Revista pequeninos 3ª Edição - Franca - SP

Page 13

mais importante e fundamental: o fortalecimento do relacionamento com a criança autista. Mais importante que identificar as letras, dizer palavras soltas, enfileirar os números, identificar a figura com rosto feliz ou triste... mais importante que adquirir conteúdo curricular ou atingir metas nas terapias ou atividades, é estabelecer o vínculo emocional e para isso a criança autista precisa da nossa ajuda. Não são necessárias técnicas rebuscadas. As brincadeiras infantis promovem experiências sensoriais e motoras que nos auxiliam a fazer conexões físicas e emocionais, entre criança e adulto. São nesses momentos que nossos olhares irão se encontrar. São nesses momentos que a criança vai ter experiências prazerosas com a interação social. São neles que a criança vai perceber o significado das expressões faciais. É nessa experiência que a criança aprende a solicitar a presença do adulto. Também são nesses momentos que nós mães somos nutridas emocionalmente por nossos filhos, através da troca que existe durante a brincadeira. Isso nos fortalece, revigora, recarrega. Na brincadeira, nos divertimos juntos, comemoramos juntos e juntos nos alegramos. Compartilhamos experiências enriquecedoras. Além disso tudo, que vejo como pré-requisito para a aprendizagem dos conteúdos formais, as brincadeiras ainda podem ensinar de forma prazerosa, já que pode ser divertida e sem a cobrança constante de resposta. Através da brincadeira, conectamos a criança a nós, fortalecemos o relacionamento. Esse vínculo entre a criança e os pais, gera segurança e a partir do momento em que nossos filhos se sentem seguros, é que podemos apresentar o mundo a eles. O relacionamento seguro é a base para o desenvolvimento infantil. Nós mães, precisamos repensar nossas relações e a forma como estamos investindo nossas energias. Minha sugestão é: vamos mergulhar nos relacionamentos e a vida ficará mais leve para nós e para nossos filhos.

*MOPS (Mothers of Preschoolers), organização internacional, com sede nos EUA. (www.mops.org) Alessandra Rigazzo é mãe do Pedro e do João Miguel (com diagnóstico de Agenesia do Corpo Caloso e Transtorno do Espectro Autista).

MAIO 2015

13


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.