotos: Arquivo

O VELHO QUE CONTINUA NOVO

BRECHÓ ESTÁ NA MODA E O MERCADO SÓ CRESCE

Vestir sustentável, sim, é possível e está em alta. O mercado de brechós está aquecido e dados do Sebrae constatam que nos últimos cinco anos o crescimento foi de 210%. Brechós e bazares não se limitam apenas a roupas e calçados. Artigos de decoração e acessórios também são encontrados, alguns novos outros usados, mas o importante para os consumidores é a qualidade e o baixo custo.

66


No brechó não existe tendência, são combinações de peças da estação com outras que já estão em desuso, isso de acordo com a moda. Para a empresária e administradora Bruna Fernandes, proprietária do Brecharia Brechó e Bazar, o mercado é lucrativo, pois o custo para aquisição das peças é baixo, além de não ter um alto investimento em estoque, o que facilita a alternância das peças. “No atual momento da economia no país, os consumidores estão buscando opções mais baratas e com qualidade, por isso a qualidade e higiene das peças importam muito, assim como manter a loja e as peças sempre higienizadas, ter bons fornecedores e em grande quantidade. Como as peças são baratas, o giro de estoque é muito alto, tendo necessidade de reposição diariamente”. Fazer uma boa apresentação das peças com fotos é algo que chama atenção do público, declara a empresária. Esse meio teve a sua expansão devido a facilidade da aquisição de uma peça de marca ou de luxo por metade do preço. Outro fator é a sustentabilidade dos produtos, que podem continuar em uso ou ainda podem ser customizados, evitando o seu descarte.


MEIO AMBIENTE

Texto: Bruna Luna Fotos: Fernando Augusto | Internet

SER SUSTENTÁVEL É LUCRATIVO

O AGRONEGÓCIO EXPLORA TÉCNICAS PARA PRESERVAR NATUREZA

A importância do agronegócio para a economia do país é indiscutível. Em 2015 o PIB teve um aumento de 1,8%, considerado alto em tempos de crise. Mas não só a economia ganha com o setor. O fator sustentabilidade tem tido grandes benefícios com as tecnologias aplicadas ao agronegócio. Pesquisas comprovam que a emissão de gases poluentes são reduzidos, o que é benéfico para o setor e para o meio ambiente.

68


Olhamos do ponto de vista ambiental para garantir sustentabilidade, conta Patrícia

As pesquisas analisaram aspectos como o efeito de práticas sustentáveis, processos e tecnologias agropecuárias sobre as emissões de gases do efeito estufa (GEES). “A nossa dúvida era o que ocorreria com a intensificação nas áreas de pastagem, o que melhoraria nas questões ambientais em relação à degradação. Todas as tecnologias que nós estudamos do ponto de vista ambiental já são adotadas no campo e são de uso comum. Olhamos do ponto de vista ambiental para garantir sustentabilidade”, declara Patrícia Oliveira, pesquisadora da Embrapa Pecuária Sudeste. O mercado está preparado para atender a demanda sustentável, mas isso requer um investimento que no final se tornará lucrativo. O trator por exemplo pode ser substituído por drones, que faz a pulverização com produto químico em locais onde a máquina não teria acesso. Temos então uma maior produtividade aliada à sustentabilidade, pois não há a queima de diesel. Não basta ser apenas lucrativo, é necessário preservar o meio ambiente, por meio de pesquisas e inovações na agropecuária, tão presentes no nosso cotidiano. Ambas as partes saem ganhando: o produtor e a natureza.


FITNESS

Texto: Nathália Pelzl Fotos: Fernando Augusto

INVERNO TAMBÉM É ÉPOCA DE TREINAR

Com o inverno chegando, muitas pessoas já pensam em parar de treinar, não é mesmo? Errado, pois o projeto verão começa nessa época também. Com o frio vem a preguiça, aquela vontade de ficar deitado, ingerindo alimentos calóricos e sem vontade de se exercitar. Mas é possível sim mudar esta rotina, encarar o frio e vencer o sedentarismo. Confira abaixo algumas dicas que conseguimos com o personal trainer Rafael Santos, para você mudar de vez esse pensamento.

70


De acordo com Rafael há vários benefícios em treinar nesta estação, principalmente o fato de ser um período propício para queimar mais gorduras. "As pessoas muitas vezes não sabem dos benefícios de treinar no inverno. Nesta época, nosso corpo tem uma maior reserva de calorias, comemos mais e acabamos por consequência gastando menos. Então, nosso corpo precisa se aquecer para entrar na temperatura corporal ideal, ou seja, ele precisa estar sempre trabalhando. A atividade física no inverno tende a aumentar o gasto calórico, fazendo com que queime mais gorduras do que no verão" Sobre a alimentação é preciso tomar cuidado, considerando que nesse período a vontade de comer alimentos gordurosos aumenta e a intensidade dos exercícios diminuem. "Tudo que é considerado gostoso é calórico, então é preciso ter uma maior ingestão de frutas, líquidos e vitaminas, tudo para que a ingestão de calorias seja menor", ressalta Rafael. As dores musculares e nas articulações costumam ser mais presentes nessa época devido ao aumento das contrações. "No inverno ficamos mais encolhidos, o corpo precisa metabolizar. A solução para as dores é fazer um aquecimento correto, uma caminhada ou até mesmo uma corrida, para aumentar a circulação", indica Santos. Treinar com agasalho no inverno? Rafael comenta que é preciso ter cuidado com o choque térmico. Chegar de casaco, transpirar e sair somente com a camiseta é prejudicial para a saúde, por isso, a dica é: "vá de casaco, começou a dar uma aquecida, deixe o corpo acostumar e retire. Na hora de ir embora coloque o novamente, assim mantêm a temperatura do corpo". A hidratação no inverno é essencial, assim como em outras épocas do ano. "A água é o melhor suplemento alimentar que existe. E no inverno sentimos menos vontade de beber água, e por isso precisamos se exercitar para eliminar no suor os sais minerais e aumentar a vontade de ingerir água". Se o caso for preguiça ou falta de estímulo, o personal indica que arrume um amigo para treinar, busque um lugar agradável e profissionais qualificados, deixando de lado as dietas restritivas, pois qualidade de vida está acima de tudo.


BELEZA

Texto: Márcia Dornelles Fotos: Divulgação

PLÁSTICA EUTRÓFICA A NOVA PROMESSA DA BELEZA E REJUVENESCIMENTO

Mestre em Cirurgia Plástica pela PUC-RJ, membro titular e especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, membro da Sociedade Internacional dos Cirurgiões Plásticos (ISAPS), membro da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica (ASAPS), entre tantos outros títulos em seu vasto currículo, o médico Marcelo Daher é criador da Plástica Eutrófica, uma técnica recentemente apresentada em Congresso nos Estados Unidos. Marcelo é diretor da Interclínica – Centroplástica, no Rio de Janeiro, e explica que a técnica é diferente da tradicional, pois não descola a pele. São mantidos íntegros vasos e nervos, o que torna a pele mais natural e vitalizada, daí o nome Eutrófica (eu = bom e trophein = nutrir). O processo é feito através de anestesia local com sedativos.

72


Quais são os benefícios desta plástica em relação às demais técnicas tradicionais? O tempo de recuperação é bem mais rápido do que a tradicional O edema (inchaço) é bem menor e o paciente pode circular três dias depois, apenas guardando certo repouso com o pescoço. Após 10 ou 12 dias, já não há qualquer ponto e o rosto se apresenta bem natural, havendo completa recuperação em uns dois meses. Há outros procedimentos recomendados para homens? O botox produz um excelente resultado rejuvenescedor, inclusive associativo à plástica eutrófica, pois ele relaxa a musculatura proporcionando melhor repouso muscular pós-operatório. O ideal é que seja aplicado de 4/4 meses ou 6/6 meses para que o paciente permaneça com um ar sempre jovial. Quais são os critérios para avaliar o paciente quanto à indicação do botox? O botox é uma arma poderosa nos dias de hoje, quer seja feito isoladamente, quer seja feito associado à plástica facial. Fomos pioneiros no uso do botox no Rio de Janeiro e logo percebemos que a droga não era para competir com a plástica facial e sim para se associar a ela. O uso do botox isoladamente é indicado para pessoas que têm hiperatividade da musculatura fronto - orbicular ou pessoas que têm uma mímica indesejável na região dos olhos ou na testa, ou pessoas que querem ter as suas sobrancelhas elevadas. Quais são as maiores reclamações dos pacientes? Homens: o famoso “Turky Neck" (pescoço de peru) - que é uma pele flácida logo abaixo do queixo-, a bolsa debaixo dos olhos, e o sulco nasogeniano, que é essa dobra de pele ao lado do nariz, o chamado bigode chinês. Mulheres: basicamente são as mesmas reclamações, sendo que a mulher valoriza muito esse acúmulo perto do canto da boca, chamado bolsas da gravidade, que alguns nomeiam de “bulldog”. Também se queixam de rugas em volta dos olhos, os famosos pés de galinha. Uma das maiores preocupações das pessoas sobre a decisão de fazer uma plástica é a questão das cicatrizes. Como funciona esse processo na Eutrófica? Na Plástica Facial Eutrófica também há cicatrizes, mas não são um problema, pois são bem aceitas pelos pacientes, considerando que são geralmente colocadas dentro de pregas preexistentes em lugares estratégicos. É um procedimento seguro? A maior preocupação dos pacientes é em ficar com a boca ou o olho repuxado. A Plástica Eutrófica Facial é extremamente comedida e moderada, e de excelentes resultados e durabilidade. Assim sendo, compensa grandemente, sobretudo pela rapidez da recuperação e invisibilidade do procedimento.

O médico Marcelo Daher é criador da Plástica Eutrófica


MERCADO

Texto: Bruna Luna Fotos: Fernando Augusto

INDUSTRIAL OU ARTESANAL? A ALTERNATIVA DA CERVEJA GOURMET QUE VEM CONQUISTANDO CONSUMIDORES

Uma boa cerveja é sempre apreciada e a variedade só aumenta, são várias as marcas, sabores e origens. Esse mercado é vasto e traz uma grande movimentação para a economia do país. De acordo com dados da CervBrasil (Associação Brasileira da Indústria de Cerveja), o setor cervejeiro é um dos mais relevantes na economia brasileira, seu investimento chegou em R$ 20 bilhões entre 2011 e 2014. Ou seja, os brasileiros apreciam não só o sabor, mas também a lucratividade que esse segmento traz.

74


Para o empresário Osir Afonso Tessari formado em Ciências Contábeis, Administração, mestre em Contabilidade, Técnico Cervejeiro com pós-graduação em Negócios Cervejeiros e também proprietário da Morena Bier, ele observa a expansão desse mercado e com isso a oportunidade de oferecer ao público um produto novo, porém com o sabor e qualidade superior. “Hoje o mercado de cervejas artesanais ocupa aproximadamente 1,5% do mercado cervejeiro como um todo. Estima-se que até 2017 esse percentual chegue a 2% com 500 microcervejarias registradas no Brasil”. A cerveja artesanal tem aromas e sabores diferentes das industrializadas, isso inclui desde o método de produção até o design da embalagem. Outro quesito importante são os ingredientes, assim o custo se torna alto por ser matéria prima importada. “A lucratividade certamente existe, porém há pontos bastante delicados como a carga tributária que é alta. Desta forma são necessárias boas práticas de gestão para que o negócio flua adequadamente”, explica o empresário. O empresário percebe que os apreciadores deste tipo de cerveja, o público está cada vez mais exigente. “Notamos uma mudança muito grande no comportamento do consumidor que está dando preferência na apreciação de cervejas com qualidade superior. E é esse justamente um dos grandes desafios, provocar a mudança de comportamento do consumidor”, declara Osir.


TECNOLOGIA

Texto: Douglas Queiroz e Nathalia Pelzl Fotos: internet e fernando Augusto

INTERNET NÃO É UMA “TERRA ”SEM LEIS

Com o aumento das ações na rede aumentaram também os crimes virtuais que são delitos praticado através da internet, como calúnia, pedofilia, extorsão e muitos outros que se comprovado pode resultar em punição como o pagamento de indenização ou prisão do responsável, como explica o advogado e professor João Paulo Lacerda. “Muitas pessoas pensam que a internet é uma terra sem lei, embora não exista uma legislação específica tratando dos casos de crime virtual, quem for pego cometendo esses crimes de calúnia, difamação e extorsão através de um perfil usando a internet, pode ser enquadrado dentro do código penal”. Campo Grande -MS, por exemplo, conta com a ajuda da Devir (Delegacia Virtual) para identificação desses crimes, com uma plataforma online de fácil acesso, o processo de registro do B.O pode ser efetuado em cerca de cinco minutos, o contato com a vítima é feito no período de 30 minutos no máximo.

76


Não é só com a internet que é preciso ter cuidado, mas também com o dispositivo no qual se guarda documentos, fotos e vídeos que podem ser usados por hackers para o crime de extorsão, um dos crimes mais comuns nesse meio. “O crime que ocorre muito é o de extorsão, como foi o caso da Carolina Dieckmann que teve seu dispositivo violado e suas fotos íntimas roubadas, no qual a pessoa que violou entrou em contato com a atriz pedindo um certo valor para não divulgar, no entanto a atriz teve uma orientação correta e foi até a delegacia para os procedimentos legais e punição dos envolvidos, a partir desse caso a Lei 12.737/12 ganhou notoriedade e passou a ter o nome da atriz”. É preciso um bom senso das pessoas ao utilizarem as redes sociais, não ficar expondo fatos pessoais, seu perfil nas redes sociais pode influenciar sua vida profissional caso tenha colegas da empresa como amigos em comum. “Se você recebe fotos de tragédia ou vídeos íntimos, apague, não compartilhe em grupos ou com colegas, pois quem compartilha também comete crime virtual” alerta o advogado.

Advogado explica a regulamentação na Internet


edipsicologia1@hotmail.com Queiroz Assessoria Acadêmica Orientação - Consultoria - Assessoria Escolar - Acadêmica - Pro ssional

CNPJ: 18.061.392/0001-64

Artigos - Resumos - Resenhas - TCC - Trabalhos Escolares - Monografias 78 Revisão de Português - Normas ABNT


Academia Personal

Musculação aeróbica lutas funcional

QUALIDADE RESULTADO SUPERAÇÃO AC ADEMIA ESTÚDIO UNIDADE 1: R. ERNESTO GEISEL, 5414 - CENTRO / QUASE ESQ. COM MATO GROSSO UNIDADE 2: R. DOS ANDRADAS, 718 / PRÓX. À JULIO DE CASTILHO

(67) 99294.6545 | 99213-7001

@academiaestudiorp


GASTRONOMIA

Foto: Douglas Queiroz

ESPAGUETE DE PUPUNHA COM RAGU DE CORDEIRO Chef Fernando Souza Jr. | Maanain Buffet

Ingredientes 750 ml de vinho tinto 100 g de mini cebola 80 ml de creme de leite fresco 80 g de damascos 50 g de bacon 2 talos de aipo 2 tomates 1 colher de sopa de manteiga 1 pupunha 1 cenoura 1 cebola 1 paleta de cordeiro 1/4 de pimenta dedo de moça 1/2 alho poró Salsinha Sal 80

Modo de preparo Cozinhe a paleta do cordeiro na panela de pressão por 35 minutos com 750 ml de vinho tinto, a cenoura, os talos de aipo, o alho poró, a cebola e sal a gosto. Numa frigideira, salteie a mini cebola, os damascos cortados em cubos e o bacon fatiado com uma colher de sopa de manteiga. Separe parte para a finalização do prato. Adicione os tomates sem pele e sem sementes, cortados em cubos e a pimenta dedo de moça. Adicione 150 ml do caldo do cozimento do cordeiro à frigideira e deixe reduzir em fogo baixo por 10 minutos. Desfie o Cordeiro e adicione à frigideira. Finalize com creme de leite fresco. Fatie a pupunha em um mandolin e corte em julienne. Salteie com manteiga e sal à gosto até amolecer. Monte o prato com pupunha, molho do cordeiro desfiado, damasco, bacon e cebolas salteados e salsinha picada.



SE LIGA NA BAND, LIGA NA TVi. ASSISTA, CURTA E COMPARTILHE

@tvinterativams

A PRIMEIRA EMISSORA EM INTERATIVIDADE. ASSISTA NA TV E INTERNET. CANAL 13.1 | NET 19 | SKY 313

82


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.